sábado, 12 de abril de 2014

ULTIMAS NOTICIAS DA POLITICA NACIONAL DE HOJE

Postador: Manancial de Carajás

PROGRAMAS SOCIAIS

Prefeitura de Xinguara realiza ação itinerante do CadÚnico
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando em Xinguara ação itinerante para cadastramento de famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Nesta quinta-feira (10), a equipe esteve na Vila Pagnocelli, moradores da região tiveram a oportunidade de se cadastrar no CadÚnico, receber informações sobre os benefícios ofertados.

A ação itinerante da secretaria vai visitar ainda os Setores Mariazinha, Itamarati, Marajoara II e Selectas. Na oportunidade, a população poderá ter acesso aos programas sociais, bem como atualizar informações no cadastro de beneficiário do Programa Bolsa Família, que é uma das condicionalidades do programa federal.

Atualmente, 8.468 famílias estão inseridas no Cadastro Único em Xinguara, sendo mais de 3.776 beneficiárias do Programa Bolsa Família, números que devem aumentar nos próximos dias.

O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Dentre os programas sociais que fazem parte do cadastro estão o Tarifa Social (que possibilita desconto ou isenção das taxas de água e energia), cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Aprendizagem (Pronatec), além Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

Programação
Horário 8h às 16h
15 de abril – Escola Clementina Natal – Jardim Mariazinha
22 de abril – Escola Tancredo Neves – Itamarati
25 de abril – Escola Betel – Marajoara II
29 de abril – Escola Cora Coralina - Selectas

Foto e Fonte: Ascom PMX. Postador: Manancial de Carajás

REVOLTA

Trabalhadores demitidos pela Colossus realizam protesto em Curionópolis

Um grupo de trabalhadores demitidos pela mineradora Colossus, localizada em Serra Pelada, município de Curionópolis, no sudeste do Pará, fez um protesto nesta quinta-feira, 10, em frente às instalações da empresa. De acordo com ex-funcionários, após as demissões, a mineradora não teria pago os direitos trabalhistas devidos.

Renato Matos trabalhou na empresa como encarregado de sondagem durante dois anos e meio. Desempregado, ele diz não ter recebido qualquer valor depois da demissão. “Todo mundo foi dispensado, sem direito a nada. A gente procura a administração da empresa para tentar um acordo e ninguém nem ouve a gente.”

O mecânico Milton Santos trabalhou 3 anos e três meses no local. Sem trabalho, ele conta que também perdeu crédito no comércio. “Muitos colegas da gente estão devendo muito. Eu estou nessa situação. Porque a gente não tem onda renda aqui na vila”, reclama.

A situação dos desempregados tem afetado a economia da vila. O comerciante Francisco Gomes diz que além dos trabalhadores, que não têm como pagar as contas, até a empresa que demitiu os empregados estaria devendo a ele.  “O dinheiro era para estar girando, e agora está parado, esperando receber”, diz.
“Nunca vi o comércio ficar tão parado, sem nenhum cliente, sem venda nenhuma”, conta a comerciante Ivanete Araújo.

A mineradora canadense Colossus está em Serra Pelada desde 2011. A empresa deveria fazer a exploração do ouro ainda existente na região de forma mecanizada. Em dezembro do ano passado, 400 empregados foram demitidos e a empresa comunicou a paralisação do projeto. A mineradora estaria em busca de novos investidores.

Foto e Fonte: Folha do bico. Postador: Manancial de Carajás

PLEITO

Eleição indireta para definir governador será no dia 4 de maio
A eleição indireta para a escolha do novo governador do Tocantins está marcada para o dia 4 de maio, na Assembleia Legislativa (AL), em Palmas. Segundo o presidente da AL, deputado estadual Osires Damaso (DEM), a data segue a Constituição Federal que diz que o pleito deve ocorrer 30 dias após a vacância do cargo. A votação será aberta e nominal.

A eleição ocorre após as renúncias do governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB),  na noite de sexta-feira, 4,  e do vice-governador João Oliveira (DEM) na quinta-feira, 3. Está à frente do governo, interinamente, o deputado Sandoval Cardoso (SDD), que ocupava o cargo de presidente da AL.

Essa é a segunda vez que o Tocantins passará por eleição indireta. A primeira foi em 2009, após cassação do mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB). O eleito foi o presidente da AL, na época, Carlos Gaguim (PMDB). (G1)

Foto e Fonte: G1. Postador: Manancial de Carajás

PROTESTO

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura Municipal fecha as portas em protesto

Em sinal de protesto à política tributária do Governo Federal e ao arrocho financeiro dos municípios, a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis fechou as portas, neste dia 11 de abril, sexta-feira.
O ato que abrange todos os municípios brasileiros é um protesto nacional encabeçado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). A intenção do movimento é fazer valer o grito de socorro contra as injustiças que os municípios vêm sofrendo.

Foto e Fonte: Folha do bico. Postador: Manancial de Carajás

INTERRUPÇÃO

Floresta: Aterro se rompe e fecha estrada
A estrada está cortada depois que o aterro se rompeu
O desvio do córrego Bananal se rompeu e isolou a estrada que liga o centro urbano de Floresta do Araguaia às vilas Piaçava, Tabuleiro, Bom Jesus 1, Bom Jesus 2 , Gorgulho, Ametista e São Brás.

Os produtores de abacaxi estão isolados e é impossível escoar a produção. É por essa estrada que também se chega à Conceição do Araguaia. A empresa de ônibus que faz a linha Floresta/Conceição, há mais de trinta dias não faz o transporte de passageiros devido às péssimas condições da estrada. 

Foto e Fonte: blog Otavio Araujo, Com informações de Edson Fernandes. Postador: Manancial de Carajás

ESCÂNDALO

Polícia Federal apreende documentos na sede da Petrobras

Rio de Janeiro - Sede da Petrobras (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) apreendeu, no início da tarde de hoje (11), documentos na sede da Petrobras, que poderão ajudar nas investigações da Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março.

De acordo com nota emitida pela PF, a estatal havia sido intimada previamente e colaborou com os agentes, o que afastou a necessidade de recorrer a mandados de busca e apreensão. "A presidência da Petrobras colaborou com os policiais federais apresentando os documentos, que foram apreendidos e contribuirão para a continuidade das investigações."

A PF cumpre hoje 21 mandados – dois de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão. As ações são parte da Operação Lava Jato e estão em curso em São Paulo, em Campinas, no Rio de Janeiro, em Macaé e em Niterói. Ainda não há informação sobre quantos dos mandados de busca e apreensão eram referentes à sede da Petrobras e não precisaram ser usados.

A Operação Lava Jato investiga uma organização criminosa suspeita de movimentar mais de R$ 10 bilhões com câmbio ilegal, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes, corrupção de agentes públicos e outros crimes. A operação foi chamada Lava Jato por causa do uso de postos de combustíveis e de uma rede de lavanderias para a lavagem de dinheiro.

Entre os detidos pela Polícia Federal, até então, estão o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Em comunicado, a Petrobras informou que um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidenta da estatal, Graça Foster, em uma sala de reunião. De acordo com a nota, Graça Foster acionou a Gerência Jurídica da companhia para colaborar imediatamente com o cumprimento da ordem judicial. Sem revelar quais foram os documentos apreendidos, a Petrobras informou que eles são referentes a uma contratação específica.

Foto e Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 10 de abril de 2014

NOTÍCIAS DA HORA

Postador: Manancial de Carajás

CASSADOS

No Sul do Pará, Dois vereadores foram afastados do cargo em Pau D`Arco
Charles Alves.
Depois de quase quatro meses da publicação de sentença da Juíza Eleitoral de Redenção, Adriana Divina da Costa Tristão, que cassou o diploma dos vereadores , a justiça eleitoral mandou afastar, no último dia 04, os dois vereadores acusados de terem cometido crime eleitoral durante as eleições de 2012.

De acordo com a advogada Klécia Jacinto, que entrou com a ação a pedido da coligação “Pau D’Arco Forte”, baseado na Lei da Ficha Limpa, os vereadores deveriam ter sido afastados imediatamente, após a decisão da juíza.

Na época os vereadores acusados recorreram ao TRE em Belém, mas não com efeito suspensivo e nem com Ação Cautelar, o que fortalece ainda mais a tese de que os edis deveriam ter sido afastado tão logo a juíza decretou a cassação de seus diplomas.
Domingos Enfermeiro.
Em um dos ofícios que chegou à Câmara Municipal de Pau D’ Arco, a chefe do Cartório Eleitoral de Redenção, Eliana Mara Camacho, explica que o processo foi parar na Assessoria da Corregedoria do TRE. Eliana comunicou o fato à juíza que de imediato determinou que fosse feito oficio ordenando o afastamento dos dois vereadores.

O oficio de nº 31/14 foi encaminhado à Câmara de Pau D’Arco determinando o afastamento de Charles Wagner Alves Ribeiro e Domingos Guedes, que tão logo souberam da decisão, foram para Belém e na terça-feira (08/04) protocolaram Ação Cautelar pedindo o retorno ao cargo.

Eles estão aguardando a decisão do desembargador. Se obtiverem sucesso na ação eles retomam o mandato e vão aguardar julgamento final do colegiado do TRE. A expectativa dos vereadores é de que a decisão saia o mais rápido possível. As suplentes que assumem a vaga dos vereadores são Solange Rosa da Silva e Susi Rocha Borges. 

Foto e Fonte: Blog do Dinho Santos. Postador: Manancial de Carajás 

CRÉDITO

Prefeitura de Xinguara concede carta de crédito a microempreendedores
A Prefeitura de Xinguara por meio do Fundosol, Programa de Concessão de Cartas de Crédito mantido pela administração municipal, através secretaria de desenvolvimento econômico, entregou nesta terça-feira (8), 11 cartas de crédito a microempreendedores. O objetivo é fortalecer a economia local, além de contribuir com a consolidação de microempreendedores da cidade.

Ao todo cerca de R$ 22 mil estão sendo aplicados no programa, a carta de crédito pode ser paga em um prazo de 12 meses, com juros de apenas 1%.  Para fazer parte do programa o interessado deve procurar a secretaria de desenvolvimento econômico.

De acordo com o secretário, o prefeito Osvaldinho Assunção, tem dado uma atenção especial ao programa, atualmente cerca de 23 microempreendedores de Xinguara estão sendo beneficiados,  a expectativa é que esse número cresça ainda mais. “Já estamos realizando um planejamento para atender um número bem maior” completou o secretário.

Foto e Fonte: Ascom PMX. Postador: Manancial de Carajás

PENA POLÍTICA

Asdrúbal chega hoje em Marabá para cumprir pena imposta pelo STF
Asdrubal
O juiz Lucas Nogueira Israel, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, autorizou o ex-deputado federal paraense Asdrúbal Bentes a cumprir pena em casa em Marabá. O ex-parlamentar está em prisão domiciliar desde março por causa da condenação por esterilização irregular de eleitoras.

Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 3 anos, 1 mês e 10 dias. No Brasil, as penas inferiores a quatro anos devem ser cumpridas no regime aberto, na casa do albergado. Mas, como em Brasília não existe casa do albergado, o juiz autorizou a prisão domiciliar. A autorização de transferência para Marabá foi assinada ontem (08).

De Marabá, Patrick Roberto, do Correio do Tocantins, informa que o ex-deputado desembarca no Aeroporto de Marabá nesta quinta-feira, dia 10 de abril, e deverá ser recepcionado por centenas de amigos, correligionários e admiradores, às 11 horas. Ainda segundo Patrick, um grupo está se organizando para lhe prestar solidariedade e uma homenagem pelos anos que dedicou a representação do sul e sudeste do Pará na Câmara Federal, como o parlamentar que mais trouxe recursos para a região em mais de duas décadas. Ontem, o mesmo grupo de amigos já espalhou outdoors pela cidade com mensagens solidárias a Bentes.

Do aeroporto, o ex-deputado será acompanhado em carreata até a sua residência, no Bairro São Félix.

Foto: Divulgação. Postador: Manancial de Carajás

RECOLHIDO

Foragido acusado de estuprar 19 mulheres em Parauapebas foi preso hoje no Maranhão.
Samuel
Através de um trabalho de investigação conjunta das polícias do Pará e do Maranhão, foi preso hoje, em Grajaú, Maranhão, Samuel Cruz dos Santos (foto), 28 anos, maranhense. Ele é acusado de estuprar pelo menos 19 mulheres em Parauapebas.

Preso em junho de 2013,  estava foragido da justiça desde dezembro do mesmo ano, quando teve sua fuga supostamente facilitada por um agente carcerário, preso posteriormente.

Segundo informações da diretora da carceragem do Rio Verde, em Parauapebas, Nilcélia Souza da Silva, a popular “Maíra”, já foi solicitada autorização à Secretaria de Segurança Pública do Estado para buscar o preso no Maranhão, fato que deve acontecer nos próximos dias.  

Segundo a polícia do Maranhão, Samuel estava sendo investigado por ter participando de assaltos a bancos no interior do Estado.

Postador: Manancial de Carajás

NOVO ESTADO

Coordenador do ICEPT diz que Estado do Tapajós será criado em novo plebiscito
Professor Edivaldo Bernardes prevê novo plebiscito no período máximo de 4 anos
Professor Edivaldo Bernardes
Três anos e cinco meses depois da realização da consulta plebiscitária sobre a divisão territorial do Pará, o coordenador do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICEPT), professor Edivaldo Bernardo, garante que a criação do Estado do Tapajós tem grandes chances de se tornar realidade em um curto período.

Ele prevê a realização de um novo plebiscito somente na área em que deverá ser implantado o novo Estado no período máximo de quatro anos. “No plebiscito de 2011 percebemos que a população em massa votou Sim ao Tapajós. Em toda a região oeste do Pará foi mais de 94% da adesão a emancipação do Tapajós. Por conta disso sempre houve uma cobrança da população. Algumas pessoas chegam a perguntar: E agora? Nós perdemos e ficou por isso mesmo?”, observa o coordenador.

Ele destaca que o ICEPT está procurando de todas as formas conseguir 1,5 milhão de assinaturas, através de um abaixo-assinado.

Foto e Fonte: RG 15. |Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 7 de abril de 2014

MAIS ESCÂNDALO

Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...