sábado, 25 de julho de 2015

IRREGULARIDADES

Em Eldorado dos Carajás o bicho come se ficar, ou o pega, se correr

O município de Eldorado de Carajás, no sul do Pará, sofre uma situação política peculiar.

Prefeito afastado
O prefeito do município, Divino Alves Campos (PSD), está afastado pela Justiça desde 14.05.2015, em um processo de autoria do Ministério Público do Pará, que o denunciou por improbidade administrativa.

Assumiu o vice-prefeito, Francis Lopes de Souza (PSD) que, escaldado com o afastamento do titular por supostas irregularidades, deveria ficar com medo até de água fria na condução da prefeitura.

Vice-prefeito, Francis, atual prefeito
Mas, por suposto, Francis continuou na mesma pisada e, pelo trote, o agricultor rural Emilio Vieira, representou contra ele junto à Procuradoria da Justiça Federal, em Marabá, pelo “uso de veículos e máquinas do PAC2 para executar trabalhos particulares, beneficiando empresários e médicos da região”, o que constitui, também, improbidade administrativa.

À representação, o agricultor anexou fotos e vídeos que comprovam a irregularidade.

Eu tenho dito que se alguém quiser continuar com as bolinagens com o erário, precisa desenvolver novas tecnologias corruptivas e novas modalidades de improbidade que ainda não estejam tipificadas, pois as “de sempre” já não são mais possíveis de perpetrar e não conseguir tirar a mão da cumbuca é só uma questão de azar e de tempo.

Fonte: blog parsifal. Fotos: banco de imagens do google

NEGOCIANDO

Dilma recebe os 27 governadores na próxima quinta-feira
Presidente vai tratar sobre a crise política que afeta o país

Por: O Liberal

A presidente Dilma Rousseff convidou os 27 governadores, aí incluídos os da oposição, para tentar trabalhar um “pacto pela governabilidade”. A reunião será na próxima quinta-feira, 30, às 16 horas. Dilma decidiu chamá-los por conta da grave crise política e econômica que o País enfrenta.

Foto: O Globo
O objetivo número um é tentar pedir ajuda aos governadores de todos os partidos para que atuem junto às suas bancadas no Congresso, no início do segundo semestre, com objetivo de aprovar as medidas pendentes do ajuste fiscal, a repatriação de recursos e outras medidas que poderiam ter impacto na melhoria das contas públicas.

Embora não admita publicamente, o movimento, na prática, passa pela tentativa de isolar o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que se declarou inimigo número um do Planalto e das medidas que o governo quer ver aprovadas.

Alguns dos governadores ligados a Dilma defendem que, da reunião, possa sair também um apoio político à presidente, em contrapartida ao movimento de oposicionistas que querem o seu afastamento do governo.

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), endossa a necessidade da reunião com a presidente. “Não dá mais para os 27 governadores serem simples espectadores de um cenário dramático”, disse. O governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), foi mais crítico: “(Governo Dilma) só pode cobrar os outros se fizer primeiro a lição de casa (cortar mais gastos e ministérios)”. Taques reclama que Dilma fez um ajuste fiscal sem consultar os governadores.

Continue lendo >>> Dilma recebe os 27 governadores na próxima quinta-feira

EM DEFESA DO PARÁ

Governadores da Amazônia defendem pacto de governabilidade
Gestores da região querem pacto com a União para driblar a crise

Por: O Liberal

Na manhã de ontem, durante a realização do 11º Fórum dos Governadores da Amazônia, os gestores estaduais sugeriram a formulação de um colegiado de governadores de todo o país para construir, em conjunto com a presidente Dilma Rousseff, propostas para o enfrentamento da crise econômica, que possui reflexos no campo político e institucional, informou a Agência Pará.

Foto: Antônio Silva (Agência Pará)
Antes do início do encontro, os governadores dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal participaram de uma reunião fechada. Depois, durante a abertura do Fórum, o tom dos pronunciamentos deixou um pouco as questões locais para abordar a conjuntura nacional. “Temos aqui um terço dos governadores do país e esta é uma fatia considerável. Não dá para negar a crise econômica, muito menos sua gravidade, que atinge outras áreas. Para superar esse momento, a restauração do pacto federativo é pressuposto para sair da crise. Mais que isso: é necessária a construção de uma base para a pós-crise.

Muitas vezes somos incapazes de refletir sobre o protagonismo que os Estados podem ter para superar momentos como esse. Não podemos sjer espectadores. Se somarmos os votos dos governadores, eles se equiparam aos votos da Presidência. Temos que fazer valer essa condição de representatividade e podemos construir um colégio de governadores, consolidando uma unidade em conjunto com o governo federal absolutamente necessária neste momento para implementar o ajuste fiscal que não seja um fim em si mesmo, mas possibilite a retomada do crescimento”, disse o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB).

Continue lendo >>>  Governadores da Amazônia defendem pacto de governabilidade

quinta-feira, 23 de julho de 2015

RIO TOCANTINS

Pedral do Lourenço: Derrocamento começa em maio de 2017


As obras de derrocamento e dragagem do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, têm data prevista para começar: 2 de maio de 2017. Graças à ação política do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, e a determinação da presidente Dilma Rousseff em resolver o problema, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNit), Valter Casimiro Silveira, garantiu ontem que o edital sai até agosto. “Com certeza, vamos iniciar este processo”, reforçou o diretor.

Após o resultado do edital para a escolha da empresa que vai realizar a obra, a previsão para a data de emissão da ordem de serviço é para o dia 1ª de dezembro deste ano. O primeiro passo é o início dos estudos sobre os impactos ambientais. Na reunião capitaneada por Helder e que contou ainda com a presença da presidente do Ibama, Marilene Ramos, ficou decidido que o prazo para a liberação do licenciamento ambiental será de um ano e 6 meses - antes era de 2 anos.

“O desafio agora é encurtar o tempo das obras civis que estão previstas para o segundo dia de maio de 2017. Porém, isso só vai ser decidido depois dos estudos dos impactos ambientais”, explicou Helder. Desde o mês passado, o ministro vem coordenando uma força-tarefa visando resolver o problema do Pedral do Lourenço.

Além de reuniões semanais em Brasília com os mandatários e representantes do Ibama e DNit, Helder ouviu a bancada paraense, prefeitos, deputados estaduais e vereadores interessados na obra. “Agora vamos resolver o problema de maneira mais rápida possível”, disse Helder. (Fonte: Diário do Pará)

FATALIDADE

GO: Jovem morre em acidente entre picape e carreta na BR-158

O veículo ficou destruído após a colisão
Um jovem de 23 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (23/07), em um acidente na BR-158, em Jataí, no sudoeste goiano. O rapaz estava em um Fiat Strada que colidiu frontalmente contra uma carreta. Já o caminhoneiro, de 43, não se feriu.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor da carreta foi submetido ao teste de alcoolemia. O exame constatou que ele não havia consumido bebidas alcoólicas. O veículo transportava adubo.

O jovem que morreu trafegava no sentido de Caipônia a Jataí. Testemunhas relataram aos policiais que a vítima invadiu a pista contrária e acabou batendo contra o veículo de carga. A picape ficou destruída.

A PRF investiga o que levou o jovem a trafegar na pista oposta. Uma das suspeitas é que a visão do motorista ficou comprometida devido à forte neblina que atingia o local no momento da batida. (G1/GO)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONGRESSO DE AGRICULTORES

II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã.
  
O evento tem como propósito fortalecer a economia local e incentivar a agricultura familiar.

Agricultores em um dos congressos realizados pelo STTRT (Foto: arquivo Manancial)
O II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Associações de Pequenos Produtores Rurais e conta com o maciço apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, Turismo e Industria.

Presidente do sindicato, Marcela Salazar
Outro ponto que vai ser amplamente discutido no Congresso da Agricultura Familiar, será de tratar com objetividade de uma construção de uma agenda positiva de investimentos em recursos e assistência técnica e de acompanhamento em propriedades de agricultores rurais visando atender as demandas de forma satisfatória. Há uma expectativa em torno do Prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini em que o mesmo anuncie e faça assinatura de um termo de cooperação técnica entre prefeitura e órgãos tanto na esfera estadual como no âmbito do governo federal.~
 
Prefeito Adelar e outras ilustres autoridades estarão presentes

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DA AGRICULTURA FAMILIAR

08:00 – 09:00 – Café da Manhã
09:00 – 10:00 – Composição da mesa e pronunciamentos das autoridades. (Cerimonial)
10:00 – 10:30 – Apresentação do evento. (Marcela Pereira Salazar – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã)

10:30 – 11:15 – Apresentação das potencialidades da agricultura familiar em Tucumã. (Clarismar Oliveira – Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã).
11:15 – 12:00 – Dados técnicos e potencialidades da piscicultura local. (Estevam – Engenheiro de Pesca da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER).
12:00 – Almoço com churrasco

13: 00 – 14:00 – Formação de grupos dos seguimentos da produção e elaboração de demanda anual. (Produtores rurais/ Colaboradores).
14:00 – 15:00 – Sistematização de demandas e debate para o estabelecimento final da agenda anual de investimentos. (Agentes Financeiros, Produtores Rurais e Assistência Técnica).

15:00 – 16:00 – Assinatura da agenda anual da produção agropecuária familiar de Tucumã. (Presidentes de Associações, Agentes Financeiros, Assistência Técnica, Prefeito Municipal, Presidente da Câmara Municipal, demais autoridades presentes...).
FESTA DO AGRICULTOR
16:00 – Café Colonial
17:00 – Inauguração da Boutique do Peixe
20:00 – Baile Country (Noite Cultural), animação Banda Ciclone.


(Texto/ Roney Wydamaior/ Fotos/ Yanne Wermuh Braga/ Assessoria de Imprensa)

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Agricultor familiar inova na produção de maracujá, demostra alegria e amor pela agricultura.  
O casal de agricultores estará no II Congresso da Agricultura Familiar de Tucumã.

Produtores de Maracujá. Cláudio Azevedo, Sonia Machado e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, Marcela Salazar
No município de Tucumã é normal se encontrar os agricultores familiares em suas atividades agrícola desenvolvendo seus trabalhos, muitas vezes consorciando as plantações e com isso gerando uma boa produção que consequentemente traz uma renda sustentável mais abundante. Cláudio Azevedo e Sonia Machado casal de agricultores da Fazenda Santa Inez, localizadas as margens da Rodovia P A 279, mais precisamente no KM 181, apostam na plantação de lavoura de maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultados. A cultura se adaptou bem na propriedade e tem mercado garantido no comercio local do município. 

Plantação de Maracujá no sistema de irrigação garatem produção o ano todo na Fazenda Santo Inez
Incentivo
Entre ramos e folha, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda do casal de agricultores dessa propriedade de Tucumã. Como modelo para mostrar a viabilidade da produção orgânica de forma organizada em pequena área de terra, Claudio Azevedo e Sonia Machado plantaram cerca de cem pés da fruta a três anos atrás e de lá para cá, o maracujá só tem trazido alegria para o casal.  Eles explicam como começaram a plantação “Foi através de incentivo de um de meus irmãos que mandou as sementes da Cidade de Vitória da Conquista no Estado da Bahia onde foi possível iniciar o plantio”, explica Claudio.

Roney Wydiamaior e Ray Alves da quipe de Comunicaçao Social da Prefeitura de Tucumã fazendo registro da produçao agrícola  e pecuário do município
Produção
Com a relação à produção e a comercialização da polpa do maracujá, Sonia Machado informa que no sistema de irrigação e possível manter produção o ano todo e que os cem pés de maracujá garantem uma renda mensal algo em torno de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais). “Tendo crença, força de vontade e através da perseverança se consegue os resultados planejados. Eu trabalhei nove anos em uma empresa com carteira assinada e nunca imaginei que na roça e com a plantação de maracujá poderia ter uma renda bem melhor. Trocar a cidade pela a zona rural vejo hoje que foi uma decisão acertada”, comenta Sonia. 

(Texto/ Roney Wydamaior/ Fotos/ Yanne Wermuh Braga/ Assessoria de Imprensa)

SAÚDE ITINERANTE

Profissionais de Saúde da Prefeitura de Tucumã levam atendimentos a moradores da Zona Rural

Profissionais da área de saúde da Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveram mais uma edição do “Mutirão Itinerante de Saúde” na localidade da Agrovila do Cuca, a ação faz parte do plano de melhorias da saúde no município. A ação foi no sábado (18).
A equipe da Secretaria de Saúde formada por médico, odontóloga, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais, realizaram os atendimentos na área rural, no qual desde da inauguração da Unidade de Saúde da Agrovila do Cuca ficou definindo que serão realizados mensalmente.
“Estamos com uma excelente equipe para atender todos os moradores, nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde do nosso município para a população que está mais distante da cidade, e o prefeito Adelar Pelegrini vem nos solicitando frequentemente que a população da zona rural também seja inserida nos atendimentos médicos”, frisa Ricardo Freitas, secretário de Saúde.
Após as consultas, os pacientes ainda contaram com a distribuição gratuita de medicamentos recomendados pela médica Dr. Juliana Alves Fernandes, como os de controle de hipertensão e diabetes, analgésicos, e outros.

(Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social)

terça-feira, 21 de julho de 2015

IMPEACHMENT DE DILMA

Eduardo Cunha pede a Bolsonaro para atualizar pedido de impeachment de Dilma
Presidente da Câmara Federal fez o pedido na sexta-feira, a Bolsonaro

Deputado Eduardo Cunha
Atingido pela Operação Lava Jato, Eduardo Cunha está mesmo disposto a derrubar Dilma Rousseff. O presidente da Câmara notificou o deputado federal Jair Bolsonaro na sexta-feira (17) para que emende o pedido de impeachment da petista no prazo de 10 dias.
Ao blog de Felipe Moura Brasil, da Veja, que obteve o ofício de Cunha, Bolsonaro disse que Cunha está pedindo a todos os autores de pedidos de impeachment protocolados na Câmara que os atualizem com fatos novos, se for o caso, para que sejam avaliados já no fim do mês e discutidos em agosto, após o recesso parlamentar.

Veja abaixo o ofício da Câmara:
 
Teor do pedido no ofício
Fonte: Bocão News, com informações do blog Felipe Moura Brasil

segunda-feira, 20 de julho de 2015

INCÊNDIO EM ALTO MAR

Incêndio atinge posto flutuante em rio de Abaetetuba
Ninguém ficou ferido. Bombeiros levaram mais de uma hora para apagar as chamas

Por: Redação ORM News

Foto: Carivaldo Brito/ Whatsapp ORM News
Um incêndio atingiu um posto de combustíveis flutuante no rio Maratauíra, em Abaetetuba, nordeste paraense, no final da manhã deste sábado (18), após colisão com um barco menor

O posto ficava no meio do rio e servia como ponto de abastecimento para diversas embarcações da região. As chamas também atingiram algumas embarcações menores. A suspeita é que um barco teria causado o acidente.

Segundo informações de Carivaldo Brito, morador da cidade, o incêndio foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Eles tiveram dificuldades para chegar até o posto flutuante, já que as chamas estavam muito altas. O incêndio foi controlado após duas horas.  Uma perícia deve apontar as causas do acidente.

Foto: Carivaldo Brito/ Whatsapp ORM News
Uma das pessoas que ficou ferida após incêndio ainda está internada em estado grave no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua.

Segundo informações do hospital, o paciente Rubens Viana Ferreira, de 44 anos, sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em cerca de 50% do corpo e está internado em estado grave no Centro de Tratamento de Queimados sem previsão de alta.

O incêndio aconteceu. O posto servia como ponto de abastecimento para diversas embarcações da região. 

domingo, 19 de julho de 2015

HOTEL NAS ALTURAS

Perto de Machu Picchu, um hotel para quem não tem medo de altura

Para chegar aos quartos do Skylodge Adventure Suites é preciso
escalar um paredão de pedra no Valle Sagrado, no Peru. (Veja o vídeo abaixo)
 
Uma das três cápsulas do Skylodge Adventure Suites, o hotel encrustado em uma montanha no Vale Sagrado, entre Machu Picchu e Cusco, no Peru - Natura Vive / Reprodução
RIO - Hóspedes costumam chegar a hotéis de táxi, transporte público, carro e até barco. Mas para fazer o check-in no Skylodge Adventure Suites, é preciso escalar um paredão de pedra. Os quartos são três capsulas transparentes, presas a cerca de 400 metros de altura em uma encosta no Vale Sagrado, no caminho de Cusco para Machu Picchu, no Peru.

A subida é feita por uma "via ferrata", uma trilha com grampos de ferro encrustados na rocha, como uma grande escadaria, com auxílio de ganchos e cordas de segurança. Guias bilíngues orientam os hóspedes aventureiros até a chegada aos quartos.

As cápsulas, com paredes, piso e teto transparentes, medem 7,23 metros de largura por 2,44 metros de altura e profundidade e são feitas de alumínio aeroespacial e policarbonato resistente às variações climáticas. A propaganda promete ao hóspede uma noite como se fosse em um ninho de condor. A comparação fica por conta da vista, de 300 graus para o Vale Sagrado, dentro de uma reserva ecológica particular, administrado pela Natura Vive, empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura.

Quarto do Skylodge Adventure Suites, no Vale Sagrado, no Peru - Natura Viva / Reprodução
Já no quesito conforto, os turistas-alpinistas estão melhor que os filhotes da ave-símbolo dos Andes. Cada um dos quartos tem quatro camas, uma área para refeições e um banheiro privativo. Todas as cápsulas têm seis janelas e quatro dutos para ventilação. As lâmpadas internas são ligadas por uma bateria carregada por energia solar. O jantar, dentro das cápsulas, e o café da manhã, em uma mesa sobre o teto, são servidos por garçons-alpinistas. Cortinas garantem aos hóspedes privacidade, bem precioso mesmo a 400 metros de altura.

O check-out parece bem mais simples e divertido que o check-in. A descida é feita por uma rede de cabos de aço, em uma tirolesa que cruza o Vale Sagrado, com vistas que só mesmo os condores costumam ter.

O pacote que inclui uma noite no hotel suspenso, mais a escalada pela "via ferrata" e a descida de tirolesa custa 999 nuevos soles (R$ 984) por pessoa.



Fonte: o glogo.globo

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...