sábado, 2 de novembro de 2013

A CASA CAIU

Sapucaia/ Depois de cometer assalto, bandido é morto a bala pela PM

O assalto aconteceu na BR 155, na última sexta-feira (01), por volta de meio dia, próximo à cidade de Sapucaia, sentido Marabá, dois homens em uma motocicleta Bros preta, abordaram a vitima João Luz da Silva que estava acompanhado de sua namorada Fabia Preto da Silva.

Os dois homens após parar as vitimas, anunciou o assalto, os bandidos levaram a motocicleta HONDA/NXR 150 BROS ES, placa OTI 9810-PA de cor preta, ANO/MODELO 2012/2013, que João pilotava e mais os celulares das vitimas. 

Na fuga José de Ribamar que foi identificado após ser morto, disparou sua arma tipo revolver calibre 32 contra as vitimas e ainda mandou que João e sua namorada corressem.

Momentos após o assalto, os policiais militares do Destacamento de Sapucaia entraram em contato com o DPM, do Distrito Rio Vermelho, informando sobre a situação, de imediato o SGT/PM Navarro com seus comandados SDs, R. Junior e Zampiva, seguiram sentido contrario de encontro com os assaltantes.

Com informações colhida através dos condutores que trafegavam pela rodovia, ficaram sabendo que dois homens foram visto cada um em uma moto em alta velocidade. Não demorou muito para a guarnição se deparar com os dois assaltantes nas proximidades da localidade conhecida com Posto 70.

Quando os mesmos avistaram a VTR, empreendeu fuga, instante em que começou a perseguição. Em um determinado momento José Ribamar reduziu a velocidade da moto e sacou sua arma para atirar nos policiais, mas antes que sua ação fosse concluída o acusado foi alvejado e seu comparsa conseguiu fugir.

O assaltante foi socorrido pelos próprios policiais, mas quando chegaram ao Hospital Municipal de Sapucaia já estava sem vida. O assaltante morto foi identificado com José de Ribamar Silva Lima de 28 anos de idade, residente na cidade de Canaã dos Carajás. A esposa foi avisada do acontecido e veio buscar o corpo do marido que foi levado para Canaã.

A arma usada pelos assaltantes, um revolver calibre 32, quatro munições intactas e uma deflagrada do mesmo calibre da arma, foi apresentada na Delegacia da Polícia Civil de Xinguara onde o caso está sendo apurado. 

Foto: Fonte: Roserval Ramos. Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MORTO VIVO

Lavrador descobre que está 'morto' há 30 anos ao tentar se aposentar
Morte foi declarada pela ex-mulher dele em 1983. A suspeita é que ela fraudou documento para receber pensão do INSS.

Apesar de toda a confusão o lavrador consegue achar engraçado o fato de estar 'morto'
Um lavrador que mora em Gurupi, no sul do Tocantins, descobriu que foi dado como morto em agosto de 1983, há pouco mais de 30 anos. Domingos Amorim, de 66 anos, descobriu o engano quando tentou se aposentar e precisou pedir a segunda via de uma certidão de casamento, no cartório em que foi registrado, em Bom Jardim, interior do Maranhão.

De acordo com a Defensoria Pública do Tocantins, a morte foi declarada pela ex-mulher do lavrador e ela pode ter recebido pensão pela sua suposta morte. Com a confusão, Amorim só vai começar a receber a aposentadoria quando a situação civil dele for reestabelecida.


Amorim mostra a certidão que declara sua 'morte'
Amorim conta que morou com a ex-mulher, Francisca da Silva Amorim, no município de Santa Inês, no Maranhão. Após o fim do relacionamento ele se mudou para o interior do Pará, onde foi trabalhar em um garimpo. O casal não registrou a separação e Amorim continuou legalmente casado com Francisca. A mulher morreu há cerca de três anos.

Quem descobriu a confusão foi a atual mulher do lavrador, Nilva Cardoso de Sousa, de 45 anos. “Ele ainda era registrado como casado. Por causa disso, o INSS pediu a certidão de óbito da primeira mulher ou a certidão de casamento dos dois. Como a gente só sabia o cartório que foi feito o registro dele, nós fomos atrás da certidão de casamento e descobrimos tudo”, explica Nilva.

Quando a segunda via do documento chegou, havia uma observação que o lavrador teria morrido em 20 de agosto de 1983, em Santa Luzia, no Maranhão. “Quando eu soube que a certidão me dava como morto eu não entendi nada. Eu vivo aqui e o documento falando que eu morri?”, questiona Amorim.

O problema já se arrasta há mais de um ano. O lavrador requereu a aposentadoria quando completou 65 anos, em junho de 2012. Sem saber o que fazer, ele procurou a Defensoria Pública do Tocantins. O órgão entrou com uma ação nesta quarta-feira (23) para pedir a anulação da certidão de óbito.

De acordo com um dos defensores públicos que acompanham o caso, José Alves Maciel, o INSS confirmou que Francisca recebia uma pensão que seria oriunda da morte do marido. 

Foto: Fonte: . Postador: Manancial de Carajás

NOVO LINHÃO

Problemas de energia no oeste do Pará serão discutidos em Brasília
Lideranças reúnem com o ministro de Minas e Energia nesta sexta (1º). Objetivo é antecipar a implantação do segundo linhão de alta tensão

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, recebe nesta sexta-feira (1º), às 10h, lideranças de municípios do oeste do Pará para discutir os problemas do setor energético na região, que vem sendo atingida constantemente com quedas e interrupções no fornecimento. A intenção é antecipar a implantação de um segundo linhão em alta tensão, do Xingu para Santarém.  O governador Simão Jatene foi convidado para o encontro, junto com deputados estaduais e federais, senadores e prefeitos e vereadores de municípios que vêm sofrendo com o problema.

“Vamos cobrar o nosso segundo linhão de energia em 230 KV, porque o que hoje chega a Santarém chega em 138 KV já está no limite e não atende mais as nossas necessidades. Por isso vive em constantes interrupções no fornecimento de energia, prejudicando toda a comunidade santarena. Nós vamos brigar para garantir esse projeto para o nosso município”, explica o prefeito de Santarém, Alexandre Von.

A caravana vai entregar ao ministro Edson Lobão um relatório sobre os prejuízos que a situação está causando aos consumidores, principalmente o setor produtivo, e as demandas para a solução, como rebaixamento do Linhão de Tucurui para fornecer energia também a municípios ainda não atendidos pelo sistema Tramoeste.

Foto: Divulgação. Fonte: G1 PA. Postador: Manancial de Carajás

ATITUDE SOCIAL

Dilma: Bolsa-Família é a porta de saída da miséria
Presidente Dilma afirmou nesta 4ª feira, que o Bolsa Família é um "programa simples"
 
Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, 30, que o programa Bolsa Família foi criado para ser não apenas a porta de saída da miséria, mas também a porta de entrada em um mundo com futuro e esperança. Em evento de celebração de 10 anos do programa de transferência de renda, Dilma disse que o Bolsa Família é um “programa simples” e que as tecnologias mais sofisticadas nascem de ideias simples.

“É assim que nascem as tecnologias mais sofisticadas, e o Bolsa Família é uma tecnologia sofisticada”, afirmou. Segundo ela, o programa funciona tão bem porque tem continuidade. Ela destacou que, sem tratá-lo de forma cuidadosa, não seria possível chegar aonde se chegou com o programa. “Mesmo tendo nascido ótimo, esta continuidade permitiu que ele fosse melhorado pelo empenho e criatividade de todos”, destacou.

A presidente disse que, após a introdução do programa Brasil Sem Miséria na sua gestão, o País tem um programa “Bolsa Família renovado”. Segundo ela, o novo programa adicionou melhorias ao conteúdo. “O Bolsa Família tem muitos êxitos e muitos resultados positivos. Ele consegue, conseguiu e conseguirá gerar mudanças na vida de cada um dos beneficiários e também com resultados coletivos”, afirmou.

A presidente disse considerar um “absurdo” determinar para o beneficiário do programa onde ele deveria gastar o dinheiro do Bolsa Família. “É justamente por isso que ele (o programa) não é esmola, ele é uma transferência de renda (…) para aquela parte da população que o Estado brasileiro (…) tem uma dívida”, destacou.

Em seu discurso, ela fez diversos elogios ao seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Dilma, que integrou grupos de resistência à ditadura militar, sua geração acreditava que as transformações “só eram possíveis com as armas”. “Com o senhor (Lula) aprendemos que a verdadeira transformação é feita unindo as nossas mãos às mãos dos nossos irmãos”, disse. “Descobrimos que a energia pacífica é a grande força motriz da história”, concluiu.

Foi assim, disse Dilma, que em uma década foi possível fazer com que 36 milhões de pessoas saíssem da miséria. “Em breve, vamos varrer a miséria absoluta do nosso território”, disse.

Foto e Fonte: AE. Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CRESCIMENTO

PMDB é o partido com maior número de prefeitos no Pará, no Brasil e no sul do Pará
Sigla elegeu mais de mil candidatos a cargos majoritários nas Eleições municipais

No sul do Pará são 12 prefeitos do PMDB
O PMDB é o partido que fez mais prefeitos nas Eleições municipais  de outubro do ano passado. A legenda, do vice-presidente da República, fez 1.041 gestores, das 5.568 prefeituras do país.

No Pará dos 23 partidos políticos que lançaram candidatos a prefeito, o PMDB foi o que somou maior número de votos, 795.584, e também o que elegeu o maior número de prefeitos. São mais de 40 gestores trabalhando em todo o Pará.

O PT foi o segundo partido mais votado para as prefeituras, com 671.318 votos e 27 prefeitos eleitos. O PSDB, que há quatro anos fora o segundo mais votado (perdendo apenas para o PMDB) e elegera o maior número de prefeitos (47), caiu para a quinta posição, com apenas 13 prefeitos eleitos.

Em terceiro lugar ficou o PTB, com 416.412 votos e 13 prefeitos. Em quarto lugar, entre os partidos mais votados, ficou o PR, com 373.831 votos e 15 prefeitos.

Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

AÇÃO DE GOVERNO

Saúde Pública de Xinguara atende vários municípios da região
e o mais incrível é que não recebe ajuda de nenhum

Xinguara tem sido parceira de outros municípios no que tange a saúde pública. Pacientes de várias cidades da região procuram se tratar em Xinguara, pois o município oferece vários serviços de especialidades médicas como Cardiologista diariamente, Cirurgião toda semana, Psiquiatra, Neurologista, médicos que fazem Endoscopia, Ginecologista Obstetra e Ortopedista. Por exemplo, de janeiro até setembro ultimo foram 1940 atendimentos para outros municípios. Só de Água Azul do Norte foram atendidas 1874 pessoas.

Diante de tantos problemas a saúde pública de Xinguara tem sido fundamental no atendimento da demanda local e também no atendimento de pessoas vindas de outras cidades. Pacientes de Sapucaia, Água Azul do Norte e Rio Maria, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Tucumã são atendidos em Xinguara, mais o município não recebe ajuda de nenhum dos prefeitos.

Xinguar a banca sozinha as despesas da área de saúde, pois não recebe ajuda de nenhum município, nem do governo do Estado e nem do Governo Federal. Aliás, desde a inauguração da UPA após quatro meses agora que o governo federal enviou a primeira parcela. Mesmo assim a saúde pública de Xinguara está avançando.

No município são 10 unidades de saúde funcionando. Sete na zona urbana e três na zona rural. Em todo o município são oito médicos atendendo nessas unidades, com média de 300 atendimentos diários, por unidade.
Secretária de Saúde, Ana Maria
O prefeito Osvaldinho Assunção (PMDB) e a secretária de Saúde, Ana Maria Guimarães, têm a preocupação de oferecer atendimento de qualidade para a população. “É um desafio que está sendo vencido pela estratégia de nosso governo que busca cada dia melhorar o atendimento para todos (as)”, diz o prefeito Osvaldinho.

Superação – O governo de Osvaldinho Assunção iniciou enfrentando problemas nessa área, principalmente para por em ordem o atendimento na UPA que foi entregue em situação critica.

Mesmo com tantos problemas, o governo do PMDB em Xinguara já inaugurou três postos de Saúde ampliados. Em breve serão inaugurados o PSF Centro e o PSF do setor Mariazinha além da Academia de Saúde no Marajoara 2. Nessa mesma linha de superação o governo vai começar em breve a construção do PSF do distrito Rio Vermelho. 

Foto/Texto e Postagem:  Manancial de Carajás

TRÂNSITO MORTAL

PA: Colisão entre veículos mata duas pessoas na BR-316
Veículo ficou totalmente destruído
Duas pessoas morreram em um acidente na BR-316 na manhã de terça-feira (29).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro dirigido pelo médico Paulo Guilherme Gurjão de Carvalho colidiu com um caminhão na rodovia, entre os municípios de Santa Maria do Pará e Capanema, no nordeste do estado. Com o impacto, o motorista não resistiu e morreu na hora. A esposa do médico, Antônia Francisca Raika Loru de Oliveira, estava no banco do carona, e também não resistiu aos ferimentos.

A frente do caminhão totalmente destruída
De acordo com a PRF o acidente ocorreu por volta de 6 horas desta terça (29). Ainda de acordo com a polícia, o caminhão vinha no sentido Belém-Capanema e o motorista do carro teria tentado fazer uma ultrapassagem perigosa na rodovia quando se chocou com o caminhão.

Os corpos das vitimas já foram encaminhados para perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal.

Foto e Fonte: G1/PA. Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 29 de outubro de 2013

COBRANÇA

Senador cobra ramais para a ferrovia Norte/Sul
Jader Barbalho cobra do governo federal ramais da ferrovia no Pará

Um requerimento de autoria do senador Jader Barbalho (PMDB/PA), encaminhado à mesa diretora do Senado com enquadramento constitucional, pretende obrigar o governo a incluir, já no edital de concessão da Norte/Sul, a construção de dois ramais em território paraense. Um desses ramais deverá ligar a ferrovia a um terminal em Paragominas e o outro ao município de Curuçá, onde será futuramente construído o Porto Marítimo do Espadarte.

O requerimento de Jader, direcionado ao ministro dos Transportes, César Borges, contempla pedido de informações sobre o edital do processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário federal que liga Açailândia, no Maranhão, ao porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), a partir do modelo de concessão previsto para as ferrovias dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL).

O pedido do senador se justifica pelo fato de haver sido incluída essa ligação ferroviária no Programa Nacional de Desestatização (PND). Lembrou Jader Barbalho que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a executora do processo, que se encontra presentemente submetido à análise e aprovação do Tribunal de Contas da União.

Postador: Manancial de Carajás

MÁQUINAS EM TROCA DE VOTOS

Governo do Estado joga sujo em Palestina do Pará está no jornal opinião desta terça-feira

Governo do Estado estaria cometendo abuso de poder político, para beneficiar candidato do PSDB

A exatamente uma semana da eleição suplementar em Palestina do Pará, confirmada para este domingo, dia 3, o governo do Estado entrou em ação para apoiar o candidato do PSDB, Adeuvaldo Pereira de Souza. Máquinas contratadas pelo governo chegaram a Palestina, iniciando asfaltamento e abertura de ruas, o que pode caracterizar abuso de poder político.

Por entender que se trata de crime eleitoral, a coligação que defende a candidatura de Valciney Ferreira Gomes (PMDB) ingressou com uma Ação Cautelar de Busca e Apreensão do maquinário, assim como Pedido de Concessão Liminar e Pedido de Providências.

O documento deu entrada às 16h59 desta segunda e deve ser analisado ainda nesta terça-feira (29) pelo juiz Luciano Mendes Scaliza.


Após receber a denúncia do uso de máquinas públicas para desfavorecer o pleito eleitoral, uma equipe da RBATV foi até o local para conferir o que estava ocorrendo, mas pessoas ligadas ao governo do Estado hostilizaram os profissionais de Imprensa, que tiveram de deixar a cidade, temendo por sua integridade física.

O jornal tentou conversar com o candidato Adeuvaldo Souza e com algum representante da empresa contratada para fazer os serviços de asfalto e terraplanagem, mas ninguém quis falar sobre o assunto.

NOVA ELEIÇÃO – O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) decidiu que a eleição suplementar para escolha de prefeito e vice em Palestina do Pará será realizada porque a Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura da prefeita eleita Maria Ribeiro por prática de condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e ela teve mais de 50% dos votos válidos.

Em fevereiro a Justiça Eleitoral de São João do Araguaia (comarca à qual pertence Palestina) afastou Maria Ribeiro do cargo. A prefeita tucana foi reeleita com 2.338 votos (50,47%) pela Coligação “A vez do Povo Continua”.

O juiz Luciano Mendes Scaliza, da 57ª Zona Eleitoral, julgou procedente a representação eleitoral formulada pela Coligação Majoritária “Palestina de volta ao Progresso” formada por PMDB, PT, PTB, PRP e PCdoB, contra a prefeita e reconheceu a prática de Condutas Vedadas aos agentes públicos em Campanhas eleitorais e captação ilícita de sufrágio, previstas, respectivamente, no par. 10º do art. 73, e do art. 41-A (duas vezes), todos da Lei 9.504/97, e, forte no caput do citado art. 41-A e no par. 5º do art. 73, também da lei das eleições.

Em sua sentença, o juiz, afirma ainda que, “para fins de incidência do art. 224 do Código Eleitoral, certifique-se nos autos o percentual de votos válidos obtidos pelas candidatas cujos diplomas foram cassados.

Após a diligência, se superado o percentual de nulidade superior a 50% dos votos válidos, oficie-se ao E. Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, informando sobre a presente decisão e para que adote as providências que entender cabíveis”.

Maria Ribeiro da Silva e sua vice Maria Liduína Pantoja recorreram da decisão, mas o TRE-PA manteve a decisão do magistrado local.

Foto e Fonte: Opinião. Postador: Manancial de Carajás

NOVOS MÉDICOS

Mais Médicos traz 71 cubanos ao Pará

Mais de 71 profissionais  cubanos chegaram ao Pará na noite da última segunda-feira (28), para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. No último domingo (27), outros 71 profissionais já haviam desembarcado no Estado, totalizando 142 médicos que irão atuar em 58 municípios e três distritos sanitários especiais indígenas.

A vinda dos médicos para o Estado, segundo o programa, tem o objetivo de melhorar o atendimento de atenção primária nos municípios identificados como os que menos possuem profissionais da área da saúde. Durante a primeira fase, o Pará foi contemplado com 62 cubanos, um brasileiro formado na Argentina e 49 brasileiros formados no Brasil, mas apenas 25 brasileiros permaneceram no Pará.

Após o desembarque, os médicos estrangeiros seguiram para Ananindeua, onde permanecerão até segunda-feira (31) participando de uma programação de acolhimento. Serão apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e controle social.

Foto: Divulgação. Fonte: DOL. Postador: Manancial de Carajás

CEMITÉRIO/MOTEL

Coveiro luta para cemitério não virar local de farras sexuais

O coveiro do cemitério de Xinguara, conhecido popularmente como Raimundo Coveiro, procurou a delegacia da cidade para dizer que está sendo perseguido por não permitir que o cemitério vire local de prática sexual por parte de vândalos. 

Ele contou que constantemente pessoas procuram o cemitério para praticar farras sexuais, principalmente por parte de casais femininos homefetivos. “Elas chegam ao cemitério no maior desrespeito do mundo e querem que eu permita esse tipo de safadeza, é certo uma coisa dessa num lugar santo?”, perguntou o Coveiro, afirmando ainda que para manter a ordem no local, já chegou a travar luta corporal com invasores.

Foto: Fonte: Blog do Edmar  Brito. Postador: Manancial de Carajás

DESTAQUE INDUSTRIAL

Vice-Presidente da República, Michel Temer apresenta produção de Cacau de Tucumã

 e Dirigentes da Sagri participam do Salão Internacional do Chocolate em Paris, França.

Michel Temer integra a missão comercial
 da Produção de Cacau
(Agência Pará de Notícias / Dede Mesquita/ Sagri)   O secretário Estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, e a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, viajam nesta segunda-feira, 28, para a França, onde participam do Salão Internacional do Chocolate de Paris, que acontece de 30 de outubro a 3 de novembro.

Na comitiva paraense também estarão dirigentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira e produtores paraenses de caca

O maior evento mundial sobre o tema chocolate recebe mais de dois milhões de visitantes de vários países. O Brasil, que participa pela quinta vez da programação, desponta como importante produtor de cacau, com destaque para Bahia e Pará, que detêm a maior produção brasileira.

Reportagem da TV Globo destaca a
produção de Cacau em Tucumã
 Pela qualidade do cacau e seu potencial produtivo, o Brasil vem se destacando como destino de produtores, fabricantes de chocolate e investidores internacionais. 

O Pará, segundo maior produtor de cacau do País, com 80 mil toneladas, trabalha para superar nos próximos cinco anos a Bahia, que permanece em primeiro lugar no ranking da cacauicultura brasileira, mas importa o cacau paraense pela qualidade superior do produto.

No estande do Pará, os visitantes poderão conhecer a produção de chocolates feita no estado, conferir vídeos sobre turismo gastronômico paraense, além de ter contato com as amêndoas de cacau produzidas em Mocajuba, no Baixo Tocantins; Tomé-açu, no nordeste do estado, e em Tucumã.

Viagem - Eliana Zacca segue de Paris para a Alemanha, onde permanece de 3 a 7 de novembro, para participar de reuniões na Universidade Rural Weihenstephan, localizada na região da Baviera, onde vai discutir um acordo de cooperação técnica entre aquela instituição e o governo do Pará. O objetivo é a execução do projeto piloto do novo modelo de gestão da defesa agropecuária no Estado.

O programa da secretária adjunta no exterior termina na China, onde fica até o dia 20 de novembro, por conta do Seminário Agroinvest Brasil 2013, em Xangai. Eliana vai integrar a missão comercial chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que vai em busca de oportunidades de negócios e para estreitar relações comerciais entre empresários do agronegócio brasileiro e investidores chineses.

Foto: Divulgação. Texto: Agência Pará. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...