sábado, 16 de julho de 2011

16 de julho 2011

Rio Maria se prepara para a Copa Extremo Sul

O futebol de Rio Maria quer voltar a ser grande e conquistar competições regionais. Para motivar à presença do torcedor no estádio municipal Aranhão, a prefeitura está reconstruindo a praça de esporte que por anos ficou abandonado.

Para sediar os jogos da seleção local na Copa Extremo Sul o estádio está passando por reforma em toda sua estrutura, começando pelo gramado, vestiários, alambrado e arquibancadas. O gramado já ficou pronto, o alambrado e vestiários estão em fase final de acabamento. Vão ficar para o final dos trabalhos a construção das arquibancadas, os bancos de reservas e a cabine de imprensa. Otávio Araújo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

15 de julho 2011
14/07/2011 as 18h22min       393 já pessoas leram essa noticia

EXCLUSIVO: Foto do local do acidente do avião da W&J

Destroços do avião foram encontrados próximos a comunidade de Tiriós




foto do local do acidente do bimotor W&J

foto do local do acidente do bimotor W&J
Avião pertecente a empresa W&J
foto do local do acidente do bimotor W&J
Local do acidente - (Foto-FAB)


Local do Acidente

foto do local do acidente do bimotor W&J
Objetos pessoais das vítimas

foto do local do acidente do bimotor W&J

 
Santarém - A fotografia feita pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra a dimensão dos estragos. O clarão no meio da mata foi provocado pela queda do bimotor da empresa de Táxi Aéreo W&J.

Segundo o perito do IML, Adson Wender, é possível perceber que o impacto do avião com o solo destruiu completamente a aeronave e provocou fogo no local. Os destroços foram localizados em uma área de difícil acesso no meio da Floresta Amazônica, a 162 km da comunidade de Tiriós, quase na fronteira com o Suriname. 
 
Alguns objetos pessoais do piloto, e equipamentos que eram utilizados pelos passageiros, coletados no local, foram entregues ao Centro de Perícias Científicas. Parentes das vitimas já fizeram exames que vão ajudar na identificação dos mortos. Um processo demorado, segundo o perito.


O Acidente

O avião bimotor estava desaparecido desde o dia 1º de julho. A aeronave partiu do aeroporto de Oriximiná na tarde do dia 30 do mês passado, com destino à reserva indígena de Cuxaré, na fronteira com o Suriname, com quatro pessoas a bordo, entre eles o piloto Francisco do Carmo Miranda, conhecido como “Mico”, e o tripulante Jocenildo Campos Cardoso, além de dois técnicos hidrográficos Sinval Martins da Silva e Arivaldo Dias. Eles trabalhavam na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

No retorno da reserva indígena de Cuxaré, segundo os órgãos de segurança, o avião desapareceu na Floresta Amazônica.

As buscas começaram imediatamente. Somente na quinta-feira (07), foram encontrados os primeiros vestígios do bimotor.
Causa do acidente

O que teria provocado a queda do avião ainda é um grande mistério paras as famílias e para as instituições responsáveis pela investigação.

Para chegar a uma conclusão, será necessário analisar algumas condições climáticas, como sinal de chuva ou tempestade no momento da queda, além das condições da aeronave e do piloto.

Enquanto os laudos não são divulgados, as famílias continuam cobrando explicações. No Tapajós


quinta-feira, 14 de julho de 2011

14 de julho 2011

Redenção: Câmara votará em agosto Projeto que efetiva agentes comunitários

O projeto de Lei que torna os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate as Endemias em servidores efetivos será votado em agosto. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Redenção, vereador João Lúcio. O projeto já passou por Audiência Pública e agora será submetido ao plenário da Casa.

João Lúcio disse que o projeto é de suma importância para os agentes, uma vez que vai dar estabilidade aos mesmos. Ele acredita que todos os vereadores votarão favoráveis tanto os da situação quanto os da oposição. “Se trata de um sonho de uma categoria que faz um trabalho importantíssimo no município e merece esse voto de confiança. Acho que os dez vereadores votarão favorável ao projeto”, disse o presidente.

O projeto de Lei é oriundo do Poder Executivo. Já foi assinado pelo prefeito Wagner Fontes, mas agora precisa ser aprovado na Câmara para poder entrar em vigor. João Lúcio enalteceu a atitude do prefeito de enviar o projeto de Lei para a Câmara. Na opinião do presidente a iniciativa mostra o desejo do Poder Executivo de valorizar aqueles que trabalham diariamente, com o objetivo de prevenir e orientar a população sobre as endemias. Otávio Araujo
14 de julho 2011

Polícia vai inaugurar piscinas em clube social

Sargento J. Sousa
O Clube da Polícia Militar de Xinguara, localizado à margem direita da BR 155, perímetro urbano da cidade, vai inaugurar duas piscinas em suas dependências, neste sábado (16), a partir das 9h. Conforme o presidente do clube, sargento João Santos Sousa, o J. Sousa, o objetivo do investimento é oferecer maior conforto para as famílias dos militares e dos civis que compartilham com a entidade. Ed. Brito
14 de julho 2011

Começa o trabalho de mais um loteamento em Xinguara

Começou esta semana a limpeza da área onde será criado mais um loteamento em Xinguara. O local fica situado no perímetro urbano da cidade e pertencia ao fazendeiro Roque Quagliato que vendeu o terreno para o empresário Moisés Carvalho dono do empreendimento imobiliário Buriti.

A área de 22 alqueires faz divisa com o parque de exposições de Xinguara. Um acordo verbal entre o presidente do sindicato Osvaldinho Assunção e o empresário Moisés, prevê a construção de uma grande avenida ligando o parque à BR 155, asfaltada, que deverá ficar pronta até a Feira Agropecuária de 2012. Ed. Brito
14 de julho 2011

Prisão de assaltantes ajuda polícia desvendar assaltos a bancos

A prisão de Creone Andrade Lemos, no último dia 5, no estado do Tocantins ajudou a Polícia Civil a desvendar um assalto ao Banco do Brasil ocorrido no dia 16 de junho em Santana do Araguaia. A continuidade das investigações após a prisão de Creone Lemos revelou que o mesmo liderou o assalto em Santana do Araguaia.
Em Santana do Araguaia, Creone liderou a ação criminosa conhecida como “sapatinho”, onde o gerente bancário é sequestrado, junto com sua família, e mantido refém sob ameaças dos criminosos com o intuito de subtraírem o dinheiro existente no cofre do banco. Creone foi preso por ter cometido crime similar em Floresta do Araguaia, sudeste paraense.
“A equipe policial do Núcleo de Apoio a Investigação Núcleo (NAI)/Redenção, com o apoio da Delegacia Especializada de combate a Roubo a Bancos, conseguiu descobrir o líder do grupo criminoso responsável por esse delito, localizando-o e prendendo-o, no Estado do Tocantins. Entretanto, após a prisão e continuidade das investigações, descobriu-se que o elemento foi o responsável pelo crime de Santana do Araguaia”, relata o delegado Lúcio Flávio .
Creone foi indiciado por "extorsão qualificada com subtração da liberdade da vítima", em concurso com "extorsão mediante sequestro", "roubo" e "tortura". Caso seja condenado, poderá sofrer uma pena de mais de 60 anos. Ele foi preso graça a denúncias anônimas.
SANTANA
Segundo o delegado Lúcio Flávio, em Santana do Araguaia foram levadas consideráveis quantias do Banco do Brasil. A equipe do NAI/Redenção conseguiu rastrear parte dessa quantia.
A partir de então foi descoberto que Creone Andrade Lemes, oito dias após o crime, comprou um imóvel na cidade de Colinas do Tocantins, além de vários materiais de construção, tudo com pagamento à vista. Creone também havia iniciado uma reforma no citado imóvel.
“Todas as informações acerca do uso do dinheiro subtraído foram repassadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, aguardando-se que o juízo competente determine a indisponibilidade do bem como forma de ressarcir o prejuízo suportado pelo banco”, detalhou o delegado Lúcio Flávio.
O preso já está custodiado no presídio de Redenção, em razão da prisão decretada pelo crime em Floresta do Araguaia, e o juízo da comarca de Santana do Araguaia também já decretou a prisão preventiva de Creone pelo 'sapatinho' realizado em junho. (do site da Policia Civil do Pará)
14 de julho 2011

Cemitério clandestino pode ter sido descoberto no “Fogão Queimado”

Ossada humana foi encontrada às margens da estrada que liga Bannach a Ourilândia do Norte, numa região conhecida como “Fogão Queimado” quando a máquina que fazia o patrolamento da estrada atingiu a cova e deixou a ossada exposta.
Comentários dão conta que no local existe um cemitério clandestino de pessoas que supostamente teriam sido assassinadas na região e levadas para ser enterradas no local. A polícia já foi comunicada da situação, mas até agora não se manifestou sobre o assunto, enquanto isso, a ossada continua à beira da estrada para quem quiser ver. Ed. Brito

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Policiais civis de Redenção prendem traficante

Uma equipe de policiais civis da Superintendência de Redenção, formada pelos investigadores Denilson, Pereira e Valter, sob o comando do delegado Lenildo Mendes, prendeu Ednei da Silva Santos, 26 anos, nesta quarta-feira (13), por volta das 20h30, por acusação de tráfico de drogas. Com ele a polícia encontrou 86 petecas de crack, duas pedras maiores de crack pesando mais ou menos 10 gramas cada uma, um revólver calibre 32 marca Ina, 6 munições intactas, e uma moto C 100 Biz, cor azul, placa JUA 2307. O acusado será autuado na forma da lei por trafico de entorpecente.
14 DE JULHO 2011
     66 já pessoas leram essa noticia
Plebiscito aumenta movimento nos cartórios eleitorais
Todos querem garantir o direito ao voto no dia do plebiscito, dia 11 de dezembro
Plebiscito aumenta movimento nos cartórios eleitorais
Santarém registra aumento na procura de serviços
Santarém - O plebiscito para decidir a criação dos estados Tapajós e Carajás está marcado para o dia 11 de dezembro de 2011, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h.

Na ocasião, as pessoas que possuem domicílio eleitoral no Pará, e optarem pela votação no plebiscito, deverão responder a duas perguntas:

1 - Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
2 - Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?

O grande desejo da região oeste do Pará de ser independente precisa do apoio da população em geral. Com este objetivo é importante que todos estejam em dia com a Justiça Eleitoral.

Em Santarém, o movimento tem sido crescente. A procura pelos diferentes serviços neste mês de julho é maior, se comprar ao mesmo período do ano passado.

O chefe da 83ª Zona Eleitoral, Wilder Nascimento, afirma que o movimento de eleitores no cartório é resultado do plebiscito para a criação dos estados.

Para quem está irregular, ou precisa transferir o título, ou ainda aqueles que ainda não o possuem, podem procurar o Cartório Eleitoral até o dia 11 de setembro. Neste dia, por ser um domingo, o órgão contará com uma equipe de plantão para que todos tenham a oportunidade de se regularizar. No Tapajós
14 de julho

Acidente no Rio Amazonas: três estão desaparecidos

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas
Pará - Três pessoas seguem desaparecidas após acidente envolvendo embarcação no rio Amazonas, entre os Estados do Pará e Amapá, na última segunda-feira. Boletim divulgado pelo comando do Corpo de Bombeiros de Macapá, na manhã de hoje, confirmou que 43 pessoas estavam a bordo do barco “Diamante Negro”.

Nesta terça-feira (12), as equipes de resgate retiraram quatro corpos do rio, sendo dois adultos e duas crianças. Foram resgatadas com vida 36 pessoas, todas sem ferimentos graves e já liberadas após atendimento médico.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos continuam as buscas pelos três desaparecidos. O acidente aconteceu na noite da última segunda-feira, na Bacia do Pau Cavado, no Estado do Pará, mas próximo à capital amapaense.

O “Diamante Negro” estava lotado, com 43 pessoas entre tripulantes e passageiros. Ainda não existem dados oficiais sobre as causas do acidente. Segundo depoimento dos sobreviventes, o barco colidiu com um tronco de árvore e adornou em um banco de areia.

Fonte: Diário do Pará
14 de julho 2011

Senador Eduardo Suplicy defende plebiscito no Brasil

Em contra-argurmento o senador Mozarildo Cavalcanti disse: "claro que a preocupação é política"

Pará - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário nesta quarta-feira ação apresentada pelo jurista paulista Dalmo de Abreu Dallari ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reivindicando que toda a população brasileira, e não apenas a paraense, seja ouvida no plebiscito sobre a criação dos estados de Carajás e Tapajós, no território do Pará.

No último dia 30 de junho, o TSE determinou que a população do estado seja consultada sobre a divisão. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro.

Como a Constituição Federal diz que deve ser consultada a “população diretamente interessada” na divisão, coube ao TSE fazer o entendimento de quem exatamente seriam essas pessoas, os moradores do estado inteiro ou apenas das novas unidades.

O tribunal entendeu que todo o estado deveria opinar. Eduardo Suplicy defendeu o ponto de vista de Dalmo Dallari de que todo o país deveria opinar.
   Fonte: Agência Senado
14 de julho 2011

Prefeito de Marabá diz que vai apurar denúncia

A Prefeitura de Marabá enviou nota de esclarecimento à Imprensa sobre a notícia – amplamente divulgada – de que o prefeito Maurino Magalhães e o secretário municipal de Educação, Ney Calandrini, vão responder a processo de improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), por causa de irregularidades na terceirização da merenda escolar pela empresa EB Alimentação Escolar

Segundo a nota, a Prefeitura de Marabá entende que o Ministério Público está fazendo o seu papel de fiscalizar as ações municipais, estaduais e federais em todo País. Que a prefeitura, quando for informada dos fatos, vai adotar todas as ações necessárias para o esclarecimento dos mesmos e assume o compromisso com a população de que o município vai manter uma alimentação escolar de qualidade disponível aos estudantes da sua rede escolar.
Além disso, a prefeitura entende que é importante esclarecer ainda que o município recebe do governo federal apenas R$ 0,30 por aluno/dia para a merenda escolar e que, para manter o compromisso de alimentar os estudantes municipais, a prefeitura complementa com R$ 1,40 por aluno, quatro vezes o valor dos recursos destinados pelo governo federal ao município para esta área. (Diário do Pará, Marabá)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de julho 2011

Índices de violência contra mulher se elevam em Xinguara


Keilismar Machado de Oliveira Sousa
Não é de hoje que se tem noticias de todo tipo de violência cometida contra as mulheres xingurenses, mas nos dois últimos anos a situação piorou muito. As autoridades constataram o aumento da violência depois de verificarem os registros dos últimos três anos, em 2009 foram registrados 13 casos, em 2010 o índice subiu para 146, e até junho de 2011 já se tem registro de 108 casos de violência contra mulher.  

Keilismar Machado de Oliveira Sousa, assessora jurídica do Centro de Referência Maria do Pará, instituição estadual de defesa da mulher, constatou que a separação litigiosa e o uso de bebidas alcoólicas pelos casais são os principais motivos da violência doméstica em Xinguara.
Ainda de acordo com Keilismar, apesar do grande apoio que as mulheres passaram a ter das autoridades e das instituições, muitas ainda não tiveram coragem de denunciar os maridos principalmente com medo de serem assassinadas por eles.
“Você ver mulher com 40 anos de idade, mas com cara de 60, são as marcas da violência física e psicológica que são submetidas por seus maridos violentos, mesmo assim, com medo de perderem a família e o lar ou de morrerem assassinadas, essas mulheres não tem coragem de denunciar os maridos, os  companheiros e os amantes delas, preferem viver marginalizadas e submissas a homens que não as respeitam e nem tem um pingo de amor por elas”, lamentou Keilismar. Ed. Brito

13 de julho 2011

Polícia apreende carga de madeira

Um caminhão Mercedes Benz, cor amarelo, placa JTA 7946 (Xinguara), carregado com toras de madeiras, foi apreendido por policiais militares nesta terça-feira (12), às 22h, quando trafegava na PA 279 sem possuir a guia florestal da carga além do veículo está com os documentos atrasados.
Por causa das irregularidades, as toradas de madeira serão descarregadas no pátio do Ibama, e o caminhão será encaminhado para o Departamento Municipal de Trânsito ou para o Detran de Xinguara. O delegado José Orimaldo da Silva disse que o motorista do caminhão vai ser intimado para prestar esclarecimentos sobre a origem da madeira.   Ed. Brito

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ari continua na mira do PSB

As conversações por parte da direção do PSB de Xinguara para ter em suas fileiras o vereador Ari, diminuíram um pouco, mas nem por isso o partido desistiu de sua filiação por considerar que o vereador dará um ótimo candidato a prefeito capaz até de ganhar as eleições, por isso não querem perdeu a filiação dele no PSB. O próprio Ari tem a convicção de que seu futuro está mesmo no PSB, no entanto, não descarta a possibilidade até de continuar no seu atual partido, o PTB, ou mesmo de ir para outra legenda onde ele possa ficar bem acomodado politicamente. Ed. Brito
13 de julho 2011

Marinor Britto (PSOL-PA) confia na decisão do STF sobre a cassação do mandato de Jader Barbalho

Senadora Marino Britto diz estar confiante em se manter no cargo. Foto: Agência Brasil Marcio Allemand (marcio.allemand@oglobo.com.br)

RIO - Nas últimas eleições, Marinor Britto (PSOL) não conseguiu ir além dos 723.977 votos e terminou em quarto lugar na corrida ao Senado pelo estado do Pará. Na prática, não deveria assumir, já que os paraenses só poderiam eleger dois senadores.
Mas Jader Barbalho (PMDB), o segundo colocado com 1.799.762 votos, e Paulo Rocha (PT), terceiro colocado com 1.733.376 votos, tiveram os registros de candidatura cassados pela Lei da Ficha Limpa.

Coube então a Marinor assumir a vaga. Se hoje Jader enfrenta o desgaste dos trâmites jurídicos e tenta, de todas as maneiras, voltar ao poder, Marinor mantém seu ritmo de trabalho, confiante na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá promover novo julgamento. Este ano, o Supremo decidiu que a Lei da Ficha Limpa não se aplica às eleições de 2010. O Globo


10/03/2011 - 03h00

Brasil é o único entre os emergentes sem universidades 'top'

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

O Brasil avança na economia, mas tem um longo caminho a percorrer na educação. O país é o único dos BRICs a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas por acadêmicos no mundo todo.

Brasil fica no 88º lugar em ranking da Unesco

É o que mostra o novo ranking divulgado nesta quinta-feira pela THE (Times Higher Education), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo, que é baseada em Londres.
A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking (duas em Hong Kong e uma em Taiwan). A melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar. O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação.
Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países para chegar à lista das universidades com melhor reputação.

São estudiosos com, em média, mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 trabalhos científicos publicados.
Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard, que também lidera o ranking geral da THE divulgado em setembro de 2010 e que a Folha publicou com exclusividade no Brasil.
A diferença entre os rankings é que o geral leva em conta 13 critérios --relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, ênfase em pesquisa etc.

O índice de reputação, divulgado pela primeira vez pela THE, considera apenas a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.
Foi pedido que apontassem, entre mais de 6.000, até dez universidades como as melhores do mundo em seus campos específicos.
HARVARD
Os Estados Unidos são o grande destaque, com sete universidades entre as dez primeiras e 45 entre as cem.
Em seguida vem o Reino Unido, com duas entre as dez primeiras (Oxford e Cambridge) e 12 no total.
A surpresa é a Universidade de Tóquio, que aparece na oitava posição. No ranking geral, ela está no 26º lugar.
A Rússia também se destaca. A Lomonosov, em Moscou, é a 33ª com melhor reputação, apesar de nem constar do ranking geral da THE.
13/07/2011       10 já pessoas leram essa noticia

CPT pede agilidade nas investigações em Nova Ipixuna

José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, foram mortos no dia 24 de maio em Nova Ipixuna.

CPT pede agilidade nas investigações em Nova Ipixuna
CPT pede agilidade nas investigações em Nova Ipixuna
José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, foram mortos no dia 24 de maio em Nova Ipixuna.
Casal foi assassiando dia 24 de maio Pará - A Comissão Externa do Senado Federal recebeu a denúncia de que a Polícia paraense não consegue avançar nas apurações dos assassinatos do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, mortos no dia 24 de maio no assentamento de Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA).  Segundo informações da senadora amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB), passados dois meses, as autoridades policiais não conseguem avançar nas investigações.
A denúncia foi feita durante visita da senadora e do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-PA) ao local onde ocorreram as mortes. O inquérito, comandado pela Polícia Civil paraense, corre em segredo de Justiça. “A Polícia Federal parece pouco aparelhada para tocar as investigações e a polícia civil demonstra pouco interesse em investir no processo e desvendar os crimes”, diz um manifesto encabeçado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Fonte: Diário do Pará, Brasília


13/de julho/2011        

Médicos descobrem mistério da menina que chora sangue

Laudo diz que veias se dilatam e rompem com pressão sanguínea. Médicos receitaram medicamentos bloqueadores e calmantes.

Médicos descobrem mistério da menina que chora sangueDébora Oliveira, 17 anos Brasil - A Sociedade Brasileira de Clínica Médica divulgou nesta terça-feira (12) um laudo sobre o caso da menina de Meridiano, no interior de São Paulo, que chora sangue. Débora Santos ficou internada durante 13 dias em São Paulo e passou por vários exames. Nenhum problema grave foi constatado no corpo da adolescente. A conclusão é que os vasos sanguíneos próximos dos olhos se rompem com o aumento da pressão. Por isso, o sangue vaza. Débora está sendo tratada com remédios que apresentam resultados positivos.

Segundo o laudo médico, a paciente internada no Hospital São Paulo recebeu, entre 30 de junho e 12 de julho, tratamento de uma equipe multiprofissional formada por oftalmologistas, neurologistas, especialistas em coagulação, psicólogos e psiquiatras. Também foi submetida a exames oftalmológicos, neurológicos e a uma angiorressonância, que afastaram a existência de problemas mais graves.
Antonio Carlos Lopes, chefe da equipe médica que cuidou da paciente, realizou exames clínicos e também conversou longamente com ela. De acordo com o especialista, a paciente conta que os sintomas que precedem o sangramento são calor no rosto e aumento da pressão na cabeça.

A equipe médica trabalha com a hipótese de que se trata de uma disfunção neurovegetativa com alteração na vasomotricidade. Em outras palavras, as pequenas veias na região dos olhos se dilatam e têm sua permeabilidade alterada, rompendo-se com o aumento da pressão sanguínea. Há possibilidade de que essa alteração seja consequência de traumas sofridos na infância.

Os médicos ministraram à paciente um tratamento à base de medicamentos (betabloqueador e calmante leve) que se mostraram eficazes no controle do sangramento. Eles recomendam que ela também receba acompanhamento psicoterápico. Caso haja necessidade de tomar o medicamento pela vida toda, não há nenhum inconveniente, porque é uma medicação que protege o coração, estabiliza a pressão arterial e diminui as chances de infarto e arritmia.

Lopes recomenda que, para a devida eficácia do tratamento, é preciso que a paciente tome corretamente os medicamentos conforme orientação da equipe médica.

“Eu me controlo para não chorar. Não posso me exaltar bastante porque vou sangrar. Eu ainda não me acostumei. É muito chato eu não poder me expressar. Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue. Alguns meninos e meninas ficam assustados e sentem nojo. Ficam longe de mim. Então eu fico meio que isolada dos demais. A minha sorte é que os professores são a melhor coisa da escola”, disse Débora ao G1.

Parentes contam que Débora começou a sangrar com 14 anos, quando trabalhava como babá e foi agredida por sua patroa no Ceará. Os sangramentos eram somente nos ouvidos e nariz.

Fonte: G1

13 de julho 2011

Lançamento das Frentes Parlamentares Pró Estado do Carajás e Tapajós será no dia 21.

O evento, segundo Guedes, acontecerá em Belém durante um café da manhã no Hilton Hotel às 8:00 horas, em Santarém às 14:00 horas e na Câmara de Vereadores de Marabá às 20 horas.

A programação contará com a participação dos Deputados Estaduais e Federais dos dois futuros Estados, sendo eles acompanhados por Duda Mendonça, que fará uma apresentação sobre as campanhas.

É importante salientar que o publicitário Duda Mendonça fará também a campanha do Tapajós, o que deve ser visto como grande ganho, já que é importante que as duas frentes (Carajás e Tapajós) caminhem juntas, fato que será decisivo para a criação dos novos Estados. Ed. Brito
13 de julho 2011

Redenção: PF apreende cocaína que era transportada por caminhão

A Polícia Federal de Redenção apreendeu, neste fim de semana, 136 quilos de pasta-base de cocaína. A droga foi encontrada num caminhão Scania (placa JYP-3432, Sapezal, MT), que seguia para Araguaína no Estado do Tocantins. Os entorpecentes estavam escondidos num fundo falso da carroceria do caminhão, que transportava 32 toneladas de milho, segundo a polícia, como disfarce.

De acordo com o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Redenção, o delegado Leonardo Araújo de Almeida, a PF recebeu a informação de que um caminhão carregado de milho com cocaína deixaria o Estado do Mato Grosso com destino ao Maranhão, e usaria a Rodovia BR-158 como rota, passando por Redenção e outras cidades do sul do Pará. Segundo ele, o veículo foi localizado por volta das 2 horas da madrugada de sábado (9), na divisa do Pará com o Mato Grosso, a mais de 300 quilômetros de Redenção. (Paulo Carrion)
13 de julho 2011

PMDB pode ampliar força política no sul do Pará

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem toda possibilidade de eleger pelo menos quatro prefeitos nas principais cidades do sul do Pará, que seriam: Osvaldinho Assunção em Xinguara, Eduardo da Machado em Santana do Araguaia, Jair Martins em Conceição do Araguaia, e Adelar Pelegrini em Tucumã. Mas se depender do esforço do presidente estadual do partido, senador Jader Barbalho, o PMDB tem amplas possibilidades de fazer prefeitos em mais dois ou três municípios da região.   Ed. Brito

segunda-feira, 11 de julho de 2011

11 de julho 2011

Justiça inspeciona cadeia pública de Xinguara

Dois juízes de direito, uma promotora e defensor público da Comarca de Xinguara, fizeram  inspeção no xadrez da Delegacia de Polícia da idade, nesta segunda-feira (11), onde 22 acusados estão encarcerados aguardando serem beneficiados pelas alterações do Código de Processo Penal que abrandou a pena para presos em determinadas situações de delito. 
 
As autoridades passaram nas celas e conversaram abertamente com os presos, ouviram as reclamações e a situação judicial de cada um deles, mas por enquanto nenhum foi solto, apesar da expectativa e da pressa que os detentos tem de serem logo liberados pela justiça.
A inspeção in loco foi feita pelos juízes Celso Gusmão de Moura e Luis Gustavo Viola Cardoso, pelo defensor público Fernando Eurico Lopes Arruda Filho, pelo presidente do Conselho da Comunidade Carcerária, advogado Jordelino Rosalvo, pelo delegado de polícia da Delegacia de Xinguara, José Orimaldo da Silva e pela promotora de justiça Cristine Magella. Ed. Brito

11 de julho 2011

Segunda Divisão nas oitavas de finais

Dos 25 times que se inscreveram para o Campeonato Xinguarense da Segunda Divisão, 16 foram classificados para as oitava de finais, em jogos eliminatórios em uma única partida. Os oito confrontos ficaram assim compostos pela diretoria da Liga: Independente x Juventude, Interclube x Pão Nosso, Topes x Pará Rural, Banca de Revista x Tanaka II, Escoltados x São Francisco, Bela Vista x Casa das Bananas, União da Vila x Lyon, Moleque Travesso x Santa Rosa. Semana passada aconteceram dois jogos, Independente 3x1 Juventude, e Interclube 1x 1 Pão Nosso (nos pênaltis 4x1 para o Interclube). Nesta terça-feira (12) acontecem mais duas partidas, Topes x Pará Rural e Banca de Revista x Tanaka II.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Liga premia clubes de futebol da cidade.

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (11), no salão da Câmara Municipal, a Liga Esportiva de Xinguara e a Secretaria de Esportes e Lazer, premiaram os clubes de futebol do município que disputaram o campeonato deste ano.

Selecta, Som da Pedra, Tiradentes, Visão, Carajás, União Itamarati, Estudantil e JN foram os clubes premiados com mil reais para cada um.

Pelo titulo de campeão da temporada o União Itamarati foi agraciado com mais cinco mil reais, e o Visão como vice-campeão ficou com mais três mil reais. Ed. Brito
11 de julho 2011

Juíza comenta o desejo de criação do Estado do Carajás


A paraense Eline Vieira (foto), juíza de direita da Comarca de Parauapebas comenta sobre as manifestações a respeito das criações dos Estados de Carajás e Tapajós:
 Fico muito preocupada com o rumo da campanha pró-Carajás, leio as pessoas se manifestando pela redivisão, apenas pela razão de que o sul e sudeste foi “colonizado” por goiano, mineiro, gaúcho, paulista e etc.
Ora, não é esse o objetivo e necessidade da redivisão do Estado.
Pouco importa se sou catarinense, paranaense, mineiro, ou se não torço pro Paysandu ou Remo, e daí?.
Sou paraense, torço pro Remo, mas também pro Botafogo do Rio de Janeiro, Palmeiras de São Paulo, e tenho simpatia pelo Internacional e o Cruzeiro.
Não passa por essas argumentações a razão da necessidade de redivisão do Estado.
Se assim o fosse, francamente, seria a primeira a ser contra a redivisão.
No passado a Turquia recebeu e abrigou os Curdos nas suas fronteiras em face da limpeza étnica que o Iraque de Saddam Hussein estava fazendo, exterminando com armas químicas os Curdos, e os que sobreviviam eram mortos se fossem homens, estupradas se fossem mulheres e crianças. Agora os Curdos estão pleiteando parte das terras da Turquia para formar um país deles.
Será que é essa a razão por que queremos a redivisão?
Discussões nesse sentido só enfraquecem a defesa da causa, afastando os muitos paraenses que a apóiam.
Irrelevante se a relação é mais estreita com outros Estados e não com Belém.
As cidades do sul e sudeste cresceram à despeito da ausência do Estado, aos trancos e barrancos, agora somos os “filhos ricos” do Pará, ao contrário do que ocorreu no Tocantins que era o “filho pobre” e portanto, foi mais fácil a sua criação, no seu inicio, houve uma debandada do servidores públicos do Estado de Goiás, muitas dificuldades, mas superadas.
No meu pensar, o que queremos é a presença constante do Estado, o retorno dos impostos pagos em estradas decentes, hospitais, escolas, universidades e segurança, itens raros por estas bandas.
Devemos esquecer de onde somos, nos focarmos no que queremos, não vamos criar ou recriar novos Goiás, Minas, Tocantins ou Maranhão, queremos um novo estado, o estado de Carajás.
É como penso.
Eline Vieira, paraense. blog do zedudu
11 de julho 2011

Um pessoa morre atropelada em Água Azul do Norte

Ramiro em foto de documento
Um atropelamento de moto ocorrido neste domingo (10), às 18h30, em Água Azul do Norte, matou Ramiro José dos Santos, 75 anos de idade, casado, quando este atravessava uma rua da cidade momento que foi colhido por uma moto pilotada por Faglesom Soares Barbosa, 19 anos, solteiro, que saiu gravemente ferido com suspeita de fratura no crânio tendo sido levado de ambulância para Redenção. Os filhos da vítima, Josué Batista Santos e Josefa Batista Santos estiveram na manhã desta segunda-feira na Delegacia de Xinguara para registrar a ocorrência e relatar ao delegado como tudo aconteceu. Ed. Brito

11 de julho 2011

Polícia de Redenção prende foragido da justiça goiana

Uma guarnição da Polícia Civil de Redenção, sob o comando do chefe de operações, Raimundo Nonato de Oliveira Lopes, o Nonato, e dos investigadores Alan e Marco Antenor, prendeu Mário José Pimenta, 65 anos de idade, foragido da justiça do Goiás, acusado de ter matado um policial civil na cidade de Goianésia (GO), há mais de 15 anos.
De acordo com o policial Nonato, a prisão do acusado só foi possível porque uma filha dele foi tirar um documento na delegacia e quando os investigadores checaram o nome do pai dela perceberam que havia um mandato de prisão da justiça goiana contra ele.
Nonato informou ainda que depois de prestar depoimento de interesse da justiça comum em Redenção, o acusado foi levado para a penitenciária da cidade para posteriormente ser recambiado para Goianésia, onde será entregue à justiça local.
11 de julho 2011

Cavalgada ruralista de São José

Além do veraneio na Praia do Pontão, o distrito São José, na beira do Rio Araguaia vai promover neste sábado (16) a V Cavalgada Ruralista, organizada pelo produtor rural Erlei Oliveira, com apoio do Sindicato Rural de Xinguara e da Prefeitura Municipal de Xinguara. Participarão do evento, colonos, pequenos, médios e grandes produtores rurais da região. Aos participantes será oferecido almoço com churrasco, e em seguida show sertanejo. Caravanas de várias localidades já confirmaram presença.   As informações foram prestadas pelo representante politico de São José, vereador Carlos Paulo. Ed. Brito
11 de julho 20110

Cavalgada ruralista de São José

Além do veraneio na Praia do Pontão, o distrito São José, na beira do Rio Araguaia vai promover neste sábado (16) a V Cavalgada Ruralista, organizada pelo produtor rural Erlei Oliveira, com apoio do Sindicato Rural de Xinguara e da Prefeitura Municipal de Xinguara. Participarão do evento, colonos, pequenos, médios e grandes produtores rurais da região. Aos participantes será oferecido almoço com churrasco, e em seguida show sertanejo. Caravanas de várias localidades já confirmaram presença.   As informações foram prestadas pelo representante politico de São José, vereador Carlos Paulo.
11 de julho 2011

PDT já tem pré-candidato a prefeito de Água Azul do Norte

Maurício Carlos
A Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Água Azul do Norte, vai promover reunião com seus filiados, sábado, dia 6 de agosto de 2011, para deliberar sobre candidaturas políticas nas eleições de 2012, no município.  
O presidente da comissão, Maurício Carlos Pereira Costa, informou que o partido já tem seu pré-candidato, trata-se do empresário José Soares, que estaria disposto a se candidatar a prefeito. Pelo menos sete nomes de filiados do PDT já teriam se prontificados a se inscreveram para concorrer à vereança.    Ed. Brito

domingo, 10 de julho de 2011

10 DE JULHO, 2011


EM CAMPANHA
Ex-governadora firmou convênios em período vedado pela lei eleitoral

RONALDO BRASILIENSE Especial para O LIBERAL
Foto de arquivo do Jornal Manancial- Xinguara - sul do Pará

Ao final de junho de 2010, já bem atrás nas pesquisas eleitorais na campanha para reeleger-se, a então governadora Ana Júlia Carepa (PT) e seus principais coordenadores políticos decidiram fazer uma jogada arriscada para tentar virar o jogo: firmar convênios com prefeituras aliadas, repassando recursos públicos, apesar da vedação imposta pela legislação eleitoral. 
 
Na ânsia de garantir a reeleição, Ana Júlia Carepa pode ter cometido atos de improbidade administrativa ao firmar 54 convênios com prefeituras paraenses - cinco em 2008 e 49 convênios em 2010 - fora do prazo legal definido pela lei eleitoral em vigor. Os 54 convênios feitos fora do prazo legal totalizavam R$ 28 milhões, dos quais o governo do Estado liberou algo em torno de R$ 21 milhões, ficando um saldo a pagar pouco superior a R$ 7 milhões. O total de recursos públicos a serem repassados pelo governo de AnaJúlia Carepa aos municípios paraenses àquela altura atingia R$ 394,8 milhões, dinheiro suficiente para tentar mudar a tendência do eleitorado paraense pró-oposição. 


A denúncia sobre os 54 convênios ilegais firmados com prefeituras do interior pela ex-governadora Ana Júlia foi encaminhada na semana passada ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado, à Procuradoria Geral do Estado e à Auditoria Geral do Estado pelo secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, economista Sérgio Bacury.

Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), por solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público Eleitoral, comprovou que todos os 54 convênios firmados tiveram os primeiros repasses de recursos financeiros do Estado feitos somente a partir de 3 de julho de 2010, portanto dentro do período de vedação eleitoral. Ficou comprovado também que os repasses de recursos foram executados sem que os objetos dos respectivos convênios estivessem fisicamente iniciados, em desacordo com a Lei Federal nº. 9.504/97 e com jurisprudência já firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
10 de julho, 2011 

   












O desafio da regularização da pecuária no Pará
Postado por Ronaldo Brasiliense   
O relatório O Estado da Amazônia, divulgado nesta sexta-feira, 8 de julho, pelo Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, revelou que sem incentivo do setor público e privado a regularização socioambiental da pecuária no Estado do Pará não será viável.
O documento, que avaliou o impacto econômico da legalização fundiária na região de Paragominas, apontou que a regularização socioambiental exigiria dos proprietários de terra ajustes financeiros que não impactariam, economicamente, apenas as fazendas com ampla escala de produção e alta produtividade.

Nesse cenário, o documento conclui que, atualmente, manter uma fazenda de pecuária irregular, no município de Paragominas, é muito mais rentável para os proprietários de terra, por mais que eles vivam na clandestinidade.

Ainda segundo o relatório, para mudar essa realidade, há apenas um jeito: ações de incentivo por parte do setor público e privado. Entre as medidas sugeridas pelo documento ao governo, está o aumento da fiscalização e a maior rigidez das punições para os proprietários ilegais, enquanto, para as empresas privadas, o Imazon aconselha a realização de boicote contra os produtores que estão infringindo a Lei.
FONTE: Por Débora Spitzcovsky/Planeta Sustentável

10 de julho, 2011

INÈDITO NO BRASILPlebiscito decidirá sobre criação de novos Estados

Será a primeira vez que, no Brasil, um plebiscito vai decidir sobre a criação de novos Estados, e só agora as regras estão ficando claras. Uma delas foi um revés para partidários do “sim”: a consulta será no Estado todo, não só as regiões que querem se separar.
Os movimentos pró-Carajás e Tapajós ainda esperam que o STF (Supremo Tribunal Federal) reveja essa decisão, mas já articulam uma estratégia de marketing para ganhar votos no que chamam de “Pará remanescente”.
O comandante da propaganda pró-Carajás será o marqueteiro Duda Mendonça, réu no mensalão, que é fazendeiro na região e tem participado de reuniões às quais chega de jatinho. “O Pará ainda ficará com o grosso dos recursos. Hoje somos uma região rica de povo pobre”, diz o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães.
Uma visita ao sul mostra as mazelas de que reclamam os separatistas: estradas esburacadas ligam cidades sem saneamento básico a assentamentos de sem-terra e latifúndios, uma combinação que faz da região uma das mais violentas do país. “O governo militar incentivou a ocupação dessa região sem contrapartida em políticas públicas. Temos um passivo social e ambiental e uma completa ausência do Estado”, diz o presidente da Associação Comercial de Marabá e membro do movimento pró-Carajás, Ítalo Ipojucan.
Estudo do IPEA mostrou que os novos Estados nasceriam deficitários em cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, a nova configuração territorial obrigaria a redivisão de vagas no Congresso e à criação de cargos no Executivo.
Depois da divisão, haverá pressão também pela criação de municípios e disputa para definir as capitais.
Também há dúvidas sobre se Tapajós, sem uma âncora como a Vale do Rio Doce, é viável economicamente. “Temos investimentos como a Alcoa e o Jari, um potencial de ecoturismo e hidrovia”, defende a economista Socorro Pena, que comanda o estudo de viabilidade do Estado.
Primo pobre da cabanagem moderna, Tapajós também não terá nenhum mago da publicidade na campanha pelo “sim”. Aposta num jingle em ritmo de carimbó e em publicitários “da terra”.
Por Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...