quinta-feira, 24 de abril de 2014

RESGATE

Vítimas da tragédia com aeronave são resgatadas
Luiz Feltrin, Ari, Luciney, Rayline e Raimunda, vítimas da tragédia
Equipe de resgate no momento em que retira um dos corpos do local
Um mês e sete dias depois do avião bimotor Beechcraf Baron, desaparecer no meio da Selva Amazônica durante um vôo entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no Sudoeste do Pará, um garimpeiro encontrou as fuselagens da aeronave por volta de 17h, de terça-feira, 22. O bimotor foi encontrado dentro de uma área alagada (igapó) às proximidades de Jacareacanga pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva.

A Aeronáutica abriu procedimentos administrativos para investigar as causas do acidente do avião. O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava buscas na região. Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku.

Luiz Feltrin, Ari, Luciney, Rayline e Raimunda, vítimas da tragédia
A aeronave levava as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, funcionários Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e o piloto Luiz Feltrin, de Itaituba para Jacareacanga. Eles iriam substituir outro grupo que prestava serviço na aldeia Munduruku.

Uma das passageiras chegou a mandar uma mensagem pelo celular ao tio relatando problemas no voo: “Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods …to aflita..to em pânico…se eu sair bem aviso…(sic)”, escreveu Rayline Campos.
Bimotor da Jotan caiu de bico em uma área alagadíça
De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
Ilustração mostra como se encontra o avião que caiu em Jacareacanga
BUSCAS: Em dois dias de buscas, a FAB já havia sobrevoado toda a aérea estimada em que o avião poderia ter caído. O trajeto foi estendido, mas nenhuma pista foi encontrada. As buscas foram prejudicadas pelas condições climáticas desfavoráveis de chuva e forte nevoeiro.

Os destroços da aeronave foram encontrados na comunidade de Jaburu, que fica localizada a 24 quilômetros de Jacareacanga. Segundo a equipe de resgate, o avião caiu de bico, estava com as portas lacradas e não se quebrou, enterrou-se no chão ficando apenas a cauda de fora. O avião foi avistado pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva. Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) foram destacados de Santarém para fazer o resgate das vitimas.

Fausto da Silva encontrou o avião
FORÇA TAREFA: A força-tarefa formada por homens do Exército, bombeiros militares, Força Aérea Brasileira (FAB) e peritos criminais iniciou, na quarta-feira, 23, o procedimento de resgate das vítimas da queda do avião bimotor Beechcraft BE 58 Baron.

O resgate das vítimas foi dificultado, segundo o delegado Lucivelton dos Santos, titular da Delegacia de Jacareacanga, pois a aeronave estava praticamente toda submersa em uma área alagada, apenas com a cauda visível, na mata fechada. O avião caiu por trás de uma montanha próxima à região de Jaburu. O bimotor foi encontrado com as portas travadas e, segundo as informações de policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), não se quebrou na queda. Após a abertura da clareira, foi feita a perícia por parte da equipe da FAB e também a perícia criminal, por peritos do Instituto Médico Legal de Itaituba.

O delegado Lucivelton explica que, após o resgate das vítimas, os corpos foram levados, inicialmente, ao Aeroporto de Jacareacanga, onde estava a base das equipes responsáveis pelas buscas. Depois, os corpos foram levados para o IML, em Itaituba, via aérea. Ainda, de acordo com o delegado, a Polícia Civil abriu inquérito policial para apurar o caso e ficará na expectativa do laudo da perícia criminal, para apontar as causas da queda. Por outro lado, a FAB também abriu investigação do acidente.

O delegado Lucivelton detalha que durante as buscas ao avião, foram usados diversos recursos de investigação, desde o levantamento do sinal do aparelho celular de uma das vítimas, checagem dos últimos contatos feitos pelo piloto do avião junto à torre de controle do Aeroporto, até verificação de GPS, o que auxiliou na identificação da localização, o que delimitou a área de buscas ao aparelho na extensa floresta. Foram 35 dias de buscas, por dentro de lagos, igarapés e rios.

REMOÇÃO DOS CORPOS DAS VÍTIMAS: O trabalho de remoção dos corpos das vítimas do acidente com o avião bimotor em Jacareacanga começou por volta das 6h da manhã de quinta-feira (24) nas proximidades do Município. A equipe de remoção e proteção da área foi composta por militares, voluntários da Defesa Civil, bombeiros e técnicos. Os corpos das técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, serão transladados para Santarém, onde deverão ser velados e sepultados. O motorista Ari Lima será velado em Itaituba, onde reside seus familiares. Já o piloto Luiz Feltrin será transladado para a Cidade de Birigui, no Estado de São Paulo, de onde á natural.

Foto e Fonte: Manoel Cardoso de Jacareacanga. Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 23 de abril de 2014

SAÚDE

Mais uma médica contratada em Xinguara

Nesta terça-feira (22), a médica dermatologista, Leticia Braun, iniciou suas atividades no Hospital Municipal de Xinguara e atendeu 20 pacientes. As consultas serão realizadas as terças-feiras, e devem ser agendadas na central de regulação do HMX. Os documentos exigidos são: indicação clínica, cartão SUS, RG e comprovante de endereço.

Postador: Manancial de Carajás

INAUGURAÇÃO

Presidente do TJE-PA vem a Xinguaara

O prefeito, Osvaldinho Assunção e o vice-prefeito, Raimundo Moto-táxi estiveram reunidos nesta quarta-feira 23, com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), Luzia Nadja. Na oportunidade, a presidente confirmou que estará em Xinguara no mês de maio para participar do lançamento da pedra fundamental do novo Fórum da cidade, afirmou ainda, que na oportunidade irá criar a 3º Vara Cível e Criminal do município.

Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 21 de abril de 2014

DENÚNCIA

José Wellington está sendo investigado pelo Ministério Público


O pastor presidente da CGADB está sendo acusado de crimes previdenciários e lavagem de dinheiro.
Segundo informações da coluna do jornalista Ricardo Boechat no site da revista Isto É, o pastor José Wellington Bezerra da Costa estará sendo investigado pelo Ministério Público Federal.

Um inquérito contra ele foi aberto pelo procurador Antônio Cabral para apurar supostos crimes previdenciários, de lavagem de dinheiro e contra a ordem tributária.

A investigação começou com uma denúncia feita ao Ministério Público Federal por sete pastores da Igreja Assembleia de Deus que estão representados pelo Escritório Jorge Vacite Neto, do Rio de Janeiro.

Entramos em contato com o escritório para confirmar a denúncia e a investigação, mas até o momento não tivemos retorno.

O pastor José Wellington é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) desde 1988, quando assumiu o cargo que era do pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos.

Desde então ele vem sendo reeleito pelos milhares de pastores que fazem parte da convenção. José Wellington também é o pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus no Belenzinho, em São Paulo, e presidente da CONFRADESP (Confederação Fraternal das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo).

Foto: Divulgação. Fonte: Gospel Prime. Postador: Manancial de Carajás

ÚLTIMAS NOTICIAS DE HOJE

Postador: Manancial de Carajás

domingo, 20 de abril de 2014

SEPULTAMENTO

Corpo do Mototaxista Joel é sepultado em meio a grande comoção
O sepultamento do mototaxista Joel Ribeiro da Silva, 39 anos, trabalhava no Ponto de Mototaxi da Feira, foi neste sábado 20, a tarde no cemitério local onde é sepultado os evangélicos do município. Centenas de pessoas, entre parentes, amigos e colegas de trabalho acompanharam o cortejo que saiu do setor Novo Horizonte
Joel era bastante conhecido na cidade. Além de mototaxista era também guarda municipal.

Ninguém tinha uma explicação da causa do crime que vitimou Joel. Tanto família res como amigos que o conheciam ao longo de 37 anos em Xinguara afirmavam unanimemente que Joel era pessoa trabalhadora e de bom caráter, além de um grande amigo.
Momentos finais do sepultamento de Joel. Colegas de profissão revoltados e tristes com o fato
“Conhecia ele há mais de 37 anos era uma pessoa maravilhosa que nunca criou problema”, disse um dos colegas. Entre os mototaxistas a pergunta era sempre a mesma: “até quando o trabalhador de nossa categoria será morto de forma tão covarde e trágica como a do amigo Joel”?

Familiares, amigos e colegas acreditam na capacidade da investigação policial para prender o criminoso. “Ele terá que ser preso e pagar pelo que fez. Afinal tirou a vida de um homem trabalhador e pai de família”, desabafou um dos mototaxistas presente no sepultamento.
Fotos e Fonte: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...