sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lideranças e correligionários do PSB de Xinguara recebem Cássio Andrade


Cássio com as lideranças do PSB
O deputado estadual Cássio Andrade (PSB-PA), foi recebido em Xinguara nesta sexta-feira (13), por lideranças locais do partido, quando aproveitou para manifestar apoio à pré-candidatura do vereador Ari a prefeito de Xinguara, nas eleições deste ano. O deputado também visitará outros municípios da região sul do Pará, sempre com o mesmo objetivo, que é o de averiguar às possibilidades do PSB nos municípios em que a legenda apresenta pré-candidatos. 

Cássio disse que sua visita ao sul do Pará servirá também para informar o feito de suas ações como deputado, divulgar as emendas parlamentares conseguidas por ele para diversos municípios e colocar a população a par do trabalho social desenvolvido por ele, principalmente sobre políticas públicas. 
Foto e Fonte:  blog do edmar brito  Postador:  manancial de carajás 
DETALHE:  (redação manancial)
Cássio Adrnade lembrou aos presentes  sobre o montante de recursos que foi de seu empenho, assim como informou que m ais recursos deveriam ser liberados, se não fosse o impasse existente entre o prfefeito Davi Passos e o Governador Jatene. "Não vamos se envolver nessa questão, porém esperamos que isso não continue prejudicando o município, por mais tempo", disse Cássio.  Sobre a pré-candidatura do verfeador Ari a prefeito de Xinguara, o deputado foi enfático:  "Isso é uma questão de honra do Diretório Estadual em resposta ao Diretório Nacional do partido", disse

ITAITUBA-PA

Aumento para 17 vereadores pode inviabilizar administrativamente câmara de Itaituba

Repasses de 8% ao Poder Legislativo de Itaituba não será suficiente para cobrir as despesas

Câmara de Itaituba

Se depender dos vereadores Diomar Figueira (PPS) e Eva Gomes (PMN) Itaituba terá na próxima legislatura 17 vereadores. Para isso os edis apresentaram o projeto de lei Complementar à Lei Orgânica do Município, que irá a plenário para ser aprovado. Mas o Secretário administrativo da Câmara, Salomão Silva, disse que se isso ocorrer a Câmara poderá ficar inviabilizada administrativamente.

Para Salomão Silva, embora esse aumento tenha sido permitido dentro de alguns critérios pela Constituição Federal de 1988, vinte anos depois através de uma emenda do Congresso foi reduzido o repasse financeiro às Câmaras em todo o Brasil, o que provocou um aprofundamento de estudos jurídicos, suscitando até mesmo algumas ações no STF.

Salomão afirma que com as novas regras (de 9 a 17 vereadores de acordo com número de habitantes em Itaituba dos atuais 11 vereadores pode haver aumento até para 17). No entanto, enfatiza que o Poder Legislativo de Itaituba com os atuais repasses de apenas 8%, o que dá um montante de cerca de trezentos e três mil reais por mês, não será suficiente para cobrir as despesas (se o projeto for aprovado) tendo em vista que aumentará o número de assessores e também a infraestrutura física com gastos para novos gabinetes, podendo assim superar o limite constitucional que é de 70% destinado às Câmaras.

O secretário fez questão de afirmar que seu posicionamento nessa entrevista está sendo todo embasado previamente em estudos técnicos, onde foi constatado que se o projeto for aprovado, vai impedir a nova contratação de pessoal e reduzir consideravelmente o atual salário dos vereadores.

O secretário reitera, ainda, que tudo isso poderá ocorrer pelo fato de Itaituba estar enquadrada dentro de um nível de porte médio de funcionabilidade e com o aumento exigirá um novo padrão que terá que ter mais pessoas e hoje a infraestrutura já está comprometida. 

Para que se crie um arranjo para funcionar com 17 vereadores serão necessárias medidas amargas e corte de despesas, o que para Salomão significa considerável redução no quadro de assessores, racionamento no o uso de material de expediente e consumo, entre outras medidas estruturais a serem tomadas, já que nesse caso os gabinetes precisariam ser divididos entre partidos e não apenas entre vereadores como é feito atualmente.

Se por um lado o aumento dos vereadores não vai onerar as prefeituras quanto a repasses, Salomão Silva teme que possa haver um problema ainda maior, se for detectado que ocorreu erros no censo do IBGE relativo a 2010 e dos atuais 94 mil habitantes Itaituba subir para 100 mil, e dos 8% que são repassados, esse número poderá ter uma drástica redução caindo para 6%, o que vai representar pelos cálculos de hoje uma perda considerável de quase sessenta mil reais.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto com reportagem de Nazareno Santos   Postador:  manancial de carajás

SANTARÉM-PA

Superintendente do Incra descobre fraude e é exonerado

Francisco Carneiro, Adalberto Anequino e Luiz Bacelar, descobriram fraude


Francisco Carneiro, Adalberto Anequino e Luiz Bacelar, descobriram fraude

Pouco se viu no município de Santarém exoneração do grupo de comando de uma Instituição. Na tarde da última segunda-feira, 9 de abril, ocorreu a destituição dos cargos do Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Francisco Carneiro e do diretores Adalberto Anequino e Luiz Bacelar, todos indicados pelo PMDB através do deputado federal José Priante ganhou destaque na mídia. 

A saída dos servidores aconteceu após descobrirem e mandarem investigar um desvio de verbas para a construção de casas em assentamentos na localidade de Juruti Velho, no município de Juruti. Segundo informações, a Superintendência do Incra estava investigando o desvio de verbas feito pelo presidente Associação de Moradores do Distrito de Juruti Velho (Acorjuve), Gerdeonor Pereira dos Santos.

Causa da demissão: Segundo informações prestadas à nossa reportagem pelo ex-Superintendente Adjunto do Incra, Adalberto Anequino, o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Juruti Velho (Aconjuve), Gerdeonor Pereira dos Santos, teria recebido do governo Federal, através do (Incra), uma verba de quase 30 milhões de reais que seriam destinados a construção de 1200 casas populares. Porém, o investimento dado pelo órgão Federal serviu para menos da metade dessas casas populares.  A maior parte das casas deixou de ser feita. O fato é que as casas não foram construídas e a verba desapareceu.

Tanto o presidente da Aconjuve, Gerdeonor como o advogado da Associação, Dilton Tapajós, não souberam esclarecer o que foi feito com os quase 30 milhões que seriam destinados a construção do restante das casas populares.

A versão dos demitidos: Nossa reportagem conversou por telefone com um dos diretores exonerados, Adalberto Anequino. Ele explica que foi enviada uma equipe na área de assentamento de Juruti pelo Superintendente Francisco Carneiro, para investigar sobre o desvio de verbas. E foi constatada a ilegalidade. “Nossa equipe ainda está no local e temos documentos comprovando quem é o culpado desse desvio”, disse Adalberto. Ele diz que o presidente da Associação é petista e recebia apoio do prefeito do município de Juruti.

O anúncio da demissão em massa foi divulgado de terça-feira, dia 10, no Diário Oficial da União. A direção do Incra fica interina, ao cargo de  Hugo Mota Lima, indicado pelo deputado federal Beto Faro (PT).
Outro que também foi exonerado do cargo, o oriximinaense Luiz Bacelar, disse à reportagem que nada foi avisado sobre essas demissões, embora tenha sido um acordo político. Bacelar disse que o Incra funciona com 4 chefias. “Cada uma tem seus programas e recursos individualizados, que só são gastos com autorização de cada chefia. 

Sobre a “suposta” fraude dentro do órgão não tem nada comprovado, haja vista que o parecer do Juiz Federal isenta Francisco Carneiro, bem como nada tem a ver com meu nome e nem do Adalberto Anequino, já que nenhuma denúncia foi feita contra nosso nome”, disse Bacelar. “Saímos todos por um ato do presidente do Incra, que entendeu de tirar os indicados pelo PMDB, num ato que já está sendo questionado com a ministra das Relações Institucionais, e em breve teremos uma posição real e aí vai aparecer a verdadeira causa dessas demissões”, finalizou Luiz Bacelar.


Foto e Fonte:  O Impacto com reportagem de Alciane Ayres   Postador:  manancial de carajás

Agora:  SindSaúde declara greve e deixa 60% dos servidores paralisados em Altamira


O que já estava ruím, piorou.
Foto: Felype Adms.
ALTAMIRA (PA) - Agora é oficial, servidores da Saúde em Altamira (PA) param as atividades por tempo indeterminado. São dezenas de funcionários que aderiram ao movimento grevista, foram várias tentativas de negociações desde o início do ano mas nenhum acordo foi firmado. Entre as pautas de reivindicações estão plano de cargos e salários, reajuste salárial, equipamentos de proteção individual e solicitam até água potável no Hosp. São Rafael. 
O SindSaúde já está denunciando que a prefeitura estaria contratando estagiários para subistituir grevistas o que não é permitido, segundo a LEI Federal 7783 em seu artigo 9° de Junho de 89 - Que veda a contratação ou demissão de servidores em período de greve.

Os servidores da Saúde reivindicam reajuste salarial que já está defasado em 150% em Altamira.
Foto: Felype Adms
No hospital municipal na manhã desta sexta (13/04) apenas 40% dos serviços funcionaram, nos postos de saúde nos bairros da cidade muitos nem abriram as portas. Essa é a 3° greve enfrentada pela atual gestão nos últimos seis mêses. Atos públicos devem acontecer neste final de semana, a coordenadora do SindSaúde Adriana Cavalcante diz que não existe mais outra forma de diálogo com o poder executivo, a greve é a única alternativa de pressionar uma negociação.
Foto e Fonte:  Altamira em foco   Postador:  manancial de carajás

Parauapebas:  Darci-PT contrata DELTA CONSTRUÇÕES por mais de R$ 147 milhões de reais



Darci Lermen-PT não perde tempo.  No seu último ano de governo, juntamente com CONTINHO-PT, numa licitação mais que suspeita na SEMOB, classificou a DELTA CONSTRUÇÕES S.A, na Concorrência nº 3/2011-011SEMOB, cujo objeto é execução de Obras de Macrodrenagem do Bairro da Paz e Implantação de Sistema Viário e Ponte sobre o Igarapé Ilha do Coco, pela bagatela de R$ 147.266.741,44 (cento e quarenta e sete milhões, duzentos e sessenta e seis mil, setecentos e quarenta e um reais e quarenta e quatro centavos).   Justamente no último ano de governo!?



É o esquema de CARLINHOS CACHOEIRA em Parauapebas, mas lembrem-se, Carlinhos tá preso, igual o Chico Ferreira, aquele antigo parceiro do Darci. 

E o Ministério Público acha isso tudo muito normal? Será que o MPPA não desconfia que esse contrato pode acabar no financiamento da campanha do CONTINHO-PT?

Obra mesmo, nada! Mas o MPPA nada faz!
Foto e Fonte:  sol de carajas   Postador:  manancial de carajás

PMDB terá candidatos em 115 municípios



O PMDB possui hoje 1.154 prefeituras em todo o país e pretende elevar esse número para 1.300 no pleito de outubro. Desse total, a meta é eleger pelo menos 115 prefeitos no Pará, mantendo a legenda no topo, como maior partido do Brasil e do Pará. A largada no Estado foi feita nesta quinta-feira, 12, em um grande evento realizado no Maison Pommed’or para cerca de mil pessoas, onde o presidente nacional da legenda, Valdir Raupp, junto com a direção estadual, lançou as 115 pré-candidaturas, tendo o abre-alas a candidatura do deputado federal José Priante a prefeito de Belém, prioridade “zero” do PMDB esse ano.

Raupp lembra que Belém foi a primeira capital que visitou para lançar uma pré-candidatura. “Temos 1.154 prefeitos, 900 vice-prefeitos e 8.500 vereadores, além de 170 deputados estaduais, 78 federais e 21 senadores. Somos disparado o maior partido desse país e estamos nos preparando para aumentar ainda mais esses números, começando aqui pelo Pará. 

Nossa meta e eleger de oito a 10 prefeitos de capital, estabelecendo mais um recorde”.
Raupp Lembra que o PMDB tem sido parceiro importante dos últimos governos da República, ajudando no desenvolvimento do país. “Não é à toa que temos hoje o vice-presidente da República, a maior bancada no Senado Federal, a segunda maior bancada na Câmara Federal, ajudando sempre nos projetos de interesse da nossa população. Temos 46 anos de história e somos o partido mais antigo do Brasil, mas que a cada ano se renova, como ocorrerá com essa próxima eleição”.

O senador Jader Barbalho, presidente do diretório estadual do PMDB, lembra que o partido está pronto e organizado em todo o Estado para a disputa e para vencer. Ele ressaltou a união e demonstração de entusiasmo das lideranças peemedebistas.
“Dentro de um Estado continental como o nosso, é revigorante ver companheiros de Faro, na divisa com o Amazonas; e de Santana do Araguaia, na divisa com o Mato Grosso, estarem aqui nesse evento partidário. Isso mostra compromisso e vontade de vencer”.

Apoios
Além de ser um quadro qualificado, Jader diz que a candidatura de Priante pode unir, trazendo para a cidade os apoios do governo federal e do estadual, “já que nosso partido é aliado das duas esferas. Faremos a grande administração que Belém precisa. Belém não pode errar novamente”.

Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, lembra que o PMDB completou essa semana 46 anos e se confunde com a história do país e da redemocratização do Brasil. “Reunimos aqui hoje (ontem) todos os nossos pré-candidatos para debater as estratégias para a eleição de outubro, para nos consolidar como maior partido do Brasil e do Pará”.

Segundo ele, o PMDB não tem preconceitos com as legendas e dialoga de acordo com as peculiaridades de cada município. “Acima de tudo, buscamos alianças que possam garantir a governabilidade e garantindo os benefícios para as cidades, e o Priante é um quadro qualificado e tem todas as condições de vencer agora e governar Belém”.

José Priante defende união de forças
Para o pré-candidato José Priante, governar a capital do Estado é seu maior desafio político. “Não resta dúvida de que sou um candidato competitivo. Na última eleição, eu fui ao segundo turno e fui derrotado pela força da máquina municipal e estadual. O PMDB irá à disputa para ganhar essa eleição”.

Para ele, o desenvolvime nto de Belém passa pela união de forças. Ele lembra que Belém tem um orçamento diminuto que não dá condições de enfrentar os graves problemas que afligem a cidade, como saúde, trânsito, transporte, saneamento, violência e educação. “Dessa forma, sem parcerias, é quase impossível ter uma gestão de sucesso”.
Nesse sentido, ele diz que a candidatura do PMDB é diferenciada e pode trazer muitos benefícios para Belém.

“Somos aliados da presidente Dilma e sou amigo pessoal do vice-presidente da República Michel Temer, além de ser parceiro do governador Jatene. Sempre esperarei pelo apoio do governador e, principalmente, o apoio dos eleitores do governador”.

O pior que pode acontecer a Belém, segundo ele, é uma gestão que seja contra o governo federal ou contra o governo do Estado. “Há ainda candidaturas contra tudo e contra todos. Nossa candidatura é nosso compromisso de construir este novo caminho para Belém, de construir pontes para resolver os problemas de Belém. O PMDB está unido na construção desse projeto”.

 Foto e Fonte:  Diário do Pará   Postador:  manancial de carajás

Contas da Frente Pró-Carajás passam com ressalvas

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) aprovou a prestação de contas da Frente Pró-Carajás, que integrou a campanha eleitoral do plebiscito para decidir sobre a divisão do Estado para formação de três novos estados. Mas, a aprovação ocorreu com ressalvas porque a frente apresentou alguns documentos fora do prazo estipulado pela legislação eleitoral.
No entanto, a relatora da matéria, juíza Eva do Amaral Coelho, seguiu a manifestação do Ministério Público Eleitoral, que recomendou a aprovação da prestação de contas da Frente Pró – Carajás, assinada pelo deputado estadual João Salame, que a presidiu.

A relatora também acatou o parecer da Controladoria Interna do TRE/PA, que analisou a prestação de contas e, apesar de algumas notas fiscais terem sido apresentadas fora do prazo, recomendou a aprovação, entendendo como a única falha das contas da Frente. Os juízes entenderam que a falha não contaminou as contas e resolveram determinar ressalvas à prestação de contas, aprovando por unanimidade. 

Foto:  Fonte:  Doário do Pará  Postador:  manancial de carajas

Pré-candidato a prefeito de Curionópolis é preso com panfletos apócrifos



Foi preso de polícia, Adonei Sousa Aguiar, presidente do Partido Democratas (DEM) em Curionópolis e pré-candidato da legenda a prefeito do município. Junto com Adonei Aguiar foram presos, também, Francisco Aderbal de Oliveira, vice-presidente do DEM e Antonio Luiz, que é filiado ao partido.

Os três foram flagrados no final da tarde de terça-feira, 10, pela polícia de Curionópolis entrando na cidade com cerca de três mil panfletos apócrifos (sem assinatura), intitulados “Tirando a máscara”, com “conteúdo calunioso, injurioso e difamatório” contra o juiz da Comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Ferreira; o delegado Thiago Carneiro Rodrigues; o promotor de Justiça da Comarca de São Félix do Xingu, cujo nome não foi revelado; o prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamon, o “Chamonzinho”; e contra a genitora deste, Ângela Azevedo Chamon.

Além do material impresso, foi apreendida, ainda, a quantia de R$ 6.705,00 em espécie no interior da camionete modelo S10, cor prata e placa JVW 5681-Parauapebas, que estava sendo conduzida pelos três homens. Os acusados foram abordados pela polícia na entrada da cidade de Curionópolis, quando chegavam de Parauapebas, onde mandaram imprimir os panfletos, que seriam distribuídos no distrito de Serra Pelada.

Os acusados foram autuados em flagrante delito pelo delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, pela prática de crime tipificado nos seguintes artigos do Código Penal Brasileiro: Adonei Aguiar: arts. 138, 139, 140, 141, 288 e 344; Francisco Aderbal: arts. 138, 139, 140, 141 e 288; e Antonio Luiz: arts. 138, 139, 140, 141, 288.

O advogado dos acusados é Flávio Aparecido Santos, o qual estava presente no momento da autuação, também acompanhada pelo juiz Líbio Araujo Moura, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa).

Ouvido pela reportagem, o delegado Antonio Miranda explicou que o auto de prisão em flagrante do trio estava sendo encaminhado à Justiça e esta vai decidir se mantém ou não a prisão dos acusados. Caso a prisão seja mantida, cada um deles deve responder por pena que ultrapassa dez anos de reclusão.

Segundo o delegado, a informação sobre o transporte do material impresso oriundo de Parauapebas chegou à polícia de Curionópolis por telefone. De posse das informações, a polícia montou uma barreira na entrada da cidade e flagrou os acusados com os impressos na camionete.

“A Justiça vai decidir se o trio vai ficar preso em Parauapebas ou Curionópolis, e também se os acusados se inserem em crime eleitoral. Os proprietários da gráfica onde o material foi impresso vão responder também pelo crime dos três acusados”, explica a autoridade.
Mesmo procurados com insistência, o advogado de defesa e os acusados não quiseram falar à Imprensa. 

O conteúdo do panfleto também não foi divulgado ao batalhão de repórteres que se encontrava na delegacia. Já o DEM, partido ao qual pertence Adonai, divulgou que está apurando os fatos, que está prestando assistência ao seu filiado, mas que este sofrerá sanções caso seja realmente culpado dos crimes de que é acusado.

Foto e Fonte:  Correio Tocantins   Postador:  manancial de carajás
Xinguara; Radio AM realiza enquete sobre eleição para prefeito de Xinguara, dia 07 de outubro


A Radio Xinguara realizou na manha desta sexta-feira (13) durante uma hora e meia das 10hs as 11hs30, Uma enquete através de ligação telefônica, onde quase 400 pessoas ligaram para responder a seguinte pergunta, se a eleição fosse hoje, em qual desses Pré- Candidatos você votaria!

O resultado foi; 

Osvaldinho Assunção-(PMDB)- 35,35/%

Ari- (PSB)- 27,38%

DR. Moacir (PDT)- 21,33/%

Valdir da Eletrônica-(PT)- 12,10%

Amarildo Paulino-(PSDB)-2,22%

Roberto da Arauto-(PR)-1,27%.

Essa enquete foi realizada com a maior transparência, mostrando a verdadeira opinião da população em relação a eleição do dia 07 de outubro de 2012. 
Foto:  Fonte:  blog do luiz pereira  Postador:  manancial de carajas

SANTANA DO ARAGUAIA-PA

Assassino mata, esquarteja e enterra vítima


image Superintendente de Polícia delegado Clovis 
 
ATENÇÃO ESTA MATÉRIA CONTEM IMAGENS INADEQUADAS PARA MENORES DE 18 ANOS E Á PESSOAS COM SENSIBILIDADE EMOCIONAL,A VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO É DE RESPONSABILIDADE DO LEITOR.

Um crime com requintes de frieza chocou os moradores da fazenda Morada do Boi, localizada na divisa do distrito de Vila Mandi com o “Garimpinho” de Cumaru do Norte. Emerson A. Pereira, vulgo “Careca”, foi morto a tiros e, em seguida, teve o corpo dividido em sete partes e enterrado numa cova rasa. 

O autor do crime foi Osmar Vieira dos Santos, 38 anos, o “Grande”, preso dias depois, sem oferecer resistência, que em depoimento ao delegado Clovis Bueno,  alegou que agiu em legítima defesa, pois, dias antes, “Careca” andava indagando se na fazenda Morada do Boi, trabalhava uma pessoa conhecida como “Grande”. 

Este chegou a deparar-se com o “Careca” e, desconfiando de suas intenções, disse não conhecer nenhum indivíduo chamado “Grande”. Intrigado com a pergunta, “Grande” resolveu fazer uma “investigação” para descobrir por que motivo estava sendo procurado. Segundo o criminoso, há cerca de três meses ele havia tido uma discussão com um irmão da vítima, em Santana do Araguaia, ocasião em que lhe desferiu golpes de faca. E, por este motivo, “Careca” estaria procurando “Grande” para um “acerto de contas”. 

Disse ainda o acusado,  que o crime ocorreu  quando a vítima e o autor do crime ficaram frente a frente e que na disputa, ele O acusado levou a melhor. Confessou também,  que aplicou uns golpes de facão, tiros e, em seguida, esquartejou o corpo e o enterrou e que depois,  retornou ao acampamento onde trabalhava e contou ao capataz da fazenda o ocorrido, inclusive onde estava enterrado o corpo.

Só foi possível prender o acusado graças à coragem de Francisco Pereira Sales, capataz da fazenda Morada do Boi, que, não se deixando dominar pelos apelos e ameaças do criminoso, comunicou o ocorrido ao seu patrão, conhecido como “Coriolando”,  o qual acionou a Polícia Militar de Vila Mandi.

FOTOS TIRADAS DE FOTOGRAFIAS APÓS ESUMAR AS PARTES DA VÍTIMA
 


 











 
























Foto e Fonte:  redenção 190   Postador:  manancial de carajás

SEMEAR:Projeto promove evento com atração nacional mirim


image


Acontecerá dia 21 de abril no espaço culturalem Redenção um evento evangelístico com a participação de varias atrações ,tia Neide cantando sucessos infantis,coreografias e também apresentações teatrais ,mais o  momento que gera maior expectativa, é apresentação da cantora Milena parceira do Raul Gil em seu programa nacional.

 Milena encanta a todos com seu jeito de ser ,a pequena alem de ter uma simpatia invejável,e muito linda e inteligente ,o show acontecerá em um palco montado na praça novo tempo frente a secretaria de obras no semear mirim , o evento é gratuito e aberto a todos que admiram a cantora ,e que querem conhecê-la de perto levem seus filhos para cantarem e se divertirem a valer nesse grande show.

Foto:  Divulgação  Fonte:  redenção 190  Postador:  manancial de carajás

Xinguara

Gado da Fazenda Rio Vermelho é novamente atacado

 

Reses caidas no chão baleadas
Funcionários da fazenda Rio Vermelho, município de Sapucaia, compareceram na manhã desta quinta-feira (12), à Delegacia de Polícia de Xinguara para denunciar que na data de 02 de abril de 2012, 09 vacas paridas e 01 bezerro foram baleados, por indivíduos desconhecidos, que em razão da gravidade dos ferimentos 08 vacas tiveram que ser sacrificadas pelos veterinários da propriedade, por apresentar infecção e hemorragia ocasionadas pelos tiros. 
Bezerro com marca de tiro na pá
Os funcionários pediram às autoridades que tomem providências, pois esta não foi a primeira vez que fatos assim ocorreram na fazenda, que vem somando prejuízos a cada vez que a propriedade é atacada. Os funcionários disseram ainda que uma das vacas mortas foi esquartejada e a carne retirada pelos agressores.  
Foto e Fonte:  blog do edmar brito  Postador:  manancial de carajás

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Senador Flexa Ribeiro critica relação lucro/benefício da Vale no Pará

 

Flexa O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou, nesta terça-feira (10), a lucratividade da companhia mineradora Vale, em comparação com os benefícios sociais proporcionados à população do Pará e aos municípios afetados pelas atividades de produção do minério de ferro.
Mencionando matérias publicadas nos jornais O Globo e Valor Econômico, Flexa destacou que a empresa lucrou US$ 20,2 bilhões em 2011, tornando-se a quinta mais lucrativa das Américas e a mais lucrativa da América Latina.

O parlamentar também comparou os R$ 121 milhões pagos pela mineradora a cinco diretores demitidos no ano passado aos R$ 106 milhões pagos como alíquota de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) ao governo do Pará em 2011.

Flexa Ribeiro elogiou duas mudanças no cálculo da Cfem, implementadas pela Medida Provisória563/2012, enviada ao Congresso na semana passada. Segundo ele, as alterações impedirão manobras da Vale para reduzir o valor a ser pago. Ele, no entanto, cobrou providências adicionais do governo.

– Não podemos ficar omissos quando lutamos pela revisão do Código de Mineração, que o governo diz que vai encaminhar, por intermédio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A alíquota da Cfem deve ser baseada no valor bruto dos minérios e não no valor líquido – observou.

Flexa Ribeiro citou como exemplos a postura da Suíça e da Austrália, que, ao perceberem o aumento dos lucros obtidos pela companhia brasileira, teriam decidido reduzir benefícios concedidos e ampliar a incidência de impostos sobre os ganhos.

Postador:  manancial de carajás

Marabá: CPI da saúde morre no nascedouro

 
 Por Ulisses Pompeu – correspondente em Marabá

Por duas vezes neste governo, a Câmara Municipal se negou a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar exclusivamente os problemas graves da saúde do município. Das cinco assinaturas necessárias para instalar a comissão, apenas quatro vereadores colocaram o nome no documento. Como das outras vezes, os demais reconhecem a situação crônica da saúde, mas acham que uma CPI não vai resolver o problema.

A CPI foi proposta em Requerimento na última semana pela vereadora Vanda Américo Gomes (PSD) e foi imediatamente assinada pelos colegas Júlia Rosa (PDT), Edivaldo Santos (PPS) e Antônia Carvalho (PT). Havia expectativa de que outros dois vereadores, Gerson do Badeco (PHS) e Ronaldo Alves Araújo (PP) assinassem o documento, mas mesmo depois de uma semana de prazo, nenhum deles assinou a CPI da Saúde.

“Isso mostra que a maioria dos vereadores está comprometida com este governo. Eles estão fechando os olhos para o caos nos dois hospitais municipais, a crise no Samu, a falta de medicamentos nos centros de saúde. É lamentável que a Câmara esteja sendo omissa em seu papel de investigar”, desabafa Vanda.

O líder do governo na Câmara, vereador Alécio Stringari, considera que a abertura da CPI é um ato político para tentar desestabilizar o governo do prefeito Maurino Magalhães. Ele reconhece a gravidade em vários setores da saúde, mas avalia que é possível solucionar todos os problemas “sem um espetáculo midiático através de uma CPI”.

Depois que o Requerimento da CPI foi apresentado, vários interlocutores do governo do prefeito Maurino Magalhães começaram a aparecer na Câmara para negociar com alguns vereadores para que assinassem o documento, prometendo que o governo sanaria os problemas existentes. Com isso, alguns dos vereadores, entre eles Ismaelka Queiroz, resolveram procrastinar a decisão de assinar a abertura da CPI da Saúde.

Em 2009, na primeira tentativa de instalar uma CPI da Saúde, quando o vice-prefeito de Marabá e então secretário de saúde, Nagilson Amoury foi preso pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um esquema de fraudes em licitação para medicamentos e produtos hospitalares, ainda assim a Câmara não abriu uma CPI para investigar o caso.


Foto e Fonte:  blog do ze dudu  Postador:  manancial de carajás   

Pedral do Lourenço: Projeto executivo está em andamento, mas Governo Federal não se entende sobre obras



Em reunião com a bancada federal do Pará na tarde desta quarta-feira (11), o Ministro dos Transportes, Paulo Passos, garantiu que já está em andamento o projeto executivo do Pedral do Lourenço, obra necessária para viabilizar a hidrovia do Tocantins, que é fundamental para a instalação de um pólo industrial em Marabá.

Segundo o Ministro, o projeto executivo – que é basicamente um estudo mais detalhado, com custos e procedimentos da obra a ser realizada – deve ficar pronto em até quatro meses. Na reunião, o ministro sugeriu uma nova audiência com a bancada e lideranças empresariais e políticas de Marabá assim que forem concluídos os estudos, para então dar prosseguimento ao assunto.

Na reunião, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) questionou o Ministro sobre a execução das obras. Afinal, há vinte dias, a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou em audiência com o senador Flexa Ribeiro e o próprio líder do Governo no Senado, Senador Eduardo Braga (PMDB-AM) que o Governo Federal havia decidido realizar as obras de derrocamento do Pedral. A informação inclusive foi publicada em reportagem desta segunda-feira (09) do jornal Valor Econômico.

Durante meses, havia um impasse se as obras seriam tocadas pela Vale ou pelo Governo Federal. No entanto, um assunto que parecia ter sido encerrado pela Ministra Belchior, voltou à tona. Contradizendo o que havia afirmado a ministra, Passos disse que “a obra é fundamental e que entende a sua importância e ela será feita, pela Vale ou pelo Governo”, disse Passos.
“Assim que saí da reunião fui até o senador Eduardo Braga, que estava comigo e confirmou aquilo que a Ministra Miriam Belchior disse. É lamentável esse desentendimento do Governo Federal. Espero que essa dúvida seja sanada nos próximos dias e não tenhamos que esperar mais, como foi sugerido na reunião”, disse Flexa Ribeiro.

O senador Eduardo Braga estranhou a declaração de Passos e confirmou que o Governo Federal havia declarado que iria realizar a obra. Braga afirmou ainda vai procurar a Ministra Miriam Belchior para saber mais sobre o assunto.
Na reportagem do Valor Econômico, o diretor global da Vale para a área siderúrgica, Aristides Corbellini afirma que para que seja tocada a siderúrgica do Pará (Aços Laminados do Pará), em Marabá, deve ser encontrada uma solução logística, entre eles, o derrocamento do Pedral do Lourenço, que está a cargo do Governo Federal.

“Segundo o executivo da Vale, o que tem que ser feito pelo governo federal, é uma obra de “derrocamento” (explosão de pedras) num trecho do Rio Tocantins chamado Pedral do Lourenço, cheio de pedras que na seca impede as embarcações de certo calado de navegarem na hidrovia. As obras incluem também ampliação do porto de Vila do Conde, pois será ali que irá escoar a produção da Alpa”, registra a reportagem.

“Nossa maior preocupação é no sentido de que as obras sejam efetivamente realizadas e por uma série de investimentos previstos em Marabá e região. Existe um enorme potencial, mas o tempo está passando”, disse Flexa Ribeiro.


Foto e Fonte: DOL com informações da assessoria   Postador:  manancial de carajás

PARÁ

Concurso da Polícia Militar deve ofertar mais de 2 mil vagas 

 

O concurso da Polícia Militar deve ofertar cerca de 2 mil e 120 vagas. O edital do processo deverá ser lançado ainda este mês pelo governo estadual. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Luís Fernandes em visita as dependências de alguns órgãos de Santarém na manhã desta quarta-feira (11).

“O concurso público deve tá saindo no máximo no final do mês ou início do mês que vem, tanto da polícia civil e militar. São 600 vagas para a polícia civil e 2 mil e 120 vagas para a polícia militar”, explica.


Luís e a secretária de Estado de administração, Alice Viana estiveram em alguns prédios públicos do município com objetivo de viabilizar a expansão de alguns serviços prestados e vistoriar a construção de obras na cidade. Na ocasião, eles enfatizaram a importância da ampliação de serviços como a estação cidadania que oferecerá vários atendimentos em um mesmo local e a construção de uma Unidade Integrada Pró-Paz (UIPP) na região.



Foto e Fonte:  no tapajos    Postador:  manancial de carajas
PT decide entregar a cabeça do governador Agnelo
 
 
O PT decidiu entregar o governador petista Agnelo aos leões. Decisão de Lula. É o preço para poder pegar o governador Perillo, de Goiás, e desidratar ainda mais a oposição. Esta é mais uma demonstração de como o lulismo adota quase literalmente as orientações de Maquiavel. Tem petista que ainda não entendeu isto. Talvez, por não conhecer o estilo de César Bórgia (na ilustração), filho de Alexandre VI, que chegou a matar seu lugar-tenente, Ramiro de Lorque. 
__________
 
Nota: no Pará foi a mesma coisa, LULA viu que o PT aqui é um caso perdido e logo o entregou ao próprio destino. Destino que está sendo traçado por Paulo Rocha, Ana Júlia, Darci...não custa lembrar que o prefeito DARCI foi o único prefeito petista, no Brasil inteiro, que LULA nunca recebeu no palácio do Planalto. LULA sabia que DARCI chefia um típico governo de corruptos! Aliás, só quem não sabe disso é o Ministério Público em Parauapebas, estranhamente, já que alguns dos seus Promotores são frequentadores dos gabinetes dos políticos locais!
 
Mais tarde, Bórgia ordenou que Orsini e Vitellozzo Vitelli, dois de seus subordinados, conquistassem Sinagaglia. Ao chegar com suas tropas em Sinagaglia, Bórgia mandou prender e, mais tarde, executar os três. Maquiavel nunca escondeu sua admiração por Bórgia e chegou a escrever "Descrizione Del modo tenuto dal duca Valentino nell' ammazzare Vitellozzo Vitelli, Oliverotto da Fermo, il Signor Paolo e il Duca di Gravina Orsini" (1502) para destacar como um Príncipe deve sacrificar um súdito para obter a aprovação do povo, mesmo que tenha realizado alguma tarefa definida por ele.
 
Foto:  Fonte:  sol de carajás  Postador:  manancial de carajas 
 

Animal com caracteristicas humanas é abatido por caçador no Amazonas


 
Há dias vem circulando na Internet a foto de um mostrengo que teria sido abatido no município de Jacareacanga, no sudoeste paraense.


Segundo informações apuradas pelo blog do Júnior Ribeiro junto à pessoas daquele município o fato teria acontecido sim, mas em uma comunidade próxima ao município do Apuí no Amazonas. As informações dão conta que um homem estaria caçando quando de repente viu algo se mexer no meio do mato. O caçador viu apenas as orelhas do mostrengo. 
 
Assustado, ele teria atirado no bicho e ao ver de perto ele teria se assustado. Rapidamente dezenas de curiosos se aglomeraram no local, todos ficaram bastante assustados com a aparência do bicho, que têm 04 orelhas, sendo duas pequenas e duas grandes, olhos, nariz, braços e pernas ideêticas a de um ser humano.

A foto caiu na internet e muita gente esta se perguntando se é verdade ou apenas montagem barata, mas em uma investigação feita pelo blog acima citado foi buscar a veracidade dos fatos. Pena que os caçadores não enviaram o monstrengo que tem uma aparência de humano ao órgão competente do Amazonas.
 
Foto:   Fonte:  Itaituba hoje/blog do juniorribeiro   Postador:  manancial de carajas 

PARÁ

A Saúde em Altamira ja está na UTI há muito tempo e pode morrer a quaqluer momento.

Servidores da Saúde entram em greve amanhã.

Se a situação da Saúde em Altamira (PA) já estava complicada, agora deve ficar ainda mais preocupante.

O problema é a vasta pauta de reivindicações dos servidores da Saúde que prometem iniciar nesta sexta-feira (13) uma greve que pode paralisar 60% dos serviços em Altamira e na zona rural.

Um serviço essencial para a população ofertado com as mínimas condições de higiene, trabalho e infra estrutura, os problemas da saúde pública não é só de Altamira, o Brasil inteiro passar por essa situação, mas nunca ficou tão evidente a falta de investimentos nessa área como nos últimos 7 anos.

Altamira é uma cidade que cresce a cada dia, muito coisa evoluiu, mas pelo lado de dentro do hospital os servidores não tiveram a mesma sorte. Falta capacitação, equipamentos de proteção individual, condições de trabalho, além de valorização salarial que já está defasado em mais de 150% segundo o sindicato da categoria.

A secretaria de Saúde nega a precariedade, mas assume a super lotação, falta de médicos, equipamentos, formação continuada e sobra paciência e pacientes. O SindSaude sindicato dos servidores da Saúde pública do Pará luta desde 2009 com várias pautas de reivindicações que até hoje se quer foram discutidas.

Um Técnico em Enfermagem na cidade de Vitória do Xingu ganha mais de R$900 reais como salário base além de vale alimentação e vale transporte. Em Altamira esse mesmo profissional ganha pouco mais de R$640 reais.

- Pouca gente sabe, mas até água potavel está em falta no hospital São Rafael - denunciou um servidor.

Os profissionais reivindicam em paralelo a contra partida do Município de Altamira para os Agentes Comunitários de Saúde que recebem apenas os repasses do Governo Federal. Essa é a 3ª greve a ser enfrentada pela atual gestão de Altamira.

 
Foto e Fonte:  blog do siddy souza com reportagem de  Felype Adms.  Postador:  manancial de carajás

Presos de Novo Progresso são transferidos para Santarém

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us



Presos de Novo Progresso são transferidos para Santarém Onze presos que cumpriam pena no município de Novo Progresso foram transferidos para Santarém no final da tarde do ultimo dia 11. A ação foi realizada pelas policias civil e militar através da operação denominada "remoção". 
 Os detentos foram levados para a Central de Triagem da Seccional de Polícia Civil. O superintendente regional, Edinaldo Sousa disse que a transferência ocorreu pelo fato de a delegacia de Novo Progresso não está em condições de abrigar os detentos.

“É uma reivindicação antiga, esbarrávamos no fato de não haver vagas no Sistema Penal. A delegacia não tem xadrez adequado pra manter presos de qualquer tipo seja provisório ou condenado”, explica.

A maioria dos presos respondem pelos crimes de homicídio e estupros. Dez dos detentos devem ficar em Santarém e um será encaminhado para Altamira. 
Foto e Fonte:  no tapajos  Postador:  manancial de carajas 

Dossiê - Serra Pelada recompensou Curió


Finda a guerrilha, entre os anos de 1974 e 1975, com um saldo desabonador para os militares, já que houve execuções sem julgamento e desaparecimento de corpos até hoje não encontrados, ainda havia uma missão considerada crucial pelo governo brasileiro. Manter a região sob rédeas curtas. É aí que o papel do ‘major Curió’ ganha amplitude. “Havia uma guerra maior do que aque terminava, era a luta pela terra. 
 Essa é uma das chaves para a compreensão do fenômeno Curió”, diz padre Ricardo Rezende, que morou em Conceição do Araguaia a partir de 1977. Atualmente vive no Rio de Janeiro. “Via-se no Curió, o ‘doutor da mata’, aquele que restou após a Guerrilha para concretizar a promessa de paz e vigiar a região. Ele era ‘o justiceiro oficial”, diz Rezende. 
 A época era a de expansão do capitalismo na região Amazônica, construção da Transamazônica, Rodovia Belém/ Brasília, implantação de grandes projetos que ajudavam a povoar a Amazônia. A doutrina de segurança nacional endossava qualquer excesso dos militares.
Configurava-se assim a concentração fundiária na região, construía-se o cenário perfeito para a região de maior conflito de luta pela posse de terra no país.
Quem conheceu de perto a maneira ‘justiceira’ de agir de Curió foi o missionário italiano Nicola Arpone, sequestrado em julho de 1979 em Vanderlândia, Tocantins. O missionário teve olhos vendados antes da sessão de torturas. 
Nicola foi ameaçado de ser jogado do alto de um helicóptero e fuzilado na mata. Segundo ele, nove homens sob o comando de Curió executaram a missão. A meta principal era livrar os colonos da “ameaça” comunista. Curió explicava sua atuação alegando ser “um homem do sistema”.
A mão pesada de Curió se voltava até contra os que eram do mesmo lado. É o caso do sargento João da Santa Cruz Sarmento, que participou das primeiras ações contra a guerrilha em Marabá e foi um dos últimos a sair da região no fim dos conflitos, mas que ao final foi perseguido e preso por Sebastião Curió, sob a acusação, nunca provada, de que estaria vendendo terras a colonos. 
 Por conta disso, deu baixa no Exército sem ter obtido as promoções a que teria direito se permanecesse normalmente nas Forças Armadas. Santa Cruz mora atualmente em um pequeno sítio no município de Santo Antônio do Tauá, Nordeste do Pará.
No outro extremo do país, a atuação de Curió também se fez notar. Os colonos do Paraná e Rio Grande do Sul conheceram bem as táticas do, já então conhecido como ‘coronel Curió’. No dia 23 de julho de 1981, Curió aportou no acampamento ‘Encruzilhada Natalino’, no município de Ronda Alta, Rio Grande do Sul, o embrião do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 
Uma semana depois monta barraco no acampamento, estrutura sistema de alto-falantes e começa a intervir no acampamento. Curió tem a companhia de vários policiais à paisana. Fala em nome da Presidência da República, e com autoridade para resolver o problema do acampamento.
O aparato era garantido. Além de policiais, dinheiro e aviões do tipo búfalo ficavam à disposição de Curió. Eram utilizados para transportar os colonos que desejassem visitar projetos de colonização em outras partes do Brasil. A ideia sempre era a de desarticular o acampamento.
Sempre eloquente, Curió foi acusado de as lideranças e cooptar colonos com promessas de coordenação em assentamentos em outros Estados. “Falava-se dele na região do Araguaia como alguém perigoso, que faria parte do grupo que participava das torturas no decorrer do combate aos guerrilheiros; que não se deixava fotografar e era onipresente após a guerrilha. 
Seria um homem de confiança do governo militar. Atento ao perigo de uma presença de ‘comunistas’ na região ou de um ressurgimento da guerrilha”, lembra padre Ricardo.
Rezende lembra bem o primeiro contato. “Um novo bispo tomou posse na Diocese, dom José Hanrahan, irlandês e redentorista. Substituía ao dominicano dom Estevão. E um dia dom José me ligou e disse que iria receber o famoso Curió e queria que eu estivesse com ele, como testemunha da conversa. Dom José era muito prudente. Evitava encontros desta natureza, sem a presença de testemunhas. Fui para a casa do bispo. Pouco depois, conheci o famoso Curió”.
A impressão era a mesma que todos tinham num momento inicial. “De fato ele era um homem gentil, simpático. Cabelos e bigode brancos. Olhos claros. Disse que vinha em nome do novo presidente, João Batista Figueiredo. O presidente queria manter uma boa relação com a igreja local. E Curió explicou: sabia que a igreja tinha razões para desconfiar, mas o governo dava todo o crédito à igreja”. 
Segundo o padre Ricardo Rezende, Curió em geral era competente. Manipulava as relações, exercia a função paternalista. “Era um ‘pai’ que premiava os obedientes e sabia ser severo com os demais. Exercia a ‘dominação’ com sucesso, por isso suas boas relações com as autoridades de Brasília”.
As ‘boas relações’ levaram Curió a ser praticamente o ‘dono’ de Serra Pelada e a sair das sombras, iniciando uma controvertida carreira política. É o que se lerá na edição de amanhã do Diário. 
 
Foto:  Fonte:  diario do pará  Postador:  manancial de carajás


Eleições 2012:  PMDB sai de Priante e Chicão em Belém e Ananindeua



O PMDB no Pará anunciará na noite desta quinta-feira (12) num grande evento para mais de 500 pessoas com a presença do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), as principais pré-candidaturas do partido para as eleições municipais desse ano, tendo como “carro-chefe” as candidaturas do deputado federal José Priante (Belém) e do deputado estadual Francisco Melo “Chicão” (Ananindeua).  Leia mais: http://www.diarioonline.com.br

Postador:  manancial de carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...