sábado, 26 de maio de 2012

Blog mostra descaso com a Escola Pedro Mota no setor Selectas, em Xinguara
e cobra duramente do representante de Simão Jatene, no município

Telhado do colégio Pedro Mota está desabando
O blog do companheiro Luiz Pereira vem mostrando a situação do colégio Pedro Mota na cidade de Xinguara. Pelo visto a situação está merecendo atenção especial do governo do Pará. A reportagem do blogo diz que o colégio, que é estadual está desabando e "o representante do governo no Município[  ] cruza os Braços para o problema".

Porta do refeitório
A matéria de cunho político cobrou asperosamente do pré-candidato a prefeito, Amarildo Paulino, que conforme o blog, esteve acompanhado recentemente por um fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), fiscalizando as obras inacabadas e ruas da cidade.

"Eu até concordo com a vinda do fiscal do TCE, mas é preciso mesmo ter uma fiscalização do descaso que assola nossa cidade, agora o SR. AMARILDO deveria mostrar primeiro é o abandono que se encontra os órgãos de competência ao governo estadual, como por exemplo, o colégio Pedro Mota no setor Selecta que está caindo aos pedaços, forro e telhado desabando, porta quebrada, mato e lixo, colocando a vida dos alunos em risco. O DETRAN está abandonado, a PA 279 está lastimável", desabafa o autor da matéria.
Forro desabando
O material publicado e que não deu chances de defesa a Amarildo, praticamente o taxou de político promesseiro quando diz que Paulino "deveria trazer fiscais do TCE para verificar o abandono que se encontra o sul do Pará, pois fiscaliza os erros alheios esquecendo os seus, e faz promessas de emendas que nunca são cumpridas, são apenas enganação eleitoreira".

Foto:  Luiz Pereira   Postador:   manancial de carajás com informações do blog Luiz Pereira 

Nota do blog:   (redação manancial de carajás)

-Estamos em período eleitoral onde sabemos quem são os pré-candidatos a prefeito de Xinguara. É hora da imprensa ser democrática e responsável com tudo o que traz aos ouvintes (rádio)  ou leitores (blog, revista, jornais...), para evitar desgaste perante a comunidade.

-Já os pré-candidatos que afirmam ter apoio do governador Jatene, devem ser responsáveis pelo que dizem trazendo obras e serviços em prol do povo de Xinguara. Pois de promessa estamos cansados.
-É hora dos pré-candidatos falarem a verdade para o povo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Uepa leva serviços ao campus de Marabá neste sábado, 26

O Fórum Itinerante de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) chega sábado (26) ao município de Marabá, sudeste do Pará. Durante todo o dia, no campus da instituição, haverá uma programação especial envolvendo oficinas culinárias, de dança e sobre empreendedorismo sustentável, atendimento médico, palestras sobre reeducação postural e ações ligadas ao projeto Uepa nas Comunidades.

As atividades vão das 8 às 20 horas. Segundo a pró-reitora de Extensão da Uepa, Mariane Franco, a proposta do Fiepe é estimular ações envolvendo a tríade ensino, pesquisa e extensão no interior do Estado. “Esse é um projeto criado a partir de uma demanda colocada pelos alunos da interiorização durante o I Fórum de Extensão da Uepa, em novembro do ano passado”, complementa.

Em cada cidade, cerca de cinco ou seis docentes, acompanhados de pelo menos três alunos de cada curso da Uepa, desenvolvem as atividades direcionadas ao município contemplado. Conceição do Araguaia e Redenção são algumas das cidades que já receberam o Fiepe esse ano.

O projeto é uma ação socioeducativa que atende a população com serviços essenciais de saúde, tecnologia, educação, lazer, informação, assistência social e cidadania, agregando ações da universidade a partir de reuniões pré-agendadas com as comunidades para verificar quais as necessidades em relação aos serviços que a universidade pode ofertar.

O campus de Marabá da Uepa fica na avenida Hileia, s/n, na Agropolis do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), bairro Amapá. Telefones: (94) 3324-3400 e 3324-2307.

Foto:  Fonte:  folha do bico   Postador:  manancial de carajás

Combate ao tráfico de drogas resulta em oito prisões em Serra Pelada

A Polícia Civil divulgou, nesta quinta-feira, 24, os resultados da Operação “Paz pelo Ouro”, no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, sudeste do Pará, sob coordenação do delegado Thiago Carneiro Rodrigues. 

Ao todo, oito homens foram presos em flagrante por envolvimento no comércio ilícito de drogas. O trabalho foi resultado de dois meses de investigações. Todos estavam com mandados de prisão temporária decretados pela Justiça do município. A operação durou três dias. Um dos presos é Evandro Firmino da Silva com quem foram apreendidos R$ 2 mil em dinheiro e R$ 5 mil em cheques e nota promissória. 

Após a prisão de Evandro, mais três mandados de prisão foram cumpridos contra Edenilson de Almeida do Nascimento, de apelido “Nelsinho”; Lélio de Sousa Costa, de apelido “Maleba”, e Cleiton Xavier do Nascimento, conhecido por “Futuca”.

No momento do cumprimento da ordem de prisão, “Futuca” reagiu e teve de ser detido com uso da força. Levado à Delegacia de Curionópolis, o acusado foi enquadrado em auto de prisão em flagrante por resistência, desacato, lesão corporal e dano qualificado. 

Após consulta no sistema, a equipe policial descobriu que “Futuca” é foragido do Centro de Recuperação Agrícola “Mariano Antunes” (CRAMA) em Marabá. Ainda naquele vilarejo, os policiais civis localizaram uma “boca de fumo”, onde quatro “petecas de crack” foram apreendidas e três homens foram presos em flagrante.

O dono do local, Emiciê Leite de Sousa, e dois comparsas – Alason Dias Costa e Wengles Matias Souza, que atuavam como “aviões”, responsáveis em levar as drogas até os compradores – foram presos e autuados por tráfico ilícito de entorpecentes e associação ao tráfico. 

A operação resultou ainda no cumprimento da prisão temporária de João Sale Santos por envolvimento no tráfico de drogas. O delegado Thiago informou que a prisão deles é resultado parcial da Operação “Paz pelo Ouro” que prossegue no município. Os presos estão recolhidos na Delegacia de Curionópolis à disposição do Poder Judiciário.

Foto:   Fonte:   folha do bico   Postador:  manancial de carajás


Inicia nesta sábado, 26 as propagandas interpartidárias

AMANHÃ, 26.5.2012: Data a partir da qual é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo nas eleições municipais/2012, realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).

PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA: É aquela permitida na quinzena anterior ao início das convenções, promovida pelos pré-candidatos com vista à indicação de seu nome, por meio de mensagem dirigida privativamente aos convencionais. Não pode ser por meio de rádio, televisão e outdoor. A sua veiculação regular não caracteriza propaganda eleitoral antecipada.

Essa modalidade de propaganda deve restringir-se às imediações do local das convenções e deve ser retirada imediatamente após a realização do evento partidário.
As convenções serão permitidas a partir do dia 10 de junho e o prazo final é 30 de junho. Até lá, pré-candidatos terão que convencer o eleitorado sobre suas capacidades de representar o povo nos poderes Legislativo e Executivo. 

Com informações do TSE   Postador:  manancial de carajás
Elogio ou gafe à Imprensa de Xinguara?           

Ontem 24, no café da manhã oferecido a imprensa “local” com a presença do presidente da federação dos municípios (Famep) Helder Barbalho e alguns profissionais de imprensa local, o  assessor de Comunicação de campanha do pecuarista Osvaldinho Assunção, Renato Gomes Soares, referiu-se e congratulou ao jornalista Lourivan Gomes como Chateaubriand da imprensa regional.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, foi um dos homens públicos influentes do Brasil, nas décadas de 1940 e 1960. Destacando-se como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, professor de Direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. 


Renato Gomes esqueceu que pesa sobre a imagem do figurão de ser jornalista, figura polêmica e controversa, odiado e temido. Chateaubriand já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro, e acusado de falta de ética por supostamente chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e por insultar empresários com mentiras, como o industrial Francisco Matarazzo Jr. Seu império teria sido construído com base em interesses e compromissos políticos, incluindo uma proximidade tumultuada, porém rentosa com o Presidente Getúlio Vargas. 


É lamentável que a imagem de nosso companheiro Lourivan Pereira Gomes, tenha sido comparada com este ícone da banda podre da imprensa burguesa deste país, às vésperas da ditadura militar, ao mesmo tempo a comparação foi infeliz, pois Lourivan tem trabalhado pelo fortalecimento da imprensa regional no sul do estado com dignidade e transparência.


Passou despercebidos os companheiros da imprensa local que estavam presentes. Durante todo o dia comentou se nos bastidores o desrespeito com os demais. Pois a valorização deveria ser dada aos companheiros que lutam incansavelmente para publicar matérias e fazer jornalismo nesta Amazônia legal.


(Profissionais de Imprensa/Xinguara).
Publicitário Müller D’Oliveira faz analise do eleitor Xinguarense moderno.

Desde a eleição presidencial de 1989, o eleitor vem mudando a sua forma de encarar a eleição e decidir o voto. A verdade é que o eleitor de hoje vota diferente do eleitor da década de 90 e 2000. Outro fator que contribuiu para uma suposta “consciência” do eleitorado foi à informação.

Saímos dos anos onde a comunicação se restringia às emissoras de televisão e rádio e chegamos à era da “sociedade da informação” (ou do conhecimento). E de fato a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias de informação são as principais responsáveis.


A diferença entre o eleitor de ontem e o eleitor de hoje é o acesso à comunicação alternativa (Internet). Quando grande parte do eleitor não tinha uma noção clara do que significava ser cidadão, dos papeis dos três poderes e da importância do voto; a venda do mesmo por algum dinheiro ou algo que saciasse uma necessidade temporária era mais fácil.


É possível notar tal mudança de comportamento da sociedade que também se reflete na política e no ato de votar. O eleitor de hoje é mais vigilante, mesmo que 70% não tenham nenhum interesse direto pelos fatos políticos, é possível acompanhar a atuação do executivo de forma prática.


Diante disso, tenho certeza que o poder econômico não consegue mais “comprar eleições majoritárias”. O eleitor de hoje pode até receber dinheiro ou outro beneficio de um candidato que tenha a intenção de comprar votos. No entanto, este mesmo eleitor tende a votar no candidato de sua escolha, de sua simpatia e aprovação.


Além disso, o voto para o executivo é encarado com mais responsabilidade pelo eleitor. Querer que o cidadão votasse num candidato que ele rejeita, por conta de uma nota de cinqüenta reais ou cesta básica, é no mínimo ingenuidade. Xinguara já teve muitos exemplos de que essa prática não funciona mais. Candidato que inundou a cidade com dinheiro, não conseguiu se eleger.


Fonte: Publicitário Müller D'Oliveira   Postador: manancial de carajás

quinta-feira, 24 de maio de 2012

EXPECTATIVA EM XINGUARA:

Xinguara voltaria à história antiga onde Itamar Mendonça e Brandão foram cassados?

Como o governador Simão Jatene (PSDB) é oposição ao prefeito Davi Passos, especula-se que poderá acontecer além de uma CPI uma Intervenção Estadual no município, seguindo exemplo do que ocorreu em 1999, quando Itamar Mendonça e Francisco Jacinto Brandão, tiveram seus mandatos cassados. Mais quem poderia acreditar nessa possibilidade?

A disputa entre tendências dos partidos PSB e PT em Xinguara, continua. Desta vez a polêmica foi mais longe com um grupo indo à Brasília e outro à Belém do Pará, em busca de apoio para se fortalecer ainda no município.

Albertinho iria se reunir com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos para viabilizar sua candidatura a prefeito, sem maiores desgastes numa possível convenção do partido, prevista para 22 de junho.

Enquanto isso, na cidade o vereador Dito do Cinema (PSDB) propôs aliança com os demais vereadores para firmar grupo oposicionista visando a instalação da provável CPI. Inclusive comenta-se que vereadores do PSB e PT estariam fechados. 

Nesse sentido, durante toda esta quinta-feira 24, a movimentação foi grande nos meios políticos e os especuladores garantiram que o prefeito Davi Passos estaria em Belém preocupado com a possibilidade de ser investigado pela Câmara. 

Entre o grupo liderado por Davi Passos, ninguém confirna tal informação e tentam explicar dizendo que "isso é armação da oposição" na tentativa de desgastar o governo. 

Por outro lado, em Belém, o vereador Ari Nascimento se reuniu com grandes lideres políticos, tais como:  deputado Cássio Andrade e Ademir Andrade, amos do PSB,  Helder Barbalho (PMDB) e Zequinha Marinho (PSC). Pelo que se sabe, PMDB e PSC fizedram propostas ao vereador. 

Mas, por hoje vamos ficar por aqui, porque até segunda-feira 28, há grandes mudanças no senário político. 

Da redação do manancial de carajás
Xinguara: Escolas Recebem Novos Kits Para Merenda Escolar 

Claudio Marques, Rildo Bento, Davi e alunos com copo de merenda
As escolas publicas de Xinguara, estão recebendo 06 mil novos kits para merenda escolar, composto por: pratos, colheres, copos e cumbucas, todos conforme os padrões exigidos pelo MEC.

O Prefeito Davi Passos esteve nesta segunda feira (21) de Maio, entregando os kits na Escola Municipal de ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves. Na oportunidade estiveram presentes; o Ex Secretário de Educação Professor Claudio Elias Marques, o Secretário Rildo Bento, e os Vereadores; Arivaldo Santos Nascimento, Diones Moreira e Cícero Almeida; e ainda a maioria dos diretores das escolas.

Ao todo receberão os kits 24 escolas na área urbana e rural, e 05 creches.
Hoje a merenda escolar em Xinguara é um exemplo para a região Sul do estado com um cardápio variado com produtos da região oriundo da agricultura familiar, o cardápio e composto por: galinhada, pão ao molho de carne moída, sucos de frutas, Canjica, Sopa, Iogurte com biscoito. 

Mais de 10 mil alunos são beneficiados

Foto:  Carol Messias  Fonte:  ASCOM-PMX   Postador:  manancial de carajás
UM ANO DO ASSASSINATO DE JOSÉ CLÁUDIO E MARIA DO ESPÍRITO SANTO

José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo
1 – Processo que apura o duplo assassinato: Foram presos apenas José Rodrigues Moreira (como mandante do crime) Lindonjonson Silva e Alberto Lopes (executores). A instrução do processo já foi concluída e o juiz da Vara Penal de Marabá sentenciou os réus e os encaminhou ao tribunal do júri, mas, a defesa dos acusados apelou da decisão. O Tribunal de Justiça não julgou ainda o recurso. Não há previsão para a realização do Tribunal do Juri. 

2 – Polícia não investiga todos os acusados do crime: Conforme escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, a decisão de mandar assassinar José Cláudio e Maria do Espírito Santo não foi tomada apenas por José Rodrigues. Genivaldo Oliveira Santos, o GILSÃO e GILVAN, proprietários de terras no interior do Assentamento Praia Alta Piranheira, município de Nova Ipixuna, também teriam participação no crime. 

José Rodrigues antes de ser preso, em conversa com seu irmão de nome DEDÉ, pede que ele pressione os dois a contratar advogados para fazer sua defesa, caso contrário os denunciaria. Veja um trecho de um dos diálogos:
“ZÉ RODRIGUES: eh Dedé.
DEDÉ: oi.
ZÉ RODRIGUES: vê se tu vai na casa de Gilvazin e conversa com ele pessoalmente. Tu fala com ele que ele sabe por que eu to conversando com ele, que ele providencia advogado e bota ai, por que senão vai pegar pra ele também e fala pra GILZÃO também.
DEDÉ: hunhun.
ZÉ RODRIGUES: por que se eu cair sem eu dever culpa nenhuma, se eu cair eu entrego eles dois.
DEDÉ: hunhun.
ZÉ RODRIGUES: tú conversa com ele pra mim, viu?
DEDÉ: tá, pode deixar, eu já tinha falado que ia dar uma pressão em Gil bacana.
ZÉ RODRIGUES: pois é, em Gilvan também.
DEDÉ: é nos dois.
ZÉ RODRIGUES: pois é, tu conversa com eles, que eles aciona advogado ai em Marabá, pra botar ai, por que se eu cair sem eu dever culpa nenhuma, igual ele sabe que eu não devo, que o culpado é mais ele, ele Gilvan e Gil, ele se lasca.
DEDÉ: pois é, ele tem medo de você contar, que é perigoso até ele colocar gente pra te matar, eu to te falando.
ZÉ RODRIGUES: pois é, eles podem botar até o capeta, que Deus me perdoe por isso, que Jesus me defende.
DEDÉ: eu desconfiei no depoimento, to tendo quase certeza que no depoimento de Gil ele jogou a culpa nas suas costas e saiu fora.
ZÉ RODRIGUES: pois é, pois ele não jogou fora não, por que sabe que deve.
DEDÉ: pois é.
ZÉ RODRIGUES: ele sabe quem é os culpados nisso tudinho, ele sabe ... e o culpado é .... o Gilvan sabe também, é ele, Gilvan...”

Mesmo com esse e muitos outros indícios fortes da participação de GILVAN e GILSÃO a polícia não seguiu com as investigações. Os dois não foram indiciados e nem denunciados.

2 – Situação do Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira: Logo após o assassinato de José Claudio e Maria do Espírito Santo, com a repercussão nacional e internacional que o caso teve, o Governo Federal determinou que o IBAMA fizesse uma fiscalização rigorosa na área. 

Os fornos de fabricação de carvão foram destruídos e as serrarias ilegais de Nova Ipixuna foram fechadas. Com isso houve a paralisação do desmatamento da floresta. O INCRA, por sua vez, fez um levantamento para identificar a compra ilegal de lotes no interior do Assentamento e encontrou várias áreas de reconcentração, mas não as retomou. 

Nem mesmo os lotes que o mandante do assassinato comprou ilegalmente, e pelos quais mandou matar Zé Cláudio e Maria, foram retomados pelo INCRA. Nenhuma política pública foi implantada dentro do Assentamento para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida das famílias. 

Nenhuma providência também foi tomada para incentivar o extrativismo e a preservação da floresta. Como isso não foi feito, na medida em que as ações repressivas vão diminuindo, os produtores de carvão e os madeireiros vão retornando ao Assentamento. 

3 – Situação dos ameaçados de morte: Logo após a morte de José Claudio e Maria do Espírito Santo o governo determinou que a Força Nacional colaborasse na segurança dos ameaçados. Foi disponibilizada proteção para 4 lideranças ameaçadas no Pará. Há um mês, a segurança foi retirada de 2 dessas lideranças. 

O Programa Federal de Proteção a Defensores de Direitos Humanos continua sem recursos suficientes para garantir a segurança dos ameaçados de morte. No Pará, onde o programa está mais bem estruturado, não consegue atender 50% da demanda a ele apresentada. 

A professora LAÍSA SAMPAIO, irmã de Maria do Espírito Santo, continua residindo no interior do Assentamento, recebendo ameaças e sem nenhuma proteção. Algumas audiências já foram realizadas com o Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e com o Secretário de Justiça do Estado do Pará pedindo de providências urgentes, mas a situação ainda não foi resolvida. 

4 – Sobre as ações de Governo Federal na região: O INCRA continua inoperante porque não tem recursos para a realização dos trabalhos e porque vem sendo manipulado para fins partidários e eleitoreiros. Os assentamentos continuam em estado de abandono: sem recursos para infraestrutura, projetos produtivos, assistência técnica, etc. 

Os investimentos do Governo Federal na região estão centrados nos grandes projetos econômicos (hidrelétricas, hidrovias, portos, siderurgia, etc.) que beneficiam a expansão das grandes empresas de mineração, do agronegócio, da pecuária e de grãos sem qualquer perspectiva da melhoria de vida para a maioria da população. 

Com isso, a expansão da fronteira de exploração rumo ao interior da Amazônia ganha fôlego colocando em risco as áreas indígenas, as terras de ribeirinhos, os territórios de quilombolas, os assentamentos de reforma agrária e as áreas de proteção ambiental. De acordo com monitoramento feito pela CPT, os maiores índices de conflitos, ameaças, mortes e despejos violentos vêm ocorrendo justamente nessa região.
Marabá/Nova Ipixuna, 23 de maio de 2012.


Comissão Pastoral da Terra - CPT de Marabá.
FETAGRI Regional Sudeste.
STTR de Nova Ipixuna.

 Foto:  Divulgação   Postador:  manancial de carajás




terça-feira, 22 de maio de 2012

BASTIDORES DA POLÍTICA XINGUARENSE

PT e PSB estão rachados e já se fala até em CPI

Vereadores do PSB. Cição à esquerda, não apoia Ari
A cada dia que passa a política de Xinguara vai se tornando cada vez mais atrativa e bem estrategista. Oposição e Situação, ensaiam uma das maiores disputas eleitorais de todos os 30 anos de Xinguara. 

Articuladores e publicitários já estão agindo no meio político criando grande expectativa entre os grupos políticos e os eleitores do município.

Recentemente tivemos um “racha” no  Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a criação de um novo bloco liderado pelo empresário Celso Viana, que substituiu Ari por Albertinho Nogueira, enquanto  outro bloco manifesta preferência pelo vereador Ary.

Essa situação está ficando cada veza mais polêmica ao ponto de se falar na probabilidade de abertura até de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Para piorar ainda mais, o Partido dos Trabalhadores também prenuncia um racha entre suas tendências. Parte do PT apoia o médico Moacir Pires do PDT. A outra defende a candidatura do vereador Valdir da Eletrônica.

Nesta segunda-feira correu boato que as tendências que defendem Valdir vão se unir as tendências do PSB que apoiam a candidatura de Ari e lançar uma nova chapa. Isto é; Ari pré-candidato a prefeito e Valdir a vice-prefeito, sem o apoio do prefeito Davi.  

Uma fonte que pediu anonimato disse que a decisão deverá considerar que o prefeito Davi Passos “traiu o PT”, e agor irá arcar com as consequências do desprezo.

Parece ser tanta verdade que Valdir  e Ari Nascimento viajaram juntos para Belém e vão se reunir nesta terça-feira com o deputado Cássio Andrade e outras lideranças de interesses da politica xinguarense.

Tem gente dizendo que essa briguinha ainda vai dar pano para muitas mangas.

Da redação do manancial de carajás

segunda-feira, 21 de maio de 2012

XINGUARA

O que teria sido feito da grana do convênio Prefeitura de Xinguara e Vale


Início dos trabalhos na Av. Antônio Pedroso.
Fez um ano da assinatura do convênio entre prefeitura de Xinguara e Vale do Rio doce. A parceria foi confirmada no dia 14 de maio de 2011, com a presença do  dirigente de relacionamento da Vale, Paulo César.  

Valor do convênio R$ 2.993.400,00 (dois milhões, novecentos e noventa e três mil e quatro centos reais), para a 1ª etapa de pavimentação asfáltica da Avenida Antônio Pedroso. 

A empresa Produsa, ganhadora da licitação, tinha té o dia 30 de setembro, de 2011 para terminar o trabalho. 

A segunda etapa que deveria ter começado no final do ano, ou começo deste ano de 2012, tem um grande ponto de interrogação. Aliás, uma boa pergunta:  o que foi feito da grana que nem a primeira etapa foi concluída e nem a segunda começou?

Da redação do manancial de carajás
UPA tipo III 24h é a maior do Pará e revoluciona atendimento em saúde em Ananindeua

A inauguração foi na sexta-feira, 18. A obra foi erguida numa área de mais de dois metros onde foram gastos R$ 5 milhões destinados para construir e equipar o espaço, recurso proveniente de parceria entre a Prefeitura de Ananindeua e o Governo Federal. A unidade realizará atendimentos de urgência, emergência e pronto atendimento, com capacidade para realizar mais de 15 mil atendimentos por mês, podendo chegar a 30 mil. 

Senador Jader, Elder e esposa e Dep. Elcione Barbalho
“Tenho o privilégio de poder comemorar hoje mais um dia de vida. Queria agradecer a Deus pelos meus 33 anos, pela saúde e pela disposição que nunca me faltaram. Agradecer pelos meus dois filhos e pela minha esposa Daniela, que me acompanha e que sempre luta comigo lado a lado. Agradecer pelos meus pais Jader e Elcione e aos meus irmãos Jader Filho, Geovana e Daniel, e ao povo de Ananindeua". 

Mais de 200 profissionais trabalharão no espaço, entre eles, 40 médicos e especialistas, como pediatra, traumatologista e cirurgião.

Foto e Fonte:  blog do elderbarbalho   Postador:  manancial de carajás 

Nota do blog   (redação manancial de carajás)

Já a UPA de Xinguara caminha a passos de tartaruga. A de Redenção que começou um ano após, está praticamente pronta.
Energia de Belo Monte vai para o Rio de Janeiro e Minas Gerais

 Vista aérea do canteiro de obras da usina
 hidrelétrica de Belo Monte
Parte da energia que será gerada na usina hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu, no Pará, será transportada diretamente para o Estado do Rio de Janeiro e outra parte para Minas Gerais. 

A informação foi dada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ao informar que o estudo sobre a transmissão da energia que será gerada pela usina foi entregue recentemente ao Ministério de Minas e Energia. 

As duas linhas serão em corrente contínua de 800 kV (quilovolts), a segunda do gênero do mundo, só superada por uma linha com essa potência existente na China.

A proposta da EPE é construir uma linha de transmissão de 1.575 quilômetros de extensão, desde uma subestação que será construída a 15 quilômetros da usina até uma nova subestação que será construída em Nova Iguaçu. Outra linha terá 2.050 quilômetros de extensão para levar energia elétrica para o Estado de Minas Gerais.


Foto:  Divulgação  Fonte: G-1   Postador:  manancial de carajás

domingo, 20 de maio de 2012

Manobra política em Xinguara

Ari poderá não concorrer as eleições deste ano pelo PSB

e deverá contribuir para a vitória da oposição


Ari é grande liderança e goza de prestígio com 
a comunidade, principalmente a evangélica
Há dias vem sendo ensaiada a possibilidade do PSB não ter o vereador Ari como seu candidato nas eleições do dia 7 de outubro deste ano, em Xinguara. Primeiro há uma ala dentro do partido que não concorda com a candidatura dele e prefere a companheira  Sirônica. 

Agora outra ala encabeça a preferência pelo atual vice-prefeito, Albertinho Nogueira, com a possibilidade de apoio à candidatura do médico Moacir Pires de Farias (PDT).

Uma fonte ligada ao partido contou que o “racha” se deu por reuniões deliberadas sem a presença dos principais articulistas do grupo, onde muita gente saiu magoada.

Toda essa confusão sobrou para o vereador Ari, atual pré-candidato a prefeito, que nada tem haver com os acontecimentos no grupo. Isto pelo menos é o que deixa claro o vereador.
Por sua vez, Ari já antecipou sua decisão. “Do jeito que está eu não vou disputar a convenção do partido. To fora”.  

OLHO VIVO:  Diante dos fatos registrados, a oposição (ao chamado grupão de Davi Passo onde está o PSB) está sorrindo pelas paredes porque sabe do potencial que tem o vereador Ari. Se ele ficar de fora do páreo com o PSB, no palanque em que ele subir levará tranquilamente de 10 a 15%  ou mais dos votos. Isto claramente significará perda para o PSB e derrota para o grupão.

Da redação do manancial de carajás

Tremor de magnitude 4 atinge Montes Claros, no norte de Minas Gerais

Um tremor de terra atingiu a cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, por volta das 10h40 deste sábado, 19.


Um tremor de terra atingiu a cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, por volta das 10h40 deste sábado, 19. De acordo com a Polícia Federal da cidade, o índice exato do tremor ainda não foi divulgado, mas a intensidade deve estar por volta dos 4 pontos de magnitude.

O Corpo de Bombeiros de Montes Claros informou que não houve nenhum desmoronamento ou feridos com o sismo, mas há ocorrências de vistorias em edificações que apresentaram rachaduras após o fenômeno natural.

Cerca de 40 solicitações para vistorias em edificações que sofreram algum tipo de rachadura foram registradas pelo Corpo de Bombeiros de Montes Claros. 
Dentre as principais ocorrências de rachaduras, estão a Universidade Estadual de Montes Claros e o Shopping Popular, no centro da cidade. Essas edificações estão sendo vistoriadas pelas equipes de bombeiros e a Defesa Civil do município.

Foram registradas rachaduras em residências dos seguintes bairros: Vila Atlântida, Nova Morada, São José, Vilage,  Bela Paisagem, Vila Áurea, Todos os Santos, Santos Reis, Renascença, Maracanã, Vila São Francisco de Assis, além da região central da cidade. 

Foto:  Fonte:  Estadão   Postador:  manancial de carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...