sexta-feira, 29 de novembro de 2013

NOVA EDIÇÃO

NOSSA 37ª EDIÇÃO CIRCULANDO NO SUL DO PARÁ
FAÇA BOM PROVEITO!

Postador: Manancial de Carajás

A FESTA DA DEMOCRACIA

 Arismar 15 e Tuaba encerram campanha em água Azul com grande carreata.

O candidato a Prefeito de Água Azul do Norte, pelo PMDB Arismar 15 e Tuaba, realizaram carreata e seu ultimo comício de encerramento ontem atarde (28) na praça Vitória Santos, central da cidade.

Entre as autoridades presentes no encerramento do comício de Arismar estava o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Helder Barbalho, e lideranças políticas do município.
 
Podemos afirmar que foi um sucesso o último comício do candidato a Prefeito de Água Azul do Norte, Arismar 15 (PMDB), na praça central da cidade. Segundo os organizadores  a carreata e o comício mobilizaram mais de 1.800 pessoas.
 
O Povo, a maior ESTRELA de uma campanha eleitoral, queria ouvir o futuro Prefeito de Água Azul falar. “Foi muito emocionante vê aquela multidão demonstrando tanto carinho, respeito e confiança naquele homem do campo, de muita credibilidade. Ele é nossa única esperança para melhorar nosso município”, avaliou dona Altenice Leal.
  
Durante o seu discurso, o candidato Arismar aproveitou para agradecer a população e toda a sua militância e declarou aos presentes que, com o apoio de todos será o próximo Prefeito do município.

Já o Presidente da FAMEP, Helder Barbalho, disse que Arismar é o candidato que está mais preparado e capacitado para administrar  Água Azul do Norte. “Este é um homem que tem seu passado limpo perante e a Justiça Eleitoral. É honesto e trabalhador e mora aqui há mais de 27 anos”, disse.

Helder lembrou aos presentes que Água Azul foi construída com apoio de seu pai Jader Barbalho e citou alguns projetos. “Se tem educação aqui foi Jader que construiu escolas. Se tem saúde, foi Jader que construiu os primeiros postos. Se tem ruas ou avenidas foi Jader que ajudou construir. Se tem energia elétrica, foi Jader que trouxe”.

...onde Arismar e Tuaba cumprimentaram o povo.....
 Prosseguindo seu discurso Helder finalizou dizendo - Agora é só nos prepararmos para o grito da vitória da eleição do "Arismar 15" que será confirmada nas urnas neste domingo, 1 de dezembro. Deus abençoe a todos que estão participando deste processo político democrático, que tem como objetivo escolher o novo prefeito deste município, disse Helder Barbalho, presidente da FAMEP.

No local do comício  o povão foi ouvir seu Arismar

Foto e Postagem; Manancial de Carajás

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEM ESCRÚPULO

Na disputa do voto, candidatos apelam para a baixaria na campanha de Água Azul do Norte.

A poucos dias da eleição suplementar que vai definir o novo prefeito de Água Azul do Norte, sul do Pará, a baixaria  e o clima acirrado de disputa começa tomar conta do município. Os eleitores (as) estão sendo bombardeados por comentários que envolvem até mesmo a vida particular de alguns candidatos. Tal fato geralmente parte daqueles que se sentem ameaçados e que estão em queda nas pesquisas.

Alguns analistas políticos dizem que tal atitude é normal dentre grupos que estão perdendo espaço para seus adversários. “Quando lhes faltam propostas de governo, geralmente os candidatos (a) partem para a difamação, quebram bandeirolas, cartazes ou minidoor (utilizados em campanha), pois vê nessa ferramenta a única alternativa capaz de reverter a situação a seu favor”, explica.

Em Água Azul do Norte, as pesquisas internas feitas por grupos políticos revelam que há um grande número de eleitores (as) que ainda não decidiu em quem votar e outros preferem se manter calados. “Aqui não podemos errar mais. Chega de tantos problemas e atrasos para nosso município. Agora temos que observar quem de fato tem um passado limpo perante a Justiça Eleitoral e que nunca esteve envolvido com suposto desvio de recursos públicos”, diz Vilani Andreolli, moradora da cidade.

Andando pelas ruas da cidade de Água Azul, dificilmente encontramos alguém que se manifeste publicamente, pois teme por perseguição política, coisa muito comum segundo dizem, naquela cidade.

Algumas aceitam ser entrevistadas desde que seus nomes não sejam revelados. Assim sendo, começam a liberar palavras de insatisfação contra alguns políticos locais. 

Nesse sentido, os candidatos estão correndo contra o tempo para conquistar cada voto. Em Água Azul do Norte cada espaço está sendo disputado pelos candidatos.

Panfletos com difamação a candidatos denuncia anônima e enxurrada de mentiras estão sendo jogadas par a os eleitores (as). O maior propósito disso é denegrir a imagem do (a) concorrente para conquistar voto.

O senhor Fernando Clarim considera lamentável as ultimas atitudes e disse que cabe agora à polícia apurar esse tipo de crime e punir os culpados.

Enquanto isso, PMDB, PT, PCdoB e PSB não perdem tempo e estão nas ruas em busca do voto indeciso.

Foto: Divulgação. Postador: Manancial de Carajás

GESTÃO PÚBLICA

Prefeitura de Tucumã sai da inadimplência
Empenho da atual administração deixa município de Tucumã apto a receber recursos federais.

O prefeito Adelar Pelegrini encaminhou um oficio para a Câmara Municipal do município dando ciência com a seguinte redação: “ Temos a satisfação de informa-lo que conseguimos sanar todas as pendências herdadas da gestão passada e elevamos esta Prefeitura á categoria de legalizada perante o Cadastro único de Convênios - Cauc, saindo da situação de inadimplência. Celebramos com muita alegria o esforço conjunto de uma equipe comprometida com o desenvolvimento da administração pública que tem como principal foco construir o novo conceito de gestão, focada efetivamente no desenvolvimento econômico e social do município de Tucumã’’.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de Roney Widiamaior

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SEM CHANCE

Habeas corpus requerido por coronel é negado
Mario Pantoja foi condenado a 228 anos de reclusão por envolvimento no caso Eldorado de Carajás
As Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará, em sessão realizada nesta segunda-feira (25), negaram à unanimidade de votos, habeas corpus requerido por Mário Pantoja Colares, que solicita o cumprimento de sua pena através de prisão domiciliar.

Mário Pantoja foi condenado a 228 anos de reclusão  por envolvimento no caso Eldorado de Carajás, quando 19 trabalhadores rurais foram assassinados. O caso aconteceu em abril de 1996. Na época, o réu, coronel da Polícia Militar, comandava o grupamento de Marabá.

Os desembargadores integrantes das Câmaras julgaram cerca de 60 feitos na sessão desta segunda, presidida pelo desembargador Rômulo Nunes. O pedido foi negado pelos desembargadores, acompanhando o voto do relator Raimundo Holanda Reis, considerando estar em trâmite com vistas ao Ministério Público, para a devida manifestação sobre os documentos e laudos juntados ao processo sobre o estado de saúde do réu, já que a defesa alegou ser Mário Pantoja portador de doença grave. O réu cumpre pena privativa de liberdade no Centro de Recuperação Estadual Coronel Neves.

O MASSACRE

Em 17 de abril de 1996, soldados do 4º BPM, comandados pelo coronel pantoja e major Oliveira, desinterditaram a rodovia PA-150, na chamada Curva do S, e no confronto mataram 19 sem-terra.

Foto: Divulgação. Fonte: (DOL com informações do TJE/PA). Postador: Manancial de Carajás

PARALIZAÇÃO

Policiais civis cruzam os braços a partir de hoje
(Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará)
A greve na Polícia Civil, decidida em assembleia geral na semana passada, começou no primeiro minuto da madrugada de hoje e não tem prazo para acabar. “O governo se manteve intransigente em atender nossas reivindicações e ignorou os dez ofícios que foram mandados para ele desde abril. Por isso, não tivemos outra alternativa a não ser parar tudo, mantendo apenas os 30% previstos em lei de atendimento ao público para os casos de urgência e procedimento de flagrantes”, explicou ao DIÁRIO o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Pará (Sindpol), Rubens Teixeira.

Além de toda a região metropolitana de Belém, o sindicato garante que a paralisação atinge as principais cidades de todas as regiões do estado, como Santarém, Marabá, Altamira, Itaituba, Parauapebas, Redenção, Abaetetuba, Bragança, Castanhal e mais de 50 municípios. Os policiais exigem o cumprimento da carga de 44 horas semanais, melhores condições de trabalho, pagamento antecipado das diárias, isonomia entre nível médio e superior, gratificação de escolaridade (nível superior), progressões funcionais e incorporação do abono salarial.

“Nós continuamos abertos ao diálogo”, disse Teixeira. Prova disso é que, segundo ele, na manhã de ontem, 25 representantes do Sindpol e o deputado estadual psolista Edmilson Rodrigues foram até o Ministério Público Estadual (MPE) pedir ao procurador-geral de Justiça, Marco Antônio das Neves, a mediação do órgão nas negociações entre os policiais e o governo.

Durante a audiência com Neves, os diretores do sindicato entregaram cópias dos documentos com a pauta de reivindicações e ofícios encaminhados no decorrer do ano à Secretaria Estadual de Administração (Sead) solicitando abertura de negociação, bem como cópia do ofício endereçado ao Tribunal de Justiça sobre a deflagração da greve a partir desta terça-feira.

Neves manifestou aos diretores do Sindpol a preocupação dele com a segurança pública da sociedade e com as consequências da deflagração da greve. “É preciso resguardar os direitos de todos, por isso o Ministério Público do Estado vai acompanhar esse processo e fazer a mediação”, anunciou o chefe do MPE.

A promotora de Justiça Maria da Penha Araújo, que acompanhou a reunião, destacou que dentro da extensa pauta apresentada o Ministério Público fará uma análise de quais questões poderá atuar. O deputado Edmilson Rodrigues falou de vários itens da pauta de reivindicações e a importância do Ministério Público dialogar com a classe e governo. “O papel do MP na greve dos trabalhadores da educação foi importante”, destacou. “O Ministério Público atuará na busca de uma solução que evite prejuízos à sociedade”, completou Neves.

Indagado por que a greve, decidida no dia 19, só começou ontem, o diretor do Sindpol, José Pimentel, explicou que a entidade precisava cumprir algumas normas estabelecidas em lei, como a comunicação ao Judiciário sobre o posicionamento tomado, avisar à população em geral, além de mobilizar toda a categoria em outros municípios.

Foto e Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajas

APOIO

Zimmer defende aliança com o PMDB para eleições

(Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
O novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado estadual Milton Zimmer, em sua primeira coletiva de imprensa pós-eleição, realizada ontem à tarde na sede do partido em Belém, informou que deve acontecer em janeiro do ano que vem o congresso estadual para definir as estratégias e alianças às eleições gerais de 2014.

O evento deveria acontecer no mês que vem, mas já está marcado para os dias 12, 13 e 14 o congresso nacional da sigla. “Achamos que ficaria muito em cima da hora”, avaliou o ainda presidente João Batista, que se despede do cargo no próximo dia 7, quando Zimmer será oficialmente empossado.

Na ocasião também foram divulgados os números finais do Processo Eleitoral Democrático (PED) do PT. No total, 125 municípios participaram da votação no domingo. Dentre 32.640 aptos a votar, 18.054 foram às urnas, um número que surpreendeu positivamente o diretório estadual e os candidatos. Zimmer, da Articulação Socialista (AS), ficou com 50,4% dos votos (8.903 mil) e seu concorrente, o deputado federal Zé Geraldo (PT pra Valer), teve 49,6% da preferência (8.776 mil). A diferença entre um e outro foi de apenas 127 votos.

Participação

Favorável à aliança do partido com o PMDB desde o primeiro turno - assim como Zé Geraldo -, o que significaria não oferecer candidato próprio às eleições para governador do Estado e apoiar o nome indicado pelos peemedebistas, Milton Zimmer diz que, apesar de a tendência ser essa, seguindo inclusive uma aliança nacional já formada entre os dois partidos, o martelo ainda não foi batido. “Enquanto militante, eu defendo a aliança, mas como presidente do partido quero conduzir democraticamente esse debate. Acredito que essa discussão se dará de forma tranquila, o desafio é mobilizar a militância para que tenhamos uma participação significativa dos membros até que se chegue à decisão final”, justificou.

Além de João Batista, participaram da coletiva o presidente reeleito do diretório municipal de Belém, Apolônio Brasileiro; Zé Geraldo, que disputou a eleição de ontem com Zimmer; o deputado federal Miriquinho Batista; o deputado estadual Carlos Bordalo; e Paulo Rocha, cotado a concorrer pelo PT à única vaga aberta ao Pará para o Senado Federal.

“Com tudo o que tem acontecido ultimamente [referindo-se aos desdobramentos do Mensalão], não falta quem tente desmoralizar, diminuir um partido que foi construído para dar voz a quem não tinha voz. Aí a gente dá como resposta um Processo de Eleição Democrática como esse que terminou ontem, organizado, produtivo. E agora é hora de unir todas as tendências, para dar um basta a esse governo que não contribui para o desenvolvimento do Estado”, anunciou Rocha.

Foto e Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajás

PROMESSA

Jatene não foi a Água Azul mas mandou representantes

Simão Jatene (PSDB)
Conforme já noticiado pela imprensa regional, o Governador do Estado, Simão Jatene (PSDB), não foi à Água Azul do Norte, para a carreta e comício da candidata do PSB, Cátia Ferreira, esposa do ex-candidato José Lourenço. No lugar do governador estiveram presentes o deputado federal Wandenkolk Gonçalves, a deputada estadual Tetê Santos, e o secretário de Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes.

A não ida de Jatene ao município frustrou as expectativas do povo que esperava pelo governador para tirar duvidas sobre o apoio do PSDB contrário aos interesses de Água Azul. É que  no período de 1997 a 2005, seu partido teria apoiado para desmembrar a região de "Calaça Amarela".

Por outro lado, o grupo político que anunciou a presença de Jatene no município, deve ter caído no descredito perante a população.

Jatene deve ter aprendido a lição quando esteve pela ultima vez em Redenção onde foi recepcionado por um numero bem reduzido de pessoas, e talvez para evitar outro desgaste, preferiu não arriscar. 

Foto: Agência Pará.  Postador: Manancial de Carajas

IRREGULARIDADE

Água Azul do Norte: promotor pede retirada de propaganda eleitoral irregular na cidade

Os partidos tem até 24h após recebimento do comunicado para cumprir a ordenança da Justiça Eleitoral

Atendendo solicitação do Ministério Público Estadual Eleitoral do Pará, através do promotor de justiça de Xinguara, Dr. Ramon Furtado Santos, a Justiça Eleitoral da 61a Zona Eleitoral da Comarca de Xinguara deverá determinar a imediata retirada de bandeiras e bandeirolas postas nos jardins e árvores localizadas em áreas públicas, bem como nos muros, cercas e tapumes divisórios em Água Azul do Norte, uma vez que não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que não lhe cause dano, sob pena de aplicação de multa no valor de R $ 5.000, 00 a R $ 25.000, 00 ou ao equivalente ao custo da propaganda, se este for maior, conforme a Resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral.

Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ROUBALHEIRA

Empresários devem ter cuidado com o golpe do boleto
Quadrilha entra no Portal do Empreendedor e envia faturas falsas para pequenos empresários

Golpe do boleto
A Polícia Federal (PF) está investigando uma quadrilha que se passa por associações comerciais fantasma e acessa dados cadastrais de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor). Depois de ter acesso às informações, encaminha, por correspondência ou e-mail, boletos com cobranças indevidas aos pequenos empresários. Após descobrir a facilidade do acesso dessas entidades aos dados cadastrais do empreendedor, em uma audiência da Câmara dos Deputados, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE) solicitou à PF a abertura de inquérito para investigar o caso.

O ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, afirmou que “não sabe como elas (as supostas associações) conseguem esses dados tão facilmente”. Além de conseguir os dados cadastrais dos donos de empresas, essas associações fictícias encaminham boletos bancários sem alertas de que o pagamento para associar-se é facultativo. “Isso induz o cidadão ao erro, ou seja, ao pagamento da cobrança por pensar que é obrigatório. Já é uma decisão do Banco Central que todos os boletos de propostas devem conter um aviso de que o pagamento é facultativo”, disse o ministro.

O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, comentou que, se o empreendedor receber o documento e o pagamento for efetuado, o empresário cairá num estelionato. Dificilmente vai recuperar o dinheiro perdido. A dica para não cair no golpe é sempre ligar na instituição e verificar a autenticidade do documento. Questionada sobre quais são as associações e qual punição que deve ser dada às entidades comerciais que praticam o crime, a Polícia Federal informou que “não se manifesta sobre investigações em andamento”.

Foto e Fonte: EM.com.br. Postador: Manancial de Carajás
Novos municípiosNélio pede derrubada do veto de Dilma
Deputado está mobilizando a bancada paraense no Congresso para derrubar veto
Deputado Nélio Aguiar
O deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada na quinta-feira, 21, em uma moção na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para solicitar que a Casa promova uma mobilização junto à bancada de deputados federias e senadores do Pará solicitando que eles votem pela derrubada do veto da presidente Dilma ao projeto de Lei 98/2002 que autoriza a criação novos municípios no Brasil.

“Defendo uma ampla mobilização que envolva além de deputados e vereadores, também as lideranças comunitárias para irmos a Brasília e juntos pressionarmos os deputados e senadores pela derrubada do veto”, defende Nélio Aguiar

O parlamentar disse, ainda, que a presidenta Dilma foi infeliz na decisão de vetar todo o projeto, pois há mais de 17 anos que moradores de vários distritos no Pará e do Brasil, aguardam uma legislação que permita a criação de novos municípios. “Além disso, a Lei atual aprovada pela Câmara e Senado Federal estabelece critérios rigorosos para a criação de novos municípios, por isso defendo a derrubada do veto”, disse.

Foto e Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar. Postador: Manancial de Carajás

LIDERANÇA

Milton Zimmer é eleito presidente estadual do PT
Na mais acirrada eleição, Zimmer venceu com 8.904 votos (50,4% ) e Zé Geraldo obteve 8.780 votos (49,6%)

Milton Zimmer
O deputado estadual Milton Zimmer é o novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Pará. Na mais acirrada eleição interna da legenda no Estado, Zimmer foi o vencedor com 8.904 votos, o equivalente a 50,4% do total, quase empatado com o deputado federal Zé Geraldo, que teve 8.780 votos, 49,6%.

Pouco mais de 17, 9 mil eleitores compareceram às urnas ao longo do domingo. A votação ocorreu das 9 às 17 horas e o resultado foi anunciado pouco depois das 23h. Um balanço geral oficial por município ainda será finalizado hoje.

Milton Zimmer é da tendência Articulação Socialista, da qual fazem parte também os deputados federal Beto Faro e estadual Carlos Bordalo. Zé Geraldo faz parte do “PT pra Valer”, tendência que tem entre as lideranças no Pará, Valdir Ganzer, Airton Faleiro e Bernadete ten Caten. Além dos dois candidatos que foram ao segundo turno, a disputa teve ainda os nomes de Marcos Oliveira, da tendência do deputado Paulo Rocha; Cláudio Puty, do grupo ligado a ex-governadora Ana Júlia e Bira Rodrigues.

A vitória de Zimmer em disputa acirrada com Zé Geraldo, indica aumento da força do PT no interior do Estado, já que ambos têm suas bases fora da Região Metropolitana de Belém. Fortalece também a tese da aliança estadual entre PT e PMDB, já no primeiro turno das eleições gerais do ano que vem, sendo defendida tanto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto pela atual presidente, Dilma Rousseff.

Nesse caso, a cabeça de chapa caberia ao peemedebista Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua, que concorreria ao governo. Paulo Rocha seria o nome para o Senado.

No segundo turno, Cláudio Puty e Bira Rodrigues, os dois nomes que defendiam a candidatura própria do PT no primeiro turno se uniram a Zimmer.

A votação interna do PT chamou a atenção porque o atual presidente terá a missão de conduzir os rumos da legenda em momentos decisivos: a eleições de 2014 para o governo e presidência da República e, dois anos depois, as eleições municipais, o que fez com que a disputa atraísse o interesse de possíveis aliados e adversários. O mandato do novo presidente é de quatro anos. Zimmer é considerado petista moderado com grande afinidade com o grupo nacional que hoje comanda a legenda, cujo diretório nacional será presidido por Rui Falcão, nome preferido por Lula.

A posse deve ocorrer nos próximos dias e a estratégia eleitoral será definida em encontro estadual extraordinário que o novo presidente poderá convocar ainda para este ano. “A prioridade é reeleger a presidente Dilma Rousseff e derrotar os tucanos no Pará. Para isso, precisamos de uma aliança forte”, defendeu Zimmer, após o primeiro turno.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador: Manancial de Carajas

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...