sábado, 3 de setembro de 2011

3 de setembro de 2011

Convenção do PSB reelege Alair por mais três anos

 

Lincon, Alair e Celso Viana
A Convenção Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada neste sábado na Câmara Municipal de Xinguara, reelegeu o Presidente do Diretório Municipal do partido, Alair Ferreira, por mais três anos no cargo. Alair tem agora como Vice-Presidente o empresário Celso Viana, que por muitos anos foi presidente do diretório.
A chapa completa, eleita por aclamação é a seguinte: Presidente Alair Ferreira, Vice-Presidente Celso Viana, 2º Vice-Presidente Judiomar Dias Moreira, 3º Vice-Presidente Elias Ferreira de Oliveira (Filtinho), Tesoureiro Paulo Roberto da Costa Lima (Paulinho), 2º Tesoureiro Aldério Barros Mourão (Baixinho), Secretária Michelli Costa Santos, 2º Secretária Sirônica Pinheiro de Barros, Secretário Geral Líncon Magalhães Machado. 
Antes da eleição havia comentário da formação de uma chapa concorrente, mas como ninguém apareceu para registrar a referida chapa, e depois de esgotado o prazo de 10 minutos, a chapa encabeçada por Alair Ferreira, denominada Chapa União, foi à única credenciada para concorrer a eleição, que ao final, foi aclamada vencedora.  Ed. Brito
3 de setembro de 2011

Legislativo apóia Comissão pró-criação do Campus da UNIFESSPA em Parauapebas

Foi realizada na tarde da última quinta-feira, 01/09, uma reunião entre a comissão pró-criação do Campus da UNIFESSPA em Parauapebas, o secretário adjunto de Planejamento, Leônidas Mendes, a Presidente do SINTEPP, Luciene Salles e o Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Euzébio Rodrigues (PT). O propósito foi definir de que forma o Poder Legislativo vai apoiá-los a reivindicar a implantação de um campus da UNIFESSPA no município.

Os alunos pediram o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo para a produção de panfletos convidando a população para a Audiência Pública que será realizada no próximo dia 08 e vai discutir a implantação da Universidade Federal em Parauapebas. Além disso, solicitaram também Assessoria Jurídica para ajudar cada estudante que for impedido de entrar nas escolas, que segundo eles, acontece com alguns alunos que são representantes da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Também foi solicitado ao Presidente da Casa a disponibilização de um local da Câmara para coletar assinaturas para o abaixo-assinado que, de acordo com a comissão deve contar com no mínimo 100 mil assinaturas. Além disso, comissão solicitou a ajuda dos demais vereadores no sentido de reforçar o convite da Audiência Pública a cada presidente dos respectivos partidos.
A Casa se comprometeu em atender aos pedidos da comissão, dentro das possibilidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

2 de setembro de 2011

Prefeitura e Sindicato definem parceria da FAX

Em reunião realizada nesta quinta-feira (1), entre dirigentes do Sindicato de Produtores Rurais de Xinguara, tendo à frente o presidente do orgão Osvaldinho Assunção, e o prefeito municipal José Davi Passos, ficou acertado que tipo de apoio a Prefeitura Municipal dará à realização da Feira Agropecuária de cidade, que vai começar dia 17 de setembro. 
Davi e Osvaldinho assinam o convênio
Conforme ficou definido, a prefeitura ficará responsável apenas por apoio logístico durante a realização da feira, como recuperação das vias de acesso ao Parque, limpeza e coleta de lixo, molhagem diária das vias de acesso e entorno da Feira, colocar de plantão uma ambulância e um paramédico, e manutenção de agentes do Departamento Municipal de Trânsito durante os horários de maior fluxo de veículos e durante a realização da Cavalgada.
2 de setembro de 2011

Rádio Xinguara completa 18 anos

Hoje 1º de setembro de 2011, data em que a Rádio Xinguara completa 18 anos de fundação, fato que nos remete aos anos de 1990 e nos faz relembrar aquele dia 1º de setembro de 1993, quando a emissora foi inaugurada, criava ali uma expectativa imensa da população, que finalmente realizava o sonho de ter uma emissora profissional operando legalmente na região, e que tinha como incumbência a informação, o entretenimento e credibilidade da informação.
 
Passados 18 anos, a emissora, agora sob a direção de seu proprietário Sebastião Hugnin Leal,  continua sua luta em defesas dos interesses sociais, difundido os acontecimentos e as notícias e dando a seus ouvintes o valor que eles bem merecem como fator primordial para a elevação e crescimento desta importante empresa de comunicação da cidade.
2 de setembro de 2011

Sul do Pará: Crateras e acidentes da BR-155, em Marabá


Trecho da BR-155 entre o Km 6 e o Distrito Industrial de Marabá (DIM) voltou a ter crateras e já é um grande risco para os motoristas que trafegam por ali diariamente. É comum encontrar carros com pneus estourados à beira da pista.

Ontem, um colaborador da coluna enviou à Voz do Povo uma foto de um Uno Mille que aparentemente tombou após cair numa dessas crateras. Apesar da capotagem, em frente ao Parque de Exposição de Marabá, não houve vítima fatal.
(Fonte: ct online)
2 de setembro de 2011

Xinguara: Vai começar a Copa Extremo Sul Pará de Seleções 2011.

Wanderley é a grande esperança da seleção de Rio Maria
A Copa Extremo Sul do Pará 2011, começa neste sábado (3), às 20h, no Estádio J. Santos, entre as Seleções de Xinguara e Rio Maria, num dos maiores clássico do futebol sulparaense.

O presidente da Liga Esportiva de Xinguara, Paulo Gomes de Almeida, o Paulão, explicou que a solenidade de abertura da competição começa às 19h, com a presença de lideranças políticas, empresariais e desportistas, inclusive, está confirmada a presença do Presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), coronel Antônio Carlos Nunes.


De acordo com o técnico Joãozinho, A Seleção de Xinguara está pronta para iniciar a Copa, apesar de dois importantes atletas terem pedido dispensa da seleção por motivos particulares, mas Joãozinho afirmou que vai mandar a campo o que Xinguara tem de melhor para mostrar a seu torcedor.


Para o treinador, diferentemente dos anos anteriores, este ano Xinguara irá começar a Copa melhor condicionada física e tecnicamente, o que poderá garantir um bom desempenho diante de Rio Maria.
(Edmar Brito)
2 de setembro de 2011

Rio Maria: Cavalgada Ruralista deve reunir sete comitivas.

Com a perspectiva de reunir ate Sete comitivas participantes, acontece amanha mais uma Cavalgada Ruralista de Rio Maria com a presença de Comitivas e Encontro de Cavaleiros, organizada pelo Sindicato Rural de Rio Maria.

Segundo o organizador da Cavalgada Gilmar do Frigorífico, o evento deve reunir as comitivas de Rio Maria, Xinguara, Bannach e Redenção. A grande Cavalgada Ruralista faz parte da 21ª Exposição Agropecuária, a Exposul 2011.


As comitivas que estão confirmadas são: Frigorífico Rio Maria, Ciganos, Motobras, Frigorífico Xinguara, Pró – Carajás e das comitivas de Bannach e do Dr. Helio.


Gilmar convida a população Riomariense a participar da comitiva Pró – Carajás, quem tiver interessados é só comprar uma camiseta com o senhor Marcos Ferreira no Moto Stop que automaticamente a pessoa estará participando da comitiva Pró – Carajás.


As comitivas participantes se reúnem em Frente ao Parque de Exposições de Rio Maria, na BR 155, por volta das 7h. A saída está marcada para as 8h. A cavalgada percorrerá pela BR 155, passando pela Avenida 08, centro da cidade. Seguindo ate a Rua 01 em frente à Escola Marizete e Virando na Avenida 12, retornando pela BR 155 ate a chegada no Parque da Exposul onde se encerra a Cavalgada Ruralista.


Além de participar do desfile, que atrai a atenção de toda população, as comitivas e os cavaleiros participam do sorteio de uma Moto, três Arreios e dois Chapéus. E a premiação em troféus. O julgamento acontece no decorrer do percurso e na chegada ao Parque de Exposições.
(Por: José Augusto)
2 de setembro de 2011

Rotina: Presos fogem da cadeia de Conceição do Araguaia

Na madrugada de quarta-feira (31), cinco presos conseguiram escapar da cadeia usando um buraco na parede do banheiro da cela. A fuga somente foi notada na manhã desta quinta-feira (1), pelo investigador Baldez, que estava de plantão.

Os presos usaram um pedaço de ferro para fazer o buraco na parede. Os detentos que escaparam são: Germano Borges, preso no dia 3 de julho desse ano acusado de tráfico de droga; Júnior César Dias, preso no dia 6 de julho, por roubo; Antonilson Ribeiro, assaltante foragido do Tocantins, e preso em Conceição do Araguaia no dia 17 de agosto; e Rodrigo Ferreira Moreno, foragido do presídio de Redenção, e preso no último domingo (28), enquanto assistia um jogo de futebol, num bar em Conceição do Araguaia.


Entre janeiro a agosto desse ano já aconteceram doze fugas na delegacia de Conceição do Araguaia.
Otavio Araujo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1 de setembro de 2011

Prefeito libera recursos para a Seleção de Xinguara

 

Jimmy, Davi, Rildo e Valdir
O secretário de Esportes e Lazer de Xinguara, Jimmy Brito e o secretário adjunto de Administração, Rildo Bento, nesta quarta-feira ao gabinete do prefeito José Davi Passos, para acertarem com o gestor a liberação de R$ 30.000,00 destinados a gastos com despesas da Seleção Xinguarense de Futebol durante a Copa Extremo Sul Pará de Seleções.
 
A copa começa no próximo sábado (3) com o jogo inaugural entre Xinguara x Rio Maria. Davi disse que o compromisso é ir fazendo a liberação dos recursos em conformidade com o que vai sendo gasto. Coube a Rildo Bento a incumbência de controlar as despesas.

O presidente da Liga Esportiva de Xinguara, Paulo Gomes de Almeida ficou satisfeito com a atenção que o prefeito vem dispensando ao esporte do município, principalmente agora quando a Seleção da cidade se prepara para mais um torneio intermunicipal, que engloba as principais seleções do sul do Estado.    Ed. Brito
1 de setembro de 2011

Suspeito desaparece depois de liberado da prisão

 

Mae procura desesperadamente o filho
Encontra-se desaparecido desde segunda-feira, dia 29 de agosto, Fabrício Rodrigues dos Santos, 22 anos, residente no distrito Nova Canadá, município de Água Azul do Norte. 
Conforme informações da mãe do rapaz, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, ele foi preso por policiais militares, sábado, dia 27 de agosto, às 18h, suspeito de ter roubado dinheiro de um cidadão da cidade. 
Depois de preso foi trazido para Xinguara, onde ficou detido na delegacia local. Na segunda-feira, o delegado José Orimaldo expediu a soltura do acusado por não ter fatos concretos que justificasse o pedido de prisão preventiva. Só que depois de solto, Fabrício desapareceu. A família dele o procura desesperadamente por todos os lugares.   Ed. Brito  
1 de setembro de 2011

Jader Barbalho vai a Canaã abonar ficha de Jeová

 

Senador Jader Barbalho
O senador Jader Barbalho, presidente regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), vai a Canaã dos Carajás neste sábado (3) com a finalidade de abonar a ficha partidária do mais novo filiado do partido, Jeová. 
A reunião que acontecerá às 16h, no salão da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, contará com centenas de lideranças políticas da região. O filho de Jader, Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, confirmou que vai ao encontro.  Ed. Brito 
1 de setembro de 2011
Superintendente do INCRA de Santerem é feito refem em Altamira
Integrantes do Governo Federal ficam reféns em Altamira

Mais de 100 trabalhadores rurais ocuparam o prédio do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que fica no centro da cidade de Altamira.


Os representantes do Governo Federal que chegaram na tarde desta quarta-feira (31) no município para conversar com os manifestantes e negociar a liberação do trecho da BR-230, a Transamazônica, são mantidos reféns desde às 19h.


De acordo com os líderes do movimento, os reféns serão liberados quando for marcada uma reunião com a chefe da Casa Civil da Presidência da República, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Planejamento, Presidência do INCRA, presidente do IBAMA e presidente do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).


A rua que dá acesso ao prédio do INCRA está bloqueada. Ninguém entra e ninguém sai do prédio até que as exigências dos manifestantes sejam cumpridas. Apenas a imprensa tem o acesso liberado.
Ao todo cinco pessoas são mantidas reféns, são elas:
- Iohanes E.C.K, representante da casa civil da presidência da república.


- Paulo Henrique, representante do ministério do Meio Ambiente.
- Cleide Souza, ex- superintendente do INCRA Oeste do Estado.
- Aliomar Arapiraca, representante da casa de Governo Federal.
- Francisco dos Santos Carneiro, superintendente do INCRA Oeste do Pará. 


Entenda - Trabalhadores rurais montaram barracas na pista para impedir a passagem de veículos desde a manhã de ontem (30) para negociar as reivindicações, entre elas a regularização fundiária, asfaltamento da via e continuidade do programa Luz Para Todos. Na manhã de hoje (31), aumentou a fila de carros na pista, que já passa de 20 km. Passageiros de ônibus que precisam atravessar o trecho estão fazendo baldeação (passando de um veículo para outro) para seguir viagem. 
 Redação Portal ORM com informações do repórter Glaydson Castro
1 de setembro de 2011
Noiva rouba mais de R$ 400 mil de empresa e convida o chefe para a festa

Noiva faz casamento de luxo com dinheiro roubado do chefe | Foto: Reprodução Internet

Descoberta, mulher acaba presa às vésperas da lua de mel 

 Londres - A britânica Kirsty Lane, 29 anos, realizou o casamento dos seus sonhos, que incluiu duas bandas de música, open bar com diversos tipos de bebidas e uma enorme queima de fogos. O luxo, que custou 168 mil libras (cerca de R$ 435 mil), seria apenas mais um entre tantos outros se não fosse um detalhe: a festa foi paga com dinheiro roubado da empresa onde a noiva trabalhava.

Lane, que trabalhava em uma empresa em Lachashire, falsificou notas fiscais durante os quatro anos em que atuou na contabilidade. O crime só foi descoberto porque a noiva convidou o próprio chefe, Peter Sutton, para a cerimônia.

Em entrevista ao Daily Mail, Sutton afirmou que as falsificações quase arruinaram a empresa, além de custarem a demissão de dois funcionários. Ele também afirmou que só desconfiou que Lane seria a autora das falsificações depois da luxuosa festa.

"Eu confiava nela e foi assim que ela nos retribuiu", contou Sutton.

Vestidos das madrinhas também foi financiado com o dinheiro roubado |

O roubo foi descoberto alguns dias após o casamento, enquanto Lane estava de folga. Um problema na contabilidade da empresa fez com que Sutton analisasse alguns papéis e encontrasse as falsificações. Dois meses se passaram até que tudo fosse analisado e a culpa da noiva fosse comprovada. Ela foi presa em casa, às vésperas da lua de mel.

Levada a julgamento, Lane se declarou culpada de dez acusações de fraude, em um valor de 38 mil libras. No entanto, se disse inocente das outras 112 acusações. Além da festa, o dinheiro também serviu para financiar o vestido da madrinha, além de uma capa incrustada de diamantes para o seu celular.

Uma nova etapa do julgamento será realizada no dia 13 de outubro, quando será proferida a sentença final. Terra

1 de setembro de 2011

Governo diz que salário mínimo será de R$ 619,21 no próximo ano
O cálculo do novo mínimo manteve a política adotada pelo governo nos últimos anos

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira que o salário mínimo foi fixado em R$ 619,21 para 2012, um aumento de 13,62% sobre o atual patamar de R$ 545.

Belchior informou o novo salário mínimo após entregar a peça orçamentária de 2012 ao presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP).

O cálculo do novo mínimo manteve a política adotada pelo governo nos últimos anos, que leva em conta a inflação do período e a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes.

Em abril, o governo enviou para o Congresso o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2012, com previsão do salário mínimo de R$ 616,34. No projeto,

O relator do Orçamento para 2012, na Comissão Mista de Orçamento, será o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). UOL/REUTERS
1 de setembro de 2011

Rã do tamanho de uma criança de 8 anos é capturada

Anfíbio foi localizado em um rio na Malásia

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Rã do tamanho de uma criança de 8 anos é capturada
Rã foi capturada próximo a tribo
 

Mundo - A câmera de um telefone celular registrou a imagem de uma criatura "gigantesca": uma rã do tamanho de uma criança de 7 ou 8 anos (20 quilos). O chinês autor da foto disse que a rã estava na região de Gemencheh (Malásia). Segundo ele, o animal foi capturado por um membro de uma tribo às margens de um rio local.

Um amigo do autor da foto tentou comprar a rã, mas o nativo pediu uma quantia que o sujeito não tinha no momento. Ao retornar com o dinheiro pedido, a tribo já tinha devorado o anfíbio.

"Ele ficou sabendo que um nativo ficou doente após comer a rã e está de cama até hoje", contou o chinês ao site MySinchew.


Fonte: O Globo
1 de setembro de 2011

Negociadores são feitos reféns no Incra


Cerca de três mil agricultores mantinham retidos dentro do prédio Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Altamira, até por volta das 21h30, Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém, além dos deputados estaduais Airton Faleiro e Valdir Ganzer. Os manifestantes ameaçam só desocupar o prédio e liberar os reféns quando desembarcarem em Altamira autoridades com poder de decisão sobre as reivindicações da categoria.

A Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio do próprio ministro Gilberto Carvalho, já fez o primeiro contato com a equipe de negociação. Carvalho sinaliza a possibilidade de uma reunião interministerial em Brasília na próxima semana, composta pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do Meio Ambiente, do presidente nacional do Incra, Celso Lacerda, e demais ministérios que contemplem a pauta.

Os representantes do governo federal desembarcaram por volta das 9h da manhã de ontem em Altamira para a primeira mesa de negociação, que tratou exclusivamente do Programa Luz para Todos. Apesar das garantias estabelecidas de que o programa na região será retomado ainda esse ano, e que ao longo de 18 meses, cerca de 20 mil famílias serão contempladas com energia elétrica em 10 municípios na área de influência da hidrelétrica de Belo Monte, os agricultores consideraram que as negociações não avançaram.

O protesto dos agricultores começou na segunda-feira, com o fechamento da rodovia BR-230, a Transamazônica. A estrada ficou fechada por mais de 30 horas no sentido Altamira – Marabá e Altamira - Vitória do Xingu, paralisando as obras de construção da hidrelétrica. Com informações de Yolanda Lopes. (Diário do Pará)
1 de setembro de 2011

239 mil estudantes farão as provas do Enem no Pará

Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem os números referentes aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Esta edição da prova vai ser realizada por 239 mil estudantes só no Pará.
Ao todo, no Brasil, serão 5.366.780 pessoas participando. A maioria dos candidatos já concluiu o ensino médio em anos anteriores. Entre os inscritos que estão terminando a etapa neste ano, 1,2 milhão de alunos são de escolas públicas e 276 mil, da rede particular. A faixa etária dos candidatos é diversificada: 868 mil têm 17 anos, 1,7 milhão tem entre 21 e 30 anos e 771 mil têm mais de 30 anos.

As provas que serão aplicadas em 22 de outubro serão de ciências da natureza e humanas. No dia 23, os candidatos serão avaliados em linguagens e matemática, além da redação. A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.  Diario do Pará

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de agosto de 2011

Hospital Regional do sudeste do Pará será ampliado

Jatene em visita ao hospital: Marabá sedia governo até amanhã (Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará)
Em coletiva ontem, em Marabá, atual sede administrativa do governo do Estado, o governador Simão Jatene anunciou a ampliação do Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso”. A ampliação não será só da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e de leitos, mas de serviços ofertados. Dentre estes, cirurgias do coração, a parte de hemodinâmica e hemodiálise.

Segundo ele, o projeto já está em andamento e deve custar em torno de R$ 12 milhões. “Espero que a licitação saia rápido”, disse Jatene, ressaltando que tem que se pensar muito bem na logística para não causar nenhum transtorno para os pacientes. Com a ampliação, o governo pretende desafogar os hospitais de Belém e permitir que a população do interior tenha também um atendimento de qualidade.

COSANPA
Simão Jatene, acompanhado do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, também visitou as obras de expansão do sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto da Cosanpa.
O governador lembrou ainda que hoje Marabá tem 0% de esgoto, e com as obras 33% da população serão beneficiados. Essa obra deve custar aos cofres do Estado R$ 70 milhões, segundo o governador. “Só de rede deve ter em torno de 85 quilômetros”, disse.

Com a construção da estação de tratamento, 60 mil pessoas do Núcleo Cidade Nova devem ser beneficiadas, somente nessa primeira fase.
Também foi anunciada ontem pelo governador a construção do Centro de Convenções de Marabá.

FACULDADE
Consultado sobre o compromisso de implantar uma faculdade de Medicina em Marabá, Simão Jatene informou que a Universidade Federal do Pará ficou de oferecer o curso na cidade. Jatene disse que ainda precisa conversar com o reitor da UFPA e com o governo federal para saber se vão efetivamente implantar o curso. “Se não forem implantar, o meu compromisso está firmado e implanto o curso de Medicina aqui”.

Durante a tarde, o governador Simão Jatene se reuniu no Centro Integrado de Governo (CIG), onde participou de audiências. (Diário do Pará, Marabá)
31 de agosto de 2011

Apenas 3,2% da energia de Belo Monte serão do Pará


Segundo Carlos Nascimento São Paulo e Minas Gerais terão maior fatia (Foto: Ozéas Santos/Divulgação)
Apenas 3,2% da energia produzida pela usina hidrelétrica de Belo Monte serão destinados aos consumidores paraenses. A maior parte da energia gerada pelo megainvestimento no rio Xingu, com previsão de investimento de R$ 25 bilhões, será destinado ao resto do país. A informação foi repassada pelo presidente do consórcio Norte Energia, Carlos Nascimento, em reunião ontem pela manhã com os parlamentares estaduais que formam a Comissão de Acompanhamento de Belo Monte.

Do leilão realizado para venda da energia de Belo Monte, 70% da energia foram destinados ao mercado regulador, que são as concessionárias de energia. A Celpa levou 3,2% dessa fatia. Até o consumidor do Amazonas será mais beneficiado, com 4,1% destinado à Amazonas Energia. São Paulo e Minas Gerais terão a maior fatia da energia gerada por Belo Monte. 

Só a Cemig, concessionária de Minas Gerais, terá direito a quase 15% da energia produzida no Pará e a Eletropaulo quase 11%. Outras concessionárias paulistas e mineiras também adquiriram outros volumes menores de energia que será gerada no Xingu. Juntos, os dois Estados serão os maiores beneficiados com a energia de Belo Monte. Mas a Bahia também receberá uma grande parte da energia paraense.

A Companhia de Energia da Bahia adquiriu quase 14% da geração destinada ao mercado regulador. Dos outros 30% que restarem da energia gerada, 10% são para os autoprodutores e 20% para a Eletrobrás. Até seis meses antes da conclusão da usina os interessados em comprar o produto podem se cadastrar. Diario do Pará
31 de agosto de 2011
Marabá recebe investimentos de R$ 180 milhões em saneamento


O município de Marabá está recebendo o maior investimento em saneamento já feito fora de Belém pelo governo do Estado. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está investindo R$ 180 milhões em obras de implantação da rede de esgoto e água e na expansão da rede de tratamento e abastecimento da cidade. 
As informações foram apresentadas para lideranças de bairros pelo presidente da Cosanpa, Antônio Braga, nesta terça-feira (30) à noite, no centro comunitário Coração de Jesus, na Folha 28.

Segundo Antônio Braga, já foi feita a primeira etapa da implantação e expansão da rede de abastecimento, com a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), instalação dos hidrômetros e extensão da tubulação. Os serviços alcançam 53% da população da cidade, que já tem 23 mil domicílios atendidos, o equivalente a 100 mil pessoas.


Outra etapa está sendo financiada por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo Federal, que deve financiar R$ 29 milhões do total que está sendo investido. “Nesta segunda etapa vamos continuar a ampliação do sistema de água para os bairros que ainda não foram atendidos, como o de Laranjeiras”, explicou Braga.


As obras de implantação e expansão do sistema de esgoto foram iniciadas em julho deste ano, com a construção de uma Estação de Tratamento, que vai atender o Núcleo Cidade Nova. Estima-se que 14 mil domicílios, ou 60 mil pessoas (33% da população), receberão o serviço de coleta de esgoto pelas estações elevatórias e de tratamento dos efluentes. Os investimentos chegam a R$ 86 milhões.
(Agência Pará)

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...