sábado, 7 de dezembro de 2013

EM ESTILO

Baile de Formatura de creches em alto estilo no município de Xinguara

O prefeito Osvaldinho Assunção, prestigiou a formatura
Na noite desta última sexta-feira (07), aconteceu na quadra de esportes do colégio Tancredo Neves, no setor Itamarati, em Xinguara, a formatura de cerca de 110 alunos, que marcou o encerramento de suas atividades no ano de 2013. O evento foi realizado por funcionários e pais dos alunos, contando com o total apoio da Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal. 102 alunos das creches Irmã Dorothy, Pequeno Polegar e Professor Pardal, foram os protagonistas desse grande evento.
A cerimonia em alto padrão de organização foi completamente direcionada para as “estrelas” da festa, os alunos (as), que puderam encerrar em grande estilo essa parte vital de suas vidas estudantis. 
A aluna Maria Clara Batista, fazendo homenagem
A formatura se deu na presença de pais, professores, diretores das creches, secretaria de Educação, vereadores, deputado federal Zequinha Marinho e do prefeito Osvaldinho Assunção.
Junaira (centro) diretora das creches
Para a diretora das creches municipais, pedagoga, Junaira do Amparo, tudo ocorreu dentro do que foi programado. “Foi muito positivo, pois foi um momento de celebrar a vitória do aprendizado  de nossas crianças que estão saindo da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, comemora. Segundo ela os pais e funcionários das Creches estão de parabéns pelo esforço. não apenas em realizar essa formatura para as crianças, mas os alunos participaram, com empenho, durante o ano inteiro de todas as atividades propostas pela creche. Isso é gratificante, pois demonstra que o município está caminhando para um grande progresso no campo educacional”, destaca a diretora.
Mesa de honra do cerimonial
Prioridades - Emocionado, por ser seu primeiro ano á frente da gestão pública, o prefeito Osvaldinho Assunção agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz em poder participar da formatura. “O futuro depende de todos nós, mas os pais devem cada vez mais ficar junto de seus filhos, acompanhar a vida escolar, o desenvolvimento e o crescimento, e a nossa administração está fazendo a sua parte, de acompanhar e educar com amor e dedicação. Agradeço a cada um de vocês, pelo trabalho que desempenham. Cada um tem um papel fundamental no ensino das nossas crianças", frisou o prefeito.
Osvaldinho efetuando a entrega do Certificado da Pré-escola à aluna Maria Clara Batista Moraes
Postagem e Fotos: Manancial de Carajás

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DESARTICULAÇÃO

Polícia Civil desarticula quadrilha responsável por roubos a bancos no Pará e Maranhão

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 4, a operação “Ultimato”, para desarticular uma organização criminosa responsável por roubos a bancos ocorridos em Baião, nordeste do Pará, e no interior do Maranhão. Quatro bandidos foram presos. Outros três morreram após reagir à prisão.

Armas de fogo, veículos ilegais e material usado no assaltos foram apreendidos. A ação policial ocorreu, de forma simultânea, nos Estados do Pará, Maranhão e Goiás. A previsão é que os presos sejam transferidos para Belém ainda esta semana após as transferências serem autorizadas judicialmente.

A operação é resultado de dois meses de investigações, que envolveram policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e do Núcleo de Inteligência Policial do Pará, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Inteligência e Assuntos Estratégicos do Estado do Maranhão e Superintendência de Investigações Criminais (SEIC) do Maranhão.

O trabalho de investigação policial contou com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, no município de Baião, responsáveis em expedir os mandados de prisões preventivas e temporárias, e os mandados de buscas domiciliares contra os criminosos.
Apreensões. Abaixo, os bandidos presos acima e os 
que morreram abaixo. Ao lado, caminhonete 
apreendida

O cumprimento das ordens judiciais contou com policiais civis do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Marabá. A operação teve coordenação dos delegados Ivanildo Santos, diretor da DRCO, e André Costa, titular da DRRB, com participação dos delegados Mac Dowell Fortes, Luís Xavier, Álvaro Ikeda e Antônio Miranda, da Polícia Civil do Pará, e Tiago Bardal, da Polícia Civil do Maranhão.

A operação foi deslanchada, no início da manhã. Em Marabá, sudeste do Pará, o líder da quadrilha, Francisco dos Santos Silva, conhecido como “Super 15” ou “Chiquinho”, e dois integrantes do bando, Dionflay Pereira Costa e Geraldo Almeida de Siqueira, de apelido “Geraldo Paulista”, receberam os policiais civis a tiros, ao serem encontrados, em uma casa, na cidade.

No confronto, os criminosos tombaram. Dentro do imóvel, durante a revista, os policiais civis encontraram diversas armas de fogo, máscaras do tipo balaclava usadas em assaltos, luvas e telefones celulares. Ainda, no local, foi apreendida uma caminhonete tipo Hilux, ano 2012, comprada com dinheiro roubado dos bancos.

Em Imperatriz, no Maranhão, foram presos os irmãos Lairton José Pereira de Oliveira e Wilton Pereira de Oliveira, com os quais armas de fogo foram apreendidas.

Outro irmão da dupla, Nailton Pereira de Oliveira, de apelidos “Neném” ou “Loirinho”, foi preso na cidade de Aparecida de Goiânia, interior de Goiás. Com ele, diversos objetos de procedência ilegal, um carro e uma moto foram apreendidos.

Em Xinguara, sul do Pará, outro envolvido com a quadrilha, Rafael Garcia Parreira, também foi preso. As investigações mostram que, pelo menos, 12 pessoas estão envolvidas com o bando.

A quadrilha foi responsável pelo assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de Baião, nordeste paraense, em 17 de outubro deste ano. O bando é formado pelo mesmo núcleo de bandidos, que em 2011, praticou dois assaltos a banco contra o Banco do Brasil, em Baião, nos meses de fevereiro e setembro.

Os bandidos atuam na modalidade de assalto a banco conhecida como “vapor” ou “novo cangaço”, em que assaltantes invadem a cidade, rendem clientes e funcionários, que são feitos reféns para evitar a reação policial.

As investigações sobre a quadrilha prosseguem para localizar e prender os demais envolvidos na organização criminosa, que ainda permanecem foragidos, com prisões preventivas decretadas pela Justiça de Baião. Há suspeitas de que o mesmo grupo criminoso tenha cometido outros assaltos a bancos nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

A quadrilha também é apontada como responsável pelo assalto, registrado em 27 de novembro deste ano, na agência do Bradesco, em Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. Na ocasião, com uso de dinamite, o bando explodiu quatro caixas eletrônicos. Os criminosos estavam com armamento de grosso calibre de uso exclusivo das forças armadas.

Foto: Edmar Brito. Fonte: (DOL com informações da Polícia Civil). Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SEM CONTROLE

Bandidos assaltam e roubam carro da ex-prefeita de Santarém

Maria do Carmo Martins foi vítima de assalto no último final de semana, em Belém


Maria do Carmo MartinsA violência na cidade de Belém assusta moradores e famílias de outras cidades da região, que trabalham ou residem na Capital do Pará. No último final de semana, bandidos fortemente armados, assaltaram e roubaram o carro da ex-prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima.

O assalto aconteceu quando a promotora de justiça Maria do Carmo retornava para sua casa dirigindo o veículo de sua propriedade, na capital do Estado.

Os assaltantes mandaram que Maria do Carmo descesse do carro e assumiram a direção e deixaram a Promotora sem nada, inclusive, levaram seus documentos pessoais.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, porém, ainda no último final de semana, o veículo de Maria do Carmo foi encontrado depenado. Documentos e objetos pessoais que estavam no interior do veículo quando foi levado pelos assaltantes não foram recuperados.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o assalto a ex-prefeita Maria do Carmo, no intuito de recuperar seus documentos pessoais.

Foto e Fonte: RG 15/. Postador: Manancial de Carajás

SEM TEMOR

Deputados da oposição recomendam reforço federal

Deputado Edmilson Rodrigues, do PSol, diz que bandido não tem mais medo de Polícia no Pará

Deputado Edmilson Rodrigues (PSol)
Deputado Edmilson Rodrigues (PSol)
Indignada, a oposição, que já se diz cansada de apelar por atitudes das autoridades locais e não receber resposta, já fala em necessidade de apoio da Polícia Federal.

“Chegamos ao cúmulo do absurdo. Se delegado geral em serviço passa por isso, pelo que não passa o restante da população?”, indaga a parlamentar Simone Morgado (PMDB). “Sinceramente, a gente já não sabe mais o que dizer na tribuna, porque apelos e pedidos de ajuda nós já fizemos muitos, fazemos todos os dias”, afirma a deputada.

“Eu fico me perguntando o que é que o governador está esperando que aconteça para que ele tome uma atitude”, diz o petista Carlos Bordalo. “Não adianta mais se esconder atrás de estatísticas que não são verdadeiras. O que vem acontecendo com o delegado Firmino, que é respeitado, sério, e é uma autoridade-mor na Segurança Pública no Estado, e o que já aconteceu com outros 100 policiais, mortos desde que Simão Jatene assumiu o Estado, mostra isso. Está na hora de o Poder Executivo admitir isso e pedir ajuda ao Governo Federal porque já chegamos ao limite do insustentável”, alerta ele.

Para Edmilson Rodrigues, do PSol. bandido não tem mais medo de polícia no Pará, e não é de hoje. “Esse ano, mais de 30 policiais foram mortos. Há algumas semanas, o Centro Integrado de Governo (CIG) foi atacado, depredado. 

O que aconteceu com o delegado Firmino não foi planejado, não foi coisa do crime organizado, até porque se fosse, ele não teria escapado. Foi uma simples tentativa de assalto, e o Governo quando diz que poderia ter acontecido com qualquer um está afirmando que não está conseguindo dar conta, e pior, está dizendo que é normal”, analisa.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador: Manancial de Carajás

CAOS NA SEGURANÇA

Jatene corta R$ 86 milhões da segurança

“O que o Governador está fazendo é aprofundar uma crise insuportável”, avalia Edmilson Rodrigues


Caos na segurança
O ano-novo ainda nem iniciou e já começa a preocupar. De acordo com a peça orçamentária para 2014, enviada pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa a fim de que seja criada a Lei Orçamentária Anual (LOA), os investimentos em Segurança Pública, setor que enfrenta talvez a mais grave crise do governo Simão Jatene até agora, sofrerão cortes de cerca de R$ 86 milhões em relação à receita disponível para 2013.

Segundo o Orçamento Geral do Estado, na seção que apresenta o demonstrativo da despesa por função e órgão, de R$ 1.666.261.052 previstos para o exercício de 2013, o orçamento previsto para 2014 caiu para R$ 1.580.811.717 (ver tabela). 

As perdas se dão principalmente no Departamento de Trânsito do Estado do Pará, nos Encargos Gerais Sob a Supervisão do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil do Estado do Pará e Polícia Militar do Estado do Pará.

No entanto, há aumentos para o Centro de Perícias Científicas, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Fundo de Investimento de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social além da criação do Fundo de Saúde da Polícia Militar, no valor de pouco mais de R$ 4 milhões.

“É uma grande contradição. Mesmo com as perdas no Fundo de Participação dos Estados (FPE), a arrecadação de ICMS foi bastante alta, o que justifica o aumento na receita para 2014, acima da inflação inclusive”, explica o psolista Edmilson Rodrigues.

Crise
“É injustificável, a crise na Segurança Pública extrapola os limites e o orçamento vem com cortes nominais e relativos para o setor. Se tínhamos quase R$ 1,7 bi em 2013, vamos ter pouco mais de R$ 1,5 bi para 2014. São menos recursos em um momento em que se precisa de mais policiais, mais veículos, mais investimento na inteligência da Polícia. O que o governador está fazendo é aprofundar uma crise insuportável”, avalia o parlamentar, que diz ter feito emendas ao texto realocando valores da Publicidade para a Segurança e outras áreas prioritárias.

“A Segurança está aqui a exigir melhorias de condição de trabalho, reformas de prédios, mais policiais nas ruas e o governo apresenta um orçamento cortando quase R$ 100 milhões no setor. É revelador. E mostra como a atual administração está tratando de forma inadequada o desafio que é a promoção de Segurança”, comentou Carlos Bordalo, do PT.

Prioridade é construir novos presídios
O líder do governo na AL, José Megale (PSDB), justificou a diminuição de valores falando somente em obras já realizadas. “Na realidade, os grandes investimentos que o Estado teria que fazer na área da Segurança Pública já foram feitos ou estão sendo executados. Vários presídios foram concluídos, outros estão em construção, além das (Unidades Integradas de Polícia Pacificadora) UIPPs. Cada uma dessas unidades custa cerca de R$ 3 milhões", afirmou.

A deputada Simone Morgado (PMDB) discordou da lógica apresentada por Megale. “Não existe isso, a cada ano são novas demandas e o orçamento do Estado aumentou. A gente espera que o retorno seja positivo para que haja ao menos uma equiparação à receita de 2013, para que se possa fazer algo especialmente pelos recursos humanos da Segurança Pública”, explicou.

Foto e Fonte: Diário do Pará.Postador: Manancial de Carajás

SEGURANÇA EM GREVE

Superintendente fala, em entrevista exclusiva, sobre greve da Polícia Civil

Gilberto Aguiar mostra preocupação com segurança neste final de ano



Fonte: RG 15. Postador: Manancial de Carajás

TRAGÉDIA NO AR

Avião que transportava indígenas cai e explode próximo a Novo Progresso
Monomotor transportava cinco pessoas e caiu logo após decolar de uma aldeia indígena

Avião Monomotor
Nossa equipe de reportagem recebeu a informação de que um avião de pequeno porte (monomotor) que transportava funcionários do DSEI TAPAJÓS e índios de uma aldeia para o município de Novo Progresso, no Oeste do Pará, caiu logo após decolar da aldeia por volta das 12 horas desta quarta-feira, 04, de dezembro.

Informações dão conta que 05 pessoas estavam no avião (piloto, co-piloto e três indígenas) e todos teriam morrido após a queda da aeronave, mas os corpos ainda não foram encontrados.

O avião saiu de Novo Progresso para buscar um indígena que estava doente em uma aldeia, logo apos decolar da aldeia sentido Novo Progresso novamente a aeronave apresentou problemas vindo a cai e explodindo após a queda. Duas equipes de resgate estão se dirigindo para o local, uma por terra e outra através de um helicóptero.

As informações ainda são poucas, mas sabemos que as autoridades já estão se mobilizando para chegar até ao local e realizar os procedimentos legais.
Logo mais, novas informações.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto e Junior Ribeiro. Postador: Manancial de Carajás

domingo, 1 de dezembro de 2013

VITÓRIA

Nota de agradecimento.

Com muita alegria viemos agradecer a Água Azul do Norte-PA pela confiança depositada em nós, é um dia de muita satisfação e honra, agradecemos em primeiro lugar a DEUS, nosso PAI, a todos os companheiros que lutaram, sofreram e sonharam conosco no Comitê, a toda equipe de apoio, a todas as vilas, a todos os 3.712 votos dados ao 40.

Honraremos com muito trabalho, suor e luta para uma AAN próspera, justa e forte, sei que os desafios são gigantes, porém nossa energia, força de vontade e coragem é MAIOR para superá-los.

Agradecemos a todos os prefeitos vizinhos, vereadores, deputados estaduais e federais, secretários Estaduais do Pará, assessores especiais.
Pedimos a ajuda de toda a população do município nesse projeto de fazer UMA CIDADE DE LEI e justiça social.

Um abraço fraterno do casal do 40.

Postador: Manancial de Carajás

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Catia é a nova prefeita de Água Azul do Norte.


*40 - CATIA PATRICIA FERREIRA    3.712
15 - ARISMAR CANDIDO PEREIRA  1.908
13 - DEUSMIR LUIZ GONÇALVES   1.265

65 - LUCINEI TORRES FREITAS        197 

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...