sexta-feira, 26 de julho de 2013

NOVIDADE!

Estamos de volta? Desta vez anunciamos grande novidade para os leitores (as) da região sul do Pará.

Veja aqui a capa de nossa Edição que está sendo impressa e circulará na próxima quarta-feira, 31.

A partir desta edição o Jornal Manancial circulará quinzenalmente nos seguintes municípios da região: Sapucaia, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu.

A direção do periódico só tem a agradecer a todos (as) leitores e colaboradores pelo apoio.

ATAQUE DE ONÇA

Quem vencera? Pescador flagra onça atacando jacaré no Pantanal mato-grossense

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do G1 Mato Grosso

Enquanto pescava com amigos no Rio Dois Irmãos, na localidade de Porto Jofre, em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, região do Pantanal mato-grossense, o engenheiro agrônomo Juliano Macedo flagrou o momento em que uma onça pintada capturou um jacaré na beira do rio. O grupo com o qual ele estava, em um barco a motor, no último sábado (20), recebeu uma informação, via rádio, de que a onça estava nas margens do rio e foi até o local para vê-la.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

HABITAÇÃO

Adelar Pelegrini assina contrato para construção das primeiras casas populares, em Tucumã

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior (ASCOM-Prefeitura de Tucumã)

A Prefeitura de Tucumã, Caixa Econômica Federal (CEF) e a Construtora FH Engenharia assinaram na tarde da ultima quinta- feira (18/07/2013) o contrato para construção de 850 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Após 25 anos de emancipação o município terá as primeiras moradias populares. Tucumã vive um novo momento na Administração Pública. O Governo "Tempo de Paz e Prosperidade", através do Prefeito Adelar Pelegrini, assinou contrato para construção das primeiras 850 casas populares destinadas à população de baixa renda do município de Tucumã.


O ato de assinatura aconteceu na tarde da última quinta feira (18), e contou com as presenças do empresário e vice - presidente da Construtora FH Engenharia o executivo Raniery Santana, do presidente da Câmara de Vereadores do Município, Vereador Savanas, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal nas regiões Sul e Sudeste do Estado do Pará com sede na cidade de Marabá Floriano Kruly Neto, além é claro do prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini.   

 As casas terão sala, quartos, banheiro, cozinha e piso de cerâmica. O que vai trazer mais conforto aos futuros moradores.

Serão contempladas pessoas de baixa renda que não tem moradia. O inicio da construção está previsto para os próximos dias, apenas esperando. E o prazo para entrega é de dezoito meses.

Para o prefeito, a construção e entrega das casas visa melhorar a qualidade de vida de muitas famílias que estão abaixo da linha de pobreza, principalmente para aquelas que residem em casa de taipas, ou aquelas que não possuem casa.

“Espero que este seja apenas o primeiro ato que assino para construir casas para as pessoas necessitadas de Tucumã, por que o meu objetivo, com ajuda do governo federal, e disponibilizar residências para todas aquelas pessoas que não podem adquirir” ponderou Pelegrini.

“O momento mais feliz e mais emocionante será sem dúvida a entrega das chaves, e com toda a infra estrutura desde logística de transporte público a pavimentação, mas este momento também é importante porque, de fato, é uma grande busca de nossa cidade resolver o problema do déficit habitacional”, afirmou Adelar Pelegrini.

“Sem o apoio do poder público, das construtoras, não conseguimos viabilizar essas casas para a população de baixíssima renda”, disse Floriano Klury Neto, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, que financia o projeto. “Vocês não imaginam a alegria das famílias que poderão ter um teto próprio”, comentou.


As 850 casas comporão um bairro, que ficará localizado no prolongamento da Avenida Brasil, região do setor Palmeira II.  Um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo Municipal para que seja criada a Secretaria de Habitação a qual ficara responsável por gerenciar o programa de habitação. Serão beneficiadas famílias com rendimentos de até três salários mínimos.

ESTREPADA NO PORTÃO

Ferro na Bunda: Mulher foi tentar pular a cerca ou a grade e olha o que aconteceu ficou estrepada

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do portal Sobral 24 horas

Mulher tenta cortar caminho e encontra segurança, por que ela voltou e queria desfazer o trajeto ninguém sabe.

O que todos ficaram sabendo foi que a mulher ao se esforçar para escapar da segurança, se desequilibrou e caiu em uma posição na qual ela deve ter se arrependido de pular o portão até hoje. 

A mulher foi levada ao pronto socorro com grande parte do portão em seu corpo que a perfurou e a fez sentir tanta dor que não conseguiram cortar o portão pela lança e tiveram que levar quase toda a proteção da residência.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PONTÃO DO ARAGUAIA

Pontão, a Pérola do Araguaia, arrasta multidão no fim de semana

Desde a tarde de quinta-feira (18) já era grande o movimento na estrada que liga Xinguara ao Distrito de São José do Araguaia. No porto de embarque e desembarque de (passageiros de embarcação aquática), dezenas de pessoas chegavam para fazer travessia.


Segundo estimativa do grupamento do Corpo de Bombeiros aproximadamente dezoito mil pessoas estiveram presentes neste terceiro final de semana na praia do Pontão. Entre as atrações shows, desfile de escolha da garota verão e bingo. A área do palco central esteve lotada constantemente.


Na sexta-feira (19) o show de Zhell Chicleteiro e Banda contou com publico de quase seis mil pessoas. Animando os presentes no ritmo axé musical baiano. No sábado foi à vez da banda Cavalona Vip contagiar o publico com os ritmos que fazem sucesso nacionalmente. “a praia do Prontão esta diferente de todos os outros anos. shows bons e a organização não deixou nada a desejar, inclusive inovou, nós que somos acampados estamos bem servidos”. Gleicson Mendes empresário.

Para o próximo ano já está sendo programando pela organização do veraneio, o 1° Carnapontão. Um carnaval fora de época que trará varia atrações musicais e infraestrutura deferente.

“vamos colocar a praia do Pontão no calendário dos eventos do Pará, fazendo com que o mundo conheça nossa praia e nos conheça também” Osvaldinho Assunção prefeito de Xinguara.

(Agencia Xinguara de Noticias)

JORNALISMO/ELEIÇÃO

Celso Schroder é reeleito presidente da Federação Nacional dos Jornalistas 

A Chapa 1 - "Sou jornalista, sou FENAJ", presidida por Celso Schröder, é a vencedora da eleição para a Federação Nacional dos Jornalistas. A Comissão Eleitoral Nacional só proclamará o resultado oficial na segunda-feira, porque ainda faltam os dados do Rio de Janeiro, Rondônia e Ceará.

Embora os votos destes 3 estados não alterem o resultado, podem definir a eleição dos 5 membros da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.

BANDIDOS EXECUTAM PMS

Execução: Policiais Militares pegos por bandidos, amarrados e executados a tiros na Bahia

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas,com informações do site http://www.focoelho.com

Policiais militares de todo o Brasil estão indignados com o brutal assassinato de dois PMs em Juazeiro, na Bahia. Imagens Fortes, se tiver problema não clique no link abaixo.

A barbaridade com que o crime aconteceu chocou todo o estado bahiano e agora está sendo estopim para um protesto da PM em todo o Brasil, que inclusive, já demonstrou adesão dos PMs do Piauí. 

Os dois policiais bahianos foram levados por bandidos, membros de gangues, para um local distante da cidade, onde tiveram mãos e pés amarrados em uma estaca de madeira, junto a uma cerca, e foram executados com tiros na cabeça. 


Os corpos foram encontrados em uma cena lastimável. As fotos da cena do crime estão sendo usadas em protesto por policiais militares de todo o Brasil, visando chamar a atenção das autoridades governamentais para o risco que corre o profissional da Segurança Pública.

ESQUARTEJADO

Jogo do Capeta: Arbitro mata jogador a facão, mas é pego, amarrado, linchado e esquartejado depois de jogo.
Árbitro foi amarrado, apedrejado, agredido e esquartejado e a cabeça pendurada em uma estaca. Imagens Fortes...

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do R7

O árbitro Otávio Cantanhede, que foi esquartejado após uma partida de futebol em Pio XII, interior do Maranhão, era apaixonado pelo Fluminense. Ele tinha 20 anos e gostava de publicar declarações de amor ao seu time de coração nas redes sociais. Após expulsar um dos jogadores de um dos times, Otávio foi agredido e deu uma facada no atleta de um dos times, que não resistiu e faleceu a caminho do hospital.
Revoltados, alguns populares que assistiam a partida foram para cima de Otávio após o jogo. O árbitro foi amarrado, apedrejado, agredido e esquartejado. Sua cabeça chegou a ser pendurada em uma estaca. Segundo a Polícia que cuida do caso, Luis Moraes de Souza, de 27 anos, foi preso. 

Ele é um dos três suspeitos do crime e foi encontrado na cidade de Lago Açu, também no Maranhão. Outros dois suspeitos também estão sendo procurados: Francisco Edson Moraes de Sousa - que teria esquartejado a vítima - e Josimar de Sousa.


Alguns comentários em fotos de Otávio nas redes sociais pedem que "a Justiça seja feita". O árbitro divulgou fotos dos momentos de folga em um lago da região. Otávio tinha um emprego fixo e perdeu sua mãe, como ele relatava nas redes sociais seu "maior amor do mundo".













 

ESQUEMA FINANCEIRO

Verba desviada pagou Duda em campanha de governador, diz PF
Segundo a PF, o desvio ocorreu em programa de implantação de internet grátis na Paraíba

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo

Investigação de um ano e quatro meses da Polícia Federal aponta que esquema de superfaturamento e desvios de verbas, com conluio em licitação e uso de empresas fantasmas, serviu para pagar o publicitário Duda Mendonça e campanhas de políticos do PSB e PSD.

O inquérito da PF, ao qual a Folha teve acesso, foi enviado nesta semana para a Justiça, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Segundo a PF, o desvio ocorreu em programa de implantação de internet grátis na Paraíba, por meio da empresa Ideia Digital, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Na época da assinatura do convênio de R$ 6,25 milhões com a Prefeitura de João Pessoa (outubro de 2009), a pasta era comandada pelo PSB –teve ministros como Roberto Amaral, vice-presidente da sigla, e o hoje governador Eduardo Campos (PE).

A Ideia venceu a licitação por meio de esquema fraudulento, segundo a investigação da PF e da Controladoria-Geral da União. Participaram da disputa “fictícia”, nas palavras da polícia, empresas formadas por funcionários da Ideia e outras cujos documentos eram falsificados para simular uma concorrência.

O contrato teve verba de emenda parlamentar de R$ 18,5 milhões. Apesar de a emenda ser da bancada da Paraíba na Câmara dos Deputados, quem indicou o projeto foi o hoje vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia (PSD), na época deputado. Ele foi indiciado por corrupção passiva.

ASSALTO/ÔNIBUS

Paraenses que iam para a JMJ são assaltados em Goiás
Ônibus foi atacado por homens armados que roubaram dinheiro e equipamentos eletrônicos

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Portal ORM/Rádio CBN

Um grupo com mais de 30 peregrinos que saiu do Pará para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, foi vítima de um assalto, quando o ônibus em que viajavam passava pela cidade de Cristalina, em Goiás. O veículo da viação Transbrasiliana foi atacado por vários homens armados no início da semana, na rodovia GO-436.

A quadrilha interditou a estrada depois de fechar o ônibus. O motorista foi obrigado a levar o veículo para um matagal. Em poucos minutos, os ladrões entraram no ônibus e roubaram equipamentos eletrônicos, como notebooks e celulares, além de roupas e dinheiro. A ação dos bandidos atrasou a viagem dos peregrinos, que chegaram ao Rio e já estão hospedados no colégio Santa Teresa de Jesus, na zona norte da cidade.

A diretora da escola, irmã Lucinês, conta que os ladrões não abriram o bagageiro do ônibus porque os motoristas que vinham atrás pararam na estrada por acreditar que o veículo estava com problemas. ‘Vinha um carro atrás do ônibus e os outros pararam para socorrer. Aí eles (os bandidos) ficaram com medo’, contou a religiosa. Segundo ela, nenhum dos peregrinos foi ferido. O grupo ficou muito assustado e algumas pessoas receberam atendimento de emergência.

Uma campanha para arrecadar donativos para os peregrinos foi organizada na escola. O grupo participa de um encontro religioso antes da Jornada Mundial da Juventude.

domingo, 21 de julho de 2013

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Ufpa conclui etapas do levantamento topográfico em Concórdia do Pará

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornalista Kid dos Reis -Assessoria de Comunicação da Comissão de Regularização Fundiária
ENGENHEIRAS MEDINDO AS ÁREAS
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão de Regularização Fundiária (CRF), concluiu nesta semana a primeira etapa do levantamento topográfico cadastral das  Vilas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Cristo Ressuscitado I e  II, no município de Concórdia do Pará. As famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária de suas casas por meio do Projeto Moradia Cidadã, uma parceria da instituição federal com o Ministério das Cidades, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e a Prefeitura de Concórdia do Pará.

TOPOGRAFIA EM CAMPO
Em Concórdia do Pará, a área a ser regularizada é composta por 24,1 hectares de terras ocupados por mais de 700 famílias em 171 lotes. As terras foram transferidas para o município pelo Programa Terra Legal, por meio de decreto federal, com base na Lei Federal nº 11.952, de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana em cidades da Amazônia Legal.
MAPA CARTOGRÁFICO DA VILAS DE CONCÓRDIA DO PARÁ
PRIORIDADE  -  A engenheira enfatiza que, consolidada a fase da topografia, os próximos passos a serem implementados são a realização do cadastro social das famílias para formalizar o projeto de regularização fundiária com base nos requisitos da legislação federal e, posteriormente,  ser aprovado pela comunidade. “Cumpridas estas etapas, iniciam-se a confecção, emissão e a assinatura de pareceres e contratos de doação das terras para os moradores. 

Os lotes serão configurados no sistema patrimonial da cidade, depois registrados no cartório de Concórdia do Pará e os títulos serão entregues ao morador, preferencialmente, conforme determina a legislação, às mulheres”, finaliza.

UNIÃO DO MESMO SEXO

FG News : 70% dos fundadores do partido de Marina Silva são a favor da união gay

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Fonte: Gospel Prime com informações Folha de São Paulo

De acordo com Marina Silva, 70% dos fundadores da Rede de Sustentabilidade são a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo, ao aborto e a legalização da maconha.

Ela comentou sobre estes temas na última quarta-feira (17) ao participar de um debate em São Paulo.

“A Rede tem mais ou menos 350 fundadores, eu posso te dizer que pelo menos 70% deles são a favor dessas bandeiras que estão aqui. A favor literalmente falando”, disse a ex-senadora.

Mesmo sendo evangélica a futura candidata à presidência da República diz que é favorável a extensão dos direitos civis a casais homossexuais e durante a campanha presidencial de 2010 ela defendeu a criação de plebiscitos para discutir sobre a descriminalização da maconha e do aborto.

Marina afirmou que seu partido é tolerante e aceita até mesmo os pensamentos mais conservadores. Ela tem ciência de que muitos são contrários à esses projetos por questões morais e religiosas, mas diz que essas contradições de pensamento fazem parte da diversidade.

“O que tem aqui dentro da Rede é a tolerância com aqueles que têm um pensamento diferente”, diz ela que mostrou três pontos que unem os militantes da Rede: respeito à diversidade, sustentabilidade e a busca por ferramentas que consigam dialogar com essas mudanças sociais e comportamentais que estão acontecendo.

ESCÂNDALO

Papa Francisco tem o primeiro escândalo do pontificado

O papa Francisco vive o primeiro escândalo do pontificado, com a revelação de uma revista italiana do lobby gay presente no banco do Vaticano.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações dE: d24am/Folha Gospel

A acusação é de que a pessoa escolhida por ele para liderar a reforma no Instituto para as Obras de Religião (IOR), a instituição financeira da Santa Sé, levou por anos uma vida dupla como diplomata no Uruguai.

A revelação coube ao experiente jornalista da revista L?Espresso Sandro Magister. Os relatos sobre o monsenhor d. Battista Mario Salvatore Ricca surgem repletos de escândalos sexuais. Apesar de ser religioso e ocupar o cargo de núncio apostólico, teria oferecido trabalho e casa a um capitão da Guarda Suíça, com quem mantinha um caso. Com frequência seria visto em bares com ele e até chegou a ser espancado.

A Santa Sé desmentiu a publicação, mas a revelação fez surgir comentários dentro do Vaticano de que o vazamento da informação já faz parte de um contra-ataque das alas mais conservadoras da Igreja - profundamente irritadas com as atitudes do novo papa. A publicação ainda sai às vésperas de sua primeira viagem internacional.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a reportagem "não tem credibilidade" e Ricca continua tendo a confiança total do papa. Nesta sexta-feira mesmo, a revista rebateu a crítica, alertando que as fontes são seguras e o Vaticano tem até documentos sobre o caso.

Conforme a revista, o caso já foi avaliado pela administração da Santa Sé e se sugeriu que o monsenhor fosse removido do Uruguai - o religioso seguiu para Trinidad e Tobago e o capitão acabou demitido.

ABORTO

Marco Feliciano pede veto a projeto sobre atendimento a vítimas de estupro

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha.com

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), encaminhou um ofício nesta quarta-feira (17) à presidente Dilma Rousseff pedindo o veto a um projeto aprovado pelo Congresso que determina o atendimento imediato em hospitais das vítimas de violência sexual.

Para os religiosos, a medida é uma manobra para ampliar as previsões legais para interrupção da gravidez. Atualmente, o aborto é permitido no país em caso de estupro, risco de vida para a mãe ou de fetos com anencefalia.

No documento enviado para Dilma, Feliciano afirma que a violência sexual "é uma das mais terríveis modalidades de violência contra o ser humano e que deixa sequelas não apenas no corpo, como também na alma e no coração das vítimas".

Na avaliação do deputado, a medida amplia a possibilidade de qualquer mulher busque a rede pública a fim de realizar um aborto.

"O aborto não é um direito e sim um crime previsto pela Constituição. Além de tudo, não podemos correr o risco de que mulheres vítimas de violência sexual sejam induzidas a essa prática, mesmo tendo convicções contrárias, e tome remédios abortivos. Além de cometer um crime, elas estarão atentando contra a própria vida", disse Feliciano.

Além de Feliciano, representantes de entidades religiosas também se reuniram nesta quarta-feira com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para pedir o veto ao projeto.

ALERTA

Tecnologia : Facebook tem acesso às senhas dos usuários, alerta ex-funcionária

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do site: Olhar Digital

Diante do aumento das acusações de grandes empresas sobre a participação de grandes empresas no Prism, o programa de vigilância dos EUA aos usuários da internet, uma ex-funcionária do Facebook foi a público para alertar sobre os riscos da inclusão de informações nas redes sociais.

Segundo Katherine Losse, que trabalhou durante cinco anos na empresa até 2010, a preocupação não deve ser apenas com a espionagem governamental, mas também com o cuidado com que o Facebook trata as contas dos usuários.

Em entrevista à publicação britânica The Guardian, ela afirma que os empregados da rede social também têm acesso aos dados dos usuários, incluindo sua senha. A informação é importante, já que boa parte das pessoas usam a mesma palavra-chave para outros serviços, incluindo o e-mail de cadastro na rede social.

"Usuários de redes sociais entendem que eles são os únicos que podem acessar as informações que colocam na rede e, na maioria dos casos, isso não é verdade, porque alguns dos funcionários precisam ter acesso às contas para fazer seus trabalhos", ela alega, lembrando que em outras startups, os dados normalmente não são inacessíveis por empregados.

Losse, que foi uma das primeiras funcionárias do Facebook, afirma que "todos os funcionários de suporte ao cliente recebiam uma senha-mestra, com a qual era possível fazer login como qualquer usuário e ter acesso aos seus dados e suas mensagens". Ela acrescenta que com o passar do tempo, outras formas mais seguras de recuperação de contas foram implementadas.

O Facebook, no entanto, afirma que o acesso de funcionários a dados de usuários funciona com um sistema de "need-to-know", no qual a pessoa só tem acesso a informações que ele necessita para realizar uma tarefa específica. Desta forma, ele não pode acessar indiscriminadamente o perfil de outra pessoa.

Entretanto, ela afirma que, mesmo assim, não há garantia de segurança de seus dados nas redes sociais. "Mesmo se um funcionário comum não possa acessar suas informações, elas podem estar sendo gravadas em algum lugar para a NSA".

Durante o período em que trabalhou no Facebook, Katherine Losse operou o serviço de atendimento ao cliente, sendo promovida, posteriormente, ao cargo de redatora de discursos de Mark Zuckerberg.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...