sábado, 16 de fevereiro de 2013

XINGUARA: Distrito Rio Vermelho recebe Ação de limpeza

Equipes das secretarias de Obras, Sa e Administração estiveram no distrito em atividades emergenciais

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Equipe de saude, o vereador Jair, Osvaldinho e Dr. Batista
A ação de limpeza emergencial da Prefeitura de Xinguara, chegou neste sábado (16) no distrito Rio Vermelho. A ação reuniu maquinas, caçambas, trabalhadores (as), Agentes de Endemia, a secretária municipal de Saúde, Drª. Ana Maria Guimarães e seu adjunto, Alessandro Arraes, o subprefeito do distrito, Carlos Roberto, o prefeito Osvaldo Assunção (PMDB) e o chefe de gabinete, Dr. João Batista.
Alessandro Arraes, Drª Ana Maria e aplicadores de inseticida do Departamento de Endemias
Agentes a procura de larvas do mosquito
Uma das pontes que será reformada.
A comunidade teve limpeza de ruas e um trabalho rigoroso de aplicação de inseticida contra o  mosquito da dengue, Aedes Aegypti, em todo o distrito. Além disso, agentes de Endemias visitaram cada residência a procura de larvas do mosquito, bem como orientando as famílias quanto aos sintomas, prevenção e tratamento da doença. 

O prefeito Osvaldo Assunção participou diretamente das atividades, vistoriando os trabalhos e vendo de perto os problemas da comunidade. Osvaldo visitou as pontes em estado de risco e determinou suas reformas imediatamente. “É inaceitável o povo ter que arriscar a vida passando sobre essas pontes. Viemos ver de perto problemas como esse e trazer soluções também”, disse o prefeito de Xinguara ao Manancial de Carajás.

Acalçamento da frente da escola, ampliado apartir da faixa vermelha no detalhe (canto esquerdo da foto).
Toda a atividade no distrito foi acompanhada pelo suprefeito Carlos Roberto Gonçalves (Carlão). O suprefeito agradeceu a presença do prefeito e sua equipe. " Ja fizemos o calçamento da frente da escola, reforma do telhado e trabalhamos agora na reforma das três pontes. Aqui a prefeitura está em atividades há muitos dias", explicou Carlão.

Anatel multa Oi em R$ 34 milhões por descumprir metas de qualidade

Pena se deve a má qualidade no serviço de telefonia celular.Empresa descumpriu taxa de reclamação e de chamadas completadas. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do G1, em Brasília

Oi
Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou multa de R$ 34,2 milhões à operadora Oi por descumprimento de metas de qualidade na prestação de serviço de telefonia celular. A decisão da agência, publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União, é definitiva, mas a empresa ainda pode recorrer à Justiça.

A multa foi aplicada à TNL PCS S/A e à 14 Brasil Telecom Celular S/A, empresas do grupo Oi que atuam, respectivamente, na Amazônia e em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina além do Distrito Federal.

Entre as metas de qualidade descumpridas pela operadora estão a taxa de reclamação de clientes, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos.

A pena de multa está relacionada a cinco processos administrativos abertos pela Anatel contra a Oi, três deles no ano de 2009 e outros dois em 2010.

A Oi diz que está analisando o teor da decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá recorrer da decisão.

Retomada pela criação do Estado do Tapajós em Trairão.

Prefeito Danilo Miranda, com Raimundo Bezerra e Jean Carlos, coordenadores do projeto

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do RG 15/O Impacto e Portal Trairense

Prefeito Danilo Miranda, com Raimundo Bezerra e Jean Carlos, coordenadores do projeto
Prefeito Danilo Miranda, com Raimundo Bezerra e Jean Carlos, coordenadores do projeto

Na sessão de sexta-feira, 15/02, se fizeram presentes na Câmara Municipal de Trairão, o Coordenador do PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular), Raimundo Bezerra e o palestrante e colaborador Jean Carlos, onde estiveram dando uma palestra de conscientização, sobre a importância da retomada pela luta em defesa da criação do novo Estado do Tapajós.

População lotou dependências da Câmara Municipal
População lotou dependências da Câmara Municipal

O PLIP é um instrumento legal que previsto dentro da constituição Federal e com o qual foi feito o PLIP (Projeto de lei de Iniciativa Popular) Ficha limpa. Instrumento Jurídico da população para o atendimento de suas demandas, protegidos pelos direitos fundamentais da população brasileira. O projeto de lei, de iniciativa popular tem como objetivo: Propor ao Congresso Nacional, através do PLIP, conforme disposição do art. 67 §2° da CF/88, onde se lê “entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento”, ou seja, aquela área do Estado que está se desmembrando, conforme disposição §3° do art. 18 da CF/88.

Vereadores presentes na reunião de apoio
Vereadores presentes na reunião de apoio

Na sessão compareceram todos os vereadores locais, um grande número populacional sendo representados principalmente pelos agentes de saúdes de todo o Município, os quais serão responsáveis pelas coletas das assinaturas do abaixo-assinado em defesa do PLIP.

O evento contou com o apoio do prefeito Danilo Vidal de Miranda; da Secretaria de Saúde, em nome do secretário Ilson Sousa e da Casa de Lei trairense ao qual cedeu o espaço físico e deu todo suporte para a realização da palestra.
Funcionários de construtora de rede elétrica morrem eletrocutados

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog do Edmar Brito

Islan operador do caminhão Munck

Dois funcionários da empresa ITE Energia morreram eletrocutados neste sábado (16/02/13), por volta das 8 horas, numa estrada vicinal, a 10 quilômetros de Vila Jussara, no município de Água Azul do Norte, no momento em que eles operavam um caminhão munck, para retirada de postes de madeira de uma grade usada para passar fiação de alta tensão por cima de uma  rede elétrica rural, e quando retiravam o penúltimo poste, este tocou na rede elétrica e a descarga foi sobre o caminhão. O operador do veículo e um ajudante, que estavam no chão, mas com as mãos no caminhão, foram eletrocutados e morreram na hora.

Marcos também atingido pela descarga
Caminhão permaneceu no local do acidente
As vítimas foram identificadas como sendo: Islan Barbosa da Silva, 34 anos, e Marcos Ribeiro da Silva, 19 anos. Depois do acidente eles foram levados pelos colegas de trabalho, para o Posto de Saúde de Vila Jussara.  

O delegado de Xinguara, José Orimaldo da Silva, acompanhado dos investigadores Silvio e Danilo, foram até ao local para colherem detalhes das mortes dos dois homens, bem como liberar os corpos para serem trasladados para Xinguara.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


DESCASO EM SÃO FÉLIX DO XINGU

Atual gestão de São Félix do Xingu detecta em vários setores da administração passada, danos irreparáveis.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da ASCOM - São Felix do Xingu - Pa

A realidade esta vindo à tona no município xinguense onde o período letivo não obedecia as leis nacionais de carga horária e o termo EXTRA CLASSE usado para atividades complementares estudantis, fora usado de maneira irresponsável e excessiva, maquiando e prejudicando o ano letivo dos alunos do município, e   a merenda escolar que quase nunca chegava aos seus destinos, obrigatórios pela lei educacional e tinham seus prazos de validade vencidos pelo descaso, e pela falta de uma logística eficaz e bem elaborada. 

Na saúde não era diferente, falta de medicamentos em postos de saúde, maternidade e no Hospital, era uma marca do antigo governo. Foi encontrado em um setor da Secretária de Saúde (NASF), mais de 150 latas de leite em pó tipo 1, vencidos, algumas latas com mais de 2 anos de vencimento.

Nota-se aí a irresponsabilidade para com o bem público e com a população, um município de poder aquisitivo reconhecidamente baixo como São Félix, com tantas pessoas passando por dificuldades financeiras, deixar que alimentos e complementos alimentares se estraguem pelo tempo, em vez da doação a população chega a ser desumano e negligente.

A atual Gestão está buscando todas as irregularidades e descasos feitos pela antiga gestão e colocará a par de toda a sociedade, e também afirma que mostrará a toda população de São Félix do Xingu que os setores prejudicados são muitos e o desrespeito ao dinheiro do contribuinte é ainda maior do que se imagina.

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta

Distância de 27 mil km é a menor já registrada para um objeto tão grande. Especialistas garantem que não há risco de colisão com o planeta.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Do G1, em São Paulo

Ilustração do asteroide 2012 DA 14 que passa perto da
terra nesta sexta (15) (Foto: Nasa/JPL-Caltech
Um asteroide com 45 metros de diâmetro vai passar nesta sexta-feira (15) a apenas 27 mil km da Terra – nunca antes o ser humano identificou a passagem de um objeto tão grande tão próximo da Terra.

A distância pela qual o asteroide 2012 DA14 vai passar é menor do que a de alguns satélites de comunicação. Os chamados satélites geoestacionários ficam a uma altura de cerca de 36 mil km, na órbita da Terra.

A maior aproximação do asteroide será às 17h25 (horário de Brasília). Os melhores pontos do planeta para vê-lo serão o Leste da Europa, a Ásia e a Austrália, onde será madrugada no momento. No entanto, como a distância será muito pequena, a passagem será também muito rápida.

Na Austrália, aliás, o astrônomo amador Dave Herald já conseguiu fazer um bom registro do corpo celeste. A Nasa, a agência espacial norte-americana, publicou a imagem em seu site oficial nesta quinta.

Apesar da proximidade recorde, os especialistas garantem que não há risco de colisão do asteroide com a Terra. Também não existe risco de colisão com os satélites de comunicação, pois os satélites ficam sobre a linha do equador e o asteroide passará mais próximo do polo Sul

SOURE-PA
Presos acusados de matar criança em ritual
O menino teve o corpo praticamente todo queimado.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Mauricio Silva, Maria Santos, Jurandir Santos e Carlos Santos
Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (14) em Soure, na ilha do Marajó, acusadas da morte de um menino de 9 anos durante um ritual de curandeirismo. O crime ocorreu em 12 de julho do ano passado. Os presos tiveram mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça local em decorrência de inquérito instaurado para apurar a morte da vítima.

Os presos são Jurandir Santos dos Santos,o “Jura”; Carlos Edinelson Santos Silva, conhecido como “Deco”; Maria Auxiliadora dos Santos, avó paterna da criança, e Maurício Augusto Santos Silva, pai do menino. Uma quinta pessoa, Edileusa Mamede Felipe, responsável pelo banho com combustível que gerou as lesões e morte da criança, também teve mandado de prisão decretado e está foragida.

O menino teve o corpo praticamente todo queimado. Segundo o delegado Arilson Caetano, superintendente da Polícia Civil nos Campos do Marajó, após o crime, a família tentou sepultar o corpo ilegalmente. O fato foi alvo de denúncia anônima feita à Polícia Civil de Soure e ao Conselho Tutelar, que enviaram agentes à casa dos pais onde a criança era velada.

A vítima foi lesionada por volta das 15 horas de 12 de julho de 2012 e morreu por volta de 23 horas do mesmo dia, segundo relato das testemunhas. O menino teve 90% do corpo queimado. “Mesmo neste estado, os curandeiros e parentes da criança, que tiveram contato com a vítima,deveriam e podiam ainda tê-la socorrido, mas negligenciaram o atendimento, fato que foi fundamental para o óbito”, ressaltou Arilson Caetano.

Ritual – Segundo as informações levantadas no inquérito policial, são apontados como curandeiros Jurandir, Carlos Edinelson e Edileusa, que deram o banho na vítima com combustível e depois tocaram fogo no menino. O ritual aconteceu na casa de Edileusa, na 4ª Rua com Rodovia do Pesqueiro, centro de Soure. No esquema do curandeirismo, “Jura” seria o guru e “Deco”, o outro acusado, atuava como aprendiz.

O menino foi levado ao local pela avó paterna, Maria Auxiliadora, sob alegação de que ele estava com alucinações e ouvindo a voz de uma pessoa que o perseguia. O pai do menino, Maurício Augusto, chegou ao local logo após a ocorrência das lesões, porém sequer prestou socorro ao filho e ainda levou a criança para velar em casa, a pedido dos curandeiros. Os pais da criança são separados e a vítima vivia com o pai.

“Todos, segundo a lei, são responsáveis pela morte da criança, pois deveriam socorrê-la, sob pena de arcar com o resultado do crime na forma dolosa. Mesmo assim, eles assumiram o risco de causar a morte, para acobertar o crime praticado pelos curandeiros”, salientou o delegado.

Ainda está em apuração o registro de óbito da criança, pois os autores da comunicação da morte da criança no cartório fizeram inserir registro de dados falsos na certidão de óbito. Os acusados foram presos em casas diferentes na cidade de Soure. Todos estão recolhidos à disposição da Justiça.

Sobe para mais de 500 número de feridos em queda de meteorito na Rússia
                     
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agencia EFE, S.A. 2010

Moscou, 15 fev (EFE).- Mais de 500 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira devido à queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, nos os montes Urais, segundo os últimos dados atualizados do Ministério do Interior da Rússia.

'Será necessário dar atendimento médico a 474 pessoas, das quais 14 foram hospitalizadas', informou um porta-voz ministerial à agência 'Interfax'.

Pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas 'com cortes profundos de vidro', disse o chefe do Centro Nacional de Situações de Crise do Ministério de Emergências russo, Vladimir Stepánov.

Os fragmentos do meteorito causaram danos pelo menos em seis cidades da região onde caiu o corpo astral.

O meteorito caiu cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 09h20 locais (01h20 de Brasília).

A queda do corpo celeste foi acompanhada de forte explosões, segundo testemunhas citadas pela rádio 'Eco' de Moscou, que em um primeiro momento acharam que um avião havia explodido durante o voo.

O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.

'Era um meteorito bastante grande, pode ser que de várias dezenas de metros de comprimento. (...) Os corpos de menos de 50 metros se desintegram quase sempre na atmosfera, e se não se queimam totalmente, chegam à Terra pequenos fragmentos', disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, afirmou que o objeto 'tem uma massa de várias dezenas de toneladas, seguramente, que se pôde ver com clareza no céu'.

Alguns veículos de imprensa informaram que sobre os Urais havia caído uma chuva de meteoritos.

'Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou na camadas baixas da atmosfera', disse à agência 'Interfax' a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

Para Elena, a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região.

A Rosatom, agência russa para a energia atômica, informou que suas instalações nos Urais não foram atingidas pela queda do meteorito. EFE

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Pastor dizia que tinha “Pénis abençoado por DEUS” para fazer sexo com fiéis.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Goiás 24h

O pastor Valdecir Picanto Sobrinho, de 59 anos, foi preso no interior de Aporé, interior de Goiás, sob a acusação de que abusava sexualmente das mulheres da cidade utilizando o pretexto que teria o pênis abençoado.

“Ele nos convencia de que Deus só entraria em nossa vida pela boca e por isso nós deixávamos ele fazer o que fazia”, relata a jovem M.R., de 23 anos, que prefere não se identificar. “Muitas vezes, após os cultos, o Pastor Valdecir nos levava para um terreno nos fundos da igreja e pedia para a gente fazer oral nele até o espírito santo aparecer por meio da ejaculação”, completa a jovem desolada.

Valdecir, que chegou a abusar também de algumas idosas, se defende falando que teve um encontro com Jesus num bordel e que Ele lhe deu a missão de “distribuir o leite sagrado” por todo o estado, começando pelos fiéis da Assembléia de Aporé, do qual é responsável. “Vocês estão prendendo um servo do Senhor e ainda se arrependerão disso. Espero poder continuar com meu belíssimo trabalho dentro da prisão”, reluta o sacerdote.

Denise Pinheiro, delegada responsável pela região, diz que Valdecir foi pego em flagrante enquanto esfregava seu membro no rosto de uma comerciante local, em que prometia ter mais vendas em seu negócio caso deixasse ser derramada pelo líquido divino. 

Denise ainda completa: “quando autuamos o senhor Valdecir, ele não ofereceu resistência e ainda perguntou se eu queria fazer parte do reino dos céus durante o trajeto para a delegacia. Ele não tem vergonha de tais atos e acha tudo a coisa mais normal do mundo”. Valdecir pagou fiança e foi liberado após prestar 3h de depoimento.

Justiça do Pará permite que menores de 6 anos cursem ensino fundamental

Decisão vale para escolas públicas e particulares.
Medida foi tomada a partir de solicitação do Ministério Público Federal.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Do G1 PA

Crianças menores de seis anos têm direito a matrícula no ensino fundamental no Pará, de acordo com a decisão tomada pela Justiça Federal na última sexta-feira (8). A determinação é válida tanto para escolas públicas quanto particulares. Entretanto, a matrícula, nestes casos, só poderá ser efetuada depois de uma avaliação psicopedagógica feita pela instituição de ensino, em que a capacidade da criança seja comprovada.

A decisão judicial, assinada pelo juiz Ruy Dias Filho, é baseada em um pedido do Ministério Público Federal (MPF). No documento enviado à Justiça, o MPF solicita a suspensão de duas resoluções da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que proíbem a matrícula no ensino fundamental de crianças que não tenham completado seis anos até 31 de março do ano letivo.

Segundo a decisão, impedir crianças menores de seis anos de serem matriculadas é uma forma de desconsiderar a capacidade individual de cada um. “[Este impedimento] agride os princípios basilares da educação por desconsiderar os aspectos subjetivos da vivência pessoal, contexto social e familiar e, especialmente, capacidade intelectual e de aprendizado de cada criança”, ressalta o juiz.

Para ler mais notícias do Pará, acesse g1.globo.com/para. Siga também o G1 Pará no Twitter e por RSS.

SINALOA-MÉXICO
Corpo da "mulher-macaco" é finalmente enterrado após 150 anos

Julia Pastrana sofria de uma síndrome chamada de hipertricose (excesso de pelos).

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás Foto: Reprodução - Fonte: Fernando Moreira - Postador: surgiu.com (abr)

Nascida em 1834, em Sinaloa (México), Julia tinha várias partes do corpo cobertas de pelos e apresentava traços simiescos, como grandes gengivas e orelhas protuberantes. Com o título de "mulher-macaco", a mexicana foi levada aos 20 anos aos EUA para ser estudada por especialistas americanos e noruegueses. Mas Julia acabou mesmo abraçando a "carreira artística", apresentando-se em circos de horrores na Europa. Morreu em 1860, em Moscou, por complicações no parto. 

O bebê também faleceu. O corpo de Julia foi mumificado a mando do empresário dela e do marido e ficou na Noruega. Só agora, após mais de 150 anos, o corpo da mexicana foi enterrado dignamente. O funeral se deu na sua cidade natal, Leyva, após longa batalha pela repatriação iniciada nos anos 80.

"Que nós nunca mais vejamos uma mulher se tornar objeto de comércio", disse o prefeito de Leyva, Saul Rubio Ayala, de acordo com reportagem do "Guardian".

Quando se apresentava para plateias ávidas por bizarrices, Julia foi classificada por médicos que tiveram a oportunidade de examiná-la como "um dos seres mais extraordinários vivos". Alguns chegaram a cogitar que a mexicana fosse um "híbrido de humano e orangotango".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Abaixo-assinado que pede saída de Renan Calheiros do Senado tem mais de 1,36 mi de assinaturas

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações da CBN/Globo Rádio

• O abaixo assinado que pede o impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros, já foi assinado por mais de um milhão e 360 mil internautas. A mobilização começou assim que Renan foi eleito ao cargo mais alto do Legislativo, no início do mês. 

Dias antes, ele foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal por desvio de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. Segundo a Procuradoria Geral da República, o senador usou notas falsas para comprovar o pagamento de pensão ao filho.

• A Defesa Civil do Rio de Janeiro vai derrubar, nesta tarde, o que restou de um prédio de três andares que desabou em Bonsucesso, na Zona Norte da cidade. Três pessoas ficaram feridas. Uma casa que ficava ao lado do edifício ficou ameçada e também deve ser demolida.

• Prosseguem as buscas dos bombeiros e da Capitania dos Portos ao passageiro que caiu do navio MSC Fantasia, no Porto de Santos, no litoral paulista. Segundo a Marinha, Luciano de Lucca, de 30 anos, estava com outras três pessoas na cabine do décimo-segundo andar da embarcação. Uma perícia foi feita e um inquérito foi instaurado para apurar as causas da queda.

• Ao menos 11 pessoas morreram em decorrência da passagem de uma tempestade no Canadá e nos Estados Unidos. Connecticut foi o estado americano em que a tormenta causou mais estragos.

Segundo as autoridades, cinco pessoas morreram. Cerca de 650 mil casas ficara sem energia e os transportes foram interrompidos. A tempestade criou camadas de neve até três metros de altura em várias regiões da chamada Nova Inglaterra, incluindo Nova York e outros Estados ainda marcados pelo Furacão Sandy, em outubro passado. 

Dois cardeais portugueses e cinco brasileiros estão na linha de sucessão

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da DN GLOBO

O cardeal Manuel Monteiro de Castro é um potencial 'papabile'. Fortografia REUTERS/Alessandro Bianchi
Cinco cardeais brasileiros e dois portugueses são os únicos lusófonos na linha de sucessão do papa Bento XVI, que hoje renunciou ao pontificado. Quer o arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, quer o de Maputo, Alexandre Santos, têm ambos mais de 80 anos de idade, e os atuais arcebispos titulares, Damião António Franklin e Francisco Chimoio, não ascenderam a cardeais.

Considerado o país do mundo com mais católicos, o Brasil conta com cinco cardeais que podem ser considerados na eleição.

O auxiliar da arquidiocese de Aparecida, Darci Nicioli, afirmou ao portal brasileiro G1 que estão em condições de ser eleitos o presidente da Conferência Nacional de Bispos brasileira, Raymundo Damasceno, de 75 anos, bem como os arcebispos de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos, e o emérito Claudio Hummes, de 78 anos.

Também em condições de suceder a Bento XVI estão João Braz de Aviz, de 65 anos e prefeito da congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e o arcebispo de Salvador da Baía, Geraldo Majella Agnelo, de 66 anos.

Para o Brasil, a eleição do novo papa tem um interesse redobrado, uma vez que a cidade do Rio de Janeiro receberá em julho próximo a Jornada Mundial da Juventude, que deverá contar com a presença do novo chefe da Igreja católica.

O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou hoje, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir de 28 de fevereiro devido "à idade avançada".

Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

No caso de Portugal, estão em condições de ser eleitos o Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, e Manuel Monteiro de Castro, elevado a cardeal em fevereiro de 2012, com a função de Penitenciário-Mor do Vaticano.

Manuel Monteiro de Castro, 74 anos, é natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, tendo seguido a carreira diplomática no Vaticano, nomeado núncio em vários países, entre os quais Espanha, antes de ser chamado a Roma para assumir o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, em 2009.

José Policarpo, de 76 anos, nasceu em Alvorninha, Caldas da Rainha, e sucedeu a António Ribeiro como patriarca de Lisboa, um lugar que o elevou automaticamente à condição de cardeal, em 1998.

Há um ano, José Policarpo solicitou a renúncia do cargo de patriarca de Lisboa, um pedido que ainda não foi atendido por Bento XVI.

Nigeriano favorito para suceder a Bento XVI

Lista de possíveis sucessores de Bento XVI

Como funciona o período de "sede vacante"?

Bento XVI irá para mosteiro de clausura

Sucessor de Bento XVI será escolhido até à Páscoa

Qual o impacto na Igreja desta decisão histórica?

Policarpo sublinha "ato extraordinariamente corajoso"

Imperatriz homenageia o Pará no Marquês de Sapucaí

Com o tema> "Pará – Muiraquitã do Brasil", foi a quinta escola a desfilar.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Globo.com. Imagem: Reprodução/G1

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense homenageou o estado do Pará na Marquês de Sapucaí na madrugada desta terça-feira (12), no Rio de Janeiro. Oito vezes campeã do Carnaval carioca, a escola que levou para avenida o tema: "Pará – Muiraquitã do Brasil" foi a quinta a desfilar.

Várias personalidades do estado participaram do desfile, entre elas Gaby Amarantos, Dira Paes e Fafá de Belém.

O primeiro setor a escola mostrou como as tribos indígenas ajudaram a construir a história do estado. Em seguida, uma alegoria trouxe a união dos nativos com elementos da natureza. A terceira alegoria apresentou o legado que o ciclo do ouro e da borracha deixou para o Pará.

A apresentação da Imperatriz durou exatamente 1 hora e 19 minutos e teve o grande destaque da cantora Fafá de Belém que entrou no carro abre-alas e no carro que fechou o desfile.

A Imperatriz Leopoldinense levou à Sapucaí 3,2 mil componentes, espalhados por 31 alas e sete carros alegóricos. Já conhecida por seus desfiles técnicos, a bateria seguiu a harmonia da escola, mas se conteve quando utilizou as 'paradinhas'.

TRF1 decide que ação contra mineradora da Vale será julgada no Pará

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agencia Brasil

Brasília - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região  (TRF1) decidiu que será julgado pela Justiça Federal em Redenção, no sudeste do Pará, o processo que apura irregularidades no licenciamento ambiental de atividades do projeto Onça-Puma, da mineradora Vale.

No final ano passado, o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, que atua em Redenção, havia determinado o envio do caso ao Superior Tribunal Federal (STF) argumentando que a Justiça Federal não tinha competência para julgar o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da decisão e obteve decisão favorável no TRF1. Na decisão, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins entendeu que o caso não apresenta conflito federativo.

O processo contra a mineradora Vale começou em maio de 2012, quando o MPF ajuizou uma ação pedindo a suspensão imediata das atividades da mineração Onça-Puma, empreendimento de extração de níquel da Vale em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, até que sejam cumpridas as medidas  de compensação e redução dos impactos sobre os índios das etnias Xikrin e Kayapó. Nas terras em questão, vivem cerca de 5,5 mil índios.

Também são réus no processo a Secretaria de Meio Ambiente do Pará e a Fundação Nacional do Índio (Funai), por ter demorado quase cinco anos para emitir um parecer sobre os estudos de impacto, documento necessário para dar andamento aos programas de compensação ambiental.

O MPF também quer a condenação da Vale ao pagamento de todos os danos materiais e morais causados aos índios desde maio de 2010, prazo em que o empreendimento funcionou, segundo o órgão, sem cumprir as medidas compensatórias. Cálculo do Ministério Público aponta que as indenizações devem ultrapassar R$ 1 milhão por mês para cada comunidade afetada.

Questionada sobre o assunto, a Vale disse em nota que o empreendimento Onça Puma está regularmente licenciado, “vem cumprindo com as condicionantes estabelecidas e aguardará ser intimada pelo TRF1 quanto à decisão sobre o conflito federativo”.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Polícia revela nome de quem matou  ex-vereador Biro-biro

O autor do disparo está sendo procurado em toda a região

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Acusado do crime em foto de documento
Em entrevista coletiva concedida à imprensa da cidade, na manhã desta terça-feira (12/02/13), o delegado José Orimaldo da Silva, da Delegacia de Polícia de Xinguara, detalhou os fatos sobre as investigações que culminaram com a elucidação do assassinato do ex-vereador Elpidio Pereira da Silva, o “Biro Biro”, na data de 06 de fevereiro de 2013, às 12 horas, dentro de sua caminhonete, na rodovia PA 279, às proximidades de Xinguara.

De acordo com o delegado, quem matou o ex-vereador foi o vaqueiro Manoel Pereira Oliveira, 39 anos, casado, natural de Arapoema (TO), residente no setor Mariazinha, em Xinguara, incentivado por Kátia Dias Ribeiro, de 49 anos, ex-cunhada de  “Biro Biro”.

O crime teria sido primeiramente arquitetado pelo próprio criminoso, com a alegação de que Elpidio teria assediado sua mulher quando esta trabalhava para ele. E que ao saber da intenção do vaqueiro, Katia teria o instigado para que ele cometesse o crime e  ainda teria lhe ofertado certa quantia em dinheiro pelo serviço.
Delegado Orimaldo durante a coletiva à imprensa

Que conforme o combinado, o vaqueiro Manoel se passando por fazendeiro, e usando o nome fictício de “Carlos”, telefonou para a vítima com a desculpa de contratar seus servidos para fazer a medição de uma terra, já que “Biro Biro” trabalhava como consultor em georreferenciamento de terras em propriedades rurais da região.

Sem imaginar que se tratava de uma emboscada, “Biro Biro” foi ao encontro do tal fazendeiro que o aguardava às margens da rodovia PA 279, e quando chegou lá, que abriu o vidro da caminhonete para conversar com ele, recebeu um tiro a queima roupa, morrendo instantaneamente dentro do carro.  

Ainda conforme o delegado Orimaldo, foi durante as investigações que a polícia chegou a duas testemunhas chaves do crime. Foram elas que disseram o nome do criminoso e a onde à moto usada no crime estava escondida. 

Já a testemunha que delineou a participação de Kátia no crime, foi à mulher do homicida, Luzenir. Foi ela quem contou todos os detalhes do crime ao delegado, onde acusou a participação de Katia. Durante acareação feita entre as duas, Luzenir manteve todas as acusações. Por sua vez, Katia negou veementemente sua participação na morte do ex-cunhado.

Kátia foi presa nesta segunda-feira (11), a mando da justiça. Ela será transferida para a penitenciaria de Redenção. A reportagem tentou falar com ela, com o objetivo de ouvir sua versão sobre os fatos, mas seu advogado negou o pedido, informando que só depois que a verdade aparecer é que ela irá se pronunciar.

O motivo da participação de Kátia no episodio ainda não está bem esclarecido. Segundo o delegado Orimaldo, “Biro Biro” e Carla (irmã de Katia) estavam em litígio devido à separação, e que no dia 14 de fevereiro aconteceria a segunda audiência de conciliação sobre a divisão do patrimônio do casal. Por causa dessa situação, Carla estava sofrendo muito e a irmã vendo seu sofrimento, pode ter se doído por ela.

Agora a polícia está tentando prender o acusado do crime, que se encontrada foragido. A polícia divulgou a foto dele na esperança de alguém informar seu paradeiro.

Além da equipe do delegado José Orimaldo da Silva, participam das investigações o delegado Lenoir Alves Campos Cunha, da Divisão de Homicídio de Belém, e sua equipe de investigadores.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Polícia já sabe quem mandou e quem matou o ex-vereador "Biro Biro"

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Delegado José Orimaldo
O Delegado de Polícia Civil de Xinguara, José Orimaldo da Silva, disse no final da tarde desta segunda-feira 11, que após cinco dias de investigação, a polícia desvendou o crime do ex-vereador de Xinguara, Elpidio Pereira da Silva, o “Biro Biro”, de 55 anos, assassinado com um tiro no peito na quarta-feira (6), dentro de sua caminhonete, na rodovia PA 279, às proximidades de Xinguara.

Orimaldo informou que amanhã (terça-feira), os delegados que cuidam do caso vão convocar a imprensa local para explicar como as investigações chegaram aos acusados e quem são essas pessoas, e por quais motivos o vereador foi assassinado.

“Por enquanto, o que eu posso adiantar é que a acusada de ser a mandante do crime, é uma mulher,  inclusive ela foi presa hoje à tarde por determinação da justiça, mas conforme as investigações avançam, não está descartada a prisão de outros acusados”, disse o delegado.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do ESTADÃO

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...