sábado, 1 de junho de 2013

Recém-nascido é resgatado de cano de esgoto na China. Veja vídeo.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Site Terra.com

Bombeiros na China resgataram um bebê recém-nascido preso dentro de um cano de esgoto ligado a uma privada. Moradores de um edifício na cidade de Jinhua, na província chinesa de Zheijang, chamaram equipes de resgate no sábado, assim que ouviram o choro do bebê.

Os bombeiros tentaram puxar o bebê do cano, mas não conseguiram e acabaram cerrando um pedaço do cano e levando-o, com o bebê dentro, para um hospital. Uma vez lá, o cano de dez centímetros de diâmetro foi cuidadosamente desmantelado por médicos e por bombeiros, a fim de que o bebê pudesse ser retirado.


Segundo relatos, a criança agora está em condição estável. Há suspeita de que o bebê teria sido jogado na privada. Segundo o correspondente da BBC em Pequim, Martin Patience, a polícia está tratando o caso como uma tentativa de homicídio e está em busca dos pais. A agência de notícias Associated Press informou que o bebê foi chamado de Bebê Número 59 - em referência ao número da incubadora do hospital para onde foi levado.
Indignação: Vários visitantes chegaram ao hospital com suas contribuições de fraldas, roupas de bebê e leite em pó. O caso gerou uma onda de indignação na rede social chinesa weibo, uma espécie de híbrido entre o Twitter e o Facebook.

"Os pais que fizeram isso têm corações ainda mais sujos do que aquele cano de esgoto", afirmou um dos usuários da rede social, citado pela agência Reuters. "Será que essas pessoas podem ser chamadas de seres humanos?", afirmou outro usuário, citado pela agência de notícias France Presse.


A China conta com leis de planejamento familiar rígidas, com a política de um só filho por família em vigor há mais de três décadas. Existem diversas exceções às regras, mas casais podem sofrer uma série de multas caso não estejam entre os que estão isentos de cumpri-las. O país também já registrou diversos casos de bebês nascidos fora do casamento e de bebês do sexo feminino abandonados, devido a uma tradicional preferência por bebês do sexo masculino.

Na íntegra: Pr. Silas Malafaia no programa do Ratinho; assista!

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do site Verdade Gospel

Nesta quinta-feira (30), o pastor Silas Malafaia foi o entrevistado do quadro “Dois dedos de prosa”, no programa do Ratinho, do SBT.

Na oportunidade, o pastor falou sobre diversos temas polêmicos, dentre eles, a prisão do pastor Marcos Pereira, homossexualidade e a manifestação dos cristãos em frente ao Congresso Nacional, no dia 5 de junho, em Brasília.

O programa está imperdível! Assista!
Após Marco Feliciano, Festival gay quer convidar o pastor Silas Malafaia e a cantora Joelma, diz jornal

Após o convite – aceito – ao pastor Marco Feliciano, o 21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade anunciou que convidará outros evangélicos que são conhecidos por sua postura contrária à homossexualidade.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

Um dos organizadores do evento, João Federici afirmou que o convite não era uma provocação: “Era sério. Realmente queremos que ele venha para conversar e adoraríamos se ele dissesse sim”. Como a resposta de Feliciano foi positiva, com a confirmação de que comparecerá ao evento, o convite será estendido a outras pessoas: “A partir da semana que vem, serão emitidos novos convites públicos”, afirmou.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os convites serão feitos ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ); ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC); e à cantora Joelma Mendes, vocalista da banda Calypso.

O convite a essas pessoas se deu pela postura de todos eles contra o casamento gay: “Esses episódios de homofobia chateiam muito. Mas é só uma questão de tempo, porque as reações só existem porque estamos avançando”, observou Federici, que prometeu não desrespeitar os convidados que comparecerem: “É só um confronto de ideias, ninguém será desrespeitado”.





Cem mil cristãos morrem por ano por causa da sua fé em Jesus
Dados mostram que 100 mil cristãos são mortos por ano, por assuntos relacionados à sua fé. As informações foram divulgadas pela Rádio Vaticano, na última terça-feira (28).

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do The Christian post

Extremistas muçulmanos assassinam brutalmente o pastor e sua família e mais 50 cristãos dentro da casa de pastor na Nigéria, no dia 07  de julho de 2012 (abaixo fontes dessa imagem)

A denúncia foi feita pelo observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, monsenhor Silvano Maria Tomasi. “Investigações confiáveis levaram à conclusão chocante de que mais de 100 mil pessoas são mortas por ano, por motivos que têm alguma relação com sua fé”, disse ele.

Tomasi também ressaltou a constante perseguição religiosa em alguns países. Ele observou que há países onde os cristãos são forçados a renunciar sua fé e assistir a destruição dos seus locais de culto. Os casos de sequestros de líderes religiosos também foram lembrados, como o recente na Síria, onde dois padres ortodoxos foram levados por homens armados.

As violações contra a liberdade religiosa são “fruto do sectarismo, da intolerância, do terrorismo e de leis que excluem”, explicou. “A Santa Sé manifesta ‘profunda preocupação’ pelas violações da liberdade religiosa e pelos sistemáticos ataques perpetrados contra as comunidades cristãs em algumas áreas do planeta, como África, Ásia e Oriente Médio”, foi publicado no site do Vaticano.

O secretário do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, o arcebispo Mario Toso, disse ainda que apesar das conferências da Igreja Católica, as situações de discriminação contra cristãos aumentaram na região entre a Europa e a Ásia Central.

“Lamentamos o fato de terem traçado uma linha entre o credo religioso e a prática religiosa, o que faz com que alertemos aos cristãos, cada vez mais numerosos ante os tribunais, que há a liberdade privada de crer e praticar em suas igrejas, mas fica proibido agir publicamente em nome da fé”, acrescentou Toso.


A perseguição contra os cristãos “deve ser combatida assim como o antissemitismo e a islamofobia”, falou Toso, em declaração citada pelo Vaticano.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Professores participam do terceiro encontro de Formação Continuada do programa Brasil Alfabetizado

Em Xinguara cerca de 280 alunos estão em sala de aula amparados pelo programa do governo federal em parceria com a prefeitura

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Nesta quarta-feira 29 aconteceu o 3° Encontro de Formação Continuada do programa Brasil Alfabetizado. O encontro faz parte da metodologia do programa que estabelece no mínimo um programa por mês. A coordenação do programa em Xinguara,tem afrente a pedagoga Thatiana Júlio.

Cerca de 50 professores se reuniram para a palestra ministrada pela pedagoga e coordenadora de Formação Continuada, Josefa da Luz Souza, que pela terceira ocasião vem a Xinguara dá suporte pedagógico aos educadores. 

O programa conta com parceiros importantes como o Rotary Club, Ongs, igrejas e a secretaria de Educação, que além de fazer os repasses do governo federal, também cumprimenta com recursos próprios do fundo. O Brasil Alfabetizado está em Xinguara desde 2008 e hoje alcança aproximadamente 280 alunos beneficiados tanto na zona urbana quanto na zona rural.
O encontro de ontem recebeu apoio do diretor do colégio Dom Luiz, pedagogo,  José Augusto da Silva (Augustinho)

“O programa Brasil Alfabetizado tem uma metodologia que vem determinada pelo programa e como ele acontece oito meses seguidos, faz parte da metodologia termos pelo menos um encontro por mês e esse foi um dos encontros de formação continuada”, explica a coordenadora local do programa professora Thatiana Júlio.

Em cada salinha do Brasil Alfabetizado existe toda uma estrutura pensada e acompanhada pela coordenação local. Cada aluno recebe livros, cadernos, lápis, borracha, caneta e material pedagógico para fazer cartazes, jogos e projetos. 
Além da professora Thatiana de Oliveira Silva Júlio, a coordenação do  EJA-Educação de Jovens e Adultos em Xinguara recebe o apoio de outras coordenadoras pedagógicas, sendo a professora Silmara Miranda e Nelkiane Miranda.
Professora e coordenadora do programa e técnica do Estado, Thatiana Júlio. "Agradecemos a todas que compareceram a este terceiro encontro".
Conforme a coordenadora Thatiana existe a previsão de ser realizado um grande fórum do EJA em agosto para podermos levar nossos alunos para fora dos muros da escola, para que eles entrem em contato com o mudo em que eles já vivem, mas olhando de maneira diferente através de uma educação que agente pretende  que faça essa transformação.

O principal objetivo desses encontros é da suporte pedagógico aos professores para que possam alfabetizar de maneira solida e concreta. Porque é no retorno das atividades em sala de aula que eles começam a identificar problemas e soluções e trocam experiências, enriquecendo suas atividades.



Dito do Cinema representa contra a Celpa

Em Xinguara e outras cidades do sul do Pará a concessionaria deixou de fornecer as faturas aos consumidores

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

O vereador Dito do Cinema (PSDB) provocou o Ministério Público (MP) pedindo providencias cabíveis  contra as Centrais Elétricas do Pará S/A – Celpa pelo fato da empresa ter deixado de fornecer as faturas  aos consumidores do município de Xinguara. O ofício foi entregue ao MP na ultima segunda-feira, 27.

O vereador justifica sua preocupação afirmando que tal ato da empresa vem gerando prejuízos aos usuários do sistema elétrico, já que estes deverão por vias oblíquas (vias incorretas) obter tais boletos, sob pena das sanções cabíveis previstas em lei.

Dito do Cinema lembra ao Ministério Público que a concessionaria está agindo em desrespeito flagrante aos direitos do consumidor e ao “Princípio do Serviço Adequado”, previsto no art. 175, IV, parágrafo único da Constituição Federal.

"Nossa ação se baseia no fato de que são funções institucionais do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública, para proteção do patrimônio público e social. E nós enquanto presidente da Câmara e representante do povo acreditamos em medidas imediatas da parte do MP”, disse o vereador.


Dito observa que os usuários já foram penalizados pela Celpa quando há um mês antes da privatização aumentou exageradamente as contas de luz, depois alegou um erro no programa de cálculo e conferência dos medidores. E ficou por isso mesmo. “Agora, diz ele, não é justo que os consumidores voltem a ser penalizados sem que ninguém tome providencias cabíveis”.

terça-feira, 28 de maio de 2013

O alto preço pago pelos trabalhadores e consumidores paraenses pela privatização da Celpa

Em Xinguara, sul do Pará, a empresa deixou de fornecer as faturas aos consumidores do município

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Foto: Divulgação
A privatização dos serviços essenciais, impulsionada pela política neoliberal dos anos 90, provocou e continua provocando danos imensuráveis em um curto período histórico. Setores estratégicos para a soberania do Brasil, como a energia elétrica, tiveram parte significativa transferida à iniciativa privada, causando aumento das tarifas, piora nas condições de trabalho do setor e a precarização do serviço.

A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) era uma empresa do Estado brasileiro que, no auge do projeto neoliberal, foi laboratório e vitima desta rapinagem.
Jader ainda tentou intermediar ajuda 
Preocupado com a grave situação financeira que levou a Centrais Elétricas do Pará – Celpa a entrar em processo de recuperação judicial, em março de 2012 o senador Jader Barbalho (PMDB) procurou seu colega de partido, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para externar sua preocupação com as consequências que poderiam advir ao final do processo judicial.

“A CELPA foi uma empresa de economia mista controlada pelo Governo do Pará e organizada sob forma de sociedade por ações da capital autorizado e fechado. Em 1998, no processo de privatização comandado pelo governo federal de Fernando Henrique Cardoso e, e sob o governo estadual de Almir Gabriel, a Celpa foi privatizada para o Grupo Rede.

O Grupo Rede era uma empresa terceirizada da Celpa, que prestava serviços de suporte técnico em informática, e contra a qual, inclusive, já pesava um erro em um programa de emissão das tarifas que no período elevou de forma exorbitante a conta de luz das famílias paraenses.

 “Uma vez que o Grupo Rede é o mesmo que, um mês antes da privatização aumentou exageradamente as contas de luz, depois alegou um erro no programa de cálculo e conferência dos medidores. E ficou por isso mesmo.” (Extraído de http://www.annesillva.xpg.com.br/5.html- acesso 20 de maio de 2013).

O processo de privatização teve seus efeitos imediatos na vida dos trabalhadores, pois aumentou a terceirização, efetivou cortes salariais e a perda de outros direitos adquiridos anteriormente.

Para os trabalhadores do setor, esse já era um crime anunciado, pois era evidente que a política adotada pelo Grupo Rede levaria a empresa às condições que se encontra atualmente.

Um fator apontado pelo Sindicato dos Urbanitários de Belém para o endividamento da Celpa foi o fato da empresa fazer empréstimos milionários para investir em outras empresas do mesmo grupo em outras regiões do Brasil.

Segundo o Sindicato, a administração centralizada e distante do Pará (as principais decisões eram tomadas em São Paulo), a total falta de autonomia dos trabalhadores, a terceirização e a deterioração dos índices de qualidade são fatores, também, que ajudaram na sua falência.

Os dados sobre a Celpa impressionam. Das 63 empresas que distribuem energia no Brasil, ela está em último lugar em qualidade. Cada brasileiro ficou durante o ano de 2012 em média 20 horas sem energia, mas os paraenses ficaram mais de 100 horas.

FATURAS - Os consumidores das vilas e comunidades distantes de centros urbanos enfrentam filas enormes para pegar a conta de luz nos escritórios da Celpa. Os funcionários trabalham sob pressão psicológica com filas intermináveis à sua frente.

Quando a conta de luz atrasa por irresponsabilidade da empresa, os consumidores pagam multa. As perdas de energia da Celpa chegam a 35%, sendo 1/3 assumido pela empresa e 2/3 pelos consumidores.

A privatização já se mostra altamente prejudicial aos trabalhadores do setor, bem como ao conjunto da classe trabalhadora no Pará, que consome a energia distribuída pela Celpa.

No município de Xinguara, no sul do Pará, os consumidores estão apreensivos ultimas decisões da empresa que deixou de fornecer as faturas para os consumidores.

Em razão disso, muitos estão ingressando na justiça contra a empresa.

Extraído do Brasil de Fato e os detalhes relacionados ao sul do Pará e a Jader Barbalho são de  autoria do Manancial de Carajás.


Escola Dom Luiz reúne pais de alunos(as) e mostra as qualidades e projetos do Ensino Médio em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

A reunião ontem à noite na sede da Associação Comercial de Xinguara (Aciapa) foi das mais bem organizadas e participativas.  Participaram Alunos (as), professores (as) pais, mães ou responsáveis e também o secretário de Educação, professor Vilmones da Silva.

As pessoas presentes tiveram acesso as principais informações da escola Dom Luiz, bem como seus projetos de desenvolvimento para aquele estabelecimento educacional.
Diretor da escola, professor Augustinho ladeado pelas coordenadoras pedagógicas
Professora Thatiana Júlio coordenadora pedagógica e técnica do Estado falou sobre o Pacto pela Educação, observando números assustadores de evasão escolar em todo o Pará que chega a 30%.
Aluas do 3° Ano (matinal)  Nadila, Odaysa, Elisângela e Fernanda
Por sua vez a professora Neciene Silva que também é coordenadora pedagógica e técnica do Estado,  abordou detalhes sobre o colégio, desde sua fundação e pediu aos presentes que possam visitar a escola e conhecer melhor sua estrutura.
Grupo de Artes Marciais Taekwondo (o nome é coreano) que em Português se chama  Talcoando).
As componentes: Patrícia, Cristina, Lisa, Elizane
O encontro  de ontem marcou pontos importantes no relacionamento entre escola e comunidade. “A participação dos pais é de fundamental importância no acompanhamento do aluno(a). Fiscalizem, cobrem de seus filhos (as) para que eles tenham melhor aproveitamento, alertou a professora Neciene.
BANDA LUX - Jonata, vocalista Jordanya, Clesio, Clevia e Clebson
O diretor do colégio, professor Augustinho, antecipou que  a estrutura física do estabelecimento será reformada e ampliada a partir do próximo mês de junho. A quadra será coberta e ainda este ano, disse ele, os alunos terão cursos de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Diretor da escola Dom Luiz
Augustinho ficou impressionado com o apoio dos pais e agradeceu pelo apoio. “A escola e os pais precisam se aproximar um pouco mais para que tenhamos melhor desempenho de ambas as partes, mas principalmente dos alunos (as)”, disse ele.

Quem fez uso da palavra enalteceu o encontro reconhecendo a preocupação da direção da escola junto com professores pela melhor qualidade e desempenho dos alunos (as).

Os coordenadores do evento também ofereceram momentos culturais tais como a apresentação da Banda Lux e do grupo de Artes Marciais, todos alunos (as) da escola Dom Luiz. 

CENAS FORTES: Corpos decapitados são encontrados dentro de uma mala boiando no Rio Negro.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Portal do Holanda

Os dois corpos esquartejados encontrados na manhã desta segunda-feira dentro de uma mala boiando nas águas do Rio Negro, nas proximidades da praia da Ponta Negra, são do traficante Frank Oliveira da Silva, o “Frankzinho do 40” e do assaltante Antônio Carlos da Costa Uchôa, o “Tonga, que desapareceram na última sexta-feira do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, localizado no quilômetro 8 da BR 174 (Manaus/Boa Vista), onde cumpriam pena no regime semi-aberto.

Cenas fortes:
O reconhecimento é da família de Frankezinho, que identificou uma tatuagem no corpo do traficante. O traficante, que estava preso desde de dezembro do ano passado no Presídio Federal de Campo Grande, foi beneficiado com progressão de pena pelo juiz Luiz Cláudio Valois e transferido para Manaus.

De acordo com a companheira de Frankzinho, identificada por “Val”, na sexta-feira seu esposo estava na entrada do semi-aberto, quando dois homens, um identificado como "Marquinho”e outro como “Clovinho”, este último irmão de “Zé Roberto”, que esta preso em um presídio em Belém, o pegaram juntamente com Tonga e os levaram.

Desde a sexta-feira Val iniciou uma peregrinação atrás de Frankzinho. “Ela tinha a certeza de que ele seria morto. Se ele tivesse fugido, como o diretor informou, teria avisado a esposa”, acrescentou uma advogada que a acompanhava. De acordo com a polícia, Frankzinho, que comandava o tráfico na Zona Sul de Manaus, tinha desavença com o grupo de Zé Roberto e João Branco, dois fortes traficantes, que apesar de presos continuam comandando o tráfico em Manaus.

No dia 17 de dezembro de 2011 os irmãos de Frankzinho, Charles Oliveira da Silva, 27, o "Camarão" e Patrícia Oliveira da Silva, 30, foram executados por volta das 4h na avenida desembargador João Machado (Estrada dos Franceses), Alvorada I, Zona Centro-Oeste de Manaus, quando saiam de uma boate.

De acordo com a polícia, os irmãos tinham acabado de sair de uma festa e estavam em frente a um bar quando dois homens apareceram em uma moto e efetuaram vários disparos de PT 40, pistola de uso exclusivo da Polícia Civil e Militar. 

CENAS FORTES: Corpo decapitado dentro de uma mala no Rio Negro. Polícia suspeita que seja de Frankezinho do 40






Mãe abandona bebê recém nascido no meio do mato e deixa carta

Um recém-nascido foi encontrado no meio do mato, em uma fazenda em Niquelândia, região norte de Goiás, na tarde de domingo (26).

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do g1.globo.com/

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a menina estava enrolada em uma manta, mas com o corpo cheio de carrapatos e formigas. Ao lado do bebê havia uma carta, onde a suposta mãe pede que a menina seja levada ao hospital, mas sem acionar a polícia. "Melhor falar que a mãe morreu e pediu a você que cuide como se fosse seu".

A criança foi encontrada por um homem que passava a pé por uma estrada vicinal e ouviu o choro do bebê. Ele chamou um vaqueiro de uma fazenda próxima e os dois conseguiram localizar o recém-nascido e acionar o Corpo de Bombeiros, que socorreu a menina ao Hospital Municipal Santa Efigênia.

Ela chegou ao hospital pesando 2,3kg, medindo 46 cm. Apresentava picadas de insetos e feridas na boca. No local, ganhou o nome de Ana Vitória.

"Demos esse nome porque acreditamos ser uma vitória o fato dela ter sido resgatada com vida", disse a conselheira tutelar da cidade Neide Melo e Silva, que acompanha o caso.

Segundo Neide, os médicos estimam que a criança tenha três dias de vida. A menina continua internada, passa bem, mas não há previsão de alta. Ela provavelmente será encaminhada para o Lar das Crianças Nossa Senhora da Conceição, onde deverá ser colocada à adoção, caso nenhum familiar procure o Conselho Tutelar.
No hospital, menina recebeu o nome de Ana
Vitória (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Carta
Na carta deixada ao lado da criança, supostamente escrita pela mãe, dá a entender que ela tenha deixado a criança com algum conhecido. No manuscrito, feito em uma folha de caderno, não tem nome de remetente ou destinatário.

Para a conselheira tutelar que acompanha o caso, no entanto, o conteúdo da carta é questionável. "Acho que ela [a mãe] fez isso para despistar. Acredito que ela tenha ganhado o bebê no local, pois estive lá e vi um vestido todo sujo de sangue", relata Neide.

A opinião é compartilhada pelo escrivão da delegacia de Niquelândia, Nelsílio José dos Santos: "A carta é uma forma de tentar desviar o foco da investigação. Nela, a mãe fala que teve parto cesáreo, mas o bebê estava com o cordão umbilical amarrado com um nó. Acreditamos que ela tenha tido parto normal".

O delegado da cidade, Manoel Leandro da Silva, preferiu não dizer se a carta é ou não verdadeira. Disse apenas que os agentes estão tentando identificar a mãe. "Caso seja identificada, ela será autuada, no mínimo, por abandono de incapaz", disse Silva.
 
Carta supostamente escrita pela mãe do bebê abandonado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CGADB expulsa pastor Samuel Câmara, que classifica atitude como “perseguição” e “rito sumário como nas piores ditaduras”

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+.

Pastor José Wellington (presidente da CGADB há 25 anos e Pastor Samuel Câmara (expulso)
Nesta quinta-feira, 23 de maio, a mesa diretora da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil) decidiu por expulsar o pastor Samuel Câmara da convenção, que é a maior e mais conhecida dentre as ligadas à Assembléia de Deus.

A decisão do desligamento aconteceu devido a acusação de que Câmara e outros três pastores teriam quebrado o decoro durante a reunião da Assembléia Geral Extraordinária que aconteceu entre os dias 6 e 8 de Junho de 2012 em Alagoas. Na ocasião vários pastores ligados a Samuel realizaram um protesto no evento devido a acusações de irregularidades na AGE, depois disso a Assembléia Geral chegou a ser anulada na justiça após um pedido da Convenção Fraternal do Estado do Espírito Santo.

O requerimento que culminou no desligamento compulsório do líder da igreja-mãe das Assembléias de Deus foi impetrado pelo pastor Davidson Viera da Silva, que é alinhado com o recem reeleito presidente da CGADB, José Wellington, o qual a vários anos disputa contra Samuel Câmara a liderança da Convenção.

Além do pastor paraense, os pastores Sóstenes Apolos e Jônatas Câmara também respondiam ao processo, mas não foram julgados por apresentarem um atestado médico. Já Ivan Bastos, por ter sido recentemente eleito para a mesa diretora, também será julgado, mas apenas em uma futura Assembléia Geral Ordinária.

A mesa diretora, formada por 10 pastores da CGADB, decidiu por 7 votos contra 3 pelo desligamento de Samuel Câmara. Os três votos a favor do pastor foram dos pastores Antonio Dionísio, Jonas Francisco de Paula e Ivan Bastos.

Após ser comunicado da decisão, o pastor Samuel Câmara divulgou uma nota oficial onde classificou o ato como “rito sumário como nas piores ditaduras” e afirmou que “fica caracterizada a perseguição política e a determinação de tirar do caminho e atropelar qualquer um que levante a sua voz contra os desmandos da administração que há 25 anos comanda a CGADB”, criticou.


Câmara também afirma que foi um ato de “arbitrariedade” pois, segundo ele, o Regimento Interno da CGADB ”não prevê esse tipo de sanção para a acusação de quebra de decoro alegada contra mim e os demais pastores já mencionados” e por isso avisou que irá recorrer da decisão.

Marcha para Jesus reúne cerca de 500 mil pessoas no Rio

No Rio de Janeiro, cerca de 500 mil pessoas participaram de uma passeata religiosa que acontece em várias cidades do mundo: a Marcha para Jesus.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Site do Jornal Nacional

Os fiéis entraram na marcha ao som de nove trios elétricos. Logo uma multidão formada por religiosos de todo o estado saiu em uma caminhada de cinco quilômetros, a partir da Central do Brasil.
“É a segunda vez que eu venho, e é muito bom”, disse uma jovem.
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em Londres, em 1987, e se espalhou pelo mundo. No Rio de Janeiro, começou há 15 anos.
“É uma festa. Não é de nenhuma igreja, e é de qualquer pessoa que reconhece Jesus como senhor”, comentou o pastor Silas Malafaia.
Depois da caminhada, um encontro de louvor na praça da Cinelândia, no Centro do Rio, embalado por shows de música gospel.

Segundo a Polícia Militar, na frente do palco onde se apresentam 18 bandas, meio milhão de pessoas.
“Há dez anos que eu frequento a Marcha para Jesus, e é um momento muito especial. É uma benção, um momento maravilhoso”, definiu um fiel.

Inscrições para o Enem 2013 terminam nesta segunda-feira 27e não será prorrogado segundo o MEC

O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Inep e G1O MEC afirmou que, até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição. A expectativa do governo é de que o número de candidatos inscritos atinja a casa dos 6 milhões.

De acordo com o ministério, até a noite de sexta São Paulo já tinha 809.608 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições é Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia, que tem 377.759 inscritos.

O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site é www.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição.

O passo a passo mostra como a inscrição deve ser feita e traz informações importantes, como a de que o Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição; como encontrar no sistema a escola onde fez o ensino médio; e de que o estudante deverá guardar o número de inscrição para acessar o sistema futuramente.

No balanço divulgado pelo MEC às 18h30 da segunda-feira, o Enem já computava  472.495 inscrições. No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.

“O sistema está funcionando muito bem, todos os testes foram feitos para que o estudante tenha muita tranquilidade neste período de inscrição. O estudante não precisa pressa, o sistema está respondendo bem”, diz Costa, em entrevista à rede de comunicadores, programa interno da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.

O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.


CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das inscrições 13/05
Término das inscrições      27/05 (23h59)
Pagamento das inscrições  Até 29/05
Taxa de inscrição    R$ 35

Data das provas      26/10 (13h – 17h30): – ciências humanas – ciências da natureza                      27/10 (13h – 18h30): – linguagens – matemática – redação
Divulgação do gabarito      Até dia 30/10
Resultado individual Data a ser divulgada
Fonte: Inep

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Como se inscrever - A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).

Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas

Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O comprovante da inscrição estará disponível no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

As provas - O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília).
No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30.
No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Conferência dos dados Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.

Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação só deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode - O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O edital afirma que é obrigação do candidato “guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame”. No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.

Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep

A redação - O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

Além de alterar as regras para anulação da redação parar incluir as tentativas de deboche, classificadas como tendo “parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto”, o MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de ofício”.

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Além das provas com deboche, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada “em branco”; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “texto insuficiente”; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “anulada”.

Os resultados Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no “Diário Oficial”, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.


Fonte: G1.com


Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...