sábado, 17 de novembro de 2012

Vai começar a TRANSIÇÃO de Governo em Xinguara

e de antemão Osvaldinho sabe que a prefeitura está inadimplente e com dívidas no INSS

Rampa por onde subirá Osvaldinho Assunção no dia 1º
de janeiro de 2013, para governar o município
Prefeito eleito Osvaldo Assunção (PMDB)















A transição entre a atual administração do município de Xinguara, sul do Pará tende a ser tranquila. Esta é a avaliação do prefeito eleito Osvaldo Assunção Júnior, após o primeiro encontro com o atual prefeito José Davi Passos (PT). 

O prefeito eleito, desde o resultado das urnas vem se inteirando sobre os assuntos relacionados à prefeitura. “Tenho me preocupado com a nossa gestão a partir de janeiro. Já estive em Brasília conversando com deputados e senadores em busca de emendas para 2013. Ja me reunir com o nosso Governador Simão Jatene e tenho participado de seminários sobre administração pública. Claro que tudo isso sem perder de vista a elaboração do nosso Plano de Governo para nossa administração”.

Para facilitar a elaboração do Plano de Governo foi estabelecida uma equipe de transição, que tem por finalidade facilitar o trabalho da próxima administração. 

A equipe de transição do prefeito eleito Osvaldo Assunção 
Coordenadores: Dr. Batista e Dr. Joel
Membros: Jimmy Brito, Renato Gomes Soares, Norma Sueli Barcelos, Délio Amaral, Adalberto Tavares, Vicente Luis Ribeiro (Maninho) e Ana Maria Monteiro Vargas.

Preocupação - Osvaldinho tem bons motivos para se preocupar com a sua futura administração. Primeiro a inadimplência da prefeitura, que segundo ele, dos 13 itens que coloca uma prefeitura na condição de não receber recursos externos, a prefeitura de Xinguara está incluída em cinco (5). Isto é, impossibilitada de fazer convênios, a não ser transferência de fundo a fundo.

Em segundo lugar, uma dívida do Executivo com o INSS, que colocou a prefeitura no Cadastro de Inadimplência (CADIN). Em terceiro lugar a despesa com pessoal temporário, cujo numero estaria acima do limite permitido. 

Outra situação que o novo prefeito vai enfrentar são as ruas e avenidas esburacadas, lamaçal pra todo lado e a complexa situação gravíssima da área de saúde do município, atendida atualmente por três médicos e uma enxorrada de reclamações de quem busca atendimento naquela unidade hospitalar.

Diante de algumas informações extraoficiais, Osvaldinho vai esperar o relatório final da equipe de transição para tomar suas decisões. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ENTREVISTA DE DUDA À REVISTA VEJA

MENSALÃO - Duda Mendonça, em entrevista: "Acho que por ter falado a verdade é que fui absolvido. Não escondi nada"


SEGREDOS -- Com medo de morrer, Duda gravou um depoimento sobre tudo o que viveu nos últimos anos (Foto: Cristiano Mariz)
SEGREDOS -- Com medo de morrer, Duda gravou um depoimento sobre tudo o que viveu nos últimos anos (Foto: Cristiano Mariz)
Entrevista concedida a Rodrigo Rangel, publicada na edição impressa de VEJA

HORA DE RECOMEÇAR
O publicitário Duda Mendonça admite que estava preparado para o pior. Ele recebeu do empresário Marcos Valério o pagamento pelos serviços prestados à campanha de Lula. Parte do dinheiro foi depositada em um paraíso fiscal do Caribe, o que o próprio publicitário confessou no auge do escândalo.

Sete anos depois, a maioria dos ministros do Supremo entendeu que ele, além de desconhecer que o dinheiro tinha origem ilícita, não infringiu a lei ao receber o pagamento no exterior. Duda assistiu a sua absolvição pela TV. A cada voto favorável, acendia uma vela. “Meus santos são fortes”, diz, segurando os cinco patuás que carrega no pescoço (as imagens nas medalhinhas vão de Oxóssi, seu orixá, a Nossa Senhora).

Duda foi a missas e encomendou rezas em terreiros de candomblé. O suspense lhe afetou a saúde, e ele se submeteu a uma cirurgia no coração em 2006: “Quase morri”. Antes de ir para o centro cirúrgico, Duda ligou um gravador e, sozinho no quarto do hospital, registrou vários segredos de sua vida.
Sobre o que falou, ele não diz. “A gravação está guardada num cofre.”

O senhor esperava a absolvição?
Apesar de meus advogados sempre terem acreditado que eu seria absolvido, eles vinham me prevenindo de que, pela complexidade do julgamento, seria impossível antecipar o resultado. Um julgamento sempre gera apreensão.
Acendi velas. Rezei muito. Minha mulher, Aline, rezava e chorava sem parar. Ela, meus filhos e netos sofreram muito e tinham medo de que eu fosse condenado.

Como foi aguardar o veredicto por sete anos?
Não tenho nenhum inimigo, pelo menos que eu saiba, e, mesmo se tivesse, jamais desejaria a ele passar pelo que passei. Minha vida virou uma grande noite povoada por pesadelos que pareciam não ter fim. Sete filhos, sete netos, uma mulher, dezenas de amigos e parentes mais chegados faziam de tudo para esconder seu medo e sua agonia de mim, procurando me animar.
Era isso que mais me doía. Como explicar a crianças de 5, 6 anos as brincadeiras dos coleguinhas na escola chamando seu avô de mensaleiro?  Tinha a consciência tranquila de não ter nada a ver com o mensalão.

O senhor se arrepende de ter contado à CPI que recebeu de Marcos Valério, no exterior, o pagamento pelos serviços prestados à campanha de Lula?
Meu credor era o PT, de quem fui cobrar. Não recebi 1 real que não fosse devido pelo meu trabalho. Isso tudo já pertence ao passado.
Como já disse anteriormente, se cometi um erro, paguei por isso e aprendi a lição. Mas, em respeito ao Supremo, e por orientação de meus advogados, não falo sobre os fatos que foram objeto do julgamento.

O que levou o senhor a fazer aquela revelação na CPI?
Desde o primeiro momento, resolvi falar a verdade e assumir o ônus. Também porque não queria ser acusado por algo que eu não fiz.

O senhor sofreu pressão para não falar à CPI?
Absolutamente nenhuma, de ninguém.

Suas revelações à CPI estremeceram a relação com Lula e o PT?
Nunca fui unanimidade no partido. Acho que deve ter gente que não gostou. Mas os que tinham uma boa relação comigo continuaram tendo.
Continuo tendo a admiração que sempre tive pelo presidente Lula, mas houve um afastamento natural entre nós.

Sua confissão à CPI forneceu evidências suficientes para abrir um processo de impeachment do presidente. O senhor tinha consciência da gravidade de suas revelações?
Lógico que não. Isso nunca passou pela minha cabeça. Não faria sentido eu querer prejudicar um presidente que ajudei a eleger e por quem sempre tive e continuo a ter tanta admiração.

Em depoimento na CPI dos Correios: "Ouvi de muita gente que fui um idiota por ter falado a verdade. Mas, por outro lado, acho que foi por ter falado a verdade que fui absolvido" (Foto: J. Freitas)
Em depoimento na CPI dos Correios: "Ouvi de muita gente que fui um idiota por ter falado a verdade. Mas, por outro lado, acho que foi por ter falado a verdade que fui absolvido" (Foto: J. Freitas)

Como os marqueteiros vão receber pelas campanhas eleitorais, agora que o STF decidiu que caixa dois é crime?
Não tenho conhecimento técnico para fazer essa avaliação, mas é importante que existam regras claras. O Brasil precisa disso.

Valeu a pena falar a verdade?
Ouvi de muita gente que fui um idiota por ter falado a verdade. Mas, por outro lado, acho que foi por ter falado a verdade que fui absolvido. Não escondi nada.

Se pudesse voltar no tempo, o senhor aceitaria de novo receber o pagamento no exterior?
Jamais.
Se computar os prejuízos às minhas empresas e à minha imagem, gastei mais do que recebi.
O sofrimento e a cirurgia no coração não têm preço. Foram colocadas duas pontes de safena e duas mamárias.

Quais foram os prejuízos nos negócios?
A minha empresa de marketing político estava no auge. Depois daquilo, começou a dar para trás. Poucos tinham a coragem de me contratar. Só queriam conselhos, consultorias reservadas.
Quero agora esquecer o passado. A verdade é que fui absolvido, mas já paguei a minha pena por antecipação.

O que o marqueteiro Duda Mendonça faria para recuperar a imagem de Duda Mendonça?
O tempo é o senhor de todos os males. Marketing não é mágica. A Justiça me absolveu. A imprensa está me dando espaço para contar a minha história. Depois disso, é fazer o boca a boca. É coragem para recomeçar.

Foto e Fonte: Revista Veja.  Postador:  Manancial de Carajás
A pura realidade que Xinguara se encontra hoje 

Todos os anos, no período chuvoso, as ruas de Xinguara ficam em situação precária. Este ano a situação já está bem pior. Só que os problemas que existentes na cidade não se resumem apenas em ruas cheias de Buracos, lama, lixo e mato. Vai muito, além disso.
Lembrando que isso ai que o blog está mostrando é quase nada se comparado a calamidade que a cidade vive. Principalmente em dias de chuva.
Pra começar vamos mostrar a situação do trevo de entrada da cidade. Depois de está quase interditado por causa das crateras em meio ao mato, a secretaria de Obras colocou barro. Ao invés de solucionar, aumentou o problema.
Quando chove vira isso que os amigos (as) estão vendo. Só lembrando os amigos leitores que todas essas fotos foram tiradas nesta quinta-feira (15) de novembro. (Luiz Pereira)
TREVO

Outra falta de vergonha é a Avenida Hermes Dantas. Onde segundo o poder público foram gastos quase 6 milhões de reais do dinheiro público.
Hoje a avenida se resume a mato, lixo e lama.
AV. HERMES DANTAS
AV. HERMES DANTAS


O esporte aos poucos foi ficando esquecido pelo poder público. Ao longo dos oito anos do governo do atual prefeito José Davi Passos o esporte de Xinguara foi entrando em decadência até chegar no fundo do poço. 
O estádio J. Santos, está se acabando e ao longo de seus 20 anos nunca ouve ou reforma sequer. As quadras de esportes estão dentro do mato e algumas sem nenhuma condição de uso. 
QUADRA DO MARAJOARA 2
QUADRA NO MARAJOARA 2

Uma ponte que caiu ha mais de um ano na Rua Ouro e Prata, ainda está do mesmo jeito. O transito foi interrompido. Mesmo depois de várias reclamações ninguém tomou providencias até agora.


PONTE DA RUA OURO E PRATA

A Rua Barão do Rio Branco no bairro Marajoara I está de fazer dó. Muita lama e mato deixando quem vive nas proximidades da Rua Rio Maria, indignado. 
Outra que também veio dinheiro de convênios e nada de serviço.


RUA BARÃO DO RIO BRANCO

O bairro Marajoara I hoje é sem duvida o que mais sofre com o abandono da atual gestão pública. Quase todas as ruas estão tomadas por mato, lixo e lama, inclusive na frente da Creche Irmão Dorothy.

CRECHE IRMÃ DOROTHY

O asfalto feito em varias ruas já foi levado pela água das chuvas. Os blokretes sonrizal usados nos calçamentos de algumas ruas se dissolvem com a água.
RUA DOS PIONEIROS

As pessoas que moram nos fundos da AABB vivem um drama. A rua dos Pioneiros uma das vias de acesso ao centro deixa o povo praticamente ilhado quando chove. Alguns se arisca passar por desvios. O pior de tudo é veio dinheiro de convênio pra fazer o calçamento da via. 
R. DOS PIONEIROS FUNDOS DA AABB

A rua Guajajaras é outra que recebeu dinheiro de Convênio. Só que o atual prefeito só prometeu aos moradores de um trecho de aproximadamente 400 metros que iria fazer o calçamento, ficou só na promessa. Hoje o povo vive rodeado de lama.

RUA GUAJAJARAS
Uma das principais avenidas da cidade, a Francisco C. C. Branco que liga o centro da cidade ao setor Itamaraty está com o trânsito quase cortado no trecho próximo a Igreja Casa da Benção. Quem anda a pé em dia de chuva tem chance zero de passar pelo local.
RUA FRANCISCO C. CASTELO BRANCO
Na rua Duque de Caxias em um prédio onde funcionam vários departamentos da prefeitura, o esgoto passa na frente abeirando a calçada.
PRÉDIO ALUGADO
Atrás da Feira Livre Municipal de Xinguara uma fossa que estourou e hà tempo continua do mesmo jeito para a revolta dos moradores
RUA GOROTIRE FUNDOS DA FEIRA
Oito anos se passou e o ginásio de esportes continua do mesmo jeito. Aliás, ainda pior porque agora o Ginásio está dentro do mato.
GINÁSIO DE ESPORTES
Neste local na rua Luiz Pedro Zamboto no TANAKA I, tinha uma ponte que servia pra muita gente passar e ter acesso Avenida Antônio Pedroso. A ponte segundo os moradores caiu e foi levada pela água no dia 25 de dezembro de 2010. Até hoje ninguém tomou nem uma providencia.
LUGAR DA PONTE QUER CAIU
Foto e Fonte: blog do Luiz Pereira. Postador:  Manancial de Carajás
CNM mostra quanto Municípios receberão se projeto dos royalties não for vetado

Ag. CNMAg. CNMCom aprovação de um novo critério de redistribuição dos royalties, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga estimativa do valor que cada Município pode receber, se o texto for sancionado pela presidente, Dilma Rousseff. 

A democratização dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo foi alcançada por meio da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.565/2011 no Plenário da Câmara dos Deputados. O texto votado no dia  6 de novembro, já havia sido aprovado pelo Senado Federal em 2011.

A partir da sanção presidencial – se ocorrer -, todos os Estados e Municípios receberão recursos provenientes da extração do petróleo em alto mar no território brasileiro. “Essa é mais uma conquista do movimento municipalista e todo povo brasileiro”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 

Em Sintese  fatia dos  Municípios do Sul e Sudeste na distribuição dos Royalties 

Em 2013 com a Regra que foi aprovada pelo Congresso Nacional, o estado do Pará vai receber um total de R$ 192.572.847 da Distribuição dos Royalties. Veja abaixo quanto seu município irá receber.

Xinguara- vai receber em 2013 R$ 1.158.229,67             
Canaã dos Carajás- R$ 900.845,31           
Cumaru do norte- R$ 514.768,76             
Agua azul do norte- R$ 900.845,31         
Sapucaia- R$ 386.076,57
Tucumã- -R$ 1.029.537,49
Redenção- - R$ 1.672.998,41     
São Felix do Xingu- hoje- R$ 1.801.690,59           
Curionópolis-    R$ 772.153,13
Santana do Araguaia-    R$ 1.415.614,04               
Floresta do Araguaia- R$ 772.153,13
Santa Maria das Barreiras- R$ 772.153,13            
Rio Maria- R$ 772.153,13             
Ourilândia do norte-- R$ 900.845,31      
Parauapebas- R$- R$ 4.608.332,52          
Pau DÁRCO- R$ 386.076,57        
Eldorado dos Carajás- R$ 1.029.537,49
Conceição do Araguaia- -R$ 1.286.921,86

Veja a projeção dos Estados aqui e todos os Municípios por Estado abaixo
AC  - AL  - AM  - AP  - BA  - CE  - ES  - GO  - MA  - MG 

MS - MT  - PA  - PB  - PE  - PI  - PR  - RJ  - RN  - RO  - RR 
RS  - SC  - SE  - SP  - TO
 
Fonte:  CNN. Postador:  Manancial de Carajás 
São Félix do Xingu e seus recordes

Município paraense tem o maior rebanho bovino do país. Mas também está na lista dos que mais desmatam, situação que precisa ser revertida
 
Representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estarão no município paraense de São Félix do Xingu (localizado a 1050 km da capital), de 05 a 08 de novembro, para uma série de eventos e atividades com representações locais, agricultores, governo e associações. 

Assuntos relacionados à redução de desmatamento e boas práticas agropecuárias fazem parte agenda de trabalho em São Félix do Xingu, município que conta com o maior rebanho bovino do país e também faz parte da lista dos que mais desmatam.

A primeira atividade da equipe será a participação na 4ª Reunião do Comitê de Articulação Institucional do Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento no Município de São Félix do Xingu (CAIP). Fazem parte do comitê, presidido pelo diretor de Zoneamento Territorial da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Adalberto Eberhard, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São Félix do Xingu, lideranças dos sindicatos de trabalhadores e produtores rurais do município e das organizações não governamentais locais.

Resultado e Metas
O CAIP tem a função de colaborar no cumprimento dos objetivos do Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento no Município de São Félix do Xingu e apoia na elaboração dos planos anuais de planejamento. Além de promover parcerias locais para a implantação das ações previstas pelo projeto e analisar o desempenho, propondo adequações para o alcance do objetivo, que é a redução do desmatamento.

Durante a reunião será feito balanço e apresentação da execução das atividades do projeto realizadas em 2012 e também será divulgada e apreciada a proposta de plano de trabalho para 2013. A visita também contará com a participação do técnico da FAO responsável pelo monitoramento do projeto, Olivier Dubois.

“Por meio das ações do projeto já foi possível reduzir os índices de desmatamento no município”, destaca a gerente de Projetos do Departamento de Zoneamento Territorial da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Nazaré Soares. 

Segundo ela, a queda do desmatamento está ligada diretamente à crescente conscientização dos produtores locais acerca da importância das boas práticas agropecuárias para garantir alimentos saudáveis e sustentáveis.

Boas práticas
Ainda como parte da agenda de atividades em São Félix do Xingu, a equipe irá visitar propriedades rurais da região que trabalham com boas práticas agropecuárias. “A nossa metodologia orienta o produtor a reduzir a pressão sobre a terra sem precisar avançar em novas áreas de florestas”, detalha Nazaré. 

A meta do projeto é reduzir o índice de desmatamento do município a fim de retirá-lo da lista dos que mais desmatam no país, sem comprometer a produtividade da atividade agropecuária da região.
Por fim, a equipe navegará pelo Rio Xingu para conhecer um pouco mais da realidade dos que residem naquela área. 

Comunidades com costumes e tradições diferenciadas vivem do agroextrativismo e artesanato não só no Estado do Pará, mas em toda a Região Norte, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção de hábitos e costumes milenares.

Foto: Arquivo Manancial. Fonte: Jornal Dia a Dia.  Postador:  Manancial de Carajás

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Futebol xinguarense. Só pra quem entende de futebol


Ao longo dos anos o futebol de Xinguara escreveu lindas páginas de sua grandiosidade no cenário regional esportivo. Chegou-se a comemorar o tetra campeão do sul do Pará, e posteriormente, ficou estagnado até os dias de hoje.

Entra dirigente e sai dirigente, assim como entra secretário e sai secretário de esporte, e as coisas não andam muito bem, talvez por falta de sintonia entre governo e Liga Esportiva.
Este ano, nova expectativa para ver quem assumirá a secretaria de Esporte, de onde poderá sair maior incentivo para a Liga Esportiva da cidade. 

Ocorre que a Secretaria de Esporte não se limita exclusivamente para ajudar a Liga, pois ela recebe recursos para todas as modalidades.

Dever - Um secretário de Esporte tem a obrigação de conhecer e gostar da pratica esportiva, assim como tem que ser uma pessoa de moral social e de extremo conhecimento. 

Além é claro, de exercer grande influência entre empresários e políticos locais, regionais e estaduais. Isto é, saber entrar e sair nos gabinetes em Brasília, onde há a possibilidade de emendas para liberação de recursos.

Quem pensa  assumir a secretaria de Esporte só pelo salário, é melhor da o fora antes de passar vergonha, porque é uma pasta que requer acima de tudo, influência e capacidade para elaboração de projetos.

Mas é bom lembrar que na realidade, o que falta são bons projetos por parte da Liga Esportiva para que tenhamos um futebol de credibilidade e retome o sucesso de antigamente onde empresários e torcedores apostavam na grandeza do nosso esporte.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Nova subestação de Xinguara inauguara em Dezembro

Antonio Jorge Carvalho comanda a obra da subestação
O encarregado da obra de construção da subestação da empresa Atlântico Concessionária de Transmissão de Energia do Brasil S/A, em Xinguara, Antonio Jorge Carvalho, disse na manhã desta quarta-feira (14/11/12) em entrevista exclusiva a este blog, que a obra deverá ficar pronta até o final de dezembro de 2012, dentro do prazo de cronograma preestabelecido pela empresa. 
De acordo com ele, a parte civil da obra já está com 80% dela construída, já a parte eletromecânica está um pouco mais adiantada, com 90% concluída.
Quanto ao linhão de alta tensão que a Atlântico está construído para ligar a nova subestação de Xinguara à subestação da Vale, no Projeto Sossego, no município de Canaã dos Carajás, num total de 100 quilômetros, deveria ficar pronto em mais 20 idas, mas devido a embargos feitos por alguns fazendeiros, que não querem a passagem do linhão dentro de suas propriedades, a obra vai atrasar um pouco, mas não por muito tempo, acredita Antonio Jorge, ele acha que o problema é passivo de ser resolvido em breve, já que a linha de transmissão é uma necessidade urgente para a população do sul do Estado. A obra está orçada em sessenta milhões de reais. 

Apesar de sua inauguração está prevista para o final do próximo mês de dezembro, a subestação de Xinguara só deverá entrar em operação em fevereiro de 2013, passando a partir daí a operar com o controle da Rede Celpa, detentora operacional do sistema elétrico do Pará. 

Há mais de três anos, moradores de várias cidades do sul e sudeste do Pará estão sofrendo com o problema de falta de energia. Dentre os mais afetados estão Parauapebas, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte, Sapucaia, Pau D’ Arco, Rio Maria e Xinguara.

Em cidades como Canaã dos Carajás e Xinguara, chega-se a registrar mais de 20 quedas de energia por dia, causando enormes prejuízos à população. A situação só deverá se normalizar depois que a subestação de Xinguara entrar definitivamente em operação.

Foto e Fonte:  blog do edmar brito.  Postador:  Manancial de Carajás
Polícia frusta assanto a banco em São Félix do Xingu

O dono de um supermercado confessou ser  o mentor do crime

Dois suspeitos foram presos
As Polícias Civil e Militar desarticularam, em operação integrada, os planos de uma quadrilha de assaltantes que pretendia assaltar uma agência bancária, em São Félix do Xingu, sudeste do Pará. O comerciante Gilson Gomes de Sousa, apontado como mentor do crime, e um dos apoiadores do bando, foram presos por participação no esquema.
 
Nesta terça-feira, 13, o comerciante confessou em depoimento ser o idealizador do assalto na modalidade conhecida por “sapatinho”, no qual familiares do gerente do Banco do Brasil do município foram sequestrados e o bancário passou a ser coagido a pagar mais de R$ 500 mil de resgate. 
As prisões foram realizadas, ao longo do dia de ontem, logo após a Delegacia de São Félix do Xingu receber informação de que bandidos haviam sequestrado a família do gerente.
A delegada Claudilene Maia, titular da Polícia Civil no município, junto com o investigador Sóter Mesquita, confirmaram a veracidade do crime, e em conjunto com a guarnição da PM comandada pelo  subtenente Rodrigues, iniciaram as buscas. 
Sequestro- Segundo o gerente, os bandidos invadiram a casa do bancário, e ali fizeram reféns a esposa e o filho dele, de 5 anos, que foram levados no carro do gerente para uma mata. 
A vítima relatou que dois homens tocaram a campainha da casa, por volta de 06h30. Depois, ao ser aberta a porta, os bandidos entraram já armados. O gerente foi levado até o banco, para que retirasse do local um valor superior a R$ 500 mil para que libertassem os reféns. 
Como era cedo para início do horário bancário, uma guarnição da PM em ronda no local desconfiou da presença do gerente ali. Assim o fato foi informado aos policiais.
Com as investigações preliminares do caso, a equipe policial chegou à área para onde os bandidos levaram os reféns, situada na estrada conhecida como Vicinal Aciole. O investigador Sóter juntamente com os policiais militares – sargento Edvaldo e soldado Laerte – montaram uma barreira na estrada. 
Durante a ação policial, os policiais avistaram uma caminhonete Saveiro que trafegava no sentido contrário aos dos policiais. Contudo, antes da abordagem, os ocupantes do carro saíram em fuga para dentro da mata ao ver os policiais, abandonando o veículo. 
Em revista no interior do carro, os policiais apreenderam 42 munições intactas de calibre  12; uma munição de calibre 9mm, dois coldres, três máscaras tipo balaclava, roupas e uma lanterna. 
Os policiais encontraram, perto do carro, uma espingarda calibre 12 jogada no chão. Os policiais passaram a perseguir os suspeitos na mata até ocorrer uma troca de tiros. Durante a tiroteio, o capitão Pontes, da PM local, foi atingido na barriga. Ele foi socorrido e passa bem.
Os policiais passaram a fazer barreiras de fiscalização nas estradas da região, durante as quais, um carro tipo Fiat foi abordado. No interior do veículo, havia água e mantimentos que serviriam para dar suporte material no cativeiro. 
Elvécio Pereira Sobrinho, que conduzia o carro, foi preso. Com o cerco policial, os bandidos abandonaram o local em que mantinham os reféns no maio da mata. 
A esposa e o filho do gerente foram libertados e saíram em fuga até serem resgatados pelos policiais civis e militares, e levados à Delegacia. 
Depoimento- A esposa do gerente do banco foi ouvida em depoimento na sede da Delegacia pela delegada Claudilene Maia. À policial civil, ela confirmou que alguém estaria levando água e alimentos para o cativeiro. Esse pessoa era Elvécio, que confessou, em depoimento, a participação no crime. 
Ele delatou o envolvimento no crime de Gilson Gomes de Sousa, comerciante da cidade, como o mandante e idealizador do sequestro.
A delegada, mediante autorização da Promotoria de Justiça da cidade, fez a prisão de Gilson, que já era conhecido da Polícia. “Ele é dono de um supermercado e já responde a processo criminal por tentativa de assalto, também na modalidade 'sapatinho', a uma agência bancária no ano passado. Ele estava atualmente em liberdade condicional determinada pela Justiça”, explica. 

A Superintendência Regional do Araguaia Paraense, por meio do delegado Clóvis Bueno, determinou que o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), de Redenção, por meio do delegado Lúcio Flávio Filho, assumisse a presidência do inquérito policial do caso. 

Os presos irão responder por extorsão mediante sequestro com roubo dos telefones celulares das vítimas, e ainda por tentativa de homicídio contra o policial militar e formação de quadrilha ou bando, do Código Penal 

Foto e Fonte: Polícia Civil.  Postador:  Manancial de Carajás
URUARÁ: Um retrocesso na democracia
"Uruará volta às épocas da caverna e do Coronelismo"

É injusta e vergonhosa a ação da "justiça" da cidade de Uruará a 180km de Altamira, no oeste do Pará, um blogueiro da cidade Valdecir Mecca (foto) está sendo preso nesse momento por publicar os inúmeros atropelos do governo de Eraldo Pimenta que a meses não paga seus funcionários.

O promotor da cidade, usando de "artifício da lei" podre e defasada constituição de 1888, para incriminar que leva aos seus leitores a notícia verdadeira e sem maquiagem.

Agora a tarde a polícia do município em cumprimento ao pedido da "justiça" injusta deve efetuar a prisão do comunicador da cidade, uma multidão está em frente ao fórum da cidade, o clima é tenso no município, segundo informações de fontes seguras o blogueiro já está sob ameaças de morte e vem sendo hostilizado por pessoas ligadas ao prefeito da cidade Eraldo Pimenta.

A justiça que deveria defender e dar apoio ao ser humano responsável pela verdade, na verdade o incrimina por abrir os olhos da população mostrando a verdade sobre um governo mergulhado no descrédito e que agora furta dos servidores o direito de receber os salários que afetam centenas famílias na cidade.

Vejo com tristeza e lamento essa equivocada decisão, que não se justifica, tirar um site do ar é prejudicar milhares de pessoas do acesso à informação.

MAIS UMA VEZ É VERGONHOSO VER A CIDADE DE URUARÁ PASSAR POR ESSAS SITUAÇÕES EM QUE PESSOAS QUE DEVERIAM DEFENDER O DIREITO À DEMOCRACIA, FAZEM O INVERSO. 

Já começaram a ameaçar também o responsável pelo Bloggue Altamira Hoje.
“Se não pudermos mais nos expressar, em que país estamos, ou será que o Pará não faz parte do restante do Brasil?”

O que falta é muita gente por ai passar óleo de peroba na cara e respeitar a democracia e direito individual de cada paraense, altamirense e porque não uruaraense?

Foto e Fonte: blog do siddysouza/Por: Felype Adms.  Postador:  Manancial de Carajás

Diário celebra 30 anos e Jader Filho é homenageado


Diário celebra 30 anos e Jader Filho é homenageado (Foto: Daniel Costa/DOL)
(Foto: Daniel Costa/DOL)

Tradição e reconhecimento foram celebrados na noite desta terça-feira (13), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

O Diário do Pará, o jornal mais lido do Estado segundo o Ibope, completou 30 anos de existência. Durante o evento, foi exibido para os convidados, dentre os quais autoridades, empresários e personalidades paraenses, um vídeo institucional retratando os principais acontecimentos publicados nas páginas deste impresso.

Em seguida, logo após o discurso do diretor-presidente do Grupo RBA, Jader Barbalho Filho, a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Pará (ADVB-PA) o condecorou com o prêmio de Personalidade de Marketing 2011/2012, um reconhecimento pelo seu trabalho e investimento como empresário local.

O evento contou com a apresentação do grupo musical feminino Charme do Choro, que recebeu os convidados junto com Jader Filho e o diretor-geral do Grupo RBA, Camilo Centeno, antecipando as duas cerimônias, e depois continuou com jantar e show do cantor Emmerson Nogueira.

Foto e Fonte: (César Modesto/DOL com informações de Shamara Fragoso/DOL).  Postador:  Manancial de CArajás
Deputados se mobilizam de olho na presidência


Deputados se mobilizam de olho na presidência (Foto: Alepa)
(Foto: Alepa)

Até o dia 15 de dezembro os deputados estaduais vão escolher a nova direção do legislativo estadual para o próximo biênio 2013-2015. Até a semana passada havia dois nomes da disputa pela presidência da Casa, porém ontem outro nome foi apresentado na corrida. Airton Faleiro (PT) é o terceiro candidato que poderá disputar a eleição. 

O candidato da base governista José Megale (PSDB) e Martinho Carmona (PMDB) já se articulam bem antes da eleição municipal. A data da eleição ainda não foi marcada pelo presidente da Casa, Manoel Pioneiro (PSDB), mas o regimento interno prevê que poderá ser realizada até o final do ano legislativo, que encerra em 15 de dezembro.

José Megale é o candidato da base governista e admite que tenta ainda que seu nome seja o consenso na eleição, tentando compor com PMDB e PT uma única chapa como a que ocorreu na última disputa que elegeu Manoel Pioneiro. “As candidaturas do PT e PMDB são naturais e legítimas, é típico do processo democrático. 

Mas o diálogo entre as bancadas está só começando, nada está definido, nem tem data marcada ainda da eleição”, define Megale. O tucano ressalta que tem um bom relacionamento com todas as bancadas, inclusive, com petistas e peemedebistas. 

Já o líder do PMDB, Parsifal Pontes, afirma que o partido decidiu que terá candidato à presidência da AL e que é justo agora que o PSDB também tenha esse entendimento. “Nós do PMDB votamos no candidato do PSDB no primeiro biênio desse mandato. É natural querermos que no segundo biênio o partido do governo vote com o PMDB”, afirma Pontes.

No entanto, Parsifal também ressalta que as articulações ainda estão em fase de articulação inicial. Ele admite também que a bancada já conversou com o candidato do PSDB, mas que também já reuniu com o PT e que os dois partidos (PT e PMDB) poderão compor uma chapa juntos, em articulação com outras bancadas. “O candidato da bancada é o Martinho Carmona”, acentua o líder do PMDB na AL.

Já a decisão de apresentar candidato próprio no PT partiu da executiva estadual do partido, segundo o próprio Airton Faleiro. Mas o nome de Faleiro poderá ser trocado por Valdir Ganzer, se o deputado que está licenciado para tratamento de saúde aceitar a disputa. 

Enquanto Ganzer não retoma as atividades parlamentares, Airton Faleiro articula a candidatura do partido na casa. PPS, Psol, PDT, PR e PV, que juntos somam seis deputados, são alvos da articulação petista para chegar à presidência da AL. 

Somados aos oito deputados da bancada do PMDB e os oito petistas, as duas maiores bancadas, esse grupo reúne 22 deputados, portanto, a maioria da Assembleia Legislativa. “É salutar para o debate democrático do Estado que se construa uma chapa de autonomia do Legislativo. O governo está construindo uma chapa da base aliada e nós podemos contrapor”, alega Faleiro.

 Foto e Fonte: Diário do Pará.  Postador:  Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...