sexta-feira, 28 de março de 2014

CRIME

Pastor morre com 10 tiros em casa após culto na frente da esposa e do filho 
Pr. Adão
O pastor Adão Gonçalves havia ministrado o culto na Igreja Pentecostal Semear do Senhor em Eldorado dos Carajás no Pará, e ao chegar em casa com a esposa e filho de 13 anos teve a porta da casa arrombada pelo criminoso que disparou pelo menos 10 tiros no pastor que não resistiu e morreu no local. O crime foi na última quarta-feira (26,) na cozinha de sua casa, enquanto se preparava para tomar banho.

O crime, cercado de mistério, aconteceu pouco depois de o pastor chegar do último culto que ministrou na Igreja naquela noite, no bairro Setor 5. O assassinato foi na frente de sua esposa e do filho de apenas 13 anos.
Por volta de 22h o pastor Adão Gonçalves, ou apenas “Pastor Adão”, como era mais conhecido entre os irmãos da igreja e amigos, acabava de tirar a camisa para ir ao banheiro de sua casa, quando dois homens arrobaram a porta de sua cozinha, - realizado de forma fácil por ser residência de madeira.

Ao perceber a ação dos criminosos, ele tentou fugir, mas foi rapidamente alvejado pelos tiros. Já caído no chão, os bandidos ainda dispararam mais tiros no corpo estendido.

De acordo com o cabo Severo, da Polícia Militar, as suspeitas são de que o assassinato tenha a ver com o envolvimento dos dois filhos mais velhos do pastor com o mundo do crime. Segundo informações levantadas pela reportagem, há cerca de quatro meses, os dois filhos do pastor sofreram uma emboscada terminando na morte do mais velho, de pouco mais de 20 anos, e no ferimento à bala do mais novo, que tem 18 anos.

Ainda segundo informações da própria Polícia Militar, a viúva e o filho, que presenciaram toda a cena, estão ajudando nas investigações e nas buscas dos suspeitos, pois viram os rostos dos bandidos.

Suspeita-se que se trata dos mesmos bandidos que mataram o filho mais velho da vítima. Ainda segundo o cabo Severo.

Assista vídeo onde o pastor Adão em janeiro/14 relata um pouco do seu testemunho  e dos sonhos para igreja local e a comunidade

Postador: Manancial de Carajás, com informações http://blogs.odiario.com/ 

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Postador: Manancial de Carajás

ULTIMAS NOTÍCIAS


Postador: Manancial de Carajás

MANDATO

Luiz Otávio assume mandato de Asdrúbal Bentes
Com a renúncia de Asdrúbal, assume o 1º suplente, Luiz Otávio (PMDB-PA)
Deputado Luiz Otávio
Com a renúncia de Asdrúbal Bentes, na tarde desta quarta-feira (26), assume o mandato na Câmara dos Deputados o primeiro suplente Luiz Otávio (PMDB-PA).
Segundo o ex-parlamentar, “devido a pressão da mídia certamente causaria constrangimento aos meus colegas ao participar das votações”. E afirmou ainda que “quem vai decidir no futuro se volto é o povo do meu estado. Agora não serei candidato, mas quando terminar a pena, sim.”

Em 2011, Luiz Otávio assumiu uma vaga na Câmara, no lugar de Bentes, que naquela época havia pedido licença para assumir uma secretaria no governo paraense.

Foto e Fonte: DOL com informações da Agência Câmara. Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 26 de março de 2014

RESOLVENDO

Governador visita área afetada por acidente na Alça Viária
Outras duas rampas de acesso às balsas serão construídas ainda esta semana para ajudar a fluir o tráfego de veículos na travessia sobre o rio Moju
O governador Simão Jatene foi ao município de Moju, na tarde desta terça-feira (25), onde fez um sobrevoo na área do acidente ocorrido na quarta ponte da Alça Viária, para avaliar a possibilidade de ampliação da estrutura de travessia no Rio Moju
Na tarde desta terça-feira, 25, o governador Simão Jatene visitou a área afetada pelo acidente na ponte sobre o rio Moju, pertencente ao complexo de pontes da Alça Viária (PA 150), no município de Moju, nordeste paraense. 
Balsa envolvida no acidente
Acompanhado do prefeito da cidade, Deodoro Pantoja; dos titulares da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), Eduardo Carneiro, e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Pedro Abílio do Carmo, o governador realizou um sobrevoo na região e inspecionou pessoalmente a travessia dos veículos.

Na visita, Simão Jatene acompanhou o trabalho para melhorar o acesso dos veículos à rampa das balsas e afirmou que o Governo do Estado vai disponibilizar toda a estrutura possível para diminuir os engarrafamentos dos dois lados da ponte. 
Duas balsas foram disponibilizadas, gratuitamente, pelo governo do Estado, para realizar o transporte dos veículos que precisarem se deslocar de uma margem à outra do rio Moju
Segundo Jatene, o Estado já contratou “os melhores profissionais para encontrarem a equação de recuperação da ponte e estratégias que precisam ser utilizadas para não gerar mais impactos negativos para a população”.

Foto e Fonte: Agência Pará. Postador: Manancial de Carajás

INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil investiga circunstâncias da colisão entre balsa e ponte sobre o rio Moju
Ponte sobre o rio Moju desabou 
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), instaurou inquérito policial, nesta segunda-feira, 24, para apurar as circunstâncias da colisão entre uma balsa e a quarta ponte da Alça Viária, que faz a travessia sobre o rio Moju, no nordeste do Pará. Os peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, fez o trabalho de perícia na balsa. Analisaram o sistema de comando do empurrador da balsa, para verificar a existência de pane no equipamento. É que, segundo versão apresentada pela tripulação, houve um rompimento da corrente hidráulica do leme, peça responsável em manobrar a embarcação.

Continue lendo >>  Polícia Civil investiga circunstâncias da colisão entre balsa e ponte sobre o rio Moju

Balsa envolvida no acidente
Com 60 metros de comprimento por 12 de largura, a balsa pertence à Companhia de Navegação da Amazônia, que presta serviços à indústria Agropalma, e fazia o transporte de uma carga de 900 toneladas de óleo de dendê, desde o porto da indústria, no alto rio Moju, até a orla de Belém, na rodovia Arthur Bernardes.

Foto e Fonte: Fonte: G1. Postador: Manancial de Carajás

FLAGRA

Polícia Civil destruiu 100 mil pés de maconha durante operação Coivara no nordeste do Pará
Pés de maconha foram destruídos 
A Polícia Civil apresentou, nesta terça-feira, 25, os resultados da operação “Coivara”, que destruiu 100 mil pés de maconha, na região nordeste do Pará. Parte das drogas, como maconha beneficiada e sementes da erva, foi conduzida para Belém, ao final da ação policial realizada de 17 a 24 deste mês. Os resultados foram apresentados, em uma entrevista coletiva a jornalistas, no auditório da Delegacia-Geral. 

 Coletiva de imprensa
A operação atingiu áreas dos municípios de Nova Esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte. Os mais de 100 mil pés estavam em plantações descobertas na região em terrenos situados em áreas de reserva indígena ou em áreas devolutas.

Conforme o delegado João Bosco, a produção de maconha na região é usada para abastecer pontos de tráfico de drogas em cidades dos Estados do Maranhão e de Tocantins.

Foto e Fonte: Polícia Civil-PA. Postador: Manancial de Carajás

EM CASA

Juiz do DF suspende prisão de Asdrúbal Bentes
Magistrado vai definir detalhes da pena do Deputado, que deve ser cumprida em casa
Asdrúbal Bentes
O juiz Nelson Ferreira Júnior, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do Distrito Federal (DF), suspendeu nesta terça-feira (25) o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)

Segundo a Vara do DF, o mandado de prisão foi suspenso em razão de a pena ser inferior a quatro anos e, portanto, o condenado não poder ficar preso em penitenciária.

“O apenado apresentou-se espontaneamente nesta data porque teve decretada sua prisão pelo relator da ação penal 481 do Supremo Tribunal Federal após o transito em julgado do acórdão condenatório. Considerando que informou seu endereço atual, aceitou todas as condições impostas por este juízo, ficou ciente de que deverá comparecer todas as vezes em que for chamado, bem como deverá apresentar comprovante de endereço ou declaração de duas pessoas idôneas que o conhecem, revogo a decisão.

Conforme o Código Penal, há três tipos de regimes diferentes para cumprimento de penas: aberto para penas menores de quatro anos, a ser cumprida em casa de albergado; semiaberto para penas entre quatro e oito anos a ser cumprida em colônia agrícola ou em presídio sendo permitido o trabalho externo durante o dia; fechado para penas maiores de oito anos em presídio de segurança média ou máxima.

Em 2011, o deputado foi condenado a 3 anos, 1 mês e 10 dias de prisão por esterilização cirúrgica irregular de mulheres. Na última quinta (20), os ministros do tribunal rejeitaram os últimos recursos contra a condenação e decretaram a prisão do deputado paraense. A Câmara dos Deputados já foi notificada de que o processo contra Bentes chegou ao fim.

Nesta segunda-feira, o deputado disse ao G1, após a expedição do mandado de prisão, estar “bem, na medida do possível”.

“Vou cumprir a pena em Brasília, conforme o STF determinou”, disse Bentes. “Não tem como ficar tranquilo num momento como este, mas é preciso serenidade para enfrentar a situação”, disse Bentes ao G1 nesta segunda.

Foto e Fonte: Fonte: G1. Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 25 de março de 2014

POLÊMICA

“Brasil é o país do tapinha nas costas”, diz Joaquim Barbosa
O presidente do STF e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, em entrevista ao canal GloboNews

Presidente do STF Joaquim Barbosa
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, disse que o “Brasil é o país dos conchavos, do tapinha nas costas” na madrugada de domingo (23) em entrevista ao canal GloboNews.

Barbosa disse que não pretende se candidatar a cargo político em 2014 – ele já negou que iria tentar a Presidência –– mas não descartou investir na vida política durante as próximas eleições. “Recebo inúmeras manifestações de carinho, pedido de cidadãos comuns para que me lance nessa briga [candidatura], mas não me emocionei com a ideia ainda”, relatou.

O ministro defendeu que o Brasil tem responsabilidade por estar entre as 10 maiores democracias do mundo: “Isso aqui não é lugar para brincadeira”. Também criticou a tomada de decisões dos três poderes: “Se faz muita brincadeira no Brasil no âmbito do Estado, dos três poderes. Muitas decisões são tomadas (…) superficialmente. Não se pensa nas consequências”.

Se faz muita brincadeira no Brasil no âmbito do Estado, dos três poderes Joaquim Barbosa, Ministro do STF

Questionado sobre se as penas aos condenados no processo do mensalão  foram muito pesadas, discordou: “ao contrário”. Ele deu a entender que a Corte tem histórico de penalizar mais quem chamou de “pessoas comuns”. “O Supremo chancela em habeas corpus coisas muito, mas muito mais pesadas”, completou.

Ao conversar sobre racismo no Brasil, Barbosa disse esperar que os presidentes nomeiem homens e mulheres negras “de maneira natural” e que “não façam estardalhaço disso”. O ministro criticou convites que Lula teria feito a ele quando era presidente para ir à África. Entre outros motivos para a recusa, Barbosa entendeu que “era uma estratégia de marketing para os países africanos”.

Ministro foi relator do mensalão

Barbosa foi o relator do processo do mensalão, que acabou com a condenação de nomes importantes do PT, como José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha.

O ministro foi nomeado à Corte em 2003 pelo então presidente Lula e atinge a idade de aposentadoria compulsória no tribunal, 70 anos, em 2024.

Em novembro, quando completa a gestão de dois anos como presidente do STF, ele será substituído na liderança da Corte pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Na entrevista ao canal, Barbosa sinalizou que não deve esperar a aposentadoria para deixar a Corte: “Pretendo ficar mais um ‘tempinho’, mas vou decidir o que fazer”.

Ministro pode se afiliar até 6 de abril

Pela lei, Barbosa pode deixar o cargo e se filiar a algum partido até 6 de abril (seis meses antes das eleições) caso queira disputar algum cargo.

Pesquisa do Datafolha realizada em fevereiro apontou que  só uma eventual candidatura de Joaquim Barbosa e Marina Silva à Presidência poderiam forçar o 2º turno com DilmaBarbosa já disse que não será candidato à Presidênciasó uma eventual candidatura de Joaquim Barbosa e Marina Silva à Presidência poderiam forçar o 2º turno com Dilma. Barbosa já disse que não será candidato à Presidência.

Debates e provocações com colegas

Barbosa já entrou em debates acalorados com colegas do STF. Ele acusou Lewandowski de fazer “chicana” durante sessão do julgamento do mensalão em agosto de 2013 – em termos jurídicos, chicana é o ato de retardar um processo judicial com base em um detalhe ou em um ponto irrelevante. A palavra também pode ser entendida como “trapaça” ou “tramoia”.

Em fevereiro de 2014, sugeriu que o colega Luís Roberto Barroso, mais novo integrante do colegiado, tinha “voto pronto” sobre o mensalão antes mesmo de se tornar ministro. Também criticou os argumentos de Teori Zavacki e Barroso quando estes votaram pela absolvição de oito réus do mensalão do crime de formação de quadrilha.

Foto e Fonte: UOL. Postador: Manancial de Carajás

POLUIÇÃO

Sete milhões morreram por contaminação do ar em 2012, diz OMS
Homem faz exercício de máscara para se proteger da poluição em Pequim, na China
Homem faz exercício de máscara
Ao menos sete milhões de pessoas morreram em 2012 devido à contaminação do ar, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Globalmente, mais de 7 milhões de mortes são devidas aos efeitos da contaminação do ar exterior e doméstico, e as regiões da Ásia e do Pacífico são as mais afetadas”, com 5,9 milhões de mortos, informou a OMS.

Os números estão em franco crescimento se comparados ao estudo anterior, feito em 2008, graças a uma mudança na metodologia. Os resultados são “chocantes e bem mais preocupantes”, afirmou María Neira, diretora do departamento de saúde pública da OMS.

“A contaminação do ar é, agora, o fator ambiental mais importante sobre a saúde e todo mundo é afetado, tanto os países ricos como os países mais pobres”, acrescentou.

Em 2012, 3,7 milhões de pessoas morreram em decorrência dos efeitos da contaminação externa e 4,3 milhões devido ao ar doméstico – fumaça e emissões dos aparatos de cozinha, aquecidos com madeira e carvão, ou os sistemas de calefação.

No estudo anterior, realizado em 2008, a OMS contabilizou 3,2 milhões de mortos por causa da contaminação do ar, dos quais 1,3 milhão foi consequência da contaminação externa e 1,9 milhão, da contaminação doméstica.

Foto e Fonte: G1. Postador: Manancial de Carajás

JULGAMENTO

Ex-Juiz de Novo Progresso será julgado pelo CNJ
José Admilson Gomes Pereira é acusado de tráfico de influência e venda de sentenças
José Admilson Gomes Pereira
O Conselho Nacional de Justiça decidiu na segunda-feira (24), julgar o juiz José Admilson Gomes Pereira por tráfico de influência e venda de sentenças. Pereira é acusado de favorecer advogados e vender sentenças em Novo Progresso, no interior do Estado. Com isso o conselho revisará a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará que julgou improcedentes as acusações contra o magistrado.

Pereira respondeu procedimento administrativo disciplinar por suspeita de tráfico de influência e venda de sentenças entre os anos de 2010 e 2011, quando era juiz da comarca de Novo Progresso, no sudeste do Pará. Em decisão de abril de 2013, o TJE entendeu que quem denunciou o juiz não era isento, além de não haver provas concretas das acusações.

Entretanto, de acordo com o corregedor nacional de justiça, ministro Francisco Falcão, a decisão do tribunal do Pará contraria as evidências apontadas no procedimento administrativo que o magistrado teria cometido faltas funcionais e violado a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e o Código de Ética da Magistratura.

O corregedor citou provas como trechos de gravações e depoimentos tomados durante o procedimento. Ambos foram desconsiderados pelo tribunal ao julgar o processo. O ministro Falcão juntou provas que evidenciam a existência de duas pessoas, um deles advogado, que negociavam o pagamento de propina com pessoas que eram parte em processos sob responsabilidade do juiz. Segundo o CNJ, em uma ocasião a dupla chegou a cobrar R$ 300 mil em troca de uma sentença.

Foto e Fonte: Orm News. Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 24 de março de 2014

TRAGEDIA

Balsa derruba ponte na Alça Viária
Segundo o governo, embarcação carregada com dendê destruiu um dos pilares
Agentes da PRE está no local e orientam motoristas a fazerem o retorno (Foto: Divulgação/PRE)
Uma balsa que transportava aproximadamente 900 tonaledas de dendê atingiu, neste domingo (23), uma das pilastras das pontes da alça viária sobre o rio Moju, complexo de estradas e pontes que liga a região metropolitana de Belém ao sul e sudeste do Pará. Com o impacto, uma das pontes caiu.
Travessia de carretas, caminhões e veículos de passeio será feita por balsas (Foto: Clésio Santos/Arquivo pessoal)
A colisão, que ocorreu por volta das 22h, interrompe o acesso a região sudeste do Pará. Segundo o governo do Estado, a acidente destruiu um dos pilares, causando rompimento de parte da estrutura, que possui cerca de 900 metros de extensão e 23 vãos.

A ponte, que é a quarta da alça viária, fica no quilômetro 48. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil realizam a avaliação da estrutura e homens da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) orientam motoristas que trafegam pelo local.
Estrutura da ponte ficou comprometida após colisão (Foto: Divulgação/PRE)
Segundo a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), estão sendo tomadas medidas para garantir a travessia de carretas, caminhões e veículos de passeio pela região. Duas balsas foram deslocadas para realizar a travessia dos veículos.
Uma das pontes que formam a Alça Viária desabou após colisão (Foto: Clésio Santos/Arquivo pessoal)
Imagens divulgadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) mostram como ficou a quarta ponte da Alça Viária sobre o Rio Moju, no Pará, após uma balsa ter colidido com a estrutura na noite de domingo (23). A embarcação, que transportava óleo, destruiu um dos pilares da construção, localizada a cerca de 120 km de Belém. A ponte danificada faz parte de um complexo de pontes e estradas que liga Belém aos municípios do interior do estado. Ninguém ficou ferido.

Com o incidente, foi rompida parte da estrutura, que possui cerca de 900 metros de extensão e 23 vãos. De acordo com informações da PRE, cerca de 50 metros da ponte, localizada no quilômetro 48 da rodovia PA-483, foram destruídos com o acidente.

Clésio Santos, morador da área, afirmou ao G1que estava chovendo durante a noite e as pessoas puderam ouvir o barulho da batida. "A gente chegou a pensar que era um trovão. Até a energia da cidade foi cortada", disse um funcionário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, residente do município de Moju.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil fazem a avaliação da estrutura, que corre o risco de desabar. O trânsito foi bloqueado e, com isso, o acesso à região sudeste do Pará está bloqueado. Equipes da PRE orientam o tráfego nos dois lados da ponte. A recomendação é que os motoristas façam o retorno.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) informa que já está tomando providências para garantir a travessia de carretas, caminhões e veículos de passeio pela Alça Viária. Duas balsas das empresas Henvil e Arapari foram viabilizadas pelo governo do estado e enviadas até o local para fazer a travessia dos veículos. O calculista da Setran, Paulo Barroso, também já está fazendo uma inspeção e, posteriormente, apresentará um laudo técnico para a recuperação da ponte.

Postador: Manancial de Carajás.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...