sábado, 17 de maio de 2014

ACIDENTE

Servidores do MPE morrem após carro cair em rio no Pará

Segundo a PRE, carro pode ter capotado. 
Divulgação/PRE)Carro teria capotado antes de cair em rio (Foto: Divulgação/PRE)
Dois funcionários do Ministério Público do Pará (MPE) e um do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) morreram na última sexta-feira (16) após o veículo em que estavam cair em um rio no km 33 da PA-136, que liga Castanhal a Marapanim, no nordeste do estado. O MPE confirmou a morte do promotor de Justiça Jorge Delado e de uma servidora do órgão estadual. A terceira vítima seria um oficial de Justiça do TJPA.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro teria saído do município de Maracanã por volta de 15h da última sexta-feira, e após um longo tempo sem notícias, a família do promotor procurou a polícia. "Nós mandamos equipe para a rodovia, mas eles não viram nenhum sinal do acidente. Hoje de manhã eles verificaram novamente e encontraram", informou o major Sidney Profeta.

O major afirma que o carro pode ter capotado e caído no rio. Ainda não foi confirmada a hora do acidente.

Foto e Fonte: G1 Pará. Postador: Manancial de Carajás

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VOLTA ÀS AULAS

Quadro de professores é preenchido e aulas são normalizadas em Xinguara

Professores que não compareceram nesta quarta, foram substituídos por temporários.
Alunos da rede pública em Xinguara retornaram às salas de aula nesta quarta-feira 14, em todas as escolas municipais. As aulas estavam paralisadas desde o dia 14 de abril, devido à greve dos professores.
Nas escolas onde a reportagem do Manancial de Carajás esteve, algumas turmas ficaram sem professor, entretanto os faltosos foram substituídos e as aulas normalizadas.
“Graças a Deus resolveram defender os nossos direitos, agora é correr atrás do tempo perdido”, disse uma das alunas, revoltada com a quantidade de dias sem estudar.
A prefeitura através da Secretaria de Educação contratou em caráter de urgência, professores substitutos temporários para garantir o direito à educação dentro do município.
De acordo com a secretaria municipal de educação, os professores que não retornaram as salas de aulas e continuam em greve, serão submetidos a processo administrativo. 

Postador: Manancial de Carajás

terça-feira, 13 de maio de 2014

NOTA AO POVO DE XINGUARA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ NOVO ESCLARECIMENTO AO POVO DE XINGUARA

E garante que as aulas serão normalizadas a partir de amanhã.

A Secretaria Municipal de Educação de Xinguara, informa que o mérito do Processo movido contra o Sintepp, referente a greve, ainda não foi julgado e sim o pedido de liminar, e que prezando pelo bem da sociedade educacional, com o intuito de não prejudicar mais do que já vem sendo prejudicado os alunos da educação, a partir de amanhã 14 de maio, as aulas retornarão ao normal e que será adotada a Recomendação do Ministério Público. Isto é: os servidores faltosos terão seu ponto cortado, bem como o corte da remuneração;

As aulas retornarão ao normal e os servidores faltosos serão substituídos por servidores temporários em caráter emergencial, e que poderá ser suspenso férias e licenças.

Os servidores faltosos serão submetidos ao devido processo administrativo próprio e legal.

Esclarece ainda que o Ministério Público solicitou os atestados médicos, apresentados por servidores em greve, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Esclarece que tal atitude está sendo tomada, com o intuito de amenizar os prejuízos causados aos alunos da educação pública municipal.


Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 12 de maio de 2014

OPINIÃO

GREVE DOS PROFESSORES

Quem irá responder pelos prejuízos causados aos alunos e à sociedade?

NOSSA OPINIÃO.

Sabemos que os direitos, à Educação e a greve, são direitos constitucionais. Mas, o direito à Educação é o primeiro entre os direitos sociais, conforme o art. 6º da Constituição Federal. Só que, felizmente nossos governantes desprezam a responsabilidade em garantir Educação de qualidade para todas as nossas crianças e jovens, principalmente para os mais pobres.

Tanto a greve dos professores quanto o direito à educação, são importantes conquistas, todavia temos que admitir que haja ocasiões em que esses direitos acabam prejudicando a sociedade.

Vemos aqui em Xinguara a greve dos professores que já dura praticamente um mês e está prejudicando algo em torno de 60% ou mais de alunos. Confesso que vejo com ressalvas, pois entendo que o interesse já não está sendo mais o do coletivo, que é a base do direito à greve, mas sim, o interesse de pequenos grupos em desgastar a imagem do governo municipal.

Observe, o sindicato solicita um reajuste de 10,04%, o governo diz que não pode assumir tal compromisso, pois atualmente paga 70,5%, do FUNDEB 2014, percentual acima do estabelecido por lei que é de 60%, restando apenas 29,5% para investir no pagamento dos demais servidores da educação e manutenção da pasta.

Como pai de alunos não sou contra a greve, mas sou contra a politicagem que faz refém os alunos que estão parados há dias por causa dessa greve. Pior de tudo é quando não se tem vontade de resolver a questão.

Pois o governo municipal, por sua vez já fez várias tentativas de por fim a paralisação, mais nenhuma tentativa valeu à pena. Até o Ministério Público já tentou intermediar a negociação, mais também não obteve êxito, porque a categoria rejeitou.

Então, não tenho nada contra os professores, e que isso fique bem claro, pois entendo que deveriam ser mais valorizados. Agora se o município alega não ter condições orçamentárias para conceder aumento de 10%, porque não aceitarão os 4% oferecidos para resolver o impasse? Se não aceitaram é porque tem outro objetivo a paralisação.

A sociedade sabe que se professores tem direito a greve, nossos filhos (alunos) também têm direito à educação.

Então a pergunta final é: Quem irá responder pelos prejuízos causados aos alunos que estão sendo reféns dessa paralisação, bem como à comunidade em geral?

Postador: Manancial de Carajás

POLÍTICA

DOCUMENTÁRIO MOSTRA O PERFIL ADMINISTRATIVO DE UM ANO E QUATRO MESES DO GOVERNO OSVALINHO


O aniversário de Xinguara tem sido marcado pela presença de um grande público na Praça Vitória Régia. Público vindo de todas as partes do município, prestigiando a festividade dos 32 anos de emancipação política. Não há shows de renome nacional, entretanto as famílias vão para se divertir com as oportunidades de divertimentos oferecidas pelo governo. 

Mais, o que tem chamado a atenção do público é o DOCUMENTÁRIO mostrando o perfil administrativo do governo Osvaldinho Assunção. A criação do vídeo foi feita pela equipe de Marketing do setor de áudio visual da  AGÊNCIA IDEIA PUBLICIDADE, e contempla alta definição e conteúdo. 

Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...