quinta-feira, 12 de junho de 2014

SEM CORTE SALARIAL

Educação paga salário integral para professores que retornaram às salas de aula 

Vilmones. "Estamos preocupados com a saúde de nossos servidores em greve".
Preocupada com a saúde dos servidores que estão em greve de fome, a Prefeitura Municipal de Xinguara busca de todas as formas acabar com a paralisação. Nesse sentido, efetuou o pagamento salarial integral, nesta quarta-feira 11, aos professores que retornaram ao trabalho. Além disso, o executivo garante que está mantendo diálogo permanente e participando democraticamente de todas as reuniões que foram marcadas com a comissão de negociação do SINTEPP de Xinguara, visando por fim greve de fome.

Desde o início da greve o Poder Executivo busca resolver o impasse, mas tem esbarrado na falta de vontade do Sintepp, que tenta resistir, e agora, pondo em risco a saúde dos servidores em greve de fome.

Segundo a secretaria de Educação, o governo participou de reuniões com o Ministério Público Estadual (MPE), com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados e tenta todos os dias resolver de forma séria e pacifica com alguns servidores que ainda relutam pela paralisação. 

No último dia (09) de junho a prefeitura e a coordenação de negociação do SINTEPP sentaram mais uma vez tendo o governo acatado 100% as reinvindicações da comissão, mais o sindicato segundo a Semed demonstrou mais uma vez não ter nenhuma pressa em acabar com a situação.

“O que nos preocupa é que a demora do sindicato em resolver o impasse acaba pondo em risco a saúde dos trabalhadores em educação, que estão em greve de fome”, explica o secretário de Educação, Vilmones Silva.

SALÁRIO EM DIA - Hoje, dos 356 professores da rede de ensino, somente 44 estão paralisados o que corresponde 12,42% da categoria. Enquanto isso, os 9.100 alunos da rede municipal estão em salas de aula, recebendo ensino de professores que já desistiram da paralisação.

Como detalhe, todos os professores estão com seus salários em dia e com o melhor piso salarial. Inclusive, um dos melhores salários do estado do Pará, e nesta quarta-feira 11, o governo pagou integralmente aos 40 professores que retornaram às salas de aula os descontos que haviam sido feitos em seus vencimentos no mês de maio.

Em nota divulgada à imprensa a prefeitura de Xinguara agradeceu aos pais, aos alunos e todos os educadores que “sabem a importância do profissionalismo e da esperança de uma ótima educação para nossos filhos”.

Agora, segundo a Semed, a expectativa é de que por todo o dia de hoje ou no máximo até amanhã dia 13, haja uma definição do Sintepp encerrando a paralisação. 
Postador: Manancial de Carajás

BAIXO NÍVEL

Prefeito de Conceição do Araguaia Valter Peixoto do PT ataca jornalista com palavras ofensivas durante discurso

O clima esquentou durante uma reunião organizada pela prefeitura municipal de Conceição do Araguaia.

PREFEITO VALTER PEIXOTO
A reunião que era para o prefeito anunciar o asfaltamento de ruas do distrito virou baixaria quando o prefeito Valter Peixoto, resolveu agredir com palavras o correspondente do Diário do Pará em Conceição do Araguaia, Delmiro Silva.

Durante o discurso Valter Peixoto, PT, chamou Delmiro Silva, de mentiroso, safado e outras palavras ofensivas, diante do profissional da imprensa que observava de forma serena e tranquila o desabafo do gestor que criticou de forma dura a imprensa local.
DELMIRO SILVA, CORRESPONDENTE
A fúria do prefeito, se deu em  decorrência de uma reportagem escrita por Delmiro Silva que relatou um fato ocorrido durante a audiência pública realizada na câmara municipal, para apurar possíveis irregularidades no transporte escolar. O prefeito fora convocado pelo o Ministério Público Estadual para prestar esclarecimentos, sobre o assunto.

Segundo a reportagem, o prefeito teria ofendido com palavras hostis o professor Anilton, Coordenador Geral do Sindicato dos Professores em Educação Pública do Estado do Pará-SINTTEP. 

Na reportagem publicada por Delmiro Silvam, o prefeito teria dito em alto e bom som que o professor, não era ninguém. Durante o discurso feita na segunda-feira (09), em Alacilândia, Valter Peixoto, além das ofensas proferidas, também negou a veracidade da reportagem feita por pelo jornalista.  

Depois de ouvir pacientemente todas as ofensas verbais o jornalista pediu a palavra para se defender e, quando declarou que tinha a gravação que mostrava o prefeito ofendendo o coordenador do SINTEPP, o prefeito se descontrolou e tentou partir para cima do profissional da imprensa, mais foi contido por secretários e outros servidores presentes na reunião. 

Para alguns populares que presenciaram o fato a atitude do prefeito de Conceição do Araguaia, foi um atentado contra a liberdade de imprensa. 

Foto e Fonte: (Dinho Santos). Postador: Manancial de Carajás

ULTIMAS NOTICIAS DESTA QUINTA

Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PROJETOS CONTRA A FAMÍLIA

Magno Malta diz que existem 867 projetos no Congresso contra a família e critica proposta de legalização da maconha;
O senador Magno Malta recentemente falou sobre os desafios que a sociedade brasileira vem enfrentando com a possibilidade de votação de projetos que sejam contra o princípio de família.

De acordo com Malta, existem 867 projetos no Congresso Nacional que de alguma forma agridem a família tradicional, assim como os princípios cristãos, assim como o sepultado PLC 122/06, que era tido como uma ameaça à liberdade de crença e expressão.

Sobre o Novo Código Penal, o senador afirmou que existem “incoerências”, como por exemplo, a pena para agressão a animais ser maior do que a pena para agressões a pessoas. Malta também frisou que, se aprovado, o projeto prevê a redução da faixa etária em que se considera abuso sexual contra menores, de 14 para 12 anos de idade.

Magno Malta criticou duramente os projetos do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que propõe a legalização da prostituição e do consumo da maconha, dizendo que o país poderá se tornar num “paraíso da contravenção” internacional, pois as fronteiras do Brasil são
abertas.

O senador durante entrevista ao programa Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia,  propôs aos telespectadores que reflitam sobre a necessidade de eleger políticos que tenham compromisso com a defesa da
família. Assista o vídeo:



Foto: Divulgação. Fonte: Gospel +. Postador: Manancial de Carajás 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

GREVE DOS PROFESSORES

XINGUARA- MP recomenda a professores voltarem às aulas 
Promotor Renato Belini (Foto: Arquivo Manancial)

A Promotoria de Justiça de Xinguara, por meio do promotor Renato Belini de Oliveira Costa, expediu recomendação para os professores e profissionais em educação do município, em greve, retornem às atividades. Segundo o Ministério Público, 95% dos professores retornaram as escolas.
O promotor esclarece que: “exerceu o poder que a constituição lhe reserva de emitir recomendações e através desse instrumento conseguiu contornar o problema da ausência dos professores nas salas, de maneira que as aulas retomaram o seu curso normal em 95%  e portanto, o Ministério Público do Estado do Pará cumpriu o seu papel constitucional de proteger as crianças e adolescentes inseridos no sistema regular de ensino”.
Para a Central de Trabalhadores do Brasil (CTB/PA), a intervenção do Ministério Público indicando o corte de 50% do ponto do pessoal do magistério e o corte total do ponto do pessoal de apoio operacional, além da contratação de “professores substitutos”, “representa mais ação de um procurador municipal do que de um promotor de justiça, agravando ainda mais a situação e dificultando as negociações entre os grevistas e o prefeito”.

Fonte: (DOL). Foto: Arquivo Manancial. Postador: Manancial de Carajás

REVITALIZAÇÃO

A PA 279, trecho que liga Xinguara à Água Azul do Norte precisa ser revitalizada.

A PA-279, que tem uma extensão total de 260 quilômetros e é a principal via de ligação entre os municípios de Xinguara, Água Azul, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, precisa ser revitalizada novamente. Existem trechos entre Xinguara e Água Azul do Norte, bastante danificados pela erosão das laterais da rodovia e pelo desgaste do asfalto.

São inúmeros buracos dificultando o tráfego entre as duas cidades. 
Nesta segunda-feira, 9 de junho trafegamos pela rodovia e vimos de perto a problemática e os riscos de acidente. Mais fomos informados  que o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), é conhecedora do problema e a expectativa é a de que nos próximos dias haja um trabalho de revitalização.   
ALERTA: Os motoristas precisam ter o máximo de atenção, principalmente quando o veiculo estiver subindo ou descendo ladeiras, ou ainda saindo de alguma curva, pois os obstáculos estão logo adiante.

Postador: Manancial de Carajás

domingo, 8 de junho de 2014

INVESTIMENTOS

Senador libera recursos para Água Azul do Norte
Na manhã deste domingo 8 de junho, a prefeita Cátia Patrícia, de Água Azul do Norte foi recebida pelo senador Mario Couto (PSDB). O encontro foi durante o café da manhã no Bravos Hotel, em Xinguara, onde o senador se reuniu com várias lideranças políticas locais e regionais.

Mario Couto anunciou a liberação de R$ 800 mil para melhorias da qualidade de vida do povo. Ainda como parte de compromissos com o povo de Água Azul, o senador liberou mais de um milhão para sinalização das vias pavimentadas na sede do município. 

A prefeita, que esteve acompanhada de seu esposo José Lourenço, agradeceu Mario Couto em nome do povo de Água Azul. “Estamos felizes com o apoio que nossa administração vem recebendo do governador do Estado e do senador Mário Couto. São recursos que serão devidamente aplicados em beneficio da população”, disse a gestora Cátia.

Postador: Manancial de Carajás

SENADOR EM XINGUARA

Senador Mario Couto visitou Xinguara e anunciou mais investimentos do PSDB para o município

Francisco Victer, Mário Couto e Osvaldinho
O senador Mário Couto (PSDB) participou neste sábado, 7 de junho, da IV Cavalgada Ruralista no distrito São Francisco no município de Xinguara, sul do Pará. Além disso, o parlamentar visitou obras de drenagem e pavimentação do governo do Estado no município, e à noite participou de um jantar na residência do prefeito Osvaldinho Assunção. Centenas de pessoas entre empresários e lideranças políticas locais  estiveram no evento.

Victer e o líder comunitário Marinho, da Monte Castelo
Em seu discurso, Mário Couto falou de seus 27 anos de vida pública sem ter perdido uma eleição sequer e não poupou elogios a administração de Osvaldinho Assunção, a quem o considera amigo de longos anos. “Visitei muitas obras nesta cidade, e confesso que estou surpreso com a grandeza, com a estrutura e com os projetos desenvolvidos pela prefeitura na gestão do Osvaldinho. Vocês têm um prefeito sério, responsável e trabalhador”, disse o senador.
No distrito São Francisco, com a senhora Mila Maria, da Fazenda Boa Esperança
Em sua visita ao município, Mário Couto liberou mais recursos para o município, que serão aplicados em obras dentre as quais, a construção da nova sede “classe A” do Detran, sinalização vertical, horizontal e semáforo do trânsito. Também anunciou a liberação de R$ 200 mil para  investimento na cavalgada do distrito São Francisco, através da Associação dos Produtores Rurais daquela localidade, ano que vem.
Na comitiva do senador estiveram lideres políticos regionais como Francisco Victer, e Mário Moreira.
Durante a IV Cavalgada Ruralista
O senador Mario Couto e Osvaldinho em um dos momentos maravilhosos no distrito
Em cumprimento ao povo do distrito
Victer, percorreu as dependências do arraial festivo cumprimentando lideranças políticas e comunitárias
À noite na residência do prefeito Osvaldinho, em jantar oferecido ao senador Mário Couto
Mário Moreira, aproveitou o momento para registrar a grande vitória obtida pelo Pará que agora está livre da Aftosa

Foto e Fonte:  Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...