sexta-feira, 3 de julho de 2015

POLÍTICA ESTADUAL

Rede social em 'campanha' por Helder Barbalho visando o Palácio dos Despachos em 2018?

Imaginar que o ex-prefeito de Ananindeua, atual ministro da Pesca e Aquicultura do governo Dilma, Helder Barbalho (PMDB), está quieto quanto seu projeto para ser governador do Pará, está completamente errado. Basta observar as redres sociais do ministro que terá certeza de sua campanha rumo ao Palácio dos Despachos.

Protegido pela agenda ministerial de sua pasta, Helder tem utilizado das redes sociais para divulgar suas ações, por todo o Brasil. E não é campanha antecipada, não. Helder tem visitado muitos municípios paraenses, e embora seu ministério disponha de pouco recurso, o ministro pode muito bem fazer parceria com prefeituras locais nos municípios com vocação pesqueira.

Tudo indica que há sempre um jeitinho na agenda do ministro para visitar os paraenses, e com isso acender seu nome para governador do Pará em 2018. Como detalhe, Helder ganhou de Simão Jatene no primeiro turno e perdeu no segundo. Só que em 2018, Helder não terá mais confronto direto com Jatene.

Se Jader Barbalho governou o Pará por duas vezes, Helder deve está pensando a mesma coisa, e é só esperar o que vai acontecer em 2018.

Da redação do Manancial de Carajás

ÁGUA PODRE

QUANDO SERÁ RESOLVIDO O PROBLEMA DA RUA BRASIL?
Nenhum dos gestores até agora teve a coragem de enfrentar e resolver

Rua Brasil com Rua Duque de Caxias
Água podre escorrendo a céu aberto, pondo em risco a saúde pública. Em Xinguara são vários os locais que tais problemas são verificados, pois os moradores ou comerciantes deixam suas fossas vazando sem se importar com os males que isso pode causar com os vizinhos ou transeuntes. Na Rua Brasil, centro da cidade, a água podre escorre diariamente, prejudicando comerciantes e consumidores, provocando forte odor dentro e fora dos estabelecimentos comerciais.

Rua Duque de Caxias, frente ao colégio Castro Alves (D. Luiz)
A água que sai da Rua Brasil, desce pela Rua Duque de Caxias passando enfrente ao colégio Castro Alves e se junta a outras fossas que vazam diariamente ao lado do colégio. Os alunos da escola e os moradores sofrem com o mau cheiro. E como eu disse, os governos passados viram, fizeram promessa de resolver e não resolveram e a coisa vem se arrastando ao longo de décadas sem uma solução.

Aliás, a imprensa virtual local, mostrou a realidade dos fatos ao publicar fotos que nos envergonha da situação. Isso não é critica, mas entendo como um alerta paras os que nos representam na política local.

Rua Duque de Caxias frente a feira
Pior de tudo é saber que ao longo dos anos sempre existiu a secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e o Serviço de Autarquia de Água e Esgoto de Xinguara (SAAEX), que no meu entendimento têm a competência para resolver o problema, mas nada fizeram - talvez, por não terem recebido aval dos gestores,- essa é a verdade.
Enquanto isso, os empresários vão recebendo cobrança dos consumidores e vão cobrando também da prefeitura que faça um planejamento de resolver a situação problemática daquele perímetro.

Mas nem tudo está perdido, pois no início desta semana me disseram nos corredores da prefeitura e da Vigilância Sanitária que já existe um projeto para acabar com o sofrimento do povo da Rua Brasil, principalmente, e dos alunos da escola Castro Alves (D. Luiz). A fonte do governo me disse que o projeto prever a canalização do trecho problemático. Tomara que isso realmente ocorra.

Da redação do Manancial de Carajás. As fotos são do Xinguara ativa.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FALSIFICAÇÃO DE CNH

Gerente do Detran de Curionópolis é preso acusado de falsificar carteiras de habilitação

Homens da Polícia Civil do município de Parauapebas cumpriram nesta segunda-feira (29) em Curionópolis, mandado de prisão preventiva expedida em desfavor dos nacionais FRANCISCO ÍTALO DUARTE BARROS e REGINALDO DA SILVA SANTOS pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica, usurpação de função pública, dentre outros.

De acordo com informações repassadas à equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar pelo Delegado Thiago Carneiro, Superintendente de Polícia Civil em Parauapebas, os investigados são suspeitos de falsificarem carteiras nacional de habilitação (CNH’s), utilizando o Departamento de Trânsito do município de Curionópolis (DETRAN) para consumar as fraudes.

De acordo com a Polícia, Francisco Ítalo Duarte Barros provavelmente deve ser o chefe da quadrilha
Ainda segundo informações do Delegado Thiago Carneiro, Reginaldo é Gerente da Agência do DETRAN em Curionópolis, já o nacional Francisco Ítalo não pertence ao quadro de funcionários do órgão, mas estava dentro da agência com carteiras de habilitação supostamente ilegal na sua posse.

As investigações apontam que Ítalo Duarte Barros provavelmente deve ser o chefe da quadrilha que vem praticando os crimes no município de Curionópolis, localizado a cerca de 30 KM de Parauapebas.

Reportagem: Bariloche Silva – Com informações da Polícia Civil

Fotos: Divulgação / Polícia Civil. Postador: Manancial de Carajás

PRODUTOS VENCIDOS

Vigilância Sanitária de Xinguara aperta o cerco contra mercearias e supermercados da cidade
Produtos vencidos são apreendidos e recolhidos do comercio em todo o município

O mês de junho foi marcado pelas atividades do setor da vigilância sanitária da secretaria municipal de saúde de Xinguara que efetuou o recolhimento de produtos  alimentícios nos supermercados e mercearias da cidade com prazo de validade vencido. Dentre os gêneros alimentícios recolhidos estão maioneses, massas para bolo, refrigerantes, milho de pipoca, macarrão instantâneo, mortadela, extrato de tomate, extra power, Vulcano, bolacha, mucilon, bombons de chocolate e muitos outros que se consumidos podem trazer danos a saúde dos consumidores. 

Atualmente está sendo feito um trabalho junto aos estabelecimentos comerciais da cidade e dos distritos para melhorar as condições de armazenamento dos produtos. O objetivo da fiscalização realizada é conscientizar e orientar aos comerciantes sobre as formas de armazenamento de produtos e a validade dos mesmos.

Fiscais de vigilância, Raomundo e Gustavo, ao lado do coordenador, Merá
Técnicos da vigilância sanitária ainda alertam a população para que observe no produto alimentício a respectiva data de validade para não levar para casa algo fora de sua validade. Segundo o coordenador de Vigilância Municipal Sanitária e Ambiental de Xinguara, Marconi Ribeiro (Merá), constantemente estão sendo encontrados produtos com a validade vencida, falsificada ou raspada. Merá diz que os consumidores ainda não têm o hábito de observar esse detalhe que vem gravado nos produtos, por isso acabam levando produtos vencidos pra casa. O coordenador lembra que a partir do momento que o consumidor começar a observar e estar atento a esse problema o próprio comerciante começa também a se preocupar em agir correto.

Conforme Merá, “comprar mortadela fatiada ou presunto é outro problema, porque o produto está vencido e os comerciantes fatiam e embalam para a venda. É preciso conferir se tem data de fabricação e prazo de vencimento, caso contrário é não comprar”, aconselha.

Nos últimos dias a vigilância sanitária do município recolheu mais de meia tonelada de produtos em supermercados e mercearias da cidade e dos distritos de Rio Vermelho, São Francisco e São José. Os produtos recolhidos foram incinerados, e a pós o veraneio, a fiscalização atingirá os bares e lanchonetes que funcionam durante a noite, na cidade.

Da redação do Manancial de Carajás

CONFÊRENCIA DE SAÚDE

XINGUARA
19ª. Conferência aponta propostas para melhoria da Saúde Pública

Plenária aprova propostas de melhorias para a Saúde Pública
Acompanhado da secretária municipal de Saúde, o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, destacou a importância da discussão de ideias para a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) junto aos usuários e trabalhadores da categoria. “Ainda temos um ano para novos investimentos na área de saúde de nossa cidade e esta conferencia é muito importante para recolher informações, críticas e sugestões”, alertou o gestor, na 19ª Conferência Municipal de Saúde, realizada neste sábado, 28, sob a coordenação da secretaria municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.


Prefeito Osvaldinho Assunção (Foto: Ricardo Valente)
O Centro de Convivência para Idosos foi o local da realização da conferência que teve como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Palestrantes como Charles Tocantins, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará, Margareth Vilela Amaral e Pedro Luiz Gomes, falaram dos sub-temas, Direito à Saúde, garantia de acesso a atenção de qualidade; Financiamento e Direito a Saúde.

Mais de 180 participantes entre profissionais de Saúde e representantes de entidades organizadas discutiram e apresentaram propostas de melhoria que o setor pode sofrer, para garantir melhor qualidade no atendimento na área de saúde pública. “Chegamos a um consenso onde houve um trabalho de grupo muito bom onde vamos tirar boas propostas em defesa de nosso município e da saúde de maneira geral. Foi um evento com organização impecável, desde o ambiente tranquilo aos bons palestrantes que muito contribuíram para um evento, que sem dúvida, ficará na história de Xinguara”, explicou Ednalva Geremias, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Charlis Tocantins, Janaína Pereira, Ednalva e Edson Bela Vista
Durante a conferencia houve debates, sugestões, denúncia e críticas, principalmente no atendimento médico feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde uma paciente [vítima] denunciou um dos profissionais daquela casa acusando-o de negligencia médica e má vontade em atender os pacientes como de direito.

O vice-prefeito Raimundo Mototaxi (camisa verde) participou do evento
Nem mesmo o Governo Federal e Estadual foram poupados das criticas, por não repassarem os recursos para UPA e SAMU que deixam o município atolado numa divida superior a um milhão de reais.

Vereador Jair Pereira foi um dos vereadores presentes
Para a secretária de Saúde, Janaina Pereira, a nona conferencia foi um dos momentos mais positivos na discussão sobre a saúde pública do município. “Estou muito feliz com a participação popular, pois precisamos da ajuda de toda a comunidade para elencar as propostas primordiais para melhorar a saúde de nosso município. Eu agradeço todos que contribuíram para a realização da nossa nona conferencia”, disse.

Ainda na Conferência Municipal, o palestrante Charles Tocantins, enalteceu a participação do agricultor  José Gonçalves Pego (Zé Polícia) pela assídua participação nos eventos. Segundo Zé Polícia são 19 anos de participação ininterrupta.  “Venho todos os anos para aprender mais e saber corrigir os erros quando for maltratado ao chegar na Upa, no Hospital ou num posto de saúde, ou mesmo se um paciente que esteja sendo mal tratado e você saberá interceder com conhecimento de causa”, explicou.

Zé Polícia. "Tenho participado de todas para melhor aprender".
Dessa Conferência Municipal saíram as propostas que serão discutidas a nível estadual e posteriormente, à nível federal. A realização do evento é uma exigência do Ministério da Saúde.

Veja outras fotos do evento







Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...