sábado, 21 de janeiro de 2012

Governo fiscaliza retomada das obras do PAC no Estado

Fiscalização e muito trabalho. É assim que o governo Jatene pretende garantir a retomada de mais de quarenta obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pará. O novo calendário para conclusão dos projetos de habitação e saneamento que estão atrasados foi anunciado nesta quarta-feira, 18, pelo secretário Especial de Infraestrutura, Sérgio Leão, durante uma visita às obras no município de Castanhal, região nordeste do estado. “Nós temos R$ 103 milhões do PAC I e II para investir só na área de saneamento, aqui em Castanhal. 

A meta é ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água pra população. Queremos chegar a 80% de cobertura até o final deste ano”, destacou o secretário. Hoje, apenas 45% dos moradores de Castanhal contam com esse serviço.

Antes de começar a visita às obras, a comitiva do governo se reuniu com o prefeito Hélio Leite, secretários e técnicos do poder municipal na sede da prefeitura. Também participaram da reunião os presidentes da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Marco Aurélio, e da Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa), Antônio Braga, além de gerentes e técnicos dos dois órgãos e do deputado estadual Márcio Miranda.


O prefeito parabenizou o governo Jatene pela iniciativa de fiscalizar mais de perto a execução das obras, mas pediu maior empenho da Cosanpa, principalmente no planejamento e atendimento aos bairros mais carentes. “Nós passamos a tutela da concessão do serviço para a Cosanpa. E é preciso que a companhia assuma esse, que é um dos maiores problemas do nosso município” disse Hélio Leite.

Saúde e qualidade de vida
Em resposta, o presidente da Companhia de Saneamento do Pará lembrou que dos 252 quilômetros de rede de distribuição previstos, 92% já foram assentados. “Até o final deste ano, serão cerca de 100 mil pessoas atendidas em 14 bairros. Além disso, Castanhal vai ganhar quatro estações de tratamento de esgoto, beneficiando mais de três mil domicílios”, destacou Antônio Braga, ressaltando que hoje esse serviço não existe no município. 

Durante toda a manhã, a comitiva visitou o canteiro das obras de saneamento, que também inclui a substituição de equipamentos para aumentar e melhorar a vazão dos poços já existentes, além da construção de três reservatórios elevados em bairros periféricos da cidade.

Pela tarde, a vistoria se estendeu às obras dos quatro projetos de habitação que estão sendo executados no município desde 2007\2008 e já deveriam ter sido concluídos. São eles: residencial Tangarás e Ipês, do projeto “Minha casa, Minha Vida”, e Providentinos e Jaderlândia, do PAC. 

Ao todo, são R$ 142 milhões investidos na construção de 2.550 novas unidades, 2.279 regularizações fundiárias e 435 melhorias.
Ao final da visita, o secretário Sérgio Leão assumiu o compromisso de que tanto as obras de habitação quanto as de saneamento não serão mais paralisadas. “Nós trabalhamos todo o ano de 2010 só para regularizar esses contratos que tinham problemas nos projetos executivos, em execuções não pagas e sem regularização junto à Caixa. 

Agora que conseguimos a garantia de retomada das obras junto às empreiteiras, vamos acompanhar a execução com mais rigor”, prometeu Sérgio Leão. O cronograma de vistorias as obras continua na próxima semana, em municípios do sul do Pará.

Região Metropolitana de Santarém impulsionará desenvolvimento da região

“A criação da Região Metropolitana consolida o projeto estratégico de desenvolvimento da região oeste do Pará. Com esta nova configuração haverá uma maior facilidade para o desenvolvimento desses municípios e das localidades próximas”, ressaltou nesta sexta-feira (20) o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, sobre a criação da Região Metropolitana de Santarém.

O projeto da RMS foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 20 de dezembro de 2011, sancionado pelo governador Simão Jatene e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 18. A Região Metropolitana de Santarém (RMS) é composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos (que ainda será instalado), no oeste do Pará.

Segundo o secretário, o desenvolvimento poderá ser impulsionado pela criação do Distrito Industrial de Santarém, o crescimento urbano, a destinação dos resíduos sólidos e a segurança pública. “A criação da RMS facilita o desenvolvimento de todos os setores da região’, destacou Sidney Rosa.

Pinheiro, coordenadora de Estudos Urbanos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), informou que vários fatores contribuíram para a criação da RMS, entre as quais o fato de Santarém sempre ter exercido o papel de entreposto comercial para várias localidades (incluindo municípios do Estado do Amazonas), devido a sua estratégica localização geográfica, e ter recebido missões religiosas que também atraíram o desenvolvimento. “Santarém acaba servindo de entreposto para 16 municípios por sua capacidade estrutural de receber pessoas dessas localidades, por conta da estrutura de saúde e urbanização, entre outros fatores”, disse ela.

A estudiosa ressaltou, ainda, que entre as vantagens da Região Metropolitana está a prioridade na captação de recursos públicos em programas federais e estaduais, para investimentos em diversas áreas.

A Região Metropolitana de Santarém foi criada pelo governo do Pará, por meio da Lei Complementar nº 079, com base no parágrafo 2º do artigo 50 da Constituição Estadual. Segundo o projeto, a criação da RMS visa integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum aos municípios da área de abrangência. 

De acordo com o projeto de lei, os municípios que integram esse conjunto territorial mantêm sua autonomia política, financeira e administrativa. Os três municípios que integram a RMS reúnem a terceira maior população do Pará, com 310.898 mil habitantes.

PA: Na véspera de seu aniversário, Paragominas inaugura o Estádio Municipal

O momento mais esperado das comemorações do Aniversário de Paragominas é a inauguração do Estádio Municipal. Com a capacidade de comportar 10 mil pessoas sentadas e, até 14 mil, contando com a área de circulação, o novo Estádio já nasce grande: são mais de 43 mil m² de área total e 105x68m, de área de jogo, uma medida oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São quase 15 mil m² de grama esmeralda, específica para esses fins.

Segundo a própria Federação Paraense de Futebol (FPF), que esteve na cidade em dezembro verificando as obras, o novo estádio poderá realizar até partidas internacionais, tamanho é o capricho do projeto. Ainda de acordo com a FPF, o Estádio de Paragominas está entre os 4 melhores de todo o Pará. 

O presidente da FPF, Coronel Nunes, ainda conclui “Esse vai ser o melhor estádio do interior do Pará”
Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aparecida Luciano, o novo Estádio representa mais uma matriz para o esporte no município. “Essa é uma conquista para nós, que não tínhamos um local específico para o futebol. 

Além disso, o lugar promete ser palco de grandes jogos regionais, nacionais e até, quem sabe, internacionais porque preparados nós estamos”, afirma Aparecida. É a SECULT, junto com a Liga Esportiva de Paragominas (LEMP), que vai administrar o local.


O que faz a diferença nesse projeto é que pessoas portadoras de necessidades físicas especiais terão completo acesso ao estádio.  Ou seja, o cadeirante ou qualquer um que tiver dificuldades de locomoção, poderão freqüentar o local sem problemas, já que as três entradas (uma frontal e duas laterais) possuem rampa. 

Além disso, o Estádio de Paragominas é o único em todo o Pará a ter elevador voltado para a acessibilidade.

A obra foi realizada pela Prefeitura de Paragominas em parceria com a mineradora Hydro. Segundo o vice-prefeito, Paulo Tocantins, o Estádio Municipal de Paragominas é um sonho que está sendo realizado. “A construção do Estádio é um incentivo ao esporte local, principalmente ao futebol. Além disso, a região toda será beneficiada porque Paragominas vai poder sediar competições regionais”, conta Tocantins.

Fonte: (Blog de Paragominas) - Portador: manancial de carajas
Treinador de futebol é preso acusado de pedofilia contra alunos em Redenção


Josias Ximenes, conhecido como ‘Natan’, tem 34 anos e é acusado de abusar sexualmente de várias crianças
Josias Ximenes, conhecido como ‘Natan’, tem 34 anos e é acusado de abusar sexualmente de várias crianças. Após o relato de uma delas, o delegado Carlos Vieira, da delegacia do município, foi até a casa de Natan, mas não o encontrou. As buscas continuaram por outras residências até a prisão, que aconteceu em via pública.

Os policiais ainda descobriram que o treinador iria para o Rio de Janeiro (RJ) com outros seis garotos. A desculpa de Natan era de levá-los para participar de um jogo na capital fluminense.


O objetivo da Polícia Civil era afastar o treinador das vítimas em potencial, pois sem a companhia dos pais, os jovens estariam ainda mais vulneráveis. Durante interrogatório, o treinador confessou o crime sexual contra o menino que o denunciou e disse também que já havia abusado de alguns jovens que viajariam com ele.


A polícia encontrou ainda, no celular do pedófilo, várias fotos de outras crianças e adolescentes em imagens pornográficas.


Ele ainda sustentou a ideia de levar as crianças para jogar no Rio de Janeiro diante dos anseios do mundo do futebol, em que ídolos ganham fama e muito dinheiro. Por isso, as crianças suportavam, em silêncio, que o treinador cometesse os abusos.



Foto: Reprodução           Fonte: Folha do Bico           Postador: manancial de carajas
Aprovação de Dilma supera a de Lula após primeiro ano
Segundo pesquisa Datafolha, 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima.

Segundo pesquisa Datafolha, 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima.

Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Lula alcançou 42% e 50%, respectivamente.

O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Foto: aqueladica.com.br           Fonte: Folha.com           Postador: manancial de carajas
Maradona sobre Pelé: 'Parece um boneco'
Argentino sai em defesa de Messi em polêmica com o brasileiro, e não deixa de atacar o Rei



“Parece que a idade deve ter influído em algumas decisões”, disse. Maradona também ressaltou: “Mas não temos que culpar o homem. Afinal, há 20 anos ele não faz nada, não o vemos nem em supermercado. O único lugar no qual podemos vê-lo é em dias de entregas de prêmios da Fifa, onde parece um boneco de controle remoto.



Foto: Peter Parks/AFP   Fonte: primeiraedição.com.br - Postado por Jornal Manancial
TOCANTINS 

Militares do Tocantins podem ser selecionados para Missão de Paz da ONU



A Polícia Militar do Tocantins irá realizar uma pré seleção, a fim de verificar se os candidatos atendem as exigências mínimas de conhecimento do idioma inglês, sendo que até esta sexta-feira, dia 20 de janeiro, a relação com os nomes dos interessados deve ser encaminhada pelos comandantes de Unidades à Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da PMTO.

De acordo o comunicado do Exército Brasileiro, através do Comando de Operações Terrestres, o 1º Teste de Avaliação – 1ª fase da Seleção de Policiais Militares para Missões de Paz da ONU será realizado no período de 23 e 27 de abril de 2012, nas cidades de Porto Alegre-RS e Recife-PE. A apresentação para os testes será no dia 24 de abril, às 8h, nos Colégios Militares dos dois Estados.


Tanto em Porto Alegre como em Recife, os testes de avaliação serão aplicados a partir das 9h. O Teste de Inglês será no dia 24 de abril, Direção de Viatura no dia 25 também de abril e o teste de Tiro no dia 26 de agosto.


Foto: Divulgação           Fonte: Ascom/PMTO           Postador: surgiu.com (abr)

Bebê que nasceu com apenas 270 gramas deixa o hospital


Melinda Star Guido nasceu com 16 semanas de antecipação. Ela é a segunda mais leve a sobreviver no país e a terceira no mundo.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Bebê que nasceu com apenas 270 gramas deixa o hospital
Melinda Star Guido deixa o hospital
 

Mundo - O bebê que teoricamente é o terceiro menor do mundo a sobreviver deixou o hospital de Los Angeles onde ficou internado por cinco meses, informaram os médidcos.

Melinda Star Guido, que nasceu em agosto passado com 16 semanas de antecipação e pesando apenas 270 gramas - menos que uma lata de refrigerante -, passou cinco meses internada numa unidade de cuidados intensivos neonatal.

"Estou tão emocionada por finalmente poder levar meu bebê para casa", declarou a mãe, Haydee Ibarra, de 22 anos.

Melinda é o terceiro menor bebê do mundo que consegue sobreviver, segundo dados do Global Birth Register (Registro Global de Nascimentos) citados por funcionários da saúde do condado de Los Angeles.

O dr. Rangasamy Ramanathan, chefe do Centro Médico LA County-USC, afirmou inicialmente que não estava seguro sobre a capacidade de Melinda sobreviver.

"Isso não acontece todos os dias. Em meus 30 anos aqui... esta é a primeira vez que fomos capazes de dar alta a um bebê que pesava menos de 300 gramas", comentou.
tópicos:


Fonte: G1

Militares comemoram reajuste acima da inflação


Pela tabela apresentada pelo governo, o soldado passará a receber R$ 2.253,20 já a partir deste mês, e o suboficial, R$ 3.344,39

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Pará - Os policiais militares e bombeiros aceitaram a contraproposta apresentada pelo governo do Estado, ontem (19), de um aumento de 18% a 26% no soldo dos praças, entre outras vantagens, e decidiram suspender o estado de greve que chegou a paralisar alguns quartéis do Estado. A assembleia dos militares foi encerrada por volta das 20h30, em frente ao Centro Integrado de Governo (CIG), onde policiais e governo passaram o dia inteiro em negociações.

Logo depois, representantes do governo e policiais militares concederam uma entrevista coletiva. Segundo as contas da secretária de Administração, Alice Viana, a categoria conquistou um aumento real que varia de 11% a 24%, considerando a inflação de 6,5%. Pela tabela apresentada pelo governo, o soldado passará a receber R$ 2.253,20 já a partir deste mês, e o suboficial, R$ 3.344,39.

Ela destacou ainda a definição da jornada de trabalho de 40 horas semanais, o adicional de interiorização, o aumento de 50% para 70% do seguro de vida e o auxílio fardamento, que será incorporado ao salário. Os pontos que ficaram pendentes serão concedidos “na medida em que o Estado for adquirindo condições financeiras”.

A comissão de negociação que será instituída por decreto, que o governo deve publicar hoje, vai começar a se reunir a partir de fevereiro, quando os policiais devem realizar nova assembleia geral da categoria.

Sobre os oficiais, Alice Viana informou que de imediato eles terão direito aos 70% do seguro de vida e o governo vai enviar, ainda este mês, para a Assembleia Legislativa, um projeto de lei para a recomposição do soldo deles.

O comandante da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, garantiu que “não haverá retaliação e nem perseguição aos grevistas”.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, a manifestação dos policiais militares “antecipou o desejo do governo de melhorar o salário dos policiais”.

O cabo Francisco Xavier, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros do Pará, disse que “não adianta radicalizar” numa situação em que o governo se mostra disposto a negociar. “Por que greve?”, questionou. Segundo ele, “a sociedade precisa da segurança que nós damos para a população e nós precisamos da dignidade que o governo está nos dando”.
RADICAIS

Depois da assembleia, um pequeno grupo de policiais não acatou a decisão de encerrar o movimento e por conta própria resolveu manter o estado de greve. Eles saíram, por volta das 22h, de carro e moto prometendo passar nos quartéis para pedir o aquartelamento dos colegas até uma reunião que marcaram para as 9h, em frente ao CIG. O cabo Klever Rocha, um dos líderes do grupo, pregou a destituição dos dirigentes das associações. “As associações abandonaram a base e deixaram a gente falando sozinho”.
Greve termina após um dia e acordo com governo

Durou toda a tarde de ontem e parte da noite a segunda rodada de discussão entre Governo e militares antes de um acordo. Uma comissão formada por cerca de 30 pessoas, representantes de 13 associações, apresentou a proposta dos manifestantes à cúpula de segurança pública do Estado.

Eles foram recebidos pelos secretários de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, e de Administração, Alice Viana, além dos comandantes da PM, coronel Daniel Mendes, e do Corpo de Bombeiros, coronel Donato.

A contraproposta do governo foi apresentada em reunião que durou cerca de uma hora. “Não é um proposta que se deve jogar fora. Um reajuste de 18% que vai a 26%, está três vezes acima da inflação. E o mais importante, conseguimos a criação de uma mesa permanente para discutir as demais exigências”, declarou o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), Roberto Sena, que orienta a categoria.

Fonte: Diário do Pará
Vinte são feitos reféns em assalto a ônibus

Eles ficaram sob o domínio de assaltantes na noite de ontem (20).

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Vinte são feitos reféns em assalto a ônibus
 
Quatro homens dominaram passageiros Pará - Passageiros de um micro-ônibus da linha União/Castanheira/Marituba jamais esquecerão as duas horas de medo e tensão que viveram nas mãos de quatro homens, um deles armado. Eles ficaram sob o domínio de assaltantes na noite de ontem (20), na estrada de Santana do Aura, em Ananindeua.

Já rendidos, surgiu uma luz no final do túnel para os passageiros que estavam sendo roubados. A luz era da viatura policial do tenente Henriques da 14ª Zona de Policiamento (ZPol), que fazia ronda pela escura estrada e se deparou com o transporte coletivo em uma rua incomum para o tráfego deste tipo de transporte.

“Nós vínhamos após atendimento de uma ocorrência próximo ao lixão do Aurá quando nos deparamos com o ônibus entrando na estrada escura. Acionamos a sirene e o motorista parou para, em seguida, serem feitos três disparos de arma de fogo contra a nossa viatura” informou o tenente Henriques.

Sirene ligada e apoio de outras viaturas solicitado pelo rádio. Os assaltantes não tiveram como fugir e acabaram fazendo vinte passageiros reféns, iniciando uma tensa negociação entre os assaltantes e o tenente Henriques. Os pedidos dos criminosos foram atendidos à medida que os reféns eram liberados.

O DIÁRIO foi a primeira equipe de jornalismo a chegar no local da crise e conseguiu a liberação de uma mulher que saiu muito nervosa do micro-ônibus. À medida que outras equipes de jornalismo iam chegando eles liberavam um refém. Um passageiro ficou o tempo todo com um revólver calibre 38 apontado para a cabeça, enquanto os passageiros sentados esperavam pelo desfecho com a rendição dos assaltantes.

Pelo telefone os assaltantes acionaram familiares, deixando a situação cada vez mais tensa com outras exigências. Eles também pediram colete a prova de bala e viaturas do Ciepas para conduzir dois menores que faziam parte do bando.

O tenente coronel Raimundo Campos, comandante do Policiamento Regional Metropolitano, que estava em uma operação policial em Marituba, assumiu o gerenciamento da crise, colocando os familiares dos assaltantes em uma viatura posicionada em frente ao micro-ônibus para que eles se rendessem com segurança.

Com palavras firmes de orientação o tenente coronel Campos conseguiu a rendição dos quatro homens de maneira organizada, sem correrias e invasão do espaço. “É o primeiro assalto com reféns que nós jornalista pudemos trabalhar acompanhando de perto o trabalho da Polícia Militar e de forma organizada” comentou um repórter de uma rede de televisão local.

Os adultos foram identificados como Jonatas de Melo, de 18 anos, e Diego Oliveira dos Santos, de 19 anos. Os dois foram encaminhados a Seccional Urbana da Cidade Nova para serem autuados em flagrante delito. A dupla de adolescentes foi encaminhada para a Divisão de Atendimento a Criança e Adolescente (Data). (J R Avelar)
.

Fonte: Dol

MPF alerta que propaganda eleitoral em outdoors está proibida, sob pena de multa

Procurador da República, Daniel Avelino, orienta os promotores eleitorais de todo o Pará

 

Procurador Daniel Avelino


O Procurador Regional Eleitoral no Pará encaminhou esta semana recomendação aos promotores eleitorais para que fiscalizem com rigor propagandas eleitorais irregulares que estão sendo divulgadas em todo o Estado.
De acordo com o documento, já foram identificados outdoors afixados ao longo de rodovias, avenidas, ruas, travessas e demais vias da região metropolitana de Belém, como também do interior do Estado, contendo imagens e mensagens subliminares de políticos e pré-candidatos a cargos de prefeito e vereador.

Na recomendação, o procurador da República Eleitoral, Daniel César Azeredo Avelino, orienta os promotores eleitorais de todo o Pará a reprimirem todo e qualquer tipo de propaganda antecipada, sendo adotadas medidas judiciais para coibir esse tipo de infração.

‘Reitera-se que a postura ativa das autoridades eleitorais locais é vital para o sucesso das Eleições, pois além de prevenir a burla ás normas de regência, garantirá que o voto reflita fielmente a legítima vontade do povo’, destaca o procurador na recomendação.

Segundo o art. 39, da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) proíbe a propaganda eleitoral mediante outdoors, sujeitando os responsáveis (empresa, agremiação partidária e candidatos) à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa. Além disso, só será permitida realização de propagandas de candidatos aos cargos de prefeito e vereador a partir do dia 5 de julho de 2012.

Em eleições municipais, como a de 2012, o Ministério Público Federal só atua nos recursos à segunda instância, que é o Tribunal Regional Eleitoral. A fiscalização direta cabe ao Ministério Público do Estado, que atua na primeira instância, perante os juízes das zonas eleitorais.

Fonte: RG 15/O Impacto e MPF-PA

Esquema de tráfico é desarticulado em Altamira

Janderson e Revelino foram presos traficando drogas em Castelo dos Sonhos

Traficantes de Altamira


Uma operação integrada de policiais civis e militares resultou, nesta sexta-feira (20), na descoberta de um esquema de tráfico de drogas que envolvia o furto de vidros de perfumes de uma loja no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, sudoeste do Pará. Dois homens foram flagrados na prática de venda de drogas, enquanto um adolescente foi apreendido por envolvimento nos furtos.

Segundo a polícia, o esquema começou a ser desmontado após o registro de um boletim de ocorrência feito pela proprietária de uma loja situada no centro do distrito, a respeito de furto com arrombamento do imóvel.

Do local, foram saqueados diversos vidros de perfumes. A equipe policial passou a investigar o fato no sentido de localizar o autor do furto. Durante as apurações, os policiais civis chegaram a um adolescente de 15 anos com quem foram encontrados alguns dos vidros de perfume levados da loja. Interrogado, o infrator relatou aos policiais que parte do produto furtado do estabelecimento havia sido trocado por drogas em uma “boca de fumo” situada em uma vila de quartos conhecida por “Vila do Alemão”. 

Assim, os policiais civis foram até o local indicado, um dos quatros da vila, onde prenderam em flagrante Janderson Pereira, de 22 anos, de apelido “Buia”. Com ele foi apreendida quantia de R$ 115 em dinheiro e 10 “petecas” de pasta base de cocaína.

Em depoimento, Janderson alegou ao delegado que vende drogas a um traficante conhecido por “Alemão”, o qual estava à espera de sua chegada ao local. Os policiais, então, ficaram no aguardo do acusado e o prenderam em flagrante. “Alemão” foi identificado como Revelino Rodrigues de Oliveira, de 31 anos. 

Ambos foram conduzidos à Delegacia de Castelo dos Sonhos para lavratura do procedimento flagrancial por tráfico de entorpecentes, receptação e associação para fins de tráfico de drogas. Os dois foram transferidos para a Delegacia de Novo Progresso, já que a  Delegacia de Castelo de Sonhos não abriga presos de Justiça.

Fonte: RG 15/O Impacto e Asom PC

Mostro de Uruará foi preso em Belém

Gilberto “Açougueiro” era procurado por ter matado e esquartejado Letícia de Araújo, crime praticado em 2008

 


Gilberto Açougueiro


Gilberto Alves Martins, 18 anos, mais conhecido por Gilberto Açougueiro, foi preso, na noite de terça-feira, dia 17, na Seccional da Cidade Nova. Ele foi capturado no Conjunto Maguari. O acusado assaltou na tarde da última segunda-feira uma loja de confecções no bairro Aurá, em Ananindeua, de onde levou dinheiro, celulares e a moto da proprietária.

Ao levantar a ficha de Gilberto, a Polícia descobriu que o jovem é o principal acusado de esquartejar a jovem Letícia Menescal de Araújo, de apenas 16 anos, no ano de 2008, no município de Uruará. A prisão só foi possível após denúncias de populares que o avistaram rondando em uma moto roubada.


Letícia


Coincidentemente na Seccional estava de plantão um investigador que trabalhou no município de Uruará na época do crime. O policial civil Ademir Santos participou das buscas pelo corpo da jovem que estava desaparecida. Segundo ele, Gilberto chegou a ser ouvido pela Polícia, mas negou o crime. “Quando uma das pessoas que o ajudou, uma menor, o acusou de ser o autor do crime, ele tentou fugiu”, contou o investigador.


De acordo com o delegado Luiz Antonio Mendes, ele chegou a ser detido no Centro de Integração do Menor daquela localidade, mas fugiu pouco tempo depois. “Ele é conhecido como Gilberto Açougueiro e é um andarilho, por onde passa comete vários crimes. Dessa vez será enquadrado por receptação e corrupção de menores, já que com ele, no assalto à loja do Aurá, estava outro rapaz que ainda não foi identificado”, afirmou.

Fonte: RG 15/O Impacto e DOL

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ministério Público entra no combate a poluição sonora 

 

 

Promotor Ney Tapajós
O promotor de Justiça da Comarca de Xinguara, Ney Tapajós Ferreira Franco, convocou a imprensa na manhã desta sexta-feira (20) para informar que assinou uma Recomendação estabelecendo normas para as questões de poluição sonora na cidade de Xinguara, cuja medida visa o cumprimento da lei típica a respeito do assunto, mas também para atender a uma série de reclamações que chegaram a ele e que foram encaminhadas por entidades representativas ou por simples moradores da cidade.

De acordo com que ficou estabelecido na recomendação, a partir do dia 22 de janeiro de 2012, ficam proibidas a realização de festas destinadas ao público em geral realizadas em estabelecimentos comerciais adequados para tal finalidade ou em vias públicas sem a prévia emissão de Alvará de Licença pela autoridade policial competente, ouvidos, se for o caso, o Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara e a Secretária de Meio Ambiente de Xinguara.
Ainda conforme o promotor cabe às Polícias Militar e Civil, Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento de Trânsito de Xinguara, fazer cumprir a presente recomendação, a quem comete abuso ao sossego público e ao espaço urbano.
“Nós temos recebido diversas reclamações por parte da população a respeito de festas a céu aberto com carros de som a todo volume causando poluição sonora e prejudicando o tráfego de veículos, além de outros danos colaterais, como ingestão de bebida alcoólica e consumo de drogas, por esta razão é estamos tomando as providências para combater  os abusos de instrumentos sonoros  que causam danos à saúde humana e ao meio ambiente”, explicou.  Ed. Brito
 

Elemento é preso por porte de arma de fogo

 

Magnelton é apresentado pela guarnição militar
Uma guarnição da Polícia Militar de Xinguara composta pelo sargento Dos Santos e pelos soldados Remédios e Ferreira, prendeu em flagrante delito, Magnelton Marques Pereira, 21 anos de idade, natural de Rio Som (TO) portando um revólver Taurus, calibre 22, com seis balas intactas e uma faca com barbela. 
 
A Polícia já apurou que o acusado tem passagem pela polícia de Palmas, onde ficou 12 dias preso por porte de arma de fogo.

“Fomos informados que o referido elemento havia roubado um revólver em uma fazenda da região e que tinha vindo em direção a Xinguara. Ficamos rondando pela cidade até que, por volta das 11h30 desta sexta-feira (20), efetuamos a prisão dele na estação rodoviária”, disse o sargento Dos Santos.  Ed. Brito

Acidente entre moto e carro


Na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 9h30, no cruzamento da Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco com a Rua Araguaia, Centro, Xinguara, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo uma moto Lander, preta, placa NEV 6689, que estava sendo dirigida por César Klotz de Almeida Neves, e um carro Gol, cor verde, placa KDR 4014, dirigido pela senhora Aldecira Josefina dos Santos.

Movimento de pessoas foi grande no local
Conforme relatos dos policiais militares e dos agentes de trânsito que fizeram a ocorrência, a moto trafegava do Centro em direção ao setor Itamarati, já o Gol seguia no sentido setor Tanaka. Apesar do impacto da batida ter sido forte, ninguém se machucou. 
Aldecira disse ter parado o carro dela antes de cruzar a avenida, e como não tinha visto veículo algum se aproximando, arrancou, foi quando houve a batida da moto contra o carro dela, que teve a porta do lado do motorista amassada e os vidros do parabrisa e da porta traseira quebrados.
Já o condutor da moto, César, disse que teve muita sorte de não ter se ferido gravemente, pois choque entre os dois veículos foi forte e poderia ter sido trágico.    Ed. Brito

Mão Única


O Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara (DMTX) está projetando que a circulação de veículos na Rua Petrônio Portela, num trecho de duzentos metros, entre a Avenida Xingu e a Cecília Meirelles, seja em mão única. 
Valdemir Ferreira da Costa, chefe do DMTX, justificou que a medida como sendo para evitar acidentes em frente à Caixa Econômica Federal, onde o fluxo de carros, motos e pedestres é grande. “Com o trânsito em mão única, podemos evitar que pessoas se machuquem ou sofram acidentes grave, devido o trânsito que em horário de expediente da Caixa, é forte naquele local”, disse Valdemir. Ed. Brito


Justiça suspende sequestro de fazenda de Daniel Dantas em Xinguara



A Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, propriedade controlada pelo banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, no Pará, teve, nesta sexta-feira (20/1), seu sequestro suspenso. Os imóveis da agropecuária, assim como mais de 350 mil cabeças de gado, haviam tido seu sequestro decretado pelo juiz Fausto Martin De Sanctis, em 2009, no correr da investigação da operação Satiagraha.

O juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo que decidiu pela suspensão do sequestro, Douglas Camarinha Gonzales, afirma que a ação é acessória ao processo da Operação Satiagraha. Assim, com a decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça que anulou a ação penal em que o banqueiro havia sido condenado por corrupção ativa, a ação “perdeu o objeto”.

“Tem-se, pois, como claro o caráter de acessoriedade desse feito ao seu principal: a ação penal da Operação Satiagraha. De forma que a sorte da acessória deverá seguir a do principal”, afirma a sentença.
A Justiça já havia concedido o direito de que as fazendas comercializassem o gado sequestrado, porém, apenas para que os negócios pudessem ser mantidos, sem que isso alterasse significativamente o montante de animais. Cada transação feita tinha de ser noticiada e justificada.

Uma das advogadas da Santa Bárbara Xinguara, Dora Cavalcanti, comemora a liberação dos bens. “Finalmente deu-se o levantamento de um sequestro que havia sido decretado à míngua de fundamento legal ou mesmo de necessidade concreta e a empresa pode seguir regularmente suas atividades.”

A ação principal contra o banqueiro do Opportunity foi anulada em 2011 por conta da ilegalidade na participação de funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na coleta de provas. Segundo decisão do STJ, a participação da Abin “extrapolou os limites legais da operação”. 

Também contribuiu para a anulação a ação controlada montada pela PF para comprovar uma suposta tentativa de suborno de Dantas a um delegado federal. Constatou-se que a gravação da ação foi feita por profissionais da Rede Globo e as imagens foram editadas.

A Operação Satiagraha foi montada pelo delegado federal Protógenes Queiroz para apurar denúncia de crimes financeiros do banqueiro Daniel Dantas. A acusação era de desvio de verba pública, corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o STJ, as evidências foram obtidas pela Polícia Federal ilegalmente, o que contaminou todo o resto da operação, inclusive a condenação de Dantas por corrupção ativa.

Fonte: Consultor Jurídico

Parauapebas: PM não está mais em estado de greve

Sergio Pastana A Polícia Militar não declarou greve em Parauapebas, e, segundo o responsável pelo 23º BPM, Major Sérgio Pastana, o motivo de não entrarem em greve se deu pelo acordo firmado entre governo e praças da Polícia Militar dando a eles aumento entre 14% e 23%.

O reajuste alcançou apenas os praças (soldado, cabo, sargento e sub-tenente); já os oficiais não foram contemplados, mesmo tendo reivindicações protocoladas junto ao governo.

Estado de greve Ontem, 19, a PM permaneceu em estado de greve em Parauapebas. No pátio do quartel, do 23º BPM de Parauapebas, muitas viaturas estacionadas e policiais cumprindo serviço sem sair às ruas. Segundo Major Mauro Sérgio, parte da corporação ainda permanecia nas ruas e atendiam chamados pelo 190 e disque denúncia.  

Áreas de conflitos assistidas pela PM como, por exemplo, a Rua Fortaleza, conhecida rua Do Meio, a Cracolândia de Parauapebas, ficou sem a vigilância da polícia, e nas proximidades já podiam ser visto viciados e vendedores da droga abordando quem passava.

Bombeiros MilitarO 20º Subgrupamento de Bombeiros Militar fizeram paralisação ontem, 19. O quartel ficou fechado para trabalho burocráticos como, por exemplo, vistorias, laudos etc. Os bombeiros continuavam à disposição para socorros e atendimentos emergenciais. Hoje, com os acordos firmados, os bombeiros também voltaram ao trabalho integral pondo fim à paralisação.

Por Francesco Costa

MST interdita obras e Estrada de Ferro Carajás no Maranhão


Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam na manhã da quinta-feira a Estrada de Ferro Carajás (EFC) na altura da cidade de Açailândia, a 445 quilômetros de São Luís. A Vale informou que cerca de cem pessoas participaram do movimento, já o MST diz que 2 mil participaram do ato.

Além da EFC, os sem terra também interditaram a estrada vicinal que dá acesos às obras de duplicação da ferrovia, considerada hoje uma das maiores obras de logística da Vale. O projeto foi orçado em torno de R$ 4 bilhões. Segundo o MST, cerca de 700 funcionários que trabalhavam na obra foram impedidos de trabalhar na parte da manhã.

A interdição começou às 8:10 horas e terminou por volta das 10 horas. Por causa do protesto, o trem de passageiros que parte de São Luís em direção a Parauapebas, com passagem em Açailândia, ficou retido por alguns minutos. Depois da manifestação, conforme comunicado oficial da Vale, o trem seguiu seu curso normal.

Segundo o MST, os moradores dos assentamentos Novo Oriente, Francisco Romão, Planalto I e II e do acampamento João do Vale, da zona rural de Açailândia protestaram contra um eventual não cumprimento de contrapartidas e acordos de compensação financeira por conta da duplicação a EFC acordadas entre moradores destas comunidades com a prefeitura Municipal de Açailândia e a Vale.

Os acordos foram feitos há dois meses, conforme o MST. O prefeito em exercício de Açailândia, Antônio Erismar (PT), nega qualquer descumprimento de acordo com os manifestantes e afirma que alguns projetos como escolas já estão sendo implementados pelo Município.

A Vale informou que “repudia atos arbitrários que interrompem a circulação dos trens de passageiros e de carga, causando prejuízos aos usuários” e informou que “adotará as medidas jurídicas cabíveis”.

As informações são do repórter Wilson Lima, do IG.

Futebol: campeonato paulista vale R$ 1 bilhão e lidera ranking dos estaduais


Levantamento revela que os dez campeonatos regionais mais valiosos do país somam R$ 3,3 bilhões.


A bola começa a rolar nos torneios estaduais de futebol por todo o país tendo como destaque o Campeonato Paulista, competição regional mais valiosa do país chegando à casa de R$ 1 bilhão. Seu valor de mercado corresponde a quase 30% do total de R$ 3,3 bilhões que somam os dez principais torneios disputados no Brasil nessa época do ano, resultado que mostra a grande concentração econômica que há no futebol brasileiro.

O levantamento, realizado pela Pluri Consultoria, mostra também que o valor de mercado dos torneios concentra-se em poucos times, principalmente naqueles que disputam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. No estadual do Rio de Janeiro, por exemplo, que é disputado por 16 clubes, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo são responsáveis por 80% do valor de todo o campeonato.

“Isso ocorre em todos os torneios pelo país e essa concentração ocorre naqueles times que geralmente ganham as competições. O restante, que é a grande maioria, apenas participa dos estadual e tenta se manter com ele apenas”, afirma o economista Fernando Pinto Ferreira, sócio-diretor da Pluri Consultoria.

Mais valioso do país, o estadual de São Paulo aparece na 15ª colocação entre os torneios mais valiosos de todo mundo, ficando à frente do campeonato nacional da Grécia e logo atrás do argentino. “Mesmo sendo uma competição regional, o Paulista tem um valor de mercado muito alto”, comenta Ferreira.

Bagunça no futebol
De acordo com a avaliação do sócio-diretor da Pluri Consultoria, o resultado revela também o quanto o futebol brasileiro “é bagunçado economicamente”, já que há times de pequenas municípios na Primeira Divisão enquanto que há grandes cidades sem representantes no futebol.

Entre as soluções apresentadas para diminuir a concentração dos valores em poucos clubes, a principal seria a reformulação do calendário brasileiro de futebol.
“O mais lógico seria ter campeonatos regionais sendo disputados pelos grandes times e estaduais pelos clubes menores ao mesmo tempo. Isso ocorreu na década passada mas por apenas um ano”, diz o sócio-diretor.

Segundo ele, esta fórmula daria mais chances dos clubes menores terem mais valor no mercado. “Era uma iniciativa que precisava de continuidade para dar resultado”, afirma.
Fonte: Brasil Econômico

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Foto: Divulgação
Vacina injetável
Vacina injetável contra a poliomielite tem 
maior eficácia na imunização de bebês


O Ministério da Saúde estará, a partir deste ano, introduzindo a vacina injetável contra a poliomielite, como uma novidade com maior eficácia na imunização de bebês contra essa terrível enfermidade que, no passado, foi responsável pelo óbito de milhões de crianças em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina em gotinhas, embora raramente, considerando sua elaboração por vírus atenuado, pode agir de maneira inversa quando aplicada, causando o surgimento da enfermidade e, com isso, a viabilidade de um novo surto. Já a vacina injetável elimina completamente essa possibilidade.

A nova vacina pólio injetável estará sendo usada nas campanhas do segundo semestre deste ano, mas somente será aplicada em crianças que estarão iniciando o calendário de vacinação, com 2 e 4 meses de idade. No seguimento, essas crianças serão, também, no chamado reforço, vacinadas com as gotinhas, até que esse velho sistema - já abolido nos países mais desenvolvidos - seja, também, eliminado no Brasil. É uma novidade na Medicina que será, com toda certeza, bem recebida pelo povo, que tem acorrido aos postos de vacinação sempre que chamado para a imunização das crianças.

Outra novidade, também no que diz respeito à vacinação infantil, é a introdução da pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B) e, ainda, o trabalho que está sendo desenvolvido por cientistas brasileiros para que, num futuro próximo, em substituição a esta, à vacina pólio injetável e à da meningite C conjugada, seja incluída a heptavalente, eliminando, com isso, a necessidade de várias vacinas aplicadas em separado.

Importante que se diga, como afirma a Organização Mundial de Saúde, que ainda existem 24 países no mundo onde a poliomielite faz vítimas e, enquanto existir essa ameaça rondando nossas fronteiras, existe a necessidade da vacinação regular para garantir à criança o pleno direito de correr, jogar bola, andar de bicicleta e praticar todos os demais tipos de atividades que se mostram impeditivos àqueles que contraem esse terrível mal.

A medicina moderna está fazendo a sua parte, mas falta ainda a população se conscientizar da necessidade de levar suas crianças aos postos de vacinação quando das campanhas de vacinação, posto que, não raras as vezes, as campanhas terminam sendo prorrogadas porque o índice de crianças imunizadas não atinge o esperado pelas autoridades responsáveis pela saúde pública.

Por Moacir Rodrigues

MUNDO

Será mais fácil para brasileiros entrarem nos EUA

Barack Obama anunciou na Disney World medidas para facilitar visto para turistas da China, Índia e Brasil.



O presidente Barack Obama anunciou nesta quinta-feira(19) direto da Disney World novas medidas para incentivar o turismo nos Estados Unidos.
A mudança é voltada para a nova classe média que está crescendo em lugares como China, Índia e Brasil, o presidente Obama anunciou medidas para tornar mais fácil para as pessoas desses países entrarem nos Estados Unidos, e ter o país como um lugar para suas férias.

“Eu estou dirigindo o Departamento de Estado para acelerar nossa capacidade de processar os vistos em 40 % na China e no Brasil este ano. Não estamos falando de cerca de cinco anos a partir de agora ou daqui a 10 anos – este ano”, disse Barack Obama em discurso.

O presidente Obama disse que seu objetivo é assegurar que os EUA sejam um destino turístico favorito. Ele anunciou esforços para expandir a entrada do programa global, o que torna mais fácil para os visitantes frequentes nos Estados Unidos – que se submeteram a uma verificação do fundo – para viajar dentro e fora de nossas fronteiras. Ele disse à platéia que ele dirigiu a sua administração para adicionar nações adicionais à lista dos países cujos nacionais são autorizados a visitar a América sem um visto de turista.

Segundo o site da Casa Branca, nos Estados Unidos, o turismo é um grande negócio. É o número um serviço que é exportado, em 2010, os EUA receberam cerca de 60 milhões de visitantes internacionais, e que ajudou a impulsionar a economia americana em US $ 134 bilhões.

Cheques preenchidos com data de 2011 serão devolvidos a partir de fevereiro

 

 A partir de fevereiro, os cheques preenchidos, por erro, com data de 2011 serão devolvidos pelas instituições financeiras, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Neste mês, os cheques serão compensados normalmente, após verificação pelos bancos.

Segundo a Febraban, no início do ano é comum que alguns clientes, por força do hábito, errem na hora de colocar a data, escrevendo o ano anterior. 
 
Para a federação, a decisão de receber os cheques com data errada em janeiro será benéfica para os clientes e reduzirá os impactos dos transtornos nos serviços de compensação dos bancos.

Pelas regras de compensação, o prazo para a apresentação do cheque ao banco é de 30 dias a contar da data de emissão, para os documentos emitidos na mesma praça do banco sacado, e de 60 dias para os cheques emitidos em outros locais. Mesmo depois desse período, há ainda seis meses para que haja prescrição do cheque. Quando o cheque é apresentado após o prazo de prescrição, é devolvido mesmo que haja saldo disponível.

A orientação do Banco Central é que, ao perceber que a data ficou errada no cheque, o cliente faça uma ressalva no verso da folha com nova assinatura e data correta.


Edição: Lílian Beraldo.
 

Cratera ameaça tráfego de veículos na BR 230 entre Altamira e Belo Monte.


Foto: Felype Adms.
As obras da usina hidrelétrica de Belo Monte estão a todo vapor nos canteiros , mas o serviço está ameaçado por conta de uma cratera que se formou a 22 km de Altamira. Uma curva fechada e um grande fluxo de veículos, de um lado uma serra e do outro um abismo, essa é uma cratera que se formou no Km 22 sentido Altamira Belo Monte nos limites do município de Vitória do Xingu.
Parte da rodovia já foi engolida, a estrada tem rachaduras que chegam até o meio da pista, o pneu fica a poucos metros do  abismo, o motorista precisa manobrar e entrar na contra mão para se livrar da cratera, flagramos veículos que enfrentam dificuldades para passar pelo local. O agricultor Antonio Alves já até evita viajar a noite pelo trecho com medo de acidente.
Por telefone conversamos com assessoria de imprensa do Consórcio Construtor Belo Monte e fomos informados que empresa já está ciente do problema, e acrescenta ainda que pelo menos 80% dos operários que trabalham na obra residem em Altamira e podem ficar prejudicados com a situação, hoje os trabalhos nos canteiros de obras empregam aproximadamente 4.500 funcionários.  A Polícia Rodoviária Federal diz que a única coisa que dá pra fazer é manter equipes na área nos horário de pico.
Ainda segundo a polícia rodoviária federal, o trânsito pode ser bloqueado na BR 230 a qualquer momento por conta da cratera, os policiais rodoviários federais já foram informados que uma ação de emergência está preparada no caso de desabamento do trecho, a BR 230 é o único local de deslocamento de trabalhadores das Obras de Belo Monte o que pode comprometer os trabalhos da 3ª maior hidrelétrica do mundo. Por enquanto que passa pela diz conviver com o medo. O blog Altamira Hoje procurou o DNIT em Altamira mas não obteve informações.
Reportagem: Felype Adms.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...