quinta-feira, 30 de maio de 2013

Professores participam do terceiro encontro de Formação Continuada do programa Brasil Alfabetizado

Em Xinguara cerca de 280 alunos estão em sala de aula amparados pelo programa do governo federal em parceria com a prefeitura

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Nesta quarta-feira 29 aconteceu o 3° Encontro de Formação Continuada do programa Brasil Alfabetizado. O encontro faz parte da metodologia do programa que estabelece no mínimo um programa por mês. A coordenação do programa em Xinguara,tem afrente a pedagoga Thatiana Júlio.

Cerca de 50 professores se reuniram para a palestra ministrada pela pedagoga e coordenadora de Formação Continuada, Josefa da Luz Souza, que pela terceira ocasião vem a Xinguara dá suporte pedagógico aos educadores. 

O programa conta com parceiros importantes como o Rotary Club, Ongs, igrejas e a secretaria de Educação, que além de fazer os repasses do governo federal, também cumprimenta com recursos próprios do fundo. O Brasil Alfabetizado está em Xinguara desde 2008 e hoje alcança aproximadamente 280 alunos beneficiados tanto na zona urbana quanto na zona rural.
O encontro de ontem recebeu apoio do diretor do colégio Dom Luiz, pedagogo,  José Augusto da Silva (Augustinho)

“O programa Brasil Alfabetizado tem uma metodologia que vem determinada pelo programa e como ele acontece oito meses seguidos, faz parte da metodologia termos pelo menos um encontro por mês e esse foi um dos encontros de formação continuada”, explica a coordenadora local do programa professora Thatiana Júlio.

Em cada salinha do Brasil Alfabetizado existe toda uma estrutura pensada e acompanhada pela coordenação local. Cada aluno recebe livros, cadernos, lápis, borracha, caneta e material pedagógico para fazer cartazes, jogos e projetos. 
Além da professora Thatiana de Oliveira Silva Júlio, a coordenação do  EJA-Educação de Jovens e Adultos em Xinguara recebe o apoio de outras coordenadoras pedagógicas, sendo a professora Silmara Miranda e Nelkiane Miranda.
Professora e coordenadora do programa e técnica do Estado, Thatiana Júlio. "Agradecemos a todas que compareceram a este terceiro encontro".
Conforme a coordenadora Thatiana existe a previsão de ser realizado um grande fórum do EJA em agosto para podermos levar nossos alunos para fora dos muros da escola, para que eles entrem em contato com o mudo em que eles já vivem, mas olhando de maneira diferente através de uma educação que agente pretende  que faça essa transformação.

O principal objetivo desses encontros é da suporte pedagógico aos professores para que possam alfabetizar de maneira solida e concreta. Porque é no retorno das atividades em sala de aula que eles começam a identificar problemas e soluções e trocam experiências, enriquecendo suas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...