sábado, 22 de junho de 2013

Secretaria de Saúde realizou a VIII Conferência Municipal e sistematizou propostas visando a melhoria da Saúde Pública

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

A Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara realizou com sucesso neste sábado 22, a 8ª Conferencia Municipal de Saúde que teve como Tema central “Consolidação dos Instrumentos de Gestão do SUS com Controle Social: O desafio de cumprir a lei”. Durante o dia foram realizadas palestras, debates, discussão sobre os principais problemas da saúde publica no município e elaborado propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual.
Mariza Vilela, Rose e Alessandro Arraes
A Secretária Municipal de Saúde Ana Maria participou ativamente do evento e destacou suas principais propostas e do prefeito Osvaldo Assunção Junior em garantir o fortalecimento da saúde no município.

O evento contou a presença de profissionais da saúde, entidades, como também dos palestrantes que enfatizaram muito bem os temas abordados.
A VIII Conferência teve o apoio da prefeitura municipal de Xinguara através da Secretaria Municipal de Saúde.
Momento de elaboração das propostas
O Secretário-Adjunto de Saúde, Alessandro Arraes, foi eleito e irá representar o Poder Público na Conferência Estadual.
Alessandro Arraes e a Secretária Ana Maria, querem atendimento melhor para o povo.
AVALIAÇÃO
Dado a grandeza das discussões, a Secretária de Saúde, Ana Maria, considerou produtiva a VIII Conferencia. “Se viu aqui a necessidade que as pessoas têm do serviço de saúde, e a partir de agora serão traçadas metas para os quatro anos de governo. Hoje foi dada as diretrizes, e nós como gestores vamos trabalhar para que sejam realizadas”, comentou.

Chico Bil. "Só dependemos da execução de nossas propostas".

Francisco Severino da Silva (Chico Bil), representante dos Usuários lembrou os três meses de trabalhos que antecederam ao evento e enalteceu a secretária de Saúde, Ana Maria pela parceria que deu certo. “Minha avaliação é que atendeu as expectativas onde todos apresentaram suas propostas. Renovamos em 70% as entidades do Conselho de Saúde no seguimento Usuário, e isso é um resultado importante”, disse.

Hélcio Manoel. "Queremos uma Saúde com qualidade".
Hélcio Manoel, um dos coordenadores também comentou sobre o evento. “Tudo aconteceu dentro do esperado, e por isso estamos satisfeitos com as propostas apresentadas e só esperamos que sejam colocadas em praticas”.

Representantes das entidades que vão fazer parte do Conselho de Saúde
Sabino, J. Souza, Alessandro, Edson, Ednalva, Eliane e Hélcio. O grupo irá para a VIII Conferência Estadual em Belém.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

TUCUMÃ

Partido Verde no Estado do Pará planeja candidatura a Senador e Governador do Estado do Pará

Savanas poderá ser o único candidato ao Senado pelo Partido Verde das regiões do Carajás e Tapajós 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior

Uma informação no blog do Partido Verde sinaliza as pré candidaturas ao executivo estadual e a senador do Brasil. Segundo informações do blog, Zé Carlos, presidente estadual do PV no estado, foi lançado como candidato a governador do Estado do Pará às eleições de 2014, enquanto para o senado concorreria o Presidente da Câmara Municipal de Tucumã e atual Vice Presidente do Partido Verde no Estado do Pará Anivaldo Julião de Lima, Vereador Savanas de Tucumã região sudeste.

 Em recente encontro regional metropolitano, com a presença dos membros das direções municipais, os verdes indicaram a necessidade do Partido Verde se preparar para concorrer com candidatos nos diversos cargos em disputa, inclusive ao de governador e senador.

Os verdes querem, com as candidaturas, apresentar suas propostas para os mais diversos problemas enfrentados pelo povo do Pará. O desenvolvimento sustentável é o caminho que devemos seguir, unindo o crescimento econômico com a preservação ambiental e a resoluções dos problemas sociais.

Nas eleições do ano de 2010 o Partido Verde aprovou em convenções e obedecendo ao rigor do critério da lei da ficha limpa lançaram candidaturas de Marina Silva a Presidente do Brasil e pelo o Estado do Pará a Senador Savanas porém não foi possível concorrer devido a incompatibilidade de uma ata, um deputado federal, 49 deputados estaduais e o partido teve como apoio a candidatura da ex governadora Ana Julia Carepa. 

Marabá protesta em passeata de 4 km pelas ruas cidade

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Ze Du Du - Por Paulo Costa – de Marabá

Cerca de 1.500 pessoas participam de uma manifestação pacífica em Marabá na noite desta quinta-feira. O protesto com ligação direta ao que está acontecendo por todo o país, iniciou por volta de 17 horas, saindo do Ginásio Olímpico de Marabá “Renato Veloso”, passou pelo Hospital Municipal, Superintendência de Polícia Civil e de lá partiu em direção à Prefeitura Municipal, onde houve uma grande concentração e discursos. 
A “Revolta do Centavo”, como foi denominada marcha, contou com dezenas de pessoas pintadas com as cores do Brasil, além de faixas e cartazes com frases de efeito. Boa parte deles pedindo o fim da corrupção, a PEC-37 que tenta tirar o poder de investigação do Ministério Público, contra a presidente Dilma Rousseff, o pastor Marcos Feliciano, ou ainda pedindo direitos básicos, como melhor saúde, educação e ainda “estradas no padrão da Fifa”.
O professor universitário Evandro Medeiros, um dos líderes do movimento, disse que a sociedade marabaense precisa se envolver neste movimento para poder cobrar direitos constitucionais aos líderes políticos e também para inibir a corrupção que envolve quem ocupa cargos públicos e empresários. “Vem pra rua, Marabá, cobra teus direitos”, bradava ele com um microfone.

O prefeito João Salame, que chegou a anunciar que participaria dos protestos, acabou não aparecendo porque uma corrente no Facebook pediu para que ele não fosse porque o ato não teria envolvimento de políticos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

XINGUARA

Secretaria Municipal de Saúde promove 8ª Conferência Municipal de Saúde

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Hélcio Manoel e o secretário-adjunto, Alesandro Arraes, membros da comissão organizadora
Com o tema central “Consolidação dos Instrumentos de Gestão do SUS com Controle Social: O desafio de cumprir a lei” a Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizam n próximo sábado, 22 de junho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Secretária de Saúde, Ana Maria. "Vai ser um dos grandes momentos em prol do desenvolvimento da Saúde de nosso município".
Na oportunidade, serão escolhidos delegados para a Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Outubro, na capital do Estado. Estão convidados a participar membros de todas as entidades públicas, representantes das igrejas, e a comunidade civil em geral.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde acontece no próximo sábado, a partir das 7:30 hs da manhã no Centro de Convivência para Idosos, no setor Marajoara 2, e tem o total apoio da Prefeitura Municipal de Xinguara.

Dentro da programação acontecerão palestras com temas “Atendimento ao Cidadão” – “Descentralização da Saúde”, “Promoção, prevenção e qualidade de vida depende de nós”, debates, momento cultural, grupos de trabalho para formação de proposta, palestras sobre gestão do SUS, além de Eleição dos delegados para participação da Conferência Estadual de Saúde.

Palestrantes convidados: Pedro Luiz Gomes, secretário de Saúde em Couto Magalhães; Leandro Gomes Barbosa, diretor do Hospital Municipal de Xinguara; Vanderlei Silva Oliveira, 12° Centro Regional de Saúde; José Antônio França (Joca), 12° Centro Regional de Saúde e Lívia Colmanetti, coordenadora da Regulação do Hospital Regional.

A secretária de Saúde, Ana Maria e o prefeito municipal Osvaldo Assunção, convidam todos e todas para esse grande momento da Saúde Pública em Xinguara.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Com 30 mil, protesto no Castelão tem dezenas de feridos

O saldo do confronto do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento "Mais Pão, Menos Circo"...

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do MSN Esportes

O saldo do confronto do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento "Mais Pão, Menos Circo", em Fortaleza, nos arredores do Castelão, que protestam contra a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil, é de pelo menos oito policiais militares feridos, dois jornalistas atingidos, dezenas de manifestantes feridos com balas de borracha e uma viatura da Autarquia de Trânsito incendiada.

Cerca de 30 mil pessoas lotaram as ruas em volta da Arena Castelão para protestar antes do jogo Brasil x México, pela segunda rodada do Grupo A da Copa das Confederações. O bloqueio foi feito pelos policiais na Avenida Alberto Craveiro, principal via de acesso ao estádio. A BR-116 foi interditada pelos manifestantes. Eles traçam uma estratégia de driblar o pelotão para avançar rumo ao Castelão.

Os policiais usaram bombas de efeito moral e montaram barreiras para evitar que a multidão, que revida com pedras, se aproxime do estádio. Uma manifestação semelhante aconteceu no último sábado, dia da estreia do Brasil na Copa das Confederações, contra o Japão, nos arredores do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.

Veja fotos dos protestos que aconteceram em Fortaleza:




VEJA OS ESTÁDIOS EM CONSTRUÇÃO PARA A COPA

estádios




DECLARAÇÃO DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

"Somos o único caso de democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram.

Somos o único caso de democracia no mundo em que as decisões do Supremo Tribunal podem ser mudadas por condenados.

Somos o único caso de democracia no mundo em que deputados após condenados assumem cargos e afrontam o Judiciário.

Somos o único caso de democracia no mundo em que é possível que condenados façam seus habeas corpus, ou legislem para mudar a lei e serem libertos".


(Declaração do Ministro do STF, Joaquim Barbosa, sobre o projeto de submete à aprovação do Congresso as decisões do STF)

Nota oficial

Prefeito eleito de Água Azul do Norte renuncia

"Por uma desonestidade, malandragem, armação conseguiram tirar o meu ideal e propósito de mostrar como um homem digno governa uma cidade, digo mais, roubaram o sonho de 58,15% dos eleitores de AN, que com certeza seria mais se não fosse o desgaste de um processo".

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás - A matéria foi enviada pela assessoria de José Lourenço (PSB)

Em nota oficial divulgada hoje por volta das 11:00 horas, o prefeito eleito de Água Azul do Norte com 4.163 votos Dr. José Lourenço (PSB), renunciou ao processo 22955, impetrado por ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral – Brasília – DF) pedindo o deferimento do registro de sua candidatura a prefeito. O processo foi protocolado no final de setembro de 2012 e até o momento não havia sido julgado pelos ministros

Com essa tomada de decisão, José Lourenço força o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), a marcar novas eleições em Água Azul do Norte. 
De acordo com a Lei eleitoral Vigente, o Tribunal terá prazo de vinte a quarenta dias para marcar a nova eleição.

Para evitar problemas Lourenço decidiu que a esposa dele, advogada Cátia será a candidata a prefeito tendo como candidato a vice o empresário Tonhão da Canadá.

Com muito pesar e lágrimas anuncio que renunciei o meu direito moral e legal de continuar o processo no TSE(Brasília), pela demora do judiciário Brasileiro e os atos protelatórios feitos pela coligação oposta que tentavam levar o julgamento do mérito para Novembro, outro motivo e o mais importante é o sofrimento que todos nós Água-Azulenzes estamos passando, 99% da população, com instabilidade, insegurança e indefinição com a vacância de Prefeito.

Um cidadão quando assume a responsabilidade de sair candidato a prefeito, faz uma programação de 4 anos e compromissos e metas para serem cumpridas. Sair candidato a vereador com muito orgulho, a prefeito com a mesma honra, porém com mais responsabilidades e por uma desonestidade, malandragem, armação conseguiram tirar o meu ideal e propósito de mostrar como um homem digno governa uma cidade, digo mais, roubaram o sonho de 58,15% dos eleitores de AN, que com certeza seria mais se não fosse o desgaste de um processo.

Sou um homem grato a Deus e a minha família e ao povo de AAN que tanto orou, me apoiou, abraçou, chorou e lutou comigo. O TRE-PA foi instigado a fazer nova resolução sobre as eleições suplementares, que deverão ocorrer nesses próximos 3 meses.

Sou e sempre fui um cidadão brasileiro com meus direitos eleitorais de votar e ser votado preservados, ainda no período eleitoral do ano passado no mês de setembro conseguimos uma decisão da justiça comum provando minha inocência, tal resposta da Justiça Paraense já foi transitado em julgado no Tribunal de Justiça em Belém.

Peço a Deus clemência as almas dos que pecaram, perdôo vocês.

Uma batalha foi vencida, os louros oficiais não foram recebidos, mas a GUERRA para o progresso da minha querida cidade continua, agora com mais sabedoria, força e determinação.

Um filho não foge a luta......

Um fraterno abraço do ex- prefeito eleito de Água Azul do Norte-PA.

BOMBA: Dilma ameaça tirar internet do ar se as manifestações continuarem 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de Notícias.net

Dilma realmente parece ter se estressado com todo esse alvoroço, após ter sido vaiada na Abertura da Copas das Confederações e acontecendo essa sequência de manifestações em todo o País.  Na tarde da última segunda-feira, (17), Dilma esteve em reunião com Governadores de todo o País. Ela sugeriu  que se continuar os manifestos por um longo período ela irá retirar a internet de todo o Brasil por tempo indeterminado.

Parece ser algo completamente absurdo, porém, é o que Dilma almeja fazer. Empresas pequenas, grandes e empresas multinacionais já entraram com uma petição alegando que nos dias de hoje é impossível manter uma empresa sem internet, pois dificultaria muito a comunicação entre colaboradores e clientes. 

A petição foi negada de imediato, como as empresas não saberiam mais o que fazer, resolveram apoiar todos os manifestantes a organizar mais manifestações.

Prefeitura e sociedade vêm construindo o PPAP - 2013

O prefeito Osvaldo Assunção convoca toda a sociedade para discutir  o planejamento municipal

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Professor José Aelson (Nem) - membro da Central; Ewerton Andrade - Assessor de Planejamento e Edson Ferreira (Edson Bela Vista), coordenador da Central
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.
Constitucionalmente o PPA é um instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública seja no âmbito federal, estadual e municipal.

O PPA PARTICIPATIVO
Para discutir a construção do PPA 2013 com a sociedade, o governo municipal criou a Central de Apoio aos Movimentos Populares e Sindicais de Xinguara (CAMPSX). A central é composta por membros da Assessoria de Planejamento e Gabinete do prefeito e está à frente das reuniões ouvindo e contribuindo com a sociedade na construção de um planejamento eficiente.

Por ser um plano que está sendo discutido com a sociedade é chamado de Plano Plurianual Participativo (PPA-P). Essa forma é uma estratégia utilizada pelo prefeito de Xinguara Osvaldo Assunção para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões.

CONSTRUÇÃO
Para a construção das propostas estão prevista 12 reuniões nas áreas urbana e rural, fora as reuniões de seguimentos sociais. As discussões do plano tiveram inicio no dia 10 de junho no Projeto Casulo com previsão de encerramento para dia 4 de julho com a realização da ultima plenária no distrito São José do Araguaia.

PRÓXIMO PASSO

Após esse período de reuniões publicas o documento com as propostas será sistematizado e apresentado aos representantes de entidades. Logo depois o documento será encaminhado à Câmara Municipal para ser analisado pelos vereadores e posteriormente votado.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

URGENTE: Índios Kaiapós ameaçam fechar a PA-279

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Quem vai viajar de Xinguara para Tucumã e São Félix do Xingu na manhã desta segunda-feira (17), deve certificar antes se realmente a PA-279, próximo a cidade de Tucumã esteja desbloqueada, pois os índios Kayapós estão em Tucumã, prontos para fechar a rodovia na manhã desta segunda-feira. As ultimas informações são de que os índios da etnia Kayapó chegaram em grande número ontem atarde em Tucumã prontos para o fechamento da PA 279.

Os índios querem a imediata demarcação das reservas indígenas.

Dilma é vaiada na abertura da Copa das Confederações

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo

Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por milhares de torcedores, por três vezes, antes do Brasil vencer o Japão por 3 a 0, na abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, estádio em que o governo do Distrito Federal gastou pouco mais de R$ 1,2 bilhão.

Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao seu lado e que também foi vaiado, ficaram visivelmente constrangidos. A Globo, por sua vez, não incluiu o fato em vídeo à imprensa.

Blatter chegou, inclusive, a explicitar esse incômodo, quando, ao discursar, perguntou para a torcida: "Onde está o respeito, onde está o fair play?". Foi novamente vaiado.

O primeiro apupo da torcida a Dilma veio quando o nome da presidente foi anunciado pelo sistema de som do estádio, antes da execução dos hinos nacionais de Brasil e Japão.

Depois, quando foi mencionada por Blatter em sua rápida fala, novas vaias. As últimas vieram quando a própria Dilma Rousseff começou a falar ao microfone para declarar oficialmente aberta a Copa das Confederações. Nessa última, parte da torcida passou a aplaudir a presidente.

Segundos antes de ser anunciada pelo sistema de som do estádio, e receber as primeiras vaias, ela foi bem acolhida pela torcida posicionada exatamente abaixo de seu camarote.

Feliciano para presidente: jornal afirma que pesquisas eleitorais apontam intenções de voto para o pastor em 2014

Pesquisas a respeito de intenção de voto para presidente em 2014 feita com eleitores de diversos Estados aponta que o pastor Marco Feliciano é citado espontaneamente por eleitores.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo na coluna Painel, no último dia 07 de junho. A nota do jornal afirma que os dados foram apresentados ao governo, mas não explica se as pesquisas foram encomendadas pelo Palácio do Planalto.

Diz a nota que “além de Aécio Neves (PSDB), Marina Silva e Eduardo Campos (PSB), pesquisas que chegam ao governo registram intenções de voto para Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, à Presidência [da República]”.

A exposição pública do pastor na crise que envolveu sua eleição à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) fez o Partido Social Cristão considerar a hipótese de lançar candidato próprio à disputa pelo Planalto no ano que vem. Porém, o nome predileto do PSC até agora é o do também pastor Everaldo Dias Pereira, que é vice-presidente nacional do partido.

Há tempos o pastor Marco Feliciano fala, em suas pregações e artigos, da possibilidade de que o Brasil tenha um presidente evangélico. De acordo com seu site, na última quarta-feira, 05 de junho, Feliciano voltou a tocar no assunto durante a manifestação pacífica organizada pelo pastor Silas Malafaia em Brasília, em frente ao Congresso Nacional.

Em seu discurso, o pastor afirmou que o povo será saudado por esse presidente com o tradicional cumprimento dos evangélicos: “Eu quero profetizar que chegará um tempo que os crentes vão chegar no culto no meio de semana carregando um radinho de pilha na mão, só para ouvir a voz do Brasil que hoje ninguém escuta de raiva, vai chegar um dia que nós vamos ter orgulho de ouvir a voz do Brasil só para ouvir um jornalista dizer assim: ‘Com a palavra sua excelência o presidente da República Federativa do Brasil’, e o presidente vai começar o seu discurso assim: ‘Eu cumprimento os compatriotas brasileiros com a paz do Senhor Jesus!’”.

Papa pede a deputados franceses que anulem leis se necessário

O pontífice se referia as leis contrárias aos princípios da Igreja Católica, como as relativas ao aborto, à eutanásia, ao casamento homossexual e à bioética.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da EM

O papa Francisco pediu neste sábado aos parlamentares franceses que não hesitem em "derrogar" leis, para que tenham "a qualidade indispensável que eleva e enobrece o ser humano".

As palavras do Pontífice, que recebeu no Vaticano uma delegação de senadores e deputados provenientes da França, referiam-se claramente a todas as leis contrárias aos princípios da Igreja Católica, como as relativas ao aborto, à eutanásia, ao casamento homossexual e à bioética.

O princípio da laicidade que rege as relações entre o Estado francês e as diferentes religiões não deve traduzir-se em si em uma hostilidade frente à realidade religiosa, ou na exclusão da religião da esfera social e dos debates", acrescentou o Papa em seu discurso à delegação francesa.

Francisco lembrou que a França, onde foi adotada recentemente uma lei que autoriza o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, é uma "nação que outros países acompanham". O primeiro casamento entre homossexuais na França foi celebrado no final de maio, onze dias depois da proclamação da lei de "matrimônio para todos", que foi uma das principais promessas de campanha do presidente socialista François Hollande.


Após ordenação de gays, mais de 100 mil presbiterianos deixam igreja

Presbiterianos que não concordam com a resolução que permite ordenação de sacerdotes homossexuais, têm deixado uma das denominações mais antiga dos EUA.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do MT Agora - Portal Padom

A Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA) revelou que durante o ano passado viu a maior saída de congregações, com 121 abandonos solicitados. No ano anterior tinha sido 21 congregações que deixaram a grande maioria por sua discordância após a aprovação da ordenação de pastores homossexuais.

Em 2010, a 219ª Assembleia Geral, formada por sua maioria de presbíteros, votou a favor da aprovação da Emenda 10, que permite a ordenação de clérigos abertamente homossexuais. Devido a esta modificação, muitas congregações conservadoras decidiram sair da Comunhão, a maior das presbiterianas dos Estados Unidos e uma das mais antigas denominações protestantes do país.


Emily Enders Odom, coordenadora de comunicação da Assembleia, explicou em um comunicado da situação, indicando que apesar da dor que a separação produz, apenas ’29% dos 173 presbitérios’ haviam oposto a norma.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...