sábado, 15 de março de 2014

O QUE PENSO

BASTIDORES DA POLÍTICA

Tenho visto constantemente nas redes sociais a exposição dos vereadores que votaram a favor e os que votaram contra o projeto de Lei que tratou da gratificação dos servidores com nível superior. Aliás, não sei nem porque esse projeto foi parar na Câmara Municipal, pois em minha opinião, sua decisão deveria ter sido tomada pelo prefeito sem todo esse cansaço.

Digo assim porque na gestão passada não foi diferente e os servidores sempre foram penalizados pelas decisões do ex-prefeito Davi Passos, e além de não serem ouvidos ainda tiveram o golpe dos recursos que ele não repassou aos caixas do INSS assim como o não pagamento de seus salários no final do mandato.

Diante de tudo isso não vejo razão alguma para a “oposição” comemorar e expor os edis nas redes sociais como se fossem réus do processo. Olhando bem a matéria nossos vereadores simplesmente mostraram para a sociedade seus perfis políticos, principalmente os do bloco de apoio ao Executivo.
Esses não tiveram a hombridade de alertar o chefe do Executivo sobre o desgaste que a matéria poderia causar ou lembrar que a mesma poderia ser decidida pelo próprio gestor. Pior ainda é quando se deve favores ao prefeito e o traem votando contra suas ideias, como é o caso de alguns que têm parentes ocupando cargos na administração municipal. (como o caso de todos os vereadores do partido dos trabalhadores).

Da mesma forma os edis do bloco de oposição se aproveitaram do momento para fazer politica usando a categoria (como sempre fizeram). Aliás, como já é de costume. Se fossem inteligentes poderiam ter evitado expor os companheiros (as), mas se acovardaram preferindo chamar a atenção para si.

Agora, nos bastidores da politica e na sociedade está repercutindo negativamente para os vereadores que estão sendo vistos como verdadeiros (traíras), pois o prefeito tem feito o possível para ajudar e manter a politica xinguarense em perfeita harmonia e respeito.

Nos bastidores e entre quatro paredes, juram fidelidade e respeitam o prefeito, mas, aos olhos da mídia, redes sociais e em sessões com um numero expressivo de pessoas fazem a encenação teatral política com baixarias e escândalos que desgastam a imagem de nossa cidade.  Por/Moraes Filho

Postador: Manancial de Carajás

ATAQUE

Lula: "preconceito da mídia contra Dilma é maior"

O ex-presidente Lula fez duras críticas à grande mídia no encontro estadual do PT em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, ontem, 14, no ato de lançamento da candidatura da senadora Gleisi Hoffman (PT) ao governo. Segundo ele, durante o governo FHC, "a imprensa era chapa branca", mas tanto durante o seu governo quanto na atual gestão, da presidente Dilma Rousseff, há "muito preconceito".

"Foram oito anos de pensamento favorável ao que me antecedeu. Parecia que os brasileiros viviam num paraíso. Contra mim, vieram ataques pesados, mas estou boquiaberto como a imprensa trata a Dilma. Pensei que a imprensa fosse tratá-la com mais respeito pelo cargo que ela ocupa. Pensei que a imprensa fosse ser mais verdadeira. Falar mal quando precisasse falar mal, mas bem quando fosse preciso falar bem. Mas descobri que há um agravante contra Dilma. O preconceito contra ela é porque ela é mulher pelo fato de que não estava previsto na cabeça da elite brasileira que uma mulher pudesse ocupar os espaços políticos até ontem ocupado por homens", afirmou, sendo bastante aplaudido pela plateia.

O ex-presidente disse ainda que "a elite não acreditava que uma mulher que foi presa e torturada e que apoiada por um metalúrgico chegou ao cargo mais importante do país". "Sabemos que vamos enfrentar uma campanha dura, mas na minha vida foi tudo muito complicado", disse.

Lula relatou trecho de um discurso que fez a empresários nesta tarde em que defendeu a reeleição da presidente Dilma. "Reeleger a Dilma é a certeza de que este país continuará sendo tratado com a seriedade como está sendo tratado", frisou. Ele ressaltou que viajará "por onde for preciso" para reeleger a presidente Dilma. "É minha obrigação não permitir que este país entre numa aventura e deixe de ter uma presidenta da responsabilidade da Dilma", afirmou. 

Foto e Fonte: (Brasil 247). Postador: Manancial de Carajás

ESTRESSE

Dilma reage a vaias no Tocantins: manifestantes 'nunca ralaram'
Presidente se irritou com protestos durante entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida no Estado de Tocantins
Dilma se irrita com vaias e diz que críticos nunca ralaram
"Araguaína - A presidente Dilma Rousseff se irritou nesta sexta-feira, 14, com um protesto em evento do Minha Casa Minha Vida, em Tocantins, e disse que os manifestantes "nasceram em berço esplêndido" e "nunca ralaram". O evento contava com um grupo de simpatizantes da presidente, que estava na parte da frente do palanque, e um ruidoso grupo de pessoas com cartazes contra a Copa do Mundo e reivindicando moradias.

Durante o discurso da presidente, os manifestantes misturavam vaias, apitos e ainda cantavam o hino nacional. Dilma acabou se irritando com o protesto e fez uma exaltada defesa de sua política social, em especial, o Minha Casa Minha Vida, programa que entregou nesta sexta 1.788 casas para famílias carentes de Araguaína (TO). "Aqueles que não dão importância para as pessoas que não têm casa própria é porque nasceram em berço esplêndido e aqueles que não valorizam o cartão do Minha Casa Melhor é porque nunca ralaram de sol a sol para comprar uma geladeira, um fogão e uma cama", disse Dilma, sob aplausos de políticos do Estado e parte dos moradores e sob vaias dos manifestantes".
("Estadão", sábado 15-03-2014)

4ª feira é a vez do Ceará
A presidente Dilma Rousseff (PT) visitará o Ceará no próximo dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Estado. A data foi divulgada na noite de ontem pela assessoria de comunicação da Casa Civil do Governo do Estado. Em Fortaleza, a chefe do Executivo federal fará a entrega de 172 maquinários agrícolas. É isso mesmo: 172 máquinas agrícolas. Os equipamentos vão auxiliar cerca de 142 municípios cearenses.

Vai a Sobral, ao Cariri não
Já no período da tarde, a presidente irá para a cidade de Sobral, a 238km de Fortaleza, para assinar ordens de serviços para a liberação de verbas do Programa Água para Todos e São José III. Os projetos visam à universalização do abastecimento d'água no Ceará.
Ao contrário do previsto no início do ano, Dilma não fiscalizará as obras da Transposição do Rio São Francisco, que estão paralisadas em Mauriti.

O trecho onde os trabalhadores estão em greve, desde a última segunda-feira (10), fica no distrito de Umburanas. Esta é a terceira paralisação desde que a operação foi iniciada, em 2007. A entrega de toda a obra, que possui investimentos de R$ 8 bilhões, estava prevista para o final de 2015.
(“Diário do Nordeste”, 15-03-2014)

Fotoe Fonte: http://blogdocrato.blogspot.com.br/. Postador: Manancial de Carajás

BLOQUEIO

Justiça Eleitoral proíbe o PMDB, Elcione Barbalho e Helder Barbalho de realizarem caravanas

A juíza auxiliar Edinéa Oliveira Tavares, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, concedeu liminar ao Ministério Público Eleitoral proibindo o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Elcione Barbalho e Helder Barbalho de realizarem encontros públicos que denominam de “Queremos Ouvir o Pará”. Já foram realizados 39 desses encontros desde 25 de setembro de 2013, que a juíza considerou propaganda eleitoral antecipada, já que o início da campanha eleitoral só é permitido a partir do dia 6 de julho próximo.

O pedido para que os encontros sejam proibidos foi do MP Eleitoral, após investigação em que constatou que os dois pré-candidatos Elcione e Helder Barbalho vinham se reunindo com a população de diversos municípios paraenses. Durante a investigação, alguns dos encontros foram gravados em vídeos que demonstram claramente o caráter de comício das reuniões. “Os eventos tem como finalidade a divulgação da pretensa candidatura de Helder Barbalho”, sustentou o MP Eleitoral.

Além da presença de grande número de pessoas não filiadas ao PMDB, políticos de outros partidos, como Carlos Bordalo e Beto Faro, do Partido dos Trabalhadores (PT), também estavam presentes aos encontros. “Os representados vêm se utilizando dos encontros como comícios, praticando verdadeira propaganda antecipada”, disse o MP à Justiça Eleitoral.

Em caso de descumprimento da ordem judicial, cada candidato e o partido deverão pagar multas de R$ 5 mil reais por comício.

Foto: Divulgação. Fonte: www.prpa.mpf.mp.br. Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 14 de março de 2014

CLIMA QUENTE

No Tocantins, Dilma é recebida com cobranças de tucano e vaias de moradores
Dilma inaugurou um conjunto habitacional com 1.788 casas em Araguaína (386 km de Palmas), mas enfrentou protesto de moradores de um outro conjunto do programa

Em viagem ao Tocantins hoje para entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, a presidente Dilma Rousseff foi recebida com vaias de moradores e cobranças públicas do governador tucano Siqueira Campos.

Dilma inaugurou um conjunto habitacional com 1.788 casas em Araguaína (386 km de Palmas), mas enfrentou protesto de moradores de um outro conjunto do programa.

Isso porque a nova obra, o Residencial Costa Esmeralda, foi inaugurada já com creche, escola e posto de saúde, enquanto o Vila Azul, que teve casas entregues no fim de 2011, ainda não ganhou esses benefícios e tem problemas de infraestrutura, segundo os moradores.

Eles vaiaram Dilma durante vários momentos do discurso dela e levaram cartazes com frases como "corruPTos" e "saúde sim, Copa não".

Outra saia justa foi provocada pelo governador Siqueira Campos, de quem o partido é o principal opositor de Dilma. Apesar de ter elogiado a obra e chamado a presidente de "querida", ele aproveitou seu discurso para fazer críticas e reivindicar ações do governo federal.

Um exemplo foi sobre o Luz para Todos. Segundo o governador, o programa está paralisado há mais de um ano no Estado e depende de um aval da Eletrobrás para o início de um novo contrato que prevê 12 mil ligações de energia.

"Dessa forma, solicito a Vossa Excelência que determine à Eletrobrás que conclua os procedimentos burocráticos", discursou Siqueira Campos, dirigindo-se à presidente Dilma.

Abordando ainda o assunto energia, o governador criticou as tarifas cobradas em Tocantins. "Damos nossa contribuição exportando mais de 80% da nossa energia produzida para Brasil afora e o povo tocantinense tem que pagar as maiores tarifas de luz. Pagamos os custos operacionais das termelétricas sem usar", reclamou.

Dilma escutou as críticas com um semblante sério, sem esboçar reação.
Siqueira Campos ainda finalizou o discurso com uma provocação sobre a duplicação da BR-153: "A senhora andou em uma estrada duplicada. Foi o senador João Ribeiro [PR, morto no fim do ano passado] que lutou junto ao seu governo".

Última a discursar, Dilma respondeu de forma indireta às críticas, com um tom de irritação, exaltando o programa Minha Casa Minha Vida e as políticas sociais do governo. "Aqueles que não dão importância às pessoas terem a casa própria é porque nasceram em berço esplêndido", afirmou.

E complementou falando do Minha Vida Melhor, programa que ajuda a mobiliar as casas: "Aqueles que não valorizam o cartão do Minha Vida Melhor é porque nunca tiveram de ralar, de trabalhar de sol a sol para comprar uma televisão, uma geladeira, uma cama ou um colchão". 

A presidente foi embora sem dar entrevista à imprensa. Procurada na noite de hoje, a Caixa não respondeu sobre as reclamações dos moradores do Vila Azul.

Foto: O Globo. Fonte: Gazeta do Povo. Postador: Manancial de Carajás

OPINANDO

Mais de 70% dos brasileiros acham desnecessários investimentos feitos para Copa, diz pesquisa

Levantamento feito pela CNT/Instituto MDA, divulgado nesta terça-feira, aponta que 75,8% dos entrevistados consideram investimentos desnecessários

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte/Instituto MDA aponta que 75,8% dos brasileiros consideram desnecessários os investimentos feitos para a realização da Copa do Mundo. O levantamento, que ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios de cinco regiões do país, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, apontou também que apenas 13,3% dos pesquisados disseram que os recursos disponíveis para o evento foram aplicados de forma adequada. 

Para a maioria do entrevistados - 80,2% -, no lugar dos estádios, o dinheiro deveria ter sido utilizado para melhorar outras áreas. Apenas 17,6% concordaram com os investimentos feitos para a Copa do Mundo, acreditando que vão ajudar no desenvolvimento do esporte no país.

Mobilidade Urbana
Também a maioria dos entrevistados (66,6 %) disse não acreditar que as obras -para metrô, trens, BRT, VLT, corredores de ônibus etc-, ficarão prontas a tempo para a Copa do Mundo. Menos de um terço (27,7%) acham que esses sistemas de transportes vão estar em funcionamento durante o evento esportivo.

Sede no Brasil
Pouco mais que a maioria ( 50,7%) não apoiariam a candidatura do Brasil, caso a escolha fosse feita hoje. Enquanto 26,1% apoiariam totalmente se outros 19,7% apoiariam parcialmente.

Protestos
A maioria esmagadora (85,4%) acredita também que os protestos nas ruas vão continuar durante a Copa do Mundo. Se os protestos se tornarem realidade durante a Copa, 82,9% dos entrevistados disseram que não vão participar das manifestações e, caso elas ocorram, 15,2% afirmaram que vão participar.

Fonte: Estado de Minas. Postador: Manancial de Carajás

OBRAS

Prefeitura substitui ponte de madeira por concreto

Xinguara - Equipes da Secretaria Municipal de Obras começaram nesta quinta-feira (13) de março, á recuperação da ponte da Rua Guajajaras no Bairro Marajoara I destruída pela chuva. A ponte que era de madeira, agora está sendo construída de concreto.

"Muitos moradores pediam por uma ponte de concreto, o prefeito, Osvaldinho Assunção, vendo a necessidade e o pedido da população nos autorizou a realizar a obra" disse Edson de Paula (Paluca). 

Foto e Fonte: ASCOM PMX. Postador: Manancial de Carajás

ACOMPANHANDO

Prefeito de Xinguara visita obras em andamento

O prefeito, Osvaldinho Assunção, visitas em várias obras em andamento no município, na tarde de ontem (13). Durante as visitas o prefeito esteve acompanhado de assessores, chefe de gabinete, João batista Guimarães e do presidente da Câmara Municipal, Dito do Cinema.

A primeira obra visitada pelo prefeito foi a construção do Posto de Saúde da Família no Distrito de Rio Vermelho.  Ao todo serão investidos cerca de R$ 455 mil, o PSF está sendo construído dentro dos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde para o Programa de Saúde da Família (PSF), tendo recepção, salas de enfermagem e vacinação, auditório, consultório médico e odontológico.

Barragem de Abastecimento de Água
Em seguida Osvaldinho seguiu para a obra do início da construção da barragem de água que irá abastecer todo núcleo urbano do município. No primeiro momento está sendo realizada a construção do canteiro de obras, onde cerca de 60 operários irão trabalhar durante toda a construção. 

Os trabalhos serão intensificados logo após o período chuvoso. “Nós já realizamos toda a sondagem onde comprovamos que a área a ser construída encontra-se em acordo com as exigências técnicas e ambientais”, afirmou Adão, responsável técnico da VCK engenharia.

Todo o projeto para o abastecimento de água de Xinguara, realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a concessionária FOZ, está calculado em cerca de R$ 28 Milhões. Uma obra que trará avanços e qualidade de vida para a população. “Essa é uma das maiores obras realizadas em Xinguara, onde estamos gerando emprego, além de suprir um déficit histórico de acesso aos direitos básicos, porque saneamento é vida”, avaliou Osvaldinho Assunção.

Academia da Saúde
Ainda como investimento na saúde da população, o prefeito Osvaldinho Assunção, visitou a obra da nova academia da saúde que está sendo construída na Avenida Antônio Pedroso, que atenderá a região central da cidade. O projeto conta com sala de administração, sala de  fitness,  banheiros, equipamentos de ginástica. “Preocupado com a qualidade de vida da população inauguramos uma academia da saúde no Marajoara II. Estamos construído esta que atenderá a região central, e ainda vamos implantar a academia na Praça José Ary Guedes(Rodoviária)”, disse Osvaldinho.

Foto e Fonte: Ascom Xinguara. Postador: Manancial de Carajás

AGRICULTURA FAMILIAR

Associação de Piscicultores recebem o apoio da Prefeitura de Tucumã para a realização da Feira do Peixe Vivo na Semana Santa

A 2ª edição da feira do peixe vivo de Tucumã, evento de apoio aos piscicultores do município tem como objetivo a agregação de valor ao produto e divulgação para uma melhor venda. O evento também é um momento de troca de informações entre os participantes e valorização dos piscicultores que integram a Associação dos criadores de peixes. Além destes pontos positivos o de maior impacto será a divulgação e promoção da atividade a nível regional, valorizando os piscicultores locais, confirmando assim o grande potencial que o município possui nesta exploração, principalmente como diversificação das propriedades e agregação de valor à renda familiar.

O Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini informa que o objetivo da Administração Municipal é incentivar de todas as formas a agricultura familiar e a produção rural Tucumaense. “Esperamos que com a realização da feira do peixe vivo o negócio da aqüicultura possa prosperar ainda mais em nosso município e tenho a certeza de que isso irá ocorrer, pois já vimos o sucesso que foi a feira do peixe vivo durante a Semana Santa do ano passado aonde município chegou a comercializar em torno de 10 toneladas. Nosso objetivo é continuar trilhando este caminho, oferecendo formas de incentivo ao produtor rural Tucumaense nas mais diversas culturas”, disse Adelar Pelegrini.

Francesco Franklin (Tcheco) da Piscicultura chácara Mogno e Vale do Pirarucu é representante da Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região (AATR), explica que esta permissão e o apoio do prefeito Adelar Pelegrini auxiliará para a exploração e divulgação do comércio de peixes vivos em Tucumã. “Com este apoio a associação fica mais a vontade para trabalhar no espaço do mercado municipal Gonçalo Sampaio, pois agora sabem que o poder público aprova esta divulgação e acredita no desenvolvimento deste comércio que trará uma renda para a associação e para a população que terá peixe vivo a um preço bem acessível”, relata Tcheco. 

Foto e Fonte: Ascom Tucumã. Postador: Manancial de Carajás

TEMPORADA

Começa o Municipal de Futebol da 1º Divisão de Tucumã
Vai começar mais uma temporada do Campeonato Municipal de Tucumã. O torneio de futebol vai ter oito times na primeira divisão nesta temporada, o campeonato começa mais cedo devido a Copa do Mundo. Na primeira fase os clubes se enfrentam em turno único e apenas os quatro melhores avançam às semifinais. A organização da competição e da Prefeitura Municipal de Tucumã (PMT) e de total responsabilidade da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) Liga Esportiva Tucumaense (Letuc).

Premiação
Devido o apoio que a atual administração de Tucumã vem dando ao esporte e lazer e na infra estrutura dos gramados bem como na premiação que é de dez mil reais faz com que o campeonato municipal de futebol seja uns dos mais movimentados e comentados em toda a região. 

Prova disso são os investimentos dos clubes em contratação de atletas consagrados das cidades de Tucumã, Redenção, Xinguara, Rio Maria, Parauapebas, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Floresta do Araguaia e Parauapebas.

Atletas Regionais
A equipe do Arena contratou Reginaldo melhor goleiro do Sul do Pará que atua em Xinguara.  Zagueiro Vanderlei que atua em Rio Maria e o volante Marquinho de Floresta do Araguaia. União America atual campeão tem como destaques o atacante Naldinho, volante Chipinha, Meia Fabinho ambos de Rio Maria e o volante Pedrinho de Xinguara. Palmeira vice campeão do certame de 2013 apresenta como o homem gol os atacantes Manoel e Denis de Xinguara. Independente investe no meia armador Maranhense, meia atacante Marcinho, atacante Sávio Regis de Tucumã e o atacante Leleco de Redenção. Gama 2000 contratou o atacante Murilo que atua em São Félix do Xingu. Acadêmico tem como destaque lateral esquerdo Marudá de Ourilândia do Norte, zagueiro Claudenor e o médio volante ambos de São Félix do Xingu além de Paulo Henrique de Redenção.   Nota 10 campeão da segunda divisão disputará pela a primeira vez a primeira divisão apresenta como reforço o atacante Clebson de Parauapebas. Rubro Negro vestem a camisa os atacantes Jhony Paca e Douglas que atual no futebol de Ourilândia do Norte.

Jogos de Abertura
O campeonato municipal de Futebol de Tucumã, versão 2014, terão jogos nos estádios municipais Alberto e Cesar e Lago das Rosas, AOS SÁBADOS E DOMINGOS sempre as 14 e 16h.

Nesta primeira fase de classificação, acontecerão cerca de 24 partidas, durante toda a competição deverá acontecer 32 partidas e a grande final esta prevista para acontecer no dia 18 de Maio.

Foto e Fonte: Roney Wydiamaior-Ascom. Postador: Manancial de Carajás

RECOLHIDO

Operações da Policia Civil em Tucumã apresenta resultados positivos com ajuda da comunidade

Comandados pelo delegado José Carlos Rodrigues a equipe de investigadores da Delegacia de Polícia Civil Tucumã, está fazendo um trabalho de repressão e combate a todos os tipos de crimes na cidade.

Os policiais trabalham no sentindo de cumprir a meta estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado que lançou o Programa de Redução de Criminalidade-Prec que pretende diminuir em 5% os crimes de roubo e 10% os de homicídios na região do sul do Pará.

Diante do desafio o delegado está realizando varias operações no sentindo de identificar e prender elementos que estejam ligados a pratica de crime no município.

O trabalho já está apresentando vários resultados, na semana passada  quatro motocicletas que haviam sido roubadas na cidade foram recuperadas pela  equipe de  policiais da delegacia.

De acordo com o delegado Jose Carlos Rodrigues, os veículos foram recuperados graças a participação da população que tem denunciado a prática delituosa de certos elementos. ‘’As informações vindas da sociedade são de fundamental importância para a eficácia do trabalho policial o resultado desta parceria é a recuperação destes veículos e prisão de outros elementos que foram feitas recentemente’’ disse o delegado.   

Prisão Goiânia:  O uma outra ação policial de destaque foi a prisão do foragido da justiça Carlos Alberto de Oliveira, que foi preso na cidade de Goiânia em cumprimento do Mandado de Prisão pedido pela Policia Civil de Tucumã. o foragido é acusado de ter assassinado Erci Aparecido, que foi morto a tiros na Vicinal P-04 em Tucumã.

Foto e Fonte: Dinho Santos. Postador: Manancial de Carajás

QUADRILHA

Mário Couto critica STF por absolver réus do mensalão do crime de formação de quadrilha
Senador Mário Couto disse temer, também, pela independência dos Poderes da República
Senador Mário Couto
Sobre a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal pela absolvição de oito condenados da Ação 470, o processo do mensalão, pelo crime de formação de quadrilha,  o senador Mário Couto (PSDB-PA) afirmou ontem que o STF, na verdade, desconsiderou todo o trabalho anterior feito pelo mesmo tribunal e deixou na população uma sensação de impunidade.

Mário Couto disse temer, também, pela independência dos Poderes da República. -  A minha pátria não tem mais poderes. Todos os poderes estão na mão da presidenta. Manda lá [Executivo], manda aqui [Legislativo] e agora manda no Supremo Tribunal Federal – declarou o senador.

Foto e Fonte: Agência Senado. Postador: Manancial de Carajás

PERIGO

Chuva forte ou má qualidade do serviço
Cratera que provocou o acidente do dia 12
A PA 279 que tem uma extensão total de 260 km, e é a principal via de ligação entre os municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu está danificada. São crateras nas laterais e buracos menores e falta de segurança motivada pela ausência da sinalização, principalmente nos trechos onde o asfalto foi reformado recentemente. O interessante e vergonhoso é que após a revitalização feita pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), a sinalização voa pelo espaço. E olha que essa tal revitalização vem caminhando a cerca de três anos.
Condições do veículo
Há dias o alto volume de chuva que tem caído na região abriu uma cratera que engoliu quase a metade da pista. A sinalização indicando a cratera fora colocado próximo do buraco, quando o certo seria colocar o sinal mais distante para avisar do perigo.
Visibilidade que os motoristas têm do local (Foto: Ferreirinha) 
Detalhe: na noite de quarta-feira 12, o gerente de capacitação de um laticínio de Tucumã estava indo sentido Xinguara a Ourilândia e por estar de frente aos faróis de um caminhão, não conseguiu ver o buraco e terminou sendo vítima de um grave acidente.(fotos acima). 

A pergunta é: quem irá se responsabilizar pelos danos causados no veiculo da vitima?

Postador: Manancial de Carajás

XILINDRÓ

São Félix do Xingu: Mega traficante e um PM são presos
Polícia apresenta os presos
A operação realizada na madrugada de quarta-feira (12/03) resultou na prisão do mega traficante Jales Pereira da Silva, conhecido por Bolão, e do Policial Militar identificado como Jorge Laerte de Souza Pantoja, preso dentro da casa do mega traficante em São Félix do Xingu.

Além de Jales Pereira, que era considerado um dos chefes do tráfico de drogas em São Félix do Xingu, a polícia também conseguiu prendem em flagrante os indivíduos Jonas T. Sales, Vilmone da Silva e Domingos Pereira da Silva. A prisão do traficante Jales e do policial militar Jorge Laerte ocorreu após as autoridades receberem denúncias anônimas e realizarem uma ampla investigação sobre os suspeitos iniciada em dezembro passado.

Conforme as autoridades policiais envolvidas na operação denominada Penumbra, a integração entre Polícia Militar e Polícia Civil de São Félix do Xingu tem resultado em grandes prisões e quebrando a rede de tráfico de drogas na região.

Foram apreendidos na residência do traficante Jales, além de uma moto, um revólver, munições, joias, celulares e 218 petecas de crack.

O delegado Lenildo Mendes, que está respondendo pela delegacia da Polícia Civil de São Félix do Xingu, vem se esforçando para combater a criminalidade não dando sossego a bandidagem no município.

A operação contou, além do delegado Lenildo Mendes, do major PM Juniso Honorato, comandante do 36º BPM.

Foto e Fonte: (Otávio Araújo. Postador: Manancial de Carajás

ENCHENTE

São Félix: tráfego começa se normalizar

Depois de três dias com a travessia da balsa interrompida devido as fortes chuvas e a destruição do porto da balsa da Tancredo, a prefeitura e a empresa da balsa finalmente conseguiram fazer um porto provisório na altura de uma fazenda próxima a estrada vicinal, que liga as vilas e aos distritos da região de Taboca Sudoeste e Lindoeste.
Duas máquinas quebraram na tentativa de abrir um canal para chegar às margens da estrada vicinal e fazer a ancoragem da balsa para descer e pegar os veículos que vem do interior e os carros que vão para as localidades, que ainda estão em condições trafegáveis.
Na área urbana, o porto da balsa mudou para o loteamento do Casagrande. A terceira máquina conseguiu abrir o canal e normalizar a travessia.

Foto e Fonte: (Otávio Araújo, com informações de Cláudio Batista). Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 12 de março de 2014

CAMPANHA

Prefeitura intensifica combate à dengue com carros fumaçê

A Prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a campanha de combate à dengue com o auxílio de carros fumacê, que começou a funcionar nesta quinta-feira (12). De acordo com a Secretaria de Saúde os veículos vão percorrer diversos bairros com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito que, quando infectado, transmite o vírus da dengue.

Três carros serão usados de segunda à sexta-feira, porém em caso de chuva, os trabalhos serão suspensos. A aplicação será realizada três vezes em cada bairro. “Dessa forma iremos atingir todos os ciclos do mosquito” disse Reginaldo de Souza, coordenador de endemias.

Os primeiros bairros a receberem a visita dos carros fumacê serão o Centro, Itamaraty e Marajoara II. ”A orientação do prefeito Osvaldinho Assunção é que toda a cidade seja coberta pela passagem do carro fumaçê. A administração não está medindo esforços para deixar a população longe da dengue” completou Alessandro Arraes.

Para o secretário é preciso que os moradores de Xinguara colaborem no combate ao mosquito, deixando janelas e portas de suas casas abertas quando o fumacê passar pelas ruas. “A participação ativa da comunidade é essencial para a eliminação do criadouro do mosquito. Muitos encaram que só a prefeitura é responsável por combater a doença, mas essa é uma responsabilidade de todos. Estamos fazendo nossa parte e esperamos que a população nos ajude nesse trabalho”, alerta o secretário.

Campanha
A passagem dos carros fumacê faz parte do mutirão de limpeza e ações da Campanha de Combate à Dengue que está sendo realizada no município desde o dia 18 de fevereiro. Graças as ações realizadas pela Prefeitura Municipal, este ano apenas nove casos da doença foram registrados no município, considerado um número baixo em relação ao Estado.

Fonte e Foto: Ascom PMX. Postador: Manancial de Carajás

INSPEÇÃO MUNICIPAL

Câmara aprova projeto que cria Selo de Inspeção Municipal
Imagem ilustrativa
A Câmara Municipal de Tucumã, aprovou na segunda-feira, 10, a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM),que vai possibilitar a comercialização em todo o município, de produtos de origem animal como carnes, aves, queijos, mel, pescados, entre outros. O projeto de Lei nº 002/2014, foi enviado pelo Executivo através da Secretaria Municipal de Agricultura.
Vereadores do município, empenhados na qualidade dos alimentos
Sua aprovação vem sendo considerada uma das melhores ações em beneficio da população de Tucumã, por permitir que se corrija umas das principais falhas hoje existentes no que diz respeito às atividades de inspeção e fiscalização sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.
Mesa Diretora do Legislativo
A aprovação da matéria foi comemorada por todos os vereadores presentes na sessão ordinária. A expectativa agora é pela sanção do projeto a ser dada pelo prefeito Adelar Pelegrini, um dos maiores interessados pela implantação do SIM.

De acordo com Savanas, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Tucumã a votação e aprovação do projeto de autoria do executivo municipal em que cria e regula o Serviço de Inspeção Municipal no município representam um ganho para o produtor rural, estabelecimentos comerciais e para a saúde humana da população “O Serviço de Inspeção Municipal em Tucumã é como se fossem o registro de nascimento dos produtos e alimentícios, lembra Savanas”.  

Foto e Fonte: Ascom Tucuma. Postador: Manancial de Carajás 

CULPADO

GESTÃO PÚBLICA
Quem será culpado pelos erros?

Na sociedade a que pertencemos existe uma teoria “vaga”, que tudo o que acontece de errado numa gestão pública é culpa do prefeito e acabam esquecendo-se daqueles secretários ou assessores incompetentes.

Esquece que para fazer boa gestão pública se faz necessário o gestor ter um bom corpo técnico do lado, bons secretários e assessores. Na grande maioria das vezes os prefeitos, para chegarem ao poder, acabam se tornando reféns dos “acordos políticos”, que alguns não cumprem, mas outros cumprem e tem uma gestão imatura de aliados que acabam levando uma perda gradativa durante os quatro anos.

Como não são tão diferentes de outros municípios brasileiros, algumas cidades da nossa região (sul do Pará), os prefeitos de primeiro mandato enfrentam grandes desafios e passado o primeiro ano de mandato ainda não conseguiram acertar na formação de uma boa equipe de governo.

Para que você possa ter ideia de como funciona as diferenças entre as gestões, mostrarei aqui um ótimo exemplo: há municípios na região que negociaram mais de R$ 2 milhões em convênios, este ano, outros, porém, só a metade. Tudo isso por falta de agilidade de seus secretários ou assessores políticos que ocupam os cargos sem ter a noção do que pretendem fazer.

Outros não sabem dialogar com o povo e muito menos tem a capacidade de evitar o desgaste da administração perante a opinião pública. Em alguns municípios servidores públicos estão em greve, prefeitos sendo criticados por falta de gestão e muitas outras situações vexatórias.   

Esses governos necessitam urgentemente de bons articuladores políticos que tenham capacidade de evitar tais confrontos com servidores públicos, ou quaisquer outros movimentos sociais. São situações constrangedoras e desgastantes para os prefeitos que deveriam ter sido evitadas.

Aqui em Xinguara, por exemplo, os servidores públicos “socialistas” lotaram o auditório da Câmara Municipal na manhã da quarta-feira (12), para assistir a sessão que tratava de do artigo 63 da Lei 483/2001, que estabelece alguns critérios para concessão de gratificação aos servidores do município.

Aliás, Uma causa que nem precisaria sair de dentro do gabinete do prefeito para ser resolvida, mas talvez, pelo prefeito Osvaldo de Oliveira Assunção Júnior (PMDB) querer a transparência ou por falta de um corpo técnico ou de assessores à altura, acabou por contribuir e expor o líder peemedebista nesta manhã.

Postador: Moraes Filho

DECISÃO

Aprovação de admissibilidade da PEC 297/2013 pela CCJ retoma luta pela criação do Carajás e do Tapajós

Val-André Mutran (Brasília) – A manhã desta quarta-feira, 12, entrou no calendário dos registros históricos do longo caminho percorrido pelos defensores da necessidade de uma revisão geopolítica no Brasil e em especial na Amazônia. Foi aprovado quase à unanimidade a admissibilidade do Projeto de Emenda Constitucional (PEC-297/2013) de autoria do Deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) que acrescenta o § 5º ao art. 18 da Constituição, para definir o conceito de população diretamente interessada para os casos de desmembramentos, visando à criação de novos estados, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ).

O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) não escondeu sua vibração e foi cumprimentar os pares que atuam na CCJ. O autor da proposta estava comemorando o feito e disse que: “conseguimos avançar extraordinariamente. São quatro fases principais na tramitação de uma emenda constitucional”, explicou.  “A nossa emenda visa exatamente definir qual a população que deverá ser consultada em plebiscito para a criação de novos Estados deva ser a população emancipanda, ou seja, da área que deverá ser emancipada”, esclareceu.e interessada para os casos de desmembramentos, visando à criação de novos estados, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ).

De acordo com o deputado, “ainda em 2013, o relator da matéria, deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) havia dado parecer favorável à PEC 297/2013 e hoje nós conseguimos, através de um pedido de inversão de pauta feito pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO) por mim solicitado, a matéria entrou na pauta e foi aprovada com apenas duas rejeições”, detalhou Queiroz.

Segundo Giovanni Queiroz “a aprovação na CCJ nos deixa na condição de avançar para consolidação dessa emenda constitucional que virá a permitir a criação efetiva do Estado de Carajás e Tapajós”, concluiu.

Justificativa da PEC – A Constituição de 1988 em seu artigo 18, § 3º1, estabeleceu a possibilidade da criação de novos estados, a partir da incorporação, subdivisão e desmembramento para anexação a outro estado ou para criação de novos estados, após a aprovação em Plebiscito, ouvida à população diretamente interessada.

Consta que o constituinte originário de 1988 ao dizer que a população diretamente interessada deveria se manifestar em plebiscito, pretendeu que nos casos de desmembramento, somente aqueles eleitores da área emancipanda, estariam aptos a participar da consulta popular.

Ocorre que por alteração infraconstitucional, no caso, a Lei nº 9.709, de 18.11.98, esta, trouxe no seu art. 72, novo regramento a expressão população diretamente interessada para os casos de desmembramento, passando a estabelecer que tanto os eleitores da área desmembranda, quanto, os da área remanescente, deveriam ser ouvidos em Plebiscito.

Destaque-se que esta mudança legislativa contrariou de forma frontal a vontade do constituinte originário, mutilando seu desejo, que era de assegurar somente aos eleitores da área desmembranda, a possibilidade de se manifestar no plebiscito.

Cabe salientar que Plebiscito não cria estado ou município, mas serve para saber o que pensa a população da área desmembranda, que é um requisito fundamental no processo emancipatório, pois a possibilidade de se criar um novo ente da federação contra a vontade da sua população, ofende também a vontade do constituinte originário.

Foto e Fonte: (Congresso em foco). Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...