sábado, 11 de maio de 2013


Nove municípios emitirão a CTPS informatizada
Superintendente do Trabalho no Pará, Odair Corrêa, diz que transição termina nesse ano

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará

Ainda em maio, mais nove municípios do Estado devem começar o processo de emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizadas. 

Servidores de outros municípios serão treinados no decorrer do ano para executar as alterações. No Pará, o novo modelo do documento está sendo emitido apenas no Ministério do Trabalho, na capital, por enquanto. Mesmo assim, o modelo manual continua valendo.

De acordo com o Superintendente do Trabalho no Pará, Odair Corrêa, acredita que a transição termine nesse ano. “Planejamos que até o final do ano todos os municípios possam emitir a nova carteira. No ano que vem também devemos parar de emitir o modelo manual”, afirma.



NOSSA HOMENAGEM!  Manancial

Dezessete municípios das regiões sul e sudeste aniversariando neste mês

São 17 o numero oficial dos municípios da região sul do Pará, que estão aniversariando em maio deste ano. Sete desses comemoraram suas emancipações no dia 10 e os demais, agora dia 13.

Moraes Filho da redação do manancial de Carajás

A FOTO É DE O LIBERAL
Os municípios de Parauapebas, Tailândia, Curionópolis, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e São Geraldo do Araguaia completaram na sexta-feira, 10, 25 anos de emancipação.

Todos os municípios aniversariantes foram criados através da Lei Estadual datadas de 10 de maio de 1988 e foram desmembrados de outros municípios. Bom Jesus e Brejo Grande foram desmembrados de São João do Araguaia. 

Parauapebas e Curionópolis foram desmembrados do município de Marabá.  Santa Maria das Barreiras foi desmembrada de Santana do Araguaia. São Geraldo do Araguaia foi criado despois de ser desmembrado do município de Xinguara. Já o município de Tailândia foi desmembrado da cidade de Acará.   

Nove municípios emitirão a CTPS informatizada
Superintendente do Trabalho no Pará, Odair Corrêa, diz que transição termina nesse ano

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará
 
Odair Corrêa
Ainda em maio, mais nove municípios do Estado devem começar o processo de emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizadas. Servidores de outros municípios serão treinados no decorrer do ano para executar as alterações. No Pará, o novo modelo do documento está sendo emitido apenas no Ministério do Trabalho, na capital, por enquanto. Mesmo assim, o modelo manual continua valendo.

De acordo com o Superintendente do Trabalho no Pará, Odair Corrêa, acredita que a transição termine nesse ano. “Planejamos que até o final do ano todos os municípios possam emitir a nova carteira. No ano que vem também devemos parar de emitir o modelo manual”, afirma.

As vantagens de informatizar o processo são especificas, a principal está na segurança, pois ela traz novos mecanismos contra fraudes. “A CTPS informatizada não pode ser alterada, com isso evitamos o uso indevido dela. Para quem não tem o PIS, ele é gerado automaticamente, além do que ela agrega todas as informações documentais do cidadão”, comenta.

O documento é produzido em papel de segurança e vem com um plástico autoadesivo inviolável para proteger as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que são os dados mais visados por falsificadores. A carteira permite também que seja feita uma consulta do histórico do trabalhador, do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do direito ao abono salarial e do seguro-desemprego.

A versão informatizada custa R$ 1,80, preço mais vantajoso que a versão manual, que custa R$ 2,40. As informações pessoais do trabalhador e a fotografia são impressas no documento no momento da emissão, o que inviabiliza a falsificação e a adulteração de dados.

O objetivo é dificultar rasuras e evitar golpes financeiros, como as fraudes contra o seguro-desemprego, o fundo de garantia e a previdência social. De acordo com o Superintendente, há uma prioridade de atendimento. “Vamos atender principalmente a juventude, nesse primeiro momento. Quem já tem a sua na versão antiga não pode trocar, porque ela ainda vale, a não ser no caso de ela ser totalmente preenchida ou de roubo”, explica.


sexta-feira, 10 de maio de 2013


Começa a grande festa em comemoração ao 31º Aniversário de Xinguara


Para comemorar os 31 anos de emancipação politica e administrativa, (13 de maio de 1982) a prefeitura municipal de Xinguara preparou uma grande festa que será realizada na Praça Vitoria Regia aberta ao público.

A solenidade de abertura acontece nesta sexta-feira (10) de maio com a presença de autoridades do município e região.

Um grande palco montado para receber vários artistas que se apresentarão nas quatro noites de festa. As barracas dos vendedores ambulantes estão quase todas montadas prontas para o trabalho.

O prefeito Osvaldinho Assunção, disse que espera contar com a participação de toda a população de Xinguara para comemorar o 31º aniversario da cidade.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

Dia 10/05 (Sexta-feira)
20horas - Noite cultural e artistas da terra.
23:30horas - Pronunciamento do Prefeito Municipal
00:00horas - Edvan Viola e Banda

Dia 11/05 (Sábado)
19 às 22:00horas: Espaço Cultural Palco Central
19horas: Revitalização da Rodoviária
20horas: Abertura Motocross - Pista municipal de Motocross
22:30horas: Pronunciamento das Autoridades presentes.
00:00horas: Show com a Banda Chiclete com Banana Cover.

Dia 12/05 (Domingo)
08horas: Maratona e Ciclismo na Praça Vitória Régia
20horas: Bingo das Mães
22:00horas: Pronunciamento das Autoridades
00:00horas: Queima de fogos e Grande Show com a Dupla Di Paulo e Paulino.

Dia 13/05 (Segunda-Feira)
06horas (manhã): Alvorada
16horas: Entrega da Premiação dos Jogos Abertos e logo após os Parabéns aos 31º Aniversário de Emancipação Político Administrativo de Xinguara com o bolo de aniversario.
17horas: Apresentação de varias bandas gospel
19:00horas: Abertura da programação do Conselho de Pastores de Xinguara
20:30horas: Pronunciamento do Prefeito e logo após Show Gospel com Nívea Soares e Banda.


quinta-feira, 9 de maio de 2013


Paciente entra no Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém e efetua cinco tiros em medico

Elionaldo Silva afirmou, na Delegacia, que pediu permissão a Deus para matar o médico Edson Filho. Atentado no Hospital Regional – Paciente desferiu seis tiros e cinco atingiram o médico Edson Filho.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações RG 15/ Manoel Cardoso

Elionaldo dos Santos Silva confessou que veio para matar o médico
 Servidores e pacientes passaram por momentos de pânico e terror na manhã desta quinta-feira, 09, no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém. O agricultor Elionaldo dos Santos Silva, de 30 anos, natural do município de Rurópolis, adentrou por volta de 10h20, nas dependências do HRBA e, após chegar ao consultório do médico Edson Ferreira Filho, desferiu seis tiros de revólver calibre 38, no médico.
 
Arma usada no crime
Durante a ação do franco atirador, o médico Edson Ferreira Filho foi atingido com cinco tiros, entre os quais, dois atingiram os ombros esquerdo e direito, um tiro atingiu o braço, outro atingiu o pulmão.  O quinto tiro acertou o peito do médico, o qual teve a coluna comprometida, por conta do projétil.
 
Dr. Édson Filho - Diretor Clínico do HRBA
Uma fonte informou que a situação do médico até agora é estável, mas corre sérios riscos de ficar paraplégico. O comandante do grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO), capitão Wilton Chaves, conta que havia uma viatura próxima ao Hospital Regional quando foi realizada uma ligação para o serviço 190, do Núcleo Integrado de Operações (NIOP).
 
Elionaldo pediu permissão a deus para matar médico 
Após chegar ao local, a Polícia Militar prendeu em flagrante Elionaldo Silva. Ele foi conduzido para a 16ª Seccional da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. 

Em depoimento, Elionaldo disse que sofre de problemas e, que há cerca de 10 anos conhece o médico Edson Filho, o qual teria prometido que lhe curaria da doença. Como a cura não veio, Elionaldo afirma que programou o crime e veio de Rurópolis especialmente para assassinar o médio. Ele afirmou que pediu permissão a Deus para matar o médico Edson Ferreira.

terça-feira, 7 de maio de 2013


Filha de PC Farias diz a júri que pai queria romper namoro com Suzana

Ingrid Farias prestou depoimento como testemunha nesta terça em Maceió. Quatro seguranças são réus pela morte de PC Farias e Suzana Marcolino.

Moras Filho da redação do Manancial de Carajuás, com informações do G1

Ingrid Farias foi a última testemunha
a depor no segundo dia de julgamento do caso
PC Farias. (Foto: Jonathan Lins/G1)
Ingrid Farias, filha de Paulo César Farias, afirmou nesta terça-feira (7) que o pai queria terminar o namoro com Suzana Marcolino. Ela testemunhou no júri de quatro policiais acusados pela morte do empresário e da namorada, ocorrida em junho de 1996.

Ingrid disse que tinha 14 anos quando perdeu a mãe e 16 anos quando perdeu o pai. Morando na Suíça à época, ela diz que conheceu Suzana Marcolino e que, pouco antes do crime, ouviu do pai que ele “queria acabar porque não estava muito feliz”.

O segundo dia de júri popular do caso começou às 8h50.  PC Farias e Suzana Marcolino foram encontrados mortos em 23 de junho de 1996, na casa de praia de Guaxuma.
 
O casal PC Farias e Suzana foi morto dentro do quarto
Terceira testemunha ouvida, o irmão de PC Farias, Augusto César Cavalcante Farias disse que está convencido de que os réus são inocentes e negou ser o mandante do crime. "Nunca imaginei vir pra essa terra e ser imputado pela morte de meu irmão, meu pai”, afirmou.

Ele também negou ter concluído, logo que viu o corpo de PC Farias na cama, que Suzana Marcolino tinha assassinado seu irmão e em seguida se matado.


Xinguara prepara o maior evento de motocross

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Edmar Brito

A pista de Motocross de Xinguara será inaugurada no sábado dia 11 de maio, a partir das 14 horas, com corridas disputadas em cinco categorias. Segundo o presidente da Associação de motocross de Xinguara, Luiz André Tavares, grandes pilotos do motocross nacional já confirmaram presenças ao evento. “Os pilotos vem de Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Piauí, Mato Grosso e Maranhão, sem contar os pilotos de nossa região. Essa será a maior corrida de Motocross que Xinguara já recebeu”, disse André. A pista já está toda iluminada, pronta para o evento. 
Os pilotos farão um treino de reconhecimento da  pista na na sexta-feira, véspera da corrida. A premiação para os primeiros colocados de cada categoria será de doze mil reais.

Secretário discute com Lideranças do Sul do Pará projetos para Agricultura e Pecuária

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Prefeito Adelar (Tucumã), Angela e Maguila (prefeito e vice de Ourilândia e Hildegardo 
O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, se reuniu no final de semana com prefeitos e agricultores do sul do Pará, para discutir as necessidades, demandas e os projetos para as áreas de agricultura e pecuária na região, voltados ao incremento da produção de alimentos, ao agronegócio e à agricultura familiar.

No município de Redenção, Hildegardo Nunes conversou com líderes de agricultores de Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Redenção, e ouviu as reivindicações de cada Prefeitura.


Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) também participaram do encontro.

A iniciativa deu continuidade ao projeto Caravana da Produção, promovido pela Sagri, que esteve em 2011 no sul do Estado. Em 2013, o secretário retornou à região para conhecer as necessidades dos novos prefeitos e secretários municipais de Agricultura. “É preciso conversar e ouvir as reivindicações dos gestores e ver o que será possível fazer para atender a cada um dos municípios em suas particularidades”, declarou o secretário.

As principais demandas da região estão relacionadas às necessidades de melhorar a bacia leiteira, incentivar a piscicultura e a apicultura, ao fornecimento de calcário para corrigir a acidez do solo, à introdução da agricultura mecanizada, ao calendário agrícola, à oferta de sementes para o plantio, ao apoio à lavoura comunitária, à melhoria do acesso às estradas para garantir o escoamento da produção, e às necessidades específicas de cada município.

A secretária de Agricultura de Santana do Araguaia, Franciele Brandão, informou que o município produz 30 mil litros de leite/dia e ainda não tem um laticínio para atender a essa demanda. “Precisamos investir no fortalecimento da nossa bacia leiteira, e para isso é necessário ter investimento de empresas e o apoio do governo”, declarou a secretária.

Cadeias produtivas - O prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, sugeriu a criação de projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas, a fim de evitar a migração dos agricultores para as cidades em busca de emprego, por não conseguirem sobreviver no campo. “Esse encontro nos motiva como gestor, porque a partir do momento em que o secretário acompanha a nossa realidade, é feito um diagnóstico da real situação da região. Com certeza é dado mais um esforço, mais um empenho para colaborar com os nossos projetos na área rural”, ressaltou o prefeito.

Na Câmara de Vereadores de Pau D’Arco, Hildegardo Nunes se comprometeu com o prefeito Maurício Cavalcante a doar uma patrulha agrícola, composta de trator, grade, carretinha e roçadeira, que vai preparar a área para o plantio.

Outros cinco prefeitos da região foram atendidos pelo secretário na Câmara Municipal de Ourilândia do Norte, para a discussão sobre agronegócio. “Nós já temos o projeto Casulo, com 40 famílias produzindo cacau, feijão, arroz, milho, banana e hortaliças, mas é necessário implantar o projeto em todos os assentamentos”, frisou o prefeito Maurílio Gomes, de Ourilândia, que lamentou ter deixado a produção agrícola em segundo plano para atender a demanda de minério.

“A região produtiva da PA-179 deve ser fortalecida, pois dispõe de boas terras, um bom clima e boa gente para trabalhar”, declarou Hildegardo Nunes, que na ocasião recebeu o título de Cidadão Ourilandense, proposto pelo vereador José de Arimatéia.

O secretário entregou uma patrulha mecanizada à Prefeitura de Tucumã, e incentivou o prefeito Adelar Pelegrini a investir no cultivo do cacau como alternativa econômica para o município. Depois de visitar os assentamentos Maria Preta e União, Hildegardo se reuniu com produtores rurais do município.

A agenda de trabalho do secretário foi encerrada em Xinguara, onde ele lançou o projeto experimental “Vaca cheia”, no qual os produtores terão o apoio dos governos municipal e estadual para inseminar o gado, e assim aumentar a produção. O secretário participou, ainda, de um dia de campo na fazenda Santa Rosa, onde falou sobre produção de milho e suas propriedades de produção e manejo.



Governo do Estado do Pará vai atender solicitação da Prefeitura de Tucumã para Investimento em Obras

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior/ Ascom Prefeitura de Tucumã) 

Adelar Pelegrini Prefeito de Tucumã  município que integra a região do Araguaia, volta do encontro realizado com prefeitos das regiões Carajás e Araguaia em Parauapebas com o Governador do Estado do Pará, Simão Jatene e equipe de governo bem otimista na solicitações de investimentos para beneficiar a população do município.

Os prefeitos destacaram a importância das obras que o governo está fazendo na região, como a reconstrução da rodovia PA-275, que tem 67 quilômetros, obra que deverá ser entregue ainda neste primeiro semestre.

Os gestores também citaram a rodovia PA-279, que com seus 260 quilômetros é a principal ligação entre os municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucumã. A estrada está recebendo asfalto pela primeira vez no trecho entre Tucumã e São Félix do Xingu - um investimento de R$ 37 milhões.

Em entrevista a emissora de Rádio Terra FM, Adelar Pelegrini acompanhado do presidente da Câmara, Vereador Savanas, Secretários de Infra Estrutura Carlos Junior das Neves “Paragados”, Saúde Helder Bellafronte e vereadores da base aliada do governo municipal deram mais informações do encontro com o Governador Simão Jatene.

Os pleitos solicitados pelas as autoridades ao Governo do Estado foram: Recursos para a construção da Praça Ronan Magalhães, Duplicação da P A 279 trechos que compreende as cidades de Tucumã a Ourilândia do Norte totalizando 10 km de asfalto, elevando a 04 pistas, solicitação de um convênio para recuperação de estradas vicinais e pontes, construção do prédio do prédio do Poder Legislativo, construção de uma quadra poliesportiva na Agrovila do Cuca, contratação de professores e vice – diretores para a Escola Estadual Geraldo Ângelo Pereira e mais 05 km de pavimentação asfaltica o que vai totalizar 15 km ao todo.

Das demandas de imediato o Governo do Estado vai atender duas das prioridades, sendo a primeira delas e a duplicação da rodovia estadual no perímetro urbano entre Tucumã e Ourilândia do Norte já está autorizado um termo aditivo no contrato da empresa que venceu a licitação que está concluindo a recuperação da P A 279 a medida visa dar segurança ao trânsito.

A segunda prioridade que vai ser atendida pelo o Governo do Estado no município de Tucumã e a implantação do “Programa Asfalto na Cidade” sendo que as obras de 10 km estão prevista para iniciar já na próxima semana. A prefeitura de Tucumã entrou com a parceria de fazer o meio fio e a sarjeta.


Adepará fecha matadouros e preço da carne sobe

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás com informações de Otávio Araujo

Imagem ilustradtiva - Divulgação
Uma ação que contou com a participação de integrantes do Ministério Público Federal e Estadual e técnicos da Adepará, de Belém, e ainda integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, atendendo uma determinação do Ministério da Agricultara e da Saúde, fechou matadouros de gado nos municípios do sul do Pará.

Os municípios que tiveram o maior número de matadouros fechados foram Santana do Araguaia, Xinguara e Redenção.

De acordo com o diretor da Adepará, em Redenção, Norman Rolim Dantas, os matadouros que foram fechados não cumpriram as determinações do Ministério da Agricultura que há mais de 3 anos havia estabelecido um prazo para que todos os matadouros se adequassem as normas de higiene e sanitárias estabelecidas pelo ministério.

Ainda de acordo com Normam, foram encontradas várias irregularidades que contribuíram para o fechamento dos matadouros, como a falta de inscrição de alguns matadouros junto aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal, e ainda o abate de animais sem a emissão de Guia de Transporte Animal-GTA que revela a procedência do animal.

Normam disse que mesmo a cidade de Redenção tendo um frigorifico que exporta carne de qualidade para vários estados brasileiro, a população local ainda se alimenta de carne bovina sem procedência e até mesmo sem o selo do Serviço de Inspeção Federa- SIF.

Com o fechamento dos matadouros em Redenção, os açougues de supermercados, estão sendo abastecidos com carne de Conceição do Araguaia, distante 100 quilômetros.

Com isso a população passou a pagar mais caro pelo quilo da carne. Antes o quilo de carde de primeira era vendido a 12 reais, agora o consumidor tem que pagar em torno de 15 reais.

Ainda não há uma previsão de quando os matadouros vão voltar a funcionar em Redenção.  


Polícia divulga dados sobre fraudes no Detran
                                             
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará

A Polícia Civil do Pará realizou na tarde desta terça-feira (7), uma coletiva de imprensa para tratar sobre a operação "Blitz", realizada desde a manhã de hoje, que emitiu mandados de prisão à 69 pessoas por fraudes na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dos indiciados, 30 são servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), incluindo o Procurador Geral do órgão, Paulo Roberto Braga de Oliveira Bentes, e 39 pessoas ligadas a emissão de carteira, como trabalhadores de auto escolas.
Polícia Civil realiza coletiva e divulga dados de fraudes  
no Detran/PA (Foto: Daniel Costa/DOL) 
Pelo menos 36 pessoas já foram detidas. A polícia ainda realizou 86 mandados de busca e apreensão à prédios do órgão de todo o Pará.

A operação foi realizada em Belém, Ananindeua, Bragança, Capanema, Cametá, Moju, Castanhal, Abaetetuba, Paragominas, Tomé-Açu e Conceição do Araguaia, além de Manaus, no Estado do Amazonas.

A polícia estima que o esquema criminoso vem ocorrendo há cerca de cinco anos. As investigações começaram em 2012, após a polícia identificar indícios de fraude. A polícia não divulgou o número de fraudes, mas segundo o delegado Geral do Pará, Rilmar Firmino, o município de Abaetetuba foi campeão na emissão de CNH falsas.
 
Segundo delegado Rilmar Firmino, pelo menos 36 pessoas 
foram presas na operação "Blitz" (Foto: Daniel Costa/DOL)
Segundo Firmino, os preços cobrados pelas fraudes variavam de R$ 1,2 mil a R$ 4 mil. Ele afirma que graças ao esquema, de cada 10 carteiras solicitadas, nove eram aprovadas, enquanto que na média nacional apenas quatro são emitidas a cada dez envios. O esquema ainda permitia que os usuários tirassem na primeira habilitação a carteira tipo “D”, que permite dirigir veículos de grande porte.

Leia mais: Presos 34 envolvidos no escândalo do Detran

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Pedido de CPI do Detran será entregue amanhã à AL

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará

Foto: Marco Santos
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL), Márcio Miranda (DEM), deve receber amanhã o abaixo-assinado com cerca de 20 mil assinaturas pedindo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de corrupção no Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA).

A necessidade de transparência na aplicação do dinheiro público foi o que motivou a bióloga Raquel Gonçalves, 30, a registrar a assinatura no abaixo- assinado para pressionar a AL a instalar a CPI que visa apurar supostas irregularidades de desvio de recursos para custear o time de futebol Santa Cruz da Vila de Cuiarana, de Salinópolis, presidido pelo senador Mário Couto (PSDB), comandante político do órgão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-PA (Sindetran), Elison Oliveira, 80% das pessoas abordadas na movimentação corpo a corpo aprova a instalação imediata da CPI da Corrupção do Detran. “Elas acreditam que tem que passar a limpo essa questão do Detran, conhecido pelo senso comum pela prestação de serviço precária, que pode ser modificada”.

“Quando foi protocolado o ofício solicitando a instalação da CPI, o presidente da AL disse que acolheria o abaixo-assinado como expressão da vontade popular, e, baseado nesse comprometimento verbal, vamos entregar na terça-feira as assinaturas”, garantiu Oliveira. A mobilização para pressionar o poder legislativo chegou à internet.

O abaixo-assinado foi cadastrado no site nacional Petição Pública, onde é possível fazer a assinatura online. Os interessados também podem acessar o site do sindicato (http://sindetranpa.org.br/images/artigos/Abaixo-Assinado_2.pdf) e assinar o manifesto eletrônico, que será anexado às assinaturas e entregue a Miranda, amanhã.

ASSEMBLEIA GERAL
Na próxima quinta- feira (9) os servidores do Detran-PA vão realizar nova assembleia geral para deliberar sobre um possível retorno do movimento de paralisação. Caso os dois projetos de interesse dos servidores do órgão não sejam entregues à AL – um que dispõe acerca do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR) e outro que pede adicional de risco de vida para os 330 agentes de fiscalização do Detran-PA – os funcionários antecipam que poderão paralisar as atividades novamente.

A última paralisação durou oito dias. Os servidores pedem melhores condições de trabalho, instalação do PCCR, reajuste salarial, adicional de risco de vida e concurso público. O recolhimento de assinaturas iniciou no dia 28 de abril.
Duas mil assinaturas na Feira do Livro

Em pouco mais de três horas de manifestação na Feira do Livro, no Hangar, no final da tarde do último sábado (4), foram coletadas mais de duas mil assinaturas no abaixo-assinado de apoio à CPI do Detran pelos funcionários do órgão. A manifestação começou por volta das 16h, no hall de entrada do Hangar, e se estendeu até às 19h.

A DENÚNCIA
O caso de desvios de recursos no Detran para o pagamento de jogadores do Santa Cruz veio à tona através de denúncia publicada pelo DIÁRIO na edição do último dia 21 de abril - que mostrou a contratação de esposas de jogadores do clube de futebol na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Salinópolis. A suspeita é de que o clube fundado pelo senador Mário Couto (PSDB) estaria sendo custeado pelos recursos públicos provenientes do órgão.

Uma das mulheres dos jogadores, inclusive, dirige o órgão. O esquema teria 18 pessoas como laranjas para inflar a folha de pagamento do time de Mário Couto, cujos jogadores recebem salários bem acima da média do futebol paraense. A denúncia do DIÁRIO mostra que há contratados no esquema fraudulento montado pelo senador no Detran que nem residem no Pará, mas usufruem do dinheiro público como se trabalhassem no órgão.

O dinheiro seria desviado através de beneficiárias que são mulheres dos jogadores do Santa Cruz: Elizabeth Thamires de Souza Cordovil, esposa do volante Mael, diretora do Ciretran em Salinas nomeada por Couto. Viviane Freitas, esposa de Balão, também é outra funcionária do órgão que participaria do esquema, além de Luiza Elaine Abronheiro Barros, esposa do jogador Tiago Souza, e Thuana Pícoli Floriano da Silva, esposa de outro jogador, Thiago Floriano.

O pedido de CPI objetiva investigar as denúncias sobre a natureza dos recursos empregados por Mário Couto no Santa Cruz. Desde que o clube foi criado, surgem perguntas sobre a origem do dinheiro (cerca de R$ 5 milhões) para a construção de estádio, área administrativa, salão de recepções e alojamentos.

Além disso, permanece misteriosa a fórmula para pagar a folha de salários, estimada em R$ 400 mil, sem que o clube tenha patrocínios ou arrecadações que garantam receita. Oficialmente, a única fonte de recursos é o salário do próprio senador Mário Couto – cerca de R$ 17 mil.



Condenados no mensalão recorrem ao Supremo

João Paulo Cunha e Delúbio Soares apresentaram recursos contra as penas definidas pelo STF 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da  Agência Brasil

João Paulo Cunha e Delúbio Soares
Condenados no julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-deputado federal Romeu Queiroz apresentaram recursos hoje (2) contra as penas definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 25 condenados, dez já recorreram da sentença. O prazo para apresentação de recursos termina hoje.

Cunha foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Soares foi condenado a oito anos e 11 meses por formação de quadrilha e corrupção ativa. Já Queiroz recebeu pena de seis anos e seis meses de detenção por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os recursos serão julgados pelo plenário da Suprema Corte, mas a data para que isso ocorra ainda não foi estabelecida.

Concluído em dezembro do ano passado, após mais de quatro meses de trabalho, o julgamento do mensalão é o maior de toda a história do STF. Além do impacto político, a complexidade da ação penal decorreu da própria estrutura do processo. Originalmente com 40 réus, a ação produziu mais de 50 mil páginas e demandou a oitiva de 600 testemunhas. O julgamento durou 53 sessões e consumiu 204 horas de funcionamento do plenário, monopolizando o trabalho do STF no segundo semestre de 2012. Em geral, a Corte leva até quatro sessões para julgar casos mais complexos.

Dos 40 réus iniciais, três não chegaram a passar por julgamento. Dos 37 que foram julgados, 25 foram condenados e 12 absolvidos. A Corte decidiu que 11 deles devem cumprir a pena em regime inicialmente fechado, 11 em regime semiaberto, um em regime aberto e dois tiveram a pena substituída por medidas restritivas de direito, como pagamento de multa e proibição de exercício de função pública. Ao todo, as condenações somaram 273 anos, três meses e quatro dias de prisão, e as multas superaram R$ 20 milhões em valores ainda não atualizados.

O acórdão completo da Ação Penal 470, o chamado processo do mensalão, foi divulgado no último dia 22. As mais de 8 mil páginas disponibilizadas pelo STF contêm as decisões, os votos e a reprodução dos debates travados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento.

É com base no acórdão que os advogados dos réus elaboram os recursos contra as sentenças condenatórias. Recursos mais simples, como os chamados embargos de declaração, cujo prazo de entrega se encerra hoje, são usados para esclarecer pontos da decisão. Alguns advogados usam esse recurso para tentar alterar o teor das decisões, mas isso raramente acontece no STF, já que os ministros entendem que os embargos declaratórios servem apenas para pequenos ajustes.

Já os embargos infringentes permitem nova análise da decisão. Segundo o Regimento Interno do STF, eles só podem ser usados quando existem ao menos quatro votos pela absolvição. Mesmo previsto na norma interna do Supremo, o uso do recurso não é plenamente aceito entre os ministros, pois alguns acreditam que a ferramenta foi suprimida pela legislação comum.


TSE ignora mensalão e aprova contabilidade do PT
Tribunal aprovou as contas de 2003 do diretório nacional e analisa recomendação para aprovar as de 2004
 
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo

Justiça
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou as contas de 2003 do diretório nacional do PT e analisa uma recomendação para aprovar as de 2004, desprezando irregularidades que o processo do mensalão apontou nas finanças do partido nos dois anos.

Para que isso ocorresse, o tribunal concentrou sua análise na contabilidade do partido e deixou de lado mais de R$ 58 milhões movimentados fora dos seus livros, cujo destino foi dissecado nas investigações que levaram à condenação de vários ex-dirigentes petistas no julgamento do mensalão, no ano passado.

Apesar da aprovação das contas, os processos seguem abertos porque o PT recorreu de multas aplicadas por causa de outras irregularidades.

A decisão que aprovou as contas de 2003 foi dada pela ministra Cármen Lúcia em junho de 2010, no início da campanha presidencial daquele ano. O despacho foi registrado semanas depois no Diário de Justiça eletrônico.

Ao contrário do que é costume no TSE, não houve nesse caso nenhuma divulgação da decisão para a imprensa.

A ministra impôs, porém, multa de R$ 180 mil ao PT, por falhas na aplicação de recursos do Fundo Partidário.

Os partidos têm que prestar contas ao TSE uma vez por ano, entregando documentos sobre sua contabilidade e comprovantes de seus gastos.

Em caso de rejeição das contas, o TSE pode suspender os repasses do Fundo Partidário, que é formado por dinheiro público e é hoje uma das maiores fontes de recursos dos partidos políticos brasileiros. O PT recebeu R$ 53 milhões do fundo em 2012.

O esquema do mensalão funcionou do início de 2003 a junho de 2005. No julgamento do ano passado, o Supremo Tribunal Federal concluiu que ele foi alimentado por empréstimos bancários fraudulentos e recursos desviados do Banco do Brasil e da Câmara dos Deputados.

Em 2003, o PT recebeu R$ 5,4 milhões dos bancos Rural e BMG. Em 2003 e 2004, agências de propaganda do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do esquema, receberam R$ 58,2 milhões em empréstimos, mais R$ 77,8 milhões que teriam sido desviados do Banco do Brasil e da Câmara.

O dinheiro foi distribuído por Valério a políticos indicados pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, mas ao analisar as contas do partido o TSE só considerou as entradas e saídas da contabilidade do PT.

No processo de 2004, uma nota da área técnica do tribunal deixou isso explícito: “Não foram objeto de análise quaisquer movimentações de recursos não declarados, apesar de constar na denúncia irregularidades financeiras, importando inclusive em práticas de movimentações de recursos à margem da contabilidade e das contas bancárias oficiais do partido, [...] bem como do resultado da apuração da CPI dos Correios [que investigou o mensalão]“.

A área técnica pediu a aprovação com ressalvas, após rever um parecer que havia recomendado a rejeição das contas. O então ministro Hamilton Carvalhido estabeleceu multa de R$ 424 mil por mau uso do Fundo Partidário. O PT recorreu da multa.

No processo de 2003, os técnicos também mudaram de opinião. Por três vezes, pediram a rejeição das contas, mas depois aceitaram as explicações do partido para algumas falhas e aprovaram as contas do PT com ressalvas.

O resultado dos processos de 2003 e 2004 contrasta com o das contas de 2005. Neste caso, os técnicos encarregados se valeram de investigações da Receita Federal e da CPI dos Correios para propor a rejeição das contas do PT.

O parecer foi aprovado pelo TSE no ano passado. A decisão, que levou à suspensão dos repasses do Fundo Partidário para o PT por um mês, foi divulgada pelo tribunal.

O PP, um dos partidos que recebeu recursos do mensalão, também teve suas contas de 2003 aprovadas. As contas do antigo PL, hoje PR, foram rejeitadas pelo tribunal.                    

OUTRO LADO

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou no despacho em que aprovou as contas do diretório nacional do PT de 2003 que decidiu “nos termos sugeridos pela Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias” do tribunal.

No voto, a ministra escreveu ainda que “compete ao relator decidir monocraticamente pedidos dessa natureza, desde que haja informação da referida coordenadoria pela aprovação das contas com ou sem ressalvas”.

“A unidade técnica analisou a documentação apresentada pelo partido e, com base nos princípios da relevância, materialidade e proporcionalidade, concluiu pela aprovação, com ressalvas, da prestação de contas”, escreveu a ministra.

A Folha encaminhou perguntas específicas sobre o processo à ministra e ao tribunal, por meio da assessoria de comunicação do TSE, na última quinta à noite, mas não obteve reposta.

O tribunal afirmou que o prazo dado pelo jornal “foi impossível de ser cumprido”.Segundo a assessoria do TSE, as perguntas da reportagem foram reencaminhadas à ministra, mas não foi produzida uma resposta “por impossibilidade das agendas”.

O diretório nacional do PT disse que não iria se manifestar. Ao TSE, o partido argumentou que a análise das contas partidárias tem que ser técnica e não poderia trazer elementos exteriores à prestação de contas.

A assessoria jurídica do PT afirmou ao tribunal que “não cabe à Justiça Eleitoral fazer questionamentos sobre questões fiscais e tributárias cuja responsabilidade pela análise e aplicação de eventuais sanções é da Receita”.

Procurado pela Folha, o ex-ministro do TSE Hamilton Carvalhido não foi localizado. Ao aplicar a multa no PT pelas contas de 2004, disse seguir recomendação da área técnica do tribunal.

Ele não chegou a deliberar sobre aprovação ou reprovação das contas.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...