sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PAU D'ARCO-SUL DO PARÁ

Cinegrafista da equipe de marketing de Mauricio Cavalcanti (PMDB) foi agredido a pedradas em Pau D'arco

O cinegrafista Marcos Lopes, que atualmente está trabalhando na equipe de marketing do candidato a prefeito do município de Pau D’arco, Mauricio Cavalcante, procurou a delegacia de polícia civil de Redenção, para registrar queixa contra um elemento conhecido por ‘’Mampila’’, que atirou uma pedra contra ele durante um trabalho de filmagem. 

Delegado ja pensa em pedir refoço policial para o município
Segundo o cinegrafista a agressão aconteceu durante um trabalho que ele estava realizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Hannemann, localizada no município de Pau D’arco.

A equipe de filmagem do candidato Mauricio Cavalcante, ficou sabendo que outra equipe de reportagem do candidato adversário estavam utilizando os alunos da escola para fazer propaganda eleitoral dentro do prédio da escola. 

Marcos exibe o sinal da agressão
Ao começar a registrar o fato, o cinegrafista Marcos Lopes, foi impedido de filmar por alguns funcionários da escola. Como o profissional insistiu em fazer o trabalho, o elemento conhecido por ‘’Mampilla’’ foi acionado pelo telefone, que ao chegar no local, já foi logo atirando enormes pedras na direção da equipe em que o cinegrafista fazia parte. 

Ao tentar proteger a filmadora Marcos Lopes, foi atingido por uma pedrada no braço esquerdo que provocou uma luxação e ferimento. O delegado José Carlos, abriu um procedimento policial por lesão corporal contra ‘’Mampilla’’, que segundo o delegado já possui passagem pela polícia, e mesmo será chamado para depor na Delegacia de Polícia Civil de Redenção. Violência: 

O SBT deu cobertura a mais esse ato covarde contra integrantes da imprensa na região
Violência - O delegado José Carlos, disse estar preocupado com o clima de violência que se instalou em Pau D’arco, durante o período da campanha política. Na noite da última quarta-feira (20), dois ônibus que conduziam populares que retornavam de um comício do candidato Mauricio Cavalcante, realizado na localidade de Boa Sorte, na área rural do munícipio foram apedrejados por desconhecidos. 

A ação de vandalismo causou medo e temor nos passageiros que por pouco não foram atingidos pelas inúmeras pedras. O delegado José Carlos, disse que vai apurar o caso na tentativa de identificar e prender os autores da ação criminosa. ‘’Acredito que é necessário a solicitação de reforço policial para o município, para que possamos garantir a tranquilidade e o exercício do pleno direito da democracia dos eleitores em Pau D’arco’’ comentou o delegado. 

Foto e Fonte:  blog do dinhosantos.  Postador:  Manancial de Carajas
Liberdade de Imprensa ameaçada na cidade de Pau D’arco-Pará

Cinegrafista é agredito em pleno desempenho de sua função 
Liberdade de Imprensa ameaçada
A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade, embora algumas circunstâncias ainda gerem apreensões. 

Na cidade de Pau D’arco, há 25 quilômetros de Redenção, sul do Pará, ocorreu nesta quinta 20 à tarde, mais uma tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa, da qual foi vitima um cinegrafista que trabalha para a Agência FHOX naquela cidade. A Agência presta serviço a um candidato que faz oposição ao atual prefeito.

O cinegrafista Marcos Lopes foi agredido a pedradas dentro de uma das escolas do Ensino Fundamental na presença de vários alunos. Para não ter seu equipamento danificado Marcos suportou a agressão ficando com escoriações em um de seus braços.

Essa é a segunda tentativa de calar a imprensa na cidade de Pau D’arco. A primeira foi há poucos dias quando o Jornal Manancial de Carajás com sede em Xinguara sofreu uma ação judicial que partiu da Coligação “Pau D’arco Não Pode Parar” que tem como candidato à reeleição, Luciano Guedes (PDT).

A ação veio depois que o jornal mostrou em duas páginas, a situação de abandono e de descaso que vive o município. Fotos de pontes intrafegáveis, escolas municipais abandonadas com salas de aulas sem com dições adequadas para o ensino, falta de transporte escolar para atendimento aos alunos da zona rural e falta de investimentos na infraestrutura da cidade, como pavimentação, limpeza de ruas, e a má qualidade da saúde pública. 

Na tentativa de calar o jornal a referida coligação mentiu para a Justiça Eleitoral acusando o jornal de ter utilizado fotos de três anos ou mais como se fossem recentes bem como fotos que não seriam do município. Além dessas, outras acusações improcedentes foram feitas pela mesma coligação contra o jornal Manancial.

Mas o jornal provou sua capacidade, seriedade, legitimidade e transparência, desmascarando assim aquela banda mentirosa e caluniadora da politica de Pau D'arco. 

Após verificar a documentação com a defesa do jornal, a sapiente Juíza Eleitoral da 59ª Zona em Redenção, Adriana Divina da Costa, julgou Extinto o processo contra o jornal por falta de carência de ação e fionalizou pedindo seu arquivamento. 

Por tanto, companheiros(as) da imprensa de todo o Brasil, em nome da nossa categoria no sul do Pará faço um apelo aos sindicatos, associações, federações, OAB, e demais entidades que nos ajudem no combate a essa pratica criminosa contra os profissionais de imprensa.  

Em alguns municípios do sul do Pará quando os profissionais não são agredidos fisicamente, são ameaçados de morte por denunciarem politicos corruptos que utilizam os recursos publicos para seus proprios beneficios  deixando a população sem obras que gerem qualidade de vida.


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exército brasileiro: a Operação Amazônia 2012 é o décimo exercício desse porte feito na região desde 2002!!!


O objetivo é aprimorar o trabalho conjunto das três Forças para atuarem, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente ribeirinho e de selva.


Brasília - Durante as próximas duas semanas, 5 mil homens das Forças Armadas participam de um exercício militar no Norte do país. De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Amazônia 2012 conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e tem como objetivo aprimorar o trabalho conjunto das três Forças para atuarem, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente ribeirinho e de selva.
O treinamento começou na foz do Rio Amazonas e segue até o dia 28 nos estados do Amazonas, Pará, de Rondônia e do Acre. Além de exercícios militares, serão feitas ações de apoio médico e odontológico às populações isoladas localizadas ao longo dos rios Solimões, Purus e Juruá. A expectativa do governo é que pelo menos 3 mil pessoas sejam atendidas.

A Operação Amazônia 2012 é o décimo exercício desse porte feito na região desde 2002. Até dezembro deste ano, estão programadas ainda ações conjuntas no Centro-Oeste e em áreas de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, além de uma operação nas águas das regiões Sudeste e Sul.

Foto e Fonte: Agencia Brasil.  Postador:  Manancial de Carajas

Oposição diz que pedirá investigação de Lula após STF julgar mensalão

Ex-presidente não foi acusado na ação por falta de indícios de envolvimento

Ex-Presidente Lula

Em nota conjunta divulgada nesta terça-feira (18), os partidos de oposição PSDB, DEM e PPS anunciaram que deverão pedir ao Ministério Público investigações sobre o suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão logo após a conclusão do julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal.

O pedido se baseia em reportagem publicada pela revista “Veja” do último fim de semana, segundo a qual o operador do mensalão, Marcos Valério, tem dito a familiares e amigos que Lula seria o “chefe” e “fiador” do suposto esquema de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e compra de apoio político no início de seu governo, entre 2003 e 2005.

Além de cobrar explicações de Lula, os partidos afirmam que o silêncio do ex-presidente sobre a denúncia é “ensurdecedor”. As legendas dizem que ele “deveria ser o maior interessado em prestar esclarecimentos sobre fatos que o envolvem diretamente”. Desde a publicação da reportagem, Lula não se manifestou sobre o assunto. Procurada nesta terça, a assessoria do ex-presidente disse que ele também não comentaria a intenção da oposição de que ele seja investigado.

Na época do escândalo, Lula dizia desconhecer compra de apoio político; depois admitiu que repasses a políticos eram de caixa dois (dinheiro não declarado doado a campanhas eleitorais); e posteriormente, atribuiu as denúncias a uma tentativa de tirá-lo da Presidência.

Foto e Fonte: G1.  Postador:  Manancial de Carajas

Não há problema de inflação no Brasil, diz Mantega

Comentários foram feitos em encontro com empresários franceses, em Paris

Ministro da Fazenda, Guido Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (19), em Paris, que não vê o processo inflacionário no Brasil com preocupação, tanto em 2012 quanto em 2013. “A inflação segue dentro da meta e vai continuar”, afirmou. Por isso, disse, a política de juros baixos adotada pelo governo deve prosseguir, avalia o ministro.

Mantega afirmou que, diante de medidas tomadas pelo governo, como a redução do preço da energia elétrica para consumidores residenciais e industriais e do IPI para bens duráveis, a expectativa é que a inflação se mantenha comportada. “A tendência é que [a inflação] seja mais benigna e não se eleve. Não será preocupante no próximo ano”, afirmou.

O ministro da Fazenda também reiterou a jornalistas europeus que a economia brasileira crescerá 4% em 2013. Ele reconheceu que a elevação do crédito, uma das bases do processo de expansão da economia, segue em ritmo mais lento. ‘Mas a economia continuará se expandindo’, afirmou. Ele estimou que o crédito no Brasil deverá crescer entre 14% e 15% em 2012.

Segundo Mantega, o Brasil incluirá mais brasileiros na classe C em 2013, enquanto reduzirá as classes D e E, um movimento que promoverá a expansão do mercado consumidor.


Foto e Fonte: G1.  Postador:  Manancial de Carajas

UFPA deve retomar aulas na segunda-feira

Professores decidiram seguir a decisão do Sindicato Nacional e terminar com a greve que já durava quatro meses

Professores da Universidade Federal do Pará

Os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram, nesta quarta-feira, seguir a decisão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e terminar com a greve na instituição que já durava quatro meses. Com isso as aulas devem recomeçar na segunda-feira (24).
O comando nacional de greve dos professores das universidades federais anunciou na noite de domingo (16) o fim da greve, que começou em abril.

O Ministério do Planejamento ofereceu um reajuste entre 25% e 40%, divididos nos próximos três anos. Os índices são superiores ao oferecido a grande maioria dos demais servidores (15,8%).
O governo ainda negociou a redução do número de degraus para se chegar ao topo da carreira: os 17 níveis foram reduzidos a 13.

Foto e Fonte: DOL.  Postador:  Manancial de Carajas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Jarbas solicita que TJE designe um juiz efetivo para Xinguara

 

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, encaminhou ofício à desembargadora, Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos - Corregedora do Interior do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJPA, solicitando que se designe um juiz efetivo para a 1ª Vara da Comarca de Xanguara assim como, que seja antecipado o cronograma de reformas do Tribunal quanto ao prédio daquela Comarca, previsto atualmente para o ano 2015.

Em recente visita ao município realizada pelo presidente da Seccional, acompanhado pelo presidente da subseção, Rivelino Zarpellon, foram constatadas algumas problemas dentre eles, a precariedade atual da estrutura do prédio do Fórum local, onde os espaços são diminutos e os ambientes inadequados para o bom funcionamento da justiça.

Em documento, além de pautar as demandas nos problemas vivenciados pelos advogados daquela cidade, Jarbas solicita ainda que o Tribunal analise a possibilidade de instalação de mais uma Vara naquela Comarca.

Leia a íntegra do ofício:
“Ofício no 124/2012 – ASS.
JUR. Belém, PA, 14 de setembro de 2012. A Sua Excelência A Senhora
Desª. Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos
Corregedora do Interior do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJPA

Senhora Corregedora,
Cumprimentando-a, vimos por meio deste, expor e ponderar a V. Exa. que tome providências em face da situação em que se encontra o Fórum da Comarca de Xinguara, uma das mais importantes e movimentadas do sul do Pará.

Em recente visita que fizemos àquele município, constatamos a realidade vivenciada por advogados, jurisdicionados, serventuários e juízes, que diariamente enfrentam dificuldades para trabalhar em razão da precariedade atual da estrutura do prédio do Fórum local, onde os espaços são diminutos e os ambientes inadequados para o bom funcionamento da justiça.

Em vista disso, requeremos seja antecipado o cronograma de reformas deste E.
Tribunal quanto ao prédio daquela Comarca, previsto atualmente para o ano 2015, a fim de oportunize melhores condições a todos os que necessitam do Poder Judiciário Estadual em Xinguara.

Reiteramos ainda o pedido de que se designe um juiz efetivo para a 1ª Vara daquela Comarca, visto que esta medida em muito contribuirá para melhorar a prestação jurisdicional.

Por fim, ponderamos a V. Exa. que analise a possibilidade de instalação de mais uma Vara naquela Comarca, visto que as duas hoje existentes já contam com um considerável volume de processos, o que contribui para a morosidade do judiciário e gera prejuízo à sociedade e aos advogados.

Na certeza de v. atenção, renovamos votos de elevada estima e distinguido apreço.
Atenciosamente,
JARBAS VASCONCELOS
Presidente da OAB/PA”

Fonte:  http://jusclip.com.br.  Postador:  Manancial de Carajas
Agentes do IBAMA são acusados de promover terrorismo no distrito de Caracol em Trairão- PA

População acusa agentes de terem espancado um jovem deficiente mental e uma idosa de 60 anos deixando os municipes indignados


Fazendeiros e agricultores do Distrito de Bela Vista do Caracol foram surpreendidos no último dia 15 de setembro por uma equipe de fiscais do IBAMA que tocaram o maior terror na região do Caracol, moradores do referido Distrito, localizado às margens da rodovia BR-163 estão indignados com ação do IBAMA e denunciam abuso pelos fiscais do órgão naquela comunidade.

Segundo eles, vários agentes entram sem explicação em pelo menos três fazendas da região, e atearam fogo nas mesmas como você pode ver nas fotos, sem deixar nada em pé. Os proprietários e funcionários das respectivas fazendas assustados com a ação dos agentes foram obrigados a fugir de suas próprias casas.
Também informaram de que os mesmos agentes espancaram um jovem deficiente mental, e uma idosa de 60 anos, deixando a população indignada. Foram repassadas informações hoje á tarde ao Jornal A Folha do Progresso que as Polícias Civil e Militar de Belém estão chegando à Cidade para abrir sindicância sobre a ação dos Agentes na região.

A ação criminosa ocorreu durante a VIII festa do peão de boiadeiro de Bela Vista do Caracol entre os 14 a 16 de setembro. O IBAMA está abusando de seu poder de polícia com uma tremenda falta de respeito para com a população Trairense que sempre foi e é um povo honesto e batalhador, mas que foram tratados no último final de semana como se fossem bandidos e ladrões pelos fiscais do IBAMA que ao invés de tocar o terror sobre a população Trairense deveriam educar e proteger, pois todos sabem que o caminho para a sustentabilidade ambiental no meio rural deveria ser por meio de medidas educativas e de orientação técnica e não apenas com ações punitivas e abusivas como fizeram no Distrito de Bela Vista do Caracol. 
Em nome dos visitantes do PORTAL TRAIRENSE, deixo aqui a minha nota de repúdio a esta ação inerme e delinquente dos agentes do órgão que foi criado para proteger e educar.

Fonte: As informações são de Nildo Figueira/Folha do Progresso./blog junior ribeiro. Postador:  Manancial de Carajas
Bispo da Universal “entrevista” demônio para provar que igreja não visa lucros
Posted: 18 Sep 2012 12:53 PM PDT
Bispo da Universal “entrevista” demônio para provar que igreja não visa lucrosO bispo Adilson Silva usou uma sessão de libertação para tentar provar que a ideia de que a Igreja Universal do Reino de Deus visa [...]
O post Bispo da Universal “entrevista” demônio para provar que igreja não visa lucros apareceu primeiro em Notícias Gospel.
[continue lendo]

Compartilhe: no Facebook - no Twitter - Comente!
Organização cristã condena violência causada por vídeo ofensivo ao Islã
Posted: 18 Sep 2012 11:08 AM PDT
Organização cristã condena violência causada por vídeo ofensivo ao IslãA organização Aliança Evangélica Mundial (WEA, na sigla em inglês) emitiu um comunicado em que condena a violência deflagrada no Oriente Médio por muçulmanos indignados  [...]
O post Organização cristã condena violência causada por vídeo ofensivo ao Islã apareceu primeiro em Notícias Gospel.
[continue lendo]

Compartilhe: no Facebook - no Twitter - Comente!
Igrejas infringem lei eleitoral com doações e propaganda de candidatos
Posted: 18 Sep 2012 07:00 AM PDT
Igrejas infringem lei eleitoral com doações e propaganda de candidatosA lei eleitoral proíbe doações às campanhas de candidatos, mas algumas igrejas evangélicas têm infringido a lei e realizado doações diretas em dinheiro a candidatos. [...]
O post Igrejas infringem lei eleitoral com doações e propaganda de candidatos apareceu primeiro em Notícias Gospel.
[continue lendo]

Compartilhe: no Facebook - no Twitter - Comente!
Famílias evangélicas tem maior gasto com doações, segundo pesquisa de orçamentos do IBGE
Posted: 18 Sep 2012 06:00 AM PDT
Famílias evangélicas tem maior gasto com doações, segundo pesquisa de orçamentos do IBGEInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou as famílias brasileiras extratificadas por religião e averiguou que as famílias evangélicas são as que mais gastam [...]
O post Famílias evangélicas tem maior gasto com doações, segundo pesquisa de orçamentos do IBGE apareceu primeiro em Notícias Gospel.
[continue lendo]

Juíza manda Prefeito de Aveiro Ranilson do Prado pagar Salarios atrasados de servidores em 10 dias!!!


Ante o exposto, com fundamento no artigo 273 e 461 do Código de Processo Civil, deferindo o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, determino que o réu (Ranilson do Prado) efetue o pagamento dos servidores públicos municipais até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado, sob pena de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia de atraso a ser paga pelo Prefeito Municipal de Aveiro em benefícios dos servidores prejudicados.

TRECHOS DA DECISÃO


 1. Intime-se o autor para, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de indeferimento, emendar a petição inicial atribuindo valor à causa (artigos 282, V, e 284 do Código de Processo Civil).
2. Feita a emenda, adoto as seguintes providências.
2.1. O Ministério Público do Estado do Pará ajuizou a presente ação civil pública contra o Município de Aveiro-PA, objetivando a condenação do réu a obrigação de fazer consistente em pagar pontualmente a remuneração dos servidores públicos municipais.
Relatou que desde abril de 2012 a Prefeitura Municipal de Aveiro vem deixando de efetuar o pagamento dos servidores a ela vinculados pontualmente, ou seja, até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, sendo certo que, inclusive, alguns servidores estão sem receber seus salários desde junho/2012, o que certamente gera a queda na qualidade dos serviços públicos prestados pelo réu, com risco, inclusive para a continuidade dos mesmos.

2.3. Ante o exposto, com fundamento no artigo 273 e 461 do Código de Processo Civil, deferindo o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, determino que o réu efetue o pagamento dos servidores públicos municipais até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado, sob pena de multa de R$500,00 (quinhentos reais) por dia de atraso a ser paga pelo Prefeito Municipal de Aveiro em benefícios dos servidores prejudicados.

  Juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de Itaituba – mat. 427-V.

Foto e Fonte:  blog do junior ribeiro.  Postador:  Manancial de Carajas

Notas Fiscais valem dinheiro nas cidades do Pará

Notas fiscais podem ser trocadas por bilhetes que concorrem a sorteios em dinheiro

Nota Fiscal Cidadã

Sabe as notas fiscais que vem cada vez que compramos um produto? A partir deste mês, além de ajudarem no momento de trocas, garantias e controle do orçamento doméstico, elas valem dinheiro. Nesta terça-feira (18), o Pará adere ao programa nacional Nota Fiscal Cidadã. A iniciativa apoia ações de incentivo à cidadania fiscal e premia, com sorteios em dinheiro, a emissão de notas e cupons fiscais.

Desde o início de setembro, notas fiscais de atividades econômicas de alimentação, vestuário e acessórios, lojas de departamentos ou magazines e comércio varejista de móveis podem ser “trocadas” por bilhetes.
O consumidor pede a emissão da nota ou cupom fiscal com a identificação de CPF/ CNPJ, e a empresa deve encaminhar, por meio eletrônico, estas informações à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

A cada R$100 em compras, é gerado um bilhete, e o consumidor pode verificá-los no site da Nota Fiscal Cidadã, a partir de novembro. O primeiro sorteio do projeto está agendado para dezembro. Os prêmios vão de R$ 20 a R$ 50 mil.

Em 2012 já concorrem notas emitidas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Marabá e Santarém. A partir de janeiro de 2013, serão válidos notas e cupons fiscais emitidos em todos os municípios paraenses. A coordenação operacional do programa será da Sefa, que vai atuar em conjunto com o Procon na fiscalização das infrações contra o direito do consumidor. A Loteria do Estado do Pará (Loterpa) auditará os sorteios. Consumidores e fornecedores só poderão se cadastrar no site da Nota Cidadã a partir de novembro.

Foto e Fonte: G1/PA.  Postador:  Manancial de Carajas

Brasileira leiloa virgindade na internet; lances chegam a R$ 74 mil

Os lances começaram ontem e, já no primeiro dia, a oferta chegou a 35 mil dólares australianos

Brasileira leiloa virgindade

Como a maioria das adolescentes, Catarina também sonhava ter a primeira experiência sexual com um grande amor. Hoje, aos 20 anos de idade, cansou de esperar e está leiloando a virgindade na internet. Os lances começaram ontem e, já no primeiro dia, a oferta chegou a 35 mil dólares australianos (aproximadamente R$ 74,5 mil).

Catarinense, ela trancou a faculdade de educação física para participar de um projeto de documentário idealizado pelo diretor australiano Justin Sisely e intitulado “Virgins Wanted”. Durante mais de um ano, o documentarista recrutou virgens, homens e mulheres, na Austrália, mas decidiu ampliar as buscas. A brasileira se candidatou e ganhou a vaga. Além dos 20 mil dólares australianos (R$ 42,6 mil) que recebeu na assinatura do contrato, todo o valor do maior lance vencedor ficará com a estudante.

Foto e Fonte: Portal Terra. Postador:  Manancial de Carajas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Homens são executados dentro de veículo em Xinguara 

 

Adriano morreu sentado no banco do carro
Duas pessoas foram executadas a tiros de pistola nesta segunda-feira (17), por voltas 20h15, na Rua Guajajaras, região conhecida como Baixada Fluminense, em Xinguara, dentro de um carro tipo Strada, cor vermelha, placa NAP 1020 (Imperatriz - MA), no momento em que deixavam a casa onde um deles morava para ir a uma festa na cidade. Assim que deram partida no veículo, e a cerca de 20 metros adiante, foram interceptados por dois homens em uma moto Bros, cor preta, usando capacetes, e comeram a disparar contra os dois homens que estavam dentro do veículo. 

Um deles, de prenome Adriano, 30 anos de idade, que dirigia o veiculo, morreu sentado, já o carona, Vinicius, de apenas 15 anos, ainda foi levado com vida para o hospital, mas não resistiu e morreu logo em seguida. 


Uma testemunha inquirida pela polícia, de nome Fabrício de Oliveira Pinheiro, 35 anos, residente em Senador Canedo (GO), amigo de infância de Adriano, contou em depoimento ao delegado de polícia de Xinguara, Francisco Eli, que conhece Adriano desde o tempo que moravam no Centro do Toinho, município de Senador La Roque (MA), e que há cerca de dois meses atrás, encontrou com Adriano que o convidou para vir para Xinguara,  passar uns dias na casa da tia dele, dona Maria. 
Que suspeita que a morte do amigo dele esteja relacionada à vingança, pois Adriano havia contado que antes de deixar o Centro do Toinho, havia matado uma mulher, depois de uma de confusão.
Ha dias atrás, para surpresa de Fabrício, Adriano contou a ele que havia visto, passando de moto na rua, um homem que ele conhecia do Centro do Toinho. Fabrício ainda teria indagado se o tal homem não teria alguma coisa a ver com a mulher que ele tinha matado, mas Adriano teria retrucado dizendo que provavelmente não.
Os primeiros levantamentos da polícia indicam que Vinicius, o menor de idade, foi morto sem culpa de nada.   
A equipe de investigadores do delegado Eli, está investigando para saber se o depoimento de Fabrício tem fundamento ou não, pois suspeiitam que o caso tenha envolvimento com tráfico de drogas. 
Foto e Fonte:  Blog do Edmar Brito.  Postador:  Manancial de Carajas

Belém-Pa: O jornalismo perde Walter Guimarães


O jornalismo perde Walter Guimarães (Foto: Thiago Araujo)
Jornalista que era referência na área em que atuava deixa legado e saudade à sociedade paraense (Foto: Thiago Araujo)

Morreu na madrugada desta terça-feira, 18, um dos jornalistas mais respeitados do Pará: Walter Guimarães. Walter tinha 72 anos de idade e completou 50 de jornalismo em 2012. José Walter Rolim Guimarães trabalhava há 24 anos no jornal e era um dos colunistas sociais mais importantes e queridos do Estado. Sentiu-se mal no inicio da noite de ontem, em sua casa, e foi levado para um hospital no bairro de Batista Campos, com uma parada cardiorrespiratória, onde acabou falecendo. 

Este ano, o DIÁRIO e o jornalismo paraense já haviam perdido Fernando Castro.

Ao longo da carreira, o colunista conquistou espaço e respeito do público. Testemunha da modernização gráfica, da evolução tecnológica e da virada que proporcionou ao DIÁRIO ser líder de mercado no Estado, Walter era um entusiasta do jornal. Ele chegou ao DIÁRIO pelas mãos do fundador e seu amigo pessoal, jornalista Láercio Barbalho.

Entrou em 1988 para ser o editor-geral adjunto e permaneceu no cargo até 1994. Sua coluna social existe desde os tempos do antigo Caderno “D”. “Meu espaço é aberto a todos os segmentos da sociedade. Não faço distinção, eu respeito e valorizo a dignidade humana, portanto todos têm direito de ver sua festa ou evento noticiado”, disse, na última entrevista que concedeu, para a edição especial de aniversário do DIÁRIO. “A vida não é dotada só de tragédia, polícia, esportes e política. Tem também o seu lado bom, de alegria”, completou.

O jornalista já havia sofrido um princípio de infarto no dia 22 de março deste ano, chegando a implantar pontes de safena. O episódio adiou a festa de comemoração do jubileu de ouro pelos anos de atuação no jornalismo. De hábitos simples, Walter era conhecido pelo senso de humor apurado e a generosidade com amigos e colegas de profissão. Deixa três filhos: José Walter, Jorge Souza e Gorete Guimarães.

VELÓRIO
Walter Guimarães está sendo velado no Recanto da Saudade, na rua Diogo Móia. O sepultamento será as 16h, no cemitério Recanto da Saudade.

A CARREIRA
No início da década de 1960, Walter entrou para a atividade jornalística, trabalhando como repórter policial do Jornal do Dia. No exercício da função, cobriu fatos importantes da história do Pará, como a deposição do governador Aurélio do Carmo depois do golpe militar de 1964.

Naquele mesmo ano, foi trabalhar na Rádio Guajará como repórter de atualidades. Um ano depois, transferiu-se para A Província do Pará, onde assumiu a chefia de reportagem.

Além de ter sido protagonista nos principais veículos de comunicação paraense, o jornalista também foi correspondente do jornal O Globo (RJ) no Pará, da agência noticiosa UPI, vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, assessor de imprensa da Assembléia Legislativa, assessor especial do Governo do Estado, diretor do Sindicato dos Jornalistas do Pará, membro fundador da Academia de Jornalismo do Pará e diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado. 

Durante o governo de Jader Barbalho, em 1987, Walter assumiu a direção da TV Cultura. Quando saiu, Walter foi trabalhar no DIÁRIO, onde foi editor geral e depois colunista, função que exercia atualmente. Com boas fontes e acompanhamento dos principais fatos da cidade, manteve sempre em alta sua coluna, que ele denominava como eclética e era uma das mais lidas do jornal. 

A última coluna foi escrita ontem e publicada na edição de hoje do caderno TDB. O enterro do jornalista será no cemitério Recanto da Saudade.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador:  Manancial de Carajas
Técnicos do MP já atestaram que houve fraude em licitações da DELTA no Pará


MP deverá processar responsáveis por licitação que rendeu à Delta Construções contratos milionários com a Segurança Pública do Pará. Segundo o promotor Nelson Medrado, técnicos do MP já atestaram que houve fraude no certame. Ação por improbidade poderá incluir o próprio secretário de Segurança Pública do Pará.

Jatene, Luiz Fernandes (de terno) e as viaturas da Delta: fraude em licitação para contratar a empresa de Carlinhos Cachoeira.

O Ministério Público Estadual deverá ajuizar Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra os responsáveis pelo Pregão Eletrônico realizado no ano passado para o aluguel de veículos aos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará.Segundo o promotor de Justiça Nelson Medrado, das Promotorias dos Direitos Constitucionais e Patrimônio Público, o grupo técnico do Ministério Público Estadual constatou que houve fraude no Pregão Eletrônico, com o objetivo de possibilitar a contratação da empresa Delta Construções, a grande vencedora do certame.

“O Grupo Técnico atestou que houve direcionamento, restrição à competitividade na licitação”, disse Medrado.


Entre as irregularidades detectadas está a falta de apresentação da planilha com o custo unitário de locação desses veículos. Outro problema é a incompatibilidade entre o objeto licitado (o aluguel de carros) e a atividade empresarial registrada pela Delta no Pará.


“A sede da Delta, no Rio de Janeiro, possui a locação de automóveis  entre os seus objetos sociais. Mas a Delta, no Pará, não possui esse objetivo”, explicou o promotor.


O Pregão 003/2011, em Sistema de Registro de Preços (SRP), foi realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup) em maio do ano passado.


O certame rendeu à Delta, inicialmente, mais de R$ 22 milhões por ano em contratos para a locação de viaturas à Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Perícia Científica Renato Chaves, Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e, ainda, à Casa Militar do Governo do Estado, que embora não integre o Sistema de Segurança Pública aderiu à Ata do Pregão. 


No entanto, algumas dessas contratações receberam aditivos de preço, no primeiro semestre deste ano. Além disso, também a Defensoria Pública contratou os serviços da empresa e a Segup fechou mais dois contratos, ainda com base naquele Pregão.


O maior contrato da Delta no Pará é com a Polícia Militar. O valor inicial era de R$ 14 milhões por ano, mas um aditivo de preço, em abril último, turbinou a contratação em R$ 3,5 milhões, elevando-a para mais de R$ 17,6 milhões anuais.


A Delta é acusada de integrar a organização criminosa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que seria sócio oculto da empresa. 


Além de lavagem de dinheiro, corrupção de políticos e funcionários públicos, fraudes em licitações e outros crimes, a quadrilha de Cachoeira também estaria envolvida em ameaças a um juiz federal e a uma procurada de Justiça. 


Em junho último, a Controladoria Geral da União (CGU) declarou a empresa inidônea, proibindo-a de firmar contratos com órgãos públicos.


A investigação do Ministério Público Estadual sobre o Pregão 003/2011 e os contratos da Delta com o Sistema de Segurança Pública do Pará foi aberta a partir de denúncia do cidadão José Francisco de Oliveira Teixeira, que trabalha no Ministério Público do Amapá e leu as reportagens publicadas pela Perereca da Vizinha.


Leia aqui tudo o que foi publicado pelo blog sobre o Pregão 003/2011:



21 de novembro de 2011 - Indícios de fraude no Pregão da Segup que beneficiou Delta Construções com um contrato de R$ 14 milhões com a PM do Pará: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/11/indicios-de-fraude-no-pregao-da-segup.html

23 de novembro de 2011- Carros antigos alugados pela Delta à PM continuariam a circular em Belém: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/11/carros-antigos-alugados-pela-delta.html

24 de novembro de 2011 - Jatene derrama dinheiro na Delta. Contratos com Sistema de Segurança Pública somam mais de R$ 22 milhões. Novo contrato da PM é maior que no governo petista: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/11/extra-extra-jatene-derrama-dinheiro-na.html

25 de novembro de 2011 - Segup garante que governo economizou com novo contrato entre a PM e a Delta. Mas admite que contrato antigo continua em vigor: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/11/segup-garante-que-governo-economizou.html

29 de novembro de 2011- Pregão da Segup vira caso de polícia: acusada de irregularidades em vários pontos do país, Delta poderá faturar até R$ 83 milhões no Pará: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/11/pregao-da-segup-vira-caso-de-policia.html

1 de dezembro de 2011 – Cidadão denuncia e o xerife entra em campo: Ministério Público vai investigar Pregão da Segup que pode render à Delta quase R$ 83 milhões no Pará: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/12/cidadao-denuncia-e-o-xerife-entra-em.html

7 de dezembro de 2011 – O escandaloso Pregão da Segup: aluguel de veículos consumirá, em três anos, R$ 56 milhões a mais do que a compra. E preços da Delta no Mato Grosso são menores que no Pará: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2011/12/o-escandaloso-pregao-da-segup-aluguel.html

3 de abril de 2012 - Parla, Demóstenes, parla!...: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/04/parla-demostenes-parla.html

16 de abril de 2012 – PM turbina contrato com a Delta em R$ 3,5 milhões. Contrato passa a valer mais de R$ 17,6 milhões para apenas 12 meses: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/04/pm-turbina-contrato-com-delta.html

18 de abril de 2012 – Ministério Público Militar instaura inquérito civil público para investigar novo contrato da Delta com a PM do Pará. http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/04/ministerio-publico-militar-instaura.html

9 de maio de 2012 – Jatene debaixo de bala: Edmilson Rodrigues pedirá que contratos da Delta com o Governo do Pará também sejam investigados pela CPMI de Carlinhos Cachoeira: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/05/extra-extra-jatene-debaixo-de-bala.html

15 de maio de 2012 - Promotores apertam o cerco à Delta no Pará. Edmilson pede inclusão de contratos na CPMI de Cachoeira. Perereca localiza aditivo de R$ 750 mil da Polícia Civil. Novos contratos da Segup e da Defensoria somam quase R$ 370 mil: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/05/promotores-apertam-o-cerco-delta.html

5 de junho de 2012: Artigo: Tucanos e petistas viram reféns da “massa atrasada”, na disputa pelo troféu “ulha, ulha, ulha, tu fizeste também!”. É o "habeas patifaria" dos "lindinhos" da política brasileira. http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/06/artigo-tucanos-e-petistas-viram-refens.html

23 de julho de 2012: PM do Pará turbina em mais de R$ 17,6 milhões contrato com a Delta Construções para o aluguel de viaturas: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/07/policia-militar-do-para-turbina-em-mais.html

23 de julho de 2012 - Medrado pedirá informações à PM sobre aditivo que turbinou em mais de R$ 17,6 milhões contrato com a Delta. Segundo o promotor, o fato de a PM ter ignorado a declaração de inidoneidade da Delta pode caracterizar improbidade: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/07/nelson-medrado-vai-pedir-informacoes-pm.html

17 de agosto de 2012 - Mesmo com contrato turbinado por aditivos de preço, Delta Construções teria trocado carros da PM por modelos mais baratos: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/08/mesmo-com-contrato-turbinado-por.html

Processo criminal

Medrado informou que já remeteu o parecer do grupo técnico à Auditoria Geral do Estado (AGE) e à Segup, para que possam se manifestar sobre as irregularidades detectadas. O prazo de manifestação, que é de dez dias, vence na próxima quarta, 19.

Segundo o promotor, ainda falta identificar os responsáveis pela improbidade e dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos, para que se possa pedir ressarcimento. 


Ressalta que é preciso verificar quem foram os responsáveis por esse Pregão, mas não descarta a possibilidade de que o processo seja ajuizado, também, contra o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes.


Não quis fixar prazos, mas disse que depois de ajuizar a ACP – se isso, de fato, ocorrer - encaminhará o processo ao promotor militar Armando Brasil, para que ele ajuize, se for o caso, uma ação criminal contra os militares responsáveis pelos contratos entre a Delta e a PM.


Na semana passada, Armando Brasil informou à Perereca que, se houver provas de que tais contratos foram fraudulentos, moverá uma ação penal contra todos os militares envolvidos.


Também na semana passada, a revista Isto É publicou reportagem sobre os tentáculos da Delta no Pará, assunto que vem sendo noticiado em reportagens exclusivas pela Perereca da Vizinha, desde o final do ano passado.


Na matéria, a revista diz que o governador Simão Jatene e a ex-governadora Ana Júlia Carepa poderão ser convocados para depor na CPI de Carlinhos Cachoeira.


A hipótese da convocação de Jatene já havia sido informada pelo blog em maio deste ano. 


Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/05/extra-extra-jatene-debaixo-de-bala.html

Aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/05/promotores-apertam-o-cerco-delta.html

E aqui: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/05/edmilson-rodrigues-pede-que-cpmi-de.html

Confira a íntegra da reportagem da revista Isto É: http://www.istoe.com.br/reportagens/235787_CONEXAO+DELTA+PARA

E aqui a resposta que a ex-governadora Ana Júlia Carepa publicou no blog dela: http://anajuliacarepa13.blogspot.com.br/2012/09/resposta-para-materia-conexao-delta.html.


Publicação: blog perereca da vizinha.  Postador:  Manancial de Carajas

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...