sexta-feira, 6 de março de 2015

HOMENAGEM ÀS MULHERES DE XINGUARA

Xinguara
Secretaria da Cidade homenageia as mulheres com café da manhã especial

Servidores da secretaria municipal da cidade participaram na manhã desta sexta-feira (6), de um café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

A homenagem foi realizada na prefeitura municipal e contou com a presença do prefeito Osvaldinho Assunção; do vice-prefeito, Raimundo Mototáxi; do secretário da cidade, Francisco George; do secretário de desenvolvimento econômico, Antônio Carlos Guedes, além de vereadores e servidores.
“Nosso objetivo é que as mulheres da nossa cidade, aqui representada pelas servidoras da secretaria da cidade se sintam homenageadas por nós” disse Osvaldinho Assunção.

O vice-prefeito, Raimundo Mototáxi também demonstrou seu carinho e admiração por todas as mulheres. “São exemplos de coragem e determinação, muitas vezes enfrentam mais de uma jornada” disse.

Durante a homenagem as servidoras da secretaria foram presenteadas com lembranças. “Estamos muito felizes em participar desse momento tão especial. Essa comemoração representa muito para todas nós” afirmou Denima Lima, (Mayrla Lima ascom PMX)


Postador: Manancial de Carajás

HOMENAGEM ÀS MULHERES

Mulheres Tucumaenses são homenageadas e primeira-dama reconhecida pelo povo

(Texto e Fotos Roney Wydiamaior/ ascom/PMT

Para o prefeito Adelar Pelegrini a conquista de espaço no mercado de trabalho, a competência e habilidade com que as mulheres desenvolvem qualquer função as tornam ainda mais especiais. Ainda de acordo com Adelar Pelegrini o valor que as mulheres têm, independente do papel profissional assumido “São mães, esposas, donas de casas e profissionais com diferentes funções no mercado de trabalho. É aquela que consegue conduzir a família e o seu trabalho com muita dedicação. A mulher é inteligente em tudo que faz” reconheceu o prefeito durante a homenagem.

Prefeito Adelar, durante as homenagens
O prefeito Adelar Pelegrini em entrevista para a imprensa que cobria o evento, lembrou que seu governo não vive de fofoca e sim de trabalho, meu governo não é da perseguição e sim da união da paz e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, meu governo não é de difamação e sim de conquistas para o povo é a prova disso foram as inúmeras obras inauguradas e de diversas ações que ocorreram no decorrer dos dois primeiros anos de administração.

Primeira-dama Seiça, homenageou e recebeu homenagens
RECONHECIMENTO

Seiça Maria da Conceição Vitório, Primeira Dama do Município de Tucumã, ficou muito emocionada com a homenagem que as mulheres do município fizeram para ela em reconhecimento pelo os relevantes serviços de ação social desenvolvido pela prefeitura de através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social ao longo desses dois anos quando a mesma estava à frente da referida pasta. Diversas faixas e cartazes com fotos de diversas ações sociais que foi desenvolvido pela a primeira dama o emocionaram a dona Seiça Maria da Conceição Vitório.

Em seu pronunciamento a Primeira Dama Seiça Vitório e ao lado do esposo o prefeito Adelar Pelegrini ficou registrado a frase “Obrigado, não podemos deixar de homenagear as mulheres que procuram os nosso serviços. É pensando nelas que iremos intensificar as ações de promoção social e que durante o ano temos a preocupação de oferecer a melhor e mais adequada assistência a todos em especial a mulher e que continuaremos trabalhando e lutando pela valorização da mulher tucumaense” disse em entrevista para a imprensa.



Postador: Manancial de Carajás

JOSÉ PRIANTE

José Priante assume comissão

Em meio a uma das maiores crises de segurança enfrentadas pela população paraense, a Câmara dos Deputados elegeu para comandar a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado o deputado federal pelo Pará, José Priante (PMDB).

Eleito, por unanimidade, o parlamentar vai presidir o colegiado neste ano. Uma de suas primeiras ações foi conversar, logo após sua eleição, com o deputado Edmilson Rodrigues (PSol), que na última terça requereu a criação de uma Comissão Externa para investigar a crise da segurança pública no Estado.

“É claro que nós, da Comissão de Segurança, vamos participar. Fui eleito para priorizar propostas sobre segurança para todo o Brasil. Mas, como representante do Pará, vou ter uma atenção especial ao que está acontecendo em nosso Estado”, disse ele ao DIÁRIO, logo após a posse.

“Proponho que esta comissão sistematize todas as propostas sobre segurança pública em tramitação na Câmara” disse. A finalidade é agilizar a votação de projetos prioritários que incidam diretamente no bem-estar da população.

Priante lembrou que assume a comissão em um momento de grande aflição da sociedade brasileira. “É um grande desafio. É um dos temas que mais aflige a sociedade brasileira. É um tema que tem uma sintonia direta com as ruas, com o clamor da população. No último pleito, a população elegeu em vários Estados representantes da segurança pública mostrando a necessidade de aprofundarmos no tema. Precisamos dar respostas à população brasileira”, reforçou.

Sobre a situação de criminalidade, violência e falência do sistema penal no Pará, o deputado disse: “Lamento que o Pará esteja vivendo o que está assombrando a população neste momento e espero poder colaborar e tentar, juntamente com os órgãos se segurança do Estado, encontrar uma solução para reduzir os índices alarmantes de criminalidade em nosso Estado. O Pará vive um momento dramático”, enfatizou Priante.

A Comissão de Segurança Pública foi criada em 2002, atendendo a uma das principais recomendações da extinta CPI do Narcotráfico. À época, recebeu o nome de Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico, com o principal objetivo de se tornar justamente esse espaço para discutir e cobrar políticas públicas para combater o aumento da violência, que é, ainda hoje, uma das maiores preocupações da população brasileira.

Foto: Divulgação. Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajás

CIÊNCIA

Planeta Marte tinha oceano tão extenso quanto o Ártico
Análises da atmosfera marciana mostram que o planeta perdeu 87% de água no espaço

Por: O GLOBO
Foto: O Globo
Rio- Cientistas da Nasa descobriram que Marte já teve um oceano tão extenso quanto o Ártico. Análises da atmosfera marciana mostram que o planeta vermelho perdeu 87% de água no espaço.

A descoberta foi publicada em artigo na revista "Science" e afirma que, quando Marte ainda era úmido, havia água suficiente para cobrir completamente o planeta até uma profundidade de 137 metros. Acredita-se que a água formava um oceano que cobria a metade do hemisfério norte do planeta, onde alcançava até 1,6 km de profundidade.

Cientistas já consideravam essa parte do planeta como a zona mais propícia para ter um oceano em função das características geológicas do planeta. O oceano pode ter ocupado 19% da superfície de Marte. Para se ter uma ideia do que representa essa proporção, o Atlântico ocupa 17% da Terra.

'Nosso estudo estima que havia uma alta concentração de água em Marte, ao determinar as quantidades perdidas no espaço - afirma um dos autores do trabalho Gerónimo Villanueva, pesquisador no Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA, em Greenbelt (EUA)'.

A estimativa é baseada em levantamentos detalhados sobre formas levemente distintas da água: a mais familiar, formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrógeno (H2O), e a água pesada, quando um dos dois átomos de hidrogênio é substituído por deutério.

Através do telescópio infravermelho Keck 2, que fica no Havaí, e o poderoso telescópio europeu ESO, no Chile, os cientistas puderam fazer a distinção entre a constituição química da água nos dois casos. Comparando as proporções, eles conseguiram deduzir quanto de água foi perdido no espaço.

Postador: Manancial de Carajás

PROTESTO

Operários protestam contra reforma trabalhista de Dilma
Manifestação faz parte de calendário nacional contra mudanças nos direitos dos trabalhadores

Foto: @Plantao190Para
Trabalhadores da construção civil de Belém fazem passeata pelas ruas da cidade nesta sexta-feira (6) em protesto contra a reforma trabalhista da presidente Dilma Rousseff. A programação faz parte do Dia Nacional de Lutas contra a medida do Governo que, segundo os trabalhadores, vai retirar direitos adquiridos da classe. Em Belém, os operários também protestam pela aprovação da convenção da categoria.

A concentração começou cedo, na porta do sindicato da construção civil, na Travessa 9 de janeiro. De lá, os trabalhadores seguem em passeata até a Praça do Operário, onde fizalizam o ato. Simultaneamente, operários de várias obras param suas atividades na cidade e boa parte também caminha desses locais até a praça, no bairro de São Brás.

De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil, Ailson Cunha, além da reforma trabalhista, os trabalhadores também reclamam da dificuldade de aprovação da convenção da categoria. 'A aprovação está emperrada por uma cláusula que determina que os empresários têm que pagar o salário do trabalhador acidentado até que saia o benefício do INSS. O que acontece é que os empresários querem que, quando sair o benefício, o trabalhador devolva esse dinheiro', reclamou Cunha.

O Portal ORM News tenta contato com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil.

Foto e Fonte: ORMNews. Postador: Manancial de Carajás

NOVO SECRETÁRIO

José Carlos Alves de Meneses e o novo secretário de Administração e Planejamento do município de Tucumã

(Texto e Foto/ Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa do Governo Tempo de Paz e Prosperidade) O Prefeito Adelar Pelegrini nomeou José Carlos Alves de Meneses o Carlão, como novo Secretário Municipal de Administração e Planejamento. Carlão substitui o jovem Raphael de Sousa que vinha ocupando e fazendo um excelente trabalho à frente da referida pasta. A troca de secretário ocorreu devido Raphael de Sousa ter retornado ao Estado de Goiás mais precisamente a cidade de Niquelândia onde fora eleito vereador na última eleição por aquela importante cidade do Estado de Goiás.

De acordo com o novo secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Tucumã, José Carlos Alves de Meneses que inclusive já exerceu mandato de vereador no município por três legislatura ininterruptas entre os anos de 1993 a 2004 e inclusive tendo como colega parlamentar a época o vereador Adelar Pelegrini que hoje exerce mandato de prefeito municipal. 

Carlão e pioneiro em Tucumã e seu reconhecimento pela a sociedade tucumaense advém de várias lutas em prol da população como destaque para os movimentos no final da década de 90 de energia já e asfalto já da rodovia estadual P A 279 e que após esses movimentos possibilitou essas conquistas para a região da P A 279.  

Ainda de acordo com Carlão, o trabalho que estava sendo desenvolvido por Raphael de Sousa terá seguimento e que dará sua contribuição para que o governo da gestão do Prefeito Adelar Pelegrini continue a prosperar em prol do desenvolvimento do município de Tucumã.

Em sua página pessoal no face book, Carlão postou a seguinte mensagem: “Tive a honra e o privilégio de ter sido convidado pelo Sr prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, para assumir a Secretária municipal de administração e planejamento de Tucumã, quero registrar a minha satisfação em ter sido empossado no cargo, o qual agradeço o senhor prefeito Adelar pela confiança em mim depositada, farei de tudo para honrar com trabalho, dedicação e respeito o compromisso assumido! agradeço também a todos vereadores, secretários municipais e servidores públicos, pelo apoio recebido ao assumir esta missão de ajudar a governar a nossa querida cidade de Tucumã, 
Deus no comando! Tudo vai dar certo”! .


Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 4 de março de 2015

DESMATAMENTO

Carga de madeira ilegal é apreendida pela PRF em Dom Eliseu, no Pará
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam uma carga ilegal de madeira serrada na rodovia BR-010, no município de Dom Eliseu, no sudeste do Pará

Carga de madeira ilegal é apreendida pela PRF em Dom Eliseu, no Pará
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam uma carga ilegal de madeira serrada na rodovia BR-010, no município de Dom Eliseu, no sudeste do Pará. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2).

Segundo a PRF, o flagrante de crime ambiental ocorreu no quilômetro 19 da rodovia, em uma ação de fiscalização. Durante a abordagem, o condutor do caminhão apresentou duas guias florestais e duas notas fiscais emitidas por empresas madeireiras com indícios de adulteração. Após consultar os dados, constatou-se que os documentos estavam vencidos desde o ano passado.

De acordo com a Polícia Rodoviária, o condutor teria afirmado que a carga de 20 metros cúbicos de madeira fora embarcada no município de Ulianópolis e teria como destino a cidade maranhense de Timon.

O caminhão com a carga ficou retido na área do posto da PRF em Dom Eliseu, à disposição dos órgãos ambientais, e o condutor foi encaminhado para a Polícia Civil, onde seria penalizado por crime ambiental e uso de documento falso.

Postador: Manancial de Carajás com informações do Portal do Agronegocio

ARTIGO

ARTIGO
Levy ameaça se demitir, Dilma corre e envia projeto de lei com parte do conteúdo da MP devolvida

Por Reinaldo Azevedo
Reinaldo Azevedo faz análises políticas sendo 
um dos  blogs mais acessados do Brasil
Nunca, mas nunca mesmo!, incluindo o governo Collor, se viu tamanha incompetência na coordenação política do governo. Acreditem ou não, o Palácio do Planalto foi surpreendido com a decisão de Renan Calheiros de devolver a MP da reoneação da folha de pagamentos, embora ele próprio já tivesse dito há alguns dias que a parceria com o PT era capenga e já houvesse faltado, na segunda, a um jantar oferecido por Dilma a peemedebistas. O clima de barata-voa se instalou, e chegou à presidente o recado de Joaquim Levy: sem o ajuste fiscal, ele está fora do cargo. Vocês entenderam direito: na prática, o ministro da Fazenda se demitiu.

Dilma, então, imediatamente enviou um projeto de lei, com pedido de urgência, repetindo parte do conteúdo da MP, concentrando-se apenas no que chamo de reoneração. Vai passar pelo Congresso? O mar não anda para peixe. Como justificar a oneração da folha com desemprego crescente e com uma recessão que já não é mais uma possibilidade, mas um fato? Eis o busílis. Será que os senhores parlamentares estão dispostos a assumir esse ônus?

O governo faz um voo cego. Por incrível que pareça, no jantar do dia 23, no Palácio do Jaburu, da equipe econômica com líderes peemedebistas, o vice-presidente da República e sete ministros do partido, ninguém tocou no assunto. O petista Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, estava presente. Cabe a pergunta: que diabo de coordenação política é essa?

Eis o ponto: não existe! Um país com crescimento de 5%, inflação de 2,5%, os juros de 4% e Petrobras como exemplo de eficiência não poderia ter no comando político o seguinte Quarteto Fantástico: Mercadante, Pepe Vargas, Jaques Wagner e Miguel Rossetto. Dilma brinca com o perigo. Até eu acho que se encontra coisa melhor no próprio petismo.

Mas a presidente não tem uma virtude que, admito, Lula tem: ele costuma se cercar de pessoas mais capazes do que ele próprio. Podemos não gostar, mas isso é fato. Dilma, ao contrário, faz questão de exercer também a liderança intelectual. E, nesse caso, amigos, a coisa pode ser mesmo explosiva.

O governo não via a hora de Janot entregar a sua lista. Contava com ela para amenizar o peso sobre os ombros da presidente. Em vez disso, ela está com uma crise nova nas mãos.

Material extraído do Siute da Revista Veja. Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 2 de março de 2015

MAIS CARA

Energia elétrica está quase 4% mais cara no Pará
Aumento vai atingir cerca de 2 milhões de consumidores em todo o Estado
Começou a vigorar nesta segunda-feira (2) o novo aumento no preço da energia elétrica em todo o Pará envolvendo a alta no preço das bandeiras e o aumento extraordinário (praticado além do autorizado no aniversário da concessionária, que acontece somente em agosto).

Na última sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou, em todo o Brasil, reajuste de 83,33% (já em vigor desde janeiro deste ano) na bandeira vermelha (Em condições mais custosas de geração a tarifa sobre acréscimo de R$ 0,0300 para cada quilowatt-hora kWh consumidos), passando de R$ 3,00 para R$ 5,50 para o consumo de cada 100 kWh (quilowatts-hora) a partir de hoje.

Também na sexta, a Aneel autorizou aumento extraordinário nas contas de energia dos consumidores de quase todo o Brasil. Os reajustes autorizados não foram uniformes e variaram por regiões. Na região Norte, o reajuste médio autorizado foi de 5,5% (os grandes consumidores terão reajuste médio de 6,6% e os de baixo consumo – residenciais, de 4,8%).

Dos sete Estados do Norte, apenas três estão tendo reajuste extraordinário. São eles o Pará, Tocantins e Acre.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORMNews

CAMINHONEIROS VENCEM

Dilma Rousseff sanciona Lei dos Caminhoneiros sem veto
Sanção foi uma das propostas do governo para encerrar bloqueios. Protestos pelas rodovias foram contra preços do diesel e do frete

Por: G1 Brasília 
Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo
Em ato reservado no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2) sem veto a Lei dos Caminhoneiros. O texto foi aprovado pela Câmara em 11 de fevereiro e estabelece regras para o exercício da profissão de motorista. O ato faz parte de acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.

A nova lei garante, entre outros pontos, isenção de pagamento de pedágio para cada eixo suspenso de caminhões vazios, perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos e ampliação de pontos de parada para descanso e repouso.

Em nota o governo garante que tomará as medidas necessárias junto ao Congresso Nacional para permitir a prorrogação por 12 meses das parcelas de financiamentos de caminhões adquiridos por programas federais.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORM

PROPINA EM BELO MONTE

Belo Monte: Diretor da Camargo Corrêa vai revelar 'propina'
A usina de Belo Monte é a segunda maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Por: Extra
O diretor-presidente da Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini, vai revelar esquema de pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, uma obra de aproximadamente R$ 19 bilhões. O compromisso de apontar desvios em Belo Monte consta do acordo de delação premiada firmado pelo executivo e dois procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, na madrugada de sábado, em Curitiba. A série de depoimentos da delação premiada de Avancini deve começar nesta terça-feira.

Nas negociações com a força-tarefa, Avancini se comprometeu também a indicar os nomes de pelo menos duas pessoas que teriam recebido propina. As revelações do executivo podem ter forte impacto nos desdobramentos da Operação Lava Jato que, até o momento, tem se concentrado em fraudes na Petrobras.

A usina de Belo Monte é a segunda maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O vice-presidente da Camargo, Eduardo Leite, que também firmou acordo de delação premiada, deverá confirmar pagamento de propina em obras da empreiteira na Petrobras.

Postador: Manancial de Carajás/ ORM

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...