sábado, 8 de dezembro de 2012

Touro feroz ataca delegado de Ourilândia

Delegado Vinícius (foto de arquivo)
Nesta sexta-feira (07/12/12), por volta das 11 horas, em Ourilândia do Norte, o delegado da cidade Vinícius Medeiros foi ferozmente atacado por um touro que estava a solta no meio da rua colocando em risco a vida de pessoas. 
O delegado foi avisado do perigo que o animal estava causando à população, mas quando chegou ao local foi atacado pelo touro que o jogou no chão. Vinícius sofreu um ferimento grave no braço que atingiu tendões da mão. Também saiu com fortes escoriações pelo corpo, suspeita de fratura nas costelas e uma pancada na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado de avião para o Hospital das Clínicas de Imperatriz (MA).
Foto e Fonte: blog do edmarbrito.  Postador:  Manancial de Carajás 

Eletricista morre eletrocutado em Rio Maria  

 


O eletricista de Rio Maria, Silvano Silva Pina, 35 anos, casado, morreu no final da tarde desta sexta-feira (07/12/12), por volta das 17h40, vítima de uma descarga elétrica quando alimentava uma rede elétrica de uma fazenda. Silvano era eletricista particular e trabalhava na profissão ha muito tempo.  Conforme informações procedentes de Rio Maria, o local onde ocorreu o acidente estava molhado devido à chuva que caiu durante o dia todo. 

Foto e Fonte: blog do edmarbrito.  Postador:  Manancial de Carajás

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Justiça proíbe venda do patrimônio público em Tucumã

A decisão proíbe o prefeito Celso de vender bens públicos para pagar dívidas do Executivo

Foto da decisão da Justiça em favor do município
O  vereador eleito do município de Tucumã, Anivaldo Julião de Lima (Savanas) do (PV), ingressou na justiça uma ação popular com pedido de liminar para suspender a venda de patrimônios públicos do município, solicitado pelo prefeito Celso Lopes Cardoso, aprovada pela Câmara Municipal. A decisão do juiz Sávio José de Amorim Santos foi publicada nesta quarta-feira, 6 de dezembro de 2012, suspendendo qualquer ato administrativo que vise a alienação de bens públicos municipais, no município.

O prefeito de Tucumã enviou para a Câmara três projetos colocando a venda 13 lotes e duas moto niveladoras (patrol), alegando que o município adquiriu dividas que não estavam  previstas perante o orçamento e que a venda dos bens seria para quitação das referidas dívidas.

No Legislativo os projetos do gestor tucumaense foram aprovados sob protestos das opinião publica pelos seguintes vereadores: Zé do Sígnus (PSD), Maria do Boiadeiro (PSD), Laudi Witec (PDT), Mirim (PSDFB) e Goiaba (PDT).

Savanas vereador eleito de Tucumã
“É inadmissível que o município pague a conta das irregularidades e irresponsabilidades fiscais cometidas pelo atual prefeito. É inaceitável que o município tenha seu patrimônio dilapidado e a nossa população sofra as conseqüências”, sentenciou Savanas.

Para Savanas não é justo que o povo de Tucumã seja penalizado pela falta de planejamento desta administração.

Decisão
Na decisão proferida  pelo juiz Sávio Amorim o meritíssimo determinou a suspensão de todo e qualquer ato administrativo que vise a alienação dos bens públicos  municipais a fim de saldar dividas da atual administração.

 Moraes Filho e Roney Wydiamaior da redação do Manancial de Carajás em Tucumã

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Foi realizada em Xinguara nesta quinta-feira (06/12/12), pela manhã, no auditório da Associação Comercial da cidade, uma audiência pública proposta pela deputada estadual Bernadete Tem Caten (PT-PA), para debater com os produtores rurais.

O Plano Safra 2012 e 2013, orçado em vinte e dois bilhões de reais, destinados à agricultura familiar, que é um segmento estratégico para o desenvolvimento do país.
Além de ser responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias, responde por 38% da renda agropecuária e ocupa quase 75% da mão de obra do campo, mas os produtores tem dificuldades de conseguir tais créditos, foto que obrigou a realização da audiência pública para dirimir as dúvidas de quem pretende conseguir recursos do plano. 
Representantes dos 15 municípios que compreendem a região sul do Pará marcaram presenças ao evento, entre eles estavam prefeitos, vereadores, presidentes de associações, presidentes de sindicatos rurais, e presidentes de sindicatos de trabalhares rurais.

A reunião foi comandada pelo delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Pará, Paulo Cunha, pelo diretor regional do INCRA de Marabá, Luiz Bonete, pelo diretor nacional do INCRA, José do Crédito, e pela deputada Bernadete.
Os gerentes do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia também estiveram presentes como órgãos financiadores dos recursos.

Foto e Fonte: blog do Edmar Brito.  Postador: Manancial de Carajás
Ourilândia/Tucumã-PA

Prefeitos, vice e vereadores eleitos são diplomados sob aplausos do povo

Maguila prefeito eleito de Ourilândia
Vice-prefeita Ângela Santa Rosa
Na noite desta terça-feira, 04 de dezembro foram diplomados prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Ourilândia e Tucumã para o mandato 2013-2016. O evento coordenado pela Justiça Eleitoral da 74ª Zona aconteceu na sede da Maçonaria em Tucumã. 

Vereadores eleitos de Ourilândia
A solenidade foi aberta e presidida pela chefa do Cartório Eleitoral, Elmana Viana ladeada por várias outras autoridades do meio judiciário, promotores, comando da Polícia Militar, prefeitos eleitos, políticos em geral e membros da sociedade que marcaram presença, indo abraçar os anfitriões da noite.
Foram diplomados 24 vereadores, dois prefeitos e dois vice-prefeitos.

Vereadores eleitos de Ourilândia
Gedeon Ferreira à direita, um dos
coordenadores da
campanha de Maguila

Os primeiros a serem diplomados foram os eleitos do município de Tucumã, iniciando pelos vereadores. Essa parte da solenidade foi encerrada com a diplomação do prefeito Adelar Pelegrini e seu vice Dr. Wanderlei.
Adelar prefeito eleito de Tucumã

Dr. Wanderlei vice-prefeito de Tucumã


Logo a seguir foi a vez dos eleitos no município de Ourilândia do Norte, também iniciando pelos vereadores num total de onze. O prefeito eleito Maurílio Gomes (Maguila) e sua vice Ângela Santa Rosa encerraram essa primeira parte dos trabalhos. 
Demais autoridades presentes no evento
Posteriormente os prefeitos eleitos das duas cidades se expressaram agradecendo ao povo de seus municípios pelo voto de confiança dado nas urnas.  

Elmana Viana agradeceu a presença de todos e a confiança depositada para a condução do processo eleitoral e disse: “procuramos adotar na justiça eleitoral o respeito aos princípios da democracia, da liberdade, da igualdade, da soberania popular, da moralidade. Tenho a expectativa de que os senhores gestores municipais e parlamentares comprovem em seus mandatos que atuarão como verdadeiros agentes políticos”, e finalizou parabenizando os diplomandos.

Vereadores eleitos de Tucumã
A solenidade de diplomação iniciou e encerrou com coquetel aos presentes. 

A Justiça Eleitoral na pessoa da 
Drª. Elmana Viana agradeceu a imprensa presente e aos demais que prestigiaram mais esse evento da 74ª Zona Eleitoral.

A imprensa foi representada pelos seguintes veículos de comunicação:

Jornais O Regional, Repórter Carajás, TV Liberal e TV Record e rádio Terra FM de Tucumã.
Jornais Expresso 279 e Níquel de Ourilândia.
Jornal Manancial de Carajás e Agência FHOX Filmagens e Produções de Xinguara.


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Suplente, humorista Marquito ganha vaga na Câmara de SP


Publicidade
DE SÃO PAULO

O humorista Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito (PTB), vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo a partir de 1º de janeiro.
Marquito, 52, é o primeiro suplente de Celso Jatene (PTB), convidado pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para a Secretaria de Esportes.

O assistente de palco do "Programa do Ratinho" recebeu 22.198 votos na última eleição pela coligação PRB-PTB, que apoiou no 1º turno o candidato derrotado à prefeitura Celso Russomanno.
Seu jingle durante a campanha era " Esquisito por esquisito, vote no Marquito."


Rivado Gomes - 8.out.12/Folhapress
O humorista Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito (PTB), vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal em janeiro
O humorista Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito (PTB), vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal em janeiro

Foto e Fonte: Folha de São Paulo.  Postador:  Manancial de Carajás

Arquiteto Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio

Publicidade
DE SÃO PAULO

Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu hoje, aos 104 anos, no Rio.  




"A vida é mais importante do que a arquitetura", escreveu
Obras públicas e prêmios marcaram carreira; veja cronologia
Militante comunista, Niemeyer se exilou em Paris na época da ditadura militar
Romance de Niemeyer tem sonhador como protagonista; leia trecho
Oscar Niemeyer foi primeiro sucessor de Aleijadinho no Brasil
Niemeyer deixa projetos no papel e obras em execução
Maior artista do país, Niemeyer fez a arquitetura brasileira ser pop
 
O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.

Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.

Por indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.

Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros políticos. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta, viajando constantemente à União Soviética --conjunto de países comunistas liderado pela Rússia-- e a Cuba.

Foto e Fonte: Folha de São Paulo. Postador:  Manancial de Carajás

TJ gaúcho condena Universal por coagir fiel a fazer doações

Publicidade
DE SÃO PAULO

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil por ter coagido uma fiel a doar seus bens. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Uma empresária de Lajeado (RS) entrou na Justiça afirmando ter sido enganada e iludida. A mulher disse ter procurado a igreja porque passava por problemas financeiros e afirmou que, para fazer as doações, vendeu carro, joias, celulares e eletrométricos.

Os pastores diziam que quanto mais dinheiro doasse mais ela seria retribuída por Jesus Cristo.
Na primeira instância, a juíza condenou a igreja a restituir os celulares, um aparelho de fax, dois aparelhos de ar-condicionado e uma impressora. A Universal ainda foi condenada a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais.

A igreja recorreu da sentença alegando que não constrange os fiéis a fazer doações. De acordo com a defesa, a mulher frequentou a igreja por vontade própria.

Em seu voto, o desembargador Tasso Caubi Soares Delabary manteve a decisão por entender que uma doação, apesar de ser um ato voluntário, pode ser anulada se a pessoa for coagida.

"Nesses casos, a violência psicológica é tão ampla e profunda que anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade", afirma Delabary, em decisão do dia 28 de novembro.

O desembargador destacou que, segundo os depoimentos do caso, a empresária foi desafiada diversas vezes a fazer doações acima da sua capacidade financeira com o objetivo de provar a sua fé e sendo ameaçada de não ser abençoada.
De acordo com Delabary, parte dos bens doados para a igreja já foram devolvidos. O valor do restante será fixado na fase de liquidação da sentença. Já o dano moral foi mantido pelos desembargadores da turma.

A Universal foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Foto:  Fonte:  Folha de São Paulo.  Postador:  Manancial de Carajás
Um ano depois, do frustrado plebiscito no Pará, o sonho continua, diz empresário

Adilson Santa Fé.  "O sonho não acabou, só
precisamos de maior  envolvimento"
“O sonho não acabou”. A expressão é do empresário e pecuarista em Tucumã, Adilson Aparecido Oliveira, da empresa Santa Fé Agropecuária ao falar do sonho de criação dos Estados de Carajás e Tapajós.  Adilson Santa Fé como é conhecido na região, é um dos mais conceituados empresários do sul do Pará. Ele considera que o projeto está só engatinhando, mas que deverá tomar força nos próximos meses.

No próximo dia 11 de dezembro irá completar um ano da realização do plebiscito para criação dos dois Estados, onde o “NÃO” venceu frustrando as expectativas do “SIM”. 

Na avaliação do empresário tudo o que ocorreu foi uma resposta diante da falta de maior articulação dos políticos e de maior empenho da mídia. 

O pecuarista entende que faltou engajamento das entidades de classes, como professores, por exemplo, e da classe empresarial. Mas não devemos parar é hora de continuar a luta sem olhar para traz, aconselha.

“Parece que com a derrota de um ano atrás todos desanimaram ou desacreditaram desse grande sonho. Mais ainda é tempo de reavivarmos essa ideia e vamos à luta. Como sempre estou acreditando nesse sonho de libertação de nosso povo”, afirma Adilson um defensor ferrenho da criação dos Estados do Carajás e Tapajós em Tucumã. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Comunidade da UFPA elege novo reitor

O pleito terá chapa única formada por Carlos Maneschy e Horácio Schneider


Pelo menos 47 mil pessoas são esperadas hoje para a eleição de reitor na Universidade Federal do Pará (UFPA), no horário das 8h às 21h. O pleito terá chapa única, com os professores Carlos Maneschy e Horácio Schneider concorrendo à reeleição dos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, para o mandato até 2017.

Na manhã de ontem, o clima era tranquilo na instituição de ensino e nem de longe lembrava campanhas anteriores realizadas na academia. Dentre as explicações, destacam-se o fato de ser chapa única e os candidatos seguirem, rigorosamente, o Artigo 18 do Regimento Eleitoral, que proíbe a utilização de cartazes, panfletos e de carro-som para fazer o convencimento dos eleitores.

Ao todo, serão 39 seções eleitorais para atender a comunidade acadêmica na capital e interior, com maior número de votantes no campus Guamá, em Belém.

Estarão aptos à votação os estudantes regularmente matriculados, servidores aposentados e licenciados, professores e técnicos. Mesmo com chapa única, o pleito universitário é avaliado por sindicatos e dirigentes da UFPA como uma garantia para a manutenção da escolha democrática dos administradores da instituição de ensino, realizada há mais de duas décadas.

Se eleito, o professor Maneschy tem a garantia de liderar a lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para avaliar e, consequentemente, homologar ou não um dos três nomes impressos no documento, que será completado pelo Conselho Superior Universitário (Consun) na próxima reunião.

O presidente da Comissão Eleitoral, Edson Frazão, afirma que por conta da campanha dos candidatos se limitarem às redes sociais e no corpo-a-corpo, não há como estimar o número de votantes. 'Mas, o que esperamos é a participação em massa, para fazer valer o direito conquistado na academia', declara.  


Foto e Fonte: O Liberal.  Postador:  Manancial de Carajás
Ananindeua recebe hoje troféu do Selo Unicef

Helder Barbalho e mais 17 prefeitos vão receber 
o troféu da Unicef em Belém (Foto: Divulgação)
O prefeito Helder Barbalho, de Ananindeua, e os de mais 17 municípios do Pará vencedores do Selo Unicef Município Aprovado vão receber hoje os troféus da premiação. A cerimônia de entrega dos troféus será às 17h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Almirante Barroso, em Belém.   

O evento contará com a presença do governador do Pará, Simão Jatene, do coordenador do escritório do Unicef em Belém, Fabio Morais, e de representante da Celpa, parceira do Unicef na implementação do Selo na Amazônia.

Receberão os troféus e certificados os prefeitos de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Augusto Corrêa, Aveiro, Benevides, Castanhal, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Marabá, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, Tucumã, Tucuruí e Xinguara. Ao todo, 120 municípios da Amazônia Legal Brasileira foram contemplados com o Selo Unicef e receberão os troféus em eventos similares nos próximos dias.

Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Para avaliar os dois primeiros eixos (Impacto e Gestão), a equipe do Unicef monitorou o desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção Social, no período de quatro anos. Os municípios amazônicos certificados tiveram de avançar em, no mínimo, 15 de um total de 33 indicadores.


Foto e Fonte:  (Diário do Pará).  Postador

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - PARÁ

Márcio Miranda substitui Megale na disputa

 

Márcio Miranda substitui Megale na disputa (Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará)
Márcio Miranda (DEM) substituirá Megale (PSDB) na campanha pela presidência da Assembléia Legislativa (Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará)

O deputado estadual José Megale, líder do PSDB na Assembleia Legislativa (AL), renunciou ontem (05) à disputa para presidir a casa no próximo biênio (2013-2014). O anúncio foi feito uma semana após ele ter ido à tribuna anunciar que era o candidato do partido ao cargo. Megale também assegurou, da tribuna, que poderá abrir mão do sigilo bancário e até eleitoral para provar que nada tem a ver com o processo de corrupção na AL.

O deputado estadual Márcio Miranda (DEM) foi escolhido para substituir Megale como o candidato da base governista que vai disputar a presidência da AL em confronto com o peemedebista Martinho Carmona, candidato do bloco PMDB-PT. A decisão foi tomada ontem à noite, em reunião comandada pelo governador Simão Jatene (PSDB), realizada na sede da Polícia Militar, onde o chefe do Executivo estadual mantém escritório.

Megale acusou o PMDB de tentar derrubar a sua candidatura à presidência da AL porque, no domingo, o DIÁRIO publicou matéria mostrando que a denúncia contra o líder tucano está parada no Ministério Público Estadual, enquanto as outras denúncias já têm decisão judicial.

Os promotores identificaram indícios de irregularidades em 25 cheques assinados por Megale na função de vice-presidente da AL, para pagamentos a empresas prestadoras de serviço à casa e de propriedade de Daura Hage, apontada pelo MP como uma das chefes da quadrilha que se instalou no Legislativo estadual para desviar dinheiro público.

Como parlamentar estadual tem foro privilegiado, este tipo de denúncia só pode ser ajuizado pelo segundo grau do MP. 

Megale admitiu que assinou os cheques, mas disse que nunca desviou nenhum recurso nem se apoderou de nenhum centavo e que, se o Banco do Estado do Pará (Banpará) pagou o valor apenas com uma assinatura, não é culpa sua. “Tenho certeza de que o Ministério Público vai dar resposta a esta causa”, acentuou Megale.

25 cheques assinados por Megale foram alvos de investigação do Ministério Público Estadual.
>> Para entender o caso, acesse a matéria completa no Diário do Pará: Megale será trocado por Márcio Miranda na eleição

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador:  Manancial de Carajás

Kaká faz gol e bate recorde na vitória do Real Madrid sobre o Ajax


MILTON PAZZI JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


 O Real Madrid venceu o Ajax por 4 a 1 na noite desta terça-feira e se classificou em segundo lugar no Grupo D da Copa dos Campeões 2012/13. Viu o Borussia Dortmund ficar com o primeiro lugar inquestionável (14 pontos a 11) ao vencer o lanterna Manchester City por 1 a 0 (gol de Schieber), e assim ambos vão à fase eliminatória do torneio europeu.

Daniel Ochoa de Olza/Associated Press
Kaká comemora seu gol contra o Ajax
O meia-atacante Kaká comemora seu gol contra o 
Ajax na vitória por 4 a 1 do Real, em Madri
Duas marcas importante foram atingidas no lado do time espanhol: manteve a fama de sempre se classificar e viu Kaká, com o gol que fez, se tornar o brasileiro com mais gols na história do torneio, com 28 gols (passou Rivaldo, com 27, sendo que depois tem o já aposentado Jardel --ex-Grêmio, Vasco e Porto, entre outros--, com 25).

Os dois times classificados aguardam, agora, o sorteio dos confrontos das oitavas de final, que acontecerá em 20 de dezembro.


Susana Vera/Reuters
O brasileiro Kaká tenta dominar a bola marcado por rival do Ajax, no estádio Santiago Bernabéu
O brasileiro Kaká tenta dominar a bola marcado por
 rival do Ajax, no estádio Santiago Bernabéu

 Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Absolvido no STF, Duda anuncia fusão de agência publicitária
 
DE SÃO PAULO

Menos de dois meses após ter sido absolvido no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, o publicitário Duda Mendonça anunciou ontem a fusão de sua agência com a do sociólogo Antônio Lavareda.

A união é parte da estratégia de Duda para tentar reverter a debandada de clientes em decorrência do escândalo. Em entrevista à Folha na semana seguinte à absolvição, ele disse ter perdido "praticamente todos" os contratos enquanto aguardava o desfecho do caso.

Foto/Edson Ruiz - 07.abr.2006/Folhapress
O marqueteiro Duda Mendonça
O marqueteiro Duda Mendonça

Duda foi o responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002. Por esse trabalho admitiu, em 2005, ter recebido nas Bahamas R$ 10,5 milhões do esquema operado pelo empresário Marcos Valério. O fato lhe rendeu acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, rejeitadas pelo STF em outubro.
Desde que o escândalo surgiu, Duda reduziu a ação em campanhas eleitorais. Neste ano, deu apenas consultorias.

Lavareda também já atuou em campanhas. Trabalhou nas eleição de Fernando Henrique Cardoso e, em 2011, elaborou pesquisa interna sobre a imagem do PSDB.

Apesar da experiência na área eleitoral, Zilmar Fernandes, sócia de Duda absolvida junto com ele no caso do mensalão, diz que a nova agência não fará campanhas políticas. Segundo ela, a empresa atuará "fortemente" nas áreas institucional e governamental --"nossas expertises principais", diz.

A nova agência herdará contas da Prefeitura de Recife e do governo de Pernambuco, hoje nas mãos da Blackninja, de Lavareda. "O julgamento nos segurava. Após a absolvição, podemos voltar a sonhar", afirmou Zilmar.

Ela conta que Duda e Lavareda se aproximaram graças a Benjamin Azevedo, que já conhecia o publicitário e passou a trabalhar com o sociólogo.

Foto e Fonte:  Folha de São Paulo. Postador:  Manancial de Carajás
PARÁ

Jazida de cobre em Tucumã terá investimento de 600 milhões

Em 2007 a Mineração Caraíba adquiriu a cessão dos direitos minerários da jazida de cobre sulfetado da mina Boa Esperança, localizada no município de Tucumã, região de Carajás, sul do Pará. A Mina, segundo Sérgio Fráguas, presidente executivo da Mineração Caraíba, têm uma estimativa de produção de cerca de 35 mil toneladas de cobre contido por ano.

A mineradora espera investir R$ 600 milhões e já está em fase de implantação do projeto, já com estudo de pré-viabilidade e licença ambiental prévia. “Estamos em processo de iniciar a implantação do projeto. Depende da licença de instalação a ser dada pelo órgão ambiental do Pará”, informa o executivo.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

ELEIÇÃO

Senador Aécio Neves é o nome tucano para 2014

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o chefe do PSDB, Sérgio Guerra, lançaram o nome do segador Aécio Neves à disputa presidencial, ontem, durante evento para prefeitos do partido. Aécio disse que “cumprirá papel”, mas sua candidatura será decidida só em 2014.

Ele afirmou que está à disposição para andar pelo País. “É hora de o PSDB ouvir o pulsar das ruas.” Para Fernando Henrique, é possível ganhar de Dilma Rousseff. “A hora é já. O nome do PSDB, hoje, é do Aécio. Ele tem de assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para começar a percorrer o Brasil.”

Para aliados de José Serra, o processo foi “atropelado”.
Na mesma ocasião, Aécio foi lançado candidato a presidente do PSDB.

Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tudo pronto para a diplomação dos eleitos em Tucumã e Ourilândia do Norte

Diplomação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos acontece na sede da Maçonaria.


Maguila e sua vice Ângela Santa Rosa
A Justiça Eleitoral da 74ª Zona dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte, marcou a solenidade de certificação dos eleitos para amanhã 4, a partir das 18h na sede da Maçonaria na cidade de Tucumã. Membros da imprensa local e de Xinguara estarão presentes no evento.

A diplomação, segundo a lei, é o ato solene, meramente administrativo, por intermédio do qual a Justiça Eleitoral oficialmente declara quem são os eleitos e os suplentes, entregando a eles os respectivos diplomas devidamente assinados pela autoridade competente.
Serão diplomados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e respectivos suplentes, eleitos em 2012.

Em Ourilândia do Norte, além do prefeito eleito Maurílio Gomes (Maguila -PSC) e de sua vice Ângela Santa Rosa, serão diplomados 11 vereadores a saber:

1.       LAU (PMDB)
2.       WALTO DA SAGRI (PMDB)
3.       DR ARIMATEIA                 (PTB)
4.       BIRIBA (PDT)
5.       ZULENE (PMDB)
6.       LEONILÇO (PPS)
7.       PROF. DEUSEVAL (PV )
8.       RENIVALDO (PSB)
9.       LEO DA POLO RURAL (PTB)
10.   PAULINO DO PT (PT)
11.   JOSE BARREIRA (PSDB) 

ELEITOS NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ

Além do prefeito eleito Adelar Pelegrini e seu vice Dr. Wanderlei, 13 vereadores serão diplomados

Adelar e seu vice Dr.Wanderlei

1.       CHICÃO CICLONE (PP)
2.       ZÉ DO SIGNUS (PSD)
3.       GILVAN (DEM)
4.       JOEL      (PR)  
5.       NETO PROFESSOR (PDT)
6.       SAVANAS (PV)
7.       EDGAR  (PSDB)
8.       MIRIM                 (PSDB )
9.       XEXEU (PDT )
10.   PELÉ      (PC do B)
11.   TIRIRICA (PT do B)
12.   AURINO DO GLOBO (PSB)
13.   PROFESSOR MOACIR (PSD)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás 
Quem será diplomado em Sapucaia e Água Azul do Norte?


Marquinhos deverá ser diplomado com base no Artigo 164, II da Resolução TSE nº 23.372/11


Marquinhos prefeito eleito de Sapucaia
 No dia 27 de novembro,  o Tribunal Regional Eleitoral, (TER), manteve  o indeferimento do Registro de Candidatura do prefeito eleito do município de Sapucaia, Marcos Vinícius, (Marquinhos-PSDB). Por unanimidade, os juízes da corte mantiveram a decisão do juízo de 1 Grau, com base em um processo movido em 2008 pela coligação do atual prefeito, Manuel Josino, por uso da máquina pública, abuso do poder econômico e compra de votos.  

No primeiro semestre deste ano, o processo foi julgado pelo juiz eleitoral da Comarca de Xinguara, Luis Gustavo Viola, que condenou Marquinhos a inelegibilidade e a perda do registro de sua candidatura para prefeito de Sapucaia em 2012. 

Por conta da decisão, Marquinho entrou com recurso junto ao TRE na tentativa de reverter a sentença em instância superior. No entanto, o pedido foi negado, prevalecendo a decisão inicial do juiz de Xinguara.
A defesa de Marcos Vinícius conseguiu na justiça a concessão de uma liminar que permitiu a Marcos Vinícius concorrer nas eleições municipais até o julgamento do feito no TRE, o que aconteceu dia 27. Os advogados do prefeito eleito já recorreram da decisão.

Diplomação - Sapucaia
Diante de tantas especulações, em Sapucaia quem deverá ser diplomado será o prefeito eleito Marcos Vinícius (PSDB). Temos por base o Artigo 164, II da Resolução TSE nº 23.372/11, que, em síntese, afirma “que não deve o juízo proclamar eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos quando houver votos dados a candidatos indeferidos, mas ainda com recursos não julgados, quando a nulidade for superior a 50%”.   

Por tanto, nesse caso, Marquinhos teve sua candidatura deferida não tendo nada que o impeça a ser diplomado.

Diplomação – Água Azul
Já no município de Água Azul a situação é bem diferente, pois o entendimento é que se José Lourenço perder a ação no TSE, haverá novas eleições em Água Azul do Norte, no prazo estabelecido em lei.
Tudo motivado porque José Lourenço concorreu às eleições com o registro de candidatura impugnado pela justiça, mas como ele recorreu, teve o direito de ser votado, obtendo mais de 51% dos votos, que apesar de terem sido anulados, a justiça considera que em casos assim, se faça novas eleições no município.

Assim sendo, a proclamação por parte da justiça acontece apenas, para os candidatos a vereador eleitos do município, e o  presidente da Câmara eleito no dia primeiro de janeiro assumirá interinamente o cargo de prefeito até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Água Azul a expectativa é para saber de onde virá o presidente da Câmara, se do PT ou PMDB. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Foto de zagueiro usando dinheiro como papel higiênico gera polêmica

Liam Ridgewell, do West Bromwich, fez a foto no banheiro de sua casa. Torcedores do clube repudiam atitude: 'Seria enforcado há 100 anos'


Capa THe Sun, Liam Ridgewell (Foto: Reprodução / The Sun)
Capa do The Sun, apresenta a foto do jogador no
banheiro (Foto: Reprodução / The Sun)

O zagueiro do West Bromwich Liam Ridgewell resolveu fazer uma brincadeira que não agradou em nada os ingleses. O jogador tirou fotos suas utilizando notas de 20 libras (aproximadamente R$ 70) como papel higiênico. Segundo o jornal britânico “The Sun”, o atleta de 28 anos ganha um salário de R$ 280 mil por mês.

A publicação explica que a imagem foi enviada por um torcedor do West Brom, que preferiu não ser identificado. Segundo o fã, a foto foi tirada no banheiro da casa do jogador.

- As pessoas do West Bromwich merecem um pedaço do que este idiota ganha, pois ele faz besteira com a pequena fortuna que ganha. Isso me deixa enojado. Sempre achamos que os jogadores de futebol são arrogantes e bestas supervalorizados, e essa atitude prova isso – falou a fonte ao tabloide.

Liam Ridgewell, jogador do West Brom (Foto: Reprodução / The Sun)
Foto de Liam Ridgewell criou polêmica na Inglaterra 
(Foto: Reprodução / The Sun)

Os torcedores do West Bromwich, assim como a fonte do jornal, não gostaram da atitude do zagueiro. Os fãs se sentiram diretamente atingidos e analisaram o ato de Ridgewell como uma ofensa a eles e ao dinheiro que eles dão ao clube.

- É insensível com os torcedores que gastam dinheiro para vê-lo jogar. Ninguém pode fazer isso com uma nota de 20 libras – falou Carpet fitter Ryan Walker, de 24 anos.
Outro torcedor lembrou que, pelas leis antigas do país, este seria o tipo de crime punido severamente.
- Mesmo que tenha sido uma brincadeira, ele deve pensar nas crianças que veem isso e no que elas podem pensar.

Esse tipo de coisa não é bom para a imagem dos jogadores. Ficaria interessado em ouvir o que a rainha tem a dizer sobre isso. Ele seria enforcado se fizesse isso há 100 anos – lamentou Painter Robert Jones.

Liam Ridgewell, jogador do West Brom (Foto: Getty Images) 
Liam Ridgewell é jogador do West Bromwich, quinto 
colocado do Campeonato Inglês (Foto: Getty Images)


Foto e Fonte: Globo Esporte. Postador:  Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...