sexta-feira, 23 de maio de 2014

GREVE DOS PROFESSORES

Prefeitura de Xinguara se manifesta sobre greve

Quinta-Feira, 22/05/2014, 17:45:23 - Atualizado em 22/05/2014, 18:00:41

A Prefeitura de Xinguara, sul do Pará, se manifestou na tarde desta quinta-feira (22) sobre a greve dos professores que está ocorrendo no município. “Entendemos a busca por melhorias salariais como legítima, porém estamos realizando o possível para resolver a situação, ficando claro que a proposta apresentada pela prefeitura  está atendendo as leis federal e municipal e possibilitando a manutenção dos salários em dia. Apesar da greve desde o inicio da administração não tivemos um dia de atraso no pagamento dos funcionários públicos”, esclareceu Vilmones da Silva, secretário de educação.

Na manhã desta quinta-feira (22), um grupo de professores interditou a BR-155. O movimento grevista solicita da administração municipal um reajuste salarial de 10,4%, a proposta do governo municipal é um reajuste de 4%, proposta negada pela categoria.

Hoje o piso nacional dos professores é de R$ 1.697, no município a categoria ganha um salário de R$1.700. De acordo com a lei federal o município tem por obrigação destinar 60 % do FUNDEB para folha o pagamento do magistério, em Xinguara  71,06% dos recursos do  FUNDEB é destinado  folha de pagamento dos professores, a diferença de 28,94% é destinada para manutenção e pagamento dos servidores do apoio, como motoristas, merendeiras, guardas, serventes e auxiliares administrativos entre outros. Além do FUNDEB, EM 2013 a administração municipal  investiu 27% do seu orçamento para a complementação das ações da educação, 2% acima do que é estabelecido por lei.

Além do reajuste salarial, os grevistas alegam falta de transparência na folha de pagamento. As mesmas estão disponíveis no conselho do FUNDEB, responsável pelo controle social, assim como no portal de transparência e nos autos do processo que tramita na justiça.

Diante do impasse o Ministério Público, recomendou que os professores grevistas fossem identificados e substituídos. Assim como, tivessem seus pontos cortados. A prefeitura seguiu a recomendação e hoje as escolas estão funcionando normalmente. Com as medidas o SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), impetrou uma liminar solicitando a anulação das recomendações do MP que foi negada pelo juiz da comarca.

Transparência
As contas do FUNDEB referentes ao exercício de 2013 e ao primeiro quadrimestre de 2014 foram analisadas e aprovadas pelo Conselho Municipal do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), sendo as mesmas aprovadas sem ressalvas. Hoje o conselho é presidido pelo atual coordenador geral do SINTEPP, Janisley Barsanulfo, que analisou e aprovou as contas do município.

Fonte: (DOL). Postador: Manancial de Carajás

ULTIMAS DE HOJE

FIQUE DE OLHO!





Postador: Manancial de Carajás

BR LIBERADA

Acabou a manifestação que fechava a BR 155 em Xinguara

Foto do momento da liberação
A manifestação dos professores de Xinguara que bloqueava a BR 155, na saída de Xinguara para Rio Maria, acabou no final da tarde desta quinta-feira (22/05/14). Com o desbloqueio, a estrada ficou livre ao trânsito, um alívio também para os funcionários dos frigoríficos da cidade, que puderam chegar normalmente a seus locais de trabalho na manhã de hoje, sem ter que enfrentar qualquer empecilho. Apesar de terem acabado com a manifestação que fechou a BR 155, os professores informaram que vão continuar em greve.

Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 22 de maio de 2014

GREVE

Professores em greve fecham a BR 155 em Xinguara

Um grupo de professores de Xinguara que permanece em greve, liderados pelo Sintepp, resolveu radicalizar. Na manhã desta quinta-feira (22/05/14), por volta das 9 horas, o grupo fechou a BR 155, à altura da entrada do setor Buriti, há dois quilômetros do centro da cidade, sentido Rio Maria.

O movimento grevista exige aumento salarial de 10.4%, e a prefeitura oferece 4%. A greve já dura mais de 30 dias, e pelo visto, não tem prazo para terminar. Uma das alegações dos professores e a de que eles estão tendo uma perda salarial de 80,00 e exigem essa reposição.

Por outro lado, a prefeitura se defende e informa que os professores não tem motivos para reclamar, pois recebem salários acima do piso nacional, e com vencimentos em dia, como é de obrigação. Para evitar confusão e desentendimento entre manifestantes e motoristas, uma guarnição da Polícia Militar permanece parada no local.

Foto e Fonte: blog Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ARTIGO

FAZENDO OPOSIÇÃO

Por/Moraes Filho
 
As lideranças e militantes oposicionistas ao governo municipal em Xinguara estão completamente cegas pelo poder. Alguns agem de forma tão irresponsável criticando até o que está dando certo. Quando não encontram argumentos maliciosos contra o governo, partem para a baixaria nas redes sociais, difamando, fazendo acusações levianas, mentindo, dentre outros. Até que eu entendo que quando o cidadão decide partir para esse tipo de ferramenta do mal, é porque entende ser esta uma forma de se sentir melhor, já que se sente muitas vezes inferior. É uma forma que o indivíduo encontra de tirar o estresse provocado pela incapacidade de agir de forma diferente, isto é, de fazer oposição de forma responsável, fazendo de suas criticas o elemento essencial para a compreensão e formação do conhecimento.

Nas redes sociais, principalmente é onde se concentra a maior parte dos críticos irresponsáveis. Uns que se escondem atrás dos fakes e outros que se protegem ás custas de fofocas de canto de rua sem nenhuma consistência naquilo que informam para a sociedade.

Diante disso vejo que está faltando  aos críticos anônimos  ter coragem, pois covardia é pior defeito que o ser humano pode ter. Mostrem à cara quem sabe se assim o fizessem vocês não poderiam ser os futuros representantes de seu município.

A oposição na minha cidade demonstra, na sua visão, que só a sua vontade deve prevalecer na política, coisa completamente errada. Criticam tudo que vê pela frente e quando se deparam com obras pela cidade, ignoram e torcem para não da certo. Mas quando chega época de eleições, todos pregam amor pela população, numa grande covardia.

Passaram bom tempo criticando a área de saúde, como suas criticas não deu em nada, passaram para a educação, coisa que também não estar surtindo efeito, agora estão torcendo para que o governador Jatene perca a reeleição para que o prefeito Osvaldinho não faça nada.

Aí vem minha velha indagação: Afinal de contas o que a oposição ao governo Osvaldinho quer mais? 

Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 20 de maio de 2014

GREVE

Greve dos professores: Sintepp entra com pedido de liminar


Primeiro foi a Prefeitura de Xinguara que tentou sustar o movimento grevista com pedido de liminar na justiça, alegando que a greve dos professores não tinha embasamento legal para acontecer, mas o pedido foi indeferido em 1¤ e 2¤ instâncias.

Agora foi a vez do Sintepp impetrar um mandato de segurança com pedido de liminar para que a prefeitura se abstenha de cumprir as recomendações da promotoria pública de Xinguara, que versa sobre corte de pontos, desconto na remuneração e contratação de professores temporários.

Na data de (20/05/14), o juiz de Direito, Dr. José Admilson Gomes Pereira, recebeu o pedido de liminar do Sintepp, mas não deu nenhum parecer sobre o assunto, preferindo, de sua parte, encaminhar a liminar para parecer e decisão do tribunal de justiça do Estado.

Postador: Manancial de Carajás 

IRREGULARIDADE

Caçamba do PAC é apreendida fazendo transporte irregular

Dos municípios ao longo da PA 279, onde prefeitos (as) trabalham para o provo, o de Ourilândia do Norte, tem sido manchete nos jornais acusando o prefeito de má gestão. Foto: Wesley Costa
Quatro caçambas da Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram apreendidas nesta segunda-feira (19), por ordem do promotor Ramon Furtado. Entre elas, uma deveria servir as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, mas fazia transporte irregular de carga. Além dela, outras três também foram apreendidas na mesma situação.

Ainda de acordo com ele, a Prefeitura de Ourilândia deve responder também por crime ambiental, já que a areia transportada, era retirada das margens do Rio Branco, próximo a uma aldeia indígena Kayapó.

Fonte:  ORM. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...