sábado, 13 de dezembro de 2014

DIREITOS HUMANOS

Advogado de Xinguara recebe prêmio de direitos humanos
A  OAB Pará Homenageou o Advogado Rivelino Zarpellon com a Comenda José Carlos Castro de Direitos Humanos, no último dia 10, em Solenidade alusiva do 66º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A solenidade aconteceu na Capital paraense no dia 10 de dezembro, mas na noite do dia 11, a OAB/Subseção fez a entrega simbólica do Prêmio ao Advogado.

O Presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos do Carmo, esteve presente nas duas ocasiões. Rivelino Zarpellon foi Presidente da OAB/Xinguara em duas gestões e Juiz do TED – Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PA.

Atualmente faz Parte da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA e é Conselheiro da SDDH – Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. Trata-se de um reconhecimento ao Advogado Zarpellon que se destacou nos serviços prestados à sociedade, atuando sempre na defesa dos menos privilegiado.

Emocionado com a concessão da honraria, o advogado diz que receber um prêmio dessa magnitude “é mais do que um estímulo, é firmar um compromisso na continuidade da construção da garantia dos direitos humanos, especialmente no interior do Pará, que é tão desassistido pelo Estado e onde faltam mecanismos de enfrentamento e políticas públicas”.

A Comenda da OAB/PA foi criada em 2003, em homenagem ao advogado José Carlos Castro, que foi o Primeiro Presidente da Primeira Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA criada em 1984._O Frei Henri de Roziers e Irmã Dorothy Stang também já foram agraciados com a comenda.

A condecoração concedida pela OAB/PA faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Xinguara, hoje, se destaca na Advocacia paraense pela atuação de advogados engajados nas demandas da OAB/PA.

Foto e Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

SAÚDE PÚBLICA

Secretaria de Saúde realiza mutirão de endoscopia e colonoscopia
Para acabar com a fila de espera por exames de endoscopia e colonoscopia, a Prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando no Hospital Municipal um mutirão, em parceria com o Instituto de Gestão de Saúde do Sul do Pará (IGESSPA).

A expectativa é que durante o mutirão sejam realizadas 150 endoscopias e 35 colonoscopias exames pré-agendados pela equipe de regulação do Hospital Municipal. Esta estratégia se tornou necessária para solucionar o problema da fila de espera. Mensalmente o hospital realiza 40 endoscopias, 20 a cada 15 dias e 10 colonoscopias, porém a demanda é crescente.

De acordo com a secretária de saúde, Janaina Pereira, os mutirões estão sendo constantes no Hospital Municipal devido à preocupação da administração do prefeito, Osvaldinho Assunção, em reduzir a fila de espera, ou até mesmo zerar. “O prefeito não tem medido esforços, e sempre está em busca de parcerias que nos proporcionam mutirões como esse e o de catarata recentemente realizado. Como gestores é uma satisfação para nós em poder atender a população e proporcionar mais qualidade de vida” afirmou Janiana.

Foto e Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

XINGUARA RECEBE PRESIDENTE DA OAB

Presidente da Oab do Pará visita Xinguara em campanha pela reforma política
  Presidente da Oab do Pará, 
Jarbas Vasconcelos
O presidente da OAB do Pará, Jarbas Vasconcelos, em visita a Subseção da OAB de Xinguara, nesta quinta-feira (11/12/14), afirmou a necessidade de uma profunda reforma política democrática para assegurar a igualdade de condições entre os candidatos, fortalecer e democratizar os partidos políticos, estimular o debate programático, diminuir os custos de campanhas eleitorais, conter o abuso de poder político ou econômico e proteger a probidade administrativa.

Cícero Sales, Jarbas, Haroldo Gaia
 e Joel Lobato
Ele disse ainda que o projeto de lei da reforma política está sendo feita pala OAB Nacional em coalisão com a CNBB e mais 99 entidades representativas da população brasileira, com vistas a pressionar o Congresso Nacional para votar e aprovar as mudanças na política do país. “Ordem dos Advogados do Brasil, cumprindo a sua função institucional, na condição de voz constitucional do cidadão brasileiro, aponta as proposições para prevenir e combater a corrupção no País”, disse Jarbas, que estava acompanhado do presidente da Oab de Xinguara, Cícero Sales, do conselheiro Seccional da Oab do Pará, Joel Lobato, do presidente da Oab de Marabá, Haroldo Gaia, e da assessora de comunicação da Oab do Pará, Sheila Faro.

À noite, Jarbas participou do jantar de confraternização dos advogados da Oab de Xinguara, realizado na Churrascaria Chão Goiano, com mais de 80 convidados presentes. 

Foto e Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

DESTAQUE MUSICAL

Jovem cantor João Victor se destaca em Xinguara
O jovem João Victor, de 18 anos de idade, filho mais novo do conhecido casal de Xinguara, Noel e Leia, donos do Contatt’us, está se tornando um bom cantor, já toca e canta em festas da sociedade xinguarense. Na quinta-feira (11/12/14)) foi ele, com sua banda de músicos, que animaram a festa de confraternização da OAB de Xinguara. O jovem tem uma versatilidade musical boa, com repertório que agrada a todas as classes sociais e idades.

Foto e Fonte: Edmar Brito. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...