quinta-feira, 18 de junho de 2015

SEQUIDÃO

Dados da Nasa revelam que o mundo está ficando sem suas principais fontes de água
Informações de satélite mostram que 21 dos 37 maiores aquíferos apresentam redução alarmante

Aquíferos estão secando no mundo
Dados fornecidos pelo satélite Grace, da Nasa, revelam que os principais aquíferos no mundo estão se esgotando dramaticamente. De acordo com a agência espacial americana, 21 entre 37 das maiores fontes de água subterrânea que abastecem centenas de milhões de pessoas no planeta apresentam redução alarmante, sendo que 13 delas estão em situação “calamitosa”.
“A situação é muito crítica. Os aquíferos estão caindo em todo o mundo, não há reserva infinita de água” afirmou Jay Famiglietti, cientista da Nasa.
No Brasil, o satélite mostra três reservatórios: do Maranhão e da Amazônia, em boa situação, e, em posição um pouco menos confortável, o aquífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, localizado entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Segundo os dados do Grace, os aquíferos em pior situação estão nas regiões mais pobres e populosas do globo, como o Noroeste da Índia, Paquistão, e o Norte da África. O satélite analisou ainda territórios como Estados Unidos, China e França.

A degradação dos reservatórios está relacionada ao crescimento da população mundial, assim como às atividades da agricultura, da indústria e da mineração. Estima-se que aproximadamente 35% de toda água utilizada no mundo seja proveniente dos lençóis freáticos.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de O Globo

MENORIDADE

Comissão especial aprova redução da maioridade penal para crimes hediondos
Por 21 votos favoráveis e seis contrários, deputados decidem pela proposta de Laerte Bessa (PR-DF)

Aprovação foi comemorada pelos deputados
Sem a presença de manifestantes, a comissão especial instalada na Câmara dos Deputados para discutir a proposta de emenda constitucional (PEC) da redução da maioridade penal aprovou na quarta-feira o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF), favorável à medida. O novo relatório, aprovado por 21 votos a seis, restringe a medida apenas para os crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo qualificado. Pouco antes de começar a leitura de seu relatório, Bessa afirmou que desejava punição mais dura para os menores.

— A minha convicção não é só de baixar de 18 para 16 não. Eu queria pegar mais um pouco, uma lasca desses menores bandidos. Esses criminosos que estão agindo no país hoje impunes. Eu posso dizer que enfrentei por 30 anos bandidos perigosos. Grande parte eram menores.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), contrário à PEC, voltou a dizer que ela é inconstitucional, por entender que a maioridade aos 18 é cláusula pétrea, ou seja, não pode ser alterada nem por emenda constitucional.

Para ter validade, a PEC ainda tem de passar por outras etapas. Ela precisa
ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara, onde tem de angariar o apoio de três quintos dos deputados, ou seja, 308 dos 513. Depois disso, ainda precisa ser votada no Senado. Uma vez aprovada, pode ser promulgada sem ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que é contrária à PEC. O governo apoia projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que aumenta de três para dez anos o tempo máximo de internação de menores que cumprem medidas socioeducativas.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou nesta quarta-feira que mantém sua posição a favor da realização de um referendo após a votação da PEC que reduz a maioridade penal, mas que nem sempre sua posição prevalece nos acordos.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de O Globo

MILIONÁRIO

Após cirurgia no coração, cantor Milionário segue internado em UTI

O cantor Milionário, famoso por sua dupla com José Rico, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Milionário passou por uma cirurgia para troca de válvula aórtica e revascularização do miocárdio através de duas pontes de safena e uma mamária.

Segundo boletim médico, a operação foi motivada por uma estenose aórtica e, também, insuficiência coronariana obstrutiva triarterial. Mesmo com a permanência na UTI, “o procedimento ocorreu como o esperado, o paciente está hemodinamicamente estável e permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 48 horas, como procedimento normal pós-cirúrgico”.

A previsão é que o cantor tenha alta em dois meses.

Postador: manancial de Carajás, com informações do jornal Diario do Estado (Go)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

INTEGRAÇÃO

Publicom abre inscrições e chega a Bragança na próxima semana

Segundo o secretário de Comunicação, Daniel Nardin, o Publicom oferece qualificação e aproxima a Secom de quem faz a comunicação no Estado
Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Comunicação Pública do Pará, o Publicom, que ocorre nos dias 25 e 26 deste mês, em Bragança, reunindo profissionais de toda a região do Caeté. Desde esta terça-feira (16), os interessados em aprimorar conhecimentos participando de palestras, oficinas e debates específicos da área podem se inscrever no site do projeto, que também oferece outras informações sobre o encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Coordenador do Publicom, Petterson Farias diz que a programação em Bragança vai possibilitar a participação de mais profissionais da região
A convidada desta edição é a jornalista Jalilia Messias, da TV Liberal, que vai falar da experiência profissional, sobretudo com televisão, e também debater com os profissionais sobre os desafios e as especificidades de se fazer comunicação no Estado. Cerca de 100 participantes são esperados nos dois locais do evento: a Catedral, onde serão ministradas as oficinas, e o Instituto Santa Teresinha, onde ocorrerão as palestras. Em Xinguara, o Publicom reuniu cerca de 120 profissionais, em abril deste ano.

Em Xinguara, o Publicom reuniu, em abril deste ano, cerca de 120 profissionais, que receberam qualificação por meio de oficinas e palestras
Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, a ideia do Publicom é não apenas ofertar qualificação, mas principalmente aproximar mais a Secom de quem faz a comunicação nas diversas regiões do Estado. “Essa troca de experiência e o diálogo constante permite que, entre outros aspectos positivos, as informações públicas cheguem mais rapidamente ao cidadão. A primeira experiência, em Xinguara, foi muito positiva, e estamos dando continuidade ao trabalho em outras regiões, além de estarmos trabalhando para que esse contato se perpetue, com outras atividades e aprimorando o conhecimento entre as equipes. A troca de experiência é o ponto forte e principal objetivo dessa ação que desenvolvemos em conjunto com os veículos de comunicação e equipes de outros órgãos públicos, como as prefeituras e câmaras de vereadores”, diz.

Integração – A programação em Bragança vai oferecer horários diversos. Um os coordenadores do Publicom, Petterson Farias, da Diretoria de Comunicação Institucional da Secom, explica que a alteração foi pensada justamente para atender à demanda dos profissionais da região. “O que a gente tem observado é que, cada vez mais, o interesse cresce pelo evento. Quem vai, acaba querendo participar de tudo. Por isso, pensamos numa programação mais flexível, com as oficinas durante o dia e as palestras à noite”, adianta.

Outra novidade serão as oficinas de TV e rádio. “Existem pelo menos três emissoras de TV em Bragança, então já no primeiro contato, eles pontuaram essa necessidade”, observa o coordenador. Esse diálogo, segundo ele, tem sido o ponto de partida dos encontros, que têm parceria com as prefeituras locais. “A ideia é pensarmos a comunicação de forma integrada. Se por um lado a gente descentraliza os conhecimentos, por outro também estreitamos as relações”, afirma Petterson.

O primeiro Publicom foi em setembro de 2013, em Belém. Durante uma semana, mais de 160 assessores de imprensa se reuniram na capital para debater a comunicação pública no Pará. Na ocasião, convidados ministraram palestras e trocaram experiências com jornalistas do Estado. A retomada do encontro faz parte da política de descentralização, para chegar a todos os municípios paraenses.

Serviço: 2º Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom). Dias 25 e 26 deste mês, em Bragança. As inscrições podem ser feitas no site do projeto. Os interessados também poderão se inscrever nos locais do evento.

Amanda Engelke
Secretaria de Estado de Comunicação

Postador: Manancial de Carajás

FESTA CULTURAL

TUCUMÃ
Cavalgada abre os festejo de São João Batista na Vila dos Maranhenses

(Texto/ Roney Wydiamaior/ Fotos / Danilo Cabral e Ray Alves)

Em um passado não tão longínquo, agricultores e vaqueiros usavam o cavalo como meio de transporte para se deslocarem entre as localidades rurais e irem à cidade fazer compras, resolverem negócios e participarem de celebrações religiosas. Até a década de 1990, praticamente não havia automóveis no interior do município de Tucumã. Com o objetivo de resgatar esse costume, um grupo de cavaleiros e de amazonas promoveu a primeira cavalgada de São João Batista, localizada na Vila dos Maranhenses. O evento aconteceu dentro dos festejos de São João Batista e cerca de 40 cavaleiros e amazonas participaram do evento com objetivo de manter a tradição dos agricultores que participam da festa religiosa vindos a cavalo.

O evento é uma iniciativa da família Maranhenses que é tida como os fundadores da localidade chegando na região a exatos tintas anos atrás. O professor Jesus Oliveira reside na comunidade desde  1990, mas seus familiares estão na na Vila dos Maranhenses desde 1985. “A ideia foi da dana Tereza membra da comunidade juntamente com o seu filho Junior e a comunidade acatou a realização dos festejo com a cavalgada”. Frisou professor Jesus Oliveira.

O nordestino João Herculano da Silva popular Chapéu está na comunidade desde 1985, vindo da região de Mossoró, Rio Grande do Norte, mas se considera um cidadão tucumaense e hoje está representando as origens de um verdadeiro nordestino vestido a caráter com traje de vaqueiro composto por perneira, gibão, guarda peito, luva e chapéu de couro.

Jerberson Oliveira que é dirigente da Igreja Católica na Comunidade São João Batista agradece o apoio de todos os devotos que contribuíram com a realização da cavalgada e que o festejo inicia neste domingo e prossegue até o dia 23 de junho onde os fies da comunidade aclamam o Evangelho de João Batista e ainda conta com vasta programação religiosa com novenas e celebrações.

O dirigente agradeceu o apoio da prefeitura, da Associação dos Produtores Rurais do Pau Ferrado, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã entre outros contribuintes.     

A presidente do Sindicato dos Trabalhadoras e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, Marcela Pereira Salazar, falou do resgate cultural inserido na festa onde atrai cavaleiros e uni a família a igreja: “Para que possam entender melhor o sentido não só da cultura, mas da religiosidade, fazendo aumentar o fervor em nosso devotos de São João Batista”. Ponderou Marcela.

Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 16 de junho de 2015

EMATER/PRODUÇÃO

Agricultores do sul do PA recebem veículos para incrementar a produção  
Oito famílias são contempladas em Tucumã

Foto: Ascom Emater
Por meio de projetos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), oito famílias agricultoras em Tucumã e uma em Conceição do Araguaia, no sul do Estado, agora contam com veículos, financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para incrementar a produção.

Foto: Manancial de Carajás 
A fruticultora Rosilene Cardoso de Sousa, que trabalha com a comercialização de polpas em Conceição do Araguaia, recebeu uma picape Estrada. O veículo, viabilizado pelo Banco do Brasil, mediante projeto elaborado pela Emater, ajudará no transporte da produção mensal de uma tonelada, que é comercializada para merenda escolar.

Vice-governador Zequinha Marinho, presente no evento de entrega das máquinas em Tucumã (Foto: Manancial de Carajás)
Em Tucumã, sete famílias agricultoras foram contempladas com um trator, financiado pelo Banco da Amazônia. A mecanização agrícola vai permitir a expansão de 30% no uso de áreas produtivas.  “As famílias irão usar os tratores na cultura do milho e posteriormente para a criação de gado, no sistema lavoura-pecuária. Além, claro, da diminuição de custos para os produtores. 

Trabalhadores rurais e lideranças políticas presente no evento
A aquisição dos veículos foi resultado da parceria entre a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município”, diz o supervisor da Emater em Conceição do Araguaia, Tiago Catuxo.

Postador: Manancial de Carajás, com informações da Emater.

MODERNIZAÇÃO

TRE cadastra eleitores no sistema biométrico em Parauapebas
Eleitores que não fizerem o cadastramento podem ter o título cancelado.
Justiça Eleitoral começa quarta, 17, o cadastramento em Canaã dos Carajás

Em Parauapebas, no sudeste do Pará, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está cadastrando os eleitores no sistema de identificação biométrica. Os eleitores que não fizerem o cadastramento podem ter o título cancelado.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada a etapa final de modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, que coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade. Parauapebas estará entre os 22 municípios paraenses aptos a votação biométrica nas eleições municipais em 2016.

Na quarta-feira (17), a Justiça Eleitoral começa o cadastramento biométrico de 26 mil eleitores em Canaã dos Carajás.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do G1 Pará

PARÁ SEM CRISE

Investimento em alta no Pará
Estado dribla a crise econômica e investe 8,2% a mais entre janeiro e abril

Na contramão da maioria dos Estados brasileiros e do governo federal, o Pará conseguiu elevar os investimentos nesse ano de crise econômica e de queda de arrecadação. De acordo com o levantamento publicado ontem no jornal “Folha de S. Paulo”, com base nos dados extraídos dos balanços financeiros divulgados pelos governos, o volume de investimento do Estado, nesses primeiros quatro meses de 2015, foi 8,2% superior ao montante investido no mesmo período do ano passado. O salto foi de R$ 491,7 milhões para R$ 532 milhões - alta de R$ 40,3 milhões (valor corrigido pela inflação).

Foto: banco de arquivos do google
Com esses resultados, o Pará figura no seleto grupo dos três únicos Estados que fecharam as contas do primeiro quadrimestre de 2015 no azul. Na média nacional, que considera os 26 Estados e o Distrito Federal, o volume de investimento caiu 46% nos primeiros quatro meses do ano - de R$ 11,3 bilhões em 2014 para R$ 6,2 bilhões em 2015.

“Além deste de demonstrar que, em 2015, os investimentos só não caíram em três Estados, dentre os quais o Pará, o que confirma a gravidade da crise nacional que nos fragiliza a todos, indica também a necessidade de alerta permanente e, mais uma vez, desqualifica o discurso leviano e irresponsável daqueles que fazem política tentando destruir a imagem do Estado e autoestima do nosso povo”, avaliou o governador Simão Jatene, através da sua página pessoal em uma rede social, uma vez que participa essa semana da reunião anual do GCF (Governors’ Climate and Forests Task Force), grupo criado em 2008 para cuidar do financiamento e cooperação com políticas ambientais.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORMNews

VACINAÇÃO ATINGIDA

Meta de vacinação não foi atingida em 49 municípios do Pará
Campanha será estendida até dia 19 para alcançar quem não foi imunizado

Quarenta e nove municípios do Pará ainda não atingiram a meta de vacinação de 80% do público priorizado na campanha nacional contra a gripe. Outros 95, incluindo a capital, alcançaram o percentual até ontem (16) de manhã, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A campanha nacional terminou no dia 5 de junho, mas continua em estados e municípios que não chegaram ao índice de cobertura estipulado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de manter o vírus influenza sob controle.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recomendou que os municípios com cobertura vacinal abaixo de 80% mantenham a imunização nas unidades básicas de saúde, através de estratégias diferenciadas em busca dos grupos não protegidos. Até às 10 horas de ontem, o Pará havia vacinado 1.215.933 de pessoas contra a gripe, o que representa 82,16% da população-alvo.

Foto: Cesar Perrari/ O Liberal
Uma análise por grupo indica que a vacinação em crianças, gestantes e indígenas está abaixo da meta. No Estado, estão protegidas contra o vírus Influenza: 498.043 crianças (74,83%), 83.127 gestantes (79,71) e 22.092 indígenas (71,61%). Por outro lado, o Pará tem saldo positivo entre trabalhadores de saúde, com 105.133 (93,33%); puérperas, com 16.272 (94,94%); e idosos, com 491.266 (89,41%). Os dados do Programa Nacional de Imunizações são atualizados a cada hora.

PRIORIDADES

São grupos prioritários crianças de seis meses a menos de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis, sendo necessário documento que comprove a patologia; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A dose só é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A dose não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus influenza. No entanto, concede imunidade após 15 dias da aplicação, combatendo os vírus do tipo A/H1N1, A/H3N2 e tipo B, que são responsáveis por 75% das infecções respiratórias. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A vacina previne complicações, internações e óbitos por ocasião da doença.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORMNews

segunda-feira, 15 de junho de 2015

FORA DO NINHO

Amarildo não é mais do PSDB

Fui informado nesta segunda-feira, 15 de junho, que o empresário e político de Xinguara, Amarildo Paulino, pré-candidato a prefeito deixou o PSDB, partido que defendeu durante muitos anos. A decisão foi durante reunião com a liderança estadual do partido, em Belém, oportunidade que Amarildo, entregou oficio pedindo sua desfiliação do partido.

Ainda em Belém, Amarildo, irá se reunir amanhã, dia 16, com novas lideranças políticas paraenses, quando deverá anunciar seu novo partido político. 

Da redação do Manancial de Carajás.

TOMBAMENTO

Caminhão tomba carregado de bois no perímetro urbano de Xinguara

O caminhão Mercedes Benz 2014, gaiola, que tombou na BR 155, perímetro urbano de Xinguara, por volta das 11 horas desta segunda-feira (15), foi retirado do local às 14h40, por um carro guincho, que o rebocou o pesado para uma oficina. O caminhão transportava 18 bois de 21 arroba cada um, com destino ao Frigorífico Xinguara. Quando estava a 500 metros do local, o motorista, Sr. Lúcio Araújo Figueira, de 70 anos de idade, observou que um automóvel vermelho, abriu para ultrapassar um caminhão que vinha no mesmo sentido, só que sem espaço, o automóvel ia bater de frente com o caminhão de seu Lúcio. Este, então, para evitar a colisão, puxou o caminhão mais para a direita, foi quando os pneus tocaram na beira do asfalto, tendo o caminhão tombado na ladeira. 

Dois 18 animais, apenas um morreu, os demais foram capturados e levados para o frigorífico. O caminhão ficou destruído. O motorista teve muita sorte, sofreu escoriações pelo corpo, mesmo assim, foi mantido internado na UPA, em observação.

Postador: manancial de Carajás, com informações de Edmar Brito

ENCONTRO COM ATIVISTA GAY

Papa Francisco terá seu primeiro encontro oficial com um ativista gay casado, no Paraguai
A reunião será em 11 de julho, durante a visita do pontífice ao país

Papa Francisco se reunirá com ativista gay
A organização paraguaia Somosgay, que luta pelos direitos da comunidade LGBT, foi convidada pela Conferência Episcopal Paraguaia para um encontro oficial que o Papa Francisco terá com representantes da sociedade civil, no dia 11 de julho. A reunião faz parte da agenda do pontífice durante sua visita ao país, que durará três dias. Esta será a primeira vez que o Papa receberá em público um ativista homossexual.

Segundo a Somosgay, o representante que comparecerá ao encontro será o diretor executivo e presidente da organização, Simon Cazal. O rapaz se casou com Sergio López em 2012, na Argentina, protagonizando por lá o primeiro casamento entre homossexuais que não residiam naquele país. No Paraguai, a legislação não permite o casamento ou a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Continue lendo >>>  Papa Francisco terá seu primeiro encontro oficial ... - O Globo


Postador: Manancial de Carajás, com informações de O Globo

NO BERÇO ESPIRITUAL

Assembleia de Deus comemora 104 anos

 (Foto: Diário do Pará/Arquivo)
A Assembleia de Deus em Belém está em festa. Conhecida como “Igreja-Mãe”, a primeira igreja foi fundada na capital paraense, em 18 de junho de 1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. A data já está sendo celebrada e a festa deste ano tem como tema: “Assembleia de Deus 104 anos de Gratidão, Comunhão e Voluntariado”.

Uma celebração especial marcará o dia do aniversário da igreja, no próximo dia 18. O pastor coordenador da Missão de Cidadania da Assembleia de Deus, Ivanildo Ferreira, que também está na organização do evento, contou que a celebração do aniversário de 104 anos envolve uma extensa programação.

A organização do evento espera um público de 30 mil pessoas nas noites de programação no Centenário Centro de Convenções e visitantes de municípios paraenses, estados brasileiros e países.

O tema escolhido é porque somos gratos a Deus, vivemos em comunhão e o voluntariado é dar nossa contribuição para a sociedade, é um trabalho que fazemos através do coração de Deus”, disse o pastor organizador do evento, Ivanildo. “Eu diria que ninguém que planejasse algo tão grande escolheria uma cidade tão pequena e tão escondida da Amazônia, a não ser Deus. Isso demonstra o quanto essa cidade é amada por Ele e deve ser amada por todos nós”, ressalta o pastor da Assembleia de Deus em Belém, Samuel Câmara.

Continue lendo >>> Assembleia de Deus comemora 104 anos


Segundo dados do último Censo, divulgado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42.275.440 milhões de pessoas que residem no Brasil são evangélicas. Em Belém, existem atualmente 138 mil membros e congregados, 1.496 pastores e 518 templos, espalhados por toda a Região Metropolitana de Belém.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do (Diário do Pará)

FORÇA NACIONAL AGREDIDA

Militar da Força Nacional é baleado em Novo Progresso
Helicóptero do Ibama levou Sun-tenente Sérgio Henrique para o município de Sinop (MT

Militar foi transferido para Sinop, Mato Grosso
O sub-tenente Sérgio Henrique de Souza, da Rotam de Cuiabá e que integra a equipe da Força Nacional, foi baleado na noite de sábado (13), em Novo Progresso, no oeste do Pará. Ele foi levado no domingo (14) para Sinop (MT), onde está sendo atendido no Hospital Regional.

O coronel Valter Luiz Razera, comandante regional da PM em Sinop, informou, à reportagem, que Sérgio Henrique foi baleado quando foi “teria ido socorrer uma senhora e um meliante foi assaltá-lo. Ele tentou reagir e foi baleado. O projétil transfixou. Os envolvidos foram presos e arma apreendida”.

O sub-tenente recebeu os primeiros socorros em Novo Progresso e foi levado, em Helicóptero do Ibama, para Sinop. “Ele me reconheceu, está conversando. Estamos torcendo para que se recupere o quanto antes”, acrescentou o comandante.

Postador: Manancial de Carajás, com informações da Folha do Progresso

PREFEITO NA CORDA BAMBA

Prefeito pode ter desviado R$ 200 milhões em Parauapebas-PA

O Ministério Público do Pará, por meio do promotor de Justiça de Parauapebas, Hélio Rubens Pinho Pereira, ajuizou ação civil pública contra o município de Parauapebas, representado pelo prefeito Valmir Queiroz Mariano, o “Valmir da Integral” (PSD), acusado por atos de improbidade administrativa. Segundo o promotor, a prefeitura mantém irregularidades na efetivação da transparência na gestão financeiro-orçamentária.

As supostas irregularidades já teriam produzido prejuízos de R$ 200 milhões aos cofres públicos. Conforme matéria publicada pelo jornal Diario do Pará, o município enfrenta grave crise político-administrativa”, sendo crescente a insatisfação popular com o “sombrio cotidiano” da gestão do prefeito Valmir Mariano.

A completa falta de transparência dos negócios públicos, obras com suspeita de superfaturamento, favorecimentos contratuais de aliados políticos e empresariais e até mesmo benefícios diretos a parlamentares, cujo órgão é conduzido por parente de vereador, são algumas das muitas acusações contra o prefeito.

Nesse caso estão obras como a do residencial Nova Carajás, um contrato de R$ 71,6 milhões com a Construtora e Transportadora Carvalho Ltda, para construção de 1.194 casas, cuja obra deveria ter começado em junho de 2013 e concluída no dia 31 de maio do ano passado. Ocorre que até hoje nenhuma casa sequer foi construída.

Continue lendo >>> Prefeito pode ter desviado R$ 200 milhõe


O terreno onde seria erguido o projeto só foi desapropriado em 28 de junho de 2013. E, pior: a licitação foi realizada antes da desapropriação. O MP entende que o fato “precisa ser apurado com detalhes”. No residencial Vale do Sol, a administração de Valmir Mariano contratou a empresa Premium Engenharia. O contrato teve início em dezembro de 2013 e o termo final em outubro de 2014. Até hoje, porém, a execução do projeto ainda se encontra inacabada, só com metade da obra feita. 

Postador: Manancial de Carajás, com informações do (Diário do Pará)

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...