sábado, 10 de maio de 2014

JATENE VEIO

Microempreendedores recebem crédito em Xinguara

O governador Simão Jatene entregou recursos do CredCidadão e assinou ordens de serviços de asfaltamento e urbanização de avenidas do município

O governador Simão Jatene chegou por volta de 13h desta sexta-feira (9) ao Centro de Convivência de Xinguara, para entregar recursos do CredCidadão, assinar ordens de serviços de asfaltamento e urbanização de avenidas do município e também de vias das cidades vizinhas de Ourilândia do Norte e Floresta do Araguaia.

Xinguara preparou uma recepção festiva para o governador. No Centro de Convivência, ele foi recepcionado com as apresentações do Grupo de Danças da Melhor Idade e pelas crianças e adolescentes do Serviço Municipal de Convivência. As apresentações emocionaram o governador e o vice-governador Helenilson Pontes, que já estava na cidade, onde entregou recursos do Cheque Moradia.

Simão Jatene liberou, nesta visita, cerca de R$ 140 mil do CredCidadão em benefício de 50 famílias. Foram contempladas seis associações de produtores rurais, feirantes, além de dezenas de mototaxistas. 

Os recursos serão utilizados em pequenos empreendimentos, como montagem de confecções, venda de cosméticos, abertura de bares, lanchonetes e lavajatos.


Foto e Fonte: Agência Pará. Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 9 de maio de 2014

GREVE DOS PROFESSORES

Prefeitura de Xinguara tem 10 dias para atender o Ministério Público

Greve dos professores é considerada “flagrante abusivo” e MP sugere ao Executivo as seguintes medidas. 
Que sejam identificados os professores e profissionais da educação que, a pretexto de participar do movimento grevista flagrantemente abusivo, se ausentaram de seus postos de trabalho, devendo-se adotar providencia urgente para efetuar o corte de ponto, bem como, o desconto da remuneração pelos dias parados.

Que sejam apuradas, em sede de procedimento administrativo próprio, assegurando-se a ampla defesa e o contraditório, as condutas de abandono do cargo, aplicando-se as sanções cabíveis nos termos do art. 112, XXI da Lei Municipal 483/01 (Regime Jurídico Único dos Servidores Civis).

Que sejam adotadas as providências cabíveis no sentido de viabilizara substituição dos professores faltosos, seja suspendendo-se em caráter emergencial, férias ou licenças de professores do quadro, seja contratando-se temporariamente profissionais para atender esta situação excepcional.

As medidas adotadas deverão ser tomadas no prazo de dez dias.

Postador: Manancial de Carajás

CASO DE POLÍCIA

Greve dos professores em Xinguara virou caso de Polícia
                                                   
Sede do SINTEPP, em Xinguara 
A assembleia do SINTEP, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, que aconteceu nessa quinta-feira (08), na sede do SINTEPP, por pouco não terminou em agressão física entre os profissionais que estão em greve e os que não aderiram o movimento grevista. O tumulto começou depois que a mesa diretora da assembleia anunciou que os professores que estavam trabalhando normalmente, não teriam direito a voto sobre a pauta, que era a contra proposta do governo municipal.

O caso foi parar na delegacia de Polícia Civil da cidade. Aproximadamente 20 professores acompanhados pelo secretario municipal de educação, Vilmones da Silava, se dirigiram até a delegacia para comunicar o fato à autoridade policial. O, B.O boletim de ocorrência foi registrado pela professora Thatiana de Oliveira Silva Júlio.

Acompanhe o relato de Thatiana de Oliveira no B.O:

Eu e outros vários profissionais da educação, estávamos na sede do SINTEPP, na condição de filiados ao Sindicato, para participar de uma Assembleia Geral convocada pelo coordenador do SINTEPP, Janesley de Siqueira, para o dia de hoje as 13:30h, cujo a pauta era a contra proposta do governo municipal em relação a greve dos professore e a campanha salarial da categoria. Ocasião em que solicitei a mesa diretora da Assembleia, que fosse colocada em pauta a votação da contra proposta feita pelo governo, porem a mesa diretora afirmou que nem eu e os outros profissionais que não aderiram a greve não teriam direito a votarem na Assembleia. Disse que na condição de afiliados ao Sindicato, teríamos sim o direto de votar, por que ninguém é obrigado a aderir a greve, podendo tranquilamente continuar suas atividades funcionais e mesmo assim participar das Assembleias do Sindicato. Todos os profissionais da educação, não grevistas, se sentiram preteridos e prejudicados em suas condições de filiados, pois foram obrigados diante de vaias e outro comportamentos agressivos a se retirarem da Assembleia sem poderem participar das decisões. Por esses motivos juntamente com meus colegas vamos representar junto ao Ministério Público, para solicitar quaisquer deliberações toma nesta Assembleia do SINTEPP. Declaração de Thatiana de Oliveira Silva Júlio.

Nossa equipe tentou falar por telefone com o coordenador do SINTEPP, Janesley de Siqueira, na intenção de ouvirmos a versão do Sindicato, mas fomos atendidos por sua esposa, deixamos recado para que ele nos retornasse a ligação, mas até o fechamento dessa matéria não tivemos nem um retorno.

Foto e Fonte: Roserval Ramos. Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NA CADEIA

Cícero Gomes Feitosa de Xinguara foi preso em São Félix do Xingu

Cícero e o delegado Lenildo Mendes
O velho conhecido da Polícia por praticar estupro na região Sul do Estado do Pará Cícero Gomes de Feitosa, mais uma vez está atrás das grades, desta vez o criminoso foi preso pela Policia Civil de São Félix do Xingu na última quarta-feira 07 de maio. A prisão do famoso estuprador da atualidade se deu depois que uma vitima que ele estuprou recentemente em São Félix do Xingu, registrou uma ocorrência na delegacia da Polícia Civil em Xinguara.

O delegado Dr. Luiz Antônio que estava de plantão, disse que a vitima reconheceu o acusado através de fotografia como sendo o homem que abusou sexualmente dela, em seu depoimento contou que Cícero fez barbaridades com ela. Luiz Antônio falou a nossa reportagem, que após tomar conhecimento do fato, imediatamente começou tomar as providencia.

Uma das primeiras coisas que o delegado fez, foi comunicar o fato ao seu colega Dr. Lenildo Mendes, delgado de São Félix. Dr. Lenildo começou a diligenciar no intuito de capturar Cícero, que acabou preso na quarta-feira. Na entrevista o delgado Luiz Antônio garantiu que o temido Cícero Gomes de Almeida vai direto para o presidio de Redenção, onde vai ficar a disposição da Justiça. Dessa vez a transferência será com cautela para que ele não possa aprontar qualquer tipo de surpresa.

É bom lembrar que no final do ano passado, Cícero foi preso em Canaã dos Carajás acusado de pelo menos seis crimes de estupro, seis mulheres vitimam do estuprador o reconheceram no momento de sua prisão, como sendo o homem que violentaram.

Por determinação da justiça, na época, Cícero Gomes foi transferido para a cidade de Marabá, por se tratar de um preso provisório e por falta de vaga na prisão, o acusado não foi aceito. Na ocasião a Polícia retornava com Cícero para Canaã, quando saiam de Marabá Cícero acabou fugindo algemado após ter se jogado da carroceria da viatura da Policia.

Os policiais que conduziam o preso pediram reforço policial, mesmo assim não conseguiram recapturar o estuprador. Desde então Cícero passou a ser um foragido da Justiça. 

Foto e Fonte: Roserval Ramos. Postador: Manancial de Carajás

GOVERNO E POVO

Xinguara/ Prefeito e vice- governador participam de entrevista a emissora de Rádio

O prefeito de Xinguara Osvaldinho Assunção participou na manha desta quinta-feira (08) de maio, de uma rodada de entrevista no programa Bom dia Cidade com o apresentador Gerald Macedo na rádio União FM.

O prefeito estava acompanhado do vice-governador do estado do Pará, Helenilson Pontes, do deputado Wandenkolk e do ex- Secretario Estadual de Obras, Joaquim Passarinho.

Durante a entrevista todos deram os parabéns para Xinguara pelos 32 anos de emancipação política- administrativa, e falaram sobre as ações do governo do estado no município. Entre os quais estão 21 km de asfalto que o município foi contemplado com a parceria entre administração municipal e estadual.

O vice- governador vai participar da abertura da festa em comemoração ao 32º aniversario de Xinguara nesta sexta-feira (09) de maio. Está prevista também a presença do governador Simão Jatene na abertura do evento. 

Foto e Fonte: Luiz Pereira. Postador: Manancial de Carajás

MAIS VISIBILIDADE

Xinguara/ Avenidas ganham nova iluminação


A Prefeitura Municipal de Xinguara iniciou esta semana a troca da iluminação pública de duas importantes avenidas da cidade, Antônio Pedroso e Francisco Caldeira Castelo Branco.

De acordo com chefe de iluminação pública do município, Sr. Odílio, vai ser trocada todas as luminárias velhas, por lâmpada nova de 3 metros e 250 wats com luz amarela.

A troca das lâmpadas, segundo Odílio, será do trecho da creche no bairro Tanaka virando na Francisco C. C. Branco ate no bairro do Itamaraty na localidade da prainha. 

O trecho restante da Avenida Antônio pedroso, pegando da Francisco C. C. Branco ate a BR 155 será trocada em outra oportunidade e com outro tipo de iluminação, foi o que garantiu Odílio. 

Foto e Fonte: Luiz Pereira. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...