sexta-feira, 15 de novembro de 2013

INSEGURANÇA

Dr. Ubirajara: “Segurança – Jatene deve dar uma satisfação à sociedade”
Dr. Ubirajara Bentes Filho denuncia descaso de Simão Jatene com Segurança Pública

Dr. Ubirajara Bentes e Governador Simão Jatene
O aumento no índice da violência em Santarém e em todo o Estado do Pará, resultando na morte de dois advogados este ano, gerou críticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Subseção de Santarém, relacionadas a administração do governador Simão Jatene (PSDB). De acordo com o presidente da OAB/Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, o Pará é muito grande, onde a ausência do Estado se torna presente nas mais diferentes regiões, contribuindo para o crescimento da violência contra as mais variadas classes da sociedade, como advogados, juízes, promotores e jornalistas. Para ele, o Governador deve ser mais presente e ter a humildade de pedir ajuda do Governo Federal para combater a onda de violência no Pará. Acompanhe os principais detalhes da entrevista:

Jornal O Impacto: Houve o assassinato de dois advogados neste ano no Estado do Pará. Como está sendo feito o acompanhamento das investigações desses casos pela OAB?

Ubirajara Bentes: Nos últimos dois anos foram mais de uma dezena de advogados mortos por crime de pistolagem. A situação está cada vez pior. A Polícia tem se mostrado inoperante, no sentido de identificar e prender essas pessoas. Há mandados de prisão que estão há dois anos sem serem cumpridos. Um colega foi morto em Abaetetuba, sob mando do Prefeito e do pai do Prefeito, há quase dois anos. Enquanto isso, as empresas deles estão crescendo. Em Santarém também ocorre a insegurança da população. Embora acreditamos que a Polícia esteja melhor aparelhada, ainda faltam recursos humanos para que o órgão possa dar conta de elucidar os crimes. A OAB está clamando e pedindo uma solução para que se resolva essa questão da violência não só para identificar e punir os assassinos dos advogados, mas também para melhorar a segurança da população.

Jornal O Impacto: Hoje tanto os profissionais de alto escalão quanto a demanda reprimida da sociedade estão reféns da violência no Pará?

Ubirajara Bentes: Hoje, a população fica presa em sua casa, enquanto que o bandido exerce o direito de ir e vir e, isso não pode acontecer! No próximo dia 19, o Conselho da OAB vai se reunir em Belém, para analisar que providência irá tomar em relação ao poder público estadual, no que diz respeito a essas mortes. A queixa e a revolta dos advogados é muito grande. Todas as Subseções do Pará se manifestaram contrárias a onda de violência. O vereador Ronan Liberal apresentou um trabalho na Câmara cobrando uma solução, porque a população não pode mais viver em insegurança.

Jornal O Impacto: Esses crimes seriam uma forma de retaliação de um determinado grupo relacionado à atuação dos advogados no Pará?

Ubirajara Bentes: Não seria uma organização, mas pessoas insatisfeitas com os resultados das questões e dos processos, o que para eles é a única maneira de tentar calar os advogados. Isso não vai solucionar, porque tombando um advogado virão outros. Hoje, entre os membros da OAB, se mexer com um, mexeu com todos! Então, se tombar um, outros vão se levantar na defesa da causa, que estava o companheiro que foi morto.

Jornal O Impacto: Além dos advogados, outras classes também sofrem com a onda de violência, como juízes, policiais civis e militares, bem como jornalistas. O que está acontecendo com o poder público, que não toma iniciativa para coibir essa modalidade de crime?

Ubirajara Bentes: Todos sofrem com a violência! Todos são iguais e sofrem com isso. É o juiz, o promotor de justiça, o defensor, o advogado, o empregado, o contador, o jornalista e todas essas pessoas que vivem na sociedade, que estão na insegurança. Diariamente, vemos os jornais locais, regionais e nacionais, falando da situação da impunidade dos crimes, no Pará. Temos que acabar com essa história, porque a Polícia deve ser mais eficiente e o Governo do Estado deve adotar medidas, que possa coibir a violência contra os cidadãos, porque não temos mais segurança de estar nas ruas e não conseguimos mais sentar nas nossas calçadas e conversar em função da insegurança. É preciso que o Estado dê um basta e seja mais presente. A ausência do Estado é constante tanto atrás das grades, nos presídios quanto fora em relação à sociedade.

Jornal O Impacto: Deveria haver um acompanhamento melhor por parte do Governo do Pará em relação a essa onda de violência?

Ubirajara Bentes: Correto! O Estado deve realizar concursos públicos e preparar melhor seus policiais, colocando-os em academias de Polícia, para que possam com treinamento sair de lá e enfrentar essa bandidagem, que é o crime organizado. O Estado precisa investir em recursos humanos. Em Santarém, quando a gente chega na Delegacia, existe um mínimo de profissionais de plantão, nos finais de semana. Às vezes para se substituir até o motorista de uma viatura é difícil. Em alguns casos, tem a viatura, mas não tem quem possa dirigi-la. Alguns desses profissionais têm uma carga de trabalho insuportável que ficam quase sem condições de exercer bem a atividade. O Estado precisa estar mais presente e dar uma satisfação à sociedade.

Jornal O Impacto: O atual Governador tem condições de administrar um Estado que é maior do que muitos países?

Ubirajara Bentes: O Estado tem que ver essa insegurança de um modo geral. O atual governador Simão Jatene não tem condições de administrar o Estado do Pará. A máquina administrativa não tem material humano para garantir a segurança da população. Quando tem esse tipo de profissional, eles recebem um salário muito baixo. Até o material é precário, como cheguei a ver coletes à prova de bala muito finos. Não é justo o cidadão chegar a uma Delegacia para registrar uma ocorrência e encontrar o local fechado. O Estado deve olhar e se voltar para a segurança pública. Deve verificar, porque isso tudo é questão de planejamento e administração e dar uma solução.

Jornal O Impacto: A OAB vai entrar com algum processo contra o governador Simão Jatene com relação à falta de segurança pública no Pará?

Ubirajara Bentes: É essa a discussão do dia 19 de novembro, na reunião do Conselho Subseccional, em Belém. Santarém terá representantes na reunião e lá serão decididos quais são os rumos que irão tomar. Esperamos que o Estado recorra ao Ministério da Justiça para que venha intervir e colaborar com a Polícia do Pará na solução desses problemas. Temos como exemplo, o governador de São Paulo, que pediu força militar, para desobstruir as estradas, onde foi a Força Nacional. Por que a Força a Nacional não pode chegar aqui no Pará e ajudar? Isso não é demérito para ninguém. Se o Estado não tem condições de andar com as próprias pernas, tem que recorrer à ajuda do Governo Federal.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto. Postador: Manancial de Carajás

JUSTIÇA

MENSALÃO »
Dez condenados se entregam à PF; entre eles José Dirceu, Genoino e Marcos Valério

NA CADEIA

Supremo expede 12 mandados de prisão contra condenados do mensalão

SEVERINO MOTTA
MATHEUS LEITÃO
MARIANA HAUBERT
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIAm

Entre os 12 estão o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, que foi o primeiro a se entregar à polícia.
Mandados também foram expedidos contra o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o operador do esquema, Marcos Valério.

O delator Roberto Jefferson, no entanto, não teve seu mandado de prisão expedido hoje.

POLÍCIA FEDERAL
Em Brasília, durante a operação para o cumprimento dos mandados, a PF foi até a casa do ex-tesoureiro do antigo PL, hoje PR, Jacinto Lamas. Três agentes bateram em sua porta mas o condenado não foi encontrado.
Um dos agentes informou que ele não é considerado foragido. A PF recebeu informações sobre seu paradeiro e ele prometeu se entregar.


Veja a lista dos 12 mandados expedidos:
1. José Dirceu
2. José Genoino
3. Delúbio Soares
4. Marcos Valério
5. Cristiano Paz
6. Ramon Hollerbach
7. Simone Vasconcelos
8. Kátia Rabelo
9. José Roberto Salgado
10. Romeu Queiroz
11. Jacinto Lamas
12. Henrique Pizzolatto


Foto: Fonte: Folha de São Paulo. Postador: Manancial de Carajás

GATUNOS

Associações civis tomam as rédeas do combate à corrupção

Usar a força do cidadão para com bater a corrupção é o grande objetivo de grupos populares, cada vez mais comuns, que tentam fiscalizar, denunciar e cobrar punição aos envolvidos em fraudes e desvios de dinheiro público.
     
Organizações não governamentais (ONGs) e associações criadas sem vínculos político-partidários espalhadas pelo país acompanham os trabalhos desenvolvidos por gestores municipais.
        
As atividades, que vêm ganhando adeptos em todo o Brasil, começam a dar bons resultados: cassação de gestores, afastamento e prisão de políticos, reparo em obras e até mesmo a devolução de verbas desviadas são alguns dos benefícios de quem dedica parte do tempo para o bem comum: a boa administração pública.

     
Fábio Oliva
Advogado – OABMG 141.358
Jornalista Investigativo – Registro Profissional MTb 09423 JPMG
Editor da Folha do Norte

Postador: Manancial de Carajás

GOLPE

Bomba - SINSMUT ajuíza Ação Civil Pública contra o Prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira.

Tucuruí é o único município do Pará que não fez concurso público nos últimos sete anos.

O Jornal de Tucuruí noticiou a Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tucuruí (SINSMUT) contra o Prefeito Sancler Ferreira (PPS), devido a várias irregularidades na criação do Instituto de Previdência Municipal (IPASET). Além disso, o Sindicato quer saber onde estão os mais de R$ 4.000.000,00 (Quatro milhões) arrecadados pelo IPASET até hoje. O prefeito é presidente da AMAT eleito com apoio do Governador Jatene]. O destaque em cores é do Manancial de Carajás
  
Na sequencia os representantes do Sindicato estão protocolando ofícios ao Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual para que os mesmos acompanhem o processo e tomem as medidas cabíveis.
   
O Prefeito e seus assessores têm de entender que os Funcionários Públicos Municipais não estão mais indefesos diante dos abusos e desrespeitos que há décadas são cometidos contra o funcionalismo, abusos estes que cresceram muito nos últimos cinco anos. O Prefeito tem de entender ainda que as coisas mudaram e ele não tem mais o controle sobre o sindicato cuja diretoria não é mais fantoche da Administração Municipal.  

Já lesaram e prejudicaram os Servidores da Prefeitura com o "golpe" do FUNPREV, isso não vai acontecer novamente com a criação do IPASET. 

Leia a matéria completa no Jornal de Tucuruí, Clique Aqui.

Foto e Fonte: Folha de Tucuruí. Postador: Manancial de Carajás

COBRANÇA

Pará vai exigir hidrovia Araguaia-Tocantins

Depois de inflamados debates que em situação bastante embaraçosa o representante do DNit, o 1º Seminário de Logística da Amazônia terminou, ontem à noite, com uma proposta para tentar salvar o projeto de derrocamento do Pedral do Lourenço e a própria Hidrovia do Tocantins. Realizado no Hangar, o encontro firmou, por consenso dos participantes, a convicção de que, se não houver pressão política sobre as autoridades de Brasília, irão para o limbo todos os empreendimentos logísticos do Pará. Uma reunião será agendada com a direção do DNit para cobrar uma decisão conclusiva e a licitação imediata da obra.

Empresários, técnicos do setor, membros da academia e executivos de empresas ligadas às atividades portuárias e de navegação deixaram claro que já não acreditam que exista, da parte do governo, o menor interesse em levar adiante o projeto. Para eles, a decisão do DNit, de arquivar o estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Naval da UFPA, para se fixar num projeto custeado pela Vale para o Ministério dos Transportes, reflete a falta de compromisso do governo para com o empreendimento.

A reação mais impetuosa partiu do presidente do Sindicato dos Armadores do Pará (Sindarpa), Eduardo Carvalho. Ele, que é vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação, disse que a decisão de não implantar a hidrovia do Tocantins é política e tem que receber uma resposta política. Como 2014 é ano eleitoral, Eduardo Carvalho destacou que a população paraense como um todo deve ser mobilizada com esse objetivo. “Se ela diz não ao Pará, o Pará tem que dizer também não à reeleição. Se ela nos vira as costas, os eleitores do Pará também devem lhe virar as costas”, disse ele, referindo-se à presidente Dilma Rousseff.

Foto e Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajás

EDUCAÇÃO MAIS FORTE

Após 53 dias, categoria anuncia suspensão da greve

Milhares de professores estiveram na assembleia
realizada na sede do Paysandu
em Belém (Foto: Facebook/Sintepp)
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) anunciou nesta quinta-feira (14), em página oficial no Facebook, a suspensão da greve da categoria após 53 dias. A suspensão foi decidida na assembleia realizada na sede do Paysandu, em Belém.

Além da deliberação, o sindicato afirma que a decisão foi tomada na perspectiva de garantir a vitória da educação pública no Estado. "Quem recua é o governo, não tem quem negue esta conquista. O Sintepp se organiza para uma luta que terá cada vez mais fôlego. [sic]", destaca a postagem.

Embora o discurso tenha caráter positivo, na página do sindicato alguns professores e servidores não ficaram satisfeitos com a decisão. "A greve terminou por baixo, mais uma vez os professores sendo humilhados. Essa decisão deveria ter sido tomada na semana passada, agora a tucunalha aprendeu como acabar com uma greve legitíma.. [sic]", comenta Luiz Carlos Jr.

Foto e Fonte: (DOL). Postador: Manancial de Carajás

MAIS SAÚDE

Funcionários de hospital grevam em Tucuruí

(Foto: Wellington Hugles/Diário do Pará)
Cerca de 40 funcionários do Hospital Regional de Tucuruí deflagraram greve, desde a segunda-feira (11), pela falta de pagamentos de seus salários, ticket alimentação e o pagamento dos 40% de insalubridade. Os trabalhadores são da empresa Service Itororó Ltda., terceirizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para realizar serviços de limpeza e higienização das dependências do hospital.

Segundo os funcionários, a greve deverá continuar até que sejam realizados os depósitos dos salários atrasados, bem como o desbloqueio dos cartões de ticket alimentação, além de que seja aberta uma rodada de negociações para a recomposição das gratificações referentes à insalubridade, pela exposição à área de risco hospitalar, que desde o ano de 2010 não é ajustada. Outro fato que está deixando os funcionários revoltados é a falta de materiais adequados para realizar a limpeza do hospital, o que pode ocasionar problemas de saúde.

De acordo com informações da empresa Service Itororó Ltda, os repasses mensais da Sespa já estão atrasados há oito meses, por isso, o atraso no pagamento dos vencimentos dos prestadores de serviços do HRT.

Apenas 30% dos funcionários estão trabalhando no hospital. "Se não forem depositados os salários e atendidas a pauta de reivindicações, haverá a paralisação geral dos funcionários, ocasionando o colapso total no HRT", afirmam os servidores da terceirizada.

Ao ser questionada se tinha conhecimento da greve pelo atraso e a falta de pagamentos da gratificação de insalubridade, além do ticket alimentação, a diretora do HRT, a enfermeira Diana Helen dos Santos Silva, informou estar ciente. "O contrato foi celebrado pela Sespa, através do secretário Hélio Franco, e nada é resolvido pela gestão do HRT", afirma.

Procurada pelo DOL, a Sespa informou que a paralisação só teria durado até esta quinta-feira (14) e que, em função do horário, não foi possível checar junto à Diretoria Administrativa e Financeira se havia ou não atraso no pagamento por parte da Sespa à empresa.

Foto e Fonte: (DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AMPLIAÇÃO

Expansão da Ferrovia Carajás, no Pará, deve gerar 1.500 empregos

A expansão da Ferrovia Carajás, em Marabá, no sudeste do estado, deve gerar mais de 1.500 contratações e ampliar a capacidade de transporte de minérios. A expectativa é que a obra atraia fornecedores para a região.

A linha férrea passa em vários bairros da cidade de Marabá e, por isso, muretas de contenção serão construídas no perímetro urbano para evitar que as pessoas cruzem a linha do trem fora das passarelas.

O trecho em obras para a expansão está na fase de terraplenagem. Essa primeira frente de trabalho de expansão da ferrovia é de 30 quilômetros e, devido à obra, estão sendo investidos R$ 26 milhões no município em serviços e locações.
                                     
Ao todo, mais de 1.500 pessoas vão trabalhar na expansão e 87% da mão de obra serão formados de paraenses. Só em Marabá, serão geradas mais de 700 contratações.

A Ferrovia Carajás tem 892 quilômetros entre os municípios de Parauapebas e São Luís, no Maranhão. Com a expansão, uma segunda linha férrea está sendo construída paralela a que já existe para aumentar a capacidade de transporte de minério. A previsão é que a obra seja concluída em 2018, mas a preocupação é manter a geração de empregos na região.

Uma reunião entre representantes da Vale e empresários do sudeste do estado discutiu propostas como a reativação do polo industrial de Marabá e a criação de um entreposto para escoar a produção de grãos.

Segundo o secretário estadual e indústria, comércio e mineração, David Leal, os investimentos devem atrair fornecedores. “Esse é um potencial muito grande de geração de emprego e renda para atrair fornecedor que hoje está em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses fornecedores precisam vir para cá gerar emprego e renda”, explica.

Foto e Fonte: Agora Pará.com. Postador: Manancial de Carajás

RETORNO

Salame diz que justiça foi feita

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, deferiu ontem, favoravelmente, liminar que permite que o prefeito eleito de Marabá, João Salame (Pros), continue no cargo. A Ação Cautelar (AC Nº 83613) impetrada pelo prefeito, derruba decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), que cassou Salame, por 3 votos a 2, na sessão de 5 deste mês. Como a ação impetrada no TSE é cautelar, a decisão foi monocrática (individual), com voto do relator.
João Salame Neto foi eleito em 2012 pelo PPS com cerca de 56 mil votos, que correspondem a 56,71% dos votos válidos. O processo julgado pelo TRE é de 2010. Na época, ele foi acusado de comprar votos com vales de combustível durante a campanha eleitoral para deputado estadual. De acordo com a acusação, notas assinadas pelo prefeito foram encontradas em um posto de combustível.

Ao DIÁRIO, Salame disse que foi feito justiça. “Não era possível um fato de 2010 atingir um mandato de 2012. O TSE confirmou a tese que vínhamos defendendo. Agora, terei maior tranquilidade para me defender de um crime que não existe. Irei retomar as atividades administrativas, em Marabá, quais estava afastado há quase um mês, dando prioridade para o pagamento do 13º salário dos servidores, além da retomada das grandes obras que estão sendo realizadas em Marabá com recursos federais”, afirmou.

Foto: Arquivo Manancial. Fonte: Diario do Pará. Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PISTOLAGEM

Ex-prefeito de Tomé-Açú é preso em Brasília
Ele é acusado de ser o mandante das mortes do advogado Jorge Pimentel e do empresário Luciano Capácio

Com a prisão do ex-prefeito de Tomé-Açu, Carlos Vinícius de Melo Vieira, acusado de ser o mandante das mortes do advogado Jorge Pimentel e do empresário Luciano Capácio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)-Seção Pará, espera que os outros acusados também sejam presos. O ex-prefeito foi detido no fim da manhã de ontem, em Brasília (DF). Ele está com mandado de prisão decretado pela Justiça paraense.

Até o momento, dois dos três executores das vítimas estão presos. 'Isso é um passo. Ainda falta o pai do preso, Carlos Antônio Vieira, que também está com ordem de prisão decretada, e falta prender também o intermediário da contratação dos criminosos, que também está com mandado de prisão decretado', acrescenta o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos.

A chegada de Carlos Vinícius de Melo Vieira a Belém estava prevista para às 4 horas de hoje, no aeroporto internacional de Belém. O ex-prefeito conseguiu na Justiça evitar a apresentação à imprensa que a polícia faz de acusados de crimes de grande repercussão.

O presidente da OAB ainda lembrou que dos 12 advogados que tiveram registro de violência, entre ameaças, atentados e morte, apenas um crime terá os envolvidos submetido a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri. 'Foram 12 casos até hoje, em que advogados foram agredidos por causa da profissão.

Apenas o caso do Fábio Teles teve uma resposta conclusiva, tanto que os acusados vão agora para o julgamento. A captura do ex-prefeito é a prova de que o Estado, quando quer, pode prender os acusados', afirma Jarbas Vasconcelos.

Ele informou que até o momento a Ordem não teve resposta da polícia quanto ao assassinato cometido em Parauapebas contra o advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha, de 72 anos. 'A equipe da polícia está lá, mas até o momento não teve nenhuma novidade. Nós esperamos pela elucidação do caso', disse o presidente da Ordem.

Jarbas Vasconcelos disse ainda, que está marcada uma reunião na OAB para discutir a violência que os advogados estão sofrendo e também a necessidade de se cumprir o mandado de prisão dos acusados desses crimes.

Ele ressaltou ainda, que há mais de cinco meses espera a prisão de todos os acusados do duplo homicídio ocorrido em Tomé-Açu. 'Não queremos que o processo prescreva. Queremos justiça e pedimos isso para o Estado. Todos os reféns da criminalidade. Os advogados, os policiais e a população em geral', afirmou.

Fonte: O Liberal. Foto: Elielson Modesto (O Liberal). Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DESAFIO

Belfort nocauteia Hendo e aguarda vencedor de Spider x Weidman

Brasileiro atropela americano e decreta primeiro nocaute da carreira de Dan Henderson, com apenas 1m17s do primeiro round, na luta principal da noite

A trajetória recente de Vitor Belfort tem sido marcada por vitórias contundentes. Desde o nocaute sofrido contra Anderson Silva, o Fenômeno enfileirou adversários. A exceção foi a disputa de cinturão dos meio-pesados, contra Jon Jones. Neste sábado, o brasileiro mostrou - mais uma vez - que merece ter nova chance de desafiar o campeão dos médios. E desta vez, terá, como já assegurou o presidente do Ultimate, Dana White. Em Goiânia, contra Dan Henderson, ele decretou a terceira derrota seguida ao americano, por nocaute, o primeiro sofrido por ele, aos 1m17s, do primeiro round.

Após a histórica vitória, ele aguarda o vencedor da revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva, que será disputada dia 28 de dezembro, no UFC 168, em Las Vegas.


A torcida cantava "olê, olê, olê, Vitor, Vitor", mas o primeiro minuto foi de nenhuma ação. Os lutadores se estudavam. Quando Dan Henderson partiu para cima, sequer pôde saber de onde partiu o soco de Vitor Belfort. O americano já caiu mal. Tentou fechar a guarda, Vitor saiu e ele tentou se levantar. Foi a deixa para levar o golpe final. Um chute e o primeiro nocaute da carreira de Hendo. Festa dos torcedores na Arena Goiânia, que cantavam que "o campeão voltou".

Foto e Fonte: http://sportv.globo.com/. Postador: Manancial de Carajás

REPÚDIO

Subseção da OAB em Marabá promove ato de repúdio     

Os advogados da subseção da OAB em Marabá realizaram ato de repúdio, na manhã de ontem (10), contra a onda de violência que vem sendo praticada nos últimos dois anos contra os profissionais da advocacia, especialmente no interior do Pará.

A faixa com a frase “Até quando os advogados do Pará serão assassinados por pistoleiros?” foi fixada como luto, em frente à sede da instituição em Marabá, na Fl. 26, Quadra 01, Lotes 17/18, Nova Marabá, a exemplo do que está sendo feito em todas as subseções no estado.

A manifestação foi motivada após o crime bárbaro que vitimou o advogado Dácio Cunha, 41 anos, ex-vice-presidente da subseção de Parauapebas, assassinado com dois tiros, no último dia 6 de outubro, naquele município, sudeste do estado.

Dados

Com ele, agora são doze o número de advogados vítimas de violência (assassinato, ameaça e atentados), no Pará, desde 2011 até hoje.

Foto e Fonte: OAB/PA. Postador: Manancial de Carajás

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

Integrantes do Sindpol denunciam que estão sofrendo perseguição pelo governo do estado

Em denúncia apresentada no início da tarde de hoje, 11, ao presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, membros da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Pará – Sindipol pedem ajuda da OAB quanto às ameaças que receberam do Governo do Estado, após divulgarem nas redes sociais, panfleto convocando a categoria e a população em geral para exigir segurança pública e comunicar possível deflagração de uma greve dos trabalhadores.

A atitude do Sindicato foi motivada pelo aumento dos casos de violência no estado que atingem indistintamente toda a população e que, na semana passada, fez mais duas vítimas: o sargento Antônio Hélio Borges, da Polícia Militar, e a esposa dele, Feliciana Mota.

Eles foram baleados durante a fuga de três assaltantes, na tarde de quinta-feira (7), na esquina da Avenida 16 de Novembro com a rua Senador Manoel Barata, em Belém. A esposa do policial morreu na hora. O militar foi socorrido e levado ao Hospital Pronto-Socorro Humberto Maradei, no Guamá, e depois transferido para o Hospital Metropolitano, onde faleceu no último dia 9.

Em conversa com o presidente da Ordem e com os conselheiros seccionais José Carlos Lima e Ivanilda Pontes – Ouvidora Geral da OAB, os diretores do Sindicato narraram que vem sendo ameaçados pelo governo por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Em nota oficial publicada na home oficial da Secretaria, a instituição promete instaurar inquérito para identificar o autor do “boato” e pedir a prisão dos responsáveis pela convocação de greve promovida pelo Sindipol.

Fotos: Paula Lourinho. Fonte: OAB/PA. Postador: Manancial de Carajás

REAJUSTE

Pará terá alta de combustível este mês
Estado detém o segundo maior preço médio de álcool do país

O Pará terá o segundo maior preço médio de álcool do País a partir do dia 16 de novembro. De acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a contar da terceira semana desse mês o gasto médio com o litro do etanol deve subir para R$ 2,54, no Estado. O valor será R$ 0,02 maior do que o observado até na semana passada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos postos dos municípios do Estado.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) o Confaz estabeleceu, por meio de um ato da Comissão Técnica Permanente (Cotepe) o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) para o início da segunda quinzena do mês. O preço da gasolina ficou em R$ 2,98 e o do diesel em R$ 2,50. O Pará tem o 10º litro de gasolina e o 5º litro de combustível mais caros do País.
A gasolina mais cara está no Acre, onde o litro chega a R$ 3,25. É mais barato abastecer no Piauí, onde o litro ainda custa R$ 2,78. Em relação ao diesel é melhor comprá-lo no Mato Grosso do Sul, pagando R$ 2,20 pelo litro. O preço médio mais caro também é do Acre (R$ 2,72).

Foto: Divulgação. Fonte: O Liberal. Postador: Manancial de Carajás

VIOLÊNCIA

Extremo Sulparazão: Confusão e pancadaria no jogo entre Redenção e Sapucaia na Arena Serrinha.

O jogo entre as seleções de Redenção e Sapucaia, pelo Regional de Seleções, foi interrompido por volta dos 40 minutos, com placar em 0 a 0, devido briga entre jogadores de Redenção e Sapucaia, e ainda com a participação de pessoas que pularam o alambrado e entraram na briga.

Segundo o zagueiro Zeza, que mora em Pau D`Arco, mas joga pela seleção de Sapucaia, a confusão começou depois que um atleta de Redenção agrediu outro atleta de Sapucaia com um soco no rosto.

O jogo ficou paralisado por alguns minutos, e durante esse tempo houve muita briga.

A delegação de Sapucaia, escoltado por policiais militares, deixou a Arena Serrina, com destina a cidade de Sapucaia. Como o jogo já havia passado dos 30 minutos do segundo tempo, o placar deverá prevalecer a Sapucaia se classifica para a próxima fase.

Segundo o ex-treinador da seleção de Redenção, Di Souza, que estava no estádio, essa confusão ocorrida no jogo entre Redenção e Sapucaia é uma vergonha para o futebol.

Ainda segundo Di Souza, essa confusão já estava prevista, pois no jogo em Sapucaia, houve muita confusão também. Segundo alguns torcedores, na saída da delegação de Sapucaia, houve disparo de arma de fogo.

Foto e Fonte: Otavio Araujo. Postador: Manancial de Carajás

ADEUS

Extremo Sulparazão: Rio Maria leva sufoco, mas segura empate e está nas semifinais da Copa Extremo Sul Pará.

SELEÇÃO DE RIO MARIA
A seleção de Rio Maria aproveitou-se da vantagem conquistado no jogo de ida e se classificou às semifinais da Copa Extremo Sulparazão 2013 com um suado empate em 0 a 0 contra a seleção de Xinguara, na noite deste último sábado (9), na estádio J. Santos, em Xinguara.

O time riomariense jogava pelo empate e entrou em campo mais preocupado em explorar os contra-ataques.
SELEÇÃO DE XINGUARA
Na primeira etapa, porém, o selecionado xinguarense não se expuseram muito e o jogo teve poucas chances de gol. Na segunda etapa, no entanto, Xinguara acelerou o ritmo e o jogo ficou dramático. Preocupado com a pressão da seleção da casa, o técnico Lourinho tirou Johnny e reforçou a marcação com Mikael.

Ainda no segundo tempo, Xinguara acertou um lindo chute no travessão do goleiro Douglas. Rio Maria se fechou completamente, mas conseguiu segurar a pressão da equipe da casa nos minutos finais e garantiu a classificação no sufoco.

Na Arena Serrinha, a seleção de Sapucaia garantiu a vaga na semifinal, após empate em 0 a 0 com a seleção de Redenção, em um jogo com muita confusão e pancadaria. Resultado que classificou Sapucaia, por ter conquistado a vitória por 4 a 3 no jogo de ida.

Na tarde deste domingo, dia 10, as 16h, no estádio Florestão, a seleção de Floresta do Araguaia recebe Pau D´arco. A equipe da casa precisa da vitória para se classificar a semifinal da competição regional. No jogo de ida a seleção de Pau D`Arco venceu pelo placar de 1 a 0.

A partida entre Floresta do Araguaia e Pau D´arco definirá os confrontos da semifinal da Copa Extremo Sul Pará de seleções. Rio Maria e Sapucaia estão classificadas.

Xinguara: Reginaldo, Pedro, Magno, Maicon Preto, Wik (Marcelinho), Ronde, Jacó (Jhonson), Denis, Manoel, Neinha (Gleibson), Edilsinho (Cafu). Téc. Edinho Sampaio.

Rio Maria: Erizon (Douglas), França, Vanderlei, Bil, Luizinho, Chimbinha, Cabelinho, Fabinho (Ivônio), Johne (Mikael), Jean, Naldinho (William). Téc. Lourinho.

(Fonte: carajasesportivo.blogspot.com / texto e fotos: José Augusto). Postador: Manancial de Carajás

FATALIDADE

Rio Maria: Acidente envolvendo moto e caminhão baú deixa uma vitima fatal na PA - 279.

Na tarde deste último sábado, dia 09, aconteceu um acidente na PA – 279 entre as cidades de Água Azul do Norte e Ourilândia do Norte que deixou uma vitima fatal.

Um homem que não foi identificado pilotava uma moto Yamaha Fazer 250 de cor vermelha quando entrou na pista contraria em alta velocidade e bateu de forma violenta na lateral de um caminhão baú Kothe e morreu no local. 

Um motorista que presenciou o acidente acionou a Policia Militar de Água Azul do Norte para prestar socorro a vitima. Com o impacto do acidente o homem teve o um braço e uma perna decepada.

(Fonte: carajasesportivo.blogspot.com / texto e fotos: José Augusto). Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...