quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CAPA DA 27ª EDIÇÃO

COM DESTAQUE PARA PESQUISA ELEITORAL DE XINGUARA

VEJA EDIÇÃO COMPLETA NA PÁGINA  À CIMA
      (ULTIMA EDIÇÃO IMPRESSA)

OBS:  ESTE BLOG NÃO POSTARÁ COMENTÁRIOS ANÔNIMOS OU MATÉRIAS DIFAMATÓRIAS, AINDA QUE ASSINADO PELO AUTOR(A).

                                    AGRADECE À DIREÇÃO.



Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas

Policiais participam de quadrilha de contrabando investigada no Pará

Milhares de produtos vindos do Suriname também foram apreendidos. Agentes interceptaram objetos, mas ao invés de apreender, levaram a carga.

Uma operação da Corregedoria da Polícia Civil em Belém prendeu em flagrante nesta quarta-feira (12) um policial suspeito de participação em um esquema de contrabando internacional de mercadorias. Outros quatro homens que estariam envolvidos no caso também seriam policiais. U
ma denúncia anônima feita à Corregedoria denunciava que uma equipe da Divisão de Investigações e Operações Especiais da Polícia Civil no Pará havia interceptado uma carga de contrabando vinda de barco do Suriname, mas ao invés de apreender os produtos, os agentes estariam desviando a mercadoria.
Operação apreendeu cinco caminhões carregados com milhares de 
óculos, bolsas, carteiras e tênis vindos do Suriname. (Foto: Reprodução /
 TV Liberal)
Operação apreendeu cinco caminhões carregados com milhares de óculos, bolsas, carteiras e tênis vindos do Suriname. (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Ao todo 13 pessoas foram presas, entre elas um policial civil flagrado em um porto da capital paraense com parte da mercadoria contrabandeada. Outros quatro homens que também seriam policiais conseguiram fugir. "A partir do momento em que estamos tomando depoimentos de testemunhas e indiciados, vamos chegar a outras pessoas envolvidas no crime, inclusive policiais", acredita o delegado Eloy Fernandes, que investiga o caso. 
Milhares de produtos como óculos de sol, bolsas, carteiras e tênis também foram apreendidos. Eles lotavam cinco caminhões que foram levados até a sede da Polícia Civil em Belém. Para ler mais notícias do Pará clique em g1.globo.com/pa. Siga também o G1 Pará no Twitter e por RSS
Policiais civil teriam desviado a carga, ao invés de 
apreendê-la. (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Policiais civil teriam desviado a carga, ao invés de apreendê-la. (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Postador: Manancial de Carajas

IBAMA combate desmatamento em Altamira; Novo Progresso e Itaituba- PA.

Uma operação tenta frear o desmatamento que avança sobre unidades de conservação ambiental no sudoeste do Pará. Foram identificados novos pontos de destruição da floresta nos municípios de Altamira, Novo Progresso, e Itaituba. Já foram desmatados aproximadamente 4 mil hectares em Novo Progresso, quase 10 mil em Altamira, e 3 mil hectares em Itaituba.
 
Desde que começou, em agosto deste ano, a operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Ministério Público do Trabalho e Emprego já identificou 47 pontos de desmatamento, destruiu 4 acampamentos de madeireiros, e libertou 35 trabalhadores em situação semelhante à escravidão.
 
Segundo Paulo Maués, coordenador da operação do Ibama, os infratores derrubam as árvores de maior porte com motosserras e depois ateiam fogo, para transformar o local em pasto. "É uma técnica extremamente nociva ao meio ambiente, e principalmente à população local, que sofre com a fumaça", afirma Paulo.
Depois do desmatamento, é o fogo que preocupa os agentes do Ibama. Quatro grandes focos de incêndio foram identificados por satélite. A fumaça chega até a zona urbana de Novo Progresso. Segundo o coordenador do Prev Fogo, Daniel Belolo, a topografia local dificulta a ação. "O fogo está avançando para a região da floresta. 
 
A topografia do local é de serras, então isso dificulta o avanço da brigada", afirma. A operação de combate no sudoeste do Pará continua. Mais de R$ 50 milhões em multas já foram aplicadas.
 
Foto e Fonte: G1-PA

Postador:  Manancial de Carajas

527 denúncias de corrupção eleitoral feitas no Pará

Desse total, 147 denúncias já foram protocoladas no Ministério Público

Compra de voto

O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, órgão vinculado à confederação Nacional dos Bispos do Brasil, já recebeu, desde 2 de agosto, quando entrou em operação, 527 ligações de denúncias contra supostas irregularidades nas campanhas eleitorais no Pará. Desse total, 147 denúncias já foram protocoladas no Ministério Público.

A maioria das ligações dizem respeito à doações  de cestas básicas e ao uso indevido de publicidade. Sendo que a maior parte das denuncias provém do interior do estado. Cidades como o município de Breu Branco lideram a lista.

Denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 0800 096 0002.

Foto e Fonte: DOL. Postador: Manancial de Carajas

Candidato a vereador morre em Redenção

Jairan Ribeiro sofreu traumatismo craniano, após um acidente de trânsito

Jairan Ribeiro

O candidato a vereador pelo PMDB, no município de Rendenção, Jairan Ribeiro, morreu na noite desta terça-feira (12), após passar cinco dias internado na UTI do Hospital Regional Público do Araguaia. A vítima, que era presidente do 13 de Maio Esporte Clube, teve traumatismo craniano no acidente que sofreu na última quinta-feira (6), na avenida Araguaia.

Jairon pilotava uma motocicleta quando colidiu com uma caminhonete dirigida por um mecânico, que fazia testes no veículo, e caiu na pista batendo a cabeça no asfalto. O presidente do clube esportivo não usava capacete no momento do acidente.

Além de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Redenção, Jairon também desenvolvia um trabalho social na escolinha de futebol de base no clube que era presidente.

Foto e Fonte: DOL, com informações do repórter Paulo Carrion/Redenção. Postador: Manancial de Carajas

Senado aprova projeto que garante oferta da vacina contra o HPV no SUS

Atualmente a vacina é vendida na rede privada de saúde

Vacina contra AIDS

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira proposta de lei que prevê a oferta gratuita da vacina contra o HPV na rede pública de saúde a garotas na faixa de 9 a 13 anos.

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado ao câncer de colo de útero, vulva, vagina, ânus, da cavidade bucal e laringe, entre outros. Atualmente a vacina é vendida na rede privada de saúde.

A autora do projeto de lei, Vanessa Grazziotin (PCdoB), estabelece que as mulheres beneficiadas pela vacina também terão direito a receber, de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), esclarecimentos sobre as doenças causadas pelo vírus.

Está previsto também na proposta que hospitais e postos de saúde da rede pública garantam o acesso a todo e qualquer atendimento complementar necessário.
O projeto ainda deve passar pela Câmara dos Deputados antes de ser sancionado pela presidente.

Foto e Fonte: Folha de São Paulo.  Postador: Manancial de Carajas

Cirurgia plástica de mama poderá ser feita no SUS logo após retirada de tumor

A lei em vigor assegura cirurgia reparadora, mas sem prazo para realização da cirurgia

Cirurgia nos seios

No momento da intervenção cirúrgica oncológica, mulheres com mamas mutiladas em decorrência de tratamento de câncer poderão ter direito a cirurgia plástica reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A plástica só não será realizada se houver contraindicação médica ou recusa da paciente.

Projeto de lei do Senado com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. Caso não haja recurso, segue para votação na Câmara.
Lei em vigor já assegura a cirurgia plástica reparadora das mamas pelo SUS em caso de câncer.

A novidade estabelecida pelo projeto é que o procedimento poderá ser realizado durante a intervenção cirúrgica para tratamento da doença.

De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o texto prevê que a cirurgia reparadora seja feita nas duas mamas, garantindo simetria e reconstrução de aréolas e mamilos. Segundo a autora, o projeto está de acordo com procedimentos recomendados pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que indica a imediata reconstrução da mama.

A relatora da matéria na CAS, senadora Ângela Portela (PT-RR), informou que mais de 20 mil mulheres aguardam a reconstituição da mama pelo sistema Único de Saúde (SUS), algumas delas, há mais de cinco anos.
Durante esse tempo, enfrentam a deterioração de sua autoestima e as consequências estigmatizantes da mutilação – disse.

A relatora também ressaltou que, quando a reconstituição não ocorre no mesmo momento da retirada da mama, a paciente se submete a novo risco cirúrgico. Ela alerta ainda para a possibilidade de descumprimento do direito à plástica reparadora quando esta não é feita na sequencia da cirurgia oncológica.

– O problema atinge especialmente as mulheres pobres, dependentes dos serviços de saúde públicos, o que revela uma face inaceitável da desigualdade social marcante de nosso país – observou Ângela Portela.

Foto e Fonte: O Globo. Postador:  Manancial de Carajas

Bancários aprovam greve a partir do dia 18 no Pará

Greve nacional da categoria atingirá tanto bancos públicos quanto privados

Runião dos bancários do Pará

Os bancários paraenses aprovaram a greve nacional da categoria marcada para começar a partir da próxima terça-feira (18) atingindo tanto bancos públicos quanto privados. A decisão foi tomada pela unanimidade dos bancários que participaram da assembleia realizada, ontem à noite, no auditório do Complexo Cultural do Sindicato dos Bancários. A proposta de reajuste salarial de 6% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi rejeitada e aprovada a greve.

“Não aceitamos que os bancos, que são as empresas que mais lucram no país às custas da exploração da mão de obra bancária e da cobrança de taxas e tarifas exorbitantes dos clientes e usuários, ofereça para a categoria um reajuste de 6%, o que representa uma ganho real de apenas 0,58%.

Exigimos respeito e valorização, queremos salários dignos e condições de trabalho decentes. E com a força da nossa greve nacional seremos vitoriosos”, afirmou a presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

A greve nacional já foi aprovada por estados como Rio de Janeiro, são Paulo, Brasília e Maranhão, entre outros estados.

Banpará: Os bancários do Banpará entraram hoje no 10º dia de greve. Insatisfeitos com a contraproposta de 6% oferecida pela direção do banco, eles também deliberaram, ontem, pela continuidade da greve por tempo indeterminado em todo o Pará e fizeram uma grande manifestação, na porta da matriz do banco, para demonstrar a disposição para lutar por melhores condições de salário e de trabalho.

Após a mesa de negociação com o Banpará, o Sindicato e demais entidades representativas do funcionalismo do banco marcaram uma audiência para hoje, com o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sérgio Bacury, para tentar sensibilizar o Governo do Estado a facilitar o processo de negociação no Banco do Estado.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador: Mamancial de Carajas

Marta diz que Lula é um deus e trio vai levantar campanha petista em SP

Senadora quer ampliar orçamento da Cultura sem pedir mais recursos a Dilma

Marta Suplicy

Na véspera de assumir o Ministério da Cultura, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) se despediu nesta quarta-feira do Senado elogiada pelos colegas. A petista garantiu que vai participar da campanha de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo e destacou que o trio formado por ela, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula pode levantar a candidatura petista.

- O trio Lula , Dilma, Marta é muito forte. O Lula é um deus! Dilma é bem avaliada e eu tenho o apelo de quem fez. Então, com a entrada desse trio, vai dar certo. Eu combinei que ia entrar na hora e agora estou entrando – afirmou Marta.

Marta negou que estivesse se sentindo vingada por ter sido preterida na disputa da capital paulista.
- Não passa por aí. Eu fiquei triste quando aconteceu e não escondi de ninguém. Mas disse: na hora que achar que faço a diferença eu entro. Eu falei com o Haddad: primeiro vai gastar sola de sapato, conhecer a cidade.

A senadora petista disse que vai tentar aumentar o orçamento da Cultura com emendas no Orçamento. Marta vai receber o ministério mais turbinado e não pretende fazer pedidos para mais verbas.
- Teve um acréscimo substancial no orçamento (do Ministério da Cultura). Vou tentar ampliar, ver com emendas. Não me debrucei ainda sobre isso. É importante realçar que está satisfatório (o que veio do Governo). Vou ampliar não pedindo para a presidente, vou ampliar com emendas no orçamento.

A ex-ministra Ana de Hollada reclamou do orçamento e acabou sendo demitida. A gota d’água foi a carta enviada à ministra do Planejamento, Míriam Belchior, revelada pelo GLOBO a Mais, edição vespertina do GLOBO para tablet.

Ao ser indagada se tinha medo de pedir aumento à presidente Dilma Rousseff e ela ficar brava, Marta respondeu:
- Se precisar eu vou pedir. Mas ao invés de botar que eu estou pedindo, põe que vou tentar ampliar.
A senadora promete “fazer acontecer”. Disse que está animada para assumir mais esse desafio e que pretende inovar.
- Sempre inovei por onde passei. São Paulo tem inovações que fui eu que deixei como prefeita. Tenho certeza que vou deixar uma marca quando entrar na Cultura, como deixei no Turismo. Estou cada vez mais animada. Gosto do que é difícil. O governo da presidente Dilma precisa de uma marca na Cultura. E é essa marca que eu vou buscar.

Foto e Fonte: O Globo. Postador: Manancial de Carajas

Sintepp pede cassação de prefeito de Marabá

Maior queixa dos trabalhadores contra Maurino Magalhães é o atraso no pagamento do vale-alimentação


Maurino Magalhães

Além de enfrentar uma greve geral dos servidores da Prefeitura de Marabá, iniciada na terça-feira (11), o prefeito Maurino Magalhães (PR) tem outro problema pela frente: ontem, o sindicalista Francisco Pereira Neto, diretor financeiro do Sintepp, ingressou com um pedido de cassação do prefeito.

Mas isso não é tudo: o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá (Servimmar), José Edmilson Oliveira, já afirmou que vai fazer o mesmo na próxima terça-feira (18).
A maior queixa dos trabalhadores da prefeitura e que motivou a greve durante assembleia geral, que lotou o plenário da Câmara de Vereadores, na terça-feira, é o atraso no pagamento do vale-alimentação, que já está quatro meses atrasado.

Por meio de requerimento, o Ministério Público Estadual solicitou que o prefeito Maurino Magalhães dê explicações sobre os atrasos no pagamento do vale-alimentação dos servidores municipais até a próxima sexta-feira (14).

Ontem, pela manhã, os servidores da prefeitura fizeram um protesto em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura e hoje está programada uma panfletagem no centro da cidade. Amanhã, a panfletagem será na Cidade Nova.

SAÚDE
Para agravar ainda mais a administração pública, os médicos que atuam no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e Hospital Materno Infantil (HMI) entraram em greve. Só estão sendo feitos atendimentos de emergência.

Segundo os médicos, a greve foi deflagrada não por questões salariais, mas por falta de condições de trabalho, já que faltam medicamentos e insumos nos dois principais hospitais públicos da cidade.
Na manhã de ontem, o Ministério Público mediou mais uma reunião entre médicos e prefeitura, mas os profissionais de saúde não ficaram satisfeitos com a proposta da administração municipal. “Novamente, a prefeitura veio com as mãos abanando”, declarou o médico Marcos Jeová.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador: Manancial de Carajas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Conexão Delta-Pará

Contratos milionários entre o governo do Pará e a Delta para locação de viaturas são investigados. Irregularidades podem levar à CPI o governador Simão Jatene e a antecessora, Ana Júlia

Claudio Dantas Sequeira
chamada.jpg
Na retomada dos trabalhos após as eleições, mais dois governadores – um do PSDB, outro do PT – correm o risco de ser convocados pela CPI do Cachoeira. O tucano Simão Jatene, atual governador do Pará, e sua antecessora, a petista Ana Júlia Carepa, estão no centro de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público por conta de contratos milionários, e muito suspeitos, com a Delta Construções S/A. 

A empreiteira, acusada de integrar o esquema de corrupção do bicheiro Carlinhos Cachoeira, faturou cerca de R$ 250 milhões nas gestões de Ana Júlia e Jatene com obras rodoviárias e locação de veículos. Inquéritos a que ISTOÉ teve acesso revelam uma série de irregularidades na execução desses contratos.

Um dos casos mais flagrantes envolve a locação de milhares de viaturas para os órgãos da Segurança Pública. O promotor de Justiça do Patrimônio Público, Nelson Medrado, assinou na terça-feira 4 ofício em que pede explicações sobre o processo de seleção da empreiteira no ano passado e de aditivos firmados em julho deste ano, exatos 11 dias depois de a Delta ser declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União. 

Ao entrar na lista negra de fornecedores, a empresa fica proibida de participar de licitações e assinar novos contratos com o poder público. Medrado entende que qualquer administração deve zelar pelo dinheiro público e, por isso, a declaração no âmbito federal também vale para os Estados. “Até onde pude saber, esse tipo de coisa só aconteceu aqui no Pará. Há suspeita de ato de improbidade administrativa”, disse.

02.jpg
SUSPEITA
Aditivo foi assinado por Simão Jatene (à dir) 11 dias depois de a Delta ser
declarada inidônea. Primeiro contrato ocorreu na gestão de Ana Júlia (à esq)

Uma apuração feita pela equipe técnica do MP estadual constatou indícios de fraude. Para fechar o negócio com o governo, a Delta usou o CNPJ de sua filial em Belém. O braço paraense da empresa, no entanto, não tinha entre suas atividades econômicas a locação de veículos, segundo Medrado. “Ela usou o mesmo CNPJ do contrato de obras e não tinha habilitação legal para alugar veículos”, diz o promotor. 

O contrato original previa o pagamento de R$ 14 milhões anuais por 450 veículos só para a PM – maior fatia do contrato de R$ 22 milhões com a Secretaria de Segurança Pública. O polêmico aditivo elevou para R$ 17,6 milhões o valor dos repasses à empreiteira.

Jatene, curiosamente, foi um dos maiores críticos dos contratos entre a Delta e o governo de Ana Júlia Carepa. A gestão petista foi quem abriu as portas para a empreiteira na locação de viaturas, a partir da adesão a uma ata de registro de preços de Goiás, terra de Cachoeira, onde ele mantinha um exército de informantes infiltrados justamente na área de segurança pública. 

A gestão de Jatene, além de negociar o novo contrato com a Delta, ainda manteve os repasses do que havia sido tratado pelo governo petista.

01.jpg“Há suspeita de ato de improbidade administrativa” Nelson Medrado, promotor

A PF suspeita que esse e outros contratos tenham sido usados para abastecer o caixa 2 de campanhas políticas. Na investigação que resultou na prisão em Belém do ex-diretor da Delta no Nordeste Aluízio Alves de Souza, os agentes encontraram indícios de que o esquema de fraudes em licitações, com superfaturamento e desvio de verbas, alcançou as obras locais. 

Uma delas é a construção da avenida Independência e viadutos de acesso, que consumiu mais de R$ 100 milhões, valor liquidado às pressas pela governadora – que buscava a reeleição – em plena campanha de 2010. 

Até o início deste ano, a obra ainda não havia sido entregue ao governo por conta de irregularidades identificadas pela fiscalização. Procurados, Jatene e Ana Júlia não retornaram o contato até o fechamento da edição.

Foto e Fonte: Revista Isto É/blog do zedudu. Postador:  Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...