sábado, 19 de maio de 2012

Câmara de Itaituba terá 15 vereadores em 2013


Depois de muita polemica em torno do numero de vereadores, a casa votou ontem o projeto em primeiro turno definindo o numero de edis para a próxima legislatura em 15. Alguns queriam 17 outros 13, mais o meio termo acabou prevalecendo entre os vereadores que resolveram definir a questão de interesse dos atuais legisladores e daqueles que pretendem disputar uma das cadeiras da câmara municipal. 

A partir de 2013 o município ampliará de 11 para 15 seus representantes naquele poder, a decisão unânime da casa de leis foi a melhor alternativa na visão dos votantes. 

Foto e Fonte:  garimpandonoticias   Postador:  manancial de carajas 

DETALHE:  (redação manancial de carajas)

Já em Xinguara, deverá parmanecer nove veredores, porque o projeto de subir para 13, caminha para não dá em nada ou dar muita dor de cabeça. Tem vereador afirmando por aí que o projeto fora aprovado para 13 edis, mais o presidente da casa na época do projeto - vereador Diones Moreira (PSB), prefere não comentar nada sobre o assunto.  Uma fonte do Legislativo comentou que o projeto passou pela aprovação e foi encaminhado faltando assinaturas para a esfera maior. Por isso, retornou para ser concertado e teria sido enviado fora do prazo. Nesse caso, não valeu nada sua tramitação pelo legislativo.

Xuxa diz que foi pedida em casamento por Michael Jackson


Atriz promete fazer declarações bombásticas neste domingo no no “Fantástico”

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Xuxa diz que  foi pedida em casamento por Michael Jackson
Loira disse que foi pedida em casamento pelo Rei do Pop
 

Brasil - Entrevistada deste domingo no quadro “O que vi da vida”, no “Fantástico”, Xuxa promete declarações bombásticas. Segundo a Rainha dos Baixinhos, ela foi pedida em casamento pelo Rei do Pop, Michael Jackson. “Ele gostaria de ter filhos, casar”, diz a apresentadora, na notícia publicada no site do programa dominical.

A loira fala ainda sobre sua infância no subúrbio e lembra que começou a trabalhar cedo como modelo: aos 17 anos já sustentava a família. “Tenho orgulho de ser suburbana”, afirma. Xuxa ainda revela detalhes sobre seus relacionamentos com Pelé, com quem ficou durante seis anos, e Ayrton Senna, o “grande amor de sua vida”.


Foto e Fonte:  Extra   Postador:   manancial de carajas

Câncer de mama é o segundo mais incidente no Pará


Na maioria dos casos, doença é diagnosticada em estágios avançados.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Pará - Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é a neoplasia que mais atinge mulheres no Brasil, cerca de 52.680 novos casos de câncer de mama devem ser registrados em todo o país, somente em 2012. No Pará, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de colo de útero. O INCA estima 740 novos casos deste tipo de câncer no Estado para este ano, sendo mais da metade destes registros só em Belém.

O impacto de um diagnóstico de câncer de mama é traumático para uma mulher, que corre o risco de perder a mama, símbolo de sua beleza e sexualidade. Além da angústia de ter uma doença envolta em muitos mitos, a mulher precisa lidar ainda com a sua autoestima. Essa realidade ainda é muito comum, mas começa a mudar com o avanço das novas tecnologias para diagnóstico e tratamento do câncer, as novas terapêuticas e, com informação.

As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, principalmente porque na maioria dos casos a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Segundo o Dr. Guilherme Novita, mastologista, professor da Universidade de São Paulo (USP), que esteve recentemente em Belém participando do I Simpósio de Oncologia do Hospital Saúde da Mulher, a doença é silenciosa, sendo detectada apenas por mamografia. Segundo o médico, sintoma mais frequente é o nódulo de mama, principalmente em mulheres com mais de 40 anos. Ele afirma que a detecção precoce do câncer de mama é a melhor arma no combate ao câncer de mama.
Reconstrução mamária

Após o diagnóstico e a identificação do tumor, a paciente pode ser submetida à tratamento cirúrgico. Em geral, quando a doença é diagnosticada tardiamente, as mulheres com tumores avançados são submetidas à mastectomia, uma cirurgia que retira toda a glândula mamária para o tratamento do câncer. Nos casos de tumores em estágio inicial, a cirurgia conservadora da mama é sempre a opção mais utilizada.

Em alguns casos de mastectomia, os médicos podem avaliar a possibilidade de fazer a reconstrução da mama. A cautela existe porque a reconstrução mamária aumenta a complexidade e o tempo de cirurgia, o que acresce o risco de complicações.

A cirurgia de reconstrução mamária pode ser feita com tecidos da própria paciente ou tecidos artificiais, os implantes. Para o mastologista, a escolha da melhor reconstrução depende de cada caso e deve ser feita individualmente.

O resultado dessa cirurgia tem reflexos físicos e psicológicos nas pacientes. Segundo o Dr. Guilherme Novita, as mulheres que passam pela reconstrução apresentam melhor resultado psicológico.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres realizem uma mamografia anual a partir dos 40 anos ou a partir dos 35 anos, quando pertencente ao grupo de alto risco.


Foto:   Fonte: G1   Postador:  manancial de carajas
Esquenta ainda mais a política Xinguarense

Força Política: PT E PSDB, disputarão eleição em Xinguara

Lembre-se:  No 1º Turno para Governador Simão Jatene  9.020   ANA JULIA   8.938
Jatene ganhou com diferença de 82 votos    
2º Turno:   Ana Júlia  9.955  Simão Jatene 8.728  
Davi ganhou com diferença de 1.227 votos


Quando o Jornal Manancial de Carajás comentou (página 3 Fatos e Noticias) sobre as duas maiores forças da política xinguarense – Davi Passos de um lado e Simão Jatene de outro, pode ter dado um nó na inteligência  dom leitor. Mais a verdade é que o desenho está formado dessa que será a maior disputa eleitoral no município.

Observe que na quarta-feira 16, o prefeito Davi Passos (PT) e o vereador Dito do Cinema, deram a entender que a política do município vai cada vez mais ficando acirrada. O vereador que, denunciou Davi ao Ministério Público vem apimentando o eleitorado sobre a probabilidade de condenação para o gestor.

Davi por sua vez, -que é uma grande liderança,- desabafou no rádio e atiçou o povo pra cima do vereador Dito fazendo acreditar, que o vereador nada fez por Xinguara, a não ser “roubar os velhinhos” (expressão usada por Davi).

Para dividir as expectativas do povo, Davi disse que quem tem denuncia de fato na Polícia Federal é Dito do Cinema. “Porque ele {Dito} não explica sobre seu enriquecimento ilícito”, questionou o prefeito de Xinguara, que perdeu as estribilhas no programa de radio.

Já o vereador atacou ainda mais o prefeito ao dizer que o chefe do poder Executivo “comprou alguns veículos de comunicação da cidade para esconder suas irregularidades”.

EXPLOSÃO DOS FATOS
Parece que as denuncias feitas por Dito ao MP, por si só não haviam ainda sacudido o ego do prefeito Davi que veio sair dos seus limites após reportagem do Jornal Manancial de Carajás [...] em sua página 12.

O jornal destacou o teor da denuncia feita por Dito que afirma a “existência de graves suspeitas de fraudes pela não conclusão de obras no município”. Pois bem: a partir de então os dois vem se digladiando em palavras e esquentando cada vez mais o clima da disputa eleitoral.

Por isso caro amigo(a) eleitor, não há duvidas que em Xinguara a eleição de outubro próximo terá somente duas forças se enfrentando:  Davi Passos e Simão Jatene.

Detalhe:  se Davi e Jatene são as maiores forças, você eleitor é muito muito mais importante do que eles, pois é seu voto que decidirá tudo. 

Da redação do Manancial de Carajás

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Manancial de Carajás entrega  Prêmio Mérito Empresarial
 

O Jornal Manancial de Carajás promove nesta sexta-feira 18, o cerimonial para entrega do 1º PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL,  em que  serão homenageadas 37 empresas, personalidades políticas e sociais de diversos segmentos. O evento será no auditório da Câmara Municipal, a partir das 20h. 


QUEM RECEBERÁ A COMENDA?

1.       Alair Ferreira
2.       Araguaia Diesel 
3.       Arauto
4.       Auto Elétrica Romário
5.       Cerâmica Jorrara
6.       CFC Xinguara
7.       DR. Adhemar Torres
8.       Dr. Moacir Pires
9.       Drogaria Xinguara
10.   Esc. Osvaldinhno Assunção
11.   FOX Informática
12.   Funerária Santa Marta
13.   Gil Car
14.   Globo Peças
15.   Jalles Informática
16.   JatimNet
17.   Luiz da Saúde
18.   Müller D’Oliveira
19.   Mundo das Noivas
20.   Nova Suíça
21.   Nova Suíça residênce
22.   Sindicato Rural
23.   Osvaldinho Assunção
24.   Ótica Xinguara
25.   Oxicar
26.   Plotec
27.   Posto Castanheiras
28.   PSB
29.   Kitandela
30.   Sulimagem
31.   Saúde e Beleza Pilates
32.   Supermercado Real
33.   Usa Brasil
34.   Xérox Tapajós
35.   Ximag
36.   Vimez materiais para construção
37.   Visão Contábil

Da redação do manancial de carajás 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PSB: o partido privilegiado do governo de Xinguara


Celso Viana. Ele dita às cartas no partido
A politica de Xinguara está mais acirrada no quesito quem ou qual será o candidatoa prefeito apoiado por Davi Passos (PT). O ponto importante seria qual dos nomes representaria a atual gestão participativa. Seria bom que os políticos acertassem mais cedo o nome. Definindo assim de vez.

Sabemos que Moacir Pires de Farias (PDT), está atendendo diuturnamente em vários postos de saúde na área urbana e rural, hospital municipal, e até “cirurgias” está fazendo de “graça” para ter seu nome em destaque dentre todos da linha política esquerdista.

É privilegiado ainda, com o apoio de vários políticos ligados a atual administração municipal, do Partido Socialista Brasileiro, da Secretária de Saúde, Rosinete Passos (PT), Celso Viana (PSB), Paulinho do Piu (PSB), vereador Cicero Almeida (Cição PSB) e do sobrinho do deputado Federal Giovanni Queiroz, Fábio Queiroz (PDT) e a atual secretária de Administração Maria Filha Queiroz.

Já a turma do PSB, está começando a fazer reuniões internas para tentar ajustar a fatia do bolo, já que desta vez, se conseguir aparar as arestas, poderá ser o dono da situação. Sabendo que nunca comeu o recheio sozinho, os socialistas não estão conseguindo dividir o mesmo prato.

O PSB é o partido mais caro do atual governo. As “tendências capitalistas” tem nada menos que trinta e seis (36) cargos, duas secretarias (Finanças e Meio Ambiente), quatro (04) subsecretarias e chefia do Distrito São Francisco. 

Sem esquecer que o PSB ainda comanda a parte de publicidade de toda produção de mídia do governo.

Já os camaradas petistas, estão com o barco há vários dias entrando água. Lançaram a candidatura do companheiro Valdir Manoel da Silva (PT), que aparece bem melhor que Dr. Moacir nas pesquisas encomendadas pelo Davi. 

Mas sabemos que Valdir merece ser a bola da vez, pois o partido dos nossos camaradas está bem administrado em Xinguara.

Ponto de vista:
Essa situação parece não ter sentido frente à força da liderança que é representada por Davi Passos, que por outro lado demonstra sua habilidade de dar sentido a participação nas decisões, sendo estas democráticas.
           
Foto:  Arquivo manancial   Postador: manancial de carajás

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Xinguara-Pará

PSC de Xinguara pode parar no ninho Tucano


Um dos momentos da reunião no Sintepp
Tudo indica que o PSC do deputado Federal Zequinha Marinho, vá apoiar a candidatura de Amarildo Paulino a prefeito de Xinguara. É que na terça-feira, 15 de maio, Amarildo e a cúpula do Partido Social Cristão, se reuniram na sede do Sintepp, onde as propostas de Amarildo teriam balançado a galera do PSC. 

Até o ex-vereador Raimundo Mototaxi estava lá. Como todos sabem, há muitos dias Raimundo vinha dizendo que seria candidato à vice na chapa de Osvaldinho Assunção do PMDB.

Mas depois dessa reunião com o tucano, a coisa parece ter mudado de sentido.
Nos bastidores há quem garante que o PSC vai compor chapa com Amarildo e que Mototaxi seria o vice. Isto porque o PSC deve grandes favores ao filho de Antônio Levino prefeito de São Félix do Xingu.
O pré-candidato Amarildo e membros do PSC
Da mesmo para acreditar nesse negocio porque observe comigo: Em 2010 com apoio de Amarildo, o deputado Zequinha Marinho obteve 7.250 votos em Xinguara. Lá em São Félix do Xingu, o pai de Amarildo garantiu a Zequinha a bagatela de 11.539 votos.

Além disso, são convênios e mais convênios com o dedo de Zequinha para o governo de Antônio Levino.  Por tanto, amigos(as), tem sentido que agora haja uma recíproca do PSC com Amarildo em Xinguara.

Foto:  Antônio Conselheiro   Redação e Postagem:  manancialdecarajás 
RIO MARIA-PARÁ

Prefeitura ou Estado, quem será o culpado?


Waltinho, prefeito de Rio Maria
Recentemente a imprensa regional noticiou que Rio Maria está sem juiz na comarca, sem promotor, sem delegado e sem escrivão, por falta de apoio do Governo do Estado. Até a delegacia de Polícia local, teria sido reformada por iniciativa da população e do Conselho Carcerário. 

A reportagem divulgada por um blog de Rio Maria, alega a falta de apoio do Governo para com o município.

Mas é difícil de acreditar nessa história porque o prefeito Waltinho do Ouro de Rio Maria, é do PSB,  partido da base de Simão Jatene.

Por isso, esse negócio mais parece com a falta de iniciativa do prefeito Waltinho do que o abandono pelo Estado. 

O PSB tem respaldo de Jatene em sua administração, e não seria agora em ano de eleição que o governador negasse apoio ao município. Portanto, não seria negligência do prefeito de Rio Maria para resolver a questão?
Agora cabe a população cobrar do gestor e dos vereadores que saiam dos gabinetes para solucionar esses graves problemas.

Foto:  Arquivo manancial   Redação:  manancial de carajás

terça-feira, 15 de maio de 2012

CONCÓRDIA DO PARÁ: Justiça acata pedido do MP e afasta prefeito e secretários municipais

 
A justiça estadual acatou o pedido de afastamento imediato do prefeito de Concórdia do Pará, Elias Guimarães Santiago, da secretária de educação, Carmen Lúcia Guimarães Santiago e da secretária de meio ambiente, Marizete Matos do Carmo. 

A decisão foi proferida em aditamento à ação civil pública na qual o Ministério Público do Estado, por meio do promotor de justiça Daniel Menezes Barros, requereu, em tutela antecipada, o afastamento dos agentes públicos citados e a nomeação e posse imediata de dez aprovados no concurso para o cargo de gari.

A decisão determinou - além do afastamento dos três gestores e da nomeação e posse imediata dos dez cargos de gari, conforme classificação na lista de aprovados no concurso - a convocação de todos os concursados para o cargo até que sejam todos os cargos preenchidos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de cinco mil reais por pessoa, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

HISTÓRICO - A ação civil pública havia sido ajuizada em fevereiro deste ano, apontando a existência de uma grande quantidade de servidores temporários contratados de forma irregular, escolhidos pelo critério de apadrinhamento. A denúncia da irregularidade chegou ao MP de forma curiosa: em documentos deixados na porta da sala da promotoria. Na ocasião, a medida judicial foi tomada contra o prefeito e a secretária de educação.

Naquela ocasião a justiça concedeu em parte a liminar para proibição da contratação de servidores sem concurso público, exceto dentro da legalidade e dos requisitos legais. Após novas denúncias e a realização de diligências por parte do Ministério Público do Estado, ficou comprovado que os dois agentes públicos citados na ação principal, o prefeito Elias Santiago e a secretária Carmen Santiago, desobedeceram a decisão judicial concedida, e usaram expedientes ilegais para burlar a referida medida e dificultar a sua constatação.

Com isso, o promotor de justiça Daniel Barros fez um aditamento à ação civil pública, incluindo o nome da atual secretária de meio ambiente, Marizete do Carmo, por ter sido constatado que esta também usava de artimanhas para burlar a decisão judicial inicial.

Os três agentes públicos citados passaram a agir da seguinte forma: ou pagavam os garis contratados irregularmente por meio de recibos ou iam de casa em casa levando um contrato de trabalho retroativo para assinarem. Nos dois casos, buscavam não cumprir a decisão judicial.

Segundo o promotor de justiça Daniel Barros, “em 12 de abril de 2012, em visita realizada à secretaria municipal de meio ambiente, constatei que estava sendo realizado o pagamento, mediante recibo, de pessoal temporário contratado para realização de serviços de gari, para a prefeitura”.

“O procedimento utilizado pelos gestores municipais demonstra que somente com o afastamento dos mesmos se poderá vislumbrar o cumprimento integral da ordem judicial, uma vez que demonstram recalcitrância da prática de atos de improbidade administrativa, na medida em que se mantém como ‘donos do poder’, como ‘intocáveis’ à Justiça”, complementa em seus argumentos.

Em sua decisão o juiz Adelino Arrais Gomes da Silva relata que “as partes requeridas em vez de questionarem legalmente a decisão liminar através do recurso cabível para a instância superior, usam de artifícios ilegais, mas não incomuns”.

AMEAÇAS - Desde agosto de 2011, quando fez operação de busca e apreensão na prefeitura e Câmara Municipal de Concórdia do Pará para colher provas de fraudes e irregularidades em licitações no município, o promotor de Justiça Daniel Barros vem recebendo ameaças. Informações apontam que empresários de Tomé-Açu e Concórdia que tinham interesses comerciais estariam envolvidos nessas. 

Há oito meses o promotor tem escolta policial.
As denúncias que levaram a busca e apreensão incluem licitações e contratação de veículos de forma irregular., além das contratações temporárias em desacordo com a lei.
Na operação foram apreendidos sete computadores da Casa Legislativa e da Prefeitura alem de documentos que comprovam as contratações e pagamentos.

Texto: Edyr Falcão (Assessoria de Imprensa)
Foto: Blog Muzenza de Concórdia
Fonte:  MP-Pará   Postador:  manancial de carajás

Nota do blog: (redação manancial de carajas)

É praticamente comum nos municípios do interior do Pará essa pratica criminosa dos gestores: Principalmente no sul do Pará, onde a irresponsabilidade dos gestores (prefeitos e secretários (as), predomina. Em Xinguara, diga-se de passagem, um bom exemplo foi o concurso público da Câmara Municipal, onde o então presidente, vereador Diones Morteira (PSB), chamou todos os que passaram no concurso. E hoje pode ser visto no Poder Legislativo, só concursados trabalhando.  Um bom exemplo para os demais.

 

FHC diz que Dilma governa em condições menos favoráveis




Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou para distribuir afagos a atual titular do cargo, Dilma Rousseff, e para alfinetar o ex-presidente Lula, seu adversário político.

Para FHC, o petista governou com condições mais favoráveis que a dele e a de Dilma.
“Creio que [Dilma] é uma pessoa íntegra, embora ela teve um momento mais difícil que a do presidente Lula, como foi o meu caso. Ela terá que tomar medidas rápidas e profundas. Lula governou em condições favoráveis, e este não é o caso dela”, disse o tucano.

Ele ainda elogiou o modo como Dilma está lidando com a corrupção. “Não há dúvida de que a presidente não trata de esconder o problema e quando surge algum caso  de corrupção não defende os acusados.”

FHC disse também que Lula, na verdade, aprofundou o que foi feito no seu governo, “ainda que anos antes tenha se oposto a tudo que fizemos”.

O ex-presidente concordou com a decisão de Dilma de organizar uma Comissão da Verdade. “A decisão da presidente Rousseff de criar uma comissão que não seja revanchista é adequada.”
O jornal espanhol entrevistou FHC porque ele venceu o prêmio Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso dos EUA a personalidades que se destacam pela produção acadêmica na área das ciências humanas não contempladas pelo Nobel.


Foto e Fonte:  etudopolitica.blogfolha.uol.com.br   Postador:  manancial de carajas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

XINGUARA-PA

Duda Mendonça o “pai” da Pista de Vaquejada de Xinguara, garante que será uma das Melhores do Brasil

Lucas e o pai Duda (de bermudas) e Osvaldinho
O marqueteiro Duda Mendonça, e principal mentor do projeto de construção da pista de vaquejada Hermes Dantas, em Xinguara (no sudeste, a 850 km de Belém), esteve em Xinguara neste ultimo domingo 13. 

Duda e sua equipe aproveitaram o momento e junto com o presidente do Sindicato Rural, Osvaldinho Assunção, visitaram o local onde está sendo construída a pista. “Será uma das mais bonitas e bem estruturadas pistas do Brasil”, disse o publicitário. 

Duda está ajudando a conseguir doações utilizando à sua influência junto à outras pessoas que também estão ajudando", afirmou Osvaldinho Assunção. Duda não é praticante das vaquejadas, mas, tem Lucas, um de seus filhos foi duas vezes campeão de vaquejada (amador), por isso  gosta de assistir a elas.

Lucas e o pai Duda (de bermudas) e Osvaldinho,

Matéria completa nesta terça-feira, 15

Da redação do manancial de carajas

TUCUMÃ-PA

Delegacia em Tucumã pede socorro



A situação de calamidade em que se encontra a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, localizado às margens da Rodovia PA-279, é de causar tristeza em qualquer delegado que preze por sua profissão. Sem a menor estrutura funcional, a delegacia tem sido alvo de indignação por parte das pessoas que a procuram para tratar de assuntos relacionados à Justiça. Por falta de segurança, os carros apreendidos são sucateados, e as peças deles têm atraído ladrões, que as roubam. Só vão restando as carcaças.

O prédio da DP não tem telefone; os banheiros do prédio estão deteriorados; as paredes, caindo aos pedaços; e a repartição está se tornando um local inadequado tanto para os integrantes da Polícia Civil, que trabalham lá, quanto para à população da cidade.

O titular da Depol de Tucumã é o delegado Lenildo Mendes, que mesmo diante do total descaso das autoridades com a segurança pública, tem mostrado trabalho, muito embora seja ele recém-chegado àquela cidade sul-paraense. Além do delegado, delegacia conta com apenas dois investigadores e um escrivão e uma viatura caindo aos pedaços.

Foto:  Paulo Carrion, freelancer  Fonte:  folha do bico   Postador:  manancial de carajás

TUCUMÃ-PA

Delegacia em Tucumã pede socorro



A situação de calamidade em que se encontra a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, localizado às margens da Rodovia PA-279, é de causar tristeza em qualquer delegado que preze por sua profissão. Sem a menor estrutura funcional, a delegacia tem sido alvo de indignação por parte das pessoas que a procuram para tratar de assuntos relacionados à Justiça. Por falta de segurança, os carros apreendidos são sucateados, e as peças deles têm atraído ladrões, que as roubam. Só vão restando as carcaças.

O prédio da DP não tem telefone; os banheiros do prédio estão deteriorados; as paredes, caindo aos pedaços; e a repartição está se tornando um local inadequado tanto para os integrantes da Polícia Civil, que trabalham lá, quanto para à população da cidade.

O titular da Depol de Tucumã é o delegado Lenildo Mendes, que mesmo diante do total descaso das autoridades com a segurança pública, tem mostrado trabalho, muito embora seja ele recém-chegado àquela cidade sul-paraense. Além do delegado, delegacia conta com apenas dois investigadores e um escrivão e uma viatura caindo aos pedaços.

Foto:  Paulo Carrion, freelancer  Fonte:  folha do bico   Postador:  manancial de carajás



TOCANTINS

Na mira da CPI do Cachoeira, Siqueira vai para a Espanha passar uns dias



Tentando aliviar um pouco a pressão que vem pela frente, oriunda da CPMI do Cachoeira, o governador Siqueira Campos, juntamente com uma comitiva composta por secretários de Estado, empresários e representantes de entidades voltadas ao desenvolvimento da indústria e comércio, embarca no dia 15 de maio para a cidade espanhola de Madrid. A comitiva permanece naquele País até o dia 25 de maio.

Compõem a comitiva, com ônus total para o Estado, a primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa Siqueria Campos; o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Henrqiue Massuia; o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende; a secretária da Cultura, Kátia Rocha; o secretário chefe da Casa Militar, Cel. Luiz Cláudio Benício e o secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua.

Também participam da viagem,  o presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costa Andrade; o deputado federal Irajá Abreu; a diretora técnica do SEBRAE-TO, Maria Emília Mendonça; o empresário da Indústria hoteleira Jair Corrêia, o empresário da indústria da carne Oswaldo Stival; o presidente do Sindicato da Insdústria da Construção Civil do Estado do Tocantins, Paulo Eduardo Tavares Vieira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Pires, e o  empresário da indústria da construção civil Wilton José Machado e o empresário da indústria da construção civil Humberto Nogueira Siqueira;. com ônus parcial para o Estado, quanto ao fornecimento de passagens aéreas, também embarca para a Espanha o prefeito municipal de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Manoel Silvino Gomes Neto.

Foto e Fonte:  folha do bico   Postador:  manancial de carajas 
 
ITAITUBA-PA

Quadrilha de clonadores de cartão é presa em Itaituba

Pela primeira vez no estado as policias civil e Militar conseguem desbaratar uma quadrilha especializada em clonagem de cartões, com a prisão do “Chefão” que é procurado em vários estados brasileiros. 
Após receber várias denuncias do Bradesco sobre “sumiço de dinheiro” da conta de alguns correntistas entre eles a vitima mais recente, o empresário do Agronegócio Ireno Brito que havia perdido trinta mil reais num saque feito pela quadrilha em Itaituba. 
 
O serviço de inteligência do CPRX de Itaituba que tem no comando o Ten. Coronel Josafá após vários dias de monitoramento conseguiu efetuar a prisão de dois dos cinco elementos que formam a quadrilha. 
 
Equipamento usado pela quadrilha para clonar cartões 
Foram presos. Nilson Jacome Costa, de 58 anos e João Lima Furtado de 61 anos, natural de Bacabal no Maranhão. Com os estelionatários o Serviço de Inteligência do CPRM X encontrou a quantia de mil e trezentos e cinquenta e quatro reais, talões de cheques, e vários cartões. 
 Os estelionatários foram presos por volta das 21.h46 de Sábado dia 12 em nos hotel Santa Rita e Riozinho Hotel. De acordo com o Tem.Cel Josafá, os bandidos que aplicam esse tipo de golpe são ardilosos e usam vários estratagema para despitar ação da policia entre elas ficarem hospedados em hotéis diferentes. 
 
Nilson Jacome já foi identificado como sendo o chefe da quadrilha, o mentor intelctual a pessoa que articula o roubo. Já o outro seu comparsa João Lima Furtado era a incumbido de efetuar o saque, ganhando quarenta por cento de cada saque bem sucedido. 
 
O delegado Antônio Carlos por ocasião da apresentação dos dois acusados pesquisou a ficha criminal e constatou que a quadrilha aplicou golpes em São Paulo, Roraima(com saques em média entre cem a cento e cinqüenta mil reais). O flagrante já foi lavrado contra os estelionários.
Foto e Fonte:  blog garimpandonoticias   Postador:  manancial de carajas

MPE vai denunciar Megale por fraude na Alepa

Deputado José Megale e Daura Hage são acusados de apoiar processos licitatórios fraudulentos na ALEPA

José Megale

O líder do PSDB na Alepa, deputado José Megale e a ex diretora da comissão de licitação da Alepa, Daura Hage, vão ser denunciados pelo promotor de justiça da área criminal Arnaldo Azevedo, que em investigação descobriu diversos cheques da Alepa assinados apenas pelo parlamentar, quando vice-presidente da Casa, e pagos pelo Banpará que dizem respeito a processos licitatórios comprovadamente – segundo o promotor – fraudulentos, de obras, serviços e aquisição de bens, nunca realizados e entregues a Assembleia.

Outra questão descoberta pelo promotor é que uma pessoa de nome Marco Antonio Costa Martins, falecido no ano passado, continua como servidor do gabinete do deputado do PSDB.
Detalhe interessante; Marco António era proprietário da empresa MAC Martins, que tinha negócios com a Alepa justamente em serviços solicitados pelo deputado Megale.


Para finalizar, Marco António, segundo informações checadas junto a justiça eleitoral, foi doador de campanha de Megale.
Daura é da mesma região que Megale, Monte Alegre e Alenquer, e vem a ser parente do deputado Júnior Hage.


Fonte: RG 15/O Impacto Blog do Bacana  Postador:  manancial de carajas

Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira

A partir de quarta-feira entra em vigor a lei que promete abrir a caixa-preta da administração pública no Brasil.

Ministro do CGU, Jorge Hage

Prepare-se. A partir de quarta-feira, após uma década de discussões, entra em vigor a lei que promete abrir a caixa-preta da administração pública no Brasil.
Com ela, você poderá saber, por exemplo, quanto de fato ganham os funcionários da prefeitura de sua cidade, quem são e o que fazem os servidores com cargos de confiança (CCs) e como ONGs gastam recursos recebidos do governo.

Para ajudá-lo a fazer valer esse direito e tirar a limpo suas dúvidas, Zero Hora apresenta um guia prático sobre a Lei de Acesso à Informação. O guia inclui os principais pontos da legislação, o passo a passo para a solicitação de dados, do pedido à resposta, e o que fazer se prazos e procedimentos forem ignorados.

Tudo indica que, no início, será preciso persistência. Os principais órgãos do Estado seguem alegando dificuldades para cumprir de imediato todas as exigências. A três dias do prazo, pedem paciência.

— Estamos capacitando 500 servidores, mas ainda não sabemos como vai ser. Não temos noção da demanda — diz a subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil do governo estadual, Juliana Foernges.

População tem de cobrar, diz entidade
No Interior, a situação também é incerta. Ainda há prefeituras, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que sequer contam com sistemas informatizados. Por conta disso, a adequação demorará mais do que o previsto inicialmente.
— Se a Inglaterra levou cinco anos para se adaptar (a uma lei semelhante), nós vamos levar 10 — calcula Ziulkoski.

O atraso tem origem na falta de planejamento e de investimentos e na cultura do sigilo. Isso não significa, porém, que a nova legislação está fadada ao fracasso. Especialistas acreditam que tudo dependerá da mobilização e do tamanho da pressão popular.

Um dos desafios, segundo a secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Marina Iemini Atoji, é fazer com que a população entenda a importância da novidade e saiba como usá-la para melhorar a vida da comunidade.

Um exemplo hipotético: se você se sente inseguro com a falta de policiais militares nas ruas de seu bairro, poderá saber — amparado na lei — quantos PMs efetivamente existem na cidade e onde atua cada um. Digamos que boa parte tenha sido deslocada de função, deixando o policiamento ostensivo. Com base nesse dado, você poderá exigir mudanças.

— Mesmo que, no início, a coisa ande devagar, a população precisa insistir, fazer pedidos, mostrar que há demanda e cobrar dos administradores. Essa é a melhor maneira de fazer a lei pegar — resume Marina.

Foto e Fonte: Zero Hora   Postador:  manancial de carajas

Pará registra seis casos de gripe A em 2012

Desses, cinco foram em mulheres grávidas. Uma delas, que também tinha leucemia, morreu

Mulheres são as mais afetadas

O Pará registrou, este ano, seis casos de gripe A (H1N1). Desses, cinco foram em mulheres grávidas. Uma delas, que também tinha leucemia, morreu. Foram registrados ainda 18 casos de Influenza A sazonal, sendo doze em mulheres grávidas, e a morte de um adolescente. A única maneira de evitar a doença com segurança é tomando a vacina contra a gripe na Campanha Nacional de Vacinação que acontece atualmente e se estende até 25 deste mês. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A vacina é trivalente, produzida a partir de vírus isolados nos hemisférios Norte e Sul, ou seja, similar ao Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Até ontem à tarde, o Pará havia vacinado contra a gripe 253.013 pessoas, menos de 30% do total da população a ser vacinada, que é de 981.085 pessoas.

PROGRAMA
Pelo Sistema do Programa Nacional de Imunização, haviam sido vacinados 148.629 idosos, 61.191 crianças, 23.873 gestantes, 18.650 trabalhadores de saúde e 1.344 índios.
O resultado preocupa a coordenadora estadual de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, porque faltam apenas duas semanas para o fim da campanha e muita gente ainda precisa ser vacinada. 

São 386.506 idosos, 52.748 crianças, 83.066 gestantes, 77.959 profissionais de saúde e 27.119 índios que ainda não tomaram as doses. A preocupação maior é com as mulheres grávidas que, segundo a Vigilância Epidemiológica da Sespa, tem sido a população mais vulnerável às complicações da gripe causadas, e especialmente pelo vírus H1N1.

Os casos investigados com exame laboratorial são apenas os que apresentam síndrome respiratória aguda grave (Srag), que inclui a falta de ar entre os sintomas.

RISCO
Devido ao grande risco que o vírus representa para as gestantes, no entanto, algumas instituições hospitalares estão coletando amostras de todas as grávidas que apresentam síndrome gripal. “Por isso é muito importante que as gestantes procurem as unidades de saúde para se vacinar”, alerta a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Ana Lúcia Ferreira.

A campanha, que dispõe de um milhão de doses de vacinas, tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nesses grupos populacionais. 

O Pará precisa vacinar um total de 981.085 pessoas, da quais 535.135 idosos com 60 anos ou mais, 106.939 gestantes, 213.939 crianças de seis meses a menores de dois anos, 28.463 indígenas e 96.609 profissionais de saúde.

A meta é vacinar pelos menos 80% desse total para manter uma boa cobertura vacinal, que corresponde a 784.868 pessoas. Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, a vacina é comprovadamente o melhor de todos os remédios, e há uma série de doenças graves que podem ser evitadas com vacina como, é o caso da gripe causada pelo vírus H1N1.

Foto e Fonte: Agência Pará   Postador:  manancial de carajas
SANTARÉM-PARÁ

Agricultores e ribeirinhos na mira de pistoleiros

Agricultores ameaçados de morte pedem proteção das autoridades

Agricultores ameaçados de morte pedem proteção das autoridades

“As comunidades ribeirinhas estão em pânico porque a cada semana a violência e os roubos aumentam cada vez mais”, declarou a vereadora Ivete Bastos, ao jornal O Impacto. Como se não bastasse, os agricultores também estão sofrendo com as constantes ondas de violência. “Estão matando e roubando gado, levando a carne e ainda por cima escrevem bilhetes que deixam no local do crime debochando dos proprietários”, disse a Vereadora.

Na opinião da parlamentar municipal, isso é motivo de muita preocupação, pois todos que tem transporte de tração animal, como carroças, têm que ficar à noite quase que “acordados”, com medo de ser assaltados.

Como se não bastasse, ainda existe o problema das mortes no campo, motivo pelo qual a própria Vereadora durante muito tempo precisou de segurança pessoal em seus deslocamentos e até quando estava em plenário, na Câmara Municipal de Santarém. “Fazer ocorrência policial nem sempre adianta, pois a Polícia Civil nem sempre conta com efetivo e infra-estrutura suficiente”, declarou um agricultor que por motivos óbvios, e questões de segurança não quis se identificar. 

Pelo que se vê, esta é a realidade do homem do campo, que também sofre com a falta de segurança nos ramais e assentamentos onde antes vivia uma vida pacata e sem medo de acordar com a boca cheia de formigas.

Foto e Fonte:  O Impacto com reportagem de Carlos Cruz   Postador:  manancial de carajás

Após empate, Cametá é o novo campeão do Parazão 2012


Mapará entre no hall da fama e se torna o sexto clube a levantar a taça no estado. Leão agora torce por desistência para disputar Série D

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Após empate, Cametá é o novo campeão do Parazão 2012
Cametá conquistou o título do Campeonato Paraense 


Pará - Com um Mangueirão praticamente lotado, Remo e Cametá fizeram uma final digna do Campeonato Paraense. O Remo, que tinha a maioria dos torcedores, chegou a fazer dois a zero, mas o Cametá mostrou sua força e nos 15 minutos finais garantiu o empate, que assegurou o título.

Com o resultado, o Cametá ficou com a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro. O Mapará entrou para o hall da fama dos campeões do estado do Pará. Antes dele, apenas Remo, Paysandu, Tuna, União Esportivo e Independente haviam conseguido levantar a taça.

Já o Remo agora vai ter que torcer para que alguma equipe desista de disputar a Série D. Caso contrário, o Leão vai ficar pelo teceiro ano sem calendário. Além de 2012, os remistas já passaram por isso ano passado e em 2009.

A conquista do título também colocou o treinador Sinomar Naves na história do Campeonato Paraense, pois agora ele soma três troféus. Pelo Paysandu (2005), Independente (2011) e Cametá (2012).
 

Os gols da paertida foram marcados por Juan Sosa e Fábio Oliveira , mpara o para o Remo.

Garrinchinha  aos 40 minutos e  Soares aos 44 do segundo tempo  para o Cametá.

Foto e Fonte: G1   Postador:  manancial de carajas

domingo, 13 de maio de 2012

XINGUARA-PA

Jornal Manancial é impedido de circular no distrito São Francisco

Pela primeira vez em aproximados três anos o periódico teve sua liberdade de imprensa tolhida em relação ao seu compromisso de fazer chegar suas edições até o leitor


O pior é que no distrito  estavam secretários de governo, pré-candidatos e o próprio prefeito Davi Passos. Não sabemos por qual razão, mas nosso humilde companheiro designado para fazer a entrega do jornal no distrito São Francisco, foi praticamente forçado a deixar o local por não poder executar a tarefa que lhe foi confiada. 

Talvez tenha sido pelo fato da edição 24 trazer fatos que contrariam os interesses daqueles que estão no poder público e que se sentiram ameaçados pelas denuncias constantes nas paginas do jornal.

Apesar de ser um fato particular de nosso projeto, implica questões que tocam toda a sociedade. Levado ao extremo, pode-se dizer que sofremos censura, por outro lado, e esse ponto é o mais importante, o ocorrido sinaliza o pensamento de alguns [  ] correligionários do atual governo de Xinguara. 

São pessoas sem o mínimo de sensibilidade humana que partem para destilar seu veneno contra aqueles que defendem uma política transparente onde realmente cada centavo seja aplicado em benefício da população.

Em sua política de alcançar o leitor dos distritos e vilarejos, o Jornal Manancial de Carajás, iniciou por São José do Araguaia. Agora chegou a Rio Vermelho e também em São Francisco.

É com muita dificuldade, sobretudo pela falta de dinheiro e colaboradores, que imprimimos nosso jornal. Por isso deixamos de circular nos dois últimos meses. 

A distribuição fica por minha conta e amigos mototaxistas, que são remunerados para executar várias tarefas como a di distrito São Francisco. Para tanto, deixamos os exemplares, gratuitamente, no centro comercial de nossa cidade, igrejas evangélicas, sindicatos e feira livre. 

Com dificuldades investimos para contribuir com nossa democracia. Pois não existe democracia sem a circulação de ideias, e os jornalistas têm grande responsabilidade nesse sentido.

Por isso, ninguém tem o direito de tolir os direitos de quem trabalha na imprensa para informar à comunidade. 

Agora venhamos e convenhamos, pois entendo que as denuncias feitas contra a maquina pública deva ter contribuído para tal façanha no distrito São Francisco. 

Moraes Filho, é diretor do  Jornal Manancial de Carajás.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...