sábado, 10 de setembro de 2011

10 de setembro de 2011

Termina domingo prazo para transferência de título eleitoral

 

Marilda Silva diretora do Cartório Eleitoral
O prazo para transferência ou revisão de dados de títulos eleitorais termina neste domingo (11) para os eleitores que vão votar no Plebiscito da divisão do Pará, é o que informa a diretora do Cartório Eleitoral de Xinguara, Marilda Silva. Ed. Brito

10 de setembro de 2011

Assistência Social investe em projeto para menores

 

Cícero Cleuto secretário de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Xinguara, através do Centro de Referência de Assistência Social, está executando projeto de atividade sócio-educativa voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O secretário de Assistência Social de Xinguara, Cícero Cleuto, explicou que as atividades ministradas às crianças são de caráter esportivo, como capoeira, handebol, futsal e etc, que funcionam aos finais de semana na quadra do Colégio Tancredo Neves. Até agora são mais de 70 alunos inscritos no projeto, mas esse número poderá ser bem maior nos próximos dias, pois existem mais famílias tentando inscrever seus filhos.   Ed. Brito
10 de setembro de 2011

Comissão promoverá debate no Pará sobre exploração da Serra Pelada


Serra_Pelada_hoje-300x300 A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar debate, no Pará, para discutir o acordo firmado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa canadense Colossus para a retomada de exploração do garimpo. Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), esse acordo teria sido prejudicial aos garimpeiros.

Em maio deste ano, o governo publicou portaria de concessão de lavra que permite o retorno da atividade de mineração mecanizada no antigo garimpo de Serra Pelada, localizado na cidade de Curionópolis e desativado desde 1992.
O direito de exploração da mina de ouro foi dado à Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE), que é uma associação entre a Coomigasp e a Colossus. 

A cooperativa, que possui 45 mil garimpeiros associados, possui 25% da sociedade, e a Colossus, 75%.
Foram convidados para o debate, ainda sem data marcada, representantes:
- do Ministério Público Federal em Marabá;
- do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM);
- do Sindicato dos garimpeiros;
- da Assembleia Legislativa do Estado do Pará;
- da Ordem dos Advogados (OAB);
- da Polícia Federal;
- do Governo do Estado do Pará;
- da Coomigasp; e
- da empresa Colossus.
10 de setembro de 2011

Mineradora Vale deverá substituir INFRAERO na administração do aeroporto de Carajás


A Vale pretende assumir até o final do ano a administração do aeroporto de Carajás, localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás no município de Parauapebas. A empresa pretende também assumir a parte de navegação aérea, todavia, isso levará um pouco mais de tempo em virtude da falta de disponibilidade de pessoal da área. A Vale deverá formar profissionais qualificados para assumir tais atividades.

Segundo apurado, assim que concluídas as mudanças e a consequente transferência da administração para a mineradora, a Infraero deverá remanejar o corpo técnico que trabalha em Carajás para outras localidades. A Vale deverá fazer proposta para os atuais funcionários e aqueles que desejarem permanecer em Carajás deverão ser transferidos para a mineradora.

Contrariando o que muitos pensam o aeroporto de Carajás não será privatizado, continuará sendo público e deverá receber novas instalações e uma significativa reforma o que proporcionará que opere com aeronaves de grande porte em regime de 24 horas. blog do ze dudu
10 de setembro de 2011

STF condena deputado por esterilização de eleitoras

Defesa negou e disse que deputado não era médico; não cabe recurso

Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (8) o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) por esterilização ilegal de mulheres no interior do Pará. No processo, ele era acusado de mandar fazer as cirurgias em troca de votos nas eleições municipais de 2004, quando Bentes concorreu à prefeitura de Marabá (PA).

O parlamentar foi condenado a 3 anos, um mês e 10 dias de prisão em regime aberto, além de uma multa de R$ 7,6 mil. A pena, no entanto, leva apenas em conta o crime de esterilização que, segundo a denúncia, infringia lei que regulamenta o planejamento familiar. O crime eleitoral, pela suposta compra de votos, prescreveu.

A defesa do parlamentar negou as acusações e alegou que Bentes não poderia ser condenado por não ser médico. Não cabe recurso que modifique a decisão, mas os advogados ainda podem apresentar apelações ao STF para tentar adiar a aplicação da pena.

De acordo com a lei brasileira, o preso em regime aberto é obrigado a exercer alguma função durante o dia, como trabalho ou estudo, mediante autorização do juiz, e nos dias de folga à noite deve ficar recolhido, mas a lei não especifica onde pode ser a reclusão.
Após o fim do prazo para questionamentos da defesa, a Câmara dos Deputados deverá ser informada da condenação para definir o futuro de Bentes como parlamentar. De acordo com a Constituição, cabe apenas ao Legislativo cassar o mandato eletivo.

G1/Notapajos.com
10 de setembro de 2011

Irmã de Elias Maluco presa traficando na região

Daniela Carlos foi presa traficando pedras de crack no município de Jacareacanga

Daniela Carlos, irmã de Elias Maluco, foi presa com pedras de crack

A Polícia Militar de Jacareacanga prendeu na madrugada desta segunda-feira, por volta de 2:45 horas, a nacional Daniela da Silva Carlos, solteira, de 31 anos, carioca e, Valdir Firmino Rocha ”Val”. Com Daniela e Firmino os policiais encontraram 3 celulares, 20 pedras de crack e a importância em dinheiro de R$ 859,00, apurado com a venda de drogas.

Daniela que veio de Ariquemes (Rondônia), estava cerca de duas semanas em Jacareacanga, onde montando um bar de fachada para disfarçar o tráfico que ali vem ganhando grandes proporções, como porta de entrada do tráfico nacional e internacional

Daniela e Firmino foram trazidos e apresentados na 19ª Seccional, ao delegado Cleber Pascoal, às 18 horas de ontem, segunda-feira, onde prestaram depoimentos ao escrivão Haroldo Macedo. Daniela assumiu na Polícia e deu entrevistas à imprensa afirmando ser traficante, inclusive se identificando como irmã do perigoso traficante Elias Maluco, assassino do jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, que cumpre pena em penitenciária de segurança máxima.
Daniela foi presa junto com o homossexual Valdir, conhecido por “Val”

O escrivão puxou a ficha criminal de Daniela e descobriu que de 2003 a 2005, ela também esteve presa em São Bernardo do Campo (SP), também por tráfico de drogas, aonde após cumprir a pena veio para a Amazônia para continuar no tráfico.
Ao jornal O Impacto, Daniela disse que entrou para o submundo do crime aos 10 anos de idade, sendo que dos oito irmãos apenas ela e seu irmão Elias Pereira Gomes, o “Elias maluco”, entraram para a bandidagem. 

Em Jacareacanga, Daniela disse que o “mercado de drogas” está muito bom, tanto que ela estava vendendo cada pedra de crack por cinqüenta reais, com boa margem de lucros já que ela disse que comprava para revender, trazendo o produto do estado de Rondônia.

Daniela e Firmino “Val” (que disse ao escrivão que sua profissão é de “secretário do amor) foram conduzidos presos a Itaituba pelos soldados Nascimento e Nayara, comandados pelo sargento João Luiz, do destacamento de Jacareacanga. Após serem ouvidos em depoimentos, o escrivão Raimundo disse que os presos foram indiciados por tráfico de entorpecentes e ficarão aguardando no xadrez da 19ª Seccional uma decisão da justiça.
Por: Nazareno Santos
10 DE SETEMBRO DE 2011

Descoberta fraude na prefeitura de Monte Alegre

Governo de Jardel Vasconcelos envolvido em mais um escândalo

Governo de Jardel Vasconcelos envolvido em mais um escândalo

Mais uma bronca cerca a trajetória política  “nada publicana” do prefeito Jardel Vasconcelos, que se considera o todo poderoso no município de Monte Alegre. Desta vez um escândalo sem precedentes, e que inclusive foi denunciado na edição passada do jornal O Impacto, agora é revelado: o veículo sorteado como prêmio pelo pagamento do IPTU/2010 do município de Monte Alegre, um Fiat/Uno Mille economy, de cor branca, modelo 2011, placas NSY 1709, pertencia mesmo à frota do patrimônio público municipal, foi repassado à ganhadora do sorteio, sem as devidas medidas necessárias. 

O jornalista Edmundo Baia, afirma que tem em seu poder documentos comprobatórios do escândalo. Ao jornal O Impacto, afirmou: “E agora é a vez dos senhores vereadores e do Ministério Público tomarem as devidas providências”, disse Edmundo Baia.

Fatos – O Fiat Uno Mille recebeu o certificado de Registro no dia 01.12.2010 em nome da Prefeitura Municipal de Monte Alegre, conforme documento apresentado e foi repassado para a  ganhadora do sorteio, senhora Darlete de Carvalho Marques da Silva no dia 06 de janeiro de 2011, sob o número 019755,  através de uma Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo – ATPV no dia 04.01.2011, conforme mostra o documento.

Vale ressaltar que o Cartório reconheceu a assinatura da senhora Darlete de Carvalho Marques da Silva (Ganhadora do sorteio) no dia 06 de janeiro de 2011, sob o número 019755 e somente no outro dia (07.01.2011) reconheceu a assinatura da senhora Aldenora Sales Coutinho da Silva, sob o número 019836, que assina a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo, como se fosse proprietária do veículo. Porém, quem usao veículo é um empresário local, que também conseguiu regularizá-lo, não se sabe como. Já não usa mais a Chapa oficial, apenas o lacre continua o mesmo.

Ninguém ousa falar. Até o nome do funcionário que realizou a transferência indevida é um mistério. E agora? Será que os 10 vereadores vão continuar mudos? Eis a questão. “Os vereadores têm que mostrar ao menos uma vez que foram eleitos para defender os interesses da coletividade! Façam alguma coisa!”, cobra o jornalista Edmundo Baia.

O que sabemos é que esta é mais uma dentre muitas irregularidades que infelizmante estão sendo praticadas pelo homem que pensa ser um ditador, mas na verdade não passa de alguém que se rpopriou do poder aproveitando a boa fé de um povo que nele confiou e o elegeu prefeito. mas tudo que tem começo, tem fim, vamos aguardar as próximas eleições.
Por: Carlos Cruz- O Impacto
10 de setembro de 2011

Menino mama nas tetas de uma vaca no Camboja

Criança de 1 ano e oito meses toma o leite do animal desde julho deste ano


Um menino de 1 ano e oito meses mama nas tetas de uma vaca há cerca de dois meses na província de Siem Reap, no Camboja, informou seu avô, Um Oeung.

A criança começou a tomar o leite do animal em julho deste ano, depois que seus pais se mudaram para a Tailândia à procura de trabalho. Ele observou um bezerro mamar e repetiu a cena nas tetas da vaca
Fonte: Do G1

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

9 de setembro de 2011

Advogado afirma que crime de cliente já prescreveu

 

Tiago quer a soltura de seu cliente
O advogado Tiago Monteiro, manifestou a alguns órgãos de imprensa de Xinguara sua preocupação sobre um caso especial de morosidade da justiça: a do preso José de Deus do Rego Carvalho, 44 anos, que atualmente se encontra preso na cela da Delegacia de Polícia de Xinguara aguardando uma solução para seu problema.
De acordo com o advogado Tiago, o acusado para defender um colega em uma briga matou com uma cadeirada na cabeça um homem na cidade de Barras (PI) no ano de 1989. Na ocasião fora preso e chegou a cumprir um ano e cinco meses de detenção, e por não ter sido julgado no prazo máximo determinado pela justiça que é de 84 dias, acabou sendo solto pela justiça. Com medo da família da vítima, José de Deus veio embora para o Pará, passando a residir na cidade de Água Azul do Norte, onde se casou e constituiu família.
Porém, Há cinco meses, sua permanência em Água Azul do Norte foi descoberta, e por carta precatória a justiça do Piauí mandou que ele fosse preso e recambiado para aquele Estado. Só que o prazo de 30 dias para a transferência dele para o Piauí foi vencido e até agora a justiça não se manifestou a respeito, por isso o advogado Tiago Monteiro quer a soltura do preso alegando prescrição do crime e falta de interesse do Estado do Piauí, que não julga e nem manda buscar o detento que fica “apodrecendo” na cadeia sem nenhuma solução jurídica.  Ed. Brito
9 de setembro de 2011

Aciapa e Rede Celpa debatem energia elétrica

 

Por iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), foi realizada uma reunião entre empresários e dirigentes da Celpa, nesta quinta-feira (8), na sede da ACIAPA, para debater a atual situação do setor energético que vem afetando consumidores em todo o Estado, em especial as cidades do Sul e Sudeste paraense, com a eminente interrupção e picos de energia elétrica.
Bastante questionados pelos empresários, os dirigentes da Rede Celpa disseram que a situação deverá ser normalizada a partir do ano que vem depois de serem instalados os bancos de capacitores e outras melhorias nas redes e nas subestações da empresa. Ed. Brito
9 de setembro de 2011

Homem é assassinado no setor Selecta

Pistoleiros deram fim à vida de Fernando
Fernando Amorim de Oliveira, 30 anos, foi assassinado a tiros de revólver nesta quinta-feira (8), por volta das 23h, à Rua Tiradentes, Setor Selecta, Xinguara, por dois elementos que estavam em uma moto, eles dispararam quatro tiros contra Fernando, que morreu instantaneamente.
A polícia que atendeu a ocorrência acha que o crime tem característica de crime de encomenda, mas, quanto ao fato que teria motivado o assassinato da vítima, está sendo investigado.    Ed. Brito
9 de setembro de 2011

Projeto permite prorrogação da licença-paternidade por 30 dias

Arquivo/Brizza Cavalcante
Érika Kokay
Erika Kokay: com a medida, pai poderá contribuir diretamente na criação e no desenvolvimento do filho.
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 901/11, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que altera o Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/08) para facultar ao pai, desde que trabalhe em empresa participante do programa, requerer a prorrogação da licença-paternidade por 30 dias.

Segundo a autora, a proposta vai permitir que o pai tenha acesso à remuneração integral referente aos 30 dias da ampliação da licença-paternidade para que ele possa contribuir diretamente na criação e no desenvolvimento de seu filho. Atualmente, pela Constituição Federal, os pais dispõem de apenas cinco dias sem trabalhar, cumpridos imediatamente após o nascimento da criança.

Conforme o texto, a ampliação poderá ser concedida no prazo de até seis meses, a contar do dia do nascimento do bebê, desde que o empregado a requeira até o final do primeiro mês após o parto. Passados os 180 dias, o pai não poderá mais exercer o direito.
Pais ajudando mães
“A medida permitirá aos pais dar continuidade aos cuidados necessários ao bem estar do bebê, incluindo o aleitamento materno com o uso de mamadeiras, no período imediatamente após o término da licença-maternidade da mãe, quando essa não tiver direto à extensão do benefício por exercer sua função em empresa que não participa do Empresa Cidadã”, argumenta a deputada.
Conforme a proposta, no período de prorrogação da licença o empregado não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar. No caso de descumprimento do disposto, o empregado perderá o direito à prorrogação.

Isenções
Como medida compensatória, o texto determina que durante o período de prorrogação da licença o empregador pessoa jurídica tributado com base no lucro real poderá deduzir do imposto renda devido, em cada período de apuração, o total da remuneração do empregado pago a título de prorrogação da licença-paternidade.
O projeto prevê ainda que as pessoas jurídicas tributadas com base no regime de lucro presumido e as optantes pelo Simples Nacional que aderirem ao Programa Empresa Cidadã, terão direito a crédito tributário no valor total da remuneração do empregado pago durante a ampliação da licença-paternidade.

Este crédito será utilizado exclusivamente para dedução da parcela de tributos recolhidos a título do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Cofins. Segundo a autora, as isenções fiscais previstas tem o objetivo de estimular mais empresas a participarem do Programa Empresa Cidadã.
Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de e Constituição e Justiça e de Cidadania. 
Ag. Camara
9 de setembro de 2011
Polêmica
Xinguara: Continua impasse entre sindicato e prefeitura
 
 
Janisley – Coord. Sintepp – Acusa o prefeito de 
perseguições e o prefeito Davi Passos 
não quer ceder à pressão dos educadores 
 
Sexta feira os professores da rede municipal de ensino fizerem um ato, o que eles chamam de ato moral em protesto ao executivo municipal, segundo os dirigentes do sintepp a classe vem sofrendo com as perseguições do prefeito Davi. A coordenadoria do sindicato juntamente com um grupo de professores esteve nos estúdios da rádio Xinguara AM falando ao vivo e reclamando das represálias sofridas por parte do gestor municipal. 
Em contrapartida o prefeito também entrou ao vivo na rádio para rebater as críticas dos coordenadores do Sintepp, o prefeito criticou o movimento e afirmou que o ato teve a participação de pessoas não ligadas ao município, “em vez deles vir fazer barulho aqui, porque eles não vão a outros municípios que não tem transporte escolar, que transporta alunos em cima de camionetes velhas, que tem mais de três meses de salários atrasados, onde a merenda não está sendo distribuída corretamente, onde não paga piso salarial” – desabafou Davi, criticando o movimento.
FECHANDO AS PORTAS
Semana passada fomos informados pela coordenadoria do sintepp que o sindicato irá fechar as portas a partir de 02 de setembro, pois segundo o professor Janisley de Siqueira Barsanulfo - coordenador do SINTEPP, a entidade não está mais suportando tanta perseguição por parte do prefeito Davi Passos; “Os professores tem o direito de sonhar por uma educação pública de Qualidade e Compromisso Social” – disse o coordenador justificando os movimentos de protestos contra o gestor municipal. 


REPRESÁLIAS
Tudo começou durante o mês de maio quando os professores resolveram deflagrarem uma greve para reivindicar alguns direitos que segundo a coordenadoria do sindicato não estava sendo cumprido pelo Prefeito, ainda de acordo com os dirigentes da entidade Como represália o prefeito de Xinguara – Davi Passos e Assessores começaram a inibir e assediar a moral de professores que foram favoráveis a greve, suspendeu os pontos dos professores que aderiram à greve, suspendeu a liberação sindical dos coordenadores da sub sede (Janisley de Siqueira, Keyla Ramos e Dawson Luiz), Suspendeu os repasses do Sindicato, demitiu a diretores de escolas que estavam na Assembleia do ato de greve. “Não há alternativa, se não fechar as portas do sindicato, pois não temos condições de manter o sindicato funcionando nas condições expostas” – Finalizou Janisley de Siqueira Barsanulfo - Coord. Geral do Sintepp em Xinguara. 
Jornal Anoticia

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 de setembro de 2011

Avenida deverá ficar pronta em outubro

Secretário de Obras Marcílio Machado
O Secretário de Obras de Xinguara, Marcílio Machado, confirmou que está marcada para o dia 30 de outubro a inauguração da primeira etapa da Avenida Antonio Pedroso, que está sendo construída em parceria entre a Prefeitura de Xinguara e a Vale.
Máquinas trabalham na obra da avenida


A Empreiteira Produsa, responsável pela construção da obra, tem aproveitado o período de seca para acelerar os serviços, e garante que no final de outubro a Avenida ficará pronta. 
A avenida corta Xinguara ao meio e será uma importante via de acesso, pois vai desafogar o pesado trânsito que existe nas ruas e avenidas da cidade. Ed. Brito
8 de setembro de 2011

Vereador Ari vai mesmo para o PSB

Vereador Ari
Em contato com a reportagem, o Vice-Presidente do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Xinguara, empresário Celso Viana, confirmou que está tudo certo para a transferência do vereador Arivaldo Nascimento, o Ari, do PTB para o PSB, que deverá ocorrer no dia 16 deste mês de setembro. A única dificuldade momentânea enfrentada por Ari seria sua saída do PTB sem perda do mandato, mas ele está disposto a enfrentar a questão na justiça, alegando desprestigio dentro da legenda. Ari será o grande reforço do PSB visando o jogo eleitoral em 2012. Ed. Brito
8 de setembro de 2011

SEMA veta capitação de água em Água Azul do Norte

Por falta de licenças ambientais (por perda de prazo) a cidade de Água Azul do Norte não pode fazer a capitação de água para abastecer a cidade. A rede de tubulação, o sistema de capitação, instalação de hidrômetros e as caixas de água estão todas prontas, mas por um lapso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade perdeu os prazos para tirar as licenças ambientais que autorizavam a capitação legal de água do Rio Água Azul. Por esse motivo a Secretaria Estadual de Meio ambiente (SEMA) vetou o funcionamento do projeto. Até agora a Prefeitura de Água Azul do Norte já havia aplicado um milhão e setecentos mil reais, recursos oriundos do PAC.
 
 A Prefeitura de Água Azul do Note vai tentar junto a SEMA a liberação do projeto, pois alega que não fora notificada pelo órgão para fazer a correção das irregularidades apontadas. O prefeito Renan Lopes Souto deverá viajar nos próximos dias à Belém para tentar equacionar a situação, já que na avaliação dele, a população não pode ser penalizada por um possível erro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ele vai alegar, também, que a função social do projeto seja visto pelas autoridades.  Ed. Brito
8 de setembro de 2011

Ladrões roubam sede de fazenda em Água Azul do Norte

Keila registrou Boletim de Ocorrência na Depol
Keila Pereira de Sousa, funcionária da Fazenda Modelo, de propriedade do doutor Érico Araujo da Silva, localizada no município de Água Azul do Norte, às margens da rodovia PA 279, compareceu à Delegacia de Polícia de Xinguara, nesta quarta-feira (7), para comunicar que a sede da fazenda foi arrombada por ladrões que subtraíram do interior da mesma uma bomba de pulverizar veneno, três pistolas de vacinar gado, uma furadeira elétrica, um aparelho de televisão, uma bola de arame e vários frascos de medicamentos veterinários. 
 
O fato ocorreu nesta terça-feira, à noite, mais ou menos por volta das 20h, pois quando o vigia da propriedade chegou às 22h, a sede já tinha sido visitada pelos ladrões. Ed. Brito
8 de setembro de 2011

Delegacia encaminha armas à justiça

A Delegacia de Polícia de Xinguara vai encaminhar nesta quinta-feira (8) ao Poder Judiciário da Comarca de Xinguara 30 armas de fogo para serem juntadas aos processos criminais instruidos na justiça. 

O delegado José Orimaldo da Silva disse que as armas foram usadas por criminosos na prática de assalto, roubo, homicídios e porte ilegal. Ainda de acordo com ele, as armas já passaram por perícia cientifica e receberam laudo conclusivo do IML.
8 de setembro de3 2011
PARADA CÍVICA

A Para Cívica realizada nesta quarta-feira (7), à tarde, em Xinguara, em comemoração ao dia da Independência do Brasil, reuniu mais de dois mil alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino. 

O desfile percorreu varias ruas da cidade e por onde passava milhares de pessoas acompanhava nas calçadas aplaudindo os alunos em suas evoluções. O desfile terminou na Praça da Prefeitura, onde as autoridades fizeram discursos alusivos ao dia da Independência do País.  Ed. Brito
8 de setembro de 2011

Pró-Carajás leva 6 mil às ruas no 7 de Setembro

Tão logo acabou o desfile oficial de 7 de Setembro em Marabá, o público estimado em 10 mil pessoas ao longo da Avenida Nagib Mutran aguardou para acompanhar a Marcha Pró-Carajás. Segundo a organização eram mais de 6 mil pessoas vestidas com camiseta temática “Carajás, Sim”, portando bandeiras, faixas ou com os rostos pintados de verde e amarelo.

À frente, um carro de som com o jingle que exalta a importância da emancipação do Tapajós e do Carajás para somarem força ao novo Pará.
Conforme o grupo avançava pela avenida, os populares aderiam à caminhada gritando palavras de ordem como “Um, dois, três, quatro, cinco mil. Queremos Carajás novo estado do Brasil”. Do palanque, as autoridades, como deputados, vereadores e presidentes de entidades acenavam para o grupo emancipacionista.

“Muito bonito. Que bom ver o Carajás nas ruas, as pessoas envolvidas. Agora, sim”, disse empolgada a comerciária Antônia Félix Nunes, que estava no local com os filhos que levou para assistir à Parada da Independência do Brasil.
Desde cedo no evento, portando uma bandeira de 6 metros do Carajás, o presidente da Comissão Brandão, José Soares, era só felicidade ao final da marcha com o resultado da mobilização, que na sua visão foi uma grande demonstração de apoio popular. “Nós mobilizamos essa turma através das empresas de Marabá que querem participar do
processo, sabendo o que é bom para todos, das escolas, dos diretores, dos professores. 

A Comissão Brandão formalmente fez um grande desfile com a Escola ‘Heloísa de Sousa Castro’, coordenada pela sua diretora Norma Suely Filgueira”, disse Soares, feliz também com a participação dos membros da Maçonaria, Lions e Rotary.
Já um dos grandes articuladores da Comissão Municipal Pró-Carajás, o vereador licenciado Miguel Gomes Filho, também comemorou muito a adesão à marcha e estimou que 6 mil pessoas tenham participado trajando camisetas, fora as adesões espontâneas do público.
8 de swetembro de 2011

Comissão promoverá debate no Pará sobre exploração da Serra Pelada


Serra_Pelada_hoje-300x300 A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar debate, no Pará, para discutir o acordo firmado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa canadense Colossus para a retomada de exploração do garimpo. Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), esse acordo teria sido prejudicial aos garimpeiros.

Em maio deste ano, o governo publicou portaria de concessão de lavra que permite o retorno da atividade de mineração mecanizada no antigo garimpo de Serra Pelada, localizado na cidade de Curionópolis e desativado desde 1992.
O direito de exploração da mina de ouro foi dado à Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE), que é uma associação entre a Coomigasp e a Colossus. A cooperativa, que possui 45 mil garimpeiros associados, possui 25% da sociedade, e a Colossus, 75%.

Foram convidados para o debate, ainda sem data marcada, representantes:
- do Ministério Público Federal em Marabá;
- do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM);
- do Sindicato dos garimpeiros;
- da Assembleia Legislativa do Estado do Pará;
- da Ordem dos Advogados (OAB);
- da Polícia Federal;
- do Governo do Estado do Pará;
- da Coomigasp; e
- da empresa Colossus.
Fonte:Agência Câmara de Notícias
8 de setembro de 2011
Juiz vai decidir impasse sobre Frente contra Tapajós


Está nas mãos do juiz federal Antonio Carlos Campelo resolver o impasse em torno da chapa que vai liderar a Frente contra a criação do Estado do Tapajós. No último dia 2, tanto o deputado estadual Celso Sabino, do PR, quanto o deputado Eliel Faustino, do mesmo partido, ingressaram com um registro prévio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo final para o registro definitivo é o dia 12 de setembro.

Até lá, de acordo com a Secretaria Judiciária do TRE, os membros das duas chapas devem entrar em um consenso, para definir quem será o presidente e os demais integrantes do Comitê Executivo, já que a Resolução nº 23.347 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que só poderá haver uma frente para cada corrente de pensamento.

'Todos os registros prévios foram distribuídos para um relator. Será ele que durante, a fase de diligências, vai analisar a situação das frentes inscritas. Se não houver um acordo é o juiz quem vai tomar as providências para que a resolução seja cumprida', afirmou a secretária judiciária Fernanda Mattos.

A Resolução nº 23.347 determina ainda que, se for necessário, devem ser realizadas convenções entre os interessados, prevalecendo como critério de desempate o maior número de votos de parlamentares no exercício de mandato estadual ou federal da representação do Estado do Pará
Fonte: O Liberal
8 de setembro de 2011
Americana afirma ter o maior bumbum do mundo e quer ainda mais


Dionne Washington pesa 222 Kg. Só de bumbum, ela tem 140 Kg e 1,60 m. Sabe disso porque pesou, com ajuda de balanças industriais e de quatro homens que sustentaram o tronco dela. É o mesmo que três pessoas do tamanho de Victoria Beckham ou um panda bebê. Ela acredita que possui o maior bumbum do mundo. Mas a americana, do estado do Texas, quer ainda mais.

Provavelmente porque o bumbum de Dionne gera uma renda anual de quase 240 mil reais. “Eu costumava odiar, mas agora é meu recurso favorito”, disse ela em entrevista ao jornal “The Sun”. Para manter a forma, ela consome cerca de nove mil calorias por dia. Mais de quatro vezes superior que o recomendado. 

Por causa disso, Dionne corre o risco de ter colesterol alto, problemas de coração e diabetes. Mas isso não a incomoda. “Eu não estou preocupada. Eu amo meu corpo e não mudaria nada nele”, fez questão de destacar.
8 de setembro de 2011
Crocodilo gigante é capturado nas Filipinas

Um crocodilo de 6,5 metros de comprimento foi capturado por moradores de Bunawan, nas Filipinas. O animal, uma fêmea, seria o responsável pela morte de diversos moradores da região. O crocodilo foi um dos maiores já capturados no país. O animal irá para uma área de ecoturismo no sul da cidade, onde vai virar atração.





O crocodilo foi um dos maiores já capturados no país. O animal irá para uma área de ecoturismo no sul da cidade, onde vai virar atração.


Fonte: Extra
8 de setembro de 2011

Preso último condenado pela morte de Dorothy Stang

Regivaldo se apresentou depois da decisão da Justiça, mas voltou para casa pois policiais ainda não tinham recebido ordem de prisão

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Preso último condenado pela morte de Dorothy Stang
Regivaldo Pereira Galvão 


Pará - Está preso no Pará o último condenado pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang. Agora, o fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão vai ter de cumprir a pena em regime fechado. Regivaldo Pereira Galvão, que mora em Altamira, no sudeste do Pará, se apresentou na delegacia depois da decisão da Justiça, mas voltou para casa porque os policiais ainda não tinham recebido ordens para prender o fazendeiro.

“Dentro dos meios judiciais, estarei incessantemente buscando provar minha liberdade diante de toda a situação, porque eu não tenho nada a ver com essa situação a qual estão me acusando”, afirmou o fazendeiro condenado Regivaldo Pereira Galvão.

A prisão só aconteceu no início da noite. O fazendeiro foi levado para o centro de recuperação regional de Altamira. Dos cinco condenados de assassinar Dorothy Stang, Regivaldo era o único que ainda continuava em liberdade.

Quatro desembargadores julgaram o pedido de anulação do julgamento de Regivaldo. A decisão de manter a sentença de 30 anos de prisão foi unânime. “Nós vamos depor em curso em Brasília para restaurar a liberdade de Regivaldo”, disse o advogado de Regivaldo, Jânio Siqueira.

O fazendeiro foi condenado em abril do ano passado por ter sido considerado um dos mandantes da morte da Irmã Dorothy, em 2005. A freira defendia a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável em áreas disputadas por fazendeiros e madeireiros na região de Anapu, oeste do Pará.

“Para nós, a confiança que a gente vem criando e querendo depositar foi mais do que confirmado na Justiça do Pará”, declarou a Irmã Jane Dwyer, da Congregação Notre Dame

Fonte: G1
8 de setembro de 2011

Rei Roberto Carlos é ovacionado em Jerusalém

Com bandeiras e cartazes, mais de 1,5 mil brasileiros invadiram a Terra Santa

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Rei Roberto Carlos é ovacionado em Jerusalém
Roberto Carlos (Reprodução/TV Globo)


Mundo - Foi um show inesquecível. O rei Roberto Carlos cantou em cinco línguas, inclusive o hebraico, e foi ovacionado de pé na Terra Santa. Com bandeiras e cartazes, mais de 1,5 mil brasileiros invadiram Jerusalém à espera de Roberto Carlos.

“Um evento único. O Roberto tem essa capacidade de trazer 1,5 mil brasileiros para assistir seu show no outro lado do mundo. Viajar 15 horas. Eu não podia perder isso”, disse o humorista Marcelo Madureira.

O Rei começou cantando “Emoções”, título do seu primeiro show na Terra Santa, além disso, Roberto Carlos cantou em cinco idiomas diferentes e dançou "Unforgetable" com Gloria Maria.
Em uma cidade tão dividida por conflitos políticos e religiosos, Roberto Carlos levantou o público ao dedicar uma canção à união entre as pessoas. “Aqui, Muçulmanos, Judeus, Cristãos, enfim, que povos se unam em prol de uma força maior. Cada cor tem seu valor, mas quando as coisas estão juntas, o lugar fica muito mais colorido”, pediu Roberto Carlos.

No gigantesco cenário, montado ao lado da cidade velha, templos das três religiões que dividem o espaço da cidade sagrada, ele elogiou os 12 músicos israelenses, convidados para o show.

Acompanhado de um coro de 30 brasileiros que moram em Israel, voltou a empolgar a platéia ao cantar em hebraico. Ao fim de duas horas, e 24 músicas, encerrou o espetáculo cantando "Jesus Cristo". E distribuiu dúzias de rosas para a platéia. 


Zuleica, fã que acompanha Roberto em quase todos os shows, disse que nunca tinha visto nada tão bonito. “Sinceramente, eu não tenho palavras. Foi a coisa mais bonita que já vi até hoje”, contou Zuleica.

“Foi o momento mais bonito da minha carreira. Eu nunca vivi um momento de tanta emoção, tão forte e tão intenso. Foi o momento mais bonito nesses anos todos de jornalismo”, lembrou Gloria Maria.


Fonte: G1
8 de setembro de 2011

Com 291 kg, americana entra para o Guinness como a mais gorda do mundo

Pauline Potter, que mora em Sacramento, pesa 291,6 quilos

A norte-americana Pauline Potter, de 47 anos, vai aparecer na edição 2012 do Guinness, livro dos recordes, como a mulher mais gorda do mundo.
Pauline Potter, que mora em Sacramento, pesa 291,6 quilos
Pauline, que mora em Sacramento, no estado da Califórnia (EUA), pesa 291,6 quilos. A nova edição do livro será lançada no dia 15 de setembro.

Outra americana, Donna Simpson, que pretendia passar dos atuais 273 kg para 457 kg, desistiu de se tornar a mulher mais gorda do mundo após alerta dos médicos.
Considerada a mulher mais gorda do mundo a dar à luz, Donna iniciou uma dieta radical após os médicos lhe darem o alerta de “emagreça ou você vai morrer”.
Donna Simpson, de 42 anos, desistiu de tentar ser a mulher mais gorda do mundo
Fonte: G 1
8 de setembro de 2011

Serra Pelada prepara retomada da exploração de ouro 20 anos depois

G1 visitou local de onde se prevê extrair 50 ton de minério em dez anos.

Ponto de atração de trabalhadores de todo o país que migravam em busca de riqueza no início dos anos 1980, o garimpo de Serra Pelada, distrito do município de Curionópolis, no sul do Pará, começa a renascer.
Há mais de 30 anos, a exploração começou em um imenso buraco, aberto manualmente e interditado pelo governo federal em 1992 devido à falta de segurança.  

Agora, quase 20 anos após ser fechado, o garimpo se prepara para uma nova fase de exploração, prevista para se iniciar  em 2012. Ao lado da cava onde muitos perderam a vida soterrados, uma nova mina, desta vez toda mecanizada, está em fase final de construção.
Em 17 e 18 de agosto, o G1 esteve em Serra Pelada e mostra em uma série de reportagens o projeto e a estrutura da nova mina, o cotidiano da localidade e a esperança dos que ainda não desistiram do sonho de encontrar ouro.

 A nova estrutura faz renascer a fase de exploração na localidade, que chegou a ser considerada a mais farta em ouro do Brasil. A expectativa da empresa responsável pela nova exploração é de que ainda existam cerca de 50 toneladas de minério, entre ouro, paládio e platina, prontos para serem extraídos nos próximos dez anos.
O novo garimpo de Serra Pelada é resultado de uma parceria entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa de mineração Colossus, do Canadá.

A aliança, firmada em 2008, gerou uma terceira empresa, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), detentora da portaria de lavra, documento concedido pelo governo federal que permite a retirada de minério do local.
A portaria inicialmente foi repassada para a cooperativa, que, depois do fechamento da mina, ganhou o termo de posse do governo federal. Mas, sem recursos para realizar pesquisas que apontassem a existência de minerais, a cooperativa firmou parceria com a Colossus.

“Existe o produto e se acredita no projeto. É natural que todos os garimpeiros sonhem, como eu sonho muito, de que tem muito ouro ainda aqui. Mas se acontecer de não ser da forma como esperamos, vamos ter de esperar. O sonho do meu irmão garimpeiro é o meu sonho. E eu sonho alto. Queremos ficar”, afirma o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão.

O empreendimento
O terreno onde a nova mina subterrânea está sendo instalada tem cem hectares. Para fins de comparação, é pouco menor que a área do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, ou equivalente a quase toda a área do Vaticano. O terreno fica ao lado da antiga cava aberta pelos garimpeiros, atualmente desativada e transformada em um grande lago.
Ao todo, a Coomigasp detém três áreas de exploração no distrito de Serra Pelada, com um total de 1.089 hectares. Além do local que já está sendo transformado em nova mina por meio da parceria com a Colossus, a cooperativa ainda tem outras duas áreas, uma de 123 hectares e outra de 700, que estão sendo avaliadas pela empresa canadense.

Caso seja constatada a presença de minerais também nessas duas regiões, a cooperativa pretende firmar parceria com a Colossus, nos mesmos moldes da efetuada na nova mina de Serra Pelada.
Segundo o diretor-geral da Colossus no Brasil, Paulo de Tarso Serpa Fagundes, até 2013, a empresa canadense deve investir R$ 320 milhões, a fim de que a nova mina de Serra Pelada traga os resultados esperados.

Desde 2008, quando a parceria com a cooperativa dos garimpeiros foi firmada, já foram injetados na região R$ 190 milhões pela empresa canadense, segundo afirma o diretor da empresa.

“Este é um projeto pioneiro. Não existe empresa canadense listada em bolsa que invista o volume de recursos que a Colossus está investindo. No momento em que colocarmos a mina em funcionamento, esse modelo vai acabar servindo de exemplo para outras parcerias”, acredita Fagundes.
 
Exploração mecanizada
Diferentemente da antiga mina de Serra Pelada, onde a exploração era artesanal e na superfície – o que deu ao local o apelido de “formigueiro humano” –, na nova mina a exploração será mecanizada e subterrânea.

Pelo menos 350 metros de mina subterrânea já foram escavados, segundo a empresa, e a expectativa da Colossus é de que a mina alcance cerca de 400 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 120 andares, com rampas e acessos subterrâneos.

Abertas com o emprego de dinamite, as galerias de onde serão extraídos os minérios estão sendo concretadas, a fim de se evitar possíveis desmoronamentos. A cada explosão, avança-se três metros.
Galerias internas da nova mina de Serra Pelada

O túnel principal da mina, por onde passam os veículos e circulam os funcionários, também está recebendo telas de contenção e camadas de concreto. A movimentação da rocha é acompanhada periodicamente por meio de medidores instalados ao longo do trajeto da mina.

Segurança
Antes de seguir pelo longo túnel que já dá forma à nova mina, os funcionários precisam passar por uma série de procedimentos de segurança.
O primeiro é um curso específico com 30 horas de treinamento, onde o funcionário recebe informação sobre primeiros-socorros e orientações sobre como se portar a tantos metros de profundidade.
“Segurança para nós é primordial”, afirma o coordenador da mina, Hélio Machado Filho.

Em geral, cada funcionário permanece até seis horas dentro da mina, sob uma iluminação que se assemelha à de uma casa à noite. Protetores de ouvido e colete sinalizador são de uso obrigatório, além de máscaras para respiração e outra chamada máscara de fuga, que tem vida útil de 25 a 120 minutos de oxigênio, em caso de possível desmoronamento. Antes de entrar na mina, todos ainda precisam verificar a pressão arterial.

As regras de segurança não faziam parte da realidade dos antigos garimpeiros, como Zaquel Neto, 42 anos. “Naquela época, a gente ia para a cava e não sabia se voltaria. Todo dia, morria gente lá dentro. Agora, vai ser diferente”, afirma o ex-garimpeiro, que trabalhou na antiga mina e agora é funcionário da empresa responsável pela abertura da nova.

O trabalho dentro da mina é realizado durante 24 horas por dia. Enquanto a nova Serra Pelada não começa a extração, cerca de 200 funcionários se revezam em três turnos de trabalho.
Banheiros químicos foram instalados ao longo da mina, e os funcionários podem sair de dentro do local até três vezes ao dia, para fazer as refeições no refeitório da empresa.

Quando a mina estiver pronta para começar a exploração, as refeições devem passar a ser servidas em um espaço dentro da mina, segundo explica o gerente de Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Comunidade da Colossus, Raimundo Júnior.
“Vamos levar a refeição até eles [garimpeiros], já que por medidas de segurança não podemos preparar a alimentação na mina”, explica Júnior.
Por: Iara Lemos/G1

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...