sexta-feira, 8 de março de 2013


Sicredi está mais próximo de se instalar em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Alfredo Soffa, presidente da Aciapa
Pela segunda vez os diretores do Banco Sicredi de Redenção estiveram reunidos com empresários de Xinguara, objetivando a instalação de uma agência do banco na cidade. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (7), às 19 horas,  no auditório do Senar, no Parque de Exposições.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (Aciapa), Alfredo Sofa, explicou que na semana que vem os empresários vão se reunir para formar a comissão de fomento da entidade, e será essa comissão que irá definir as reais possibilidades da vinda do Sicredi para Xinguara.
SÃO FÉLIX DO XINGU 

MP participa do julgamento do mandante de três crimes de homicídio

Texto: PJ São Félix do Xingu - Revisão/ edição: Assessoria de imprensa – Postado por Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

O Ministério Público do Pará por meio do promotor de justiça titular da Comarca do município de São Félix do Xingu, Alan Pierre Chaves Rocha obteve condenação em 54 anos de reclusão do mandante de três crimes de homicídio ocorrido em 2007, no Distrito Xadá.

O condenado, segundo informações processuais, era proprietário de uma fazenda na região e mantinha um relacionamento de união estável com uma das vítimas. Insatisfeita com a relação à vítima pretendia se separar do acusado e partilhar o bem comum do casal.

Com a finalidade de não partilhar os bens do casal, o acusado contratou três pistoleiros para execução do serviço, tendo este matado, na ocasião, a esposa do acusado, a filha desta e a neta de apenas dois anos de idade, todas com tiros de arma de fogo na cabeça, em típico comportamento de execução.

Na época, um dos executores foi morto pela população, o outro ficou foragido até a presente data e o terceiro, embora preso, teve seu processo desmembrado em plenário, para ser julgado em outra sentada do Tribunal do Júri Popular.

Ao condenado foi negado o direito de recorrer em liberdade e determinado o regime inicial de cumprimento de pena em regime fechado, somente podendo progredir o regime depois de cumprido dois quintos da pena.
 
Texto: PJ São Félix do Xingu - Revisão/ edição: Assessoria de imprensaPostado por Manancial de Carajás  

Com a finalidade de instruir inquérito civil que apura a legitimidade do processo de lavra na região, as políticas sociais direcionadas a cidade, e política de royalties, o promotor de justiça de São Félix do Xingu Alan Pierre Chaves Rocha realizou inspeção na mineradora Vale S/A em conjunto com representantes do município.

Na inspeção foram visitadas as minas em operação de onde é extraído o minério, que se encontra integralmente localizado na cidade de São Félix do Xingu e processado na cidade de Ourilândia. O promotor também visitou as quatro torres de telefonia móvel e o payol recém construído da empresa, onde ficarão estocados os explosivos utilizados nas minas.

Paralelamente, no bojo do inquérito civil, o Departamento Nacional de produção mineral foi oficiado para repassar informações quanto ao passivo ambiental da empresa na cidade e a existência de dívidas de natureza tributária ou outras oriundas da extração do minério da região.

Durante a inspeção, o Ministério Público foi acompanhado por um fiscal de tributos do município, um topógrafo - com a finalidade de identificar o marco divisório entre São Félix do Xingu e Ourilândia-, Secretário de administração do município, no qual foi dado o prazo de cinco dias para emissão de um relatório técnico da inspeção a ser juntado nos autos do inquérito civil.
 
SÃO FÉLIX DO XINGU- PA
Carga de cerveja é roubada em São Félix do Xingu

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Otavio Araujo

Um caminhão carregado de cerveja, pertencente a uma distribuidora, foi tomado de assalto por volta das 15 horas, de terça-feira (5), na PA-279, próximo a São Félix do Xingu.

Os três funcionários da empresa foram rendidos por quatro elementos que estavam armados de pistola e revólver. Os funcionários do caminhão foram amarrados dentro do mato, e enquanto dois ficaram vigiando outros dois fugiram com caminhão. Horas depois os dois elementos retornaram com o caminhão, porém sem a carga. O prejuízo está estimado em R$ 33 mil.

TUCMÃ – PA

Prefeito Adelar Pelegrini (PMDB) homenageia as mulheres de Tucumã no Dia internacional da Mulher

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior

Neste dia 08 de março celebramos a força que a Mulher sempre exerceu na sociedade, força que resultou em mudanças significativas na história da humanidade.
Nesta data quero manifestar o meu respeito e admiração a todas as mulheres, guerreiras, empreendedoras solidárias e fraternas.

Pois é graças a você, que o amor e o respeito entre as pessoas resistem às mudanças e à degradação dos valores morais.

A Mulher sempre foi o escudo e o esteio da família e da sociedade. Por isso, rendemos nossa gratidão e homenagem, com uma prece ao Pai Celestial, para que sempre a proteja e a conserve com a paz e felicidade que tanto merece.

Abraços!!!

Adelar Pelegrini
Prefeito Municipal de Tucumã
Estado do Pará.

Pau D’Arco - Pará

Prefeito Cavalcanti vence também no Supremo

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Dinho Santos

Prefeito Maurício Cavalcante (PMDB)
O prefeito de Pau D’Arco, Maurício Cavalcanti (PMDB), comemora mais uma vitória política. Desta feita a vitória foi no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília que julgou improcedente o recurso do ex-prefeito Luciano Guedes (PDT), que tinha a intenção de impedir o registro de candidatura do prefeito eleito.

A decisão do Supremo Tribunal foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (05), acabando de vez com as pretensões da oposição que ainda alimentava esperança de que a decisão seria favorável a “Coligação Pau D'Arco não Pode Parar” que tinha como candidato o ex-prefeito Guedes.

As denúncias contra Maurício Cavalcanti já haviam sido julgadas como falsas, caluniosas e improcedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Redenção e também pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará e, na última terça-feira (5), a decisão vitoriosa aconteceu no Supremo, em Brasília.

 As denúncias do grupo de oposição foram consideradas como falsas e nulas em todas as Estâncias e agora não cabe mais recurso.
Prefeito eleito de Agua Azul e SEDUC fazem planos de melhoria para a educação

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de José Lourenço

Prefeito eleito José Lourenço e Dr. Claudio
O prefeito eleito de Água Azul do Norte, José Lourenço (PSB), se reuniu recentemente com o Secretario Estadual de Educação, Dr. Cláudio Cavalcanti. O encontro foi na Secretaria de Educação, em Belém e na oportunidade, ambos discutiram planos de melhoria para o setor educacional do município.

Dentre as reivindicações feitas pelo prefeito eleito José Lourenço, está a construção da nova escola estadual na cidade de Agua Azul do Norte e a elaboração do plano estadual de avaliação do ensino estadual. 
"Este um projeto novo, com participação de empresas internacionais, Ongs e a doação de material permanente para o setor", explica Zé Lourenço.
Conforme Lourenço, o encontro foi dos mais proveitosos.

Pastor acusado de racismo é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos

Indicação do deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) não caiu no agrado de parte da população

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito na manhã desta quinta-feira (7) presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara com 11 votos dos 18 possíveis. Com quórum de 12 votantes, apenas um deputado votou em branco.
“Eu poderia fazer um milhão de insinuações, mas não vou fazer. O trabalho que faremos aqui na comissão vai mostrar isso”, disse Feliciano ao ser empossado.

A indicação de Feliciano é atribuída a uma articulação do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), integrante da bancada evangélica, e a um acordo de bancadas da Casa –que decidiram dar ao partido dele a presidência da comissão.

Na avaliação da cúpula petista na Casa, não é prevista para este ano a tramitação de projetos prioritários na comissão. Com vistas a 2014, a interpretação é que o custo político de endossar matérias polêmicas seria muito grande.

Representantes de PT, PSOL e PSB deixaram a reunião antes mesmo de a votação ser convocada. Pouco mais de uma hora depois de iniciada a sessão, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), agora ex-presidente da comissão, renunciou ao cargo e abandonou a reunião.

Quem assumiu a comissão e conduziu a eleição foi o deputado João Campos (PSDB-GO), líder da frente parlamentar evangélica. Diante de uma bancada majoritariamente evangélica, agradeceu a Deus por terem chegado a um “bom termo”. “Agradeço a oportunidade de participar de uma ocasião de importância democrática”, disse.
Foi eleita também à vice-presidência da comissão a deputada Antônia Lúcia (PSC -AC), também integrante da bancada evangélica.

BATE-BOCA
Candidato único, Feliciano enfrenta a resistência de grupos de defesa de minorias -que o consideram “racista” e “homofóbico”.
Em 2011, Feliciano declarou que os “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”. Depois, disse que foi mal compreendido: “Minha família tem matriz africana, não sou racista”.
O pastor diz que não é homofóbico, mas afirma ser contra o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo.

Durante a sessão de hoje, foi restrito o acesso de manifestantes ao plenário da comissão. Corredores da Câmara foram fechados e apenas assessores e a imprensa tiveram acesso ao local.

Mesmo assim, houve tumulto. Diante de gritos de “homofóbico”, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) gritou “vão para o zoológico” e classificou os manifestantes de “baderneiros”.

Em plenário, a troca de acusações também levou a momentos de tensão entre os parlamentares. O deputado Takayama (PSC-PR) disse que quem tentava impedir a votação em Feliciano era “cristofóbico”. “Amamos o pecador, não amamos a prática das coisas erradas. Por exemplo, se um indivíduo quiser amar a vaca dele…”, disse.
O deputado Jean Wyllys retrucou: “Nós amamos os cristãos, mas detestamos a exploração comercial da fé”.

Dutra, por sua vez, apontando o dedo aos presentes, disse que a comissão virou uma “farsa” e uma “ditadura”. “A comissão é dos ciganos, das lésbicas, das prostitutas, dos evangélicos e dos católicos. Espero que a próxima Mesa compreenda que a comissão não é partidária.”

O presidente eleito disse, no entanto, não acreditar que eventos como esse possam se repetir ao longo do ano. “O trabalho que nós vamos executar aqui vai mostrar ao povo brasileiro.”

REAÇÕES
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) articula na Câmara, junto com petistas e socialistas, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Dignidade Humana e Contra a Violação de Direitos.

Segundo ele, a ideia é fazer um contraponto à atuação da Comissão de Direitos Humanos da Casa, que, segundo sua avaliação, “será uma comissão dos valores religiosos, do fundamentalismo e da higienização da raça”.

Abaixo-assinado na internet já reúne mais de 70 mil signatários contra a eleição do deputado. “O pastor Marcos Feliciano claramente não está alinhado à defesa dos direitos humanos e sua eleição como presidente da comissão indica a falta de comprometimento dos parlamentares com essa agenda”, disse Pedro Abramovay, diretor da Avaaz, organização internacional de ativistas.


segunda-feira, 4 de março de 2013


Forbes lista Silvio Santos e Edir Macedo como os mais novos bilionários do Brasil e do mundo

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da UOUL Economia

A Forbes divulgou hoje (04) o seu ranking anual de bilionários e listou como o maior perdedor de 2012 o brasileiro Eike Batista, que despencou do 7º homem mais rico do mundo, em 2011, para o 100º em 2012.

Na lista da Forbes duas novidades: o apresentador Silvio Santos, com uma fortuna calculada em US$ 1,3 bilhão, estreia na lista de bilionários do mundo na 1.107ª posição e o bispo Edir Macedo, com fortuna de US$ 1,1 bilhão, estreia como o 1.268º homem mais rico do mundo e o líder evangélico mais rico do Brasil.

A Forbes confirma a projeção diária da Bloomberg que coloca o empresário Jorge Paulo Lemann, como o homem mais rico do Brasil e o 33º mais rico do mundo.

A liderança mundial continua com o mexicano Carlos Slim (US$ 73 bilhões) seguido pelo norte-americano Bill Gates (US$ 67 bilhões) e pelo espanhol Amancio Ortega (US$ 57 bilhões).

Leia...... MAIS

Prefeituras paraenses perdem mais de R$ 330 milhões

Educação no interior do Pará depende quase que somente de verbas federais


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Diário do Pará

Educação no interior do Pará depende quase que somente de verbas federais
Educação no interior do Pará depende quase que somente de verbas federais
Depois que o Governo Federalanunciou que não irá repor perdas com o Fundeb, o clima é de preocupação entre as prefeituras que perderam quase R$ 1 bilhão em recursos do fundo. Só no Pará foram mais de R$ 330 milhões. Além do Pará, outros seis estados foram afetados pela medida: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí.

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) aguarda uma solução do Ministério da Educação, caso contrário, pretende recorrer a medidas judiciais para exigir que o MEC cumpra o que foi estabelecido anteriormente. Muitos gestores não estão conseguindo honrar com seus compromissos, já que os gestores que saíram deixaram dívidas empenhadas para os que assumiram pagarem.

Iran Lima, diretor financeiro da Famep lembra que o governo federal criou o problema e precisa resolvê-lo. “É inconcebível que o governo chegue ao final do exercício e, a pretexto de recálculo, reduza o valor per capta por aluno, estabelecido no ano anterior. Trabalhamos complanejamento, pagamento de salários e melhoria da infraestrutura nas escolas. Não podemos aceitar que o MEC venha agora afirmando que nada do que disse vale mais”, criticou

Dilma e Lula elogiam parceria com PMDB, mas não garantem Temer na chapa em 2014

Presidente Dilma Rousseff, ao lado do vice-presidente Michel Temer, durante convenção Nacional do PMDB, em Brasilia


Dilma e Temer
Dilma e Temer

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de O Globo

Em seu discurso na convenção do PMDB, neste sábado, a presidente Dilma Rousseff não derrubou as especulações sobre a substituição do vice Michel Temer pelo presidente do PSB, governador Eduardo Campos, contrariando as expectativas do partido aliado. Ela elogiou muito a parceria e demonstrou que pretende manter a parceria PT/PMDB, mas não fez qualquer referência a chapa de 2014.

Em carta lida pelo presidente do PT, Rui Falcão, o ex-presidente Lula repetiu o tom da entrevista dada na véspera em Fortaleza: exalta a importância da parceria com o PMDB, mas deixa a porta aberta em relação à chapa de reeleição da presidente Dilma. Segundo ele, caberá a presidente decidir quem será o vice.

Para a claque que interrompeu Dilma várias vezes para entoar cantos de apoio a Temer, Sarney e outros caciques do partido, a presidente agradeceu a parceria do vice, a quem chamou de “excepcional negociador”. Apesar dos inúmeros elogios, ela não disse com todas as letras que Temer não será substituído em sua campanha para reeleição.

- Esta convenção ofereceu uma oportunidade extraordinária para celebrar essa parceria solidária, produtiva e que sem dúvida alguma terá uma longa vida – assegurou Dilma.

Ela aproveitou o evento para fazer uma defesa veemente ao modelo de alianças partidárias que seu governo adotou. Dilma creditou todas as conquistas que obteve como presidente – citou por exemplo o fato de que 22 milhões de pessoas deixaram a extrema pobreza desde que assumiu o poder – à parceria que mantém com o PMDB.

Na carta lida por Falcão, Lula reforçou a importância da parceria do PMDB com o governo federal. A mensagem, dada na convenção nacional do PMDB ques está sendo realizada neste sábado teve a intenção de afastar especulações de que os petistas pudessem abandonar Michel Temer, mas 
isso não foi explicitado.

- No meu governo o PMDB deu contribuição fundamental, no da presidenta Dilma estreitamos ainda mais. Michel tem cumrpido papel significativo. Um partido que ostenta em sua história este leque de dirigentes, lado a lado com Dilma, haveremos de garantir um futuro melhor para o povo brasileiro – disse Lula em sua carta, citando ícones do partido aliado, como Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Barbosa Lima Sobrinho e Marcos Freire.

Encarregado de levar a mensagem do ex-presidente, Rui Falcão também aproveitou para registrar publicamente que o PT não planeja tirar o PMDB da chapa de Dilma em 2014.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...