sábado, 21 de abril de 2012

Empresários de Altamira são condenados por desvio de verba da Sudam

 

A juíza Luciana Said Daibes, da Vara Federal de Altamira-PA, condenou, nesta quinta-feira, os empresários Rui, Ilvanir e Armindo Denardin, donos da Agropecuária Pinguim S.A, e a contadora Maria Auxiliadora Barra Martins a devolverem aos cofres públicos um valor de R$ 4,7 milhões desviados da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) do Estado.

A empresa recebeu o financiamento para plantar e beneficiar cacau e criar tourinhos e novilhas para reprodução na região do município de Altamira no sudoeste do Pará, mas não implantou o empreendimento. Além disso, apresentou notas fiscais falsificadas para atestar a aplicação dos recursos públicos, que na verdade foram desviados. O crime foi comprovado pela auditoria da Receita.

O caso começou a ser analisado em 2008, pelo Ministério Público Federal (MPF), e a decisão foi tomada em outubro de 2011, mas só agora foi enviado ao MPF para ciência.

As irregularidades foram constatadas em auditoria da Secretaria da Receita Federal e em investigações da Polícia Federal e do MPF, que processou os três proprietários da empresa e a contadora, acusada de montar os documentos falsos para apresentar à Sudam. Além de pedir a devolução do dinheiro, o MPF pediu também a condenação dos acusados por danos morais coletivos, o que foi negado pela Justiça.

Foto e   Fonte: Terra / Altamira hoje    Postador:  manancial de carajas

Preso por acusações de tráfico de drogas


Neste sábado (21), por volta das 7h30, a Equipe Águia da Polícia Civil de Xinguara, ao comando do delegado Vinícius Medeiros, durante a operação “Raios de Sol”, prendeu um homem acusado de tráfico de drogas na cidade. No quintal do suspeito os policiais localizaram 60 pedras de crack embaladas e prontas para venda, e mais a importância em dinheiro R$ 985,50. O suspeito nega que a droga encontrada pela polícia seja dele.
 
Foto e Fonte:  blog do edmar brito   Postador:  manancial de carajás 

O Reencontro das famílias Coelho, Luz e Rocha com familiares que deixaram na região do Araguaia no tempo da Guerrilha

 

19/04/2012  O Reencontro das famílias Coelho, Luz e Rocha com familiares que deixaram na região do Araguaia no tempo da Guerrilha
São Félix do Araguaia e Luciara receberam dia 14 e 15 de abril povoado Santa Cruz do Pará para rever amigos e parentes que muitos não viam por mais de 50 anos outros nem conheciam.

Durante a viagem que durou mais de dez dias os amigos se depararam com belas paisagens, alguns obstáculos, mas nem por isso abalaram, pois desafios maiores já enfrentaram e nem por isso deixaram de lutar. No barco “Sorriso do Araguaia”.

Finalmente alcançaram o cais de São Félix, cidade maravilhosa e encantadora. Um belíssimo lugar.

O Passeio Ecológico no barco “Sorriso do Araguaia” acomodou os amigos levando o nome de: “Passeio Ecológico Amigo do Araguaia”, reuniram-se no passeio amigos das cidades de Conceição do Araguaia - PA, Xambioá - TO e povoado Santa Cruz do Xingú – PA. As famílias Coelho, Luz e Rocha esperavam ansiosos nas margens do Araguaia no Caís de São Félix do Araguaia a chegada dos amigos foi festejada com fogos e muita alegria por moradores.

Na parada ao cais de São Félix os amigos reencontraram com parentes e velhos conhecidos, alguns se emocionaram ao rever os velhos amigos e outros por ter realizado um grande sonho em conhecer São Félix do Araguaia. Para a maioria aprender mais sobre o rio e as mudanças que ocorreram nos últimos anos faz parte do saber independente de idade. João Herculano morador e contador de histórias     curiosas     da cidade de São Félix do Araguaia e uma grande fonte de informações importante e interessante. “Nunca é tarde para reencontrar os amigos”. Afirmou João Herculano com os olhos brilhando de tamanha emoção.

A emoção tomou conta das famílias Luz, Coelho e Rocha que prepararam uma bela recepção com direitos a fogos e a gritos de boas vindas. As pessoas esperavam emocionadas e aos poucos foram enchendo o espaço do cais muitos dizendo que estavam encantados e felizes ao rever amigos que há muito anos não viam e tinham o sonho de rever outros que nem se conheciam. Naquele momento, todo o esforço valeu à pena.


O vereador Eurípedes Tavares (PMDB) marcou presença no caís ouvindo histórias contadas por alguns guerrilheiros despertando a curiosidade e não deixando escapar o talento que Deus lhe deu uma voz abençoada que mesmo sem o microfones é maravilhosa.

A noite o grupo animou o cais ao som do brega do Pará e show ao vivo com o Dr. Marcos Miranda que cantou músicas trazendo de volta a lembrança ao som de boleros e sertanejo da época. Já no domingo foi oferecido pelo ex-prefeito e sua esposa Zumara um delicioso almoço farto onde todos ficaram satisfeitos diante de tanta receptividade inclusive o próprio João Abreu com um sorriso incontido no rosto e olhos brilhando de felicidade.

Destino à Luciara:

O Passeio Ecológico continuou retornando a Luciara, a viagem até Luciara é curta, são apenas 69 km pelo rio. Sempre, os membros da equipe que estão viajando pelo rio ficam com pena quando chegam ao destino. O Araguaia é como um vício, a gente quer cada vez mais e     mais!

Em Luciara, chegaram com tempo folgado para o almoço na residência da vereadora Elizeth neta de Herculano José de Sousa e Crisantina Oliveira de Sousa.

As cidades de Luciara e São Félix sofrem com a predação provocada pelas chamadas 'caravanas', grupos de pescadores vindos de fora (Goiânia, Brasília, São Paulo) que se instalam em lagos da região e pescam, não importa o tamanho dos peixes, vão enchendo os isopores e levam tudo embora. Uma queixa que ouvimos, é que essas pessoas que vem 'em caravana' (ou seja, vários carros juntos), nem trazem benefício para o comércio local, pois trazem toda sua comida e bebida de fora. O quadro é triste: essas pessoas mal gastam 5 reais na cidade, deixam pilhas de lixo espalhadas pelo local onde acampam e vão embora levando exagerada quantidade de peixe que, isso sim deveria ficar como sustento da população local.

Por mais que se prepara e planeja uma expedição, o dia antes da partida é sempre uma correria doida. Desta vez, apesar de ter passado por essas partidas em viagem inúmeras vezes, não foi diferente. Muitas vezes, são as coisas mais simples que esquecemos e ficamos incrédulos quando logo sentimos sua falta: lanterna, binóculo, havaiana.

Alguns Depoimentos:

Ex-prefeito João Abreu fala ao “O Repórter do Araguaia”: “Tenho mais de sessenta anos e nunca vi esses parentes para mim a emoção é muito grande de conhecer pessoas de onde os nossos pais vieram e para a gente é de grande importância”. Ressalta o ex-prefeito


Para dona Rita do Ouro como é conhecida em Xambioá: “Não conhecia São Félix estou realizando um sonho que tinha desde criança que era conhecer a Ilha do Bananal que avistei três dias atrás e cheguei a São Félix continuo avistando a Ilha, maravilha criada por Deus. Estou encantada com a cidade de São Félix do Araguaia e Luciara vocês vivem no paraíso e uma beleza rara que o Brasil precisa descobrir esse lugar e valorizar mais essas cidades da região do Araguaia”. Declara dona Rita


Já seu Edson Costa que vivenciou a Guerrilha do Araguaia uma época muito agitada e perigosa que todos corriam perigo, pois os cinco mil homens se acamparam em Xambioá - TO que era o ponto de apoio dos guerrilheiros: “Encontrei uma população completa de alegria que me trouxe muita emoção e alegria, reencontrei uma afilhada que fazia mais de trinta anos sem ver foi uma emoção muito grande”. Finaliza


Seu Joaquim Borges veio visitar o filho Raimundo Dias Campos morador da cidade de Luciara estava muito emocionado com a recepção: “Estou feliz por conhecer São Félix do Araguaia um sonho que estou realizando”. Afirma seu Joaquim



Depois de muitos anos sem rever São Félix do Araguaia seu José Walmir Ferreira Brito não conteve as lágrimas de felicidade pelo avanço do progresso: “quando eu cheguei em São Félix só existiam duas ruas, construí amizades e deixei as portas abertas para voltar estou muito grato pela recepção isso demonstra que a cidade nos aguardava de portas abertas isso é um privilégio muito grande. Quando eu cheguei em São Félix tinha doze anos de idade, quando fui embora estava com 39 anos e hoje com 73 anos retorno a essa cidade que amo de coração e muita emoção ao rever os amigos isso é um orgulho”. Conclui


 

Foto e Fonte:  O Reporter do Araguaia com reportagem de Vanessa Lima   Postador:  manancial de carajás

José Herculano deixou história na região do Araguaia

 


19/04/2012  José Herculano deixou história na região do Araguaia
Herculano José de Sousa e Crisantina Oliveira de Sousa são avós da vereadora Elizeth de Luciara – MT.
Herculano era dono do maior Castanhal em Xambioá vendia castanha em Belém era maior produtor de tropas e castanhas. Sr. Herculano e dona Crisantina criaram muita gente foram mais de dez pessoas além dos filhos, ela fundou a igreja católica em São Geraldo/PA. Herculano de Sousa saiu antes da guerrilha do Araguaia essa família tradicional, pois eles saíram devido às ameaças.

Herculano comandava Santa Cruz povoado onde foi delegado tinha cinco mil cabeças de gado e dois aviões BBF, YF, chegou em Luciara em 1963 hoje reside Edelson Oliveira de Sousa filho de Herculano. Família tradicional vive antes da guerrilha porque eles iam matar se encontrasse a família na região.

Sr. Joaquim Borges veio visitar o filho Raimundo Dias Campos morador da cidade de Luciara é da época da guerrilha do Araguaia o ponto de apoio dos guerrilheiros na época 1972 à 1974 era em povoado de Santa Cruz município de Xambioá – TO,

Herculano deixou muitos amigos: Joaquim Borges, Edson Costa, Alfredo entre outros.

Herculano e Crisantina tiveram sete filhos sendo eles: Rosita, Eladio, Edilson, Milton, Pedro *, Luiz * e Edelson moram em Xambioá – TO, Santa Cruz do Pará.

Foto e Fonte:  O Reporter do Araguaia com reportagem de Vanessa Lima   Postador:   manancial de carajas



Tragédia na Transamazônica deixa um morto e dois feridos

Um caminhão perdeu os freios e caiu em uma ribanceira, perto do município de Placas

Um caminhão perdeu os freios e caiu em uma ribanceira, perto do município de Placas

O acidente aconteceu na quinta-feira (19), por volta das 08:30hs, quando uma Guarnição da Polícia Militar do Destacamento de Placas, subordinada ao comando da 17ª CIPM (situado no Município de Rurópolis), foi acionada por populares para socorrer as vítimas de um grave acidente de trânsito ocorrido na BR-230 (Rodovia Transamazônica), envolvendo um caminhão. A Guarnição da Polícia Militar, sob o comando do Cabo Laurimar e auxiliares Cabo Sá, Soldados Vieira e Erasmo, esteve presente no local, onde foram prestados os devidos atendimentos aos feridos.

Segundo relatos do Sr. Sebastião, motorista do caminhão, o veículo descia uma ladeira e em virtude da forte chuva, ao tentar acionar os freios, o mesmo não funcionou, fazendo com que o caminhão seguisse desgovernado, vindo a tombar fora da estrada.

Além do motorista estavam presentes no veículo acidentado os nacionais Zilmar Gomes de Sousa e Geraldo Gilberto Cardoso. Segundo informação de Geraldo Cardoso, ele e Zilmar viajavam na carroceria do caminhão e na hora do acidente, com a força do impacto foram arremessados para fora do veículo. Zilmar Gomes (46 anos) teve morte instantânea e Geraldo Gilberto ficou gravemente ferido. Já o motorista Sebastião teve ferimentos sem gravidade.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Placas, onde deram entrada por volta das 09h10min da manhã de quinta-feira, Após os primeiros atendimentos, Geraldo Gilberto Cardoso foi encaminhado para Santarém, onde deverá passar por uma cirurgia. A vítima fatal Zilmar Gomes de Sousa, foi trasladado para o município de Redenção – PA, onde moram os seus familiares.  

Foto:  Fonte:   RG 15/O Impacto e PM/Rurópolis   Postador:  manancial de carajás
Eleitor tem até o dia 9 para regularizar o título



As eleições municipais ainda parecem distantes, mas quem precisa regularizar ou transferir seu título eleitoral precisa correr contra o tempo, pois o prazo para atendimentos junto à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 9. Em Belém, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) já registra uma procura cinco vezes maior do que a média usual. E a expectativa é de que esse número cresça ainda mais nas próximas semanas. A data vale também aos cidadãos que querem votar pela primeira vez.

Segundo o diretor da CAE, Rodrigo Waldez, o ideal é que as pessoas evitem as usuais filas dos últimos dias. Ele frisa ainda que o eleitor só pode ser atendido no município onde vive, nos casos de primeira via, ou no município onde vota, no caso de transferências e regulamentação. “Em Belém só atendemos eleitores de Belém e o mesmo vale para moradores do distrito de Icoaraci, por exemplo. Nos interiores, as pessoas devem procurar o cartório eleitoral local”.

Em Belém, além da CAE os eleitores podem procurar os postos localizados na sede do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), no prédio da Assembleia Legislativa, no bairro do Jurunas, do Guamá e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro. O horário de funcionamento da Central é de 8h às 15h. Os demais locais atendem em regime de senhas.

DOCUMENTOS

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/ naturalidade e filiação, respectivamente.

No caso de transferência, é necessário título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

ELEIÇÕES

As eleições serão realizadas no dia 7 de outubro deste ano, em 1º turno e no dia 28 de outubro, nos locais onde houver o 2º turno. Os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

SITUAÇÃO DO TÍTULO

Para saber se há irregularidade com o título de eleitor , o cidadão pode consultar a página do TSE (www.tse.jus.br), digitando apenas o nome e o número do título.

TRE conclui revisão biométrica de Peixe-Boi

Ontem, durante a sessão ordinária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará foi homologada o resultado da revisão biométrica do município de Peixe-Boi. O procedimento era necessário para catalogar o número de eleitores da região e enviar estas informações às urnas eleitorais.

Ao todo compareceram ao recadastramento 5.618 pessoas, o equivalente a 82,76% do eleitorado. Dos 1.170 faltosos, 987 terão documentos cancelados. Os demais foram dispensados por terem transferido o domicílio eleitoral.

Depois de Capanema, Peixe- Boi é o segundo município a ter a tecnologia disponibilizada à população. O sistema é considerado o método mais seguro de identificação, já que nesta nova forma são usadas impressões digitais durante a identificação do eleitor na hora de votar.  

Foto:  Fonte:  Diário do Pará   Postador:   manancial de carajas
MPF/PA denuncia madeireiros ilegais em assentamento de extrativistas assassinados



Três madeireiras que haviam sido acusadas por Zé Cláudio e Maria, além de seus sócios administradores à época, podem ser réus em processo de crimes ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal em Marabá (PA) as empresas Tedesco Madeiras Ltda, Madeireira Eunápolis Ltda e Madeireira Bom Futuro Ltda pela exploração ilegal dos recursos florestais do assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, Pará, onde foram assassinados no ano passado os extrativistas Zé Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo. Também foram denunciadas seis pessoas, entre assentados que favoreciam o madeiramento ilegal e os proprietários e administradores das empresas citadas na denúncia.

As investigações começaram em 2008, após denúncias do casal e outras pessoas, tendo sido encerradas no final do ano passado, quando a Polícia Federal concluiu as investigações. Nesse meio tempo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fez quatro operações de fiscalização no assentamento a pedido do MPF em Marabá e flagrou o comércio ilegal de madeira, principalmente castanheiras, árvore ameaçada de extinção com derrubada proibida por lei federal. Os acusados podem ser condenados a até quatro anos de prisão pelos crimes

“Verifica-se que as empresas e seus respectivos administradores à época, bem como alguns colonos do projeto de assentamento em questão, promoviam atividades ilegais e lesivas ao meio ambiente”, resume a denúncia assinada pelo procurador da República Tiago Rabelo.

A empresa Tedesco Madeiras foi autuada 16 vezes e por fim interditada em 2009 pelo Ibama por depósito, transporte e comercialização irregular de madeira. A Madeireira Eunápolis e a Bom Futuro também foram autuadas e os proprietários, Aguilar Tedesco, Aguimar Tedesco e Marlos Tedesco (pai, filho e sobrinho) podem se tornar agora réus no processo de crime ambiental.

Os assentados Antônio Souza, Edimundo dos Santos Neres e Francisco Genuário Silva também foram denunciados por terem serrado e vendido madeira para empresas. “A extração de madeira do assentamento era incentivada, portanto, pelo interesse econômico dos madeireiros ora denunciados, que, atuando naquela região, exploravam economicamente o produto florestal do PA Praia Alta”, diz a denúncia do MPF.

Laisa

A irmã de Maria do Espírito Santo, Laisa Sampaio, que foi premiada na Organização das Nações Unidas (ONU), continua sofrendo ameaças na região. O MPF já pediu proteção a ela para as autoridades estaduais e federais.

O processo tramitará na 2ª Vara Federal de Marabá e ainda não possui numeração (a denúncia foi protocolada no último dia 09).

Foto e Fonte:   MPF – Ministério Público Federal   Postador:  manancial de carajás

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ELEIÇÕES 2012 EM XINGUARA

MARKETING E POLÍTICA

Publicitário Miller de Oliveira
Marqueteiro (ou marketeiro), segundo os principais dicionários brasileiros é "pessoa ou profissional do marketing". São profissionais que fazem "marketing político" e também chamados de  ou "consultores políticos". São eles que vendem a idéia de promover um candidato a cargo político e de acordo com sua participação numa campanha eleitoral, os marqueteiros podem ser enquadrados em categorias de serviços, dos quais os mais importantes são:

-Coordenação de campanha
-Coordenação dos programas de televisão e rádio
-Relações públicas
-Assessoria de imprensa

Embora respeitando os demais profissionais de Marketing de Xinguara, quero respeitosamente fazer mensão aqui a um grande amigo que com o passar dos tempos tornou-se um dos mais requisitados na profissão para campanhas eleitorais. Falo do amigo Miller de Oliveira. Isto mesmo! Ele trabalhou várias campanhas na região sul do Pará, sendo em Xinguara, duas delas com Osvaldinho Assunção, presidente do Sindicato Rural de Xinguara.

Miller e o jornalista Moraes Filho do Manancial
Antes do mérito da questão, permita-me lembrar-lhe que há alguns dias ninguem imaginava que o vereador Ari Nascimento daria uma volta de 180º na política e se tornaria, hoje o mais próximo concorrente de Osvaldinho Assão, que lidera as pesquisas internas no momento. Ari esta licenciado.

O RETORNO

O retorno de Ari a vida pública deve-se ao grande serviço de publicidade realizado por um dos grandes publicitários políticos do Estado do Pará, Miller de Oliveira.

No momento Miller lidera uma estratégia política que colocou uma pergunta e um ponto de interrogação em todo o cenário estratégico local, a unificação da esquerda e fazendo ressurgir o nome do atual prefeito José Davi Passos.

O atual plano de mídia da prefeitura de Xinguara passa por uma reformulação que é assistida pelo assessor de Comunicação da prefeitura, Juarez Queiroz e que trará uma forma de mídia nacional, nos próximos dias.

Esse profissional do Marketing xinguarense, além do desejo de manter-se na politica local, está cotado para desenvolver seu trabalho nas cidades de Tucurui, Marabá, Canaã e Tucumã. Mas insiste: “Gostaria de mostrar meu didático e profissional nesta cidade pólo do eixo Xingu”, finalizou Miller ao manancial de carajas.

Foto e reportagem:  manancial de carajás
FELIZ ANIVERSÁRIO


Bem lembrado pelo companheiro jornalista Edmar Sousa Brito, o dia de hoje onde o radialista Widson Carioca, que comanda o Programa Show da Tarde, na Rádio Xinguara AM, está comemorando seu aniversário nesta sexta-feira, dia 20 de abril. Segundo Brito no decorrer do programa, Carioca recebeu amigos nos estúdios da emissora e muitas felicitações de seus ouvintes atraves de mensagens e telefonemas. Parabéns Carioca!

(redação manancial) Widson além de excelente radialista é também profissional em Marketing, e goza de uma linda amizade no seio da sociedade. Isto sem deixar escapar que Widson é Oficial de Justiça, desempenhando seu trabalho com dedicação, determinação e competência.

Foto:  Arquivo Manancial

Polícia Militar de Xinguara realiza evento cívico

 


A Solenidade Cívica Militar em homenagem a Tiradentes foi realizada nesta sexta-feira (20), pela manhã, na Praça do Jeso, Centro, Xinguara, pela Polícia Militar do 17º Batalhão Carajás, que tem como comandante o coronel Dilson Barbosa.
Durante o evento foram prestadas honras regulamentares a Tiradentes, foi feito a entrega de Diploma de Amigo da Polícia Militar de Xinguara, entrega de medalhas do Mérito Pessoal a policiais militares, simulação de combate a criminalidade urbana feito pelo Grupo Tático de Operações (GTO).
Em discurso em homenagem a Tiradentes, patrono da Polícia Militar do Brasil, o coronel Dilson enalteceu o trabalho que a Policia Militar do Pará, realiza em defesa da sociedade.
Coroneis Dilson e Valdemir
“Quando nossos policiais saem de casa para o trabalho, estão expostos a todo tipo de violência, mas nem por isso, deixam de cumprir com suas obrigações e com o compromisso assumido perante a instituição, que é a de colocar a própria vida em risco para defender o Estado, a comunidade e fazer valer as leis que regem à nação”, explicou o coronel.
Apesar do sol forte, grupos de alunos de vários colégios de Xinguara, se aglomeraram nas calçadas para ver de perto as manobras da tropa que foi comandada pelo major João Luiz. 

No final da solenidade, todos os militares foram aplaudidos pelo público presente ao desfile.   

O subcomandante do Comando de Polícia Regional (CPR5), de Redenção, coronel Valdemir, esteve presente à solenidade a convite do coronel Dilson. 


Foto e Fonte:  blog do edmar brito   Postador:  manancial de carajas

Eletrobras descarta federalizar Celpa, mas pode ajudar na recuperação

Estatal pode ser “parte da solução” para os problemas financeiros da distribuidora paraense

Estatal pode ser parte da solução para os problemas financeiros da distribuidora paraense

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de federalizar a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) ou de assumir o controle de qualquer empresa do grupo Rede. O executivo, porém, admitiu que a estatal pode ser “parte da solução” para os problemas financeiros da distribuidora paraense.

Carvalho Neto explicou que, como a Eletrobras possui uma participação da ordem de 34% na Celpa, ela pode participar de alguma forma na recuperação da empresa para melhorar o seu próprio resultado. A estatal provisionou R$ 524 milhões nas demonstrações financeiras de 2011, por conta de incertezas nos resultados da Celpa e na Cemat, distribuidora do Mato Grosso, que também pertence ao grupo Rede.

O presidente da Eletrobras aguarda para as próximas semanas um desfecho para o caso da Celpa. “Foi dado um prazo de 60 dias de recuperação judicial para a empresa. O prazo vence no dia 5 do próximo mês. Até essa data, a empresa deverá apresentar um pano de recuperação. Estamos naturalmente aguardando”, disse o executivo. “De forma nenhuma está prevista qualquer federalização dessas empresas”.

O executivo adiantou que a Eletrobras deverá assumir o controle da CEA, do Amapá, até o fim deste ano. O modelo de negócio será parecido com o implementado no caso da Celg. O assunto está sendo negociado pelos governo federal e do Estado do Amapá.

Foto e Fonte: Valor Econômico   Postador:  manancial de carajas

Santarém se tornará primeira Regional do CREA-PA

Regional do CREA inaugura nesta sexta, 20, com presença do presidente Antonio Carlos Albério


CREA - Albério
Com representação em 19 municípios do Estado, o CREA-PA inaugura nesta sexta, dia 20, sua primeira Regional. Em Santarém, o CREA-PA deixará de ter apenas Inspetoria e passará a executar ações e serviços que antes eram realizados somente na sede do Conselho. A iniciativa promete garantir maior segurança à sociedade e contribuir com o desenvolvimento da região Oeste do Pará. 

O setor de mineração, a expansão agrícola, a implantação da hidrelétrica de Belo Monte e obras de infra-estrutura estão desenvolvendo a região oeste do Pará e prometem investir na região cerca de US$9 bilhões, gerando 25.850 novos empregos. Por conta desta grande demanda do setor tecnológico e da engenharia no oeste do Pará, nesta sexta-feira, dia 20 de abril, o CREA-PA vai implantar a Regional de Santarém, com o objetivo de trazer mais comodidade, agilidade e melhor atendimento para os profissionais do sistema Confea/Crea.

De acordo com o presidente do Regional, engenheiro agrônomo Antonio Carlos Albério, a graduação de novos profissionais oriundos das instituições de ensino do Oeste do Pará foi outro motivo que levou a instauração da Regional. “A expansão agrícola, além do aquecimento da construção civil gerou uma atração por profissionais da classe tecnológica naquela região, nosso objetivo é levar uma resposta mais rápida ao usuário”.

A execução destes serviços na Regional irá trazer mais comodidade ao profissional e à população do Oeste do Pará, que terá sua solicitação atendida com maior rapidez. “O CREA-PA está servindo a sociedade da melhor maneira possível, tudo para que continuemos a ser um Conselho de credibilidade”, ressaltou Eronilda Vasconcelos, colaboradora da Inspetoria de Santarém, sobre a implantação da Regional de Santarém.

Além dos profissionais que residem em Santarém, a Regional visa atender os profissionais residentes nos municípios de Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Porto de Trombetas, Trairão, Óbidos, Novo Progresso, Rurópolis, Belterra, Faro, Juruti e Aveira.

Cenário positivo aumentou em 58,27% o número de empregos diretos gerados pelo setor em 2012
Para o novo presidente, os profissionais do Pará vêm contribuindo para alavancar a balança comercial do Estado. De acordo com dados do Sinduscon-PA, até novembro deste ano, o Estado contabilizou 15.875 empregos diretos gerados pelo setor da construção civil no Pará, o que representa um aumento de 58,27%, em comparação com o total de empregos gerados durante todo o ano 2010, que somou 10.030 novos postos de trabalho no setor (ver tabela abaixo).

Com relação ao número de trabalhadores atuando no setor, foram contabilizados, até novembro deste ano, o total de 76.508, o que representa um acréscimo de 26, 18%, com relação ao mesmo período do ano passado.

Para 2012, de acordo com dados do Sindicato, a expectativa é de que o “canteiro de obras” que se tornou o Pará cresça, em média, 4,8 %. O cenário positivo já colocou o Estado em 7º lugar no ranking nacional dos Estados que mais geram empregos, perdendo apenas para alguns Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, que devem ser sedes principais da Copa do Mundo em 2014.

Com o crescimento econômico brasileiro, o mercado de trabalho para os engenheiros está aquecido. A realização de grandes eventos esportivos nos próximos anos e a descoberta do pré-sal no Brasil levou expressivas empresas a buscarem mão de obra especializada. E entre os profissionais mais procurados estão os engenheiros.

Entretanto, em todo o país há uma carência de mão de obra especializada, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Anualmente, apenas 48 mil estudantes brasileiros de engenharia concluem o curso de graduação, número ainda insuficiente para atender as demandas do país.

No Pará, o cenário não é diferente. O Estado também passa por um desenvolvimento econômico, cuja oferta de mão de obra não consegue suprir as necessidades das indústrias instaladas na região. Para driblar a carência de profissionais, as empresas vêm desenvolvendo programas de qualificação profissional para seus empregados, buscando absorver a mão-de-obra que está saindo da faculdade.

Segundo a analista de Recursos Humanos da Alunorte, Lilys Valente, o principal objetivo de buscar os universitários é “preparar os alunos, especialmente os de engenharia, para que eles ingressem no programa tradicional das empresas. O nosso foco é absorver a mão de obra que sai da faculdade com uma formação especializada para o banco das empresas”, explica a analista.

Ano
Número de trabalhadores
2009
50.603
2010
60.633
2011
76.508
Fonte: Sinduscon-PA
Ano
Número de empregos gerados
2009
7.253
2010
10.030
2011
15.875
Fonte: Sinduscon-PA

 Serviço:
Instalação da Regional de Santarém
Dia: 20 de abril de 2012 (sexta-feira)
Hora: 16h
Local: Auditório vip do prédio 11 da Cels-Ulbra, localizado na Av. Sérgio Henn, 1787, bairro Diamantino.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CREA   Postador:  manancial de carajás

PM realiza solenidade alusiva a Tiradentes

Cerimônia foi realizada nesta manhã (20)

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

PM realiza solenidade alusiva a Tiradentes
Policiais durante cerimônia 


Santarém - A Polícia Militar e Civil realizaram nesta sexta-feira (20) uma cerimônia solene em homenagem a data de 21 de abril, Dia de Tiradentes, alusiva ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu no comando do 3º 3º BPM.

A solenidade contou com a participação de lideranças locais, empresários, políticos e representantes do legislativo e executivo, além de membros da sociedade civil. Na ocasião, foi realizada a entrega de medalhas e a promoção de oficiais.

Foto e Fonte:  no tapajos   Postador:  manancial de carajas

'Homem grávido', americano se separa após 9 anos


Thomas Beatie mudou de sexo aos 24 anos e é legalmente homem. Como a ex-esposa Nancy não podia ter filhos, ele engravidou três vezes.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

'Homem grávido', americano se separa após 9 anos
Thomas Beatie, durante exames em abril de 2008






Mundo - Conhecido mundialmente como "homem grávido", Thomas Beatie anunciou a separação de sua esposa, com quem estava casado há nove anos, segundo reportagem do jornal "Daily Mail".

"Como todos os casamentos, temos nossos altos e baixos, e estamos passando por uma fase difícil agora. No momento, estamos separados", disse Thomas.

Ele mudou de sexo aos 24 anos e é legalmente homem. Mas mantém os órgãos sexuais femininos. Quando era mulher, se chamava Tracy Lagondino.

Sua ex-mulher Nancy fez uma histerectomia e não pode ser mãe. O primeiro filho foi concebido por inseminação artificial, com esperma de um doador. Depois, ele teve outros dois filhos, Jensen e Austin Beatie.

Em abril de 2008, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Thomas disse que, para ele, "a necessidade de ter um filho não é um sentimento masculino ou feminino, mas humano". "Sou uma pessoa e tenho direito de ter um filho biológico", disse ele na época.

Foto e Fonte: G1   Postador:  manancial de carajas

Filho do cantor Leonardo está em coma induzido


Cantor de 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, sofreu acidente de carro.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Filho do cantor Leonardo está em coma induzido
Pedro, filho do sertanejo Leonardo
 

Brasil - O cantor Pedro, filho do sertanejo Leonardo, está em coma induzido, segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta (20) pelo Hospital Municipal de Itumbiara, em Goiás, onde ele esteve internado. O quadro é "grave, porém estável".

Pedro, que faz dupla com o primo Thiago, sofreu um acidente de carro na BR - 452, entre Goiás e Minas Gerais, por volta das 7 horas da manhã. O boletim, assinado pelo secretátio de Saúde de Itumbiara, ele teve "trauma craniano e trauma abdominal fechado". O cantor foi socorrido pelo Samu e transportado para o Hospital Municipal de Itumbiara. "Feita a estabilização e realizado tomografia, raio-x , ultrassonografia, foi submetido a laparotomia exploradora para correção de lesão de mesentério. Encontra-se sedado e permanece na UTI", completa o boletim.

Ele deixou o Hospital Municipal de Itumbiara (GO), onde foi operado na manhã desta sexta-feira (20), e foi para Goiânia em uma UTI aérea. A família decidiu interná-lo em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), no Setor Bueno.

O diretor do hospital, Ernande Oliveira Rodrigues, afirmou que a cirurgia para conter uma hemorragia abdominal foi realizada com sucesso. Ele afirmou que Pedro continua em coma induzido e seu estado de saúde era considerado estável, às 14h40.

Segundo ele, o cantor teve politraumatismo na cabeça, que resultou em um pequeno edema cerebral, e uma lesão no baço. "Além disso, ele teve uma lesão no abdômen. Por isso, precisamos fazer uma cirurgia para reconstituir o órgão. Evitamos assim a necessidade de retirá-lo", explicou.

O acidente

Segundo informações do Samu da cidade de Itumbiara (GO), que atendeu a ocorrência, o cantor dirigia sozinho o veículo, quando capotou próximo à cidade de Tupaciguara (MG). Ele retornava de um show que havia feito, na noite de quinta-feira (19), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Leonardo está em Goiânia aguardando a chegada do filho, segundo informações da assessoria de imprensa do cantor.

Pedro está sendo acompanhado pela tia Mariana, irmã de Leonardo, e pela mulher, a arquiteta Thaís Gebelin, com quem ele tem uma filha de 11 meses.

Foto e Fonte: G1   Postador:  manancial de carajas

Atirador que matou 77 diz no tribunal que é muito simpático


Anders Behring Breivik afirmou que 'reprimiu suas emoçoes' para atacar. Ultradireitista disse que não é racista nem é um 'caso psiquiátrico'.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Atirador que matou 77 diz no tribunal que é  muito simpático
O norueguês, Anders Behring Breivi
 

Mundo - O ultradireitista Anders Behring Breivik, julgado pelo massacre de 77 pessoas ano passado na Noruega, afirmou nesta sexta-feira (20) que é uma pessoa "muito simpática", mas que teve que reprimir suas emoções a partir de 2006 para poder executar os ataques.

"Sou alguém muito simpático em uma época normal", declarou Breivik no quinto dia do processo, antes de afirmar que a partir de 2006 teve que reprimir suas emoções, especialmente com a prática da meditação, e cortar as relações sociais com o objetivo de preparar-se para cometer os dois atentados executados em 22 de julho de 2011.

O extremista de direita reafirmou ainda que é são.

"Eu não sou um caso psiquiátrico. Eu sou criminalmente são", afirmou.

Breivik abriu fogo contra jovens que participavam em um evento político na ilha de Utoya e matou 69 pessoas. Horas antes, ele havia detonado uma bomba de quase uma tonelada perto da sede do governo norueguês, que matou oito pessoas.

Ele afirma estar em guerra contra "as elites" que permitem a "islamização" da Europa e admitiu os fatos, mas se recusa a afirmar que é culpado.

Em seu relato, Breivik definiu os fatos como "atos horríveis, atos bárbaros" e explicou no tribunal que pensou em uma "operação suicida" depois de ter esgotado todas as vias pacíficas para promover suas ideias nacionalistas, um fracasso que atribuiu à censura dos meios de comunicação entregues, segundo ele, ao multiculturalismo.

Para poder executar o ataque, o extremista de 33 anos afirmou que recorreu a um "mecanismo de defesa" e que "desumanizou" as vítimas, após um treinamento de vários anos.

"É preciso desumanizar o inimigo. Se não tivesse feito isto, não teria obtido sucesso".

Breivik disse ainda que não é racista e criticou o "racismo antieuropeu" dos meios de comunicação.

Foto e Fonte:  G1   Postador:  manancial de carajas

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...