sábado, 20 de abril de 2013

Rachel Sheherazade desafia ativistas contra Marco Feliciano a imitarem evangélicos e protestarem contra mensaleiros

A jornalista Rachel Sheherazade, âncora do telejornal SBT Brasil, voltou a criticar a corrupção e os ativistas sociais que protestaram contra o pastor Marco Feliciano (PSC-SP).

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

Em seu comentário do último dia 17 de abril, Rachel desafiou os “ativistas anti-Feliciano” a protestarem contra a “bancada mensaleira”, formada pelos deputados João Paulo Cunha e José Genoíno, ambos do PT de São Paulo e condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo conhecido como mensalão.

A fala da jornalista se deu ao comentar os protestos feitos por evangélicos durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual os dois deputados condenados fazem parte.

O protesto, realizado pacificamente, foi usado pelo pastor Silas Malafaia como motivo de crítica aos ativistas gays, que ironizou os manifestantes contra o pastor Feliciano ao dizer que a manifestação evangélica havia sido “civilizada”.

Rachel Sheherazade ressaltou que nenhum movimento social, até aquela data, havia protestado contra os parlamentares condenados num dos maiores casos de corrupção recente.

“Enquanto os holofotes miram Feliciano, os mensaleiros José Genoíno e João Paulo Cunha continuam em cena, atuando tranquilamente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Tomaram posse faz tempo. Mas até ontem, nenhum protesto, nenhum bate boca, nenhuma passeata, nenhum beijaço de artistas. E finalmente, alguma objeção, hoje: a dos evangélicos. E onde estavam os ativistas dos direitos humanos? Deveriam ter engrossado o coro dos descontentes contra a ‘bancada mensaleira’. Eu conclamo agora, os apaixonados ativistas anti-Feliciano a promover também um beijaço, a fazer também um barraco, a pintar a cara e gritar bem alto: fora mensaleiros, vocês não representam o Brasil”, disse a jornalista.



Pastor Silas Malafaia diz que frase “não me representa” não deve ser usada por evangélicos para se referir a líderes: “Somos um corpo”

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

Os protestos de setores da sociedade contra o pastor Marco Feliciano iniciaram um movimento em que a frase “Não me representa” foi usada à exaustão por inúmeras pessoas para expressar que determinada pessoa não possui reconhecimento de determinado grupo social.

Entre evangélicos, alguns dos que discordam das posturas de Feliciano e até de Silas Malafaia, usaram a frase para protestar contra os pastores, e como o sentido da expressão é amplo, outros líderes tornaram-se alvo de protestos semelhantes.

O pastor Silas Malafaia publicou uma série de tweets sobre o tema, em que exorta seus seguidores a não usar a frase para se referir a outros cristãos, pois isso de certa forma, excluiria quem a usa do corpo de Cristo.

“A frase mais dita nos últimos dias: ‘…Não me representa’. O povo de Deus não pode cair nesta bobagem. Vou explicar pra você através de tweetts. Se eu disser que você como irmão não me representa, estou dizendo q não sou membro do corpo de Cristo.

Cada um de nós representa um ao outro. Mesmo não te conhecendo, como membro do corpo de Cristo, você me representa onde você trabalha, estuda, convive. Não somos mais de nós mesmos”, introduziu o pastor.

Malafaia disse que as diferenças são normais: “Podemos discordar uns dos outros, mas cada um, representa o outro. Se não for assim, não somos membros do corpo de Cristo. Diferenças sempre vamos ter, afinal de contas, um é o corpo  com membros diferentes. Não vamos cair no jogo do diabo, ele quer nos dividir.

Por fim, o pastor disse que reconhece a todos que professam a mesma fé como irmãos: “Qualquer um que seja membro do corpo de Cristo me representa. Não importa a denominação. Leia 1 Co 12.12…. Se é falso cristão, não pertence ao corpo de Cristo. O Novo Testamento nos dá a regra da quem pertence ao corpo de Cristo”.


Celso Lopes sofre mais uma derrota em Tucumã

O ex-prefeito teve a prestação de contas de 2000 reprovada pelo TCM e pela Câmara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Câmara Municipal

Celso Lopes deverá recorrer da decisão
Durante sessão realizada nesta sexta-feira 19, a Câmara Municipal de Tucumã, reprovou por 7 x 5 as contas de responsabilidade do Ex-Prefeito Celso Lopes Cardoso (PSD), referente ao exercício de 2000. A decisão seguiu recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), considerando que o ex-gestor não aplicou devidamente 7% das receitas arrecadas de impostos e transferências em ações de serviços públicos de saúde.

O Tribunal de Contas, em Sessão Plenária realizada no dia 26 de fevereiro de 2004, por  decisão unânime, recomendou à Câmara Municipal a não aprovação da prestação de contas de Celso Lopes Cardoso, por infringência ao Art. 7º, IV, § 1º, da Emenda Constitucional nº 29/2000.
Savanas, presidiu os trabalhos com transparência
A decisão da Câmara deixa Celso Lopes enquadrado na Lei da Ficha Limpa, isto é inelegível por oito anos, com base na lei complementar 135/2010.

Em sua defesa o ex-prefeito interpôs Recurso de Reconsideração com Efeito Suspensivo, mas foi negado provimento, pois conforme o TCM o “ordenador de despesa” (Celso Lopes) aplicou apenas 4,96% do total das receitas arrecadas quando deveria ter aplicado 7%.

Sessão
A sessão desta sexta-feira foi presidida pelo vereador Anivaldo Julião de Lima (Savanas-PV), presidente do Legislativo. Em votação nominal, 7 dos 12 vereadores presentes votaram pela reprovação das contras do ex-prefeito. O único vereador com ausência justificada na sessão foi Adelmir Lustosa (PDT). Votaram pela rejeição os vereadores Chicão Ciclone (PP), Gilvã da Caçamba (DEM), Joel da P14 (PR), Tiririca (PT do B), Sindicalista Pelé (PCdoB), Aurino do Globo (PSB) e Savanas (PV).

Nesse sentido, a sessão ocorreu normalmente e os trabalhos foram encerrados com a aprovação do Decreto Legislativo sobre a rejeição da prestação de contas do ex-gestor, conforme irregularidades apontadas pelo TCM.

Após promulgação do Decreto Legislativo, a Câmara de Tucumã expedirá comunicado dando ciência ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE),Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público do Estado (MP). 



sexta-feira, 19 de abril de 2013

TUCUMÃ-PA


Poder Legislativo de Tucumã aprova contas de Ex – Prefeito

CONTAS APROVADAS.  Responsabilidade com o dinheiro público. Ex- Prefeito de Tucumã Alan Azevedo atualmente exerce o cargo de Controladoria Geral do Município.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do repórter Roney Wydiamaior  - Ascom/PMT


Na sessão plenária desta semana, o plenário da Câmara Municipal de Tucumã aprovou por unanimidade de 12 votos favoráveis as contas da Prefeitura Municipal relativas ao exercício financeiro de 2005, da responsabilidade do ex - gestor Alan de Sousa Azevedo.

As contas que já haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Egrégio Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA) recebeu o parecer favorável da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal e aprovação unânime do plenário. Esta foi a primeira prestação de contas do gestor que foi analisada e teve aprovação do Tribunal de Contas dos Municípios e pela Câmara Municipal.

Decreto
O presidente da Câmara Municipal de Tucumã, Anivaldo Julião de Lima (Savanas) leu o Projeto de Decreto Legislativo 001/2013 que dispõe sobre a aprovação com ressalvas da prestação de contas e manutenção do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará referente ao exercício de 2005, proveniente da resolução 10.428 do (TCM/PA), sob a responsabilidade de Alan de Sousa Azevedo.

O ex prefeito Alan de Sousa Azevedo esteve presente na sessão acompanhado de Vera Regina ex – secretária de saúde, responsáveis por humanizar a saúde publica a época onde comemoram a aprovação das contas. Todos os vereadores ocuparam a tribuna e enalteceram a responsabilidade com o dinheiro publico do ex- gestor.

Governo Alan Azevedo
O governo de Alan Azevedo teve importantes  avanços entre 2005 a 2008 como, por exemplo, a produção de milho que ultrapassaram a 12 mil toneladas gerando R$ 5,5 milhões com a safra em 2008. Em 2006, quando instalaram sua estruturas para atuar na cidade, as operadoras Tim e Vivo acreditavam que não venderiam mais de 5 mil unidades em pouco mais de 15 meses, foram comercializadas 20 mil unidades. Implantação da Agência Bancaria do Banco da Amazônia (Basa). 
Aberturas de Avenidas permitindo um melhor acesso ao centro da cidade. Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Indústria e Turismo.

Investimentos em tratamento de água e esgoto através da Saneatins e a construção do “Palácio dos Pioneiros” sede do governo municipal de Tucumã, atração de empresas e negócios que geraram crescimento econômico na casa dos 20% ao ano entre os anos de 2006 e 2008.

Educação
A Universidade do Estado do Pará que disponibilizaram os cursos de Matemática e o Cefet permitindo a formação de turmas de Biologia, Química, Pedagogia, Física e Ciências da Computação. As duas instituições públicas, juntamente com a Universidade Vale do Acaraú, Universidade de Uberlândia e Eaducon /Unitins ofereceram a época nada menos que 22 cursos.

Estradas Vicinais
 Quase 1,4 mil quilômetros de vicinais tiveram a trafegabilidade garantida. A prefeitura entrava com o maquinário, e operadores e os empresários e proprietários rurais garantiam combustível, alimentação.  Também foram recuperados 262 pontes e pontilhões (pequenas pontes).

Construção Civil
O setor da construção civil teve um momento de explosão, inclusive se sentiu claramente a falta de alguns produtos, como tijolos, telhas, cimento e profissionais especializados da construção civil, geraram emprego e renda com a valorização e expressiva dos imóveis urbanos e rurais do município.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Supermercado Master Simpatia de Supermercado

Com direção geral de Flávio e Rejane, e seus fiéis funcionários.

Promoções diárias, Açougue completo, 
Frutaria e Enlatados em geral.

Localizado no centro de Xinguara-Pará

Telefones: 94  9141-2289     3426-1347 e 1445
Evangélicos protestam contra 'mensaleiros' na CCJ

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do The Christian Post

Cerca de 20 manifestantes pediam a saída de Genoino e João Paulo Cunha; ataque foi usado por Feliciano para continuar na Comissão de Direitos Humanos.

Grupo de evangélicos fez protesto pacífico e
ordeiro dentro da CCJ
Um grupo de evangélicos realizou, na manhã desta quarta-feira (17), um protesto pedindo a saída da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dos deputados petistas, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no crime do mensalão, José Genoíno (SP) e João Paulo Cunha (SP).

Na ocasião, os manifestantes evangélicos exibiam cartazes com os dizeres: "Fora Genoino", Fora João Paulo Cunha”, "Sim à Família" e “Cristão protesta com educação”. Os evangélicos também protestaram contra Projeto de Lei 122 em tramitação no senado, que criminaliza a homofobia. O deputado João Paulo Cunha não estava na sessão no momento do protesto e Genoino tentou ignorar a manifestação dizendo que não respondia à provocação.

Segundo um dos organizadores do evento, pastor Edmar, para a Agência Brasil, participaram do protesto cerca de 70 evangélicos vindos de vários estados do Brasil. O pastor ressaltou que o manifesto é uma resposta às críticas contra Feliciano. "Protestamos contra a permanência do Genoíno na CCJ, enquanto estão protestando contra o pastor Marco Feliciano, que é um deputado ficha limpas”. disse o pastor à Agência Brasil.



Xinguara: Campanha pela conscientização no trânsito

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

“O Trânsito só muda quando a gente muda”. Uma grande campanha de educação e conscientização das leis de trânsito até o dia 20 de maio.
Use capacete, Use o cinto de segurança e esteja em dia com a sua documentação. Os agentes de trânsito estão orientando aos condutores usar cinto de segurança e capacete.



Corpo de delegado Antônio Carlos vítima de acidente chega a Santarém-PA

Carro da polícia caiu em abismo, na Rodovia Transamazônica. Quatro pessoas estavam no veículo. Três sobreviveram.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Roberta Freitas/Notapajos

Fotos de Mário Costa e Antônio Guimarães
O corpo do delegado de Itaituba, Antonio Carlos, chegou na tarde desta quarta-feira (17) em Santarém, oeste do Pará. Ele morreu em um acidente de carro nesta manhã.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Medico Legal. Antonio Carlos tinha 30 anos de Polícia Civil. Ele começou como investigador e, em 1993, assumiu o cargo de delegado. Antonio estava lotado na 19ª Seccional de Itaituba e respondia pela delegacia de Jacareacanga.
O acidente aconteceu na Rodovia Transamazônica em um local conhecido como Cintura Fina, a aproximadamente 50 quilômetros do município de Jacareacanga. Quatro pessoas estavam na viatura da polícia, sendo que três sobreviveram e receberam os primeiros atendimentos ainda no local.
A escrivã Vânia Socorro Navarro de Lima sofreu ferimentos leves e está internada em observação no Hospital Municipal de Itaituba. O funcionário público da Prefeitura de Jacareacanga, identificado como Gonzaga, e o investigador Fágner André dos Anjos da Silva foram transferidos para o Hospital Municipal de Santarém. O funcionário público está internado, o policial passou por avaliação médica e foi encaminhado ao centro cirúrgico.

O delegado de Itaituba Antônio Carlos Corrêa da Silva, de 57 anos, morreu na hora. O velório dele será realizado na igreja Nossa Senhora das Graças. Confira as fotos do atendimento às vítimas ainda no local do acidente:


quarta-feira, 17 de abril de 2013


ITAITUBA-PA

Delegado Antonio Carlos morre em grave acidente na transamazônica BR-230

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do repórter Junior Ribeiro

O delegado Antônio Carlos vinha de Jacareacanga onde estava trabalhando, as informações que temos que na viatura da Policia Civil vinha o delegado Antônio Carlos, a escrivã Vânia, o investigar Fagner, o diretor financeiro da prefeitura de Jacareacanga.

O Delegado Antônio Carlos da Policia Civil de Itaituba no oeste do estado morreu em um grave acidente acorrido na manhã de hoje quarta feira, 17, na Rodovia Transamazônica BR-230 entre Jacareacanga e Itaituba.

O delegado Antonio Carlos vinha de Jacareacanga onde estava trabalhando, as informações que temos que na viatura da Policia Civil vinha o delegado Antonio Carlos, a escrivã Vânia, o investigar Fagner, o diretor financeiro da prefeitura de Jacareacanga Gonzaga. A viatura saiu de Jacareacanga por volta das 06 horas da manhã com destino a Itaituba, por voltas das 09 horas o acidente aconteceu em local conhecido como Cintura Fina, onde vários acidentes já foram registrados.

No acidente o Delegado Antonio Carlos veio a falecer, os outros ocupantes do veiculo ficaram gravemente feridos, os sobreviventes foram socorridos por motorista que passavam pelo local. Um avião conduzira o corpo do Delegado e os sobreviventes para a Itaituba. O avião pousara no Km 17 em uma pista particular. As vitimas serão levadas para o Hospital Municipal onde uma estrutura foi montada para receber os sobreviventes.

O copo do Delegado Antonio Carlos ficara em Itaituba para ser preparado em seguida será levado a cidade de Santarém onde será sepultado. As informações sobre o acidente ainda não são precisas, mas a nossa reportagem esta apurando para repassar aos leitores do Blog. Há também a informação de que há uma vitima preso nas ferragens da viatura, mas essa informação ainda não foi confirmada.



RODOVIA BR 158 CONTINUA INTERDITADA

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Dinho Santos


Os organizadores do protesto que fechou a BR-158, no distrito Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, resolveram radicalizar um pouco mais e mantém a estrada bloqueada desde da última segunda-feira(15). Ao contrário  do que foi noticiado pelos meios de comunicação, os manifestantes não liberaram a rodovia e prometem ficar com ela bloqueada até que representantes do Ministério do Transportes ou do DENIT compareça no local com uma proposta concreta de que a BR 158 começara a ser recuperada dentro de um pequeno espaço de tempo. 

Ontem  quarta-feira, 17, por volta das 5 horas da manhã, os manifestantes abriram a estrada por cerca de uma hora para que os carros que estavam parados na estrada pudessem passar e seguirem viagem, mas logo em seguida a estrada voltou a ser bloqueada.


Os manifestantes exigem a presença de dirigentes do DNIT o Ministério do Transportes para falar com eles, pois do contrário, eles pensam em continuar a manter a rodovia interditada por tempo indeterminado.

De acordo com o vereador Jair Del Sant, a pista somente será liberada com a presença das maquinas para iniciar uma operação tapa buraco e também a garantia que dentro do prazo de 30 dias as pontes velhas e assassinas sejam substituídas por outras  de concreto ou de madeira. ‘’A BR só será liberada mediante as nossas exigências atendidas’’ enfatizou Jair.     

O vereador disse ainda que  o motivo do bloqueio é a péssima qualidade da estrada e a falta de construção de pontes, fatos que segundo eles, vem provocando constantes acidentes, sem falar na economia da região que fica prejudicada por causa da rodovia.

Mesmo sendo prejudicados com o bloqueio muitos motoristas de caminhões apoiam o movimento, pois segundo eles os prejuízos com manutenção dos veículos são muitos , sem contar no desgaste físico e o risco de acidentes em detrimento das pontes velhas e dos imensos  buracos existente no na via.

A BR-158 é a principal rodovia de acesso entre o sul do Pará e o Norte do Mato Grosso, por onde trafegam pesados caminhões carregados de soja, carne e outras cargas que abastecem o comércio da região.



Vereadora pede Farmácia Popular para bairros da cidade

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Vereadora Iraci da Saúde(PT)
A vereadora Iraci Rodrigues da Silva (Iraci-PT),  teve aprovada por unanimidade  em plenário, indicação sugerindo ao Poder Executivo que sejam disponibilizadas mais quatro Farmácias Populares municipais nos bairros da cidade.

A justificativa da vereadora é a de que  há vários postos de saúde atendendo a população em quase todos os bairros, porém na hora de aviarem suas receitas, muitos acabam ficando sem seus medicamentos por não terem possibilidades de irem naquele momento ate a farmácia popular do município.

“Muitas das vezes, deixam de ter comprar devido a distancia ou ate mesmo pela saúde debilitada.  Com a criação de mais farmácias em pontos estratégicos da cidade facilitaria a vida de muitas pessoas, sugestiona a vereadora.



Dilma Rousseff foge de polêmica para manter paz com evangélicos

Visando manter o apoio do publico evangélico, a presidente Dilma Rousseff (foto) quer que sua equipe fique longe da polêmica em torno do deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP).

 Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo

A presidente Dilma Rousseff pretende manter intocadas as legislações sobre aborto e casamento gay, como prometeu em 2010. Mas o governo também não quer se vincular à pauta dos evangélicos, que considera conservadora. No Palácio do Planalto, a tônica na relação com as denominações pentecostais e neopentecostais é uma só: manter uma "união estável".

De olho nessa estabilidade, Dilma mandou sua equipe tomar distância da polêmica em torno do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Críticas, se forem inevitáveis, devem ser feitas ao deputado e pastor, jamais aos evangélicos.

Durante os dois primeiros anos de governo Dilma, a relação do Planalto com as igrejas evangélicas e católica tem sido pulverizada e distante. O diálogo é melhor com as denominações protestantes tradicionais, como luterana, metodista e presbiteriana.

Nas pentecostais, caso da Assembleia de Deus (12,3 milhões de fiéis em 2010), e neopentecostais, como a Universal do Reino de Deus (1,8 milhão), a relação é mais difícil e vista por setores do Executivo como mais utilitarista.

Embora com um rebanho muito menor, a Universal conquistou o Ministério da Pesca em 2012. Motivo: ajudar o PT na eleição municipal. Titular da pasta, Marcelo Crivella tem sido um dos interlocutores, ao lado do colega Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), responsável formal pela ponte entre Planalto e igrejas em geral.

A nomeação despertou o interesse de outras denominações. Há algumas semanas, a Assembleia de Deus tentou emplacar um fiel congressista do PR no Ministério dos Transportes. Dilma, porém, optou por outro nome do partido, o ex-governador baiano César Borges.
No legislativo, a bancada evangélica costuma se unir em torno de temas caros à religião, como casamento gay e aborto. Atrai, com isso, alas católicas e congressistas de linha mais conservadora.

Também há outra pauta comum, mas de reivindicação individual: a cobrança por patrocínio público para eventos gospel, concessões de rádio e televisão e pedidos de mais propaganda oficial nos veículos evangélicos.

Nas demais demandas, como cargos, a negociação segue a liturgia tradicional dos deputados e senadores da base do governo, o varejo.

Um dos principais expoentes da bancada evangélica é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), embora seja da Sara Nossa Terra, muito menor que as outras igrejas.

Em 2010, ele foi um dos que ajudou Dilma a desarmar boatos de que a petista liberaria, se eleita, o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, discussão explorada à época por seu adversário tucano, José Serra.

Dilma já se posicionou a favor da descriminalização do aborto, mas mudou de ideia na campanha eleitoral.

O Palácio do Planalto espera que os dois temas não sejam centrais na disputa por 2014, o que diminuiria o peso das demandas evangélicas na corrida eleitoral.

Entre os líderes com maior interlocução com o Planalto estão Manuel Ferreira e Paulo Freire, ambos da Assembleia de Deus, e o próprio Marcelo Crivella.



BR 158 CONTINUA INTERDITADA NO TRECHO DE CASA DE TÁBUA

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Dinho Santos

Enquanto os lideres do movimento que interditaram a Rodovia BR 155 no trecho entre Redenção e Pau D’arco e Xinguara e Sapucaia,  aceitaram a proposta da Superintendência Regional do Denit de Belém, dando garantias que os serviços serão executados na rodovia, a comissão que nterditou a BR 158 no trecho que liga o distrito de Casa de Tábua, localizado no município de Santa Maria das Barreiras   a Santana do Araguaia, acharam muita fraca a proposta do DNIT e resolveram continuar com o bloqueio que já tem mais de 30  horas de paralisação.

Os manifestantes dizem que somente vão liberar a pista depois de representantes de o Denit levarem para o local as maquinas e caminhes para dar inicio as obras de recuperação da BR 158 que está em péssimas condições de tráfego.
Umas comissões formadas por vereadores, empresários e representantes da sociedade organizada do município de Santa Maria das Barreiras, garantem que o bloqueio vai continuar e somente será liberado após todas as exigências serem  atendidas.

Uma fila de aproximadamente 10 km composta por caminhões e veículos de passeio se formou desde do inicio da paralisação que começou na manhã da última segunda-feira.

A reclamação é grande no local por parte de motoristas e passageiros que estão a espera da liberação da rodovia. Além da recuperação da rodovia os manifestantes que querem também a construção de pontes de concreto na BR 158.    


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Manifestantes anunciam o fim do protesto que fechou a BR 155

Duraram exatos 13 horas a interdição da BR 155 em Xinguara e Redenção. Um documento assinado pelo DNIT aceitando as exigências dos manifestantes pôs fim ao movimento que bloqueava a estrada. O órgão aceitou, por exemplo, o prazo de 30 dias dado pelos manifestantes para deixar a BR 155 trafegável de Redenção à Marabá.

Também aceitou construir as pontes da BR 158 e reformar a mesma entre Casa de Tabua e Redenção. As comissões organizadoras de Xinguara, Redenção e Casa de Tábua analisaram o documento do DNIT e resolveram em comum acordo dá por encerrado o movimento. A Estrada foi aberta às 19 horas desta segunda-feira (15).

confira o documento do DNIT






Evangélicos se preparam para nova manifestação em Brasília contra a ‘agenda gay’

O ato deve ocorrer no mês de maio, quando os manifestantes estaram pedindo postura correta dos governantes.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do portal The Christian Post

Mais uma manifestação dos evangélicos em Brasília deve acontecer em maio, desta vez contra o ativismo gay, informou o bispo Roberto Torrecilhas, mesmo organizador da manifestação em favor da fé que ocorreu no final de março.

Torrecilhas, do movimento Grita Brasil, afirmou ao The Christian Post pelo seu Twitter que a próxima manifestação será para cobrar uma postura correta dos governantes diante da agenda gay do país.

“A igreja não pode ficar parada diante de tão grande perigo. A ONU tem colocado a agenda gay como uma das suas principais metas para todos países”, disse ele ao CP.

“Vamos mostrar que os cristãos brasileiros não aceitam essa agenda gay, buscaremos segundo a constituição os nossos direitos.”

Roberto afirmou que diversos cristãos têm recebido ameaças dos “gayzistas”, como os chama, e até mesmo grupos ligados a ONU, pedindo para que “fiquemos calados”.

Roberto ainda denunciou que pessoalmente também recebeu ameaças. Segundo ele, um grupo de moto veio à noite em sua casa e riscou o seu portão com uma faca.

Em declarações anteriores ao The Christian Post, bispo Roberto explicou que a fé cristã está sendo constantemente alvo de ataques.

“Esses ataques orquestrados por pessoas que estão usando o movimento gay para nos atacar”, disse o bispo Roberto ao CP, na época.

Roberto Torrecilhas falou ainda que os esquerditas brasileiros querem trazer desunião para o povo evangélico.

“A esquerda, sabedora que os cristãos evangélicos caminham para a maioridade, tenta trazer ao nosso meio essa desunião, impedindo nosso crescimento.”

“Esse movimento que iniciamos, é para mostrar que a igreja de Jesus caminha unida, embora com diferentes correntes teológicas, nossa Bíblia é a palavra de Deus, e deve ser respeitada”.

Torrecilhas não citou nomes, entretanto, sua iniciativa vem dentro do contexto de inimizade criada pelo movimento gay contra evangélicos, após a eleição do deputado Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria na Câmara.

Jean Wyllys, maior opositor de Marco Feliciano na Comissão, tem sido também um dos principais incentivadores da mobilização contra os cristãos na mídia, alegando que eles promovem a homofobia e fundamentalismo religioso.

Entretanto, nada até o momento foi confirmado sobre atos que constassem ser homofóbicos de fato por parte dos cristãos, os quais ele se refere.

Jean Wyllys já chegou a chamar a Bíblia de “mito” e “texto alegórico” e é acusado de denunciação caluniosa contra a psicóloga cristã Marisa Lobo.

Outros líderes do movimento gay também têm proferidos discursos ameaçadores contra cristãos. Em um vídeo divulgado na internet, o Márcio Retamero, que se auto denomina pastor, aparece dizendo que se for preciso pegará em armas para colocar em prática suas ideologias de defesa.


NOTA DE REPÚDIO DA OAB/XINGUARA SOBRE O FECHAMENTO DA BR 155



Operários relatam acidente no estádio do Palmeiras: 'Parecia um terremoto'

Um estrondo. Tremores. Fumaça. Desespero. O primeiro dia de serviço de um grupo de funcionários transferido

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do MSN

Um estrondo. Tremores. Fumaça. Desespero. O primeiro dia de serviço de um grupo de funcionários transferido nesta segunda-feira para a obra do futuro estádio do Palmeiras foi bastante atípico.

Manoel da Silva e seus companheiros se preparavam para ouvir uma palestra sobre normas de segurança no trabalho quando por volta das 11h30 quatro vigas que sustentavam a área onde estavam sendo construídos camarotes da Arena Palestra desabaram. Uma pessoa foi atingida pela estrutura e morreu. Outra ficou levemente ferida.

“Tremeu tudo. Parecia um terremoto. Foi feia a coisa, as vigas são muito grandes”, contou ao ESPN.com.br Manoel, que trabalha como montador em uma das muitas empresas terceirizadas contratadas pela WTorrre, empreiteira parceira do Palmeiras no projeto do estádio.

Os operários disseram não conhecer o funcionário morto na obra. Ele era de outra empresa. Nem quiseram ver a cena – o corpo do trabalhador ficou preso debaixo da viga.
“Começou a tocar uma sirene e saímos correndo”, lembrou o engenheiro responsável pelo grupo de Manoel, Gabriel – ele não quis dizer o sobrenome.

Depois de um primeiro dia traumático no novo local de trabalho, os operários voltarão para a antiga obra em que estavam instalados. Eles ainda não sabem quando terão que entrar no canteiro do estádio palmeirense de novo.

A área do acidente está interditada pela Defesa Civil para que se investigue os motivos da tragédia.

Manifestação parou o sul do Pará

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Edmar Brito


Conforme havia sido decido em reunião pelos manifestantes, a BR 155 amanheceu fechada nesta segunda-feira (15), em três municípios da região sul e sudeste do Pará: Xinguara, Eldorado dos Carajás e Redenção. 

Já no extremo sul do Estado, a BR 158 que liga Redenção à divisa com o Estado de Mato Grosso, foi fechada em Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras. 

As péssimas condições da BR 155 foi o fato gerador desta grande manifestação que parou o sul do Pará. Nos postos em que as estradas se encontram fechadas, só é permitido passar ambulâncias com doentes. Das 9 às 10 horas da manhã desta segunda-feira, o comércio de Xinguara fechou suas portas em apoio ao protesto que está sendo feito na BR 155. 

Os coordenadores da manifestação, disseram que o evento será por tempo indeterminado, mas esperam que o DNIT se manifeste trazendo uma solução definitiva para o caso.

"Estamos abertos ao diálogo com as autoridades, mas por outro lado, não podemos abrir mão de nossos direitos. Deixar a BR 155 nas condições que ela se encontra, sem haver de nossa parte manifestações de repúdio à mesma, seria muita incoerência", disseram.  
PROTESTO DE FECHAMENTO DA BR 155 EM REDENÇÃO SEGUE TRANQUILO

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações de Edmar Brito


O vereador da Câmara Municipal de Redenção, Alex Santiago (foto), um dos coordenadores do movimento que fechou a BR 155 em Redenção, disse hoje por volta de meio dia, que o protesto lá conta com apoio de praticamente toda cidade. Ele detalhou que empresas, empresários, fazendeiros, políticos, e a sociedade organizada, não tem medido esforço para ajudar na manifestação. “A nossa manifestação é pelo bem de todos, por isso é que estamos tendo respaldo da sociedade organizada e do povo em geral de toda essa região sulparense”, disse Alex. Ele explicou também que até agora não houve qualquer tipo de incidente ou manifestação contrária ao fechamento da estrada.


NESTA SEGUNDA 15, ELES VÃO FALAR COM O POVO. FIQUE LIGADO!

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas





Populares interditam rodovias no Pará em protesto pela má-conservação da BR-155

e cobram apoio do Governador Jatene, pois a BR está em território paraense

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás,com informações do blog Zé Dudu

A BR-155 é uma rodovia federal que atualmente estende-se pela seção sudeste do estado do Pará, ligando as cidades entre Redenção e Marabá. Sua extensão atual é de 344 Km.

No ano de 2010, a então parte sul da rodovia estadual Paulo Fontelles (PA-150), foi federalizada se tornando a BR-155. A PA-150 era considerada a estrada-tronco do Pará porque formava um importante eixo de integração com outras rodovias que interligava o estado ao restante do território nacional.

Nesta segunda-feira, 15, conforme amplamente divulgado, moradores de vários municípios do sul e sudeste paraense interditam algumas estradas da região em protesto pela má-conservação da BR-155.

Em Curionópolis, populares interditam nesse momento a PA-275 e pedem ao governador do Pará, Simão Jatene para entrar na luta pela recuperação da Rodovia BR-155, uma das principais do Pará.

Existem pontos de interdição em Eldorado dos Carajás, Pau D’Arco, Xinguara, Redenção, São Felix do Xingu, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Sta. Maria das Barreiras, Água Azul do Norte e Marabá. O sul e sudeste do Estado estão isolados pelas interdições que prometem continuar até o fim do dia.


domingo, 14 de abril de 2013


Folha de São Paulo – Entrevista do Pr. José Wellington: “Feliciano quer tirar proveito da situação, diz líder de sua igreja”

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás


O pastor José Wellington, 78, confirmou o favoritismo e foi reeleito presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, principal entidade da maior denominação evangélica do país

Reprodução integral da entrevista do Pr. José Wellington, Presidente da CGADB, ao Jornal Folha de São Paulo, na coluna “Poder”.

O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) "está querendo tirar proveito" da onda de protestos para que ele deixe a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

A opinião é de José Wellington Bezerra da Costa, 78, reeleito anteontem presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus, principal entidade da maior denominação evangélica do país, da qual Feliciano faz parte.

"Ele é político, está querendo tirar proveito desse troço. Ele está dando corda na coisa. Bobo ele não é", afirma Wellington, lembrando, no entanto, que a entidade dá "respaldo" para o deputado --que antes da polêmica era pouco conhecido fora dos círculos evangélicos.

Wellington é presidente da Convenção há 25 anos. Nesse período, a Assembleia se consolidou como uma potência religiosa (12,3 milhões de fiéis) e política (28 deputados federais).

"Somos muito assediados [por políticos]", diz o pastor, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff: "A candidatura dela é uma nomeação, não precisa nem ir para a eleição".

José Wellington

Folha - Há um levante preconceituoso contra o Feliciano?

José Wellington - O Feliciano é novo, jovem, inteligente e eu creio que vocês são inteligentes, vocês estão vendo que ele está querendo tirar proveito. Ele é político, está querendo tirar proveito desse troço. Ele está dando corda na coisa. O Marco Feliciano, bobo ele não é.

Agora, eu acredito que há uma exploração, há uma exploração muito grande do pessoal do lado de lá [críticos de Feliciano]. A verdade é essa: nós estamos juntos da Igreja Católica. Porque a Igreja Católica não aceita. O que nós não aceitamos a Igreja Católica não aceita.

Um bispo de São Paulo me telefonou e disse: "Pastor, vamos fazer uma dobradinha, temos de marchar juntos porque não aceitamos". Eles não aceitam aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo. Eu vi ontem na imprensa no Amazonas um juiz deu uma liminar para que o camarada lá casasse com duas mulheres. Negócio de doido, né? Só no Amazonas dá um troço desse.

Nós, da Assembleia de Deus, não participávamos da vida política do país. Só depois, quando eu assumi a presidência... Porque eu em janeiro agora completei 25 anos na presidência da Convenção Geral, fui reeleito nove vezes. Quando eu cheguei, com o crescimento da Assembleia de Deus, eu entendi que precisávamos colocar alguém para nos representar. E isso foi feito. Hoje temos 28 deputados federais 'assembleianos'. No total, são 80 os parlamentares evangélicos em Brasília [de diferentes denominações].

O Marco Feliciano... Ai, não foi porque ele é evangélico, foi um acordo do partido. Destinaram aquilo para o PSC. Coube ao Marco Feliciano e ele abraçou. Como ele antes de ser presidente dessa comissão havia feitos alguns pronunciamentos... Nós não aceitamos o comportamento dessa gente, mas não os perseguimos. Não temos qualquer preconceito com eles. Absolutamente nada. É que o grupo que está apoiando essa gente, balizou, aqui no Congresso, algumas leis que estão dando muito, muita força para essa gente, e dizem que o preconceito é nosso. Pelo contrário, eles é que são os preconceituosos.

Eles quem?

O grupo, o grupo. Porque há um grupo patrocinando isso aí. Você sabe que infelizmente que esse grupo de gays, lésbicas e essa gente cresceu demais nos últimos tempos. Há interesse da parte deles que essas leis sejam aprovadas. Mas acredito que uma sociedade sensata jamais aceitará um comportamento antissocial como esse.

Qual a importância do Feliciano dentro da Assembleia de Deus?

Ele é um pastor tão igual como os demais. Eu tenho um filho deputado federal [Paulo Freire (PR-SP)], estava aí. O meu filho eu vejo melhor [risos]. Mas, como pastor da Igreja, ele não tem qualquer destaque, qualquer direito a mais, nenhuma proteção a mais, ele é um pastor igual aos demais.

Nas sessões da Comissão, parece existir uma unanimidade contra Feliciano. Mas os valores que eles defendem são valores comuns aos 12,3 milhões de fiéis da Assembleia de Deus, certo?

Valores comuns a uma sociedade sensata, uma sociedade sadia. Quando escreveram o PL 122 [que criminaliza a homofobia], nós [evangélicos] reunimos e tomamos algumas posições em relação àquilo ali. Chamamos os deputados federais e pedimos para que eles segurassem a coisa. Eu mesmo fui lá falar com o presidente da Câmara, fui falar com gente do Senado, até o senador José Sarney [PMDB-AP, ex-presidente da Casa] me mandou uma cartinha muito bonita. É uma posição nossa mais bíblica, nada preconceituosa. Por exemplo, se chegam dois cidadãos lá [na igreja que ele comanda, em SP], se dizendo crentes e pedindo que eu faça um casamento deles eu não faço nunca [risos]. Aí a lei [do projeto] vai e me condena, diz que é discriminação, me joga na discriminação, cinco anos de cadeia, sem direito a qualquer recurso, é um absurdo um troço desse.

Qual a posição da Convenção sobre a alegação de Feliciano de que Noé amaldiçoou os africanos?

Essa é uma interpretação teológica. A Bíblia, quando conta a histórica de Cã, a tradução chama de Cão, né?, é que aquele filho de Noé (eram três) quando o pai tomou uns gorós e, bêbado, se despiu, ficou caído bêbado, veio um dos filho, viu os dois, e saiu criticando, né?, outro veio, de costas, e cobriu a nudez do pai, então esse o pai abençoou e outro ele amaldiçoou. Cada um interpreta como queira. Qual foi a mudança que houve, se foi de cor, eu não sei.

Mas eu soube que dentro da igreja a posição não é essa.

Olha, eu não sou paulista, eu sou cearense. A cor da pele não faz muita diferente não, sem dúvida nenhuma. Eu recebo o irmão pretinho, a velhinha pretinha, para mim eu tenho tanto carinho, amor e respeito quanto por qualquer outro. Acredito que essa é a posição da maioria dos pastores. Agora, ele e alguns outros pregam isso, que os negros, os africanos, são descendentes de Cão.

O que o conjunto de valores dos evangélicos pode trazer para a discussão dos direitos humanos?

Em primeiro lugar, eu parto da premissa da própria vida na nossa Constituição. Que todos nós somos iguais perante a lei. Alguém disse que somos quase iguais, mas a letra disse que somos iguais. Acho que todo brasileiro deve ter sua liberdade de culto, de voto, do ir, do vir, os princípios de direitos humanos que a Constituição predispõem, acredito que ali está muito correto para todos nós. E também, em relação ao Estado ser laico, eu entendo perfeitamente o texto da lei. O Estado é laico, mas o povo é cristão, o povo tem religião. De maneira que essa interpretação. Entendo é que na vida administrativa deve ser separado um do outro, são dois ramos equidistantes, porém quando se trata da vida religiosa, todo povo tem a sua religião. E eu respeito perfeitamente. Eu tenho amizade por todos eles [líderes de outras religiões].

Qual deve ser o papel de qualquer igreja num Estado?

Em primeiro lugar, nós trabalhamos para paz social, na recuperação da criatura humana. Eu entendo que o homem, em si, tem condição de se recuperar em qualquer circunstância da vida. O lado social, o benefício à criatura humana em todas as áreas da vida, desde a educacional, da alimentação, da parte familiar, da parte social, de se integrar à sociedade, procurar ajudá-lo para que ele consiga emprego, trabalho, afim de que essa pessoa, que era uma pária para a nação, passe a ser um cidadão de bem, operando, contribuindo para a nação.

Na parte religiosa, nós temos muito o que ensinar da palavra de Deus, nada do José Wellington, eu prego Jesus Cristo, nosso salvador. Quando nós pregamos a bíblia, ela em si tem um poder transformador, não há necessidade de qualquer adendo, qualquer filosofia para misturar com a bíblia, ela em si já é a autoridade divina. O meu caso: aceitei Jesus com 8 anos de idade. Não fumei, não bebi, não me prostituí. Eu tenho quase 79 anos e tenho uma saúde perfeita.

O assédio dos políticos a vocês é muito grande?

É sim, somos bastante assediados. Só que a minha orientação como presidente foi sempre procurar ajudar os de casa. Por que, se eu elejo uma pessoa do nosso convívio eclesiástico, [é] alguém que eu tenho uma certa ascendência [sobre], que ele possa ser um legítimo representante da igreja. Temos que trabalhar os de casa. Eles merecem a atenção, a ajuda e a confiança.

Como vocês escolhem as pessoas que apoiam?

Chegou a ser de senador para cima, que precisa de mais votos, aí nós procuramos alguém que seja, no mínimo, amigo da igreja.

O que é ser amigo da igreja?

Normalmente, o senador da República já foi prefeito, já tem uma história na vida política. E nós então vamos buscar. Nós tivemos algumas dificuldades com o PT em São Paulo. Hoje não temos mais, graças à Deus por isso. Hoje tenho boa amizade com o prefeito de São Paulo [Haddad], sempre tive muita amizade com o Kassab, que saiu, tenho muito respeito e muita amizade também pelo governador, agora, eu não posso fazer divergência de partidos, eu trabalho com o povo. Na Igreja eu tenho PT, eu tenho PR, tenho PSDB, cada um acha que sua filiação está correta, Deus te abençoe. No contexto geral, somos crentes.

Qual a sua opinião sobre a Dilma?

Eu vejo com muito bons olhos. Confesso a você que não votei na Dilma. Eu tinha certos resquícios do PT lá em São Paulo. Mas esta senhora tem superado [as expectativas]. Ela pegou uma caixa de marimbondo na mão, mas tem sido muito honesta com seu governo e com o povo. Hoje, na minha concepção, a candidatura dela é uma nomeação, não precisa nem ir para a eleição, ela é eleita tranquilamente.

Vocês apoiam ela em 2014?

Eu até teria muito motivo para dizer não, mas esqueço tudo isso aí a bem do povo, ela tem sido muito correta na administração do nosso país.

Com "PT de São Paulo" o senhor quer dizer Marta Suplicy?

[Risos] Deixa isso pra lá. O meu concorrente [na eleição desta semana], pelas informações que eu tenho ele recebeu todo o beneplácito do Planalto. Eu não recebi, e não recebi porque também não pedi. Na nossa igreja em São Paulo nunca entrou um centavo nem da prefeitura, nem do Estado nem da nação. Nunca pedi, de maneira nenhuma. A presidenta, num ano desses, eu estava aniversariando e ela foi lá me ver, me dar os parabéns. Foi lá com quatro ministros, o Padilha e outros mais. Recebi com muito carinho, muito amor, perfeitamente. Mas não peço. Agora, entendo que, se algum dia precisar pedir, sou um brasileiro que paga imposto, tenho tanto direito quanto os demais.

E o senhor tem um poder muito forte.

Vou dizer uma coisa para você. Eu não sou político, sou de uma família de políticos. Meu irmão foi deputado estadual durante três legislaturas. Minha filha é vereadora em São Paulo, a Marta, foi reeleita agora pela terceira vez. O Paulo foi eleito deputado com 162 mil votos, uma votação relativamente boa para São Paulo. E acredito que, pelo trabalho que ele está fazendo, talvez supere os 200 mil votos agora [em 2014]. Na eleição passada, ainda o [Orestes] Quércia [ex-governador de São Paulo, morto em 2010] era vivo, ele foi lá na nossa Igreja, ele, [o ex-prefeito Gilberto] Kassab e o [ex-governador José] Serra. Eles me convidaram para que eu fosse suplente. E eu então agradeci a gentileza deles e pedi dois dias [para pensar]. Eu até brinquei: "Deixa eu consultar minhas bases por dois dias". Na verdade, eu não ia aceitar. Eles voltaram, eu agradeci, educadamente. Então o Quércia disse: "Pastor, eu estou doente, você vai ser o senador". Eu disse: "É por isso que eu não quero". Eu não tenho tempo para mexer com a política. Não quero. A minha vocação é a igreja. Em São Paulo, nós temos 2.300 e poucas congregações [filiais] ligadas ao nosso ministério. É um batalhão de gente.

No total, a Convenção tem quantas Congregações?

O número de evangélicos da Assembleia de Deus é um ponto de interrogação. Em 1994, eu já era presidente, eu fiz um censo entre nós e na época nós contamos 12,4 milhões de crentes na Assembleia de Deus. O crescimento da Assembleia de Deus, é o levantamento que eu tenho, é de 5,14% ao ano. Quando estou falando de membro estou falando daquele que foi batizado e tem responsabilidade na Igreja. Quando o Fernando Collor era presidente eu falei: "Presidente, se nós fôssemos políticos, a Assembleia de Deus teria muito mais condição de contar com o povo do que o seu partido, porque vocês não têm uma filial em todos os municípios do Brasil." A Assembleia de Deus temos em quase todas as vilas de todos os municípios do Brasil nós temos um templo. São mais de 100 mil templos que tem a Assembleia de Deus no Brasil.

A revista britânica "The Economist" recentemente comparou o papa a um presidente de uma empresa. É isso mesmo?

A igreja tem os dois lados. Tem o lado espiritual e o lado material, o lado social. No lado espiritual, é a bíblia, oração, jejum, ensinamento bíblico. Do lado material, do lado do patrimônio, é uma empresa que nós temos que administrá-la de acordo com as leis vigentes no país. A Assembleia de Deus difere de outras igrejas evangélicas. Nós não vivemos correndo atrás do dinheiro. O dinheiro para nós não é o essencial. Nosso desejo é ganhar almas para Deus, o benefício da criatura humana. Nós somos um povo de vida social modesta mas que procura cuidar da igreja administrando-a seguramente.

Qual a receita anual de todas as Assembleias juntas?

Não sei. Não estou lhe negando, porque esses valores [não são] da Convenção Geral. E a Convenção Geral tem o caixa mais pobre do mundo. Estou há 25 anos e desafio qual é o tesoureiro que possa dizer: "O José Wellington usou R$ 0,05 do caixa".

E da Convenção?

São R$ 7 [milhões] ou R$ 8 milhões. É muito pouco. A nossa contribuição mensal é R$ 5 por mês [por obreiro], vou aumentar isso aí. Cada igreja tem a sua autonomia administrativa. Lá em São Paulo, essas 2 mil e poucas igrejas, essas todo o dinheiro vem para o Belém [central da congreção de Wellington em São Paulo]. E ali a gente administra e repassa para as construções e compromissos da igreja.

A maior parte que vocês juntam é gasto com o trabalho social? Tem muita gente que acha que as igrejas evangélicas servem para enriquecer os pastores.

Fui comerciante em São Paulo, e quando saí, não saí rico, mas com uma vida econômica estável. E o que eu tinha eu conservei até agora. Eu tenho algumas propriedades, eu já tinha uma boa casa onde morar, carro novo, caminhão. Não joguei fora, conservei. Mas digo por experiência: se alguém pensa em ser pastor para ganhar dinheiro, pode procurar outra profissão. Estou falando pastor, não estou dizendo essa turma que vive explorando, arrancando dinheiro do povo. A Assembleia de Deus não faz isso.

Quem faz isso?

[risos] Você é um moço inteligente. A televisão está cheia dessa gente. Nosso afã não é esse. Estou construindo um templo-sede em São Paulo, porque nossa igreja na verdade ficou muito pequena, então compramos uma quadra e gastamos aí uns R$ 47 [milhões], R$ 48 milhões. Estamos no acabamento. [Perguntam]: "Quando o senhor vai inaugurar?" Quando o dinheiro der [risos].

Houve um aumento de quase 50% nos fieis da igreja entre 2000 e 2010, segundo o Censo. Por que cresceu tanto?

Existem duas operações. Primeiro, a bênção de Deus sobre nós. E em segunda lugar é que a salvação que recebemos de Jesus é tão boa, ela é tão gostosa, nos trás tanta alegria, tanta satisfação, que todo crente tem o prazer de dizer que é crente. Nós transmitimos para o nosso semelhante aquilo que Deus fez na nossa vida. Então, nessa demonstração de fé, estamos ganhando outros para Jesus. Aí está o crescimento da Assembleia de Deus. Não é nossa filosofia, não é nosso preparo cultural, é esta vida saudável que recebemos de Deus e partilhamos com aqueles que estão em volta de nós.

Com esse crescimento da igreja, e à luz do que ocorre com o Feliciano, o senhor sente um aumento do preconceito contra os evangélicos no Brasil?

Não, ao contrário. A minha geração, quando eu era criança, eu me recordo muito disso aí, quantas vezes os irmãos iam dirigir cultos ao ar livre, e terminava debaixo de pedradas, jogavam pedras, jogavam batatas, ovos, cebolas, era um negócio tremendo. Nós sofremos isso aí. Na época, nas cidades do interior do Ceará, se somavam um chefe religioso, um delegado de polícia e um juiz de direito e os três... Templos nossos foram destruídos, entravam nas casas do crentes, arrancavam as bíblias, faziam fogueira de bíblias nas praças, isso aí nós chegamos a conhecer no meu tempo. De lá para cá melhorou muito. Por que? Ontem, nossa penetração social era classe D para baixo. Hoje, pela graça de Deus, conseguimos alcançar uma classe social mais alta. A nossa igreja tem juiz de direito, tenho 14 netos e todos eles formados, quatro médicos. Então essa penetração social, ela mudou a visão da Assembleia de Deus. Esse problemazinho do Marco Feliciano é muito mais de enfeite da mídia e um pouco de proveito dele.

Às vezes, parece que ele está sozinho.

Nós temos por ele muita amizade e queremos o melhor para ele. Agora, não fomos nós que o indicamos para presidente da Comissão. Agora, já que ele está lá, vamos procurar dar um respaldo. Desde que também ele tenha um comportamento que não venha a comprometer a igreja.

Ele atraiu uma atenção negativa para a Assembleia?

[risos] Não, ele está tirando proveitozinho porque ele é vivo, né?

Essa campanha [para a Convenção] é parecida com a de uma campanha política?

Infelizmente, é. Não era assim. Eu me recordo de quantas vezes eu me reunia com as lideranças da nossa igreja numa convenção, não tão grande quanto essa, e os candidatos ali e nós votávamos por aclamação e OK.

FONTE: Folha de S.Paulo

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...