quarta-feira, 17 de junho de 2015

FESTA CULTURAL

TUCUMÃ
Cavalgada abre os festejo de São João Batista na Vila dos Maranhenses

(Texto/ Roney Wydiamaior/ Fotos / Danilo Cabral e Ray Alves)

Em um passado não tão longínquo, agricultores e vaqueiros usavam o cavalo como meio de transporte para se deslocarem entre as localidades rurais e irem à cidade fazer compras, resolverem negócios e participarem de celebrações religiosas. Até a década de 1990, praticamente não havia automóveis no interior do município de Tucumã. Com o objetivo de resgatar esse costume, um grupo de cavaleiros e de amazonas promoveu a primeira cavalgada de São João Batista, localizada na Vila dos Maranhenses. O evento aconteceu dentro dos festejos de São João Batista e cerca de 40 cavaleiros e amazonas participaram do evento com objetivo de manter a tradição dos agricultores que participam da festa religiosa vindos a cavalo.

O evento é uma iniciativa da família Maranhenses que é tida como os fundadores da localidade chegando na região a exatos tintas anos atrás. O professor Jesus Oliveira reside na comunidade desde  1990, mas seus familiares estão na na Vila dos Maranhenses desde 1985. “A ideia foi da dana Tereza membra da comunidade juntamente com o seu filho Junior e a comunidade acatou a realização dos festejo com a cavalgada”. Frisou professor Jesus Oliveira.

O nordestino João Herculano da Silva popular Chapéu está na comunidade desde 1985, vindo da região de Mossoró, Rio Grande do Norte, mas se considera um cidadão tucumaense e hoje está representando as origens de um verdadeiro nordestino vestido a caráter com traje de vaqueiro composto por perneira, gibão, guarda peito, luva e chapéu de couro.

Jerberson Oliveira que é dirigente da Igreja Católica na Comunidade São João Batista agradece o apoio de todos os devotos que contribuíram com a realização da cavalgada e que o festejo inicia neste domingo e prossegue até o dia 23 de junho onde os fies da comunidade aclamam o Evangelho de João Batista e ainda conta com vasta programação religiosa com novenas e celebrações.

O dirigente agradeceu o apoio da prefeitura, da Associação dos Produtores Rurais do Pau Ferrado, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã entre outros contribuintes.     

A presidente do Sindicato dos Trabalhadoras e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, Marcela Pereira Salazar, falou do resgate cultural inserido na festa onde atrai cavaleiros e uni a família a igreja: “Para que possam entender melhor o sentido não só da cultura, mas da religiosidade, fazendo aumentar o fervor em nosso devotos de São João Batista”. Ponderou Marcela.

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...