sábado, 1 de agosto de 2015

O SONHO DA CASA PRÓPRIA

O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Me pergunto: se para construir 100 casas em minha cidade se leva mais me cinco anos, em quantos anos o prefeito Osvaldinho cumprirá a promessa de construir 1000 casas?

Neste terreno mais de um ano abandonado o material de construção se acaba em meio ao mato (foto: xinguara ativa)
As casas do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo federal, em um total de 100 habitações, conveniadas para o município de Xinguara, continua sendo um grande sofrimento para ás famílias cadastradas. Algumas foram entregues sem a devida conclusão, outras só ano que vem. Há famílias que tomaram prejuízo e outras que estão vivendo o mesmo drama, e já se vão cinco anos de promessa.

O programa começou ser implantado no município em 2011, mais foi em 2012, a assinatura do TAC – Termo de Acordo e Compromisso entre a prefeitura municipal e a instituição financeira Economia Credito Imobiliário S/A-Banco Economisa, de Belo Horizonte Minas Gerais. Na época do acordo as 100 unidades habitacionais deveriam ter sido entregues até junho de 2014, o que não aconteceu. As obras não foram concluídas dentro do prazo firmado no TAC, entre as partes, sendo que, do total, apenas 24 casas, das 100 unidades aprovadas pelo Ministério das Cidades, são dadas por concluídas, apesar de faltarem instalações elétricas, acabamento nos banheiros, dentre entre outras estruturas por fazer.

O bom é que já estão morando e as demais (76) famílias que terão de esperar até março de 2016?

Mais não podemos fugir do termo “O sonho da Casa Própria”, que pelo menos vai se cumprindo em Xinguara.

Quando a gestão atual assumiu em 2013 já encontrou o programa estagnado e com as famílias pagando aluguel a espera de suas casas do programa. Outras vinham morando de forma desumana, mas isso parece não ter sensibilizado nossos representantes, que demoraram demais para começar agir.

Observe: O governo municipal assumiu em janeiro de 2013, mas só em setembro do mesmo ano, iniciou mobilização para conhecer a real situação do programa no município, enviando pessoas até a sede da empresa em Minas Gerais, e haja espera.

Em que pese o inicio das obras de construção das casas no final de 2013, a previsão de entrega das primeiras 24 unidades, era no mês de abril daquele ano. Promessa que não se cumpriu.

Em novembro de 2014, uma nova promessa foi feita pela empresa construtora, que até o mês de dezembro as 100 famílias receberiam suas casas, também não se cumpriu.

Em março de 2015, as famílias vivendo no desespero se reúnem pedindo resposta para a situação que levou a paralização das obras do programa. Ouviram mais embromação.

Ainda no mês de março, o Ministério das Cidades baixa portaria prorrogando o prazo de entrega para março de 2016.  E segundo matéria do site Xinguara ativa, ainda tem vereador em Xinguara que “está feliz com a decisão”.  Haja paciência!

Da redação do Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...