sábado, 13 de abril de 2013

"Condenamos atos, não pessoas", diz presidente das Assembleias de Deus 

 Reeleito para comandar uma das mais numerosas alas da Assembleia de Deus, o religioso é aliado importante de Dilma para 2014

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Correio Brasiliense



"Existe um movimento muito forte que quer jogar os evangélicos contra a ala gay, lésbicas, essa gente aí. Nós não temos nada com eles. Respeitamos. Cada um tem o direito de viver como bem interessa. Nós somos contra o ato que eles praticam, não contra as pessoas"

Há 25 anos no comando da Convenção Geral das Assembleias de Deus, maior denominação evangélica do país, o cearense de São Luís do Curu radicado em São Paulo José Wellington Bezerra da Costa, 78 anos, foi reconduzido ao cargo, na última quinta-feira, para mais um mandato de quatro anos. A eleição foi apertada: fez 54,9% dos 16.410 votos válidos, contra 45,1% alcançados por Samuel Câmara, pastor da igreja-mãe de Belém (PA).

Câmara tem influência sobre boa parte do eleitorado evangélico do país. A Assembleia de Deus tem mais de 12 milhões de fiéis, de acordo com dados do IBGE. O opositor Samuel Câmara é alinhado ao presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC-SP). José Wellington se esquivou de assinar a moção de apoio da Assembleia ao parlamentar, mas não deixou de elogiá-lo perante milhares de pastores reunidos em Brasília esta semana.

Temas de cunho religioso, como o debate em torno da legalização do aborto, tiveram muito peso nas eleições presidenciais de 2010. Como a igreja vai se posicionar em relação a 2014?

Nós ainda não convencionamos este assunto. Eu, pessoalmente, olho com muita simpatia o governo da nossa presidente. Ela tem se portado com uma decência muito grande.

Será feita uma convenção para decidir qual candidato a Assembleia de Deus irá apoiar?

Com certeza. Nós nos reuniremos e iremos estudar qual será para nós o candidato mais viável. Se a eleição fosse hoje, a presidente estaria reeleita tranquilamente. Não seria nem uma eleição, é uma nomeação, uma maioria tremenda.

VEJA ENTREVISTA 
Interdição da BR 155 é mantida para segunda-feira, 15

População dá ultimato ao DNIT e fechamentos das BRs 155 e 158 estão confirmados

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (12), nas dependências do salão da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA) uma reunião comandada pelo deputado federal Zequinha Marinho (PSC/PA), coordenador de uma frente parlamentar em defesa da recuperação asfáltica da BR 155.
 
Dr. Lauro Macesdo
Durante a reunião, que contou com lideranças de vários municípios da região, o deputado Zequinha e as lideranças políticas, empresariais e representativas da sociedade sulparaense, propuseram aos representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) e da empresa Guizard Júnior, responsável pela obra, alternativas para resolver com urgência o problema da rodovia, que se encontra em estado deplorável de conservação, especialmente no trecho entre Xinguara a Eldorado de Carajás.

Deputado Federal Zequinha Marinho (PSC-PA)
Lideranças de Redenção
 Pressionado, o DNIT explicou que vai avaliar o pedido das lideranças, que foi a de recuperar os 340 quilômetros da estrada num prazo de 30 dias, sob pena do protesto de fechamento da mesma, -  marcado para esta segunda-feira (15), que seria de no máximo dois dias, - haver uma radicalização e o protesto se estender por tempo indeterminado, isto, claro, se o DNIT e a Guizard Júnior não trouxerem até segunda-feira, uma solução que venha de encontro aos anseios da população.

O SUL DO PARÁ VAI PARAR

Ficou acertado entre os coordenadores do movimento que, independentemente de como seja a resposta do DNIT, o fechamento da BR 155 vai ocorrer de qualquer maneira, em dois lugares, um em Xinguara e outro em Redenção.
 
Vereador Alex Santiago - Redenção
Um dos coordenadores do movimento em Redenção, vereador Alex Santiago, explicou que já providenciou para o local de fechamento da estrada, a parte de segurança pública, o apoio logístico, e grupo de coordenação para resolver os problemas que por ventura venham surgir durante o movimento.
 
Engenheiro Mario Eduardo Costa do DNIT - Pará
Em Xinguara, o dr. Lauro Macedo, um dos entusiastas a favor do protesto, disse em entrevista que é preciso haver senso comum entre as populações do sul do Pará, as mais prejudicadas, segundo ele, que tem dificuldades de locomoção porque a estrada BR não oferece as mínimas condições de trafegabilidade. “É preciso que se proteste contra essa situação, pois do jeito que está não dá”, disse ele.
 
Engenheiro Dilson, empresa Guizardi Junior
Em apoio às manifestações de fechamento da BR 155, moradores do distrito Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, apoiados por um grupo de vereadores de lá, e de outras autoridades municipais, vão fechar a BR 158.
 
Prefeito de Xinguara, Osvaldo Assunção
Segundo os vereadores daquele município, que participaram da reunião de Xinguara nesta sexta-feira, os problemas que verificados na BR 155 são idênticos os vividos por eles, porém com um agravante a mais: as pontes inacabadas que vem provocando acidente e mortes de pessoas.
Mesa que dirigiu os trabalhos

”Nós também vamos fazer o nosso protesto, queremos chamar atenção das autoridades para um problema que é nosso, é da nossa população, e é de quem precisa da estrada para viajar ou transportar cargas e mercadorias”, disseram os vereadores.

O prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, manifestou sua preocupação quanto a construção da Avenida Hermes Dantgas, pelo DNIT. Ele aproveitou a presença do deputado Zequinha Marinho para pedir a ele que continue intercedendo para que à avenida entre na pauta de construção pelo orgão.



PF abre inquérito para investigar ligação de Lula com mensalão

Ministério Público solicitou investigação após abrir seis apurações preliminares sobre denúncias de Marcos Valério

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornal O Globo

A Polícia Federal abriu na quinta-feira inquérito criminal para apurar denúncia feitas pelo publicitário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por ser o operador do esquema do mensalão. Em depoimento à Procuradoria Geral da República, em setembro de 2012, Valério disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociou pessoalmente com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, repasse de recursos para o PT. O inquérito deriva de um dos seis procedimentos preliminares abertos pela Procuradoria para apurar as novas denúncias de Marcos Valério.

Segundo o publicitário, o ex-presidente e o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci combinaram com Horta a transferência de R$ 7 milhões de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, para o PT. O dinheiro teria entrado pelas contas no exterior de publicitários que prestavam serviço ao partido. Na época, a empresa tinha interesse em obter negócios com o governo.

Com as novas denúncias, o publicitário buscava obter redução de pena no processo no STF, por delação premiada. No entanto, o Procurador-Geral, Roberto Gurgel, entendeu que o novo depoimento não interferia no processo do mensalão no STF e abriu novas investigações.

Após a divulgação do teor do depoimento, Lula classificou as declarações como mentirosas. Na mesma época, Palocci disse, por meio de sua assessoria, que os fatos relatados por Valério “jamais existiram”. Miguel Horta declarou, por meio de nota, que ele não teve “qualquer ligação” com o processo do mensalão.

Conforme informou a PF, o pedido de investigação foi feito pelo Ministério Público Federal, para onde a PGR enviou o caso, com base no depoimento de Valério dado em setembro. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros. E a PF tem 30 dias prorrogáveis por mais 30 para finalizar a investigação.

Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo (PT), disse que a Polícia Federal tem autonomia para investigar o ex-presidente no caso do mensalão. Segundo Cardozo, a PF é “republicana” e não está submetida a “nenhum tipo de interferência, de qualquer natureza”.

— A PF está apta a investigar quaisquer dos crimes que estão na sua competência — afirmou, antes de participar de um debate sobre Segurança Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Pastor agradece a cantora Daniela Mercury
O pastor presbiteriano Ageu Magalhães publicou em seu blog o texto intitulado ‘Daniela Mercury, obrigado...’

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás,com informações da Folha Gospel


No texto, o pastor diz que a cantora baiana auxilia na comprovação de que a homossexualidade é uma opção de comportamento, e não uma predeterminação genética.

A postagem começa citando o relacionamento gay de Daniela Mercury assumido publicamente nas redes sociais. “O que achei muito interessante (e por isso meu agradecimento no título do post) foi que Daniela, sem querer, mostrou que homossexualismo não é predeterminação genética, mas opção de comportamento”, justifica. Ele acrescenta a informação de que Daniela já foi casada durante 15 anos com duas pessoas do sexo masculino.

“A questão é: Se Daniela Mercury nasceu homossexual, por que insistiu tanto na heterossexualidade, vivendo durante 15 anos com homens? Teria ela agido contra a própria natureza, violentando seus desejos homossexuais e submetendo-se a uma união infeliz? Certamente não”, o pastor questiona.

Continue lendo materia completa aqui:  Pastor agradece a cantora Daniela Mercury


sexta-feira, 12 de abril de 2013


“Imprensa brasileira tem visão estereotipada e preconceituosa dos evangélicos”, diz jornalista da Folha, ao comentar cobertura do caso Feliciano

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+


“Imprensa brasileira tem visão estereotipada e preconceituosa dos evangélicos”, diz jornalista da Folha, ao comentar cobertura do caso Feliciano
A forma como a mídia tem tratado o caso do pastor Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de racismo e homofobia e pressionado a renunciar ao cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), ganhou destaque em alguns veículos.

A jornalista Suzana Singer, da Folha de S. Paulo, é ombudsman do jornal – cargo que confere a ela a obrigação de procurar excessos e falhas nas publicações do veículo – e publicou um artigo criticando a postura adotada pela maior parte da imprensa no caso em questão.

Suzana diz que os protestos feitos por artistas contra Feliciano ganharam “amplo espaço na mídia”, e pondera dizendo que é “difícil é ouvir argumentos a favor do pastor”, justamente por falta de divulgação.

“A Folha publicou, na semana passada, uma entrevista com Feliciano e um artigo em que Silas Malafaia defende seu colega pastor – o próprio deputado já tinha escrito em ‘Tendências/Debates’ em março. É pouco perto das dezenas de textos negativos (reportagens, colunas e editorial) publicados desde que o caso estourou.

A impressão que se tem, lendo jornais, revistas e navegando na internet, é que há unanimidade contra o deputado do PSC. Falta dar espaço às vozes dissonantes daqueles que criticam a cobertura da mídia e se recusam a entrar na corrente ‘anti-Feliciano’”, escreveu a jornalista e ombudsman da Folha.

Em seu texto, Suzana reproduz o comentário de uma leitora, que inconformada com a forma como a cobertura do caso vem sendo conduzida, critica pontualmente a imprensa: “Vivemos uma época de patrulhamento. A imprensa elevou o deputado à categoria de pop star. Estou me lixando para ele, mas não concordo com a forma como é tratado.

O jornal não cita a profissão de nenhum parlamentar, mas Feliciano é sempre ‘pastor’, o que impõe uma carga pejorativa à palavra. Há um estereótipo do evangélico repetido à exaustão na mídia”, escreveu a advogada Patrícia Marinelli.

Suzana Singer encerra seu artigo mencionando que “é importante reconhecer que a cobertura do caso Feliciano ganhou ares de linchamento”, e completa dizendo que “não há dúvida de que existe na grande imprensa brasileira uma visão estereotipada e preconceituosa dos evangélicos”.

O juiz de direito e eleitoral José Herval Sampaio Junior publicou um artigo sobre o caso, em seu espaço no portal Atualidades do Direito, e também criticou a forma como o caso vem sendo tratado, ressaltando que os direitos de Marco Feliciano enquanto cidadão estão sendo quebrados.

Segundo Sampaio Junior, os manifestantes sociais contrários a Feliciano, “infelizmente nesse caso estão a desrespeitar de modo contundente o direito de um cidadão”, pois “estão ultrapassando o limite do tolerável e colocando em xeque um dos maiores direitos de todas as pessoas, quer físicas ou jurídicas, o devido processo legal em sua acepção substancial”.

O juiz Sampaio Junior refere-se, em seu texto, à condução da divulgação do caso em que é acusado de racismo e homofobia, como “vilipêndio” aos direitos de Marco Feliciano, pois ele “sequer está sendo processado no que tange as possíveis falas e não foi condenado ainda no que concerne aos outros fatos”, e classifica como “inadmissível que o mesmo possa sofrer as consequências que infelizmente vem ocorrendo”, pondera.

“Em momento algum temos qualquer tipo de procuração do referido senhor para sua defesa e muito menos estamos a mencionar no presente instrumento que as suas possíveis falas não sejam preconceituosas ou até mesmo não tenha sua pessoa cometido os crimes que responde perante o Supremo Tribunal Federal. Não fazemos isso por vários motivos também, ressaltando mais uma vez somente um e talvez o mais importante, não conhecemos com a propriedade que se requer nenhum desses fatos, ou seja, não nos preocupamos em avaliar substancialmente as suas falas e nem mesmo as possíveis condutas criminosas do mesmo como pastor evangélico”, contextualiza o juiz Sampaio Junior.

A publicação de opiniões como essas em veículos da grande mídia podem significar que não apenas políticos, mas também os próprios jornalistas, estejam notando que a forma como o caso foi conduzido fortaleceu Marco Feliciano. De acordo com Marco Prates, jornalista da revista Exame, “a situação do pastor agora pode ser considerada, de certa forma, mais estável e segura”.

Prates diz que “baixada a poeira da pressão nas ruas (que ainda continua), das petições na internet e da própria pressão política exercida pelos outros deputados, vê-se que nada foi capaz de tirá-lo de lá”.

O artigo publicado na Exame afirma que “para desgosto dos movimentos ligados aos direitos humanos [...] evidências nesta semana apontam para um Feliciano fortalecido na presidência da comissão, após passar por todo o tipo de intempéries que poderiam ter sido fatais ao cargo, como as revelações de vídeos com falas desastradas e a existência de processos no STF”.

O jornalista complementa dizendo que “o fato é que as manifestações de apoio já agem como uma espécie de contrabalanço para a situação do deputado”.
O juiz Sampaio Junior conclui que não se pode aceitar a forma como Feliciano vem sendo tratado: “Não podemos aceitar calados como cidadão que somos o vilipêndio flagrante que estamos assistindo diuturnamente ao devido processo legal, daí o dever de denunciarmos como ora fazemos, mesmo com o patente risco de sermos mal compreendidos”.




Jean Wyllys anuncia que 10º Seminário LGBT tratará de “Religião e Diversidades”, e contará com presença de líderes religiosos

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

Jean Wyllys anuncia que 10º Seminário LGBT tratará de “Religião e Diversidades”, e contará com presença de líderes religiosos
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que a Comissão de Cultura (CC) da Câmara dos Deputados aprovou requerimento que autoriza a realização do 10º Seminário LGBT do Congresso Nacional.

O evento terá como tema “Religião e Diversidades”, e será realizado dia 14 de maio. Deverão ser convidados para o seminário representantes de diversos setores, inclusive líderes religiosos.
A nota no site de Jean Wyllys diz que “o objetivo é debater e dialogar” para compreender como “um direito constitucional – de liberdade de crença – se relaciona com outras garantias constitucionais, partindo da compreensão da própria forma como essas instituições religiosas encaram questões concernentes à orientação sexual e/ou identidade de gênero dos indivíduos”.

A página do deputado e ativista gay cita ainda um artigo de Luciano Sampaio Gomes Rolim, que afirma não haver “hierarquia entre as diversas normas constitucionais” e que “no plano fático, a incidência delas sobre uma dada situação pode gerar uma colisão real entre os mencionados direitos constitucionais”.

O texto divulgado por Jean Wyllys em seu site afirma ainda que “por sermos uma sociedade formada por diferentes modos de vida, por diferentes religiões, por agnósticos e ateístas, o estado deve assegurar a cada cidadão a liberdade de crença, de não crença, e o direito de livre expressão da sua orientação sexual e/ou da sua identidade de gênero”.

Não foram revelados os nomes dos líderes religiosos que serão convidados para o Seminário LGBT do Congresso Nacional.


quinta-feira, 11 de abril de 2013


Pr. José Wellington é reeleito Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Com 9.003 votos, o pastor José Wellington é reeleito como Presidente Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), em disputa com o pastor Samuel Câmara, que obteve 7.407 votos. O resultado garante a liderança do pastor José Welington por mais quatro anos.

Dos 24 mil inscritos, 17.075 ministros foram registrados como votantes.

Presidente:
JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA (SP)

1º Vice-Presidente (Região Sul)
UBIRATAN BATISTA JOB (RS)

2º Vice-Presidente (Região Centro-Oeste):
SÓSTENES APOLOS DA SILVA (DF)

3º Vice-Presidente (Região Norte):
JONATAS CÂMARA (AM)

4º Vice-Presidente (Região Nordeste):
JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS (AL)

5º Vice-Presidente (Região Sudeste):
TEMOTEO RAMOS DE OLIVEIRA (RJ)


Reunião com deputados da bancada paraense e Dnit busca solução para problemas da BR-155

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornalista Val-André Mutran – de Brasília

Enquanto prosseguem os preparativos de uma grande mobilização popular que promete interromper o tráfego de veículos na BR-155, na saída de Redenção e na entrada de Xinguara, na próxima segunda-feira, 15. Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 10, em Brasília na sede do Dnit com o diretor geral general Jorge Ernesto Fraxe e sete deputados federais: Asdrúbal Bentes (PMDB), Miriquinho Batista, Beto Faro, Zé Geraldo (PT), Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PSC) e o ex-Deputado Federal Paulo Rocha; negociou uma série de medidas de emergência para evitar o transtorno à população que resultaria no fechamento da mais importante via rodoviária do Pará.

Após ser informado pelos parlamentares que a empresa Guizard Jr. não estaria realizando as obras a contento, ocasionando uma piora da situação que já era de calamidade ao longo da estrada, o diretor geral do Dnit acertou com os deputados que despacharia na quinta-feira, 11, o engenheiro Mário Eduardo, chefe dos serviços de engenharia da Superintendência do Dnit/PA, que se deslocaria de Belém para Xinguara imediatamente, e escalou um corregedor e um engenheiro auditor que seguiria de Brasília também até Xinguara no dia seguinte.

O general que dirige com mão de ferro o Dnit por determinação da própria presidente Dilma Rousseff demonstrou irritação com o descaso em que se encontra a BR-155 e partiu para algumas determinações. “Não vou mais admitir esse descaso com o Pará e com esta rodovia, pois sei muito bem quando ‘servi’ na região como tenente, a importância da mesma para o desenvolvimento da região”, afirmou.

“Caso o corregedor e o engenheiro auditor identifique qualquer violação do contrato multarei de maneira rigorosa a empresa. E mais, se houver leniência da superintendência do Pará com esta situação, abrirei um procedimento administrativo contra os responsáveis pela unidade”, prometeu Fraxe aos deputados.  

Medidas emergenciais – Para ao menos tentar atingir a meta de recuperar algumas das mais deficientes rodovias federais do país, o Ministério dos Transportes trabalha para chegar até junho com um Crema – mecanismo que garante modalidade de terceirização que é o Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias. 

Técnicos do Dnit, segundo o general Fraxe estimam o valor de aproximadamente R$ 400 mil por quilômetro para a recuperação do primeiro trecho  de Redenção à Xinguara. Nos demais trechos, o preço pode superar a quantia de mais de R$ 1 milhão por quilômetro, de Xinguara até Marabá, na BR-155. “A licitação será de responsabilidade do Dnit nacional e a publicação do edital será publicado em Brasília”, garantiu Fraxe.

Uma das vantagens do Crema em relação à contratação de uma construtora apenas para fazer a recuperação é que a empresa se sente forçada a fazer a obra com a melhor qualidade possível. Se o trabalho for mal feito, o custo de manutenção nos anos seguintes será maior, reduzindo o lucro da própria empresa. “Queremos toda a BR-155 no Crema”, disse o diretor geral Jorge Ernesto Fraxe.

Interrupção – A Associação Comercial de Xinguara e de Redenção são algumas das entidades da sociedade civil organizada a frente da organização da paralisação da rodovia BR-155 entre Redenção e Xinguara, a partir das 6 horas da manhã da próxima segunda-feira, 15. 

Ao final da reunião em Brasília, de comum acordo com a direção do Dnit e designado pelos colegas deputados federais, uma comissão liderada pelo deputado Zequinha Marinho (PSC) segue com dois altos funcionários do Dnit para Redenção e Xinguara para abrir as negociações com os líderes do protesto no sul do Pará.  


quarta-feira, 10 de abril de 2013


Xinguara/ Câmara Municipal compra carro zero km

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Luiz Pereira
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Dorismar Altino de Medeiros “Dito do Cinema” do PSDB, adquiriu dois veículos FIAT UNO zero km, para atender à Presidência e aos vereadores desta Casa Legislativa, visando dar maior conforto e segurança, uma vez que não existiam veículos em boas condições. Um dos veículos foi recebido esta semana.

O veiculo que já está no pátio da Câmara Municipal, é um FIAT UNO Mille Way 1.0 quatro portas cor branca adquirido junto a empresa Zucatelli Empreendimentos LTDA com sede na cidade de Marabá, vencedora da licitação. Os dois veículos custou aos cofres da Câmara Municipal 59.780,00. 
Ativistas gays invadem igreja evangélica e se beijam durante culto

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha Gospel

Open in new window
Uma foto que mostra duas mulheres se beijando dentro da igreja evangélica em Belém, onde estava Marco Feliciano, tem causado polêmica

O pastor Marco Feliciano continua sendo alvo de protestos por causa da sua permanência na Comissão de Direitos Humanos. As manifestações, em sua maioria liderada por ativistas gays, acontecem inclusive em igrejas pelas quais Feliciano passa.

Parte dos protestos contra o parlamentar, uma foto que mostra duas mulheres se beijando dentro de uma igreja evangélica em Belém durante uma visita do deputado tem causado polêmica entre apoiadores e críticos do parlamentar.

A foto, que começou a circular nas redes sociais no domingo, foi tirada no interior Centro de Convenções no final da pregação do pastor Marco Feliciano, quando os repórteres invadiram a frente do palco para fotografias.

Apoiadores de Feliciano manifestaram indignação com o beijo homossexual dentro da igreja, classificado por eles como um ato de desrespeito.

- Vejam o absurdo, os ativistas gays realmente não merecem nenhum respeito! O local de culto é protegido por nossa constituição federal, mesmo assim eles não respeitam… estamos em guerra! – escreveu um apoiador do pastor ao republicar a imagem, segundo o Terra.

Porém, a imagem motivou também novas declarações contra Marco Feliciano, sendo republicada também como forma de protesto contra o deputado.

- Parabéns às duas garotas que foram lá demostrar o amor que uma sente pela outra, que é o mesmo que Jesus prega em toda a Bíblia, não o ódio que é pregado por alguns, como Feliciano – escreveu um crítico do parlamentar.

Feliciano foi criticado também pelo grupo Aliança Cristã Evangélica, que emitiu nota repudiando as declarações feitas pelo deputado, sobretudo suas interpretações teológicas acerca do continente africano.



Helder Barbalho abona ficha partidária de Veloso em Ourilândia do Norte

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

João Salame, Chamonzinho, Helder e Parsifal Pontes
O Presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Helder Barbalho, em companhia do deputado estadual Parsifal Pontes, do prefeito de Marabá, João Salame, e do prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, estiveram nesta terça-feira (8), em Ourilândia e São Félix do Xingu.
 
Comitiva recepcionada no aeroporto de Ourilândia
Em Ourilândia aconteceu à solenidade de assinatura da ficha partidária do ex-prefeito Romildo Veloso, que trocou o PDT pelo PMDB.
 
Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrine
O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com as presenças de várias autoridades e lideranças partidárias de várias legendas, entre elas o prefeito de Ourilândia, Maguila, e o prefeito de Tucumã, Adelar.

Helder, abona filiação de Dr. Veloso
Deputado Parsifal Pontes
 
Povo de Ourilândia e Tucumã, ouviram atentamento os palestrantes
De carro, a comitiva de Helder seguiu para São Félix do Xingu para participar do aniversário de 51 anos de emancipação política administrativa do município.
Prefeito de Ourilândia, Maguila (na tribuna) prestigiou a comitiva do PMDB


João Salame, prefeito de Marabá
Chamonzinho, prefeito de Curionópoles

Jovem é assassinado com 12 tiros em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

O jovem Oziel Leite da Silva, vulgo “Cheira”, de 24 anos de idade, residente no setor Tanaka II, em Xinguara, foi assassinado com 12 tiros de pistola, nesta quarta-feira (9), por volta das 00h30, à Avenida Antonio Pedroso, região central da cidade. Segundo informações da polícia, Oziel, na hora do homicídio, estava a pé andando pela rua, quando foi surpreendido pelo assassino que estava em uma moto. 

Assim que levou os  primeiros tiros, a vítima caiu no chão enquanto o assassino se aproximou ainda mais para disparar várias vezes contra a cabeça da mesma.


O delegado de Xinguara, dr. José Orimaldo da Silva, disse que a vítima tinha pelo menos duas passagens na polícia por crime de roubo, e havia sido solto em junho de 2012. O motivo do crime está sendo investigado pela delegacia de Xinguara.
Fechamento da BR 155 é destaque no jornal Diário do Pará

Rodovia BR-155 será fechada em protesto

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará

Rodovia BR-155 será fechada em protesto (Foto: Paulo Carrion)
Atoleiro deixa filas enormes de engarrafamento na estrada. Moradores garantem que vão fechar a via (Foto: Paulo Carrion)

Os organizadores de um protesto na rodovia BR-155 confirmaram que vão fechar a via  em manifestação pelas más condições de tráfego na estrada. A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial  e Empresarial de Xinguara (Aciapa)

De acordo com o presidente da Aciapa, empresário Alfredo Sofa, a data de fechamento da BR-155 será na próxima segunda-feira (15), a partir das 5h, em dois pontos: um em Xinguara e outro em Redenção.

Alfredo explicou ainda que os representantes dos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia, Água Azul, Canaã, Bannach, Rio Maria e Sapucaia, vão se juntar à Xinguara para reforçar o protesto. Já os municípios de Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Santana, do Araguaia, Conceição, Cumaru e Pau Darco, reforçarão o ponto de fechamento de Redenção.

Várias comissões foram formadas para dar apoio logístico, administrativo e organizacional ao evento, que promete parar a região sul do Pará, e assim chamar atenção das autoridades para o descaso que se instalou na BR-155, a principal rodovia da região.

ABANDONO

Federalizada em 2010, o antigo trecho de 344 quilômetros da PA-150, entre Marabá e Redenção mudou de nome e passou a se chamar BR-155. Mesmo com a rodovia estando desde então sob responsabilidade do Governo Federal, nenhuma obra de melhoria foi realizada.

A estrada ainda apresenta centenas de buracos, depressões e falhas, o que causa sérios acidentes com muita frequência. Um dos trechos mais críticos da BR-155 é o que liga Xinguara a Eldorado dos Carajás, obrigando os motoristas a levarem quase o triplo de tempo necessário para ir de uma localidade a outra.

terça-feira, 9 de abril de 2013


Pastor Marco Feliciano recebe apoio da maior convenção de evangélicos do Brasil, que deverá ser enviado à presidente Dilma Rousseff e ao presidente da Câmara.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da UOL

No segundo dia da convenção geral das Assembleias de Deus do Brasil, em Brasília, os pastores aprovaram nesta terça-feira (9) uma moção de apoio ao deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Segundo o presidente da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), pastor José Wellington, o pedido foi apresentado ao final da reunião de trabalho e aprovado em votação simbólica.

O documento deverá ser enviado à presidente Dilma Rousseff e ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Depois da votação, Marco Feliciano pediu a palavra, subiu ao palco e agradeceu o apoio e disse "nunca houve uma comissão com tanta oração. Os pastores estão orando pela minha vida e pela comissão. Venceremos esta batalha. Quero agradecer essa moção". Feliciano referia-se à CDH (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara dos Deputados, a qual preside mesmo sob pressão para que renuncie ao cargo.

"Graças a Deus permanecemos firmes até aqui. Chegará o tempo que nós, evangélicos, vamos ter voz em outros lugares", afirmou Feliciano. "O Brasil todo encara o movimento evangélico com outros olhos", completou.

Feliciano falou por menos de cinco minutos no evento, que começou ontem e vai até a próxima quinta-feira em Brasília. A convenção reúne cerca de 24 mil pastores da Assembleia de Deus, denominação evangélica a que pertence Feliciano.

Na próxima quinta-feira, os pastores devem eleger o novo presidente da Assembleia de Deus e diretores.

A presidência é disputada pelos pastores José Wellington, no comando da entidade desde 1988, e Samuel Câmara, que faz oposição a ele.
Disputa na CGADB em Brasília gera expectativas em torno de Samuel Câmara e José Wellington

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Fronteira Final, do Pr. Antonio Mesquita

Brasília deve receber até quinta-feira, 19 mil ministros do Evangelho das Assembleias de Deus de todo o Brasil, do total de 24,2 mil inscritos.

Algumas discordâncias já despontam no primeiro dia. Por exemplo, todos os assuntos em pauta estão sendo rejeitados e seguem para votação no plenário, por meio de sistema eletrônico.

O primeiro deles foi à rejeição da indicação do pastor Oscar Moura (ES), ligado ao pastor José Wellington, a 3º tesoureiro. O cargo seria criado pela aprovação, pois até hoje a entidade atua com somente dois. O terceiro nome cobriria a ausência em caso de vacância no cargo.

Pastores José Wellington e Samuel Câmara, candidatos
Rejeição
Também as contas da CGADB foram igualmente rejeitadas. No primeiro caso, o resultado teve a diferença de 1.370 votos contrários, do total de 6.365 (3.868 a 2.497).

Nota-se que os apoiadores de pastor Samuel Câmara votam em conjunto e essa diferença reflete a posição a respeito dessa disparidade.

A plenária conta, por enquanto, com cerca de um terço de inscritos, que deverão comparecer na sua totalidade, na quinta-feira (11), dia da eleição – das 8 às 17h.

Movimentação
Chegam a cada momento, no gigantesco espaço no Parque das Nações, caravanas enormes, provenientes de lugares distantes, como uma do Pará, com 20 ônibus.

Transformação do DF
O distrito federal foi transformado num grande centro de ajuntamento de ministros do Evangelho. Praticamente toda a rede hoteleira está comprometida e a movimentação é notável.

Previsão 
Dos 24 mil inscritos cremos que o total não ultrapassará ao número de 19 mil, a considerar os 25% ausentes na última eleição em Vitória (ES). Desse total, quem ultrapassar a 9,5 mil votos favoráveis, ganha a presidência leva a CGADB.

Fora
Segundo a Comissão Eleitoral mais de 600 ministros tiveram suas inscrições indeferidas por questões de comprovante de inscrição – pagamento – não condizente com a regra exposta em edital.

Muitos desses pastores – a maioria mantendo a simplicidade cristã – apresentaram recibos manuscritos e outros fizeram depósitos em conta (da CGADB), portanto, sem recibo comprobatório – o boleto.

Ainda segundo a Comissão Eleitoral, outros cerca de 600 nem mesmo compareceram, pois, de antemão, sabiam da impossibilidade.

Também informou que o dinheiro `pago` deverá ser ressarcido. O pedido de ressarcimento deve ocorrer por meio de ofício com os comprovantes de depósito junto a Secretaria da CGADB.

Acesso eletrônico
O sistema de acesso ao plenário é efetivado por meio de catraca eletrônica – tipo ônibus – com leitura de código de barras nos próprios crachás.

Presidente do Conselho Administrativo
Embora com sentença que determina que a escolha do Conselho Administrativo da CPAD, editora assembleiana, ocorra após a eleição, pastor José Wellington determinou a eleição da citada diretoria e presidência, agora (dia 9, 18h30).

A eleição-escolha realizada entre presidentes de convenções regionais é presidida pelo pastor Ubiratan Batista Job (RS).

Feliciano
O plenário aprovou moção de apoio ao deputado assembleiano Marco Feliciano, ligado ao Belenzinho-SP, que segue perseguido por eclesiofóbicos.



Feliciano condiciona renúncia à saída de deputados petistas da CCJ

Segundo relato de alguns líderes, durante a reunião, Marco Feliciano colocou-se na condição de vítima e se comprometeu a evitar declarações polêmicas.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Brasil

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da 
Câmara, deputado Marco Feliciano, após reunião 
de líderes partidários no gabinete da presidência 
da Câmara dos Deputados
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), ignorou o apelo feito nesta terça-feira (9/4) pela maioria dos líderes da Câmara para que ele renunciasse ao cargo. O deputado é acusado de racismo e homofobia e também de estelionato.

Como condição para renunciar à presidência da comissão, Feliciano exige que o PT de retire os deputados José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por terem sido ambos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A condição imposta por Feliciano não foi aceita.

Já o líder do PSOL, Ivan Valente (SP), acusou Feliciano de estar se “aproveitando politicamente” da polêmica. “Ele negou os pedidos para sair e se propôs a continuar. Entendemos isso como um grande desrespeito. Ele sabe que está lucrando econômica e politicamente com isso”, criticou Valente.

Ao final do encontro com os líderes, Feliciano evitou a imprensa e pediu apenas que lhe dessem uma chance para trabalhar. O deputado disse que, desde que assumiu a presidência do Conselho de Direitos Humanos e Minorias, já perdeu seis quilos e que está “tentando viver”.

Na reunião dos líderes, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), revogou o requerimento aprovado na semana passada na comissão, a pedido de Feliciano, para impedir o acesso de manifestantes às reuniões do colegiado.

Com isso, as próximas reuniões serão abertas, mas Feliciano poderá restringir o acesso de pessoas, caso considere que isso seja necessário para o bom andamento dos trabalhos. “Amanhã (10), nós vamos abrir a sessão. Se houver manifestação, vamos ao regimento, Artigo 272”, disse Feliciano.

Esse artigo diz que espectadores ou visitantes que se comportarem de forma inconveniente na Câmara serão retirados do recinto, por decisão do presidente presidente da Casa ou de alguma comissão.



Globo proíbe despedida, e apresentadora sai do ar chorando

Foram dramáticos os últimos minutos da jornalista Carla Vilhena como apresentadora do Bom Dia São Paulo

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Blog do Daniel Castro/R7

Carla soube pela imprensa, na véspera, que deixaria o telejornal, que apresentava desde meados de 2010, para se tornar repórter do Fantástico.

Na sexta, ela escreveu uma nota de despedida do público, mas foi proibida pela direção de jornalismo da Globo,  enquanto apresentava o Bom Dia São Paulo, de ler o texto.

Abalada, Carla não conseguiu terminar sua participação no Bom Dia Brasil. Na bancada, mas fora do ar, chorava tanto que teve de ser substituída, às pressas, por uma moça do tempo. Foi embora sem levar suas roupas e pertences, amparada por funcionários da Globo.

Desde ontem, o telejornal está sendo apresentado pela repórter Monalisa Perrone.

No final do mês, a apresentação do Bom Dia São Paulo caberá a Rodrigo Bocardi, ex-correspondente em Nova York.

O jornal será totalmente reformulado, com mais entradas ao vivo.


Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...