sábado, 26 de outubro de 2013

COBRANÇA

Governador Jatene o povo de Xinguara quer saber dos 10 km de asfalto prometido

Simão Jatene, em débito com o município
Vai caminhando para quatro meses a promessa feita e não cumprida até agora pelo Governador Simão Jatene (PSDB). Estou me referindo aos 10 km de asfalto confirmado pelo governador. Em julho deste ano, a imprensa divulgou que a obra havia sido licitada e que a empresa ganhadora da licitação foi a Construtora Terra Santa.


Ana Júlia a que mais investiu em Xinguara
De lá para cá não aconteceu mais nada e o xinguarense fica perguntando quando essa tal obra vai começar? Aliás estamos todos com a pulga atrás da orelha porque o governo do Estado ainda não fez nada que recompensasse os mais de 7 mil votos que ele [Jatene] teve nas ultimas eleições.

Postador: Manancial de Carajás

INVESTIMENTO

PAC-2 contempla Xinguara com obras do governo federal

O município de Xinguara foi contemplado com recursos do PAC 2, na ordem de vinte e oito milhões de reais, destinados a pavimentação de vias urbanas, drenagem e acessibilidade urbana. 
Os recursos já foram publicados no Diário Oficial da União, do dia 24 de outubro de 2013. A previsão de início de obras com esses recursos, segundo o prefeito Osvaldinho, é em abril do ano que vem.

Foto: Divulgação. Fonte: EdmarBrito. Postador: Manancial de Carajás

DIA DO COMÉRCIO

Lojas de Xinguara fecham para comemorar o Dia do Comerciário

O comércio de Xinguara amanheceu fechado neste sábado (26) por decisão de um acordo entre o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato Patronal durante convenção coletiva entre as partes, que marcaram para este sábado o Dia do Comerciário. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), Alfredo Soffa, para o próximo ano é bem provável que o Dia do Comerciário seja realizado no último domingo de outubro. Ele adiantou também que entendimento nesse sentido já está sendo discutido pelas categorias.

Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

NEGOCIATA


Dilma fecha acordo com Jader no Pará

Jader Barbalho (Foto/Abr)
A presidente Dilma Rousseff fechou ontem um acordo com o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) sobre a eleição no Pará. Força expressiva no diretório do PMDB, Jader era um dos maiores obstáculos à reprodução em 2014 da aliança entre seu partido e o PT para a campanha de reeleição da presidente Dilma.

Ele estava aborrecido com a intenção do PT paraense de lançar candidato ao governo do estado. Se isso ocorresse, o petista disputaria a eleição contra o filho de Jader, Helder Barbalho, que é candidato a governador.

Na quarta-feira 23, em jantar no Alvorada com o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Dilma garantiu a Jader que o PT do Pará apoiará Helder em 2014.

Em compensação, a vaga de senador na chapa será reservada ao PT. O favorito a ocupá-la é o deputado Paulo Rocha. O jantar foi uma cena incomum. A presidente não costuma receber políticos no Alvorada e nem falar pelo PT.

Há dúvidas sobre os palanques comuns de PT e PMDB no Ceará, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, entre outros estados.

Foto/ Abr. Fonte: Época. Postador: Manancial de Carajás

PT DE NOVO

Dilma venceria eleição ainda no primeiro turno, aponta Ibope
O levantamento fez quatro cenários diferentes, em todos a atual presidente se reelegeria

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada nesta quinta-feira (24/10) indica que a presidente Dilma Rousseff se reelegeria ainda no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse realizada hoje. O levantamento foi feito em parceira com o jornal O Estado de S. Paulo.
Dilma se reelegeria ainda no primeiro turno
Nos quatro cenários apontados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das opções pelos adversários.

O estudo, em uma primeira e mais provável hipótese, colocou como possíveis adversários de Dilma o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Nesse cenário, Dilma marcou 41%, contra 14% de Aécio e 10% de Campos. Os votos nulo ou branco representam 22% e outros 13% não responderam ou não sabem em quem votar.

O Ibope colocou ainda outros três cenários. Um deles envolvendo um ex-postulante ao cargo em 2010, o ex-governador José Serra (PSDB). Com Dilma, Serra e Campos, os números ficariam em 40% 18% e 10%, respectivamente.

Em outra hipótese, a ex-senadora Marina Silva (PSB), que também pleiteou o cargo em 2010, entraria na disputa com Dilma e Aécio. Nesse cenário, Dilma aparece com 40% das intenções de voto, seguido por Marina, com 21%, e por Aécio, com 13%.

Foto e Fonte: Correio Brasiliense. Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O PODER

Empossado novo gestor de Sapucaia
Justiça acabou com a farra em Sapucaia e deu posse há mais um prefeito

Ontem (23) à noite foi dado posse o novo prefeito de Sapucaia, no sul do Pará em sessão extraordinária que aconteceu na Câmara Municipal. Luciano Gomes (PDT) [irmão do prefeito cassado] assumiu interinamente o cargo até posterior decisão da Justiça Eleitoral.

Gomes assumiu mais sabe que poderá ficará no cargo por pouco tempo, pois ainda ontem os vereadores anteciparam o pedido de renúncia de Luciano Gomes, sob alegação que o mesmo não fora eleito [é suplente], e que por isso não pode ficar afrente do Executivo.

Sua posse aconteceu motivada pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER-PA) que cassou a liminar que mantinha o então prefeito Marquinhos no cargo, no dia 4 deste mês.

Logo após decisão do TER os advogados de Marquinhos entraram com recurso que está em transito até a data de hoje aguardando julgamento, ou seja a qualquer momento a decisão possa se reverter, podendo sair até mesmo amanhã alguma decisão favorável ou não aos interesses de Marquinhos.

Extraoficial – No fechamento desta matéria fomos informados que mais uma vez a justiça derrotou Marquinhos haja vista que o tribunal negou provimento de seu recurso.

Foto e Fonte: Manancial de Carajás, com informações do blog Romualdo Lima/Sapucaia

NA CAPTURA

Justiça determina prisão de acusado da morte do professor de academia

Foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (24) o fazendeiro Jose Carlos Campos Souto, conhecido como “Carlinhos da Boi Verde”, acusado de ser o mandante do assassinato do professor de academia, Thalys Santana Silva, 28 anos, ocorrido em Xinguara em 11 de outubro de 2013, por volta das 5h50 da manhã, no momento que a vítima abria a academia para atender os clientes.

O corpo do professor minutos depois do crime
Naquele dia, dois homens que estavam em uma moto dispararam vários tiros na vítima que morreu no meio da rua. Durante as investigações, a polícia passou a suspeitar de Carlinhos como o mandante do crime, que teria sido motivado por questões extraconjugal.

Apesar do inquérito policial está sendo instaurado pela delegacia de Xinguara, o mandado de prisão e busca determinada pela justiça, foram requeridos e executados pela Delegacia Regional de Redenção, tendo a frente o delegado regional Dr. Antônio Miranda Neto, que desde o dia da consumação do homicídio está acompanhando e subsidiando as investigações desencadeadas pela delegacia de Xinguara.


Ainda de acordo com informações, um dos suspeitos de ser o pistoleiro que matou Thalys foi preso em Redenção. A reportagem deste site tentou contato com o advogado do acusado, mas este não atendeu as ligações do telefone.

Foto: Manancial. Texto: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CAMPANHA ELEITORAL

Em dezembro, Água Azul do Norte escolhe seu novo prefeito

Dia 1º de dezembro será a eleição suplementar do município de Água Azul do Norte. O prazo para registro de candidatura encerrou no último dia 13 de outubro, domingo, e quatro candidatos estão na disputa.

Ao todo, cinco partidos estão na disputa. Na chapa “Unidos com o povo de novo”, PSB e PR formam a coligação encabeçada por Cátia Patrícia Ferreira e vice Antônio de Sousa Leite, número 40. O candidato pelo PMDB é Arismar Cândido Pereira e vice Atualpa da Silva Costa, número 15. O PT lançou Deusmir Luiz Gonçalves com a vice Renia Paula R da Silva, com o número 13. E, por último, o PCdoB com Lucinei Torres Freitas e a vice Ducineia Batista da Silva.

De acordo com a Resolução 5.181 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que versa sobre as instruções para a realização da eleição e do calendário eleitoral, todos os registros de candidaturas serão julgados até o dia 28 de novembro. 

A propaganda está liberada desde o último dia 14, com propaganda na TV e rádio e realização de comícios entre 8h e 23h59.

A votação terá início às 8h do dia 1º de dezembro em seis locais de votação e conta com a participação de mais de 9.500 eleitores. Encerrou dia 7 o prazo para alistamento, transferência e revisão dos eleitores do município junto à Justiça Eleitoral. Segundo a chefe de cartório da 61ª Zona, de Xinguara, Amarilda Silva, a procura dos eleitores foi alta: “Nós temos mais de 400 registros  sendo processados e o número de eleitores que estarão aptos a votar pode aumentar”, informou. Quem não se regularizou até o prazo não poderá votar nas próximas eleições e terá até o dia 30 de janeiro de 2014 para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.

Eleição anulada – Na eleição de 2012, o candidato que recebeu mais de 50% dos votos, José Lourenço de Oliveira Amaral, teve o registro de candidatura indeferido.

Com a nulidade de seus votos, fica determinado, segundo artigo 224 do Código Eleitoral, a necessidade de se realizar uma nova eleição até que se obtenha mais de 50% de votos válidos. Enquanto isso, o líder do município é o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Costa Palmeiras (PSDB).

Foto: Imagens do Google. Postador: Manancial de Carajás com informações do TRE

ACUADO

Sofrimento judicial de João Salame no TRE-PA é adiado pela terceira vez

Já perdura por três semanas a angústia do prefeito de Marabá, João Salame Neto, porque na pauta do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) está o julgamento de uma ação de investigação eleitoral contra ele, a qual pode tirá-lo do cargo de gestor municipal.

Salame é acusado de distribuir combustível a seus correligionários durante a campanha eleitoral de 2010, quando ele tentava a reeleição para o cargo de deputado estadual pelo PPS, seu ex-partido.

O julgamento do caso iniciou no dia 11 de outubro último, e o prefeito Salame pegou de cara uma derrota dos dois votos mais importantes: a relatora do processo, desembargadora Ezilda Pastana, e da revisora, desembargadora Eva de Amaral. Faltavam outros cinco votos, mas um juiz acabou pedindo vistas no processo e o caso foi adiado para a semana seguinte.

A retomada do julgamento foi adiada mais uma vez para a próxima quinta-feira, 24, mas depois antecipado para hoje, terça-feira, 22. Todavia, como a relatora Eva de Amaral está viajando, o julgamento foi, de novo, jogado para a próxima semana.

A situação está repercutindo na administração do município de Marabá, porque o prefeito tem passado as últimas semanas em Belém para acompanhar o julgamento e tentar, com seus advogados, convencer os demais desembargadores que não cometeu crime algum e que estes votem a seu favor.

Solidariedade

O PT, partido do vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, emitiu uma nota de solidariedade ao gestor municipal, dizendo que “O Partido dos Trabalhadores, através da sua Executiva Municipal de Marabá, manifesta irrestrita solidariedade ao Prefeito Municipal, João Salame Neto, cujo mandato, conquistado pelo voto popular, está ameaçado de cassação por uma equivocada ação criminal eleitoral, em processo de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral.

Na crença de que, ao final do julgamento, seja feita justiça, mantendo-se a vontade popular que o elegeu Prefeito do nosso município, reiteramos nossa solidariedade ao companheiro João Salame e o compromisso inarredável de continuar a ajudá-lo a governar Marabá com participação popular, a fim de promover as mudanças que Marabá precisa e o nosso povo tanto almeja”.

Um entendimento jurídico avalia que caso Salame seja cassado, o vice-prefeito Luiz Carlos Pies não assumirá o cargo, nem mesmo o segundo colocado nas eleições de 2012, no caso o deputado estadual Tião Miranda. O TRE anunciaria novas eleições, em função de Salame ter alcançado mais de 50% dos votos.

No caso de Luiz Carlos, não se tornaria prefeito porque o TSE interpreta que a chapa é indivisível, apesar de o suposto crime eleitoral ter sido cometido em outra eleição.

Foto: Arquivo Manancial. Fonte: blog do Ze Dudu/por Paulo Costa – de Marabá.  Postador: Manancial de Carajás

RETROCESSO

No Pará, três cidades não virariam municípios hoje
Em 2010, Banach possuía população de 3.431 habitantes. Hoje, a população é de 3.340
 
Município de Banach
Com base no Censo de 2010, de acordo com as novas regras para criação de municípios, se fossem distritos hoje, pelo menos três cidades paraenses não conseguiriam se separar das vizinhas maiores. Banach, Sapucaia e São João da Ponta estariam entre elas, justamente por possuírem número de habitantes abaixo do mínimo exigido para a região Norte, que seria igual ou superior a 6 mil habitantes. As novas regras, no entanto, não alteram o atual mapa geográfico do estado, que hoje conta com 144 municípios.

Situado na região sudeste, Banach foi desmembrado de Ourilândia do Norte e criado oficialmente em outubro de 1993. Em 2010, a população era de 3.431 habitantes. Hoje, a população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 3.340.

Já São João da Ponta, cidade que ficava próxima a São Caetano e Odivelas, possuía em 2010 um total de 5.265 habitantes, e em 2013 a população estimada é de 5.608. A elevação da então vila a município, em 27 de dezembro de 1995, obedeceu a motivação tradicional: expectativa de mais postos de saúde, estradas, escolas, creches e demais solicitações que melhorariam a vida da população.

Já a cidade de Sapucaia, desmembrada da cidade de Xinguara, ganhou esse status em janeiro de 1997. Três anos depois, sua população chegava a 5.047, e hoje a estimativa, de acordo com o IBGE, é que 5.395 pessoas morem no município do sudeste paraense.

O Senado aprovou na última quarta-feira projeto que abre caminho para a criação de mais de 180 novos municípios e cerca de 30 mil cargos públicos no país. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto altera regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios – que hoje somam 5.570 no país. Segundo dados da Frente Parlamentar de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir, em curto prazo, a formação de até 188 novos municípios que cumprem as novas regras impostas pelo Congresso, entre os que serão emancipados, desmembrados ou mesmo criados.

Um levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que Maranhão, Bahia, Ceará e Pará são os estados onde mais municípios poderão ser criados depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. O Pará tem 21 distritos prontos para emancipação.

Jader Barbalho sai em defesa do projeto

Em discurso na tribuna do Senado, o senador paraense Jader Barbalho (PMDB) fez a defesa do projeto. Jader disse que aqueles que conhecem o Brasil, especialmente a Amazônia, são favoráveis à criação de novos municípios. “Me recordo de municípios criados na Amazônia, em que a sede do município era no Arquipélago do Marajó. Para que alguém conseguisse chegar a um cartório de registro, fosse de nascimento ou imobiliário, teria que dar a volta ao mundo para chegar na sede do município. Quem conhece esse país, principalmente a região Norte, tem a exata dimensão da necessidade da criação de novos municípios”, afirmou.

Jader disse que decidiu discursar para dar o seu “testemunho” de que, nos locais onde municípios foram criados, as populações locais passaram a ter melhores condições de vida. “Eu não gostaria que esse assunto fosse encerrado sem dar o meu testemunho da necessidade do atendimento dessas populações que precisam do poder público”.

Foto: Divulgação. Fonte: Diário do Pará. Postador: Manancial de Carajás

COMPANHEIRISMO

Estados concedem parcelamentos
Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Pará ofereçam parcelamento de débitos de ICMS

Quatro normas publicadas na sexta-feira no Diário Oficial da União permitirão que o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Pará ofereçam programas de parcelamento de débitos de ICMS. Os convênios preveem ainda a redução de juros e multas incidentes sobre a dívida. As normas foram aprovadas na última reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e trazem regras diferentes para cada Estado.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a possibilidade de abrir o programa de parcelamento foi instituída pelo Convênio ICMS nº 120. A norma possibilita o pagamento das dívidas em até 120 vezes, com redução de 40% nos juros. Já as multas podem sofrer descontos de 10% a 75%, dependendo da quantidade de parcelas pagas pelos contribuintes.

De acordo com o convênio, poderão integrar o programa de parcelamento os débitos de ICMS vencidos até 31 de julho, inscritos ou não em dívida ativa. A norma prevê ainda que os contribuintes que atrasarem o pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, estarão sujeitos à exclusão do programa. Já os contribuintes do Rio de Janeiro, de acordo com o Convênio ICMS nº 128, poderão parcelar dívidas contraídas até 30 de setembro. A norma também prevê o pagamento em até 120 vezes, mas institui redução de 50% a 75% no valor das multas. Aos demais acréscimos legais, como os juros, seriam oferecidos descontos de 40% a 60%.

Ainda foi publicado no Diário Oficial da União o Convênio ICMS nº 121, que possibilita a abertura de programa de parcelamento no Piauí, e o Convênio ICMS nº 127, que trata do benefício no Pará.

Foto: Divulgação. Fonte: Valor Econômico Por Bárbara Mengardo. Postador: Manancial de Carajás

ILEGAL

Exploração ilegal de madeira cresce 151% no Pará
O percentual corresponde a uma área de 73.535 hectares

A exploração ilegal de madeira no Pará voltou a aumentar substancialmente após três anos seguidos de queda. Segundo levantamento divulgado ontem pelo instituto de pesquisa Imazon, o crescimento no último ano, entre agosto de 2011 a julho de 2012, foi de 151% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O percentual corresponde a uma área de 73.535 hectares, equivalente a quase 70 campos de futebol. Apesar de não configurar como desmatamento, essa retirada selecionada de árvores é o primeiro passo do processo de degradação que pode levar ao corte raso, daí a preocupação com o seu crescimento.

Os pesquisadores observaram que, do total de 157.239 hectares de florestas exploradas, 122.337 hectares (78%) não tinha autorização. O levantamento foi feito com base na comparação de informações das Autorizações para Exploração Florestal (Autefs) - documentos emitidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará que regularizam a extração de modo controlado - e de imagens de satélite. O cruzamento mostrou que somente 34.902 hectares tinham autorização de retirada.


O aumento ocorreu principalmente nas regiões do Rio Marajó e no baixo Amazonas, mas também em áreas de assentamento de reforma agrária e em unidades de conservação, como as Florestas Nacionais (Flona) de Itaituba II, Trairão e Jamaxin. Algumas delas, como a Flona de Altamira, estão em processo de concessão florestal. "Antes de o governo chegar lá para regularizar a exploração, os madeireiros sacam a madeira e esgotam o recurso. Quando a concessão sair, já terão retirado tudo", afirma o engenheiro florestal André Monteiro, que liderou a pesquisa. Ele opina que um dos motivos para o aumento pode ter sido a liberação acima da média de Autefs em 2010.

Conforme o estudo, os cinco municípios com maiores áreas de exploração madeireira ilegal foram: Portel (margens do rio Amazonas), Pacajá (BR-230), Prainha (margens do rio Amazonas), Uruará (BR-230) e Trairão (BR-163).
Os dez municípios com as maiores áreas exploradas sem autorização no Estado do Pará  entre agosto/2011 e julho/2012:

Portel - 18.854 hectares
Pacajá - 11.837 hectares
Prainha - 9.177 hectares
Uruará - 8.749 hectares
Trairão - 8.219 hectares
Santarém - 7.723 hectares
Moju - 6.429 hectares
Tailândia - 6.250 hectares
Ulianópolis - 5.796 hectares
Paragominas - 4.600 hectares

Foto: Evandro Corrêa (O Liberal). Fonte: O Liberal/por Thiago Vilarins, da Sucursal em Brasília. Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PESQUISA ELEITORAL

1° pesquisa eleitoral para o governo do Pará

O “Bilhetim”, blog assinado pelo cientista político Edir Veiga, acaba de publicar a 1° pesquisa eleitoral para a eleição governamental de 2014, no Pará.

Foram feitas 400 entrevistas divididas pelas 6 mesorregiões do Pará ( Baixo Amazônia, Marajó, Metropolitana, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense e Sudoeste Paraense), no período de 14 a 20 de outubro de 2013. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abaixo os resultados:
Espontânea
Shot002












Estimulada I
Shot003








Estimulada II
Shot004










1º Turno
Shot005





2º Turno
Shot006
Fonte: Parsifal Pontes. Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

INTERRUPÇÃO

Usuários reclamam de falha no Facebook
Problema na rede social impede acesso e atualização de status na manhã desta segunda (21)

Usuários do Facebook em várias partes do mundo reportaram falhas na rede social na manhã desta segunda-feira (21). Os problemas foram variados: muitos não conseguem acessar o site, atualizar status, curtir postagens ou usar a ferramenta de chat para falar com os amigos.

Segundo os relatos, quem tenta realizar qualquer uma dessas ações se depara com uma mensagem contendo o seguinte texto: "Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente em alguns minutos".O problema tem acontecido tanto na versão para navegador, no PC, quanto nos aplicativos do Facebook para smartphones. 

A empresa ainda não deu uma versão oficial sobre qual é o motivo da falha.Usuários brasileiros da rede social já relataram ter visto o erro. Pessoas na Europa, Estados Unidos e Índia também reclamaram, segundo o Mashable.

Foto: Divulgação. Fonte: Milton Faria. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...