sábado, 12 de maio de 2012

PARAUAPEBAS
 
Ministério Público acusa prefeito Darci Lermen-PT de nepotismo e manda afastar sua esposa Odilza Lermen da direção do hospital municipal
 
 
 
DARCI LERMEN-PT praticou nepotismo ao 
nomear a esposa ODILZA LERMEN


O Sol do Carajás espera que a atuação do Ministério Público do Pará não termine nesta medida, não é apenas afastar a esposa do prefeito, tem que passar um pente fino nessa parceria com a BEM VIVER. 

É evidente que os valores pagos a BEM VIVER são exorbitantes e se o prefeito tem a cara de pau de contratar sua própria esposa para a direção do hospital o que serão capazes de fazer? 

Há fortes indícios  que essa parceria com a BEM VIVER é um cabide de emprego que vai muito além dessa famigerada nomeação da primeira dama ODILZA LERMEN. 

Parabéns ao MPPA, são sinais de novos tempos!
 
Foto e Fonte:  sol de carajas   Postador:  manancial de carajas
 
DETALHE: redação manancial de carajas
 
Pelo visto só aqui em Xinguara que não há punição para a pratica do nepotismo. Se o Ministério Público for fiscalizar também vai encontrar uma série de parentela de políticos ligados ao prfefeito Davi Passos. Aliás o blog ouvi dizer [que parou de funcionar] certa vez denunciou tal fato, entretanto sem nenhuma providência.

Aconteceu na ultima quarta-feira, 09 uma reunião pública de apresentação do porto de Belo Monte, há 60 Km de Altamira 


O evento teve como principal objetivo esclarecer a sociedade sobre o licenciamento ambiental para construção do porto de Belo Monte, a solenidade contou com a presença do secretário de meio ambiente do município de Vitória do Xingu, o prefeito Evandro Amaral, estudantes, agricultores e  autoridades do estado, bem como o secretário de meio ambiente do Pará José Alberto Colares. 

O porto que vai ser construído e utilizado exclusivamente para atender o suprimento de materiais e equipamentos que serão utilizados na construção da hidrelétrica de Belo Monte.
De acordo com o secretario de meio ambiente de Vitória do Xingu João Reis o porto que será construído não substitui o porto de Vitória como muitos imaginam.
O prefeito Evandro Amaral diz que o porto de Belo Monte deve desafogar a PA 415 que por sinal está cheia de buracos devido o grande trafego de veículos pesados na rodovia.
Após as discussões sobre o licenciamento ambiental da obra, será feito outra audiência para oficializar a data que dará inicio a construção.
Foto e Fonte:  blog do sydd souza com reportagem de Sidalécio Souza e Márcio Lopes   Postador:  manancial de carajas
PF prende fiscais do Ibama acusados de cobrar propina de vice-prefeito


A Polícia Federal de Sinop prendeu, ontem, dois fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles são acusados de cobrarem propina para liberar madeira extraída irregularmente em Cláudia (90 km de Sinop). O alvo da chantagem era o vice-prefeito do município, Gilmar Sokolovski. 

Depois de denúncia recebida, de que os servidores estariam cobrando propina para liberar madeira apreendida dentro da Operação Verdes Veredas, o Ibama de Sinop informou a Polícia Federal, que promoveu o flagrante com gravação de áudio e vídeo.


De acordo com informações da PF, os dois servidores presos estavam solicitando a quantia de R$ 20 mil para que parte da madeira apreendida pelo órgão ambiental nas últimas semanas na região do município, especificamente àquela de alto valor comercial, fosse desviada, serrada e beneficiada por uma madeireira da região, para posterior venda


Em razão da denúncia, os policiais federais se deslocaram até o município e instalaram uma câmera dentro do gabinete do prefeito e acabaram flagrando os dois servidores no momento em que solicitavam a quantia ao vice-prefeito. Os policiais deram voz de flagrante aos dois servidores do Ibama, conduzindo-os até a delegacia de Polícia Federal de Sinop.

Eles foram ouvidos e autuados pelo crime de corrupção passiva. Depois foram encaminhados ao Presídio Osvaldo Florentino, o "Ferrugem", onde permanecerão à disposição da Justiça. O delegado da Polícia Federal, Rômulo Rodovalho Gomes, afirmou que os servidores podem pegar pena de dois a 12 anos de reclusão.

Por meio da assessoria, a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, declarou que o fato ocorrido em Cláudia será apurado com o rigor que o caso merece. "Não vamos tolerar esse tipo de conduta deplorável, que entristece e envergonha os demais servidores e a sociedade. Os servidores envolvidos no episódio serão submetidos a processo administrativo disciplinar que será instaurado pela Corregedoria e Presidência da autarquia, em que será garantido amplo direito a defesa e ao contraditório".
Foto e Fonte:  Noticias Hoje   Postador:  manancial de carajas

Internet supera TV e jornal como mídia mais consumida no Brasil, diz estudo

12/05/2012 - Internet supera TV e jornal como mídia mais consumida no Brasil, diz estudo

Um estudo inédito realizado pelo IAB Brasil revela que, para o brasileiro, a Internet já é o meio de comunicação mais importante. De acordo com a pesquisa, um em cada três brasileiros consome pelo menos duas horas de Internet por dia e navega em sites por pelo menos quatro aparelhos diferentes. 
 
O público feminino passou o masculino no quesito preferência e consumo de atividades de mídia. 84% das internautas usa a Internet várias vezes ao dia e 65% assiste TV frequentemente enquanto navega na web.  
 
Em casa, a Internet é a mais utilizadas das mídias em todos os períodos do dia: 69% acessam pela manhã, 78% também acessam à tarde e 73% conectam à noite. Apesar do cada vez maior acesso a smartphones e tablets, desktops (77%) e laptops (59%) ainda são as formas mais usadas para acessar a Internet. 
 
O consumo de mídia em mais de um dispositivo é uma tendência. De acordo com a pesquisa, 66% da audiência online já acessa a Internet por mais de dois aparelhos diferentes e 25% dos adultos entre 25 e 34 anos acessa através de quatro ou mais dispositivos. 
 
O uso do computador em paralelo com outras mídias também é maior. 61% usa um desktop ou laptop para acessar a Internet enquanto assiste à TV. Maioria de 65% são mulheres. 
 
De acordo com a pesquisa, o público online no Brasil é aberto e receptivo à propaganda digital. 36% acha que anúncios na web incomodam menos e são mais sinceros que em outros canais. 44%, no entanto, acredita que anúncios de TV ainda são mais marcantes que em outras mídias.
 
O estudo apontou ainda que as redes sociais estão mais presentes nas classes sociais com menos poder aquisitivo e que um terço das pessoas prefere navegar mais do que qualquer outra atividade. Surpreendentemente, esse número inclui também adultos com mais de 55 anos.
 
Foto:  Fonte:  Techtudo   Postador:  manancial de carajas


'Ele foi um presente', diz pai de bebê que nasceu em base da FAB em MT

11/05/2012 - 'Ele foi um presente', diz pai de bebê que nasceu em base da FAB em MT

Grávida estava sendo levada para hospital e bebê nasceu prematuro.
Família é do Pará e foi encaminhada para a cidade de Sorriso, em MT.

 
O bebê que nasceu na base da Força Aérea Brasileira (FAB) está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. A mãe da criança entrou em trabalho de parto na quarta-feira (09) e pediu socorro aos militares da aeronáutica que ficam baseados na Serra do Cachimbo, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará.
O pai do menino, Felipe Carvalho dos Santos e a mãe do bebê, Andressa Spaniol, de 22 anos, moram em uma chácara no Distrito de Castelo de Sonhos (PA). “Ele nasceu antes do aniversário dela [Andressa] e a poucos dias do Dias das Mães. Foi um presente pra nós', disse orgulhoso ao G1 o pai Felipe.
 Inesperado
O nascimento de João Victor estava previsto para julho, no entanto, o garoto nasceu prematuro com sete meses. “Ele deve ficar uns 15 a 20 dias no hospital para que ele fique mais forte. Depois vamos retornar ao Pará”, contou o pai. A jovem mãe estava internada e recebeu alta nesta quinta-feira (10). De acordo com a família, o bebê respira com ajuda de aparelhos, que devem ser retirados na sexta-feira (11).
Pai do bebê, Felipe Carvalho, comemora o nascimento do filho (Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira)Pai do bebê, Felipe Carvalho, comemora nascimento
do filho (Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira)











 


Na quarta-feira, o casal estava em uma chácara no Pará, quando Andressa começou a sentir dores e teve sangramento. A grávida estava sendo levada para Guarantã do Norte (MT), a 721 quilômetros da capital, para ser atendida em um hospital. No entanto, perto da base da FAB, a mulher teve mais dores e o casal resolveu pedir socorro aos militares.
Na base da aeronáutica, uma equipe de médicos realizou alguns exames e fez o parto da criança no posto médico do local. O bebê teve parada cardíaca e teve que ser reanimado duas vezes. Depois dos cuidados médicos, o recém-nascido foi levado de helicóptero para Guarantã do Norte e em seguida para o hospital de Sorriso.
Foto:   Fonte:  G1 MT-  Postador:  manancial de carajas

TRE cassa mandato de Vereador em Monte Alegre

Nélio Magalhães foi cassado, após PMDB requerer mandato do Vereador

Nélio Magalhães

O radialista Nélio Magalhães não é mais vereador em Monte Alegre, no Oeste do Pará. O pleno do TRE/PA cassou-lhe o mandato, na manhã de quinta-feira, ao julgar processo de iniciativa do PMDB local, que requereu o mandato do vereador depois que ele se desfiliou do partido, caracterizando-se infidelidade partidária.

France Vasconcelos, primeira suplente do PMDB, deverá assumir a vaga, logo que o Legislativo Municipal seja notificado pelo TRE/PA da decisão.
Nélio é o segundo a perder o mandato, neste ano, pela mesma razão. No mês passado, Maria Macedo também foi vítima de decisão semelhante do TRE/PA. Antonino Vasconcelos, o Toca, assumiu a vaga por ela deixada.
Em Monte Alegre, mais um dia de festa e alegria para uns; de choro e lamentações para outros.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto e José Maria Piteira   Postador:  manancial de carajas

Série 'Batalha no Trânsito': Mães que perderam os filhos


Acompanhe na íntegra a última reportagem da série

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Série 'Batalha no Trânsito': Mães que perderam os filhos
Mãe de Suzana dos Reis
 

Santarém - Como confortar o coração de uma mãe com uma notícia de acidente envolvendo o próprio filho? A última reportagem da Série 'Batalha no Trânsito', exibida no Bom dia Santarém conta a história de mães que perderam os filhos em acidentes de trânsito. A repórter Daniele Gambôa, visitou essas mães e relata como o comportamento imprudente de condutores e pedestres muda a vida de outras pessoas.

Foto e Fonte:  no tapajós   Postador:  manancial de carajas

Nota do blog:   Aqui em Xinguara são dezenas de mães que perderam seus filhos no trânsito da cidade e em estradas da região sul do Pará. Os muitos exemplos de tristeza dessas mães parece ainda não ter comovido filhos (as) deste lugar, que continuam usando de imprudência no trânsito. É hora de refletir e também é hora de entendermos que a vida é só uma aqui na terra. Ou você se valoriza e aprende a viver em paz, ou então, vai ter que enfrentar a morte nos seus mais diversos tipos de violencia.

Belo Monte: TRT não aceita recurso de trabalhadores


Advogado dos trabalhadores não tem procuração para assinar recurso

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Pará - O Desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, do Tribunal Regional Eleitoral da 8ª Região, desconsiderou o recurso apresentado pelo advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav), que pedia revisão da decisão da Justiça sobre a legalidade da greve.

Segundo Sousa Franco, o advogado não tem procuração registrada no processo para assinar o recurso pelo sindicato e, por isso, não é habilitado para apresentar o recurso.

O desembargador considera que o Acordo Coletivo de Trabalho, estabelecido pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CNBM) e o Sintrapav em novembro de 2011, encontra-se em plena vigência e, por isso, não justifica a decisão de greve dos trabalhadores da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo Roginel Gobbo, do Sintrapav, a greve foi uma consequência de reinvidicações não atendidas. "Vamos aguardar o julgamento que vai decidir sobre a legalidade da greve, mas vamos entrar com um dissídio coletivo para discutir com a Justiça e o Consórcio Construtor Belo Monte sobre os reais motivos da greve, que envolve a cesta básica e a visita às nossas famílias", afirma Gobbo.

Gobbo explica que os trabalhadores não foram para o canteiro de obras no último dia 2, quando a Justiça tinha suspendido a liminar que permitia a greve, porque a empresa não disponibilizou transporte.

De acordo com a assessoria do Consórcio, todos os dias da greve, os ônibus de transporte dos trabalhadores circulavam normalmente. Iam em direção ao canteiro e voltaram quando os grevistas fechavam a passagem. Quanto à decisão da Justiça o CNBM não tem nada a dizer.

O julgamento ainda não foi agendado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

A greve

A paralisação dos trabalhadores durou 10 dias, entre 23 de abril e 2 de maio. Após negociação entre as partes, a justiça suspendeu a liminar concedida para a greve continuar. O desembargador considerou que não haviam indícios de violação do acordo com relação a cesta básica e visita à família durante a folga de campo, que se apresentam como as reivindicações dos trabalhadores.

Além disso, o desembargador levou em consideração que não existiam novos fatos que justificasse alteração do acordado pelas partes, motivo que tornou a greve abusiva. Sousa Franco concedeu a liminar e estabeleceu uma multa no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) por cada dia de paralisação, independente de eventuais reparações materiais e normais.

Foto:   Fonte: G1   Postador:  manancial de carajas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Canaã dos Carajás:  Giovanni Queiroz, presidente do PDT no Pará, pede imediata desfiliação do prefeito Anuar Alves


oficio anuar gabinete

Foto:  Arquivo manancial.  Fonte:  blog do ze dudu.   Postador:  manancial de carajas
PARAUAPEBAS:  PT/PMDB

Darci e Jader negociam aliança em Parauapebas

Quem esteve na festa de 24 anos de Parauapebas foi o senador paraense Jader Barbalho (PMDB). Jader atendeu convite feito pelo prefeito da cidade, Darci Lermen.
Quem pensa que foi só uma visita se enganou porque os dois falaram de política. Aliás, dizem que Jader e Darci firmaram aliança entre PT e PMDB para prefeito. O que não ficou claro foi se a cabeça de chapa terá Bel Mesquita (PMDB) ou Coutinho do PT.

Em Parauapebas dizem que a aliança inclui, dentre outras negociações, o apoio em Belém a Priante.

Foto:  sol de carajas.  Postador:  manancial de carajas

Liminar penaliza prefeita de Altamira, Odileida Sampaio 


Nesta terça-feira (8), foi publicado no jornal Diário do Pará (impresso de circulação estadual) que o Ministério público Federal pediu que a Justiça Federal aplique multa pessoal á prefeita de Altamira, Odileida Sampaio (PSDB), por desobediência á ordem judicial que mandou resolver graves problemas do hospital municipal.

 Liminar, a sentença é de fevereiro e até agora não foi observada melhoria no atendimento, que ficou pior depois do começo de Belo Monte. 

A multa é de R$ 1 mil reais por dia de descumprimento da sentença, contando a partir de 27 de fevereiro, quando a prefeitura foi oficialmente comunicada.
Mais de 70 mil reais de multa acumulados em nome de Odileida Sampaio.


Foto e Fonte:  Altamira Hoje com informações do Diário do Pará.  Postador:  manancial de carajas
Perigoso assaltante em fuga do MT é preso em Itaituba  

Paulo Donizetti considerado de alta periculosidade
Por via de mandado de busca e prisão expedido pela Comarca da cidade de Cuiabá (MT), assinado pelo juiz criminal José Arimatéia Neves, o Serviço Reservado da 2ª Seção Operacional da Polícia Militar do 10º Comando de Policiamento Regional do Tapajós (CPR-X), efetuou a prisão de Paulo Donizetti Cardinalli, 56, natural do Matogrosso.


Segundo o sargento que comandou a operação, a ordem judicial foi expedida em Cuiabá, mas foi encaminhada a Belém (PA), para, em seguida, ser enviada a Itaituba, onde foi cumprida depois de uma minuciosa investigação em torno da exata localização de Donizetti. “Nós fomos orientados a agir com cautela. Não tivemos acesso ao processo que tramita naquela Comarca em que constam as acusações contra esse cidadão, mas, pelo que tomamos conhecimento, trata-se de um elemento de alta periculosidade.

Por isso, a abordagem foi rápida e certeira”, relata o sargento. Paulo Donizetti Cardinalli foi encontrado no apartamento onde residia com a esposa, na travessa Victor Campos, centro de Itaituba, Oeste do Estado. Era por volta das 11h30 da manhã do último domingo (06). Ao receber voz de prisão, o homem não reagiu.

Na 19ª Seccional de Polícia, ao ser abordado pela reportagem, Donizetti demonstrou estar surpreso e disse, enfaticamente, que não sabia sequer por quê estava sendo preso. “Eu nunca tive problema nenhum com a Justiça. A única vez que tive um ‘probleminha’ foi quando eu fui parado em uma blitz com alguns trabalhadores na carroçaria da minha caminhonete, só isso. Fora isso, nada”, disse.

Por outro lado, uma fonte da polícia disse à reportagem que Donizetti estava na lista dos mais procurados do Matogrosso. Ele é suspeito de comandar mais de 50 assaltos a bancos, casas lotéricas e outros estabelecimentos de significativa movimentação financeira.

Mas essa informação é extra-oficial e, ao perguntar aos oficiais da PM se há algum fundo de verdade, ouvimos que “o caso está em processo de investigação e corre em segredo de Justiça”.Paulo Donizetti Cardinalli é identificado como construtor, especialista na construção e instalação de frigoríficos de médio e grande portes.Em Itaituba, ele foi o responsável pela instalação da parte técnica-operacional dos dois maiores frigoríficos da região. O suspeito está na cidade desde 2009, quando chegou com a esposa para trabalhar no primeiro frigorífico.

Atualmente, ele trabalhava no segundo na instalação dos equipamentos de abate e tratamento dos derivados de gado bovino. Segundo informou o delegado José Dias Bezerra, que recebeu o suspeito, ele deve ser transferido para o Matogrosso, mas permanece na Seccional aguardando uma vaga na cadeia pública local.

Foto e Fonte:  Portal Tapajoara   Postador:  manancial de carajas

STF não reconhece recurso de advogado e Bruno continua preso

Defesa do atleta tentava reverter a decisão do ministro Ayres Britto, que negou pedido de HC em favor ex-jogador

Bruno é acusado do desaparecimento de sua ex-amante Eliza Samudio, com quem teve um filho

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no final da tarde desta terça-feira (8), que não vai analisar recurso protocolado pela defesa do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes, acusado de mandar assassinar a ex-modelo Eliza Samudio, em 2010. A decisão foi tomada pelo grupo da Segunda Turma que é composto por cinco ministros.

A defesa tenta reverter decisão do ministro Carlos Ayres Britto, publicada em fevereiro deste ano. Na época, Britto rejeitou um pedido liminar de habeas corpus feito pelos advogados do ex-jogador. Mas, segundo o advogado do goleiro, Rui Caldas Pimenta, isso não atrapalha o pedido de habeas corpus que deve ser avaliado em três semanas. “Recusaram apenas um agravo contra uma liminar de dezembro. Mas isso foi bom, porque já estão olhando o processo”.

O advogado reiterou que o habeas corpus vai ser julgado com sustentação oral. “Eles não rejeitaram o pedido de liberdade. Que vai ser apenas daqui a alguns dias”. Os ministros envolvidos alegaram que a defesa não poderia ter recorrido da decisão provisória porque o habeas corpus ainda vai ser analisado.
A defesa de Bruno acredita que ele deve voltar a jogar pelo Flamengo. O clube carioca admite que pode reativar o contrato, que está suspenso desde a prisão do ex-jogador, dependendo do que a Justiça determinar.

Há quatro dias, Rui Caldas Pimenta afirmou que, nas próximas semanas, o jogador poderia ser liberado da prisão, dependendo dos argumentos que ele utilizasse perante os ministros do STF.
Nesta terça-feira, o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, afirmou que as portas do clube não estão fechadas para o atleta. “O contrato está apenas suspenso e, em tese, pode ser reativado”.

Em dezembro de 2010, Bruno foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão acusado de cárcere privado de Eliza Samudio, em 2009. O goleiro já cumpriu quase dois anos – mais de um terço da pena –, o que daria a ele a possibilidade de tentar a progressão de pena. “Um terço da pena já foi cumprido e o bom comportamento poderá resultar em uma condicional”, afirma Rui Pimenta.

Entenda o caso
A polícia prendeu sete pessoas e apreendeu um menor suspeitos de estarem envolvidos no desaparecimento da jovem Eliza Samudio, de 25 anos, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo. Eliza, que brigava na Justiça para que Bruno reconhecesse a paternidade do filho, desapareceu no início de junho de 2010. No dia 25 de junho, o filho da jovem foi encontrado na casa de uma amiga de Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ex-mulher de Bruno.

Após ouvir depoimento de dois suspeitos, a polícia concluiu que Eliza teria sido sequestrada com seu filho no Rio de Janeiro no dia 4 de junho e levada para Minas Gerais. Segundo a polícia, a jovem teria sido mantida com o filho no sítio de Bruno e, dias depois, teria sido morta na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o “Bola”, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Apesar de a polícia não ter encontrado o corpo de Eliza, o delegado que cuidava do caso concluiu que ela está morta.

Foto e Fonte: Hoje em Dia   Postador:  manancial de carajas

Eldorado: presos querem cumprir pena em quartel

Major José Maria Oliveira e Coronel Mário Pantoja foram condenados pelo massacre em Eldorado de Carajás

Major José Maria e Coronel Pantoja

O major da reserva da Polícia Militar do Pará, José Maria Oliveira, condenado a 158 anos e quatro meses como um dos líderes do massacre de 19 trabalhadores rurais sem terra, em abril de 1996, no município de Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense, apresentou-se na manhã desta terça-feira, no Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves, no município de Santa Isabel, para cumprir a pena.

Oliveira agora é vizinho de cela do coronel Mário Colares Pantoja, condenado no mesmo processo a 228 anos. Pantoja se apresentou ontem após tomar ciência do mandado de prisão expedido contra ele pelo juiz Edmar Pereira, da 1a Vara do Tribunal do Júri de Belém.

Oliveira estava acompanhado do advogado Arnaldo Gama e foi recebido pelo vice-diretor da penitenciária, capitão Leonardo Franco Costa. Segundo Gama, o oficial está “tranquilo”, pois já aguardava a decisão da justiça. Gama começou a se movimentar para conseguir a transferência do major para um quartel da PM, onde em razão da idade e de alguns problemas de saúde Oliveira teria condições de receber melhor tratamento do que na penitenciária. O benefício é previsto na legislação penal.

O advogado informou que no caso de Oliveira, ao contrário de Pantoja, ainda não há sentença com trânsito em julgado. Ou seja, ainda cabe um último recurso. Esse recurso é um pedido de habeas-corpus em favor do major que aguarda julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Estamos aguardando isso para entrar com outro recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse Gama.

Em entrevista ao grupo Estado, o advogado Roberto Lauria, defensor do coronel Pantoja, foi taxativo: “é preciso avaliar se o coronel pode cumprir a pena na penitenciária ao lado de outros presos e se ele não corre nenhum risco”. Para Lauria, seria necessário o sistema penal fazer um levantamento para saber se esse risco de fato existe e se não seria melhor transferir o coronel para um batalhão da PM.

“Eu já protocolei no mesmo dia da prisão do coronel, ao juizado da 1a Vara do Tribunal do Júri, o pedido para que ele seja transferido. No quartel a alimentação é diferenciada, não é a mesma fornecida pelo sistema penal, e o coronel tem direito a banho de sol”, informou Lauria, acrescentando que Pantoja possui curso superior, bons antecedentes, e “não foi expulso” da PM.

Foto e Fonte: Agência Estado   Postador:  manancial de carajas

FAB mapeia e destrói pistas ilegais na Amazônia

Pistas clandestinas de pouso e decolagem serão bombardeadas por aviões Super Tucano do Esquadrão Escorpião

Pista clandestina

Aviões Super Tucano do Esquadrão Escorpião, da base aérea de Boa Vista, vão bombardear nesta quarta duas pistas clandestinas de pouso e decolagem localizadas pela Operação Ágata 4, na Amazônia.
A Força Aérea identificou e mapeou 10 pistas ilegais – todas em reservas indígenas, dentro do Estado de Rondônia.

As duas mais movimentadas, ou que apresentam fator de risco, serão destruídas na ação desta manhã. As pistas clandestinas servem principalmente a garimpeiros. A inteligência da Polícia Federal sustenta que traficantes de drogas e contrabandistas de armas também utilizam as faixas, algumas das quais são bem conservadas e medem 1.500 metros.

Nesta terça, os aviões estavam sendo preparados, recebendo bombas livres de 2,2 metros e 230 quilos, carregadas com 87 quilos de trotil – poderoso explosivo cuja onda de choque se expande a 6.900 metros por segundo. A Aeronáutica adota um padrão para esse tipo de missão: quatro caças e mais um ou dois helicópteros para monitorar o bombardeio.

A neutralização dos pontos de apoio para aeronaves ilícitas já foi executada pelos pilotos do Esquadrão Escorpião. Em agosto de 2011 o time interditou, com oito bombas, um aeródromo fora da lei a 68,5 km de São Gabriel da Cachoeira (AM).

A Ágata 4 foi iniciada há uma semana e envolve cerca de 9 mil militares da Aeronáutica, da Marinha e do Exército. A área coberta é de 5,5 mil quilômetros, da foz do Rio Oiapoque, na linha de divisa com a Guiana Francesa, até o município de Cucuí, no Amazonas. O Comando Militar da Amazônia (CMA), de Manaus, chefia todo o procedimento.

Foto e Fonte:  Agência Estado   Postador:  manancial de carajas

Laisa corta relação com Yuri: ‘Não falo mais’


Ex-sister não engoliu romance de Yuri

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Laisa corta relação com Yuri: ‘Não falo mais’
Laisa ficou assustada com namoro do ex
 

Brasil - Laisa ainda não engoliu o novo romance de Yuri. Apesar de não querer mais falar do assunto, a ex-BBB se limitou a dizer que cortou relações com o goiano, com quem teve um namoro relâmpago, iniciado durante o reality.

- Não falo mais com o Yuri. Cada um no seu canto agora. Não existe mais minha relação com ele - disse a gaúcha, acrescentando que ficou “em choque” quando soube que Yuri estava de romance novo - Estou surpresa, pois ainda conversamos pelo telefone naquele dia e ele não me contou nada. desabafou.


Foto e Fonte: Extra   Postador:  manancial de carajas

Roubo de madeira apreendida é impedido em Santarém


Duas balsas e um empurrador utilizados na operação criminosa foram apreendidos

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Roubo de madeira apreendida é impedido em Santarém
Balsa com madeira apreendida
 

Santarém - O Ibama desarticulou um esquema para roubar e esquentar 2,1 mil m³ de madeira em tora (cerca de 100 caminhões cheios) apreendidos pelo instituto na região do rio Curuatinga, a cerca de 150 km de Santarém, no oeste do Pará. Na ação, que começou no final de abril e foi concluída nesta terça-feira (8), duas balsas e um empurrador utilizados na operação criminosa foram apreendidos. Os arrendatários das embarcações, além de multados em R$ 158 mil, vão responder a inquérito criminal na Polícia Federal pelo roubo do material apreendido.

Um plano de manejo florestal em Uruará, distante 150 km do Curuatinga — encarregado pelo esquema de emitir guias florestais fraudadas para "legalizar" a madeira roubada —, também foi identificado, autuado em R$ 400 mil e bloqueado no Sisflora (o sistema estadual que controla o comércio de produtos florestais no Pará). As duas madeireiras que receptariam a carga depois do esquentamento foram descobertas e poderão ser embargadas, depois de fiscalizadas.

Os 2,1 mil m³ de toras foram apreendidos em outubro de 2011, durante uma operação de combate ao desmatamento ilegal nas margens do rio. Elas estavam estocadas em esplanadas georreferenciadas na mata ciliar, aguardando a conclusão do processo administrativo que vai doar a madeira à Defesa Civil de Santarém.

No dia 27 de abril, os agentes do Ibama chegaram de helicóptero ao local e flagraram os criminosos roubando as toras, que eram carregadas nas balsas, com a ajuda de tratores e caminhões. Ao avistar a aeronave, os homens fugiram com as máquinas para o interior da mata. Uma das balsas, já carregada com 527 m3 da madeira roubada, também tentou escapar mas acabou interceptada a cerca de 10 km rio acima.

"As balsas tinham capacidade para transportar milhares de metros cúbicos de uma vez. Se não tivéssemos feito a ação naquele momento exato, hoje só haveria o rastro da madeira apreendida", diz o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santarém, Tiago Jara, que coordenou a ação.

Todos os envolvidos na tentativa de roubo e no esquema para o esquentamento dos produtos florestais apreendidos pelo Ibama foram denunciados à Polícia Federal.

Foto e Fonte: Ibama   Postador:  manancial de carajas

Pará vai cumprir Lei de Acesso à Informação


O projeto vai garantir mais transparência nos atos da administração pública

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Entra em vigor no próximo dia 16 a Lei de Acesso à Informação, medida que regulamenta as obrigações, procedimentos e prazos para a divulgação dos atos da administração pública. A legislação se aplica aos órgãos federais, estaduais, municipais e distritais, nas três esferas de poder – Executivo, Legislativo e Judiciário. A regulamentação deve ser publicada ainda está semana pelo governo federal e é com base nela que os Estados vão elaborar sua própria legislação para atender com rigor o que é previsto desde 1988 na Constituição Brasileira.

A Auditoria Geral do Estado (AGE) elaborou o projeto de lei para o cumprimento da lei e o enviou para trâmite na Secretaria de Estado de Administração (Sead). Além de estruturar a auditoria, incluindo a demanda de pessoal e outras necessidades, o projeto inclui a promoção de uma política de acesso à informação, inclusive com a criação de um Conselho de Transparencia e Controle. Nele também está prevista a transformação da AGE em Secretaria de Transparência e Controle.

“Além de controlar os gastos públicos, a secretaria terá a função de criar este canal com a sociedade, promovendo a transparência no âmbito do Poder Executivo”, explica o auditor geral do Estado, Roberto Amoras. Mesmo os órgãos que já têm canais de diálogo com a sociedade por meio das ouvidorias terão de se adequar à nova lei. As entidades devem cumprir o determinado pela legislação com a transparência ativa, divulgando as informações de maneira espontânea; e a transparência passiva, que consiste no atendimento da demanda especifica solicitada pelo cidadão.

Neste caso, o pedido não precisa ser justificado e o órgão tem até 20 dias para enviar uma resposta, prorrogáveis por mais dez dias. A informação deve ser apresentada de forma objetiva e os dados técnicos traduzidos em linguagem clara para o solicitante. A transparência ativa já será aplicada em alguns órgãos do Estado a partir do dia 16 deste mês.

Além das informações do Portal da Transparência, serão divulgadas informações sobre a lei de criação dos órgãos e como eles são compostos. “Estamos evoluindo na transparência ativa. Na transparência passiva será preciso uma preparação, com um veiculo central em que o cidadão poderá enviar sua demanda ou preencher um formulário. Tudo isso será regulamentado em decreto, após a publicação da lei federal”, explica Roberto Amoras.

A lei também classifica como exceção informações pessoais e sigilosas, sem a obrigatoriedade de divulgação pelo órgão, como, por exemplo, o sigilo fiscal e bancário, que já dispõem de leis específicas. No caso de informações reservadas, o prazo para divulgação é de cinco anos e das informações sigilosas, 25 anos. “A regra geral é que toda a informação é de guarda do ente público, mas de propriedade do cidadão. As exceções estão previstas na lei”, enfatiza Roberto Amoras.

Hoje 90 países têm leis de acesso à informação. O primeiro foi a Suécia, onde a lei vigora desde 1766. Segundo pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Colômbia foi o pais pioneiro na América Latina, quando implantou em 1888 o Código de Organização Politíca Municipal, permitindo ao cidadão solicitar documentos sob controle dos órgãos governamentais ou dos arquivos do governo.

Foto:  Fonte:  Fonte: Agência Pará   Postador:  manancial de carajas 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Operação Sentinela da PF apreende 27 quilos de cocaína em Santarém- PA 

 

 
Três traficantes presos com 27 Kg de droga escondida em pacotes de café e frascos de óleo. 
Em uma ação espetacular feita por agentes da Polícia Federal, em conjunto com membros da Força Nacional, foram apreendidos na manhã de hoje, (sexta-feira), cerca de vinte e sete quilos de drogas, pasta base de cocaína. 
 
A apreensão da droga na Operação “Sentinela” aconteceu em Óbidos, em um barco que saiu de Manaus. A droga estava disfarçada em pacotes de café e frascos de óleo para disfarçar o cheiro, mas o faro policial foi mais forte e a casa caiu na cabeça dos bandidos.
 
Junto com a droga foram presos três elementos, dois homens e uma mulher. A Polícia Federal, com equipe do delegado César Veloso, que prendeu os bandidos, não forneceu suas identidades, quem sabe preservando os supostos traficantes para investigações futuras, com objetivo de pegar outros envolvidos no crime do tráfico.

Mesmo assim a equipe RG 15/O Impacto estava em cima do lance quando aconteceu a apreensão das drogas e a prisão dos elementos que traziam o carregamento do mal. Belém deveria ser o roteiro final da droga que foi felizmente interceptada pela Polícia Federal em Santarém.

Foto e Fonte:  blog do junirribeiro com redação de Carlos Cruz - O Impacto.   Postador:  manancial de carajas

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...