image
E continua a confusão em torno de quem realmente tem direito a assumir a diretoria da Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada.  

Ontem o grupo que faz oposição à atual diretoria teria invadido a sede da cooperativa e tomado posse da mesma. Segundo informa a assessoria de imprensa da Coomigasp, a atitude foi arbitrária e irracional, já que houve um despacho autorizando a volta da diretoria eleita.

Já o grupo de oposição alega que durante o afastamento da atual diretoria houve uma assembleia geral que elegeu uma diretoria provisória com o intuito de organizar novas eleições para escolha de uma nova diretoria para comandar os quase 38 mil garimpeiros associados espalhados pelo Brasil.

Centenas de garimpeiros aguardam em Curionópolis o desenrolar judicial sobre quem assumirá a direção da Coomigasp. Mandados de segurança, reintegrações de posse e outros atos jurídicos estão sendo analisados pela juíza Eline Salgado.

É preciso que as autoridades tratem esse imbróglio de Serra Pelada com muita atenção. Muitos já foram mortos durante essa peleja pelo poder da Coomigasp, que detém a autorização do governo federal para a lavra em Serra Pelada. 

É bom lembrar que tudo isso acontece e nenhum grama de ouro foi, ainda, retirado pela Colossus em Serra Pelada. Imagine você como será a situação quando o projeto começar a produzir! 

Foto e Fonte:  blog do Ze dudu.  Postador:  Manancial de Carajás