sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PF se prepara para prender condenados do mensalão

Publicidade
FERNANDO MELLO
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

Ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão
Equipes da Polícia Federal estão a postos para cumprir a ordem de prisão dos condenados no mensalão, diante da possibilidade de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, acatar o pedido da Procuradoria-Geral da República em executar a pena imediatamente.

A Folha apurou que agentes do setor de inteligência da PF já estão mapeando a localização dos réus.
Decisão sobre prisões do mensalão sai amanhã, diz presidente do STF
Procuradoria tem obrigação de investigar depoimento de Valério, diz Barbosa
Maia não descarta oferecer abrigo a deputados condenados para evitar prisão
Saiba quem são os réus condenados e suas penas
Retrospectiva: Veja principais momentos do julgamento do mensalão
 
A medida é necessária porque muitos podem estar viajando. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, por exemplo, estaria em uma praia no Nordeste, segundo pessoas próximas. Também houve determinação para que equipes de plantão em São Paulo, Brasília e Rio fossem reforçadas caso a ordem seja dada.

A expectativa na PF é de que a maioria se entregue espontaneamente. Entre petistas, contudo, há comentários de que os condenados filiados ao partido possam querer ser fotografados sendo presos antes do Natal para propagandear o que consideram ser uma injustiça.

Condenado como chefe da quadrilha do mensalão, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu se reuniria com sua equipe ontem à noite.

Delegados ouvidos pela Folha ontem demonstraram preocupação com a possibilidade não negada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), de abrigar réus na Casa.
O setor operacional da PF afirma que ordem judicial se cumpre e que se houver determinação neste sentido terá que entrar no Congresso.

Como no caso de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência da República, a preocupação é deixar tudo esquematizado para evitar qualquer problema. No caso de Rosemary, a PF fez um reconhecimento no gabinete da Presidência antes da busca e apreensão.
Os momentos pré-prisão são sempre tensos. Normalmente, os agentes seguem os alvos dias antes para saber onde estão.

Recentemente, a PF perdeu um alvo que estava sendo monitorado pela possibilidade de a prisão ser decretada. Geovani Pereira, contador da quadrilha de Carlos Cachoeira, driblou os investigadores horas antes do estouro da operação Monte Carlo.

Moraes Filho da redação do Manancil de Carajás

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

XINGUARA - PARÁ

1ª UPA do Sul da Pará será inaugurada em Xinguara, Sexta Feira 21 de Dezembro

Por fora praticamente está pronto....
mais por dentro ainda tem muita coisa...
O Professor José Davi Passos, que vem a frente da prefeitura de Xinguara, desde 1º de janeiro de 2005, realizou grandes avanços no município: podemos destacar a ampliação do hospital municipal, construção das unidades de saúde nos bairros, reforma de escolas e ampliação com implantação de laboratório de informática e a pavimentação de mais de 60 km, em asfalto Bloquetes. 
para ser concluída dentro do prazo....
esperado para a entrega.
 Em uma luta continua nestes oito anos pelo desenvolvimento do município, Davi passos vai inaugurar a sua ultima obra deste segundo mandato, na próxima sexta feira dia 21 de Dezembro as ás 18:00às, trata se de um grande empreendimento da saúde publica, a UPA 24 horas – Unidade de Pronto Atendimento. 
Trabalhadores fazendo o possível para concluir os trabalhos

Com um investimento de dois Milhões de reais. A UPA de Xinguara; é a primeira a ser inaugurada em municípios do Sul do Estado

Foto: Manancial (tiradas quarta, 20). Redação: Juarez Queiroz.  Postador:  Manancial de Carajás

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INFORME PUBLICITÁRIO
NOVO VEICULO DE COMUNICAÇÃO DO MANANCIAL DE CARAJÁS


SAPUCAIA-PARÁ

Prefeito, vice e vereadores de Sapucaia são diplomados

Marcos recebe da promotora Adriana seu diploma de prefeito
Em solenidade realizada na sala principal do Cartório Eleitoral de Xinguara,  o prefeito Marcos Vinicios Gomes, o vice-prefeito Fábio Xavier,  os 9 vereadores eleitos e alguns suplentes do município de Sapucaia (PA), foram diplomados pela Justiça Eleitoral, na manhã desta quarta-feira (19/12/12). 

Cada um recebeu o diploma das mãos do juiz eleitoral da Comarca de Xinguara, Luiz Gustavo Viola Cardoso e da promotora Adriana Maria Primo de Carvalho.

Marcos com o vice Fábio exibem seus diplomas
A diplomação encerra o processo eleitoral que se iniciou com as convenções dos partidos, em junho deste ano. O diploma atesta que o candidato ultrapassou as etapas do processo eleitoral com sucesso e está apto a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013.
Novos vereadores exibem seus diplomas
                                       CONFIRA MAIS FOTOS DA DIPLOMAÇÃO:





                                                                   






Foto e Fonte: blog do edmarbrito. Postador: Manancial de Carajás
XINGUARA-PA

Prefeito assina contrato de 100 Casas Populares


Davi assinou os contratos
O prefeito de Xinguara José Davi Passos participou da solenidade de assinatura de 100 contratos de residências do programa Minha Casa Minha Vida, na manhã desta quarta-feira (19/12/12), no auditório da Câmara Municipal. 
Os contemplados com as casas também estiveram presentes e assinaram o documento.  Na segunda-feira (17) aconteceu em Xinguara a audiência publica que estabeleceu normas, diretrizes e metas do programa.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog de Edmar Brito

XINGUARA-PARÁ

"Clovinho" é assassinado por desconhecidos


O Gol permaneceu no local do crime
Cloves Dias de Sousa, 40 anos, residente à Rua Topázio, setor Marajoara II, em Xinguara, foi assassinado nesta quarta-feira (19/12/12), por volta das 11h30. Conforme os primeiros relatos, Clovinho,  como o homem era mais conhecido, trafegava no carro Gol, cor prata, placa NOS 2497 (Canaã dos Carajás) pela avenida que liga o bairro dele ao centro da cidade, quando foi alcançado por dois homens que estavam em uma moto, assim que a moto emparelhou com o Gol, o homem que estava na garupa da moto sacou uma arma e disparou dois tiros no pescoço da vítima. 

Clovinho em foto de documento antigo
Após os disparos os homens fugiram na moto. A polícia chegou logo ao local, e como a vítima ainda estava respirando, a conduziram para o Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu e morreu. 
Os policiais que fizeram a ocorrência, disseram que ainda era muito cedo para dizer alguma coisa sobre o motivo do crime, mas que logo as investigações iam começar. 

Moraes Filho da redação ndo Manancial, com informações do blog Edmar Brito
Governador entrega 146 ônibus escolares para 87 municípios paraenses entre eles Xinguara e Sapucaia 

A união de esforços do Governo do Pará, governo federal e bancada federal paraense, em prol da educação, resultou na aquisição de 146 ônibus escolares para 87 municípios. 

A entrega dos veículos foi feita na manhã desta segunda-feira (17), pelo governador Simão Jatene, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Os investimentos chegaram a R$ 20,4 milhões.
 
A aquisição dos ônibus é fruto da Emenda Parlamentar nº7.115 e se deu por meio de pregão eletrônico feito via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Os veículos foram repassados às prefeituras municipais para uso escolar diário de alunos da educação básica das redes públicas de ensino, conforme previsto no Programa Caminhos da Escola, do Ministério da Educação (MEC). Cada veículo tem capacidade para o transporte de 23 passageiros adultos sentados ou 29 alunos sentados.

Durante a cerimônia, Jatene anunciou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará um levantamento para que o governo do Estado entregue, em 2013, ônibus para os municípios que não foram contemplados. Ele também parabenizou a iniciativa dos deputados federais pelo esforço em conseguir aprovar as emendas.

“A bancada federal do Pará está de parabéns pelo gesto e pelo compromisso com a população paraense. Isto é uma demonstração clara de que a parceria é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Essas emendas se transformaram em ônibus escolares que vão facilitar a chegada das nossas crianças às escolas. Aqueles municípios que não foram contemplados neste primeiro momento, serão em breve”, enfatizou.

Para os prefeitos dos municípios beneficiados, a aquisição dos veículos é fundamental para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. 

União – Representando o MEC, o coordenador geral dos programas de transporte escolar do FNDE, José Maria Cardoso, afirmou que somente no Pará, 333 novos veículos serão entregues até o fim de 2013. Segundo ele, além dos 146 repassados, mais 187 serão distribuídos ao longo do próximo ano. Ele também parabenizou a parceria entre a bancada federal e o Governo do Pará.

 “Estamos fazendo todos os esforços para que a educação seja prioridade da nossa sociedade e do nosso país. Queremos construir um novo patamar na educação e já temos grande parceiros, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), empresas particulares e organizações não governamentais (ONGS). Todos que quiserem colaborar e lutar por essa revolução pelo conhecimento serão muito bem-vindos”, disse Jatene.

Abaixo os municípios na região sul do Pará que receberam novos veículos para o transporte escolar:

Água Azul do Norte, Altamira, Anapu, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis; Dom Eliseu; Floresta do Araguaia; Marabá, Novo Progresso, Novo Repartimento;   Pacajá, Palestina do Pará, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Xinguara e Sapucaia.

Foto e Fonte:  Agência Pará.  Postador:  Manancial de Carajás
Fim do mundo na próxima sexta-feira? Entenda o calendário Maia

Não se fala em outra coisa nos últimos dias: pelo calendário maia, o mundo vai acabar na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro.
 
A previsão fatalista fez até instituições respeitadas, como a Nasa, agência espacial americana, e o Vaticano, se manifestarem. Enquanto isso, muitos brasileiros preferem encarar a data com bom humor - várias festas estão marcadas para o 'dia do apocalipse'.

Segundo Alberto Frederico Beuttenmuller, autor do livro 2012 - A Profecia Maia, tudo não passa de uma interpretação equivocada de um dos dois calendários maias - povo que habitou o México e a América Central da Antiguidade. A civilização estabeleceu como início da contagem do tempo o ano de 3113 a.C. e o desenhou até 5,2 mil anos à frente. 

Dividiram tudo por cinco e convencionaram dizer que cada quinto era um mundo - justamente daqui a cinco dias se daria o fim do quinto mundo. 'Como eles deram o nome de mundo, houve essa confusão. Mas é preciso entender a concepção de mundo de cada civilização', afirma Beuttenmüller.

Na seção criada em seu site para refutar a proximidade do apocalipse, a Nasa chegou a convocar uma conferência via internet no fim do mês passado. E, sob o tema Terra. Seu futuro. Nossa missão, publicou uma série de perguntas e respostas sobre o que chama de 'tópicos de 2012'.

As medidas foram tomadas após começarem a chegar cartas com dúvidas sobre o assunto. Elas incluíam relatos de crianças com medo, que já não conseguiam dormir nem comer. Uma mensagem em especial alarmou a agência. Nela, um professor contava que pais de alunos estariam cogitando matar seus filhos - para que eles não tivessem de presenciar o fim da Terra.

Na terça-feira (11), foi a vez de o Vaticano se manifestar. O astrônomo e reverendo José Funes publicou um artigo no jornal Osservatore Romano chamado O Apocalipse que não virá (pelo menos, por enquanto). No texto, disse 'não valer nem a pena discutir os fundamentos científicos dessas afirmações'. 

Mesmo assim, segundo ele, os verdadeiros cristãos acreditam que 'a morte nunca é a última palavra'.
Irreverência - No Brasil, o bom humor parece dar o tom. Alto Paraíso, município no interior de Goiás conhecido por ser um destino místico, vai promover na noite de sexta-feira a festa Todo Mundo no Paraíso. 'Vai ser de graça. Uma das atrações é (o cantor) Paulinho Moska', diz a secretária de Turismo, Fernanda Montes. 'O cartaz é como se a cidade fosse uma arca de Noé, com várias tribos de pessoas dentro dela.'

Com o 'fim do mundo' e o apelo da cidade, a temporada turística começou mais cedo. 'Normalmente, os visitantes vêm a partir do dia 26 (de dezembro). Neste ano, chegaram hoje. E, se a gente recebe 7 mil pessoas, agora esperamos 10 mil.' 

Em São Paulo, o fim do mundo virou até letra de música. 'Vende-se um planeta usado, 7 bilhões de únicos donos, em médio estado, mas sem as calotas, com o teto cheio de buracos e o radiador enguiçado', diz a letra de Classificados, de Daniel Carezzato, Luciana Bugni e Marcos Mesquita - com participação de Tom Zé. Foi a primeira gravada pela banda ½ dúzia de 3 ou 4 para o projeto O Fim está Próspero - Trilha Sonora (Oficial) para o Fim do Mundo, iniciado em 2010.

De lá para cá, foram 12 músicas com videoclipe. O lançamento do disco está próximo: será na terça-feira (18). 'É para dar tempo de curar a ressaca para o dia 21', brinca o músico Thiago Melo, um dos integrantes da banda.

Apostando no 'novo mundo', no sábado (22), 'primeiro dia pós-apocalipse', o publicitário Roberto Machado, de 33 anos, organiza em sua casa, na capital, A Balada do (Re)Começo do Mundo. 'A banda de karaokê Cowbeatle vai atender aos pedidos de quem quiser cantar o fim de uma era e o início de outra', diz.

Empresas também entraram no 'fim do mundo irreverente'. A Suíte Novotel, do grupo Accor, lançou a ação 21/12/2012 - Revival. A partir de 75 euros, duas pessoas podem celebrar a noite de sexta-feira em uma das 29 unidades da rede pelo mundo. 'A ideia do pacote foi um approach inovador e criativo', diz a gerente de Marketing para América Latina, Claudia de Barros Barbosa. 

Para a astróloga Cristina Mallet, o dia 21 tem a ver mesmo com o início de uma nova era. 'Tudo na natureza se estrutura em ciclos, como as estações do ano. Encerramos um ciclo e iniciamos outro, em que o mundo será mais humano.'

Mensageiro - Danillo Matos, de 56 anos, diz acreditar no fim do mundo. Para precaver o maior número de pessoas, largou emprego em dezembro do ano passado para ficar debaixo de sol e chuva na frente do Masp, na Avenida Paulista, o ano 'inteirinho, de quinta-feira a domingo'. Com cartazes sobre diferentes profecias e distribuição de panfletos, explica para quem se aventura a ouvir: 'Nós vamos virar seres de luz. Eu não tenho medo'.

Matos não precisa temer. Estudo da Universidade de Boston, publicado em maio na revista Science, diz que o mais antigo calendário maia já achado não acaba em 13 fases, como o que originou a profecia, mas em 17. As pinturas estavam em um templo na antiga cidade de Xultún, na Guatemala.

Foto e Fonte: Estadão Conteúdo.  Postador:  Manancial de Carajás

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Prefeito e vereadores eleitos são diplomados em Xinguara-PA

Osvaldo Assunção exibe o Diploma outorgado pelo Povo de Xinguara
Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), a diplomação dos candidatos eleitos no último dia 7 de outubro, nos municípios de Xinguara e Água Azul do Norte.  Sapucaia que também faz parte da 61ª Zona Eleitoral ficou de fora e seus eleitos serão diplomados só amanhã, com exceção do cargo Executivo, que só será decidido após pronunciamento da Justiça Eleitoral.
Vereadores eleitos de Xinguara
A solenidade foi no salão de reuniões da Associação Comercial de Xinguara (Aciapa). Estiveram presentes autoridades municipais, juiz, promotora, imprensa e populares que foram prestigiar os candidatos eleitos para o exercício de 2013 à 2016.
Público prestigiou a solenidade......
que diplomou seus novos representantes
Os eleitos de Xinguara e Água Azul que foram diplomados
A Câmara Municipal volta a ter duas Mulheres na vereança. Irmã Iraci (PT) e Eliete (PMDB)
diplomas entregues nesta terça-feira certificam a validade da manifestação democrática, que é a eleição por voto direto. Estiveram presentes na solenidade o juiz eleitoral Gustavo Viola Cardoso, a promotgora pública, Adriana Maria Primo de Carvalho, o prefeito eleito de Xinguara, Osvaldo Assunção (PMDB) e vereadores eleitos de Água Azul do Norte.
 Os novos administradores de Xinguara, a partir de 1º de janeiro
A cerimonia foi presidida pela chefe do Cartório Eleitoral de Xinguara, Marilda Ferreira da Silva. Foram diplomados o prefeito eleito Osvaldo Assunção e seu vice Raimundo Mototaxi e mais 13 vereadores eleitos.

Após três vezes disputando a cadeira do Executivo, (2000/2004 e 2012) Osvaldo Assunção foi diplomado em meio de aplausos do público presente. “Só tenho que agradecer a Deus por ter me dado sabedoria para enfrentar três batalhas e sair vencedor. Pra mim é um momento muito importante da minha vida em ser prefeito de uma cidade do porte de Xinguara. Digo que nossa equipe vai se empenhar o máximo par a fazermos um grande governo e atender, principalmente as reinvindicações das famílias carentes deste município”, disse Osvaldo.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sindicato Rural de Xinguara distribui cestas básicas no Centro Comunitário do Itamarati

Primeira-dama eleita, Fátima Assunção acompanhou a entrega das cestas
O Sindicato Rural de Xinguara (SRX) entregou cestas básicas nesta segunda-feira 17, para 100 famílias carentes, cadastradas no Centro Comunitário do setor Itamarati. A entrega aconteceu pela manhã com a presença do presidente do Sindicato, Dr. Joel Lobato, Janaina Leilões e a primeira-dama, esposa do prefeito eleito Osvaldo Assunção, Fátima Assunção.
Coordenadora do Centro, Maria Rita

O Sindicato Rural arrecadou 550 cestas no show gospel na FAX deste ano, e a entrega ao público carente está só começando.

A coordenadora do Centro Comunitário, senhora Maria Rita agradeceu o gesto solidário do sindicato. “Só temos a agradecer por tudo que o Sindicato Rural está fazendo por nós”, disse ela.

Já o presidente do sindicato Dr. Joel Lobato, entende que a entidade na medida do possível pode ajudar a população carente. “Nós pagamos o show góspel e arrecadamos 2 quilos de alimentos não perecíveis e ano que vem, quem sabe se não vamos arrecadar mil cestas”, explicou Joel.

Dr. Joel, Janaina, Rita, Célio e Fatima Assunção
Relação dos apoiadores do projeto






As famílias não pouparam agradecimentos ao Sindicto Rural. "Essa ajuda chega numa boa hora. Em casa, nem eu e nen meu esposo trabalhamos porque ele quebrou o braço. Deus abençoe as pessoas do sindicato", disse à imprensa dona Abigail Ferreira ao receber suacesta. 

 O Centro Comunitário no setor Itamarati, foi criado em outubro de 1997. São 204 famílias cadastradas e mais 214 crianças e 74 adolescentes. Segundo a coordenadora Maria Rita, aos sábados 148 jovens e crianças são evangelizadas no centro.



Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...