sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Confraternização da Civil

 

A festa de confraternização de Natal e Ano Novo da Polícia Civil de Xinguara, foi realizada  nesta sexta-feira, na chácara do doutor Rafael Dantas, onde além de policiais civis e seus familiares compareceram gente da imprensa e convidados especiais.

Silas e Banda animaram a festa, cantando músicas que outrora foram grandes sucessos. O escrivão ad hoc, João Rosa, também usou o microfone para cantar músicas inesquecíveis que animou ainda mais o ambiente.

Um delicioso churrasco e uma suculenta feijoada foram servidos à vontade. O delegado José Orimaldo da Silva foi o anfitrião e recebeu os amigos com muito carinho e presteza.   Ed. Brito

Corpo de Webert o último a ser sepultado

 

Conforme o blog havia anunciado, o velório do jovem Webert de Sousa Tavares (foto) começou nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira depois que o corpo chegou de Palmas (TO), trazido por familiares. Webert, de 16 anos de idade, foi uma das vítimas fatais do acidente com o ônibus da Charles Tur, na Rodovia Belém/Brasília, na madruga de quarta-feira. 
O corpo está sendo velado à Rua Raul Bop, na casa da agente de trânsito, Silvana, e será sepultado hoje às 14h. Webert estudava em Goiânia e morava lá na casa do avô dele, e estava vindo para a propriedade rural da mãe dele no município de Canaã dos Carajás, onde passaria Natal e ano Novo e só depois retornaria para Goiânia para continuar os estudos. 
Um dia antes de empreender viagem, ele mandou uma mensagem de Natal para os amigos e para a família com o seguinte teor: “Não se preocupe com as tribulações, deixe Deus se ocupar com elas”.  Ed. Brito

Jovem é preso por tentativa de assalto

 

Uma guarnição da Polícia Militar de Xinguara, formada pelos soldados Elismael e Sales, prendeu em flagrante Ezequiel Leite da Silva, 19 anos (foto), sob acusação de ter sido ele o autor de uma tentativa de assalto a uma senhora de 26 anos, à Rua Lauro Sodré, Centro, Xinguara, às 00h40 desta quinta-feira (22), para tomar dela um aparelho celular que ela carregava na bolsa. Pessoas que viram a vítima sendo levada para um Beco da Rua Lauro Sodré ligaram para a polícia que chegou na hora e prendeu o acusado que estaria tentando estrangular a vítima.    Ed. Brito
O adeus a Ludmila

Já com a presença dos pais e dos irmãos que chegaram de Goiânia, Ludmila Santos Freitas, vítima do acidente com o ônibus da Charles Tur, foi sepultada nesta sexta-feira, às 11h, no cemitério de Xinguara, num grande cortejo de adeus que saiu da Igreja Assembleia de Deus até o cemitério. Pelo que se conhece, Ludmila foi uma mulher dedicada à família, aos amigos, e principalmente a Deus, já que era crente e tinha verdadeira abnegação às atividades religiosas de sua igreja.   

A morte inesperada dela trouxe grande sofrimento para os filhos, esposo, pais, irmãos, e toda família. Morreu sem receber o diploma de formatura do curso superior de Enfermagem que havia concluído este ano em Goiânia (GO).  Ed. Brito

Moto é queimada e dono agredido

 

Na madrugada desta sexta-feira, por volta das 3h, dois elementos tomaram de assalto a moto de Antonio Filho Martins, 27 anos, uma Honda CG 150, preta, placa JVL 1469, e depois que espancá-lo bastante ainda atearam fogo no veículo que ficou totalmente destruído. 
Policiais militares que fizeram a ocorrência levaram a moto para o pátio da Delegacia de Polícia, enquanto à vítima foi encaminhada para exames de corpo de delito em um hospital da cidade. Ainda não se sabe bem o que teria motivado a confusão, o que se conseguiu apurar até agora foi que tudo teria começado em uma casa de seresta.  Ed. Brito

STF arquiva recurso de Marinor Brito

Recurso onde Marinor tentava impedir posse de Jader Barbalho foi arquivado pelo ministro Joaquim Barbosa

Marinor Brito

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou anteontem o mandado de segurança impetrado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que tentava impedir a posse de Jader Barbalho (PMDB-PA), marcada para o dia 28 de dezembro. No recurso, a senadora questionava a decisão proferida pelo plenário do STF, no dia 14 de dezembro de 2011, que liberou o registro de candidatura do político.

Segundo Marinor, a Corte não poderia ter usado o voto de qualidade do presidente, previsto no regimento interno da Corte, para solucionar o impasse sobre a situação de Barbalho após novo empate de 5 a 5 entre os ministros em votação em novembro. Na ocasião, eles preferiram esperar a chegada da ministra Rosa Weber, mas em dezembro o caso foi retomado e o plenário decidiu que o voto de Cezar Peluso poderia valer por dois.

De acordo com o ministro relator, o mandado de segurança só pode ser usado para atacar decisões judiciais em “situações excepcionalíssimas”, o que entendeu não ser o caso. “A jurisprudência desta Corte firmou-se no sentido de que, exceto em situações excepcionalíssimas, o mandado de segurança não se presta a atacar atos de conteúdo jurisdicional”, ressaltou o ministro Joaquim Barbosa ao arquivar o pedido.

Marinor assumiu a vaga de segunda senadora eleita do Pará no ano passado depois de terminar a votação em quarto lugar. Isso só foi possível porque os registros do segundo e do terceiro candidatos mais votados, Barbalho e Paulo Rocha, respectivamente, foram negados de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Com a anulação dos efeitos da lei para 2010, eles se tornaram novamente elegíveis.

Da Redação

Dilma veta mudança no horário da região

Dilma Rousseff disse NÃO às pretensões do senador Flexa Ribeiro

Dilma Rousseff disse NÃO às pretensões do senador Flexa Ribeiro, que queria mudar horário

Talvez seja mera coincidência. Mas, o certo é que os políticos contrários ou neutros ao plebiscito Tapajós e Carajás estão recebendo Não.  Primeiro foi Marinor Brito (PSOL), que perdeu o cargo de Senadora. Ela sai e entra o senador Jader Barbalho (PMDB). O senador Flexa Ribeiro (PSDB) neutro no plebiscito também leva o Não da Presidente da República, Dilma Rousseff. 

Ele teria entrado com uma emenda que incluía a volta da diferença de uma hora no fuso horário do Oeste do Pará em relação a Brasília. A presidente Dilma vetou tanto essa emenda, como todo o Projeto de Lei 1.669 no qual o pedido de alteração do Senador fazia parte. A decisão da Presidência da República foi publicada na edição do Diário Oficial da União, na última quarta-feira (21), na seção de despachos assinados pelo vice-presidente da República, Michel Temer no exercício do cargo.

A publicação relata que de forma integral, “por  contrariedade ao interesse público”, o Projeto de Lei de número 1.669, que pretendia alterar o art. 2º do Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e partes do Pará e Amazonas do fuso Greenwich “menos quatro” para o fuso “menos cinco”, como era até 2008. 

De acordo com a mensagem enviada ao presidente do Senado, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República foi ouvida e manifestou-se pelo veto ao projeto de lei por conta que “da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados”.

O deputado federal Lira maia teria tentado entrar com recurso. No entanto, não surgiu efeito. As articulações dentro da Câmara dos Deputados abafaram a pretensão de Maia de continuar o horário atual. E a decisão foi parar nas mãos da presidente Dilma Rousseff, decidindo pela permanência do horário de Brasília.

Alberto Oliveira

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Alberto Batista de Oliveira, a classe política da região mostrou que unida, pode mais. “Esse veto teve a participação política de toda região. O deputado Lira Maia tentou via recurso derrubar a linha –C- do Projeto que incluía a região Oeste do Pará.

Infelizmente esse recurso não foi bem sucedido e seguiu para a sanção da presidente Dilma. Teve um esforço do deputado Lira Maia. Mas, houve também um esforço das nossas lideranças aqui, como a prefeita Maria do Carmo, o secretário de planejamento Everaldo Martins Filho, que estiveram junto com a Ministra das Relações Institucionais para que ela pudesse interferir junto à presidente Dilma. Porque o Projeto da forma como foi elaborado era prejudicial à população do Oeste do Pará. E seria prejudicial à nossa economia”, disse Alberto Oliveira.

Por: Alciane Ayres

Padre impede batizado ao descobrir que padrinho é gay


O arcebispado local disse que padrinho deveria ter vida 'congruente'

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Mundo - Um padre da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Huelma, no sul da Espanha, impediu a celebração de um batizado quando descobriu que o padrinho era gay. A família levará o caso aos tribunais.

O escolhido para padrinho de uma menina de seis meses é um homossexual que está casado no civil com outro homem, algo permitido pela lei espanhola.

É também ex-catequista, trabalhador da Cáritas (seção de ajuda humanitária da igreja católica), membro de confrarias e se diz católico praticante.



Em declaração à imprensa espanhola, a mãe da criança, Dolores Muñoz, disse que a família e os padrinhos cumpriam todas as normas requeridas pelo sacerdote quando levaram a documentação.

'Perguntaram se pais e padrinhos estavam batizados e confirmados. Depois se todos estávamos casados e respondemos que sim. Nunca pensamos que teríamos que avisar que ele era casado, mas com um homem. As normas, ele cumpria', explicou ela.

Mas para o padre, Manuel García, a revelação da homossexualidade do padrinho foi motivo para impedir o batismo. No último sábado ele disse à família só batizaria o bebê se escolhessem outro padrinho.

'Vida congruente'

Os pais da menina enviaram uma carta ao arcebispo da província de Jaén e nesta quinta-feira denunciaram publicamente, com uma associação de homossexuais, o caso que definem como discriminatório.

A polêmica provocou uma resposta pública do arcebispado, que enviou um comunicado apoiando o padre e advertindo que um padrinho católico precisa ter uma vida 'congruente'.

A nota cita o Código de Direito Canônico, cânon 874, que descreve os requisitos para os padrinhos de batismo: 'deve ser católico, estar confirmado, ter recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e levar uma vida congruente com a fé e a missão que vai assumir'.

Sem usar as expressões gay ou homossexual, a nota do clero diz ainda que não se trata de um caso de discriminação.

'Esclarecemos este tema para evitar os juízos sobre uma suposta discriminação na atuação do sacerdote, que apenas reitera a necessidade de cumprir a normativa eclesiástica universal.'

Para a Associação Colega - Coletivo de Gays, Lésbicas e Transexuais - a decisão da igreja é 'uma homofobia sacerdotal'.

O grupo, que apoiará a família num processo contra o arcebispado, também se manifestou numa nota pública, afirmando que 'custa entender que um sacerdote persista no discurso de discriminação e ódio, em vez de propagar as mensagens de amor e respeito que anuncia o Evangelho'.

A associação disse ainda que, nos próximos dias, diversos voluntários procurarão o padre de Huelma para entregar-lhe um documento chamado 'guia breve de consciências limpas'.

O guia, segundo o coletivo, pretende explicar 'que a fé cristã e a homossexualidade são compatíveis' e que os gays compreendem que 'o avanço das mentalidades é lento. Na Igreja Católica mais lento ainda do que no resto da sociedade, mas há confiança em que este avanço aconteça.'


Fonte: G1

Serra Pelada volta a produzir ouro em 2012


Uma empresa conquistou a permissão para explorar a área.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Serra Pelada volta a produzir ouro em 2012
Após 20 anos Serra Pelada volta a ser explorada
 

Pará - Serra Pelada (PA) - Quase 20 anos depois de o governo fechar aquela que foi a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, a exploração de Serra Pelada, no Pará, será agora toda mecanizada. A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), conquistou a permissão para explorar a área.

Os primeiros levantamentos feitos em uma parte do terreno de 100 hectares com permissão para ser explorada indicou a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal. Esse número deve ser atualizado pela empresa em janeiro, e a expectativa dos ex-garimpeiros é que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.

"É basicamente ouro amarelo, paládio - que é um ouro branco -, prata e platina. Sendo que a incidência menor é de platina, mas, em compensação, o preço é dobrado em relação ao preço do ouro", explicou Antônio Ferreira Milhomem, diretor da cooperativa.

A antiga mina, que na década de 1980, foi alvo da maior corrida a metais preciosos da história da América Latina, chegou a ser conhecida como “formigueiro humano”, com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. 


O ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Econômica Federal. Na época, foram extraídas cerca de 40 toneladas do metal precioso, sem contar o que foi vendido clandestinamente. O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade.

Até a entrada em operação, a multinacional canadense terá investido R$ 320 milhões na construção da mina subterrânea, batizada de Nova Serra Pelada. O lucro, no entanto, será contado em bilhões de reais. Segundo o acordo feito entre a Colossus e a Coomigasp, que levou à criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), 25% do lucro serão repartidos com os mais de 38 mil ex-garimpeiros da região associados à cooperativa e o restante ficará com a multinacional.

Para esses trabalhadores, que depois do fechamento da mina, há duas décadas, passaram a viver de bicos ou da renda que conseguiram com a venda do ouro, a retomada da produção em grande escala em Serra Pelada é a esperança de uma vida mais tranquila financeiramente. 


Pouquíssimos conseguiram enriquecer na época e, entre eles, raros souberam investir o que ganharam. Agora, organizados em cooperativa, esperam ganhar o suficiente para viver melhor.

Fonte: Agência Brasil

Homem não vê porão de navio aberto e cai 4m abaixo


Com os primeiros socorros prestados ainda dentro do porão, a vítima permaneceu estável.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Homem não vê porão de navio aberto e cai  4m abaixo
A vítima, Antônio Souza
 

Santarém - O tripulante de um navio que fazia o trajeto Manaus – Belém caiu num porão de 4 metros de profundidade nesta manhã de sexta-feira (22), no Porto das Docas do Pará.

O funcionário da embarcação caminhava pelo navio e ao passar por uma porta não percebeu que estava aberta e caiu no porão.

O Corpo de bombeiros foi acionado para realizar o resgate de Antônio de Souza Lobo e precisou utilizar novas técnicas de salvamento.

“Foi feito um trabalho lá para içá-lo e regatá-lo daquele local. Uma técnica especializada, diferenciada”, afirmou o subtenente Baia.

Os passageiros do navio Rondônia acompanharam a remoção da vítima. Com os primeiros socorros prestados ainda dentro do porão, Antônio permaneceu estável. Sem ferimentos aparentes pelo corpo foi encaminhado ao Hospital Municipal (HMS).

Por telefone a empresa proprietária da embarcação disse que vai prestar toda a assistência necessária para a vítima.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em nota, Sesau informa estado de pacientes vítimas de acidente em Barrolândia: três hospitais respondem por atendimento
 
Em nota encaminhada à imprensa no começo da noite, a Secretaria de Saúde informou que 36 dos 50 passageiros atendidos no Hospital Regional de Paraíso foram liberados após o primeiro atendimento
 
Data: 22/12/2011 ás 08:18:03          Link:


Em nota encaminhada à imprensa no começo da noite, a Secretaria de Saúde informou que 36 dos 50 passageiros atendidos no Hospital Regional de Paraíso foram liberados após o primeiro atendimento. Os demais, conforme a gravidade do seu estado de saúde foram encaminhados ao HGPP em Palmas ou para o Hospital Geral de Gurupi. Confira a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que os hospitais envolvidos no atendimento às vítimas do acidente automobilístico ocorrido na BR-153 na madrugada desta quarta-feira, 21, entre os municípios de Paraíso e Barrolândia envolvendo um ônibus e uma carreta, foi realizado com base no protocolo de contingenciamento de catástrofes.

50 passageiros foram encaminhados para o HRPP - Hospital Regional Público de Paraíso, e em seguida, conforme agravo de risco, referenciados para atendimentos especializados no Hospital Geral de Palmas e Gurupi.

Deste número, 36 tiveram alta do HRPP, sendo nove crianças, que receberam o primeiro atendimento e foram encaminhadas para acompanhamento do Conselho Tutelar.

Dentre os pacientes atendidos no HRPP, três se encontram em observação e dois internados. Um dos pacientes internados está sendo encaminhado para um leito de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional Público de Gurupi.

Em relação aos nove pacientes atendidos no HGPP, quatro foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, sendo que três deles encontram-se internados em estado grave na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital. Os demais estão em observação no Hospital.


Foto: Ademir Rêgo - SURGIU           Fonte: Ascom SESAU           Postador: surgiu.com (abr)
Ônibus com destino a Goiânia apresenta defeito e por muito pouco não provoca acidente na BR-153

Motorista consegue evitar acidente com ônibus nas proximidades de Paraíso do Tocantins

Segundo o motorista da empresa Gran Turismo, o rompimento do pivô da central de direção do ônibus ocasionou o desgovernamento do veículo e conseqüentemente ele conseguiu fazer com que o mesmo permanecesse na pista não ocasionando proporções mais grave aos passageiros, além susto.

Os passageiros foram levados para a cidade de Paraíso do Tocantins a 7Km do local do incidente onde aguarda outro veículo para a continuidade da viagem.

A equipe do SURGIU atento a qualquer informação.



Foto: Evilásio Dias, Gustavo Rocha | SURGIU           Fonte: Da Redação SURGIU  22/12/2011        

Outras informações do acidente com o ônibus da empresa Charles Tur de Goiânia que vitimou pessoas de Xinguara e Rio Maria, no sul do Pará

 

Clique e veja mais fotos do acidente

Comoção e tristeza no enterro de Rodrigo

 

Centenas de veiculos acompanharam o cortejo
O corpo de Rodrigo Augusto Pires Leite, uma das vítimas do acidente do ônibus da Charles Tur, foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira (22), às 17h, no cemitério de Xinguara. Centenas de carros e motos acompanharam o cortejo em direção ao cemitério. 
Nos momentos que antecederam a despedida no salão nobre da Câmara Municipal, houve muita comoção, choro e tristeza por parte da família e dos amigos. 
Durante o velório, a mãe de Rodrigo, dona Lúcia, ficou o tempo todo ao lado do caixão, o coração dela parecia partido em pedaços. A todo instante ela se lembrava do filho amado, o caçula da família.
O único irmão de Rodrigo, Rafael, estava inconsolado. Ele chorou sem parar, as lágrimas de despedida do irmão fluíam em seu rosto a cada instante que passava. 
Era visível a profunda tristeza e abatimento que tomavam conta dele. Rafael lembrou em certo momento que agora só ficaram ele e a mãe dele, pois da família de quatro pessoas, dois morreram, o pai, Geso, e agora o irmão Rodrigo.
Rodrigo tinha 23 anos, nasceu e se criou em Xinguara onde cursou o ensino fundamental e o ensino médio. Depois foi fazer direito em Goiânia na Universidade Salgado de Oliveira, tendo concluído o curso no final do ano de 2010 e sido diplomado em março de 2011. 
Atualmente permanecia em Goiânia fazendo curso preparatório para a OAB, e estudava para concurso de juiz, promotor e delegado federal. Ele havia viajado para Xinguara com o objetivo de passar Natal e Ano Novo junto da família.   Ed. Brito
22/12/2011

Três moradores do sul do Pará são vítima de acidente no Tocantins


Três pessoas que moravam em cidades do sul do Pará estão entre as vítimas fatais do acidente rodoviário ocorrido na madrugada de quarta-feira (21), no interior do Estado do Tocantins, envolvendo um ônibus da empresa Charlles TUR, de Goiânia, e uma carreta que transportava motocicletas. 

Ludmila Santos Freitas
Rodrigo Augusto Pires Leite
O acidente aconteceu na altura do Km 447 da rodovia BR-153, entre os municípios de Paraíso e Barrolândia, a 100 quilômetros de Palmas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus teria se chocado com a carreta e tombado na pista.

Moradora de Rio Maria, a professora Rosicleide Gonçalves Pereira, 41 anos, viajava com uma tia quando aconteceu o acidente. 

Ela morreu na hora. O jovem Rodrigo Augusto Pires Leite, 23 anos, morador de Xinguara e um dos donos do Comercial Serve Mais, também foi outra vítima do acidente. O irmão dele, Rafael Pires, ao ficar sabendo da tragédia viajou imediatamente para Paraíso, onde reconheceu o corpo do irmão no Hospital Regional daquela acidade.
Rosicleide Gonçalves Pereira

Outra vítima do acidente foi Ludmila Santos de Freitas, irmã do pastor Wilton Tavernir, de Xinguara. Ela morava em Goiânia e estava indo para Xinguara passar as festas de final de ano com a família.

Assim que soube do acidente, a irmã de Rosicleide, Rosimeire Goncalves se dirigiu até a cidade de Paraíso. Lá, reconheceu o corpo da professora, que estava vindo de São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer de útero. 

A família, na sua maioria residente em Rio Maria, está em estado de choque. “Apesar da dor, estamos apegados a Deus, que é quem nos dar forças”, disse Rosimeire, que assim como sua irmã, é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

O corpo de Rosicleide e o de Ludmila vieram no mesmo carro de uma funerária de Paraíso, e já estão sendo velados em suas respectivas cidades, onde devem ser enterrados na tarde de hoje. (Paulo Carrion)

Xinguara: Corpo de Ludmila já chegou para ser velado

 

O corpo de Ludmila Santos Freitas (foto) já chegou a Xinguara e está sendo velado na Igreja Assembelia de Deus. De acordo com familiares, o sepultamento será amanhã (sexta-feira (23), às 9h, depois que os parentes chegarem de Goiânia e Brasília.

Ludmila tinha 39 anos, era casada com Carlos Alberto Vilela de Freitas, o Carlinhos, e tinha um casal de filhos, Gabriela (com 16 anos) e Leonardo (com 11 anos). Há seis anos havia se mudado para Goiânia por causa dos estudos.

Ela havia acabado de se formar em Enfermagem pela Universidade Paulista de Goiânia (UNIP) e estava aguardando a diplomação para ingressar no mercado de trabalho, algo que ela sempre sonhou.

Acidente grave na Alça Viária deixa duas pessoas mortas  

 

Na noite desta quarta-feira (21) um acidente no Trevo da 'Peteca', na estrada que dá acesso à Alça Viária, próximo ao município de Barcarena, deixou uma duas pessoas mortas e outras dez feridas.

A batida foi entre um ônibus intermunicipal da empresa Transarapari e um caminhão. Segundo informações de testemunhas que estariam próximo ao local do acidente, o motorista do caminhão teria perdido o controle do veículo e atingido o ônibus.

A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. Os feridos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Devido a força da batida, o motorista do ônibus, Joel Wanzeler da Silva, de 28 anos e o passageiro Josivan Oliveira morreram na hora. Os demais feridos foram trazidos para Belém, entre elas uma mulher grávida, identificada como Cirene Ernandes, que após o acidente estaria entrando em trabalho de parto. 


22/12/2011

Mesa decide empossar Jader Barbalho no dia 28. Ele vai ganhar ajuda de custo de R$ 54 mil pelo ano legislativo de 2011


Para dar posse ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA), a Mesa Diretora do Senado resolveu abrir mão de um dia de descanso e vai se reunir extraordinariamente no dia 28, em pleno recesso parlamentar.

A posse de Jader quatro dias antes de acabar o ano vai lhe assegurar duas ajudas de custo, cada uma no valor de R$ 26.723,13. O senador receberá uma das parcelas justamente por tomar posse ainda em 2011 – a outra será paga no início do próximo ano legislativo. Juntas, as duas ajudas de custo somam R$ 54 mil brutos.

Questionado sobre os vencimentos, ele disse que não havia sido informado sobre o tema: “Eu te confesso que é a primeira vez que alguém fala comigo sobre este assunto. Eu não sabia que tinha isso”.

Jader terá direito ainda a quatro diárias pelos últimos dias de 2011 – num valor total de R$ 3.560 -, além do salário de janeiro, mês de recesso parlamentar.
A data escolhida, segundo o primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB), atende aos prazos regimentais, entre eles o de estabelecer cinco dias úteis para que a senadora Marinor Brito (PSOL-AL), que ocupava a vaga, possa recorrer da decisão. O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) será o relator do processo.

Para Jader, não houve pressa em assumir o mandato. “Vocês acham muito rápido perder um ano do mandato?”, ironizou.
Jader havia sido barrado pela Ficha Limpa por ter renunciado ao mandato de senador em 2001, para não ser cassado como um dos suspeitos de desviar recursos do Banco do Pará (Banpará), na época em que ele era governador do Estado. O peemedebista estava licenciado da Presidência do Senado, enquanto aguardava o fim do processo no Conselho de Ética da Casa.

Sem privilégios
Cícero Lucena fez o anúncio da posse após reunião da Mesa Diretora. O senador tucano negou que a Casa esteja dando tratamento diferenciado ao peemedebista.
“O que estamos fazendo na Mesa é cumprir o que foi decidido pelo STF (Supremo Tribunal Federal)”, alegou Lucena. “Foi assim com (João) Capiberibe (do PSB do Amapá) e com Cássio Cunha Lima (do PSDB da Paraíba)”, afirmou, referindo-se aos dois outros senadores que haviam sido barrados pela Ficha Limpa, mas conseguiram recuperar os mandatos por força de decisão do Supremo – o tribunal decidiu que a lei não poderia impedir candidaturas de fichas-sujas nas eleições de 2010.

Na quarta-feira passada, o STF decidiu o caso de Jader a favor do peemedebista em uma medida que despertou polêmica. O presidente do Supremo, Cezar Peluso, desfez o empate no caso ao votar duas vezes, usando uma prerrogativa do cargo chamada voto de qualidade.

A decisão de Peluso foi precedida de uma reunião entre o presidente do Supremo e parlamentares da cúpula do PMDB. O próprio Peluso sugeriu que Jader apresentasse recurso para o uso do voto de Minerva que garantiu a posse do senador.

Fonte: O Estado de São Paulo

22/12/2011

Vale comemora o aumento de produção de mudas nativas no viveiro da Mina do Sossego



Mudas de espécies nativas da Floresta Amazônica estão sendo produzidas em larga escala no viveiro da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás. As plantas são destinadas ao reflorestamento de áreas usadas nas operações da Vale, e também atendem demandas das Secretarias Municipais de Canaã dos Carajás e Parauapebas, além de serem distribuídas a comunidade nos eventos da empresa.

Só este ano já foram produzidas mais de 158 mil mudas. Entre elas, a Castanha-do-pará, Mogno, Sapucaia, Ipês Amarelo, Roxo e Rosa, Paricá, Jatobá e cerca de mais 40 outras espécies do bioma amazônico. Este ano a Vale bateu seu próprio recorde, plantando cerca de 70 mil mudas, o que equivale a uma área de 28 hectares, ou seja, 28 campos de futebol em processo de recuperação.
Orquidário

O viveiro de mudas da Mina do Sossego possui um orquidário com 240 exemplares das 27 espécies catalogadas nas áreas de atuação da Vale. Cada matriz resgatada recebe tratamento especializado que possibilita, inclusive, o desenvolvimento de técnicas de multiplicação dessas espécies.
Fonte: ASCOM Vale

22/12/2011

Pará tem a capital e a cidade com a maior proporção de moradores em favelas


Localizada a pouco mais de 11 quilômetros da capital Belém, a pequena Marituba tem a maior proporção de moradores em favelas de todo o País. De 108 mil habitantes, 77,2%, ou em torno de 83,3 mil, moram em invasões. Coincidentemente, Marituba é considerada “cidade dormitório” da capital mais “favelada” do País, Belém onde pouco mais da metade de seus habitantes residem em invasões, segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira.
A população residente em invasões em Marituba significa, por exemplo, 20% a mais que os habitantes da Rocinha, a maior favela do país. Marituba é uma das mais jovens do Pará. Nasceu em 1994, emancipado do vizinho Ananindeua, ambos na região metropolitana de Belém.

Apesar de ser um dos menores municípios do Pará, com 111,09 km² de área, tem a terceira maior taxa de densidade demográfica do Estado com 443,24 habitantes por km².

Pelo crescimento da capital do Estado, Marituba tornou-se uma espécie de “cidade dormitório”. Sem indústrias, a economia de Marituba depende basicamente do setor de serviços e seus moradores tem seus empregos em Belém. Uma situação parecida com a de Olinda, em Pernambuco. Município que também depende economicamente da capital, Recife.

Marituba, com o tempo, tornou-se uma opção barata de moradia principalmente para a classe média baixa. Exemplo: um aluguel de um apartamento de classe média no Centro de Belém, com dois quartos, saí por volta de R$ 700. Em Marituba, um imóvel semelhante saí por metade deste valor.

A cidade com a segunda maior proporção de moradores em favelas é Vitória do Jari, no Amapá, distante 180 quilômetros da capital, Macapá. Lá, 73,7% da população mora em invasões. No entanto, Vitória do Jari tem apenas 12,2 mil moradores. Destes, 9 mil em favelas. A quarta cidade mais favelada é a mãe de Marituba, Ananindeua. Em Ananindeua, 61,2% da população mora em favelas: um universo de 288 mil pessoas.

Belém
Belém é a quarta cidade e a capital mais com maior proporção de pessoas morando em favelas do país: 54,5% dos moradores da capital paraense, ou 758 mil habitantes, residem em invasões. A capital com a segunda maior proporção é Salvador com 3,1% de sua população. Um detalhe curioso sobre Belém, Marituba e Ananindeua: a concentração de favelas é tão grande nestas cidades que é absolutamente comum encontrar condomínios de luxo rodeados por invasões.
Concentração de favelas em Belém
Belém e cidades da região metropolitana como Ananindeua e Marituba, segundo gerente de recursos naturais do IBGE no Pará, Pedro Edson Bezerra, tem características de formação de favelas muito parecidas. Ele acredita que com o avanço urbano de Belém, formou-se no centro da capital paraense um cinturão de serviços públicos que afastou as pessoas para as baixadas e áreas fora desse cinturão de serviços.

Pela configuração geográfica de Belém, é como se a cidade crescesse rumo à região leste, onde estão situadas Ananindeua, Marituba, entre outras. “Com o tempo, a população procurou regiões que fogem da chamada terra firme e assim se formaram esses aglomerados subnormais (favelas) em Belém”, explicou Bezerra. “Fatores com alto preço do metro quadrado de terreno em Belém, acredito que um dos mais caros do país e o alto déficit habitacional também influenciam na formação destes aglomerados em Belém”, pontuou Bezerra.

As dez cidades com a maior proporção de moradores em favelas:
Marituba (PA) 83.368 – 77,2%
Vitória do Jari (AP) 9.044 – 73,7%
Ananindeua (PA) 288.611 – 61,2%
Belém (PA) 758.524 – 54,5%
Cabo de Santo Agostinho (PE) 87.990 – 47,7%
São José do Ribamar (MA) 72.987 – 44,8%
Laranjal do Jari (AP) 16.210 – 40,7%
Cubatão (SP) 49.134 – 41,5%
Iranduba (AM) 14.840 – 36,4%
Angra dos Reis (RJ) 60.009 – 35,5%
Fonte: Último Segundo

22/12/2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um entre os mortos no acidente é de Xinguara  

 

Conforme informações colhidas junto à Polícia Rodoviária Federal de Paraíso (TO), 03 pessoas morreram no local do acidente: Welbeth de Sousa Tavares, 46 anos, João Vitor Ribeiro da Silva, 19 anos, e Rodrigo Augusto Pires Leite, 23 anos.  Rodrigo é morador de Xinguara e um dos donos do Comercial Serve Mais. O irmão dele, Rafael, ao ficar sabendo da notícia do acidente viajou imediatamente para Paraíso, teria sido ele quem reconheceu o corpo do irmão no Hospital Regional daquela acidade. Até agora não foi divulgado os nomes das outras vítimas do acidente, que também teria mais pessoas de Xinguara.


Acidente grave na Belém Brasília




(Atualização às 07h54min)
Um ônibus da Empresa Charlles Tur, Placa KEQ-6276, de Goiânia, conduzido por Adolfo Inácio da Silva, entre 04h e 05h desta madrugada de quarta-feira, 21, na altura do KM 447 da BR-153, próximo a cidade de Barrolândia-TO, colidiu lateralmente com o caminhão baú, da empresa Goldem, Placa DBM-0034, de Salto São Paulo, carregado de motocicletas. Com a colisão o motorista do ônibus perdeu o controle da direção vindo o mesmo cem metros depois chocar-se com um barranco da estrada, rodopiar na rodovia e tombar na pista contrária com a frente voltada no sentido Goiânia.

No local foram resgatadas entre as ferragens do ônibus quatro corpos e um foi encontrado na faixa de domínio da Rodovia, cerca de 8 metros do veículo acidentado.

Várias pessoas com ferimentos de toda natureza foram levadas para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, pelo Corpo de Bombeiros, ambulâncias do hospital de Paraíso e de Barrolândia e Polícia Rodoviária Federal.

As duas últimas vítimas foram resgatadas após a utilização de dois caminhões guinchos, pois as mesmas estavam prensadas pelo ônibus no leito da rodovia. Uma delas foi retirada com vida a outra uma moça teve a cabeça esmagada pelo ônibus e já estava morta.

Praticamente toda a corporação do Corpo de Bombeiros de Paraíso do Tocantins atuou nesta operação que durou mais de duas horas para o resgate de todas as vítimas.

Policiais Militares, Policiais Rodoviários, agentes funerários, passageiros e pessoas particulares ajudaram no resgate das vítimas.

O trânsito foi interditado nos dois sentidos da BR-153 por aproximadamente duas horas.

Das vítimas que foram encaminhadas para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, há informações de que algumas já morreram. O SURGIU está com plantão permanente no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e a qualquer momento divulgará maiores informações.

O SURGIU está em contato permanente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal para divulgar o nome das vítimas.

Como a maioria era mulheres e não portavam documentos consigo, está dificultando a identificação destas pessoas.

Pessoas da cidade de Xinguara Pará e que tinham passageiros no referido ônibus já ligaram para a Redação do SURGIU procurando o nome das vítimas.


21/12/2011

Jader assume dia 28

 

A Mesa do Senado definiu que a posse de Jader Barbalho será dia 28 de dezembro, em Brasília. O senador paraense que já havia sido diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, agora fica aguardando para assumir a cadeira dele no Senado que estava sendo ocupada temporariamente pela senadora Marinor Brito, que vai deixar o cargo.

Selena Gomez faz dois shows no Brasil em 2012

Cantora teen se apresenta no Rio e em São Paulo em fevereiro.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Selena Gomez faz dois shows no Brasil em 2012
Namorado de Justin Bieber se apresenta em fevereiro 


Mundo - Selena Gomez fará dois shows no Brasil em 2012. A produtora XYZ confirmou que a cantora teen se apresentará com shows da turnê "We Own the Night" no dia 4 de fevereiro no Rio, na HSBC Arena, e no dia 5 em São Paulo, no Via Funchal.

Os ingressos para o show em São Paulo começam a ser vendidos no dia 23 de dezembro e os do Rio no dia 28. Selena veio ao Brasil em 2011 acompanhando o namorado, Justin Bieber, e deu até uma “canja” do cantor.
Fonte: EGO

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...