sábado, 1 de agosto de 2015

DESGOVERNO

Desajuste e desgoverno
Autor: Alexandre Garcia

Está fazendo um ano que recebi do Banco Santander o boletim destinado aos clientes que previa, no caso de reeleição de Dilma, que “o câmbio voltaria a se desvalorizar, os juros longos retomariam a alta e o índice Bovespa cairia, revertendo parte das altas recentes. Esse último cenário estaria mais de acordo com a deterioração de nossos fundamentos macroeconômicos.” A economista que acertou a previsão, no entanto foi demitida por acertar e prevenir os clientes select do banco. Dilma se irritou: “É inadmissível uma instituição financeira interferir na atividade eleitoral.” O banco pediu desculpas e defenestrou Sinara Polycarpo Figueiredo, sua superintendente de investimentos. E a eleição de Dilma interferiu em todas as atividades econômicas do país, inclusive dos assalariados. O dólar e os juros estão em alta, abolsa em baixa e os fundamentos macroeconômicos deteriorados.

Agora a presidente tenta desviar as atenções, fazendo reuniões com ministros e governadores, como nesta semana. Aparece em foto com o neto, anunciando que a filha está grávida, o que funciona com a família real britânica. Com menos de 8% de aprovação, procura mostrar que ainda tem a seu lado seus auxiliares e os governadores - que, aliás, não são subordinados a ela, mas ao povo de seus estados. Tampouco está bem com o Congresso. O presidente da Câmara já rompeu com o governo; o do Senado também está distante. Aliás, nenhum congressista deve subordinação a outra pessoa que não seja seu eleitor. Ela própria se enredou no nó que vem armando há mais de quatro anos e agora não sabe como sair. Aliás, o que mais faz é se enredar em seus próprios atos e palavras. Na recente reunião com ministros não petistas, afirmou que a Lava-Jato derrubou o PIB em um ponto percentual, sem explicar o cálculo. Poderia , em lugar disso,  agradecer à Lava-Jato por combater a corrupção que corrói o Brasil e seu PIB moral.

Como teme vaias nas viagens pelo país, está viajando mais para o exterior, supostamente para fazer política externa. Uma política presa ao Mercosul, aos bolivarianos, aos Brics. Política externa principalmente presa à ideologia e não solta no pragmatismo. Na economia, foi incapaz de diminuir o número de ministérios e de cargos comissionados. Os juros e a inflação subiram e a atividade econômica continua em queda livre. Mas a dívida pública continua em alta. Só no primeiro governo Dilma, subiu 1 trilhão 240 bilhões. A Nação paga, mas o governo não reduz o suficiente suas próprias contas. É como se alguém ganhando mil reais por mês precisasse economizar 50 reais para pagar juros de suas dívidas, mas só consegue guardar 5 reais.

No princípio, era o desajuste. E o desajuste fiscal habitou entre nós e nele semeou o desgoverno. Para tentar se proteger, refugiou-se na bicicleta, na redução do peso corporal, na alienação da realidade e na entrega da coordenação política ao seu vice - bem melhor que os chefes do Gabinete Civil que, aliás, a sucederam no cargo: Erenice Guerra, Antônio Palocci, Gleisi Hoffmann, Aloízio Mercadante. Deve ter ficado caveira de burro enterrada por lá, depois que saiu José Dirceu. Já tivemos o binômio Energia e Transportes de Juscelino; Segurança e Desenvolvimento, nos governos militares. Agora temos o binômio Desajuste e Desgoverno.

Alexandre Eggers Garcia é um jornalista, apresentador, comentarista de telejornais, colunista político e conferencista brasileiro.

CONCURSO DA PM

Fadesp é escolhida organizadora de concurso da PM

A Comissão Especial de Licitação da Secretaria de Estado de Administração (Sead) informa que a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) foi a vencedora do processo destinado à selecionar a instituição organizadora do Concurso Público da Polícia Militar do Pará. O resultado está disponível na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do Estado.

Ao todo, quatro empresas participaram do processo licitatório que fará seleção de candidatos ao Curso de Formação de Oficiais Combatentes PM (CFO/PM), ao Curso de Adaptação de Oficiais PM (CADO/PM) e ao Curso de Formação de Soldados PM (CFSD/PM). A Fadesp atendeu a todos os requisitos exigidos no processo.
O concurso da Polícia Militar terá o maior 
número de vagas já ofertadas na área de 
segurança: 2.195

O concurso da Polícia Militar terá o maior número de vagas já ofertadas na área de segurança: 2.195. Destas, duas mil são para soldados PM (CFSD/PM); 160 são para oficiais combatentes (CFO/PM) e 34 vagas para oficiais PM (CADO/PM). O salário inicial para os praças é de R$ 2.836,80 e para os oficiais, de R$ 5.859,24. O edital do concurso deve sair em agosto.

Fonte: Agência Pará

O SONHO DA CASA PRÓPRIA

O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Me pergunto: se para construir 100 casas em minha cidade se leva mais me cinco anos, em quantos anos o prefeito Osvaldinho cumprirá a promessa de construir 1000 casas?

Neste terreno mais de um ano abandonado o material de construção se acaba em meio ao mato (foto: xinguara ativa)
As casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo federal, em um total de 100 habitações, conveniadas para o município de Xinguara, continua sendo um grande sofrimento para ás famílias cadastradas. Algumas foram entregues sem a devida conclusão, outras só ano que vem. Há famílias que tomaram prejuízo e outras que estão vivendo o mesmo drama, e já se vão cinco anos de promessa.

O programa começou ser implantado no município em 2011, mais foi em 2012, a assinatura do TAC – Termo de Acordo e Compromisso entre a prefeitura municipal e a instituição financeira Economia Credito Imobiliário S/A-Banco Economisa, de Belo Horizonte Minas Gerais. Na época do acordo as 100 unidades habitacionais deveriam ter sido entregues até junho de 2014, o que não aconteceu. As obras não foram concluídas dentro do prazo firmado no TAC, entre as partes, sendo que, do total, apenas 24 casas, das 100 unidades aprovadas pelo Ministério das Cidades, são dadas por concluídas, apesar de faltarem instalações elétricas, acabamento nos banheiros, dentre entre outras estruturas por fazer.

O bom é que já estão morando e as demais (76) famílias que terão de esperar até março de 2016?

Mais não podemos fugir do termo “O sonho da Casa Própria”, que pelo menos vai se cumprindo em Xinguara.

Quando a gestão atual assumiu em 2013 já encontrou o programa estagnado e com as famílias pagando aluguel a espera de suas casas do programa. Outras vinham morando de forma desumana, mas isso parece não ter sensibilizado nossos representantes, que demoraram demais para começar agir.

Observe: O governo municipal assumiu em janeiro de 2013, mas só em setembro do mesmo ano, iniciou mobilização para conhecer a real situação do programa no município, enviando pessoas até a sede da empresa em Minas Gerais, e haja espera.

Em que pese o inicio das obras de construção das casas no final de 2013, a previsão de entrega das primeiras 24 unidades, era no mês de abril daquele ano. Promessa que não se cumpriu.

Em novembro de 2014, uma nova promessa foi feita pela empresa construtora, que até o mês de dezembro as 100 famílias receberiam suas casas, também não se cumpriu.

Em março de 2015, as famílias vivendo no desespero se reúnem pedindo resposta para a situação que levou a paralização das obras do programa. Ouviram mais embromação.

Ainda no mês de março, o Ministério das Cidades baixa portaria prorrogando o prazo de entrega para março de 2016.  E segundo matéria do site Xinguara ativa, ainda tem vereador em Xinguara que “está feliz com a decisão”.  Haja paciência!

Da redação do Manancial de Carajás

sexta-feira, 31 de julho de 2015

CIDADANIA

Cerca de 10 mil pessoas são atendidas pelo Pro Paz no oeste do Pará

O jovem Ronaldo Karu Munduruku, 15 anos, foi uma das primeiras pessoas a receber atendimento na ação do Pro Paz Cidadania, levada pelo Governo do Estado ao Oeste do Pará, dia 28 de julho.

Ele se deslocou da comunidade Traíra, localizada nos limites do território do município de Jacareacanga, ao sudoeste do Estado, para fazer o primeiro documento de identidade.
“Viajei um dia inteiro para poder chegar aqui, mas valeu muito a pena. Agora já tenho meu documento para poder dar entrada em alguns benefícios. Essa ação veio beneficiar muito a nossa região, principalmente a nossa comunidade, que fica muito distante da cidade”, disse.

Servidores do Governo do Pará, por meio de articulação da Fundação Pro Paz, estiveram até ontem dia 30 em Jacareacanga, atendendo cerca de 2,5 mil, como emissão de documentos de identidade, carteiras de trabalho, Certidões de Nascimento, fotografias 3×4 e atendimentos jurídicos.

Somente neste mês, as ações na região oeste devem chegar a 9.699 atendimentos aos moradores das cidades de Jacareacanga, Altamira, Itaituba e comunidades tradicionais que vivem no entorno.

Com informações do jornalista Diego Mota (Itaituba)

AGENDA POSITIVA

Segundo o site do Congresso em foco, Flexa Ribeiro tem 100% de presença no Senado

No primeiro semestre deste ano, somente cinco senadores participaram de todas as sessões deliberativas realizadas na Casa. Nesse tipo de reunião, em que são votadas novas leis ou alterações em leis já existentes, a presença do parlamentar é obrigatória.

São eles:  Delcídio do Amaral (PT-MS), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Reguffe (PDT-DF), Romário (PSB-RJ) e Waldemir Moka (PMDB-MS) compareceram a todas as sessões do Senado. O levantamento  foi com base em dados oficiais do Senado Federal, aponta uma diminuição do número de ausências dos senadores.

A média de faltas dos parlamentares é a menor dos últimos três anos, considerando apenas o primeiro semestre de 2013 e 2014. O número de ausências dos parlamentares sofreu uma redução de 35% de 2013 até hoje. Tanto em 2014 quanto em 2015, foram realizadas 50 sessões deliberativas no primeiro semestre. No ano passado, os senadores acumularam quase 660 faltas, enquanto neste ano o número não chega a 500.

Para o cientista político Leonardo Barreto, os parlamentares faltosos representam prejuízo aos cofres públicos, pois muitos projetos de lei deixam de ser relatados e até votados em algumas circunstâncias. Segundo Leonardo, a assiduidade é o primeiro indicador do nível de seriedade do parlamentar em relação ao seu mandato.  ”O congressista ausente se torna um exemplo negativo para a população, que fica desmotivada a acreditar no sistema político”, afirma ele.

FLAGRADO

Em Tucumã-PA, Homem é preso ao ser flagrado com plantação de maconha em casa

Homem foi preso em flagrante, por tráfico de drogas, após ser flagrado com uma plantação de maconha, cultivada no quintal da própria casa, em Tucumã, sudeste do Pará. Segundo a polícia, além da erva, os policiais civis apreenderam no local pedras de “crack”, papel alumínio e dinheiro da venda de drogas.

Conforme o delegado William Crispim, o flagrante foi realizado logo após o suspeito vender a um usuário duas pedras de “crack” na casa. A equipe policial já investigava a prática criminosa no imóvel. Assim, após a prisão, os policiais fizeram uma revista na casa e ali encontraram uma pequena plantação da erva.

“Era um pé grande de maconha, com várias ramificações”, explica Crispim. A pequena plantação foi retirada do local e o preso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Está preso à disposição da Justiça.

Do G1 Pará

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LUCRATIVIDADE MINERAL

LUCRO BILIONÁRIO: Com cortes de espadachim, Vale reverte prejuízo em lucro
  
caminhão-da-vale-transportando-ferro
A mineradora Vale divulgou na manhã desta quinta-feira (30) seu resultado financeiro referente ao segundo trimestre deste ano. Apresentado num relatório descritivo de 58 páginas, além do lucro anunciado de quase R$ 5,2 bilhões e que superou as expectativas do mercado, o que chama atenção no resultado foi o esforço arrojado da mineradora para cortar gastos e que, brilhantemente, surtiu efeito.

Entre as tesouradas, três dizem respeito diretamente à região de Carajás. A baixa no custo de produção do minério da Serra Norte de Carajás, em Parauapebas, talvez seja o que ocorreu de melhor. Isso porque os investimentos de décadas realizados no complexo do Sistema Norte para geração de caixa livre resultou na queda do custo de produção do minério de ferro a 12 dólares por tonelada em junho deste ano, considerando-se a passagem do produto desde mina e usina até embarque em ferrovia e porto. É um desempenho excepcional porque o custo de produção do minério de ferro de Parauapebas se coloca muito abaixo da mínima atingida pelo preço de venda este ano (44 dólares a tonelada).

Outro ponto diz respeito à readequação, para menor, dos investimentos previstos na Serra Sul de Carajás, em Canaã, para o projeto S11D, garantindo o mesmíssimo desempenho, inclusive estando o empreendimento com 67% de avanço físico.

Por último, e não menos importante, está a redução com pessoal, que passou de 100 milhões de dólares para 74 milhões, o que implicou política inoxidável de revisão de contratos e de benefícios, já que, em apenas um ano, a redução de gastos com pessoal cravou impressionantes 26%, embora a empresa justifique sempre que o ritmo de suas demissões esteja bem abaixo da média da indústria brasileira de mineração e siderurgia. No relatório, a Vale alega ter gasto 46 milhões de dólares com o efeito “one-off” do pagamento do acordo coletivo para empregados em áreas remotas das minas de Carajás.

Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar
Foto: Arquivo

QUEDA DE BRAÇO

Vale ameaça ir embora do Pará para não pagar R$ 1,8 bilhão

Mina-na-Serra-Norte-de-Carajás-viagem7
Enquanto a Vale bate recordes de produção, graças à exploração da riqueza mineral de Carajás, o Pará não consegue superar o atraso social de seu povo. A Vale alega que nada tem a ver com nossos índices africanos de miséria e pobreza e que não é ela quem governa o Estado. Portanto, o Estado que se vire para prover as necessidades de seus cidadãos.

Não deixa a Vale de, em parte, ter razão. Mas, convenhamos, esses argumentos para eximir-se de qualquer responsabilidade por nossas mazelas soam como sofismas que beiram o cinismo. Não fosse pelas isenções tributárias de que goza, desde que aqui pôs seus pés e garras – e aí entram em cena governantes pusilânimes e atores políticos canastrões, que sempre se esconderam atrás do discurso da geração de empregos e aumento das exportações para camuflar vantagens obtidas por debaixo dos panos junto à empresa, como o financiamento de campanhas eleitorais -, a Vale teria muito mais a contribuir para melhorar os índices regionais de desenvolvimento humano se pagasse o que deveria pagar, porque é devedora.

Ela não paga e não quer pagar. E o Estado nada cobra porque nunca teve altivez para cobrar. Quedou-se ao poderio econômico da multinacional, apequenando-se diante dela. Hoje, depois de perder boa parte de suas riquezas para a Vale, o Pará corre o risco de perder sua alma. Na mesa de negociações com o governo do PSDB, a Vale tufa o peito e mostra o tamanho de sua arrogância, maior que a floresta amazônica.

O governador Simão Jatene, já no terceiro mandato, acordou tarde para as isenções à Vale, mas felizmente acordou, embora ainda meio sonolento. Nos quase 20 anos de governos tucanos, a gigante dos minérios teve vida mansa e se lixou para os problemas regionais. Ampliou seus negócios graças à exploração do ferro, cobre e níquel, ao mesmo tempo em que atraiu para o entorno de seus projetos multidões de desesperados atrás de uma oportunidade na vida.

Mão de obra barata para erguer prédios e logo dispensada ao final dos trabalhos por falta de qualificação profissional para habilitar-se ao melhores empregos oferecidos pela empresa. Além disso, a concentração de problemas como homicídios, assaltos, tráfico de drogas, prostituição, inclusive infantil, falta de escolas, postos de saúde, água tratada e moradia fizeram explodir a violência nas vizinhanças das jazidas da Vale.

Para a Vale, quem deve resolver isso é o Estado. Segurança pública, educação, saúde, saneamento e habitação são problemas da competência do governo. Simples, não é mesmo? A Vale tem seus acionistas para cuidar e com eles dividir os lucros cada vez maiores.

No último dia 17, acabou o prazo, até agora sem prorrogação, para a continuidade dos incentivos fiscais – que tem como carro chefe o diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) -, dos quais a empresa usufruiu nos últimos 30 anos, embora com uma dívida pendente. Jatene se diz disposto a rever esses incentivos, mas impõe uma condição: a Vale teria que pagar R$ 1,8 bilhão.

Paga e teria, ainda, que tirar do papel a siderúrgica Alpa, cujo terreno baldio foi inaugurado em 2010 pelo então presidente Lula, que no palanque eleitoral estava em companhia de sua candidata do peito, Dilma Rousseff. Seria, na prática, a verticalização da produção mineral, em Marabá, um sonho hoje tido como pesadelo.

A Vale reluta em pagar a dívida, mas admite fazê-lo. Até ressuscitar a Alpa, desde que Jatene não amarre um prazo. Ou seja, a empresa decidiria como e quando construiria a Alpa. Trata-se de uma chantagem, apimentada pela ameaça de fechar seus projetos no Estado e ir embora do Pará. Ameaça no mínimo risível. Seria o mesmo que a Vale matasse, de morte morrida, sua galinha dos ovos de ouro: os minérios que hoje explora com inegável competência no subsolo paraense. Duvido que o faça.

Os executivos da empresa mandaram um recado, via secretário de governo, Adnan Demachki, para Jatene: topam fazer o acordo desde que o governo federal faça o derrocamento do Pedral do Lourenço, uma obra de Santa Engrácia que se arrasta nos escaninhos políticos e burocráticos de Brasília há mais de cinco anos e que permitiria a navegabilidade, pela hidrovia Tocantins-Araguaia até o porto de Vila do Conde, de seus minérios, além de outras commodities, como a soja.

Do alto de suas tamancas, a multinacional grita alto na mesa de negociações, até faz ameaça de demitir trabalhadores e outras formas de chantagem de quem se acostumou a receber benesses estatais sem oferecer contrapartidas que sejam interessantes para o Estado. Ela age como um Estado dentro do Estado. O Estado Corporativo contra o Estado Federativo.

É uma guerra cujo vencedor deveria ser o povo do Pará. Infelizmente, o povo sequer sabe que guerra é essa travada nos bastidores do poder nestes dias finais de julho. Será o último saber. Como tem sido há décadas. E nem será convidado para o banquete do acordo a ser celebrado.

A ele, restarão as migalhas.

Por: Carlos Mendes

MANIFESTAÇÃO

Eldorado: Famílias sem terra fecham BR-155

Manifestantes e policiais rodoviários negociam liberação da pista
Famílias do assentamento Dalcidio Jurandir, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Pará, em Eldorado dos Carajás, fecharam a BR-155 na manhã desta quinta-feira (30/07).

O local ficou interditado por várias horas
Entre as principais reivindicações está a construção de quebra-molas devido a velocidade dos carros que passam na rodovia. Essa reivindicação já é antiga, porém o governo federal nunca se manifestou favorável.

Depois de muita conversa entre os manifestantes e policiais federais a BR foi liberada para o tráfego de veículos, mas ficou a ameaça de nova manifestação. 

(Fotos do internauta Biju)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

CARCERAGEM PRONTA

Presídio feminino de Marabá está concluído

O novo Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Marabá recebeu ontem, 21, uma vistoria técnica antes da entrega final da obra do presídio que já foi 100% concluída. A vistoria teve como objetivo verificar se a obra foi executada em conformidade com os projetos previamente aprovados.Na visita, estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, da Casa Civil, o superintendente da Susipe, André Cunha, a arquiteta e gerente da Divisão de Engenharia e Arquitetura (DEAR) da Susipe, Célia Monteiro, que também é a fiscal da obra e, ainda, representantes da Con-Art. FOTO: THIAGO GOMES / ASCOM SUSIPE DATA: 22.07.2015 MARABÁ - PARÁ
O novo Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Marabá está concluído.

A nova unidade prisional, exclusivamente para mulheres, tem capacidade para 86 novas vagas, e é a primeira do Norte a contar com um berçário para os bebês das detentas grávidas.

Com mais de 10 mil metros quadrados, o novo CRF irá contar com 20 celas, sendo uma para Pessoa com Deficiência (PCD), quatro celas de isolamento e duas salas de visita íntima.

O centro de detenção terá, ainda, consultório médico e odontológico, ambulatório, salas de aula, parlatório, brinquedoteca, sala de apoio para advogados, além de ser a primeira do Norte do Brasil a disponibilizar um berçário com fraldário e sala de amamentação.

O espaço contará com cinco leitos para mães e bebês.

Para garantir a segurança, a unidade possui três salas de revista, quatro guaritas de vigilância, recepção com vidros blindados e ainda terá o sistema de monitoramento eletrônico por câmeras de circuito interno.

A casa penal também adotou modelo de passarelas, no qual os agentes prisionais acompanham a movimentação dos presos de um andar superior, o que garante mais segurança ao procedimento de abertura e fechamento de celas sem o contato direto com as detentas.

O município de Marabá foi escolhido para a construção da nova unidade devido a grande demanda de mulheres presas na região.

Além de Marabá, outros três novos centros de detenção feminino serão construídos pela Susipe. Dois já estão em andamento, sendo um em Santarém e outro em Vitória do Xingu; o outro, o novo Centro de Recuperação Feminino, no município de Marituba, na grande Belém, ainda está em fase inicial de obras.

O novo Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Marabá recebeu ontem, 21, uma vistoria técnica antes da entrega final da obra do presídio que já foi 100% concluída. A vistoria teve como objetivo verificar se a obra foi executada em conformidade com os projetos previamente aprovados.Na visita, estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, da Casa Civil, o superintendente da Susipe, André Cunha, a arquiteta e gerente da Divisão de Engenharia e Arquitetura (DEAR) da Susipe, Célia Monteiro, que também é a fiscal da obra e, ainda, representantes da Con-Art. FOTO: THIAGO GOMES / ASCOM SUSIPE DATA: 22.07.2015 MARABÁ - PARÁ

Fotos de Thiago Gomes

O RICO POBRE

Marabá lidera produção de cobre, mas seu povo afunda na miséria

Foto (banco de imagens do Google)
Marabá é o município que mais produz cobre, no Brasil. A constatação faz parte de relatório do primeiro semestre de 2015, divulgado pela Vale.

Canaã dos Carajás, com o Projeto Sossego, ficou para trás. O Pará é o “campeão”, com  86% do cobre produzido no Brasil.

Nos seis primeiros meses do ano, Marabá, através do  Salobo, somou 74 mil  toneladas  do minério. Canaã, antes liderando ranking, agora soma  57 mil toneladas.

Trocando em miúdos, a Vale agora está tendo retorno dos investimentos aplicados em Salobo e Sossego.

Enquanto isso, o Estado do Pará,  particularmente sua população, não usufrui nenhum benefício das riquezas obtidas pela Vale, na exploração das jazidas de minérios em solo paraense. Os acionistas da mineradora avolumam lucros extraordinários, em detrimento do bem estar social de nossa gente.

Marabá mesmo, semana passada, através da Prefeitura Municipal, teve que tomar medidas drásticas para enfrentar a falta de recursos para investimentos, demitindo servidores.

O governo do Pará, sabiamente criou mecanismos fiscais para receber dividendos dos produtores de minérios no Estado, mas a Vale, nega-se a negociar sua participação na divisão do bolo.

Vai chegar o momento no qual a população partirá, ela mesmo para acertar essa conta, que jamais baterá se não houver um freio de arrumação.

Quanto mais a Vale fatura, mais o povo paraense afunda na miséria

Da página hiroshibogea

PROVAS DO ENEN

Estudantes de 9 cidades do Pará terão reforço para Enem e Prova Brasil

Estudantes da rede pública de ensino em 9 municípios do Pará deverão dispor, a partir de agosto, de aulas de recuperação de conteúdos na rede particular visando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil, mediante ação integrada da Seduc e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A informação é da Agência Pará.

O reforço escolar é parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Incremento da Cobertura da Educação Básica no Estado do Pará. A meta da Seduc é atender 27.650 estudantes por mês, sendo que em três meses esse número deverá subir para 82.950 alunos.

O pregão eletrônico 026/2015, que trata da contratação desse serviços já foi aberto pela Seduc.

As instituições que quiserem obter informações sobre o assunto podem acessá-las no site da Secretaria (www.seduc.pa.gov.br), na aba Licitações. Desde a publicação do edital no Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado muitos estabelecimentos de ensino têm encaminhado suas propostas de preços à Seduc, por meio do site www.comprasgovernamentais.com.br.

O período para esses encaminhamentos encerrará às 10 horas do dia 30 deste mês, quando haverá a abertura das propostas.

As aulas, provas e simulados serão realizadas no prazo de três meses (de meados de agosto a novembro) em instituições de ensino dos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Breves, Castanhal, Marabá, Marituba, Santa Izabel do Pará e Santarém.

As aulas abrangerão o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Matemática (5º e 9º anos) e Ensino Médio – Matemática, Português, Redação, Física, Química e Biologia (3º Ano).

PANICO NA TRANSAMAZÔNICA

Viatura da Polícia Civil escapa de cair no abismo na transamazônica

Por volta das 9:00 horas de hoje, o Titular da Policia Civil deste município, Doutor Ariosnaldo Vital Filho e também respondendo interinamente pela delegacia de Placas, se deslocou até aquele município, juntamente com o IPC Sérgio Augusto Oliveira da Silva para fazerem atendimento ao publico e dar continuidade a diligencias policiais, haja vista, que no momento o delegado titular de Placas esta de licença e durante o trajeto de repente a VTR Amaroc de Placa NEJ921, dirigida pelo IPC, apresentou um inesperado problema mecânico e por pouco não causou a capotagem e a queda do mesmo em um penhasco, o que só não ocorreu devido a pericia do IPC Sérgio em manobrar o veículo. De acordo com as informações Doutor Ariosnaldo Vital Filho passa bem, assim como o investigador Sergio Silva, os quais não apresentam escoriações. Todos estavam usando cinto de segurança e o veículo estava em velocidade compatível com as normas de trafego na BR o que impediu que uma fatalidade maior acontecesse.

Em nota ao blog o delegado informou que depois do susto já esta pronto para dar continuidades as suas atividades e ainda nos compartilhou um texto anônimo para reflexão intitulado: uma carta de uma delegada de policia civil. Rapaz... O negócio foi feio! Ainda nervoso, Doutor Ary manda essa pequena mensagem aos amigos: “Amigos, renasci! Quase sofremos um grave acidente. Ainda to muito nervoso e ate em crise asmática. Mas uma vez vejo a necessidade de estarmos sempre de bem e em paz com o próximo pois nunca sabemos a hora de nossa grande viagem. Procurem sempre proteção espiritual e limpar os corações dos ódios, raivas e rancores neles enquanto entulhados de maus sentimentos as coisas boas não poderão habitar. Limpem seus corações para que Deus possa habitar e nele reinar. Dirijam sempre com atenção e cautela hoje vi a importância do uso do cinto e de se dirigir respeitando os limites de velocidade, pois a estrada é traiçoeira. Se não fosse a pericia no volante do IPC Sergio, teríamos caído num penhasco e agora certamente mortos. Estamos bem, somente doloridos, Deus e os anjos tomaram o controle daquele carro e nos deram novos capítulos com muitas paginas ainda. Amem. Obrigado a Todos”.

do blog sem polemica - ehmarinho

RECAPTURADO

TO: Polícia prende idoso acusado de matar cunhado há 26 anos na Paraíba

Anastácio estava foragido há 26 anos
Um homem considerado foragido desde 1989, foi preso em Palmas, na manhã de quarta-feira (29/07), pela equipe da Polícia Interestadual (Polinter). Geraldo Anastácio da Silva, 63 anos, é acusado de matar o próprio cunhado, na Paraíba.

O delegado Reginaldo de Menezes Brito informou que o homicídio causou grande repercussão na cidade de São Bento, a 300 km de João Pessoa, no dia 16 de setembro de 1989. Silva teria matado a facadas o cunhado José Ferreira Cavalcante. "O autor não aceitava o relacionamento de sua irmã com a vítima, que viveram juntos por 12 anos".

Após cometer o crime, Silva fugiu para Niquelândia (GO) e no ano de 1990 se instalou em Palmas. Na época, a capital do estado recém-criado estava nascendo e o acusado trabalhou como pedreiro e ajudou na construção de diversas obras, segundo informações do delegado. 

(G1/TO)

ACIDENTE

Carreta com botijões de gás tomba na BR-158

Veículo foi parar fora da pista com os pneus pra cima
Mais um acidente com caminhões tombados em rodovias no sul do Pará. Nesta quarta-feira (29/07) uma carreta carregada com botijões de gás tombou na BR-158, a 65 quilômetros de Redenção, sentido distrito Casa de Tábua.

Segundo informações, o motorista perdeu o controle do veículo numa curva. Não houve feridos.

Blog do Otávio Araújo

CONCURSO PÚBLICO

Governo do Estado abrirá 10 mil vagas em concursos públicos

O Governo do Estado do Pará vai oferecer cerca de 10 mil vagas em concursos públicos para 40% dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. São 25 concursos de nível médio e superior com salários que variam de R$ 815,00 a R$ 3.247,00. Também há oferta para os órgãos da segurança pública que vai aumentar o efetivo em 17% com a entrada dos novos servidores.

De acordo com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, os concursos estão em fase de conclusão de editais de licitação. “O nosso objetivo é realizar até janeiro de 2016 e começar a efetivar os aprovados, com isso vamos dar continuidade a política de renovação da força de trabalho e profissionalização dos órgãos do Estado, que desde 2011 já efetivou aproximadamente 14 mil concursados”, afirma.

Ainda segundo ela, os novos concursos vão garantir o cumprimento de Termos de Ajustes de Conduta (TAC) assinados pelo Governo. “Provendo esses novos cargos, vamos honrar os 23 TACs firmados com o Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho que prevê a substituição dos servidores temporários por servidores efetivos. Os editais dos concursos para segurança serão divulgados para os candidatos até o fim de agosto, já o restante será divulgado a partir de outubro”, garante.

Serão ofertadas vagas para as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros; Centro de Perícias Científicas Renato Chaves; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran); Fundação Carlos Gomes; Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará); Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Hospital Ofir Loyola; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) e Hemopa.

Segurança - O efetivo de servidores do Estado será ampliado principalmente nas áreas da atenção básica, como educação, segurança e saúde, que é o foco dos concursos. “Somente na área da segurança são 3.179 mil vagas. Só para a PM, são 2.194 vagas, para a Polícia Civil serão 650 vagas e para o Corpo de Bombeiros 335 vagas”, revela a secretária.

Na PM são 2.000 vagas para soldados, 160 para oficiais, 8 para 1º tenente oficial complementar e 26 para 1º tenente oficial de saúde. Na Polícia Civil são 150 vagas para delegado, 300 para investigador, 180 para escrivão e 20 para papiloscopista. No Corpo de Bombeiros são 300 para soldado, 30 para oficiais e 5 para oficiais de saúde.

As vagas para nível médio variam entre R$ 815,00 e R$ 1.200,00; para nível superior varia entre R$ 2.727,00 e R$ 3.247,00. Para os policiais civis aprovados como investigador, escrivão e papiloscopista o salário inicial é de R$ 4.896,00; para delegado o salário inicial é de R$ 11.500,00. Para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros os salários iniciais dos soldados mais os benefícios são de R$ 2.836,00; para oficiais combatentes o salário começa com R$ 3.980,00 e para os oficiais complementares o salário começa com R$ 5.859,00.

Gabriela Azevedo
Secretaria de Estado de Comunicação

FRAUDADORES

Operação desmonta quadrilha em três municípios do Pará

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (28) em três municípios paraenses, a operação ‘Terra Legítima’. A ação tem como objetivo desmontar uma organização criminosa que utiliza de propina para normalizar áreas de terra pelo programa do Governo Federal ‘Terra Legal’.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os envolvidos atuavam nos municípios de Marabá, Jacundá e Belém. Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandatos de prisão, 13 de busca e apreensão e três de condução coercitiva.

Uma das ações praticadas pelo grupo era a facilitação dos papeis para legalizar as terras sem domínio. Ainda segundo a Polícia Federal, entre os presos estão servidores do Incra e advogados que atuavam no programa e nas cobranças indevidas.

Fonte: O Liberal

OPORTUNIDADE

IBGE fará concurso para 600 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado, na segunda-feira (27), a convocar 600 novos servidores, segundo informações do portal IG. As vagas são voltadas para os níveis Médio e Superior em todo o país.
A medida foi publica no Diário Oficial da União.

Do total de oportunidades liberadas, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.

O regulamento da seleção deve ser divulgado até janeiro de 2016, mas o provimento dos cargos pode ser feito já a partir de dezembro.

No último concurso, em 2013, foram abertas 420 vagas, incluindo nível médio e superior.
A remuneração variava de R$2.813,10 a R$4.210,49, para nível médio, e R$6.355,60 a R$7.930,24, podendo chegar a R$ 8.531,24, levando em conta a titulação do candidato, para nível superior.

(DOL com informações do IG)

PARALIZAÇÃO

Peritos do Renato Chaves vão parar atividades

Peritos do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves farão uma paralisação de 24 horas, na próxima segunda-feira. A decisão por uma possível greve ocorrerá no dia 10 de agosto, prazo dado pela categoria para que o Governo do Estado avance nas negociações sobre reajuste salarial e incorporação de abono.
A paralisação será marcada por um ato público em frente ao CPC, segundo o presidente da Associação de Peritos Oficiais do Pará (Aspop), Aldecy Moraes. “Se o Governo não avançar nas negociações com a categoria, nós vamos radicalizar”.

Os serviços que necessitam de perícia criminal, como local de crime, necropsia, exame de balística e todos os setores vinculados à engenharia e deslocamento de veículos serão afetados, segundo o presidente.

Moraes afirma que apenas 30% dos peritos trabalharão no dia 3. “Mas desde já avisamos que ninguém vai se deslocar até as regionais (Bragança, Santarém, Altamira e Castanhal)”. Os 15 núcleos avançados do CPC, entre eles os que ficam em Itaituba e Paragominas, também não vão funcionar, segundo Moraes. No último domingo, a categoria divulgou no DIÁRIO DO PARÁ uma carta aberta ao público para esclarecer a população sobre os motivos da paralisação e da possibilidade de greve.

EXCLUÍDOS
Moraes afirma que os peritos - compostos de médicos legistas e peritos criminais - foram excluídos do reajuste salarial e do abono que, segundo ele, foi incorporado aos vencimentos dos outros servidores ligados à segurança pública, como os policiais militares.

Após um ano de negociação, segundo Moraes, a categoria apresentou ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) um relatório da Associação Brasileira de Criminalística que trata sobre reajuste salarial no Brasil. O relatório coloca os peritos oficiais do Pará em último na classificação regional. “Os dados mostram que somos os que possuem a menor faixa de remuneração salarial, quando se refere à Amazônia Legal. Em nível nacional, aparecemos em 23º lugar nesse ranking”.

Principais reivindicações: reajuste salarial e incorporação de abono
de R$ 320,00 ao salário.

Número de peritos
no Pará: 372.

Concentração do ato:
às 8h, em frente ao CPC Renato Chaves (localizado na Transmangueirão).

Fonte: Diário do Pará

terça-feira, 28 de julho de 2015

VERANEIO

Praia do Pontão encerra programação de Verão se consagrando como uma das mais atrativas do Sul do Pará

Assim como em todos os fins de semana do mês de julho uma multidão lotou a área do palco na praia do Pontão, desta vez  para assistir as apresentações da banda JMI e Leandro Kenedy que se apresentaram na  sexta-feira (24), e Netto Gasparzinho, que subiu ao palco no sábado (25), encerrando as apresentações do Verão 2015.

A temporada no Pontão foi aberta oficialmente no dia 04 de julho, com shows todos os fins de semana as apresentações arrastaram um grande público que foi curtir a programação realizada pela prefeitura de Xinguara em parceria com a prefeitura de Canaã dos Carajás, Câmara Municipal de Xinguara e o Governo do Estado. Além dos shows foram realizados ainda torneios esportivos, rodeio, cavalgada e a escolha da Garota Verão 2015.

Vice-governador, Zequinha Marinho
O vice-governador, Zequinha Marinho, acompanhado do prefeito de Xinguara Osvaldinho Assunção e do vice-prefeito Raimundo Mototáxi, prestigiou o último fim de semana de shows da Praia que durante todo o mês de julho recebeu milhares de visitantes.
“A programação desse ano agradou tanto os moradores locais quanto os turistas que curtiram até o fim. Foi uma festa para todas as famílias e todos se divertiram” afirmou Osvaldinho Assunção, prefeito de Xinguara.

O comerciante João também gostou do período de veraneio, ele aproveitou para aumentar o faturamento. “Pensei que com a crise não fosse ter boas vendas, mas o movimento me surpreendeu e tive um bom rendimento nesse período de verão” declarou João Lúcio.

Quem acampou com a família fala dos dias de tranquilidade e diversão na praia. A família de Keiliane montou acampamento na área conhecida como Matinha, a tranquilidade do local e a beleza da natureza encantaram o grupo que visita a praia pela primeira vez. “Nós resolvemos acampar na Praia do Pontão porque é uma das mais comentadas do sul do Pará, não nos arrependemos porque aqui além de lindo é tudo bem organizado” ressaltou Keiliane Andrade.

De acordo com a Polícia Militar durante todo o veraneio não foram registradas ocorrências graves, o Corpo de Bombeiros também não registrou casos de afogamento. A segurança somada à estrutura que contou com posto de saúde, corpo de bombeiros, palco, iluminação, rádio praia, secretarias de esportes, desenvolvimento econômico, meio ambiente e turismos, foram atrativos a mais para quem escolheu a praia do pontão como destino nas férias.
“Adoramos e com certeza voltaremos ano que vem, o lugar possui uma beleza inexplicável, tranquilidade e  organização” afirmou Sérgio Silveira, turista de Água Azul do Norte.

Mayrla Lima - Ascom Prefeitura de Xinguara

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...