sábado, 2 de julho de 2011

Sex, 01 de Julho de 2011 13:10 PDF Imprimir E-mail

Ministro do STF nega posse de Jader Barbalho   

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, negou nesta sexta-feira (1) pedido do candidato ao Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), para assumir o mandato de senador. O peemedebista quer que a corte reveja o posicionamento dado em outubro do ano. Na oportunidade, os ministros barraram sua candidatura ao Senado com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), apesar do empate em cinco votos a cinco. Na época, por meio de um critério de desempate, os ministros não aceitaram o recurso de Jader e mantiveram seu registro indeferido. Foi a segunda vez que Jader fracassou na sua tentativa de assumir o cargo de senador.

Porém, em março, o STF, agora com quorum completo, modificou seu entendimento sobre a aplicação da ficha limpa nas eleições de 2010. Seis ministros votaram pela validade somente a partir de 2012. Na visão da corrente majoritária, as novas regras de inelegibilidade alteram o processo eleitoral. Por isso, deve ser observado o artigo 16 da Constituição Federal, que prevê o princípio da anualidade. Com a nova decisão do Supremo, Jader entrou com o pedido de retratação.

Lewandowski analisou a ação cautelar apresentada pela defesa de Jader por conta da licença médica de Joaquim Barbosa, relator original do caso. Em 2 de junho, Barbosa também negou um pedido de Jader para assumir o mandato.  A negativa desta sexta-feira teve argumentos parecidos com a anterior. Lewandowski afirmou que não pode reverter, de forma monocrática, uma decisão do plenário do Supremo. Há um mês, Barbosa tinha argumentado que, como o acórdão da decisão não tinha sido publicado ainda, não poderia decidir. 

De acordo com sua defesa, a corte devia rever a decisão no caso de Jader Barbalho. Os advogados do peemedebista entraram com embargos de declaração para tentar mudar a decisão que o manteve inelegível. Mas, para a defesa, a demora na apreciação dos referidos embargos causa "dano irreparável ao requerente, detentor de mandato de senador da República, tendo permanecido afastado do cargo por quase cinco meses". Mesmo com o registro negado, Jader teve votação suficiente para conseguir a segunda vaga ao Senado pelo Pará, com 1,799 milhão de votos.
FONTE: STF

2 de julho de 2011

VALE é uma das empresas mais admiradas pelos jovens


A Vale está entre as cinco empresas mais admiradas pelos jovens para iniciarem suas carreiras. O prêmio foi entregue na última segunda-feira (27), em São Paulo, durante o evento Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, realizado pela consultoria de Recursos Humanos Cia de Talentos.
Em abril foi feita uma pesquisa online com mais de 50 mil jovens universitários e recém-formados, entre 18 e 27 anos, de quatro países: Brasil, Argentina, México e Colômbia. Este público apontou a Vale como uma empresa com as seguintes características: boa imagem no mercado, bom ambiente de trabalho, possibilidade de desenvolvimento profissional e de carreira internacional, entre outros aspectos.
O fato de divulgar processos seletivos por Twitter, Facebook, LinkedIn e Orkut  também foi destacado na pesquisa. A Vale foi apontada como a empresa mais seguida pelos jovens nas redes sociais. (Folha do Pará)
02/07/2011
 Consórcio inicia obras em Belo Monte

Máquinas pesadas e trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) já estão atuando na montagem do primeiro canteiro de obras da Hidrelétrica Belo Monte, na Região do Xingu (PA). O canteiro pioneiro do Sítio Belo Monte começou a ser construído próximo à Transamazônica, no município de Vitória do Xingu, a aproximadamente 50 km de Altamira.
As primeiras ações do Consórcio Construtor têm priorizado a supressão vegetal e a terraplenagem do terreno, que fica próximo ao trecho do Rio Xingu que futuramente irá abrigar 18 unidades geradoras da usina.
Vista aérea do Rio Xingu onde será instalada a Usina

Paralelamente à limpeza da área, serão construídos escritórios, ambulatórios médicos, almoxarifado, carpintaria, oficina mecânica, rampas para lavagem de caminhões e máquinas pesadas, refeitório e uma cozinha industrial capaz de oferecer mil refeições/dia.
Os primeiros trabalhadores contratados pelo Consórcio Construtor - grande parte deles capacitados por meio de cursos de formação profissional oferecidos gratuitamente pelo CCBM a moradores de Altamira e região - também estão atuando na montagem de 18 alojamentos climatizados, cada um deles capaz de abrigar 32 trabalhadores, até que as primeiras construções definitivas sejam construídas.

Na próxima semana chegarão ao cais da localidade de Belo Monte equipamentos pesados que foram comprados da Caterpilar pelo Consórcio Construtor. Máquinas como tratores de esteiras e motoniveladoras, entre outras, começarão a ser utilizadas nas obras assim que sejam testadas e aprovadas por técnicos que analisam não somente a sua eficiência operacional, mas principalmente se os equipamentos atendem às exigências ambientais em relação à emissão de gases poluentes.

Capacitação profissional
Paralelamente às obras de instalação do canteiro pioneiro, o  programa Capacitar para Crescer, desenvolvido pelo Consórcio Construtor Belo Monte, segue com seus cursos de formação profissional, oferecendo a moradores de Altamira e outros municípios da Região do Xingu a oportunidade de aprender uma profissão e, assim, concorrer a uma das milhares de vagas para o trabalho nas obras civis da terceira maior hidrelétrica do mundo. (FSB)
16/06/2011    

 
O cometa incandescente da blogosfera xinguarense
 
Aqui na blogosfera, só os mais aptos permanecem
para assegurar a continuidade da espécie

O GATO COMEU UM BLOG DE XINGUARA

Causa cada vez mais polêmica e curiosidade o desaparecimento e o paradeiro inexplicável do blog "Ouvi dizer na política" que, da noite para o dia, se tornou numa arena de briga, rixas, disputas, detratações e impropérios de todos os níveis na blogosfera de Xinguara.
Mas não poderia deixar de ser. Diz a Constituição Federal que é "livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato". Ora, partindo desse pressuposto, é muito fácil, cômodo e até seguro, manter um blog "boquirroto" que dispara contra tudo e contra todos quando se está escondido por trás da cortina do anonimato. 

Outra coisa é manter o blog funcionando com endereço, nome, telefone, dando a cara para os leitores bater, brigar, concordar ou discordar, pagando-se o preço do imenso desgaste decorrente da arte de escrever, publicar e informar.

Como um cometa reluzente que surgiu no horizonte e instataneamente desapareceu, o "Ouvi dizer na política" partiu para as profundezas cósmicas da Web talvez para nunca mais voltar. Foi engolido pelo imenso buraco negro que ronda todas aquelas fontes de informação que querem exercer o bônus de informar sem querer arcar com o ônus e o desgaste de fazê-lo. 

Depois do porre vem a ressaca, trazendo ânsias e dores de cabeça depois da bebedeira. Tem gente pagando um preço altíssimo pelo empreendimento dessa empreitada, não se sabe se inocente ou não.
PITACO DO BLOG: Este blog que vos escreve, RENATO ESCREVENDO, foi o primeiro blog a ser criado por aquele que pode ser considerado o primeiro blogueiro de Xinguara, influenciado pelo Dr. Valdinar Monteiro e o jornalista João Carlos Rodrigues, ambos de Marabá. Logo depois veio o blog do radialista e jornalista Edmar Brito, que surgiu através de sugestão recomendada pelo autor deste blog. Depois vieram os demais blogueiros como Juarez Queiroz, Roserval Ramos, Jandevânia e muitos outros que não me lembro agora, formando aquilo que chamamos de blogosfera xinguarense. Nesse contexto, o desaparecimento meteórico do "Ouvi dizer na política" só vem reforçar aquilo que a sabedoria popular sempre ensinou: quem diz o que quer; ouve o que não quer. Ou melhor, sofre o que não quer.

In memorian do "Ouvi dizer na política"
Por/Renato Soares

Sábado, 2 de julho de 2011

Irmã de suspeito declara inocência do irmão

Testemunhas declaram Josias inocente
Rozilda Lino Santos, irmã de Josias Lino Santos, que havia sido preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento do mototaxista Aldemir Santana Aragão, o Mir, veio na tarde deste sábado (2), à Delegacia de Policia de Xinguara, acompanhada de vários moradores, vizinhos do irmão dela, para provarem, perante o delegado, que seu irmão não tem nada a ver com o sumiço do mototaxista, e que a acusação feita contra ele, por Leandro, é infundada e mentirosa, e por causa disso, Josias foi pego pelos mototaxistas de Xinguara que bateram nele, humilharam ele, e ainda fizeram com que ele fosse preso, sem nada merecer, simplesmente por uma informação falsa de que ele sabia do paradeiro de Mir.

Rozilda contou que na segunda-feira, dia 27 de junho, de madrugada, a casa de Josias foi invadida e depedrada por vários mototaxista que pegaram seu irmão para obrigá-lo a dizer onde estava Mir, como ele não sabia de nada, apanhou de corrente de motoserra, na maior covardia, até não agüentar mais e desmaiar.
“Meu irmão já está solto, mas nós queremos que a justiça seja feita, punindo os culpados pelo massacre a meu irmão, vítima inocente de um ato que ele não fez, disso eu posso provar”, disse Rozilda.  (Ed. Brito)     

TSE impõe as primeiras regras para o plebiscito no Pará

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral reunidos no dia 30 deste mês, discutiram sobre a Instrução Normativa nº 1163, que estabelece a consulta plebiscitária para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós.
Instigados pelos Decretos Legislativos 136 e 137 do Congresso Nacional, e tendo como relator o ministro Arnaldo Versiani, os ministros decidiram que:
  • O Plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós se realizará no dia 11 de dezembro de 2011, um domingo;
  • Toda a população do Pará deverá ser consultada;
  • As perguntas que constarão na urna de votação serão:
    - Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás?
    - Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
  • À ambas as respostas o eleitor devidamente cadastrado na jurisdição eleitoral do Estado do Pará responderá SIM ou NÃO.
    O Comitê Pró-Carajás, o jornalista Val-André Mutran, vai impetrar no Supremo Tribunal Federal, Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a decisão do TSE sobre a área onde será realizado o plebiscito. Com informações do blog do Zé dudu

TSE define data e a perguntas do plebiscito do Pará

Durante a sessão administrativa realizada neste dia 30, os ministros do TSE aprovaram o calendário eleitoral para a realização do plebiscito que decidirá sobre a possibilidade de desmembramento do Estado do PA e a criação de duas novas Unidades da Federação naquela região: Carajás e Tapajós.
O plebiscito está marcado para o dia 11/12/11, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17:00 horas.
Os ministros chegaram à conclusão que todos os eleitores do Estado do PA devem participar do plebiscito, conforme determina o art. 7º da lei 9.709/98. De acordo com essa norma, no caso de desmembramento deve ser consultada a população diretamente interessada e, neste caso, entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento.
Perguntas
Também foram definidas as duas perguntas que serão submetidas aos eleitores:
1 – Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
2 – Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
Datas
- 2/9 – dia limite para que integrantes da Assembleia Legislativa do Pará, ou ainda da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, se manifestem sobre o interesse de formar frente para defender uma das correntes de pensamento que serão temas do plebiscito. Essa manifestação deverá ser feita perante o TRE/PA e as mesmas frentes devem pedir o registro também ao TRE-PA até o dia 12/9.
- 11/9 – data em que o cidadão que pretende participar do plebiscito, mas ainda não pediu seu título de eleitor ou transferiu seu domicílio eleitoral, deve tomar essas providências no cartório eleitoral mais próximo.
- 13/9 – data em que é autorizada propaganda sobre o plebiscito, inclusive na internet e com alto falantes e amplificadores de som. Também a partir desta data as pesquisas de opinião pública relativas ao plebiscito deverão ser registradas no TRE/PA.
- 13/11 – data prevista para o início da propaganda gratuita no rádio e na televisão, a ser transmitida apenas para o Estado do Pará.
- 23/11 – data em que o TSE deverá lacrar todos os programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas que receberão o voto dos paraenses.
- 8/12 – data em que deverão ser realizadas as últimas reuniões públicas e comícios com o fim de fazer propaganda política bem como a divulgação da propaganda gratuita no rádio e na televisão.
- 10/12 – último dia para fazer propaganda por meio de alto falantes ou amplificadores de som. O prazo termina às 22h. Nesse mesmo horário será encerrada a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhadas, carreatas, passeatas pelas cidades divulgando mensagens das frentes.
- 11/12 – Realização do plebiscito às 8:00 horas e encerramento às 17:00 horas
- 11/12 -  Apuração do resultado, com início logo após o término da votação.

João Salame e Giovanni Queiroz em Parauapebas no sábado


O deputado estadual pelo PPS, João Salame (foto) estará em Parauapebas neste sábado, 2. Se encontrará com amigos do partido em Parauapebas e, ótimo palestrante que é, falará para militância e convidados sobre o Estado do Carajás. O evento será às 9 horas no Hotel Carajás, na Rua F. A tarde João Salame participa da palestra, também sobre a criação do Estado do Carajás, que será realizada no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, com a presença do deputado federal Giovanni Queiroz, às 17:00 horas.(Blog do Zé Dudu)

 Tucumã: Polícia prende suspeito de matar Neguinho do táxi

OBS:   A MATÉRIA DO FATO QUE OCORREU EM JULHO DE 2011 NA CIDADE DE TUCUMÃ, FOI  RETIRADA A PEDIDO  DA PESSOA QUE TEVE SEU NOME E FOTO PUBLICADOS, COMO SUSPEITO. 

POR SE SENTIR PREJUDICADO PROCUROU NOSSA REDAÇÃO FAZENDO O APELO E PRONTAMENTE ATENDIDO.

A MATÉRIA HAVIA SIDO ASSINADA PELO JORNALISTA RENILDO FERREIRA.





sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pau D Arco: Prefeitura recupera estradas da zona rural


Fim das chuvas e já começaram os trabalhos de recuperação de estradas vicinais em todo o município de Pau D Arco. A estrada da Vila Boa Sorte tem pouco mais de 22 quilômetros foi completamente recuperada com novas pontes cerca de 12 bueiros implantados e toda a extensão da estrada foi patrolada, encascalhada e em vários pontos receberam aterro para elevação de nível. Todas as pontes foram restauradas com madeiramento novo, a principal ponte sobre o córrego Paraíso, a maior com cerca de 15 metros, será reconstruída agora com cabeceiras de concreto e assoalho de ferro.

Segundo o prefeito Luciano Guedes que esteve vistoriando o trabalho de recuperação da estrada, esse trabalho que está sendo feito ao longo da estrada, foi um trabalho que começou no inverno com um minucioso mapeamento dos pontos críticos durante as chuvas, para se saber onde caberia aterro e onde só bueiro resolveria e também a vazão das pontes, onde seria necessária abertura de canais de vazão.

Com esse estudo feito, buscamos recursos e agora com o fim das chuvas vamos realizar o trabalho. “Agora vai ficar assim bonito e bem feito, mas é no inverno que vamos avaliar melhor o resultado do estudo feito e do trabalho realizado porque a força da natureza só Deus consegue prevê, em estrada de chão tudo que fazemos é paliativo”, finaliza o prefeito.(Otavio Araújo)

Corpo encontrado na Tupanci já foi identificado

José morreu misteriosamente
A polícia de Xinguara já descobriu que o corpo encontrado nesta quinta-feira (30) na região de Tupanci, município de Água Azul do Norte, é de José Sousa Silva, 43 anos, casado, residente em Xinguara.
De acordo com a esposa da vítima, José teria desaparecido de Ourilândia do Norte, onde estava trabalhando, dia 25 de junho, muitos pensavam que ele teria vindo para Xinguara. A família só ficou sabendo do seu desaparecimento através da imprensa e procurou a polícia para dar os detalhes do morto e reclamar o corpo.
Até agora ninguém sabe os motivos exatos da morte de José, nem a família e nem a polícia sabem dizer o que teria acontecido.  

Júri condena Carlinhos a 17 anos de prisão fechada

O Tribunal do Júri Popular, realizado nesta quinta-feira (30), na Câmara Municipal, condenou por maioria de votos o réu Luis Carlos Martins da Silva, o Carlinhos, a 17 anos de prisão em regime fechado, também a ele foi negado o direito de recorrer à pena em liberdade. Após ser sentenciado o réu foi encaminhado para a Penitenciaria de Redenção para cumprir a condenação integral que lhe foi aplicada.
Carlinhos foi condenado pela morte de Jheimison de Sá Pires, ocorrida em 22 de março de 2010, tendo sido preso no mesmo dia, numa operação relâmpago chefiada pelo delegado José Orimaldo e pelos investigadores Sílvio e Figueira, que prenderam ainda outros acusados, Eudes Pereira da Silva, o Neguinho da Federal, e Magno, que depois foram liberados pela justiça. (Ed. Brito)
quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preso em Tucumã por porte ilegal de arma

Material encontrado com Jeová
A equipe do delegado José Carlos, de Tucumã, composta pelos investigadores Aclerson, Denis e Soter, com apoio de uma guarnição da Polícia Militar chefiada pelo tenente Paulo Renato, prenderam em flagrante delito, Jeová Dias da Silva, nesta quinta-feira (30), por volta das 13h, por porte ilegal de arma. É que no momento da abordagem, a polícia encontrou em poder do acusado uma arma tipo pistola 380 com várias munições, um vasilhame contendo pólvora, uma aparelho celular, dois capacetes, uma jaqueta jeans, e 1.400,00 em dinheiro.
Jeová nega as acusações
A polícia de Tucumã suspeita de que Jeová possa está por trás de dois homicídios e duas tentativas de homicídios que ocorreram na cidade. Eles já teriam descoberto que antes de ser preso, Jeová teria deixado dois homens desconhecidos na rodoviária de Tucumã para seguirem viagem com destino a Marabá. Os dois seriam pistoleiros.
Um fato que chamou atenção do delegado José Carlos e de toda sua equipe, é que a arma encontrada em poder do acusado, estaria cadastrada em nome de um policial militar lotado em Marabá.  Durante interrogatório, Jeová negou que esteja ligado aos crimes de pistolagem que aconteceram em Tucumã, recentemente, mas a polícia continua investigando. (Ed. Brito)

Encontrado corpo de um homem na região de Tupanci

Um trabalhador de uma fazenda na região da Tupanci, município de Água azul do Norte, encontrou o corpo de um homem em adiantado estado de putrefação, nesta quinta-feira (30), à tarde. Policiais que estiveram no local para recolher o cadáver, disseram que não foi possível identificá-lo, por falta de documentos pessoais junto ao corpo.
Quando a noticia dando conta que a polícia tinha achado o corpo de um homem, logo se pensou que pudesse ser o corpo do mototaxista Mir, desaparecido desde sexta-feira da semana passada, mas a polícia acha que não é, pois as características do corpo achado na Tupanci, não batem com o do mototaxista, mesmo assim o delegado José Orimaldo vai pedir que o corpo seja periciado para ter certeza que não é o de Mir. 

Federação e Ligas se reunem em Xinguara e definem Copa Extremo Sul Pará

Aconteceu nesta quinta-feira (30), pela manhã, no Hotel Bravos, reunião da Federação Paraense de Futebol (FPF) com secretários municipais de esportes, dirigentes de clubes, e com os presidentes das ligas esportivas dos municípios do sul do Pará, para preparar as disputas da Copa Extremo Sul Pará de Seleções que acontecerá no segundo semestre deste ano. Ficou definida que a abertura da competição será em Xinguara, no Estádio J. Santos, dia 10 de setembro de 2011, às 20h, com a presença da cúpula da FPF, e o jogo será entre Xinguara x Rio Maria.

O presidente da FPF, coronel Antonio Carlos Nunes, por motivos particulares não pode comparecer à reunião, mas mandou para coordenar os trabalhos, o diretor de futebol do interior, Mário Ferreira Santana.       
Das quinze ligas pré-inscritas na competição, apenas São Félix do Xingu, Bannach, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras não mandaram representantes, mas São Félix do Xingu avisou que irá participar do evento. As demais cidades estiveram assim representadas: Paulo Gomes de Almeida, Nilton Abreu, Toquinho e Rildo Bento (Xinguara), Silvoney Mendes de Abreu (Rio Maria), Vandeir Francisco Rosa (Ourilândia do Norte e Tucumã), Wilson Cabral e Toninho Lopes (Redenção), Lourival Claudino, José Edvaldo Pereira da Silva e Carlos Ferreira Nascimento (Cumarú do Norte), Valdineis Rodrigues Jardim (Sapucaia), Antonio Carlos (Conceição do Araguaia), Claudio Vieira (Água Azul do Norte).

As dez seleções que vão disputar o torneio foram dividas em tres grupos, assim constituidos:

Grupo A - Xinguara, Rio Maria e Sapucaia.
Grupo B - Redenção, Conceição do Araguaia e Cumaru do Norte.
Grupo C - Agua Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. (Edmar Brito)

Mulheres presas em São Félix do Xingu passam por Xinguara

Lúcia e Arleudes foram recambiadas para Marabá
Duas mulheres, Arleudes dos Santos da Silva, 28 anos, e Lúcia Gonçalves Silva, 27 anos, que foram presas em São Félix do Xingu, passaram nesta quinta-feira por Xinguara com destino a Marabá, onde deverão cumprir pena na Penitenciária Mariano Antunes. Lúcia é acusada de fornecer uma segueta para o marido serrar as grandes da delegacia e depois empreender fuga, já contra Arleudes pesa a acusação por tráfico drogas. Antes de seguirem para Marabá as duas acusadas fizeram exame de corpo delito.

Caso Mir: mototaxistas pressionam por celeridade nas investigações

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um grupo de mototaxistas de Xinguara esteve na manhã desta quinta-feira (30), na porta da delegacia da cidade para cobrar das autoridades providências no caso do desaparecimento do mototaxista Aldemir Santana Aragão, o Mir. Eles cobram mais agilidade nas investigações e querem que a polícia mantenha preso o principal acusado, Leandro de Aguiar Santos. (Edmar Brito)

Cresce a influência política do deputado João Salame

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deputado João Salame
O deputado estadual João Salame (PPS), se não for candidato a prefeito de Marabá nas eleições do ano que vem, no mínimo será muito disputado por Tiâo Miranda,  Maurino Magalhães, Asdrúbal Bentes, Bernadete Ten Caten, etc.  É que João vai ser uma espécie de pêndulo da campanha, exatamente pela forte liderança que tem na região, principalmente em Marabá, com prestígio em todas as camadas da sociedade. Isto é fato.

Acidente entre van e caminhão na BR 155

Uma van de passageiros, placa JTB 4844 (PA), cor branca, que faz o transporte coletivo entre Xinguara, Rio Maria e Redenção, bateu na traseira de um caminhão bitrem, placa 1704 (SC), na BR 155, a sete quilômetros de Xinguara, nesta quarta-feira (29), por volta das 5h, deixando a frente da van totalmente destruída.
O motorista do caminhão, Nadir Orth, contou que parou o veículo na estrada com problema de entrada de ar no motor, momento depois só viu a pancada da van na traseira do caminhão, e que imediatamente saiu em socorro ao motorista.
Neilton Júnior, que dirigia a van na hora do acidente, não foi localizado para falar com a reportagem, mas o pai dele, Neilton Almeida Leal, conhecido por Vovô, disse que o filho está bem, sofreu apenas um pequeno corte na testa, mas já foi medicado. Na van não havia passageiros. (Edmar Brito)

Delegado pede prisão preventinva de supeito

Leandro está preso como suspeito
O delegado de Xinguara, José Orimaldo da Silva, informou que pediu à justiça a prisão preventiva de Leandro Aguiar Santos, como sendo um dos suspeitos de participação no desaparecimento do mototaxista Aldemir Santana Aragão, o Mir, dia 24 de junho.
De acordo com o delegado, as evidências contra o suspeito são grandes, porque uma testemunha garante que viu ele com Mir no dia que este despareceu.
Quanto ao segundo suspeito, Josias Lino Santos, este continua preso porque contra ele foi lavrado prisão em flagrante por porte de arma de fogo e de droga.
Agora o delegado trabalha para elucidar o caso o mais rápido possível, pois acredita que a vítima ainda possa está viva.  

Decisão do campeonato acontece neste sábado

terça-feira, 28 de junho de 2011

A diretoria da Liga Esportiva de Xinguara já definiu que o jogo que decide o Campeonato Xinguarense de Futebol 2011, entre Visão e União Itamarati, acontece neste sábado, dia 2 de julho, às 17h, no Estádio J. Santos. A decisão estava marcada para sábado passado, mas por causa do desaparecimento do mototaxista Mir, ligado à diretoria do União, a liga resolveu por bem adiar a partida para este sábado.

Caso Mir: Polícia prende dois suspeitos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Duas pessoas foram presas na madrugada desta terça-feira (28), na região conhecida como Bamerindus, município de Eldorado de Carajás, suspeitas do desaparecimento do mototaxista Aldemir Santana Aragão, o Mir, desaparecido desde sexta-feira (24), pela manhã.  
De acordo com a polícia, os acusados serão interrogados ainda hoje, à tarde, quando o delegado José Orimaldo da Silva chegar de Redenção. A princípio teriam negado participação no crime, entretanto, uma testemunha teria afirmado ter visto um deles em companhia de Mir no dia do seu desaparecimento. 

Polícia de Tucumã prende acusado de traficar drogas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Gilcimar está sendo acusado de tráfico de drogas
A Polícia Civil de Tucumã prendeu em flagrante, na madrugada de sábado (25), no setor Industrial, o elemento Gilcimar Conceição Ferreira, 31 anos, acusado de ser traficante, pois em poder dele a polícia encontrou 365 petecas de crak e 30 trouxinhas de maconha, que ele  estava vendendo para consumidores da cidade, quando foi surpreendido pela ação polícia. O acusado não reagiu à prisão e nem esboçou qualquer tentativa de fuga.
Droga encontrada com o acusado
Na delegacia de Tucumã onde se encontra preso, Gilcimar teria confessado ao delegado José Carlos, que a droga encontrada com ele tinha como destino o tráfico, porém, não quis relatar o nome de quem lhe fornece o produto.
Os investigadores de polícia, Denis, Aclerson e Soter, que efetuaram a prisão do acusado, disseram que as pessoas que foram intimadas pelo delegado para prestarem depoimentos sobre o assunto, confirmaram que pegavam droga com Gilcimar para revender a consumidores locais. (Edmar Brito)

Problemas com energia elétrica.continuam na região do Araguaia


Rosário Teixeira de Souza
Moradores de colônias da região do Araguaia, no município de Xinguara, continuam sofrendo com os problemas de energia elétrica ocasionados por interrupção de fornecimento descarga elétrica por quebra de cabos, que já mataram pessoas e animais.
O assunto já foi amplamente discutido entre os colonos e a Rede Celpa, mas segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Colônia Santa Terezinha, Rosário Teixeira de Souza, pouca coisa mudou. Ele reconhece o esforço da Rede Celpa para tentar resolver o problema, mas a situação de falta de energia, quebra de cabo, descarga elétrica, etc, continua. Rosário lembrou que neste final de semana (sábado e domingo e segunda-feira, pela manhã) sete colônias (Paraiso do Araguaia, Vale do Araguaia, Maringá, Santa Terezinha, Manoel dos Reis, Axixá e Maria Rita) ficaram sem energia elétrica.  

Mototaxista continua desaparecido


Mir está desaparecido
O mototaxista Aldemir Santana Aragão, o Mir, 25 anos, casado, residente no setor Itamarati, Xinguara, continua desaparecido. Ele deixou o ponto de mototaxi que trabalhava, na manhã de sexta-feira (24), por volta das 9h,  para levar um passageiro para Rio Maria, depois disso, nunca mais voltou e nem deu noticias para seus familiares. Os colegas mototaxistas estão fazendo ronda por toda região a procura de Mir, mas até a manhã desta segunda feira (27), nada havia sido encontrado que possa esclarecer seu desaparecimento. A família teme que ele possa ter sido vítima de alguma vingança ou mesmo de um latrocínio, pois não costumava sair para alguma lugar mais longe sem mandar notícias. Edmar Brito

Polícia de Sapucaia recupera caminhão roubado no Tocantins

A Polícia Militar de Sapucaia apreendeu um caminhão Mercedes Benz 113, tipo baú, cor branca, placa JJC 5483 de Gurupi (TO), com restrição de roubo na base de dados do Detran. O caminhão havia sido roubado dia 2 de junho de 2011, na cidade de Paraíso do Tocantins, por quatro homens armados, que renderam o motorista e levaram o veículo. Quando passavam por Sapucaia, já no Estado do Pará, os ladrões tiveram que abandonar o caminhão por problemas mecânicos. A polícia viu o caminhão parado em um posto e resolveu investigar sua procedência, foi quando descobriu que o mesmo era roubado. O veiculo foi recolhido para a Delegacia de Polícia de Xinguara e posteriormente entregue ao proprietário, Eliedson Pedro Rodrigues Silva, que mora em Gurupi.   Edmar Brito


LIGA ADIA DECISÃO DO CAMPEONATO

A Liga Esportiva de Xinguara, através de seu presidente Paulo Gomes de Almeida, resolveu adiar a partida que seria realizada às 19h deste sábado, no Estádio J. Santos, entre União Itamarati e Visão, jogo que decidiria o Campeonato Xinguarense de Futebol de 2011. A informação do presidente da entidade é a de que em decorrência do desaparecimento do mototaxista Mir, pessoa muito ligada ao União Itamarati, o clima não ficou propenso para a decisão, mesmo porque os próprios jogadores do União estão se sentido abalados pelo desaparecido do amigo. Foi diante desta situação que a Liga, em comum acordo com os dois clubes, resolveu adiar a decisão para outra data, que ainda será confirmada

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...