sábado, 16 de maio de 2015

PISTOLAGEM

Conflito Agrário: duas pessoas morreram e outras duas ficaram baleadas em São Félix do Xingu

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram baleados, na sexta (15), por volta das 9 horas, na Fazenda Terezinha, no município de São Félix do Xingu. Segundo informações obtidas por este site, primeiramente um trabalhador sem terra foi assassinado e a mulher dele baleada por pistoleiros. Depois, já por volta das 11 horas, teria sido os sem terra que atacaram uma caminhonete que passava pelo acampamento, matando o motorista e baleado um dois passageiros. 

Os mortos são: o condutor da caminhonete, Otaviano Félix Neres, de 31 anos (genro do dono de uma fazenda vizinha à Santa Terezinha) e o sem terra João Miranda Holouka, 35 anos de idade. Os nomes dos feridos não foi informado. A tensão na Fazenda Santa Terezinha, que já era grande, aumentou depois dos crimes. Uma equipe de policiais da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA), de Redenção, e policiais civis e militares de Tucumã e de São Félix do Xingu, se deslocaram para a área do conflito. Por enquanto não há notícias de prisão de nenhum acusado.

DO G1 PARÁ


Segundo a Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar o caso, os sem terra são ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do município. A fazenda está ocupada há dois anos por sem terra e o mandado de reintegração de posse do terreno nunca foi cumprido. A propriedade fica a 14 km da sede do município de São Félix do Xingu.

A Deca informou que a vítima João Miranda e a esposa, Cleonice Araújo, foram baleados por volta das 10h de sexta. Cleonice ficou ferida, mas conseguiu escapar e se escondeu dentro de um barraco. A viúva da vítima prestou depoimento à Polícia Civil.

Por volta de uma hora depois, Otaviano Félix Nere foi assassinado numa via de acesso a uma propriedade vizinha à Fazenda Santa Terezinha. A vítima foi baleada quando conduzia uma caminhonete acompanhado da esposa e do sogro Francisco Mendes, que é proprietário da Fazenda Santa Terezinha, além do cunhado Felipe Mendes, que seguia em uma motocicleta ao lado do veículo e também ficou ferido.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que o processo de reintegração de posse da Fazenda Santa Terezinha foi suspenso, e que teria sido transferido da Comarca de São Félix do Xingu, onde foi instaurado inicialmente, para a Comarca de Redenção.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de Edmar Brito e G1 Pará

ZEQUINHA MARINHO

Zequinha Marinho assume comando interino do Estado
Esta é a segunda vez que Zequinha Marino assume interinamente o governo. A primeira foi em meados de janeiro deste ano

Foto: Agência Pará
A partir deste sábado, 16, até a próxima segunda-feira, 18, o vice-governador do Estado Zequinha Marinho assume a função constitucional de governador em exercício. A substituição temporária no comando do Executivo Estadual ocorrerá por conta da viagem oficial internacional que o governador Simão Jatene fará ao continente africano, onde participará de ações voltadas para o fortalecimento de parcerias entre o Governo do Pará e empresários argelinos.

No fim de semana, Zequinha Marinho vai cumprir agenda previamente estabelecida com compromissos da Vice-Governadoria, no interior do Estado. Como governador em exercício, o primeiro compromisso será no município de Baião, no Baixo Tocantins, onde ocorrerá um mutirão de ações sociais promovido pela Vice-Governadoria em parceria com a Defensoria Pública do Estado. A iniciativa vai integrar a programação do Encontro de Comunidades Quilombolas, que este ano tem como tema “Nossa Casa, Nossa Terra e Nossa Identidade”, na Vila Umarizal, zona rural do município.

Esta é a segunda vez que Zequinha Marino assume interinamente o governo. A primeira foi em meados de janeiro deste ano. Entre os compromissos de agenda do governador em exercício na segunda-feira, 18, estão reuniões com empresários e a participação em cerimônias públicas.

A viagem internacional do governador foi aprovada em reunião conjunta, nesta semana, pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa do Estado. O Governo do Pará está reforçando parcerias com empresas que têm a intenção de se instalar no Estado, nos próximos anos. Uma delas é a Cevital International, especializada em produtos alimentícios. Com sede na Argélia, a empresa pretende investir na área de armazenagem e processamento de grãos, no Pará.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORMNews

VIOLENCIA NO CAMPO

Integrante do MST é assassinado em São Félix do Xingu
Polícia diz que vítima foi morta por pistoleiros.
Pará é o estado com maior violência no campo.

A polícia abriu inquérito para investigar a morte de um integrante do Movimento Sem Terra (MST), em São Félix do Xingu, no sul do Pará. A vítima foi assassinada nesta sexta-feira (15).
Segundo as investigações, a morte resultou de um conflito com pistoleiros na região. Uma equipe da polícia seguiu para o local, que fica a 14 quilômetros da sede do município.

A fazenda foi ocupada há vários anos por Sem Terra e o mandado de reintegração de posse nunca foi cumprido. A Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção também acompanha o caso.

Violência no campo
O Pará é o estado que concentra os casos de assassinatos por conflito agrário no Brasil, segundo o mais recente levantamento da Comissão Pastoral da Terra, divulgado no último mês de abril. Em 2014, das 36 vítimas registradas no país, nove mortes ocorreram no Pará.

Historicamente marcado por crimes ligados a conflitos agrários, o Pará apresentou crescimento de 50 % no número de assassinatos: foram seis casos em 2013, contra 9 em 2014.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do G1 Pará

SEM TRÉGUA

Professores da rede estadual de ensino mantêm greve no Pará
Categoria realizou assembleia na tarde desta sexta-feira (15). Eles pedem a reabertura de diálogo com o governo.

Professores querem negociar com o governo do estado. (Foto: Divulgação/Sintepp)
Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve que já dura mais de 50 dias durante assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (15), na Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) pede a reabertura de diálogo com o Governo do Estado. Uma nova assembleia geral está marcada para a próxima quarta-feira (20), às 21h.

Os professores chegaram a ocupar o Centro Integrado de Governo (CIG), no bairro de Nazaré, para tentar negociar, mas desocuparam o local na noite de quinta-feira (14).

Proposta
Nesta quinta o Governo informou que garantiu o reajuste de 13,01% no vencimento-base da categoria, obedecendo à variação no valor do novo Piso Salarial da Educação, a partir da folha de pagamento do mês de abril.Segundo o Governo do estado, um professor em início de carreira, lotado com 220 horas em regência e 70 horas suplementares, vai receber R$ 5.520 por mês.

O pagamento de piso retroativo, que tem um valor de R$ 100 milhões, o governo afirma que será feito em quatro parcelas, duas em agosto e novembro de 2015, e duas em março e agosto de 2016.

Com relação à carga horária, o Governo do Estado implementará a carga horária de 150 horas em sala de aula e 50 de atividades, até o limite de 220h, com horas suplementares. Sobre a realização de concurso público, o governo afirma que vai realizar concurso em 2015, caso seja necessário.

Quanto ao PCCR, o governo diz que irá compor uma comissão para analisar as propostas; e a reforma das escolas está inclusa em um programa de reconstrução que será disponibilizado no site da Seduc, juntamente com o o cronograma das obras em execução e o processo licitatório de cada uma delas.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do G1 Pará

sexta-feira, 15 de maio de 2015

EDUCAÇÃO / TUCUMÃ

Tucumã: Universidade Aberta do Brasil, uma das mais bem estruturadas do Pará

Vista da área externa do polo que tem mais de 12 salas
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB, age em parceria com os governos federal, estadual e municipal. A vinda da UAB ao município de Tucumã corrobora com os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Educação em organizar e melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores do município.

Alan Azevedo coordenador do polo
Em Tucumã Alan Azevedo - Engenheiro Florestal formado na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais- é o coordenador administrativo do polo da Universidade Aberta do brasil. Ele chegou no município  em 1998, e desde então se empenha  como professor.  Nos anos de 93 4 94 quando foi implantado o ensino médio, Alan conta que não existia professores com curso superior e então, passou a lecionar em Ourilândia e Tucumã. “Hoje no polo tem professores que foram nossos alunos no ensino fundamental”, disse.

VEJA ABAIXO FOTOS DOS LABORATÓRIOS DO POLO

O polo foi implantado entre os anos de 2005/2008, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – PA (Cefet) e com o Ministério da Educação, quando Alan Azevedo era prefeito do município. “Nessa época tínhamos cinco cursos do então Cefet (UFPA) – Biologia, Química, Física, Pedagogia, e Tecnologia e Desenvolvimento da Informação e Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), mas na gestão seguinte não houve a busca por novos cursos e o polo entrou em pendencia por falta de apoio e ficou em vias de ser fechado”, explicou Alan Azevedo.

Em 2013 o prefeito Adelar Pelegrini assumiu com o compromisso de retomar o polo, e junto com a secretaria Maria da Conceição (Nenzinha), tem dado prioridade ao polo, e todas as pendencias já foram sanadas junto ao Ministério da Educação.  Segundo Alan, em 2013 havia três salas climatizadas, hoje todas as salas, laboratórios e biblioteca são climatizados.

Conforme Ainda segundo Alan, quando o Adelar assumiu o governo começou Curso de Letra, Pós-graduação em Gestão Pública pela UFPA e a partir de julho, mais dois cursos estão previstos pela Universidade Federal do Pará.

O coordenador do polo de Tucumã, afirma que haverá vestibular a partir de setembro, deste para os cursos de química e matemática, pela Ufpa. “O nosso polo hoje é o polo mais bem estruturado do Estado do Pará, devido o apoio do prefeito”, afirma Alan.
Segundo ele, na virada de 2014 para 2015, o governo conseguiu a renovação de dois laboratórios de informática  com dois quites de informática, cada um com 19 novos computadores. No total são 38 funcionando no polo, e as maquinas que existiam serão remanejadas e doadas para as escolas municipais.

PERDAS
O Ministério da Educação tinha planejado implantar 368 novos  Instituto Federais  no Brasil e Tucumã  definiu com a reitoria do Instituto Federal que teria um dos campus. Quando prefeito, Alan Azevedo conta que já tinha destinado uma área para a implantação desse polo, mas, o prefeito seguinte teria entrado em choque com o Instituo e o projeto de criação do polo para Tucumã, fora engavetado e o polo foi implantado em Conceição do Araguaia. “Foi uma perda sem tamanho para Tucumã e região, que hoje poderia ter um Instituto Federal com pelo menos 15 cursos, dentre os quais o de engenharia, que tem em Conceição”, lamentou o ex-prefeito e coordenador do Polo da Universidade Aberta em Tucumã.

BIBLIOTECA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
INFORMATICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
SALA DE AULA PELA WEB
BIBLIOTECA

Postador: Manancial de Carajás

DECISÃO HISTÓRICA

INÉDITO: CÂMARA RESTABELECE MANDATO DE VEREADOR CASSADO
    
A Câmara Municipal de Marabá (CMM) realizou Sessão Solene para retomada do mandato do ex-vereador Raymundo Olívio Cardoso Rosa, que teve seu mandato cassado pela Ditadura Militar, em 13 de junho de 1964.

A cerimônia foi presidida por Miguel Gomes Filho, o “Miguelito”, e contou com a presença de familiares de Raymundo Rosa e de dezenas de pessoas.

Família Rosa e vereadores, em sessão histórica
Na abertura dos trabalhos, Miguelito exaltou a atuação de Raymundo Rosa como político e cidadão, e disse que ele foi uma das figuras mais emblemáticas que já conheceu.

A vereadora Júlia Rosa agradeceu aos colegas vereadores pelo resgate da memória de seu pai, e pela retomada simbólica do mandato de vereador, que ele havia perdido. “Agradeço de todo o coração a deferência feita por você, Miguelito, de que eu falaria hoje em nome de meus colegas. Mas meu coração hoje não tem outro sentimento que não seja de gratidão a todos os vereadores”, disse Júlia.

A vereadora lembrou que quando tinha 13 anos, conviveu com a dor do fantasma de ter seu pai preso e sem a família saber onde ele estava, e seu estado de saúde. “Vi minha mãe chorando pelos cantos e assim pude compreender, ainda nova, a luta por uma sociedade mais justa e pela garantia de lutar pelos direitos. Isso tudo nos impôs o sacrifício e nos conduziu a um amadurecimento precoce”, disse Júlia, observando que aprendeu a admirar seu pai, Raymundo Rosa, que não acumulou bens materiais, mas deixou um legado de honradez, justiça e honestidade para os filhos.

Júlia Rosa lembrou que seu pai foi o único vereador cassado por subversão ao Regime Militar na região Norte, e que foi muito injustiçado em toda sua vida.

“Ele só subverteria a ordem se fosse para lutar pelos direitos dos menos favorecidos. Tenho orgulho imenso de ser filha de Raymundo Rosa e dona Afif”, destacou.

Também usou da palavra na cerimônia Jurandir Porto Rosa, advogado aposentado que  em Fortaleza-CE, outro filho de Raymundo Rosa. Ele recebeu o título de Cidadão Marabaense na mesma
Sessão Solene.

Com um discurso brilhante, que  fez os presentes o aplaudirem de pé, Jurandir considerou que a devolução do mandato de seu pai como vereador é um resgate da justiça. “Foi preciso, para essa restituição justa, que a democracia vencesse a ditadura, que a liberdade vencesse a opressão. A ditadura roubou o mandato do Raymundo, enquanto a democracia o devolveu. Fui surpreendido com o fato de que a Câmara resolveu me homenagear com o título de Cidadão Marabaense, pelo que fico muito feliz com a comenda”, disse ele.

Abiancy Cardoso Rosa, representando o prefeito João Salame, disse que talvez a nova geração pouco conheça a história da Ditadura Militar. “Ela está sendo revolvida agora, não com o sentimento derevanchismo, mas porque foi devolvido a meu tio, ainda que in memoriam, seu mandato de vereador. Talvez as gerações atuais não consigam estabelecer vínculo com o passado para mensurar o que representou a Ditadura Militar para a Nação e nossa região, de forma específica. Ela teve um preço que custou vidas e parabenizo a presidência dessa Casa por esse resgate”, enfatizou a primeira dama.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de Nilson Santos

PAULO ROCHA/ SUDAM

Senador Paulo Rocha defende mais recursos para Sudam

Em pronunciamento na tribuna do Senado, o senador Paulo Rocha (PT) afirmou que a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) precisa de mais recursos para viabilizar projetos de interesse da região. Segundo o senador, a Sudam atua nos nove estados da Amazônia com a missão de levar desenvolvimento e reduzir as desigualdades na região, mas os recursos ainda são insuficientes para beneficiar todos os estados. “Para dar conta das demandas, a Sudam necessita de maior aporte de recursos do Tesouro Nacional e, em especial, o fortalecimento dos incentivos fiscais para a região”, questionou.

Além de maior aporte de recursos, Rocha cobrou das autoridades a prorrogação dos incentivos fiscais concedidos pela Superintendência ao setor privado da Amazônia. A atual concessão expira em 31 de dezembro de 2018 e a indecisão sobre a prorrogação gera insegurança aos empreendimentos já incentivados. “Precisamos aprovar a prorrogação da medida o mais rápido possível”, enfatizou o senador.

Em oito anos de criação da nova Sudam foram aprovados 1.760 projetos de incentivos fiscais do imposto de renda para o setor privado, disponibilizando um volume de R$ 16,5 bilhões para os nove estados da Amazônia Legal. A Sudam discute a inclusão de novos setores nos projetos de incentivos fiscais como a indústria naval, o transporte rodoviário de carga, o transporte hidroviário dentro da própria região (de carga e passageiros), o florestamento, reflorestamento e manejo florestal vinculado à industrialização, a formação de mestres e doutores para atuação na Amazônia, atividades hospitalares que destinem no mínimo 20% de atendimento ao sistema único de saúde (SUS), entre outros.

Fazendo um panorama sobre a atuação do órgão de desenvolvimento, Paulo Rocha destacou o esforço da Sudam na elaboração de programas e ações relacionados ao incentivo às trocas comerciais na região e na formação de mão-de-obra, como o Projeto Mulheres na Construção Civil, que investe na qualificação de mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social para inserção no mercado da construção civil.

Rocha destacou, em particular, o Programa de Produção de Etanol Social na Amazônia, processado a partir do beneficiamento da batata-doce. A solução ecológica foi encontrada em parceria entre a Sudam e a Universidade Federal do Tocantins, que já realizava uma pesquisa com um tipo de batata industrial capaz de assegurar produtividade de etanol hidratado e anidro superior ao da cana-de-açúcar. “O resultado é espetacular. Uma variedade de batata-doce, que pode ser cultivada em todo o território amazônico, é a solução para a produção do etanol, que hoje é deslocado dos grandes centros produtores para a Amazônia”, disse ele.

Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 14 de maio de 2015

LIDERANÇA

Pará é um dos líderes em trabalho escravo

Pará é um dos líderes em trabalho escravo (Foto: Divulgação PRF) 
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel de combate ao trabalho análogo ao de escravo apresentou ontem, 13 de maio, dia em que o Brasil comemora a Abolição da Escravatura, um balanço das atividades nos últimos anos. O Grupo completa 20 anos de atuação neste mês - a primeira operação foi realizada em 15 de maio de 1995. Desde então, o grupo já resgatou mais de 49 mil trabalhadores que eram mantidos em atividades que remetem ao conceito do chamado trabalho escravo moderno. Foram 1.785 operações em 4.090 estabelecimentos.

Somente no ano passado, no Pará, 121 pessoas foram resgatadas por estarem expostas a situação semelhante à escravidão, ou seja, trabalhando sem nenhum direito garantido e residindo em locais sem a mínima condição higiênica. De 2008 a 2014 foram resgatados 2.761 trabalhadores nestas condições.

Durante as inspeções feitas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, vinculadi ao Ministério do Trabalho e Emprego, foram lavrados 6.067 altos de infração. Fazendeiros e empresários que mantinham os trabalhadores em regime análogo à escravidão pagaram indenizações que somaram, ao longo destes anos R$ 6.908.909,15.

O Pará é um dos estados campeões em flagrantes de trabalho análogo à escravidão. Nos últimos anos disputa esta triste posição com os estados de Minas gerais, Pernambuco, Alagoas e São Paulo, onde ocorrem mais flagrantes de trabalhadores da construção civil ou ligados a grandes indústrias de confecção e varejo.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, não deveria haver a necessidade do combate ao trabalho escravo, pois, em 1888, o Brasil aboliu a escravatura, mas mesmo assim ainda existem trabalhadores que são submetidos à situação análoga a de escravo. “Essa escravidão que acontece atualmente no Brasil ainda é mais nociva e degradante, porque não se trata só de propriedade pessoal do ser humano, como acontecia na época do Império, mas de uma ação efetiva que submete a pessoa à humilhação, degradação (retirar/repetido) e condição de inferioridade”, afirmou Dias.

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel é integrado por auditores fiscais do Trabalho (AFTs), membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), delegados e agentes da Polícia Federal, Policiais Rodoviários Federais, membros da Procuradoria Geral da República e defensores Públicos da União.

Em 2014, o MTE realizou 170 operações que resgataram um total de 1.674 trabalhadores da situação análoga a de escravo. Esses números são decorrentes das ações de fiscalização das equipes GEFM e também da atuação dos AFTs lotados nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) em todo o país.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do (Diário do Pará)

ESCRAVIDÃO

Em Floresta do Araguaia-PA, fiscalização flagra trabalho escravo em fazenda

Uma operação de fiscalização flagrou trabalhadores em condições análogas à escravidão na Fazenda São José, no município de Floresta do Araguaia, no sudeste do Pará. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira, 13, pelo Ministério Público Federal (MPF), não haviam banheiros e água tratada para os cinco funcionários da fazenda, que eram acomodados em barracos de lona e bebiam água no mesmo rio em que lavavam as roupas que usavam para alicar agrotóxicos e veneno nas plantações.

O MPF informou que aplicou multas e vai buscar a responsabilização penal dos proprietários por submeter os trabalhadores à condição análoga a de escravos, crime previsto no artigo 149 do Código Penal, que sujeita os condenados a penas que variam de dois a oito anos de prisão e multas.

Segundo o MPF, os trabalhadores também faziam aplicações de veneno sem nenhum equipamento de segurança. O mesmo proprietário da fazenda possui um terreno anexo utilizado para a criaçã de gado, e no local, um trabalhador também foi encontrado em condições degradantes pela fiscalização.

Operação
Duas outras fazendas foram autuadas durante a operação de fiscalização, realizada entre o final de abril e o início de maio de 2015 no sudeste do Pará. Além do MPF, participaram da operação o Ministério do Trabalho, a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Trabalho.

Na Fazenda Mangueira, situada a 11 quilômetros de Marabá, e na Fazenda Lago Grande, na divisa entre os municípios de Curionópolis e Eldorado dos Carajás, foram detectadas violações à legislação trabalhista, como trabalhadores sem carteira assinada. As infrações trabalhistas resultam em punições administrativas para os responsáveis, mas não tem consequências penais.

Postador: Manancial de Carajás, com informações da Globo.com

DESLEIXO

Condições de escola impedem aulas em Eldorado dos Carajás-PA

A Escola Estadual de Ensino Francilândia, em Eldorado dos Carajás, sudeste do estado, já teve as aulas retomadas, mas uma complicação no sistema de energia da instituição e uma obra inacabada estão prejudicando o ano letivo dos alunos. De acordo com a Celpa, o processo de troca de fases do local está sendo finalizado.

A escola possui mais de dois mil alunos do ensino médio e fundamental, que estão sendo dispensados no meio da manhã devido ao calor. “A gente só tem duas aulas, no máximo três por causa do calor”, disse a estudante Vitória Araújo.

A reforma do prédio deveria ser concluída em seis meses, mas já dura mais de um ano. Na obra também está incluída a climatização das salas de aula e todas as centrais de ar foram instaladas, porém nenhuma funciona.
“Não tem como ficar dentro da sala de aula nesse calor absurdo, se no turno da manhã já está difícil, imagina para os alunos da tarde que estudam no horário mais quente do dia”, contou  o estudante Fernando Neves.

Segundo o professor Jocélio Oliveira, a instituição apresentou um projeto elétrico para a instalação das centrais de ar, comprou um transformador novo e ainda um padrão de distribuição de energia para o prédio. “Está faltando a parte da Celpa, que são os fios de alta tensão”, declarou o professor.

De acordo com a Celpa, o contrato de fornecimento de energia já está com a prefeitura e depois de assinado, a distribuição será normalizada em até três dias úteis. “Meus filhos chegam aqui limpos, aí como nessa escola tem muita poeira e quentura, eles passam mal em casa“, disse a mãe de aluno, Josiane Morais.

Segundo a Secretaria de Educação, a empresa de engenharia contratada retomou as obras e mais de 70% dos serviços do prédio já foram concluídos.

Postador: Manancial de Carajás, com informações da Radioevangelho.com

SUSPEITO NA CADEIA

Investigação: Preso um dos acusados de matar o empresário “Zico”.

Jucimar Costa Pinheiro, vulgo “Gordinho”, 
(Foto de Documento)
A equipe de policiais civis de Xinguara sob o comando do delegado José Rodrigues Tarborda prendeu Jucimar Costa Pinheiro, vulgo “Gordinho”, de 32 anos de idade, acusado de ser um dos autores do crime de homicídio ocorrido no dia 13 de março de 2015, por volta das 19 horas, nesta cidade, que vitimou o empresário Gessy Leal Souto, mais conhecido pelo apelido de “Zico”, 70 anos de idade, morto a tiros e facadas. Desde o dia do crime a policia passou a investigar para chegar aos autores do mesmo, até concluir que Jucimar e mais dois homens, que estão foragidos, são os assassinos de “Zico”, cuja morte foi motivada por uma dívida de dois mil reais que os acusados tinham com ele, referente a compra de bebidas, paga com um cheque sem fundos.

Como Zico começou a pressionar para receber, os três acusados resolveram matar ele. Depois desta descoberta, o delegado José Rodrigues Taborda, responsável pelas investigações, representou pelas três prisões preventivas que foram deferidas pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Xinguara, Dr. Iran Ferreira Sampaio.

Gessy Leal (Zico)
Com os mandados em mãos, o DPC José Rodrigues Taborda, sabendo onde se encontrava um dos acusados, designou uma equipe para prendê-lo. A operação comandada pelo delegado de Sapucaia, Max Miller, contou com os investigadores Denis, Alan e Marcos, Jucimar foi preso na Fazendo São Sebastião no município de Sapucaia, a 60 quilômetros de Xinguara, na última segunda-feira (11), por volta de 11 horas da manhã. Em seu depoimento à autoridade policial, o acusado negou as acusações que pesam contra ele pela morte de “Zico”, ele afirma ser inocente. Já para a Polícia, o caso está elucidado, faltando apenas prender os outros dois acusados. Jucimar Costa Pinheiro, vulgo “Gordinho”, está recolhido no xadrez da DEPOL de Xinguara á disposição da Justiça. 

Postador: Manancial de Carajás, (Com informações da Polícia Civil).

ATRÁS DAS GRADES

Policia Civil prende quadrilha que se preparava para roubar banco em Ourilândia do Norte

Uma ação conjuntas de combate ao crime organizado levado a efeito na terça (12), pela manhã, por policiais civis do Drco, Srap, Srax, Nai/Sul, sob o comando do delegado regional da Superintendência do Araguaia Paraense, Dr. Antônio Gomes de Miranda Neto,  conseguiu prender em flagrante delito uma quadrilha de assaltantes de banco, com integrantes de palmas, Brasília, e São Félix do Xingu. 

Os autuados foram presos simultaneamente nas cidades de Ourilândia do norte e São Félix do Xingu, quando se articulavam  para entrar na Agência do  Banco Bradesco e corta o caixa eletrônico do referido estabelecimento.  

Os acusados de pertencer a quadrilha, são: Ilário Cardoso dos Santos, Renivan Costa Batista, Danilo dos Santos de Jesus, e Orisvaldo Santos Ferreira. Eles se encontram presos na Delegacia de Policia de Ourilândia do Norte, onde estão sendo autuados por tentativa de roubo a banco e formação de quadrilha.

Postador: Manancial de Carajás

ARQUIVADO

Ação penal contra Jader Barbalho prescreveu e STF arquiva

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de uma ação penal contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) na qual o parlamentar era acusado de desvio de verbas da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Mendes afirmou que os crimes dos quais Barbalho foi acusado estão prescritos, ou seja, não podem mais ser punidos em razão do tempo decorrido desde o fato. A prescrição ocorreu porque Jader Barbalho fez 70 anos em outubro do ano passado e, nesses casos, o prazo é reduzido pela metade.

Em março, a ministra Rosa Weber havia determinado o arquivamento de um inquérito que investigava desde 2003 o senador também por prescrição, em razão dos 70 anos do senador.

Entenda o caso

A Justiça do Tocantins condenou o senador a devolver mais de R$ 2,200 milhões por apropriação ilícita de verbas públicas - valor que pode chegar a R$ 21 milhões por causa da correção monetária. Na decisão, o Juiz explica que Jader Barbalho recebeu 20% do dinheiro repassado pela Sudam para a Imperador Agroindústria de Cereais S.A, que fica no município de Cristalândia, no Tocantins, e teve o projeto aprovado em 1998 para receber mais de R$ 11 milhões da Sudam. Notas fiscais e cheques falsificados foram usados para justificar a aplicação dos recursos. 

Postador: Manancial de Carajás, com informações do (G1/PA)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

DE QUEM É O DIREITO?

PA e MT travam guerra fiscal por usina

A disputa secular entre Pará e Mato Grosso por uma área equivalente ao tamanho do estado de Sergipe (2,4 milhões de hectares) ganhou novo tempero: quem fica com os impostos pelos impactos ambientais e sociais da construção de hidrelétrica de São Manoel, no rio Teles Pires, obra do governo federal localizada em território paraense, mas que o governo de Mato Grosso diz lhe pertencer? Em março passado, atendendo a um pedido da prefeitura de Paranaíta (MT), que alegou estar sofrendo grande impacto com a construção da usina sem receber um centavo de compensação, pago à prefeitura de Jacareacanga (PA), na forma de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), a juíza da comarca local, Janaina Rebucci Dezanette, determinou que o dinheiro seja bloqueado pela Justiça de Mato Grosso e só liberado depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se as terras onde está localizada a hidrelétrica pertencem ao Pará ou a Mato Grosso.

Em abril, um mês depois dessa decisão da juíza de Paranaíta, outra juíza, desta vez da Terceira Vara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Vandymara Zanolo, cassou a liminar de Janaína Dezanette, liberando o dinheiro em favor de Jacareacanga. O prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, ficou indignado com a decisão de Zanolo e tenta derrubá-la com recurso impetrado a um desembargador do TJ de Mato Grosso.

Ele diz que irá “até as últimas consequências” para que pelo menos metade do ISSQN fique em seu município para investimentos na atual gestão. O prefeito paraense de Jacareacanga, Raulien Queiroz, garante também que lutará com todas as armas legais para que o município não seja penalizado com novo bloqueio dos recursos.

Rufatto argumenta que o município paraense não tem sequer um impacto em relação à obra. “Não é justo para Paranaíta que Jacareacanga fique com todo o ISSQN e nós com o problema. Estive falando com a juíza que derrubou a liminar e pedi socorro. Não é justo o município ficar com todo o ônus e Jacareacanga com o lazer”, lamentou. Ele ameaça cortar R$ 400 mil mensais da prefeitura no projeto educacional Ensino Positivo, caso Paranaíta perca o dinheiro da hidrelétrica.

O prefeito também relacionou o apoio com transporte aos jovens acadêmicos que fazem cursos na cidade de Alta Floresta, afirmando que está com sua manutenção comprometida. Em Jacareacanga, Raulien Queiroz não tem qualquer dúvida de que as terras onde a usina está sendo construída pertencem ao Pará. “A soberania do Pará e de Jacareacanga sobre essa área já foi comprovada até pelo Exército Brasileiro”.

Direito
Queiroz lembra: a assessoria jurídica do município foi quem preparou a fundamentação legal que convenceu a juíza Vandymara Zanoto a revogar a liminar da juíza de Paranaíta. Para ele, o interesse de Paranaíta é meramente financeiro, embora o canteiro de obras da usina de São Manoel esteja dentro das terras de Jacareacanga.

Queiroz promete lutar para que o ISSQN continue sendo pago ao município para que sejam tocados os projetos de interesse público. A verba alcança R$ 20 milhões. “Não vamos abrir mão daquilo que é nosso por direito”. No dia 25 passado ele esteve em Belém, pedindo apoio a deputados.

Na Assembleia Legislativa, onde esteve em companhia do advogado Emanuel Pinheiro Chaves, o prefeito foi recebido pelo presidente Márcio Miranda e pelo deputado estadual Eraldo Pimenta (PMDB). Queiroz relatou a batalha jurídica pelos impostos da hidrelétrica e a “briga” com Paranaíta. O litígio judicial entre Pará e Mato Grosso no STF já se arrasta há dez anos. O Pará já venceu vários rounds dessa batalha.

Postador: Manancial de Carajás

SEM ENERGIA ELETRICA

Municípios amanhecem sem energia elétrica
Onze municípios do do sudeste do estado do Pará amanheceram sem energia elétrica nesta segunda-feira (11).

A falta de energia é motivada por problemas na subestação
 da supridora Atlântico, em Xinguara. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Segundo a Rede Celpa, a interrupção no fornecimento é motivada por um problema em um transformador na subestação de Xinguara, sob responsabilidade da Supridora Atlântico.

Com o problema, a supridora não transmite a energia até a Celpa, impossibilitando assim a chegada de energia até a população.

O problema ocorreu por volta de 5h25 e ainda não há previsão de restabelecimento da energia, ainda que os técnicos já estejam trabalhando na área.

Veja os municípios que estão sem energia nesta manhã: Xinguara, Sapucaia, Rio Maria, Redenção, Pau D’arco, Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu, todos na região sudeste do estado.

No último domingo (10),  sete municípios da região já haviam ficado cerca de duas horas sem abastecimento de energia elétrica  após problemas no Sistema de Transmissão de Energia da Eletrobras Eletronorte, localizado dentro do parque da Usina de Tucuruí. A empresa afirmou que descargas de raios podem ter gerado a falha.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do (DOL)   

TRANSPLANTE DE RINS

Hospital Regional de Redenção é referencia em transplante de rins na região Norte

A equipe de transplante de rins do Hospital Público Regional de Redenção realizou na semana passada o 29º transplante de rins na unidade de saúde que vem se transformando em referencia na região Norte. O hospital é o único do interior do Estado do Pará a fazer transplante de rins.

Fernando Casadine, comemora o 29 transplante de rins 
efetuado no Hospital Regional
De acordo com o cirurgião Fernando Casadine, urologista e integrante da equipe de transplante, o feito mostra a grande evolução da equipe médica do Hospital Regional que atende pacientes de media e alta complexidade dos municípios da região do sul do Pará, que está absorvendo pacientes da região e do  Estado do Tocantins.

Segundo o cirurgião, a média tem aumentado na medida em que o hospital vai se tornando uma referencia em transplante de rins no sul, sudeste do Pará e Tocantins.
Essa referencia atrai pacientes de outras regiões, que vem em busca de solução para o problema renal na intenção de por um fim no tratamento de hemodiálise. O cirurgião acredita que a tendência é que o Hospital Regional se torne um polo transplantador de rins. ‘’Estamos caminhando para isso, hoje já temos pacientes de outros estados que querem fazer transplante no Hospital Regional, já estamos no 29º, a meta e fazer um transplante por mês, temos equipe e suporte para isso’’, relata Casidine. 

Outro fator determinante que atraia a atenção de pacientes de outras regiões do Pará e do Brasil é a recuperação dos pacientes e a eficácia dos transplantes. De acordo Casadine, os 29 pacientes que passaram pela cirurgia no HRPR, todos voltaram a ter uma vida normal e gozam de boa saúde.

No momento o hospital executa o serviço de transplante inter-vivo, mas a tendência é que o hospital venha estar fazendo transplante com doares falecidos, a logística de estradas e aeroportos trava esse serviço no momento. Há maioria dos pacientes que passaram pelo transplante eram pacientes que faziam tratamento de hemodiálise.

Para Fernando, a capacidade técnica dos profissionais que formam a equipe de transplantadores do Hospital Regional, fez com que o Hospital Regional se tornasse uma referencia na região Norte, pois, todos os médicos vieram de grandes centros transplantadores e especializados em transplantes. ‘’Todos nós viemos de grandes centros especialistas que com o apoio da direção do hospital e do Idesma, que administra o Hospital Regional, transformaram um sonho em realidade que tem transformado a vida de famílias e pacientes que antes não tinham esperanças de cura e que voltaram a ter uma vida normal’’, relatou Casidine. 

A equipe de transportadores do Hospital Regional é formada pelos cirurgiões Fernando Casadine, Drº Jornado, Drº Felipe, Drº Juliano e Drº Marcelo, e nos dias das cirurgias contam com o apoio de mais três cirurgiões.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de Dinho Santos

FORAGIDO É PRESO

São Félix do Xingu: Polícia prende foragido de Minas Gerais acusado de matar ex-esposa

Ezequiel será transferido para Minas Gerais
A equipe "Caveira" da Polícia Civil de São Félix do Xingu, sob o comando do delegado Lenildo Mendes, cumpriu mandado de prisão em desfavor de Ezequiel Alves da Cruz, tido como foragido da justiça de Rio Pardo (MG). A prisão ocorreu  na quinta-feira (07/05). Alves trabalhava há três meses na fazenda Santa Marta, em São Félix do Xingu.

Ezequiel ficará no xadrez aguardando sua transferência para o Estado de Minas Gerais, local onde o acusado praticou covardemente um crime de homicídio e uma tentativa de homicídio, ocasião que ceifou a vida de sua ex-esposa com oito facadas, e ainda atingiu o seu sogro com um golpe de faca, fato este ocorrido na presença de várias pessoas e ainda da filha do casal que é menor de idade.

O crime ocorreu no dia 17 de abril de 2014, na cidade de Rio Pardo de Minas (MG), em um posto de combustíveis totalmente monitorado por câmeras de segurança. Tudo foi registrado, deixando evidente gritante covardia praticada por Ezequiel.

Postador: Manancial de Carajás, com Informações da Polícia Civil de São Félix do Xingu

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...