sexta-feira, 12 de julho de 2013

ACIDENTE

Grave acidente na BR 230 entre Carreta e ônibus da Viação Ouro e prata deixa varios feridos

Na manhã de terça feira, 09, um grave acidente foi registrado na Rodovia Transamazônica BR-230 na altura do KM 112, próximo ao município de Rurópolis, entre um ônibus da empresa Ouro e Prata e uma carreta.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Elias Junior Noticias de Santarém-PA

Segundo informações o acidente aconteceu por volta das 12 horas. As 10 :30 horas da manhã de terça feira  o ônibus da viação OURO E PRATA teria saído da cidade de Rurópolis no sentido a Guarantã do Norte no estado do Mato Grosso, quando aproximadamente no KM 112, o motorista do ônibus de prenome WILIANS, em uma ladeira próximo a uma ponte percebeu a aproximação de uma carreta.
Segundo relatos de nossa fonte devido à um carro ter ultrapassado a frente do ônibus e ter deixado o local encoberto de poeira ele se deparou com a carreta em cima foi quando ele viu que ia colidir ele se jogou do volante retornando em seguida e evitando que o veiculo caísse em um precipício a aproximadamente 50 centímetros.

A carreta vinha da cidade de Sinop no Mato Grosso, carregada de milho para ser descarregada na cidade de Santarém. Dentro do Ônibus tinha uma media de 38 a 40 passageiros. Segundo nosso informante que esteve no local os primeiros quatro passageiros que vinham na frente do ônibus ficaram feridos, inclusive uma senhora esta correndo risco de vida e ficou internada no Hospital Municipal de Rurópolis.
Segundo informações a frente do ônibus ficou toda arrebentada devido a colisão com a carreta, "Quem viu a situação que ficou a frente do ônibus pensou que o motorista tinha morrido". Disse nosso informante.  
Segundo informações a passageira vai ser recambiada para a cidade de Santarém, devido ao seu estado, ele não soube informar quantas pessoas ficaram machucadas, mais acrescentou que toda a lateral do ônibus furou com a forte colisão. Vale relembrar que o fato aconteceu a aproximadamente 45 a 48 Km de Rurópolis

REFORMA AGRÁRIA

Movimento Sem-Terra ocupa sede do Incra em Brasília
Eles protestam contra a paralisação de políticas de reforma agrária no País
 
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Estadão

Movimento Sem-Terra
Um grupo de cerca de 300 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) e de outras organizações do campo ocupou na manhã desta quinta-feira (11), o andar térreo e o rol do prédio-sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília. Eles protestam contra a paralisação de políticas de reforma agrária no País.


Outras 400 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, se concentram em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Fazem parte desse grupo sindicalistas ligados à Força Sindical e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). O movimento integra o Dia Nacional de Lutas, que ocorre hoje e é organizado pelas centrais sindicais do País.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

CONGRESSO DE SAÚDE


Secretária de Saúde de Xinguara participa do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 

De 7 a 10 de julho foi realizado em Brasília o XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ao longo dos quatro dias, foram desenvolvidas oficinas, seminários, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e outras diversas mostras e atividades. O evento foi uma ótima oportunidade de troca de ideais com gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira. Xinguara foi representada pela secretária de Saúde do município, Drª Ana Maria Guimarães.

Ana Maria discutiu propostas de melhoria para o município
O Congresso Nacional desse ano comemorou os 25 anos do SUS e do CONASEMS, o que justificou uma discussão ainda mais aprofundada sobre problemas e soluções para a saúde pública brasileira, especificamente o nosso Sistema Único de Saúde, que ainda enfrenta problemas.

“Precisamos solidificar cada vez mais nossa luta por um SUS público, universal e integral.” presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Figueiredo Nardi.

Criado há um ano, o Movimento conta com o apoio de mais de 100 entidades que se uniram a fim de mobilizar a sociedade e o Congresso Nacional quanto à necessidade de aumentar o financiamento da saúde pública brasileira e, assim, garantir os preceitos constitucionais do SUS.
“Pleiteando os 10% do PIB, que representa aproximadamente R$ 43 bilhões de reais no orçamento da saúde nacional, totalizando o montante de R$130 bilhões anuais”, explica Ana Maria Guimarães, secretaria de Saúde de Xinguara.

O Congresso do CONASEMS já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo,. Além de promover a troca de experiências, o CONASEMS procura, dentro e fora de seus congressos, discutir as políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios.

(Agência Xinguara de Noticias) 

terça-feira, 9 de julho de 2013

SAÚDE VERANEIO

Secretaria de Saúde tem posto de atendimento na praia do Pontão

Os veranistas também são orientados para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Alessandro Arraes, Secretário-adjunto de Saúde
A secretaria de saúde vem prestando atendimento aos veranistas nas praias do Pontão. Segundo o secretário adjunto de Saúde de Xinguara, Alessandro Arraes, a Secretaria de Saúde do município está presente e fazendo o mesmo atendimento como tem acontecido nas últimas temporadas. “Nossa equipe está de plantão até o final do período, com a finalidade de atender muito bem a todos que precisarem de nossos serviços”, explica Alessandro.
O Posto de atendimento na praia
A equipe de atendimento do Posto do Distrito São José conta com uma médica, enfermeira padrão, técnico de enfermagem, além de uma ambulância e materiais e insumos médico-hospitalares.
Dorivana - Técnica de Enfermagem
Na praia o posto de atendimento da Saúde conta com a técnica de enfermagem Dorivana Vieira de Araújo (foto). No local é feita a distribuição de preservativos, anticoncepcionais, remédios para pressão, diabete, estômago, xarope para tosse, gases, curativos, distribuição de Cloro e soro para hidratação. “Aqui só não fazemos pequenas cirurgias, pois a competência é só da doutora Cristina no Posto de Saúde”, explica Dorivana. Além da medicação, o posto também trabalha a parte educativa com distribuição, folhetos educativos.

SAUDE

Em 30 dias UPA de Xinguara atende mais de 8 mil pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

Na Unidade Xinguara, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente ao Hospital Regional do Araguaia ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Nos trinta dias de funcionamento a equipe de cinquenta e seis profissionais realizou 8.314 atendimentos. Em destaque os atendimentos consolidado com 3.908, Classificação de Risco 1.571 e Consultas médicas com 1.430.

A unidade xinguarense é de porte I: tem de seis leitos de observação. Abrange municípios de 50 mil até 100 mil habitantes. O quadro funcional é composto por médicos, enfermeiros padrão, auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório, radiologistas, farmacêutico, administração, recepção, serviços gerais e vigilantes.


(Agencia Xinguara de Noticias).

Caravana Pro Paz Xinguara

Caravana Pro Paz realiza mil atendimentos em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará




A Caravana Pro Paz Cidadania realizou neste sábado (06) mais uma ação no sul do Pará, oferecendo emissão de documentos e atendimento jurídico gratuito à população de Xinguara. Mais de mil atendimentos foram registrados, entre emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Certidão de Nascimento, além dos procedimentos jurídicos.

Os serviços foram concentrados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Xinguara. O pedreiro Aparecido Cândido Pereira, 34 anos, e sua esposa, Cristiane Borges, 22 anos, procuraram o local, logo pela manhã, para tirar a Carteira de Identidade da primeira filha do casal, Maria Heloísa, mas acabaram registrando o filho caçula, Luiz Otávio, de apenas um mês de vida.

“Como Heloísa ainda tem um ano, não conseguimos tirar a Identidade (na Caravana, esse documento só pode ser emitido para quem já completou 16 anos). Em compensação, estamos registrando o Otávio”, contou Cristiane.

Facilidade - Para ela, a facilidade oferecida à população para tirar ou renovar documentos foi surpreendente. “Ouvimos no rádio e decidimos vir, mas não esperávamos conseguir tão rápido. Essa facilidade nos surpreendeu, de poder fazer tudo num local. No final foi melhor do que pensávamos”, acrescentou ela, enquanto era encaminhada pela equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) ao cartório de Xinguara, onde recebeu a certidão do filho.

Para atender a demanda da Caravana, o cartório do município fez plantão neste sábado, funcionando até às 13 horas, para que a população retirasse a Certidão de Nascimento no mesmo dia.

Além do registro de Luiz Otávio, outras cinco primeiras vias foram encaminhadas ao cartório. Foram emitidas 49 Certidões de Nascimento. “Muita gente que tirou a certidão, não só a primeira, mas também as segundas viam, aproveitou para voltar e tirar outros documentos, já com a nova certidão em mãos”, disse Wilson Holanda, técnico da Seas.

O rádio também foi o veículo que informou o aposentado Pedro André Santos, 66 anos, sobre a Caravana. Ele, que tirou a segunda via da Carteira de Identidade e do CPF, avisou a todos os vizinhos da chácara onde mora, a cerca de 60 km da sede de Xinguara.
“Falei pra todo mundo vir, porque ter esses documentos é muito importante. Já vi alguns deles por aqui. Para conseguir dar entrada na aposentadoria foi um sacrifício, por causa da minha Identidade antiga, que já estava apagada”, contou ele.

Benefícios - Entre primeiras e segundas vias, foram emitidas 386 Carteiras de Identidade; 104 Carteiras de Trabalho e 137 CPFs. Outras 272 pessoas foram beneficiadas com os serviços de fotografia, ofertado gratuitamente para a retirada dos documentos. A Defensoria Pública do Estado, responsável pelo atendimento jurídico, realizou 66 procedimentos.

A vinda da Caravana Pro Paz Cidadania, para Xinguara foi a parceria da prefeitura municipal e governo do estado do Pará.

CIDADANIA

Caravana Pro Paz Cidadania chega ao município de São Félix do Xingu

A caravana oferta gratuitamente os serviços de emissão de primeira e segunda via da identidade, carteira de trabalho, CPF e certidão de nascimento

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará de Notícias

A Caravana Pro Paz Cidadania iniciou nesta segunda-feira (8) o atendimento em São Félix do Xingu, município do sudeste paraense com mais de 90 mil habitantes. Por três dias, serão ofertados gratuitamente à população do local os serviços de emissão de primeira e segunda via da identidade, carteira de trabalho, CPF e certidão de nascimento, documentos fundamentais para acessar os direitos perante o Estado. A ação também oferece atendimento jurídico.

No primeiro dia, os serviços da caravana foram concentrados na Escola Estadual Carmina Gomes, localizada no bairro Novo Horizonte, no centro da cidade. Desde às 7 horas, a procura foi grande. “Nossa meta é tirar, por dia, em torno de 500 identidades, e desde que chegamos aqui, tem bastante gente já à procura desse serviço. No caso dos outros documentos, com certeza também vamos alcançar um bom resultado”, disse, no início do dia, o coordenador da caravana, Vagno Silva.


Ao final das atividades, os números confirmaram a expectativa. Somente nesta segunda-feira, foram feitos 1.457 atendimentos. Foram emitidas 480 carteiras de identidade e 190 de trabalho, 210 CPFs e 116 certidões de nascimento. Também foram atendidas 392 pessoas na fotografia e feitos 69 procedimentos jurídicos.

Na terça-feira (9), a ação se desloca para o distrito de Taboca, a cerca de 100 quilômetros da sede municipal. Para chegar à localidade, a equipe do Pro Paz terá de atravessar o rio Xingu, que cerca o município, e ainda percorrer, de carro, mais duas horas. Não à toa, São Félix é considerado um dos maiores município do mundo, com um território 84 mil quilômetros quadrados, praticamente duas vezes o tamanho da Bélgica.

Ao todo, São Félix conta com seis distritos e 28 vilas, e mais de 50 mil pessoas moram na zona rural. Apenas Taboca concentra 20 mil habitantes. A pecuária, especialmente o gado de corte, é o ponto forte da economia local. O rebanho bovino, estimado em cerca de 2,5 milhões de cabeças, está entre os maiores do país. O município disputa, de forma acirrada, o topo do ranking com Corumbá, no Mato Grosso do Sul.


Para o prefeito de São Félix, João Cléber, a caravana representará um grande passo para que, cada vez mais pessoas, tenham acesso a direitos. “Para nós é de importância incalculável, porque ainda existe uma necessidade muito grande da população de tirar os documentos, sobretudo aqueles mais carentes. É só ver o número de gente que foi até a escola já nesse primeiro dia. Tenho certeza que nos outros dois dias não será diferente”, estimou.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...