sábado, 28 de abril de 2012


PSB TERÁ OU NÃO CANDIDATURA PRÓPRIA EM XINGUARA?

Dep. Cassio, Ari e vereador Ademir Andrade
O Partido Sicialista Brasileiro (PSB), sem dúvida é um dos que mais cresce no país, em especial no Estado do Pará. Sua força estadual concentra no vereador Ademir Andrade e Cássio Andrade, e dezenas de vereadores (as), prefeitos e vice-prefeitos nos municípios paraenses.

O deputado estadual Cássio Andrade na Assembléia Legislativa foram apresentados mais de 27 projetos de leis abrangendo diversas áreas, como segurança pública, saúde, defesa do consumidor, meio ambiente, valorização de profissionais, dentre outros.

No total mais de 3 milhões de reais em recursos para o Estado
Dos mais de 40 municípios alcançados por seus projetos, em nossa região suldo Pará foram beneficiados pelas ações, Rio Maria, Bannach, Novo Repartimento, Eldorado dos Carajás, Marabá, Sapucaia, Xinguara, Floresta do Araguaia, Ourilandia do Norte, Água Azul do Norte, Conceição do Araguaia.
Cássio Andrade se trata de um excelente parlamentar.

ASCENSÃO

Em Xinguara o partido obteve a façanha de chegar ao topo da administração quando compartilhou com o PT, de uma das mais disputadas eleições do município. São dois mandatos como vice-prefeito. E nesses anos o partido cresceu ainda mais e hoje além do vice-prefeito Albertinho, o PSB tem quatro dos nove vereadores da Câmara Municipal. 

Uma trajetória brilhante do partido em Xinguara e neste ano tudo indica que o PSB terá seu candidato próprio à prefeito. Alguns militantes da politica local dizem que o partido pode sair fortalecido ou não dessa campanha de 2012.

Os estrategistas políticos da cidade fazem a seguinte previsão: “se o partido não lançar candidato próprio poderá sofrer consequências negativas no futuro”.

Na avaliação política, durante a indefinição de candidatura própria, militantes do partido acenaram para candidatura de outra sigla até que o vereador Ari fosse reconduzido novamente a pré-candidatura. 

Para alguns isto teria sido fator negativo.
Diante desse quadro resta somente uma alternativa:  o PSB lançar definitivamente Ari como seu candidato à prefeito.

Da redação do manancial de carajás



sexta-feira, 27 de abril de 2012

São Luís / Avenida Litorânea

Jornalistas protestam contra morte de Décio Sá em caminhada

O manifesto ocorre nesta terça-feira, dia 1º, data em que se comemora o Dia do Trabalhador.


SÃO LUÍS - Amigos e admiradores do jornalista Décio Sá realizarão uma caminhada na terça-feira (1º) na avenida Litorânea, em ato que clamará por justiça e paz. Indignados com o brutal assassinato do blogueiro, um grupo de admiradores e leitores resolveu levar às ruas uma ação contra a impunidade e banalização da vida. 

Em carta publicada ontem (26), na internet, eles afirmaram que a democracia, a cidadania e a paz foram alvejadas da mesma forma que Décio Sá, vítima de seis tiros de pistola .40. “O corpo da nossa sociedade foi igualmente ferido de morte”, foi escrito na nota. A sociedade ludovicense foi convidada para participar da manifestação, que vai se concentrar em frente ao Parque da Avenida Litorânea, no Calhau. 

Em Caxias, foi proposta pelo vereador Ricardo Marques (PSB) uma manifestação silenciosa em memória ao jornalista Décio Sá. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias decretou, durante a sessão de quarta-feira, um minuto de silêncio em pesar pela morte do blogueiro.

Depois de completado o minuto de silêncio, o presidente da Casa, o vereador Ironaldo Alencar (PMN), declarou que o brutal assassinato de Décio Sá indignou e deixou perplexo todo o Maranhão.

São Luís / Caso Décio Sá

Decretada prisão de suspeitos da morte de Décio Sá

 

Nome de um dos suspeitos aparece em diversos depoimentos colhidos pelos delegados.



SÃO LUÍS – Foi decretada, na noite dessa quinta-feira (26), a prisão temporária de Fábio Roberto Cavalcante Lima, o "Fabinho", e Valdenio José da Silva, ambos suspeitos de participarem do assassinato do jornalista Décio Sá, de O Estado do Maranhão, na última segunda-feira (23). A prisão foi decretada pela juíza Alice de Sousa Rocha, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, que, também, concedeu o mandado de busca e apreensão.

Fábio Roberto seria um dos três suspeitos que deram fuga ao assassino do jornalista Décio Sá. O nome do suspeito aparece em diversos depoimentos de testemunhas do crime, colhidos pela comissão de delegados que cuida do caso.

Valdenio da Silva, segundo a decisão da juíza, foi encontrado portando, ilegalmente, um revólver calibre 38, sendo autuado em flagrante na quarta-feira (25).
Ainda no pedido de prisão temporária, válida por 30 dias, e apreensão domiciliar, a juíza afirma que o crime "apresenta características de pistolagem".

O caso

Segundo informações, um homem aproximou-se do jornalista e atirou seis vezes com uma pistola ponto 40, arma de uso restrito da polícia. Dois disparos atingiram as costas e quatro a cabeça do jornalista. Logo em seguida, o assassino fugiu do local do crime em uma moto com um comparsa.

Nas dunas próximas ao local do crime, o assassino entrou em um carro, que estava à sua espera. Mais dois homens o aguardavam.

Disque-Denúncia

O Disque-Denúncia está oferecendo R$ 100 mil por qualquer informação que leve a polícia a elucidar o assassinato do jornalista Décio Sá. O valor em dinheiro foi conseguido a partir de doações de dois empresários.

Qualquer informação sobre os autores e mandantes do assassinato do jornalista pode ser repassado ao Disque-Denúncia. Os telefones são o (98) 3223-5800 (capital) e 0300-313-5800 (interior).

Foto e Fonte:  Imirante.com   Postador:  manancial de carajás
Parauapebas: o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) e os contratos do prefeito DARCI-PT com a DELTA
 
Presidente do TCM-PA: como que esse
indivíduo consegue que o TCM-PA aprove
as contas do prefeito DARCI-PT? Será?
O TCM-PA nada sabe sobre as relações do prefeito DARCI-PT com a DELTA? Como uma licitação com valores desse montante não é acompanhada de perto pelo TCM, até de forma preventiva?

O TCM-PA deveria voltar sua atenção à Parauapebas. Afinal, a cidade lembra bem do Sr. LUIZ FERNANDO, servidor do TCM-PA preso na OPERAÇÃO RÊMORA, da Polícia Federal.

Não é a primeira vez que DARCI-PT se envolve em negociatas milionárias, o próprio TCM-PA já deve ter conhecimento do caso PAZINATO, onde o prefeito contrata um advogado, sem qualquer necessidade e interesse para o município, por cifras que podem chegar a R$ 180 milhões.

O TCM-PA é um faz de conta?
 
Foto e Fonte:  sol de carajas   Postador:  manancial de carajás 

SANTARÉM-PA

Fiscais do Ibama marcados para morrer

Fiscais são alvos de pistoleiros contratados por madeireiros

Fiscais do Ibama são alvos de pistoleiros contratados por madeireiros ilegais

Muitos atentados envolvendo fiscais do Ibama. Em grande parte desses, a vida dos fiscais do órgão federal de fiscalização por pouco não foi ceifada. “Mas todas essas ameaças contra os fiscais não vai nos intimidar, ao contrário, vamos fazer mais fiscalizações e mais policiamento”, enfatizou Tiago Soares, Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama de Santarém. 

Empenhados em combater o desmatamento ilegal, os fiscais vivem uma situação de risco total no trabalho que fazem nos assentamentos e na Flona Tapajós, que certamente incomoda e tira o sono de muito madeireiro que age na ilegalidade.

“Conforme o Ibama realiza suas ações de atuações e apreensões, começa a incomodar muita gente que tem interesse em manter essa comercialização e o desmatamento ilegal de madeira”, falou o Chefe de Fiscalização do Ibama. 

Infelizmente o trabalhador rural, mesmo sabendo que está sofrendo exploração fica a favor dos madeireiros ilegais, por falta de opção de sobrevivência. Um problema social dentre muitos que corre paralelo ao crime ambiental do desmatamento ilegal.
 
Cerca de um mês atrás, fiscais do Ibama por pouco não perderam a vida, em emboscada feita por pistoleiros pagos pelos madeireiros ilegais. Foi no Distrito de Cachoeira da Serra, no município de Altamira, conforme relata o chefe da fiscalização do Ibama: “Foi na madrugada, quando uma equipe que estava em campo, teve dificuldades com transporte, por conta do atoleiros na região; no retorno de uma apreensão ilegal de madeira essa equipe de fiscalização sofreu uma emboscada”, disse Tiago Soares. 

Segundo o Chefe de Fiscalização, eram cerca de doze pessoas armadas. ”Conforme isso acontece, o trabalho de fiscalização do Ibama surge com mais força”, disse Tiago Doares; “até porque atentado contra o Ibama é atentado contra o governo federal”, enfatizou.

Ibama vai divulgar Dossiê Corta-Corda: Tiago Soares falou com exclusividade ao jornal O Impacto, revelando que em breve vai divulgar um dossiê explosivo contendo nomes de madeireiros ilegais na região do Corta-Corda, uma situação de extração de madeira ilegal em área de assentamento. “O dossiê foi feito e finalizado por determinação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal”, disse Tiago Soares. 

O trabalho de investigação feito na área de assentamento resultou em um documento revelador que será levado ao Incra, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e para a Polícia Federal, para as devidas providências. Muita gente graúda está com a as barbas de molho, podendo cair nas malhas da lei e acabar atrás das grades.

Foto e Fonte:  Jornal O Impacto com reportagem de Carlos Cruz   Postador:  manancial de carajás

Polícia prende chefões do jogo do bicho em Santarém

Celso Rattes foi preso na operação "Caça Caçador", que apreendeu máquinas caça-níqueis

Celso Rattes preso pela Polícia

Nada de águia na cabeça, deu mesmo foi zebra no jogo do Bicho, em Santarém. Tudo porque a manhã de quarta-feira, dia 25, amanheceu com horizonte nublado para quem explora máquinas caça-níqueis e o jogo do bicho em Santarém. 

Quem se aventurou a “fazer a fezinha” no jogo do bicho ou nas conhecidas maquininhas caça níqueis descobriu que tinha dado zebra no resultado do jogo, a casa tinha caído e em lugar de apostadores, quem apareceu foi o pessoal das polícias Federal e Civil, sob o comando do superintendente regional Gilberto Aguiar e em campo o delegado Sílvio Birro, junto com uma equipe de investigadores e agentes da Polícia Federal, que acionavam a “Operação Vegas”.

Superintendente Gilberto Aguiar comandou Operação

Foi um corre-corre; muita gente querendo esconder as máquinas caça níqueis, mas tudo em vão. Uma comerciante da feira da Candilha ainda tentou reagir, mas sem alternativa teve que entregar a máquina e assinar o auto de infração e ainda ser levada para a Superintendência de Polícia Civil, sem chiar nem piar. 

Mesma cena estava sendo repetida em vários locais, pelos quatro cantos da cidade. Até dentro de quartos e de banheiros os policiais foram buscar as máquinas caça-níqueis. Uma senhora idosa com desarranjo no estômago, assustada, por pouco não fez suas necessidades fisiológicas no carro da Polícia.

Operação policial: A Operação da Polícia Civil, denominada de “Caça-Caçador” foi desencadeada simultaneamente com agentes da Polícia Federal, que comandou a “Operação Vegas”, prendendo chefões do jogo em Santarém. 

Enquanto a Polícia Civil se encarregava de apreender as máquinas caça-níqueis, os chefões do bicho e chefes da corrupção eram presos e levados para a sede da PF em Santarém, e onde foram levados diretamente para a penitenciária agrícola do Cucurunã. 

Celso Augusto Rattes, dono da “Agência Paratodos”; Railson Rabelo; Reginaldo Lima, proprietário da empresa “Bilhar Mirim” e Geraldino Lima. Os primeiros foram presos através de Decreto Judicial, enquanto Geraldino Lima foi preso em flagrante, depois que a PF encontrou em seu galpão aparelhos eletrônicos importados, máquinas caça níquel e dezenas de telefones celulares. 

Os peixes graúdos, juntamente com a quantia de 138 mil reais, ficaram aguardando a sorte na sede da Polícia Federal, até que foram levados para a Penitenciária do Cucurunã.

Operação da Polícia

Polícia Civil em ação: Segundo o superintendente Gilberto Aguiar, que esteve em campo com apoio de outros agentes da Polícia Civil e Polícia Federal, os locais de exploração de máquinas caça-níqueis e pontos do jogo do Bicho estavam sendo monitorados há quase um ano. 

Na quarta-feira pela manhã, os policiais armaram o cerco, deram o bote e conseguiram prender os empresários da corrupção que apesar de explorarem jogos de azar não tiveram sorte. Vão passar cinco dias em prisão temporária, podendo o prazo de temporada na Penitenciaria ser prorrogado para mais cinco dias.

Operação em todo Brasil: O superintendente delegado Gilberto Aguiar disse que esse tipo de contravenção está sendo eliminado do meio social no Brasil inteiro e aqui em Santarém não foi diferente. Foram 60 máquinas caça níqueis apreendidas, 35 pessoas detidas e 04 empresários presos. Dr. Gilberto disse que os quatro empresários que estão presos responderão por crimes contra a economia popular, corrupção ativa e passiva e contrabando.

Comprometidos até a alma com a prática da contravenção, os empresários agora amargam a triste e infortunada sorte atrás das grades. Dessa vez deu zebra, nas máquinas e no jogo do Bicho. E a vaca foi pro Brejo.

Foto e Fonte: jornal O Impacto com reportagem de Carlos Cruz   Postador:  manancial de carajás
Padre acusado de abuso sexual não tinha paróquia em Altamira, diz prelazia
 


Uma nota divulgada pela Prelazia do Xingu informa que o padre Paulo Machado acusado de abusar sexualmente na noite de ontem (26) de um adolescente no município de Altamira no sudoeste do Pará não fazia parte de nenhuma paróquia da região.

Segundo a nota assinada pelo vigário geral, Vandeir Lima Alves, a Prelazia do Xingu aguardará o resultado das investigações para um posterior posicionamento.

O caso foi enviado à Justiça na manhã desta sexta-feira (27). Por enquanto, o sacerdote segue detido na carceragem da delegacia do município.

O superintendente da Polícia Civil de Altamira, Cristiano Nascimento, informou que uma guarnição da Polícia Militar fazia ronda de rotina, ontem à noite, por volta das 23h30, em um trecho da rodovia Transamazônica, quando viu um carro da Prelazia do Xingu parado no acostamento da estrada.   
 
Ao se aproximarem do veílculo, os PMs viram duas pessoas nuas dentro do carro em ato sexual, tratava-se do religioso e de um adolescente. O padre foi preso em flagrante e levado para a delegacia. O garoto foi liberado e entregue à família.

O religioso atua há muitos anos na Prelazia do Xingu. Ele é o idealizador da meditação de porta em porta, um movimento de oração que ocorre nas casas das famílias, todas as quintas-feiras na cidade. Também auxilia em celebrações dominicais quando é solicitado pelas paróquias.
 
Foto e Fonte:  oxingu   Postadxor:  manancial de carajas

ALTAMIRA-PA 

Padre é preso acusado de pedofilia


Um padre foi preso no final da noite de ontem (26), em Altamira sudoeste do Pará, o religioso foi flagrado abusando sexualmente um adolescente de 16 anos.

A Polícia Militar fazia ronda pelas imediações do bairro Liberdade, quando na altura do Lixão avistou um veículo (perua) próximo do local, ao chegar verificaram que era o religioso que se identificou por padre Paulo Machado.


O padre recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com o menor para a superintendência de polícia civil de Altamira para os procedimentos cabíveis.


Em depoimento o menor informou à polícia que esta seria a segunda vez que o padre abusava dela. A polícia agora investiga outros possíveis estupros cometidos pelo religioso. Após depor, ele foi encaminhado para a carceragem da penitenciária de Altamira, onde aguardará julgamento por abuso sexual e atentado violento ao pudor.


O padre Paulo Machado faz parte da Prelazia do Xingu, onde atuava no setor administrativo da igreja e semanalmente (quinta-feira) realizava celebrações em bairros da periferia da cidade, conhecido como encontro de vizinhos, o pároco também é irmão do deputado federal Sibá Machado do PT do Acre.
EM RESPOSTA : A PRELAZIA DO XINGU INFORMOU EM NOTA QUE JÁ TOMOU CONHECIMENTO DOS FATOS OCORRIDOS, E AGUARDA O FINAL DAS INVESTIGAÇÕES PARA TOMAR POSTERIORES PROVIDENCIAS.

Foto e Fonte:  blog Altamira hoje com reportagem de  Felype Adms   Postador:  manancial de carajás
XINGUARA - CULTURA
 
Escritor Xinguarense homenageado pela Fundação Tancredo Neves -PA

 

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

A ELITE LITERÁRIA DO PARÁ

A festa de lançamento dos meus dois livros em Belém na noite do dia 24 foi o maior de todos os incentivos que já pude ganhar das mãos do presidente Nilson Chaves através da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

O evento marcou meu ingresso definitivo na comunidade de escritores do Pará, alçando-me para a mesma galeria dos grandes nomes da literatura paraense: Dalcídio Jurandir, Benedicto Monteiro, Juracy Siqueira e etc.

Pela primeira vez um escritor sulparaense teve o privilégio de ser recebido e homenageado pelos grandes nomes da literatura paraense, num ambiente requintadíssimo, repleto de mentes e penas brilhantes, além do carisma do presidente Nilson Chaves e seus assessores, que abriram as portas da Fundação para receber meus livros com uma grande festa, saudando assim o meu ingresso oficial na comunidade literária belenense.

Emocionou-me o fato de ser recebido, homenageado e ovacionado no haal Benedicto Monteiro, um monstro sagrado das letras do Pará, em cuja sombra hercúlea repousa a glória da literatura paraense. Além das apresentações, debates literários, cumprimentos e discursos, a Fundação serviu um delicioso coquetel que fez com que eu me sentisse um verdade astro aos sóis daquela noite.

Foto e Fonte:  renatoescrevendo   Postador:  manancial de carajás

DEDTALHES: ( redação mananclal)

Emitimos nossa satisfação pelo reconhecimento ao nosso escritor pela Fundação Carlos Chagas que concentra a sapiência da literatura de nosso Estado do Pará. Renato, você, na minha opinião representa a força e a pujança daqueles que foram vocacionados para a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos....... Representa a nossa cultura!

XINGUARA-PA

PSB e PPS firmam acordo de aliança política

 


O PSB (Partido Socialista brasileiro), PPS (Partido Popular Socialista) firmaram, recentemente, parceria para atuação política em Xinguara. A reunião que ocorreu no dia 25/04 e se deu entre lideranças dos partidos, que chegaram ao consenso de trabalharem unidos, visando não somente a atuação nas próximas eleições municipais, mas a construção de um projeto político conjunto para o município.

Agora o bloco político é ampliado com a adesão do PPS.

Para Milton Bananeira, Presidente do PPS, esse tipo de ação conjunta faz prevalecer o interesse da maioria e não de interesses isolados e salienta que a nova relação política está seguindo o caminho de uma construção com ética e respeito.

Para o empresário Ricardo Vilarinho, esta união é muito importante para os dois partidos, pois juntos, estarão somando para construção de uma nova política no cenário xinguarense.

A população está cada dia mais consciente do seu fundamental papel na política; está cobrando e participando das decisões. Isso é muito importante para a democracia e para a busca de uma vida melhor e mais digna para todos, afirma o empresário Celso Viana.

Em sua fala o Vereador Ari Nascimento disse que, o PSB esta formatando um novo bloco político para Xinguara e queremos ampliar esta decisão e que este acordo foi à melhor estratégia tomada pelos Partidos. 
Pois a aliança que está sendo formada é a continuidade de um projeto, e para isso esperamos que outras siglas se juntem a nós e desta forma possamos fortalecer o município com ações e políticas públicas sérias e sem maquiagem.

Já o presidente do PSB relata que a política é o principal instrumento de transformação e desenvolvimento da sociedade. E conclui dizendo que Unidos, seremos mais fortes no trabalho por uma Xinguara cada vez melhor. 
Foto:  Fonte:  Michelle Costa   Postador:  manancial de carajas

Fotos de ONG mostram obras da usina de Belo Monte na Amazônia 

 


Imagens do Greenpeace revelam supressão da floresta e impacto em rio. Norte Energia afirma que investe R$ 3,2 bi como contrapartida ambiental. 

A organização ambiental Greenpeace divulgou na última semana imagens feitas durante dois sobrevoos realizados na região de Altamira, no Pará, onde são realizadas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, construção polêmica do governo federal no Rio Xingu. 

As fotos mostram trechos de floresta amazônica que foram suprimidos para a construção, além da movimentação de máquinas e caminhões na região.



Segundo o Greenpeace, a área já sofre com impactos da obra como o adensamento demográfico em Altamira. Levantamento feito pela ONG aponta que o empreendimento pode desalojar até 40 mil pessoas devido ao alagamento de uma área equivalente a 516 km². 

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e futura operação de Belo Monte, informou que deve investir R$ 3,2 bilhões em ações socioambientais na região, privilegiando as áreas da saúde, educação, geração de emprego, renda e segurança pública.


A companhia afirma que, embora o inventário florestal ainda não tenha sido concluído, “é possível informar que 60% da área ocupada por Belo Monte é constituída por pastagens e vegetação secundária antropizada (cobertura nativa substituída pela agricultura)". 
A responsável pelas obras disse também que não haverá impacto em terras indígenas na região do Rio Xingu e que o Projeto Básico Ambiental (PBA) foi desenvolvido para Belo Monte a partir da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

A organização ambiental Greenpeace divulgou na última semana imagens feitas durante dois sobrevoos realizados na região de Altamira, no Pará, onde são realizadas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, construção polêmica do governo federal no Rio Xingu. 
As fotos mostram trechos de floresta amazônica que foram suprimidos para a construção, além da movimentação de máquinas e caminhões na região.

Foto e Fonte: http://g1.globo.com/natureza  Postador:  manancial de carajas

Já são 4!   Justiça federal suspende faculdade irregular no PA


A Justiça Federal no Pará determinou a suspensão das atividades do Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb). A faculdade funcionava sem estar credenciada no Ministério da Educação (MEC). Com a nova decisão da Justiça, sobe para quatro o total de instituições privadas de ensino superior paraenses suspensas por irregularidades no seu funcionamento, informou o Ministério Público Federal (MPF) no estado, que propôs a ação.
Com base em denúncias de alunos, o MPF/PA está investigando mais 13 instituições suspeitas de irregularidades em cursos de graduação. A estimativa do órgão é que pelo menos 10 mil estudantes possam estar sendo prejudicados.
Além do Iessb, a Justiça já determinou a suspensão das aulas na Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete), na Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa) e na Faculdade Teológica do Pará (Fatep), nenhuma delas credenciada pelo MEC.
A Fatep foi desativada após acordo assinado com o Ministério Público. 
 
Foto:  Fonte:  Agência Brasil   Postador:  manancial de carajás

Voo inaugural da Sete linhas aéreas em Itaituba


A Sete linhas aéreas confirmou para o próximo dia 07 de maio o vôo inaugural da companhia aqui do aeroproto de Itaituba. A sete vai operar com uma aeronave modelo Brasília que tem capacidade para transportar trinta passageiros.

Os voos da Sete serão as segundas, quartas e as sextas-feiras pela manhã e a tarde, com destinos à Santarém, Monte Dourado e Belém. A compra de passagens já está disponível no site da companhia.
A expectativa de quem usa o transporte aéreo é que a entrada de uma nova empresa aérea no mercado de Itaituba, venha baixar o preço das tarifas praticadas que atualmente estão literalmente nas nuvens.
Foto e Fonte:  portaltapajoara/ garimpando noticias   Postador:  manancial de carajas

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Rio Maria perde um grande nome da politica municipal 



O eis-vereador e atual vice-prefeito de Rio Maria, João Dantas 61 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 26 morreu no Hospital Regional de Redenção, vitima de infarto. Com forte dores no coração foi levado às pressas para o Hospital em Redenção, mas não resistiu. Nascido em Lago da Pedra-MA, Dantas deixou duas filhas.

João Dantas foi três vezes vereador, sendo  a primeira vez no governo do então prefeito Moacir Pires de Farias e nos dois mandatos do ex-prefeito Agemiro Gomes (in memore). 

No ano de 2004 foi eleito vice-prefeito ao lado de Aldo Fernandes e em 2008, foi eleito novamente vice-prefeito na chapa do atual gestor Waltinho do Ouro, com quem mantinha bom relacionamento na administração. 

Em Rio Maria foi considerado um político sério e transparente, muito conservador. Um homem que mantinha o espírito manso que lhe um ser humano com a capacidade de ter excelente  relacionamento com a sociedade e com o povo em geral de sua cidade.

João Dantas, na eleição deste ano, não seria mais vice-prefeito por ter cumprido o mandato de reeleição, entretanto fazia planos de se candidatar à vereador.
A morte de João Dantas causou grande comoção em todo o município.

LUTO

Pelo ocorrido, o prefeito da cidade, Walter José da Silva (Waltimnho do Ouro-PSB) decretou luto oficial de três dias.

O corpo cadávérico do vice-prefeito está sendo veldo na Câmara Municipal, no bairro de Maringá, de onde sairá hoje atarde para o sepultamento no cemitério local. Desde opntem centenas de pessoas tem visitado pela ultima vez, o corpo de João Dantas  cujo falecimento gerou grande comoção no município.

Foto:  José Augusto  Fonte:  redação manancial de carajas   

CARRETA TOMBA  E INTERROMPE BR 158

 

 A BR 158 está interrompida à altura do KM 655, entre Redenção e Casa de Tábua. O motivo foi a carreta Scânia, cor branca, placa DBM 7939 (Maringá), carregada de soja que tombou e ficou atravessada no meio da estrada, cortando completamente o trânsito de veículos. 

O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (26), provavelmente depois de ter batido num monte de terra na cabeceira de uma ponte de mão única. Por causa do acidente, filas de carros se formaram nos dois sentidos da pista, aguardando a liberação da mesma para prosseguir viagem. Os carros menores estavam passando por um desvio de 40 quilômetros de terra de difícil acesso. 

Por volta das 10h da manhã de hoje, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal estava no local tentando encontrar meios para remover a carreta e liberar a passagem dos carros. Toneladas de soja ficaram espalhadas pelo chão, sendo pisoteadas por todos que passavam pelo local. 

Foto e Fonte:  blog do edmar brito   Postador:  manancial de carajas

Inscrição para concurso de professor universitário

 

Foram abertas as inscrições para o processo seletivo 083/2012 da Universidade Federal do Pará, destinado ao provimento de quatro vagas de Professor Substituto para a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Marabá. A jornada de trabalho será de 40h semanais com salários entre R$ 2.265,78 e R$ 4.300,00 e a atuação será nas temáticas: Filosofia da Educação; Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências; Língua Brasileira de Sinais - Libras; Didática e Formação Docente; Os interessados devem se inscrever na secretaria do Campus I (Folha 31, Quadra 07, Lote Especial) e apresentar requerimento preenchido, cópias de RG, título de eleitor com comprovante da última eleição, CPF e diploma de graduação, assim como Curriculum Lattes impresso em três vias. A seleção constará de prova escrita, didática e de títulos. 
 
Foto:  Fonte:  Claudio Marques   Postador:   manancial de carajas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

URUARÁ-PA

PMDB anuncia em clima de festa pré-candidaturas no Pará 

  Em 115 municípios o partido terá candidatura própria, inclusive, Uruará

Ozório, Gilsinho e Helder
O PMDB possui hoje 1.154 prefeituras em todo o país e pretende elevar esse número para 1.300 no pleito de outubro. Desse total, a meta é eleger pelo menos 115 prefeitos no Pará, mantendo a legenda no topo, como maior partido do Brasil e do Pará.
Priante, Valdir e Jader
A largada no Estado foi feita em um evento realizado no Maison Pommed’or, onde o presidente nacional da legenda, Valdir Raupp, junto com a direção estadual, lançou as 115 pré-candidaturas no Estado. 
Raupp lembrou que o PMDB tem sido parceiro importante dos últimos governos da República, ajudando no desenvolvimento do país. “Não é à toa que temos hoje o vice-presidente da República, a maior bancada no Senado Federal, a segunda maior bancada na Câmara Federal, ajudando sempre nos projetos de interesse da nossa população. 
Temos 46 anos de história e somos o partido mais antigo do Brasil, mas que a cada ano se renova, como ocorrerá com essa próxima eleição”, disse.
O senador Jader Barbalho, presidente do diretório estadual do PMDB, falou que o partido está pronto e organizado em todo o Estado para a disputa e para vencer. Ele ressaltou a união e demonstração de entusiasmo das lideranças peemedebistas. “Dentro de um Estado continental como o nosso, é revigorante ver companheiros de Faro, na divisa com o Amazonas; e de Santana do Araguaia, na divisa com o Mato Grosso, Vigia, estarem aqui nesse evento partidário. 
Isso mostra compromisso e vontade de vencer, inclusive amigos da Transamazônica, demonstrando nosso compromisso com a população”, ressaltou.

Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, ressaltou que o PMDB completou essa semana 46 anos e se confunde com a história do país e da redemocratização do Brasil. “Reunimos aqui todos os nossos pré-candidatos para debater as estratégias para a eleição de outubro, para nos consolidar como maior partido do Brasil e do Pará”. 
Segundo ele, o PMDB não tem preconceitos com as legendas e dialoga de acordo com as peculiaridades de cada município. “Acima de tudo, buscamos alianças que possam garantir a governabilidade e garantindo os benefícios para as cidades”, enfatiza. 
Lideranças do PMDB
Entre as pré-candidaturas que o diretório do PMDB no Estado anunciou, em clima de festa, estava a pré-candidatura de Domingos Juvenil para disputar a prefeitura de Altamira. 
Para Ozório Juvenil que estava presente isto foi “a consolidação de Juvenil para a prefeitura de Altamira pela marcante atuação que desempenhou em favor da população local e pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade” afirmou.
Helder Barbalho e os outros membros do partido enfatizaram que Juvenil trará mudanças para Altamira. “O PMDB apoia por unanimidade a pré-candidatura de Juvenil e estará participando ativamente de sua campanha depois de 7 de julho”, afirmou Jader Barbalho.

Foto e Fonte:  TV Cidade de Brasil Novo   Postador:  manancial de carajás

ALTAMIRA-PA 

Sintrapav diz estar dentro da legalidade com a greve dos operários de Belo Monte


Foto// Felype Adms.
 E segue a greve dos operários de Belo Monte, o CCBM disse ainda na segunda-feira que vai entrar na justiça contra a greve, já o SINTRAPAV disse que está dentro da legalidade.
A 27km de Altamira na BR 230, sentido Belo Monte, a entrada do canteiro de Obras foi bloqueado, o sindicato dos trabalhadores da Construção Pesada e afins no Pará, organizou protestos na greve que paralisou as 5 frentes de trabalho da Usina na volta grande do Xingu. Nos últimos 3 dias ninguém foi para os canteiros de obras.
Desde a última segunda-feira que os operários de Belo Monte não saem de Altamira, o Consórcio Construtor Belo Monte disse que vai entrar na justiça contra a greve, alegando que o acordo coletivo junto a categoria tem vigência até outubro deste ano e por tanto a greve não poderia ser deflagrada, já o SINTRAPAV diz que está dentro da lei.
“Nos estamos abertos ao diálogo junto ao CCBM, mas é preciso que eles tenham disposição para negociar” Disse Roginel Gôbbo Vice-Presidente do SINTRAPAV.
O CCBM informou que continua aberto ao diálogo com o Sindicato dos operários, na manhã desta quarta-feira o canteiro de obras voltou a ser bloqueado, não houve confrontos, apenas a manutenção da greve.
Foto e reportagem:  Felype Adms.   Fonte:  altamira hoje   Postador:  manancial de carajas

ALTAMIRA-PA

Justiça do Trabalho declara ilegalidade da greve dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte


O desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, concedeu,  na tarde desta terça-feira (25), nos autos da Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve, liminar requerida pelo Consórcio Construtor Belo Monte contra o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará. Para conceder a liminar, o Excelentíssimo Senhor Desembargador considerou que o Acordo Coletivo de Trabalho, estabelecido pelas partes em novembro de 2011, encontra-se em plena vigência, não justificando, portanto, a deflagração de greve no último dia 23 de abril.

O art. 14º, da Lei nº 7.783/89, estabelece que " constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho", a menos que, no decorrer do período de vigência do referido acordo - que no caso das partes foi celebrado para ter vigência entre 01/11/11 a 31/10/12 - tenha sido necessário se valer do direito de greve em função de inobservância do cumprimento de cláusula ou condição ali estabelecida, assim como tenha ocorrido algum fato novo que modificasse substancialmente a relação de trabalho.

Não havendo indícios de violação do acordado nas cláusulas 13ª (cesta básica) e 40ª (visita à família/folga de campo), que se apresentam como as reivindicações dos trabalhadores, assim como a inexistência de fato novo que justifique alteração do acordado pelas partes, o magistrado considerou a greve ilegal, concedendo a liminar e estabelecendo multa no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) por dia de paralisação, independente de eventuais reparações materiais e normais, se couberem.

O Excelentíssimo Senhor Desembargador também delegou competência ao Excelentíssimo Juiz Titular da Vara do Trabalho de Altamira, para promover tentativa de conciliação entre as partes no presente processo, que determinou fosse reautuado como Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve.

Foto:   Fonte:   Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - ASCOM8   Postador:  manancial de carajas

BANNACH-PA

Ministério Público acompanha eleições de novos conselheiros tutelares

A representante do Ministério Público do Estado (MPE) no município de Bannach (sudeste paraense que faz parte da comarca do município de Rio Maria), Fábia Mussi de Oliveira Lima, participou no último domingo (22) da eleição para formação dos novos Conselheiros Tutelares da cidade. A votação ocorreu, para a zona urbana, na Escola Municipal Maria Isabel Furtado e para a zona rural na Escola Municipal de Pista Branca. Concorriam 12 candidatos, no total.

Além do MPE, acompanharam a apuração, representantes do Conselho dos Direitos da Infância e da Adolescência e da Polícia Militar. Foram eleitos 5 (cinco) conselheiros e 5 suplentes. Segundo a promotora, “os novos conselheiros assumirão o cargo por 3 anos, podendo concorrer a reeleição. 

A posse ficou marcada para o dia 30 de abril”.
Mussi conta que “o voto não era obrigatório, mas houve uma expressiva participação de eleitores, advindos da cidade e comunidades rurais, contabilizando no geral uma eleição bastante tranquila”. Ao final, a promotora relatou que se reuniu com todos os conselheiros eleitos e explanou sobre a atuação do cargo, e sobre a missão institucional de lutar e resguardar os direitos da infância e juventude.

Texto: Nair Araújo (graduanda em jornalismo), com informações da promotoria de Bannach
Revisão: Edson Gillet (Assessoria de Imprensa)

Postador:  manancial de carajas
GRANDE FESTA DO MOTOCROSS EM XINGUARA

GRANDE FESTA DO MOTOCROSS EM XINGUARA


Foto comemorativa do encontro de  Motocross
A Associação de MotoCross de Xinguara está organizando uma mega apresentação de MotoCross no dia 26 de maio, ao lado da Pista de Vaquejada Hermes Dantas, quem informa é o presidente do Sindicato Rural de Xinguara Osvaldinho Assunção.

O projeto da apresentação foi aprovado numa grande assembléia geral da categoria realizada no auditório do Sindicato Rural de Xinguara, ontem à noite(18) que contou com os presidentes das duas entidades e a presença maciça de mais de 100 motociclistas associados, todos amantes de esportes radicais: trilheiros, moto show, MotoCross e JipeCross.

A idéia da construção da pista de MotoCross é um antigo projeto da Associação dos Motociclistas de Xinguara e vai se tornar realidade através de uma parceria entre a Associação, Sindicato Rural de Xinguara e a empresa Buriti, que cedeu um espaço para a construção da pista pleiteada pelos motoqueiros.
O presidente do Sindicato fala aos motociclistas

Osvaldinho Assunção informa que para atender o pleito dos motoqueiros xinguarenses o Sindicato Rural, através do Grupo Buriti, abrirá espaço para que a categoria faça sua própria pista de MotoCross ao lado da Pista de Vaquejada, programando um campeonato de MotoCross para o dia 26, que prestigiará a categoria dando a esta uma oportunidade de se apresentar num grande evento ao povo de Xinguara.

Motociclistas falam dos projetos da Assoociação
“Vivemos um momento de grande felicidade para os amantes do MotoCross em Xinguara, quando o Sindicato Rural, através de seu presidente Osvaldinho Assunção e o Grupo Buriti Imóveis respondem aos nossos anseios cedendo espaço para a construção da pista e realização de um campeonato de MotoCross. É pura felicidade e muita adrenalina” disse o Presidente da Associação de MotoCross, Luis André Tavares de Oliveira.

Momento da finalização da parcer
No final da reunião Osvaldinho Assunção, na qualidade de Presidente do Sindicato, falou à imprensa sobre a parceria com a entidade. 

“Entendo que todos os esportes têm que ser prestigiados, agora chegou a vez do grande público de Xinguara conhecer de perto o MotoCross, numa apresentação histórica da Associação que será feita na mesma semana da grande festa de inauguração da Pista de Vaquejada”, disse Osvaldinho Assunção comemorando a parceria ao lados dos motoqueiros.

Na reunião falou-se também sobre a proposta dos motoqueiros das modalidades Moto Show, trilheiros e Jipe Cross que estão se organizando em busca de pista e trilhas para empreender futuras apresentações ao grande público xinguarense.

Foto e Fonte:  renatoescrevendo   Postador:  manancial de carajas

Justiça obriga Vivo e Tim a adequarem sistema de telefonia

 

Defensor Luiz Mário Guerra
A Defensoria Pública de Xinguara em litisconsócio com o Ministério Público Estadual do Pará ajuizou uma Ação Civil Pública, de interesse coletivo, contra as empresas de telefonia celular Vivo e Tim, que operam nos municípios de Xinguara, Água Azul do Norte e Sapucaia, pelos maus serviços prestados às respectivas coletividades.

Conforme um dos proponentes da Ação, defensor Luiz Mário Guerra, a Defensoria se sentiu no dever e na obrigação de intervir em favor da população, objetivando resguardar primeiramente o interesse coletivo, haja vista que na opinião dele, o sistema de transmissão das operadoras ficaram por demais obsoletos e não são mais capazes de adequar os sistemas à demanda, o que vem gerando os transtornos diários enfrentados pelos clientes.
Ontem, terça-feira (24), a ação recebeu provimento liminar do juiz de direito da Comarca de Xinguara, Luiz Gustavo Viola, que obriga as operadoras Vivo e Tim, rés na ação, a adequarem os sistemas no prazo de 30 dias, com pagamento de multa diária no valor de quinze mil reais a contar da notificação do juiz, com a finalidade de propiciar um serviço aceitável de telefonia móvel à população. Caso a determinação não seja cumprida, as empresas serem castigadas, todos os dias, em quinze mil reais.
A ação contra as operadoras foi subscrita pelos defensores Eloísio Taveira e Luis Guerra e pelos promotores de justiça Ney Tapajós e Fábia Mussi.
Foto e Fonte:  blog do edmar brito   Postador:  manancial de carajas  

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...